Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 21 de março de 2012

PETROBRAS INVESTE EM COMPETIÇÃO COM MAIS DE MIL ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUE PARTICIPAM DE PROJETO PARA DESENVOLVER BAJAS SAE, EM PIRACICABA, SÃO PAULO, A PARTIR DE HOJE (21)






















A  Petrobras começa amanhã (21), até o dia 25 deste mês, a competição de carros desenvolvidos por estudantes da18ª Competição SAE Brasil-Petrobras que contará com mais de mil estudantes de engenharia de 57 instituições de ensino do Brasil, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo. 

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem ao local da competição.


As 71 equipes inscritas, que somam cerca de 1400 universitários, representam 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Dentre estas, 22 equipes são paulistas. O Rio de Janeiro e Minas Gerais têm sete equipes cada, enquanto o Rio Grande do Sul aparece com seis equipes. Santa Catarina e Paraná possuem cinco representantes cada, Pernambuco quatro e a Paraíba três. O Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal têm duas equipes cada. Já o Piauí, Sergipe e Mato Grosso têm uma equipe inscrita por estado.

As equipes trabalham dentro das instituições para viabilizar os carros denominados SAE Baja, percorrendo o circuito de pista de terra do Clube em Piracicaba, onde as equipes e os veículos serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade.

Provas - Entre as provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra com muitos obstáculos.

No final, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, de 7 a 10 de junho deste ano, nos EUA. A competição norte-americana costuma reunir mais de 90 equipes de diferentes países. O Brasil acumula quatro vitórias.

Presente desde 1996 na competição SAE Baja e Fórmula SAE, a Petrobras investe em um projeto que mobiliza a comunidade automotiva brasileira e estimula o surgimento de novos talentos para o Brasil nesta área.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.