Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 21 de julho de 2012

NOVO FIAT PUNTO: UM CARRO DE CORPO E ALMA ESPORTIVA CHEGA PARA CONSOLIDAR O MODELO. A FIAT AINDA NÃO DIVULGOU O PREÇO DO NOVO PUNTO QUE PODE VARIAR DE R$ 45 MIL A R$ 55 MIL



O Novo Fiat Punto chega para confirmar o sucesso do seu predecessor e tornar-se uma referência ainda maior em termos de esportividade, tecnologia, sofisticação e segurança. Ele é a evolução de um carro de linhas marcantes, lançado em 2007, que trouxe muitas inovações para o mercado nacional, como o Blue&Me™, que modificou completamente a forma de comunicação e entretenimento nos automóveis. Também foi com ele que a Fiat lançou o conceito HSD ― High Safety Drive (air bag duplo + freios ABS), o que tornou bastante acessíveis esses dois itens importantíssimos para a segurança do consumidor.


Além de seu design com soluções exclusivas e modernas, o Novo Punto também prima pelos avanços tecnológicos. Ele ganha o sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência), iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs, Blue&Me com eco:Drive, novo câmbio Dualogic® Plus ― com a possibilidade de mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante — e o HSD (High Safety Drive), de série em todas as versões. Para a versão T-Jet, o Novo Punto traz ainda a novidade Seletor DNA ― Dinâmico, Normal e Autonomia ―, que permite ao motorista escolher o modo de condução.


Também traz sob o seu capô os consagrados motores 1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo, que já fazem parte da linha atual, e agora passa a incorporar o moderno motor Fire EVO 1.4 em sua linha 2013.

Com essas mudanças, a Fiat fez um carro de corpo e alma esportivo: o Novo Punto.

Estilo: modernidade e esportividade

Externamente o carro recebeu novos para-choques dianteiros e traseiros, que trazem uma moldura central que remete a um visual mais robusto e agressivo, novos faróis, lanternas traseiras de LED, sistema de abertura do porta-malas Logo-Push, com a ausência do tambor de chave para a sua abertura, essa ação passa a ser feita por intermédio da pressão sobre o logotipo “Fiat” na tampa traseira.nova sigla Punto e novas rodas e calotas. 

O para-choque dianteiro incorpora luzes indicadoras de direção, e em sua parte inferior, acomoda os faróis auxiliares de neblina. Ele também ganhou um friso cromado na parte frontal que remete ao Family Feeling Fiat, reforçando a esportividade do Novo Punto — a versão T-Jet vem com o friso na cor Cinza Fosco. 

Aliás, as opções de cores determinam também a identidade de cada uma das versões do modelo. Na Attractive 1.4 a nova grade dianteira e as molduras dos para-choques são pintadas na cor Preto Fosco, enquanto nas versões Essence 1.6 e Sporting 1.8 são na cor Metal Dark. Já T-Jet vem com grade dianteira e detalhe do para-choque traseiro na cor Preto Fosco.


Os novos faróis do Novo Punto contam com luz de posição nas suas extremidades, o que permite uma maior identificação do veículo. Nas versões Attractive e Essence eles receberam personalização pintados nas cores Preto Brilhante e Metalizados; na Sporting os detalhes são em Preto Brilhante e Cinza; e na T-Jet em Preto Fosco e Cinza.

Assim como os faróis, as lanternas traseiras são inteiramente novas e trazem uma tecnologia ainda mais moderna e inovadora: as guias de luz. Já os LEDs localizados nas lanternas produzem um agradável efeito visual quando as luzes de posição do carro são ligadas. Além disso, eles possuem uma resposta mais rápida quando acionados e uma vida útil superior à das lâmpadas.


As versões Attractive e Essence receberam calotas com novo desenho para as rodas de aro de 15 polegadas. Opcionalmente, a Attractive pode vir com rodas de liga leve de 15”, enquanto a Essence de 16”. A versão Sporting 1.8 e a T-Jet vêm com rodas de liga leve de série, com aros de 16” e 17”, respectivamente.


O Novo Punto T-Jet, referência esportiva do modelo, traz conteúdos estéticos exclusivos para realçar ainda mais sua esportividade. Faixas laterais, falsa entrada/saída de ar nos para-choques, ponteira dupla de escapamento cromada e pinças de freios vermelhas são alguns deles.


Além do conforto, esse item transmite modernidade e praticidade. O novo logotipo Punto, que tem a característica de identificar o carro, agora também distingue as versões. Para a Attractive e a Essence, o ponto na letra “T” vem em preto, enquanto na Sporting e na T-Jet, em vermelho.




O interior do Novo Fiat Punto foi completamente remodelado. Ficou mais bonito, mais luxuoso e mais rico em detalhes e sofisticação. 



Os painéis foram redesenhados e têm revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão: Attractive 1.4 (Azul Folkstone), Essence 1.6 (Cinza Stell), Essence 1.6 com Kit Emotion (Bege Silver Birch), Sporting 1.8 (Nero Carbon) e T-Jet (varia conforme a cor externa). 





Nos quadros de instrumentos as novas serigrafias variam de acordo com as versões, e são exclusivas para cada uma. O check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros) também é novidade. Ao girar a chave de ignição os ponteiros procedem a um movimento que verifica se estão com funcionamento adequado e, também, para dar a saudação “Welcome Moving” ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.


Completando a reformulação interna, agora o Novo Punto conta com uma nova iluminação branca para os comandos internos. Ou seja, para quadro de instrumentos, comandos elétricos de acionamento dos vidros, rádio, etc. Ele também traz uma guia de luz no painel e nas maçanetas das portas, que oferece maior sensação de conforto e sofisticação: a iluminação com efeito Night Design (exceto para versão Attractive). Também a nova alavanca para o câmbio Dualogic Plus; rede porta-objeto no console central e o novo rádio CD/MP3 com porta USB confirmam a qualidade e a riqueza do interior do novo carro.

Para reforçar o visual mais esportivo do Novo Punto, o consumidor poderá equipá-lo com o bem-sucedido teto solar panorâmico Skydome. Formado por duas lâminas de vidro, ele ocupa cerca de 70% da área do teto. Feito com vidro temperado escurecido, com espessura de 4 milímetros, ele funciona como uma barreira eficiente contra o calor.

Recheado de tecnologia e segurança


A avançada tecnologia do Seletor DNA permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, garantindo uma maior interatividade entre condutor e veículo. 

O Novo Fiat Punto está equipado com o novo Câmbio Dualogic Plus, recém-lançado no Bravo 2013. Ele pode vir com borboletas de mudanças de marchas posicionadas no volante. O Dualogic Plus traz avanços técnicos no sentido de melhorar as trocas de marchas para proporcionar maior conforto ao condutor. Entre as principais evoluções introduzidas no sistema destacam-se o “Creeping” e o “Auto-up Shift Abort”. 

No caso do Creeping (“movimentação lenta”), logo após o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. 

Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves.

Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. Com ela o sistema é capaz de identificar o exato momento de uma necessidade de retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. 


Quando a opção de condução for “Autonomia” aparecem indicações no display do quadro de instrumentos para os momentos exatos de troca de marchas, tanto para subir quanto para reduzir marchas. Essa alternativa também permite a visualização da uma escala progressiva do Econômetro no display, que indica o quanto se está consumindo de combustível naquele exato momento. O modo de dirigir “Autonomia” pode ser considerado quase que um “professor” para o motorista, no sentido de proporcionar maior economia de combustível.

Outra tecnologia que foi adotada pelo Novo Punto é o ESS (Emergency Stop Signaling), ou sinalização de frenagem de emergência, que consiste no acionamento intermitente das luzes indicadoras de direção ao frear o veículo bruscamente. 

Trata-se de um alerta aos demais motoristas da ocorrência de uma situação de emergência. Ele é acionado nas seguintes condições: desaceleração maior que 7m/s², velocidade igual ou maior que 50 km/h e pisca-alerta desligado. A função permanece ativa até que a desaceleração atinja 2,5 m/s².



No Novo Punto o sensor de estacionamento também inova em termos de praticidade. Além de emitir sinais sonoros de alerta com a proximidade do obstáculo, ele conta com um gráfico visual indicativo de distância no quadro de instrumentos. 

O gráfico traz áreas definidas de 1 a 4, que mostram e sinalizam por meio de pulsação de luz a distância do obstáculo (entre 1,5 m até 30 cm ou menos). O modelo também pode ser equipado com os sensores de chuva e crepuscular, além de espelho interno eletrocrômico.


Em segurança, o novo Fiat Punto chega bem equipado. Ele traz de série em todas as versões o conceito HSD - High Safety Drive, composto por air bags frontais e freios com ABS, de quatro canais que ainda conta com o auxílio do EBD (Electronic Braking Distribution) Distribuição Eletrônica de Frenagem, otimizando a força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro.

Além disso, o Novo Punto pode vir equipado com sidebags e window bags para as versões Sporting e T-Jet totalizando a possibilidade de se contar com até seis air bags.

eco:Drive ― respeito ao meio Ambiente
O Novo Fiat Punto passa a incorporar o moderno e eficiente sistema eco:Drive, já existente nos modelos Fiat 500 equipados com o Blue&Me™.

Basicamente, o sistema analisa as rotas percorridas pelo motorista coletando inúmeras informações do veículo durante o trajeto. Os dados sobre emissões e eficiência do motor são transmitidos para um pen-drive ou celular com tecnologia Android que deverá estar acoplado à entrada USB no painel do carro. 

Após trafegar por um determinado número de percurso, o motorista precisa apenas retirar seu pen-drive e conectá-lo ao computador pessoal. As informações obtidas serão transformadas em infográficos detalhados sobre o desempenho do carro e o nível de emissões ocorrido durante sua utilização. 

Ele calcula a economia de consumo de combustível em litros e em reais e a redução obtida de CO². O objetivo do sistema é fornecer dados ao motorista de forma que sua condução seja a mais eficiente possível, especialmente em termos de economia e emissões de gases poluentes.


Quatro opções de motores e dois tipos de câmbios
A nova gama do Fiat Punto conta com uma variedade de motores, o que permite ao usuário fazer a escolha que melhor se encaixe em suas necessidades. São quatro motorizações: Fire Evo 1.4 Flex, E.torQ 1.6 16V Flex, E.torQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo a gasolina, sendo que o motor Fire Evo 1.4 está chegando à linha Punto neste momento.

Novidade na gama 2013 do Punto, o motor Fire Evo 1.4 Flex equipa a versão Attractive. Ele tem 85 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol. Seu projeto moderno incorpora o comando de válvulas CVCP ― Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável.

Este motor se caracteriza também pela economia e bom desempenho, e parte disso deve-se ao CVCP, que permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim. Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas. Condutos de aspiração e de descarga e a câmara de combustão foram projetados para funcionar em conjunto com o CVCP.

Para a versão Essence, o motor 1.6 16V E.torQ Flex, que se destaca pelo reduzido peso de suas partes móveis, alto desempenho com economia de combustível, níveis de emissões reduzidos, baixos índices de ruídos e vibrações e alta confiabilidade. O 1.6 16V tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

A versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

O propulsor 1.4 16V Turbo com 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm, está sob o capô do Punto T-Jet. Ele traz o premiado conceito “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos, com mais economia de combustível. É capaz de levar o Punto a velocidade máxima de 203 km/h.



Nova Gama 2013 do Fiat Punto
A gama do novo Fiat Punto está composta por quatro versões de acabamento, quatro motorizações e dois tipos de câmbios. Além do bonito e elegante design, todas as versões oferecem ótimo nível de acabamento, conforto e segurança. A versão de entrada é a Attractive 1.4, seguido pela Essence 1.6 16V e Essence 1.6 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V e Sporting 1.8 16V Dualogic e pela T-Jet 1.4 16V.

O Novo Punto está disponível em 12 cores. Três delas novas: Branco Kalahari, Azul Maserati e Vermelho Oppulence. Nove já existentes na gama: Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Prata Bari, Cinza Scandium, Vermelho Modena, Cinza Cromo, Preto Vesuvio e Amarelo Indianápolis.



Confira o que cada versão traz de equipamentos de série e opcionais:
O novo Punto Attractive 1.4 vem com: HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira a LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, limpador traseiro, My Car Fiat, porta-objeto móvel (copinho), porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, Logo-Push, entre outros itens.

Como opcional esta versão pode ser equipado ainda com ar condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, farol de neblina, alarme antifurto, roda em liga 15”, chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me e aquecedor.

O Novo Punto Essence 1.6 vem com os conteúdos de série da versão Attractive mais: ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. A Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático.


Os opcionais da Essence são: teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular, além de comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.

Além dos conteúdos de série da versão Essence, o Novo Punto Sporting 1.8 traz também rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Mais câmbio Dualogic e piloto automático para a Sporting Dualogic.



Entre os opcionais: vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).

O Punto T-Jet 1.4 vem com conteúdos de série da versão Sporting mais: vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer. Seus opcionais são: ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag, Blue&me NAV.

Durante a vigência da garantia geral de um ano sem limite de quilometragem do novo Fiat Punto, o proprietário tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.


Novo Punto nas redes sociais
A Fiat desenvolveu uma plataforma exclusiva para manter o usuário do Novo Punto informado sobre o que
acontece na internet enquanto ele dirige, é o Fiat Social Drive, mais uma ação de pioneirismo da marca no Brasil.

Basta criar uma conta na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às suas redes sociais e escolher os amigos que deseja receber notícias de atualizações. Depois é só ligar para o Fiat Social Drive, através do sistema Blue&Me, que ele irá ler todas as informações que foram ativadas.

Esse sistema foi pensado para ser compatível com o sistema Blue&Me.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.