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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GM APOSTA NO NOVO MODELO ONIX, ESTRELA DO ESTANDE MAIS ANIMADO DO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO. DESENVOLVIDO NO BRASIL, O ONIX, NOME DE UMA PEDRA NOBRE, ESTÁ À VENDA JÁ NESTE MÊS, POR PREÇOS QUE VARIAM DE R$ 29.990 A R$ 41.990,00, EM DIVERSAS VERSÕES COM MOTORES 1.0 E 1.4 E GARANTIA DE 3 ANOS. A GM APOSTA NO DESIGN, NO CONFORTO E NA ECONOMIA



A GM apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo encerrado, ontem, em São Paulo, o novo modelo Chevrolet Onix 2013. Os fabricantes de automóveis gostam de dar nomes aos novos modelos que representem poder, beleza, riqueza, e o onix é um mineral, uma variedade da calcedônia, na forma de quartzo. Mais nobre que o mármore é formado, básicamente de dióxido de silício e tem um elevado grau de dureza. O ônix, trabalhado, é usado em peças de adorno e enfeites. 


Isso coaduna-se com a descrição feita pela presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein: "O Onix não é um simples compacto, é certamente um produto diferenciado, totalmente novo e com um leque grande de possibilidades que certamente cativarão os diferentes perfis de consumidores que buscam um carro inovador e acessível. Temos convicção de que o Onix tem potencial para escrever uma bela história dentro da Chevrolet e de todo o mercado brasileiro".

Concebido e desenvolvido no Brasil, o Chevrolet Onix é resultado direto do trabalho realizado por mais de 200 profissionais das principais áreas estruturais da empresa, um dos cinco centros globais da GM para o desenvolvimento de novos produtos. 



Oferecido nas versões LS, LT e LTZ, o novo Chevrolet apresenta uma nova categoria de motorização especialmente desenvolvida para o produto: a SPE/4, mais eficiente e econômica, em versões 1.0 e 1.4 litro.


Linhas esculturais com apelo jovial



Puramente brasileiro, o desenho do Onix foi concebido com “um quê” de modernidade e inovação. As superfícies tridimensionais foram desenhadas para que o carro absorva o máximo possível de luz exterior do ambiente. 

Na dianteira, os faróis afilados acompanham o contorno da lateral, onde encontra linhas fluídas que se desenrolam por toda a extensão da lateral do carro. 



O capô curto confere um quê de elegância ao Onix, deixando o vidro dianteiro do parabrisas em um ângulo mais agudo que o apresentado em carros do segmento, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.

Nas laterais, linhas fluídas inferiores reforçam a robustez do hatchback, que apresenta ainda uma traseira arqueada e levemente arredondada, com aerofólio integrado e pára-lamas e parachoques salientes e arrojados. 

Conforto e qualidade de Premium
O Onix, na versão LS, por exemplo, adota dois tons para o acabamento, um diferencial frente aos concorrentes. As versões LT e LTZ se utilizam de tom único.



A ausência de bloco central de console, dando lugar a linhas horizontais contínuas em toda a extensão do painel do carro ajudam a ampliar a sensação de espaço, que distribui 16 porta-objetos funcionais.

O porta-luvas, por exemplo, é discretamente percebido, estando localizado em uma posição ligeiramente mais alta do que o convencional, conferindo melhor acesso, visibilidade e espaço para o passageiro do banco da frente. 



O porta-malas de 280 litros de capacidade é adequado ao porte do hatchback e o tanque de combustível com capacidade de 54 litros, garante boa autonomia de rodagem.

Um divisor de águas 


O Onix pesa cerca de mil quilos tem 1.964 mm de largura e 3.930 mm de comprimento. A distância entre-eixos é de 2.528mm (no Cruze é 2.685 mm), revela bom espaço interior para pernas, braços e ombros, inclusive na segunda fileira de bancos. 

O Onix possui novo conjunto de powertrain, o uso de pneus com baixa resistência ao rolamento e melhor aerodinâmica e o carro atende à legislação brasileira de segurança no trânsito e já possui ABS, EBD e airbags como itens de série.


No quesito colisões frontais, inclusive, o hatchback atende ao padrão Europeu de “Offset Deformable Barrier” para colisões dianteiras a uma velocidade de 56 km/h. 

Entre outro fatores, esta eficiência é garantida com o emprego de uma Crash Box (caixa de impacto) instalada junto à estrutura interna do para-choque que funciona como um dispositivo deformável calibrado de forma a absorver energia sem impactar os passageiros. É dotado de uma rigidez torsional até 50% mais eficiente que carros desta categoria em gerações anteriores.

SPE/4: desempenho e eficiência inéditos
O desempenho do Onix reforça a vocação da Chevrolet de entregar força e potência ao consumidor mesmo em veículos compactos. O
 carro possui um coeficiente aerodinâmico de 0.35 – nível considerado de excelência para os padrões de hacthbacks.

Apresentado com versões 1.0 e 1.4 litro, ambos Flex Fuel, o “SPE/4” (Smart Performance Economy 4 cylinders) integra a nova categoria de motores 100% desenvolvida pela GM do Brasil. 

O novo propulsor funciona por meio de um sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro. São quatro no total, cada qual alimentado por uma bobina individual da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro, o que resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia.


A densidade de potência do Onix – medida que avalia o desempenho de cavalos obtidos por cilindrada – chega à barreira mundial de excelência dos 80 cavalos / litro, índice alcançado até então exclusivamente por motores com alto teor de subsistemas de comandos variáveis automáticos.

Com alta densidade de potência, a versão 1.0 do Chevrolet Onix rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. 

O torque máximo, com etanol, é de 9.8kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9.5kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. 

O Onix vai de 0 a 100km/h em 13,3s (etanol) e 13,7s (gasolina), atingindo a velocidade máxima de 167km/h e 162km/h, respectivamente.

Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. 

O torque máximo, com etanol, é de 13.9 kgfm a partir de 4800 rpm e 12.9 quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. 

Abastecido com etanol, o Onix vai de 0 a 100km/h 10,1s podendo atingir até 180km/h. Com gasolina, o desempenho é de 10.6s entre 0 e 100km/h e velocidade máxima também de 180km/h.


O resultado é uma motorização silenciosa e de baixo consumo, com nível de desgaste muito inferior aos demais motores de gerações antigas. 

Um dado curioso, por exemplo, dá conta que o motor SPE/4 é 2kg mais leve que o Econoflex utilizado em outros produtos da marca, apesar da maior densidade de potência e melhor desempenho.

“Apesar de ser um motor relativamente simples, o alto nível de tecnologia empregado no SPE 4 desempenho muito acima da média, comparáveis apenas a veículo que possuem motorização 1.8, por exemplo. 

O motor 1.0L está disponível para as versões LS e LT. A LT dispões de ambas as configurações, ao passo que a LTZ é restrita a versão 1.4L.

A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada do Chevrolet Cobalt -, com pequenas alterações adaptadas ao tamanho e peso do Onix. 

A carcaça de transmissão foi reestruturada com objetivo de obtenção de ganho em rigidez e perda de massa, o que garante trocas de marchas suaves e sem ruídos ou ranhuras de engate.

Outras melhorias estão na inversão do coletor de admissão, que proporciona ganho considerável para a estrutura; novo corpo de borboletas, no qual o sinal elétrico não tem mais contato mecânico; a disposição de comando válvulas vazado em formato de tubo e a adoção de um amortecedor torsional que proporciona maciez ao dirigir.

Outra novidade está na inversão do sistema de assessórios do motor - como alternador, correias, compressor do ar-condicionado e direção-hidráulica -, com a adoção de suportes menores e mais simples, melhorando a ventilação de componentes críticos que dependem da manutenção de uma determinada temperatura. 

Também reduzindo o nível de ruído dentro da cabine. A utilização de um ressonador perfeitamente integrado ao design do motor é mais um item que garante a redução de ruídos.

MyLink: mídias dentro do Onix



Para consumidores antenados e que buscam tecnologias exclusivas, o Chevrolet Onix é um prato cheio. O compacto traz o sistema multimídia MyLink – “Bring Your Own Media”, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. 

O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCDtouch screen de sete polegadas. 

Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. 

Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. 

À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

O MyLink é oferecido de série na versão LTZ e como opcional na LT e inicialmente estará disponível com o aplicativo Stitcher. Futuramente outros aplicativos serão disponibilizados para o sistema.

Três versões para mais bolsos
O Onix oferece uma boa gama de itens de série a partir da versão de entrada, a LS: direção hidráulica, pneus 175/70 R14, freios ABS/EBD, airbags frontais, alça dianteira retrátil do teto do passageiro, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, parachoques dianteiro e traseiro na cor do veículo, além de sistema para abertura da tampa de combustível pela chave.

A versão intermediária, a LT, oferece todos os itens presentes na LS e ainda dispõe de pneus 185/65 R14 (R15 na versão LT 1.4), alavanca de transmissão cromada, abertura elétrica do porta-malas pela chave, acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados.

Conta também com direção hidráulica, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo, moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas, painel das portas com acabamento em tecido, parachoques na cor preta, protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.

Ainda na versão LT são oferecidos faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto para as versões com motor 1.4.

A versão LTZ do Chevrolet Onix, a topo de linha, além de oferecer os itens encontrados na versão LT, oferece ainda pneus 185/70 R15, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ar-condicionado de série, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk, este último opcional na versão LT.

Em termos de acabamento externo, o Chevrolet Onix é oferecido nas cores sólidas: “Branco Summit”, “Vermelho Pepper” e “Preto”; além das metálicas “Laranja Flame” e “Prata Switchblade”. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Além de todos estes itens, os acessórios ganham um capítulo à parte.

Joy, Race e 24 Hours – três estilos em um mesmo carro
A Chevrolet desenvolveu três kits de acessórios personalizados para o Onix: Joy, Race e 24Hours. Cada kit oferece um jogo de tatuagem e apliques com diferentes temas a serem dispostos externa e internamente no Onix.

O kit “Joy” tem apelo mais urbano e colorido, sugerido para ser disposto na lateral superior do carro, entre a porta traseira e o vinco do porta-malas. 

Por dentro, o aplique é colocado nas saídas de ar do motorista e no espaço à altura do porta-luvas. Já os kits “Race” e “24 Hours” são sugestivos para os amantes de velocidade que querem reforçar a esportividade do Onix. 

Respectivamente eles sugerem tatuagens alusivas a bandeiras quadriculadas de corrida na lateral do veículo e faixas contínuas que decoram desde o capô até a traseira do Onix, estas últimas, bastante similares às utilizadas no Chevrolet Camaro.

Os consumidores têm ainda uma extensa lista de acessórios acessíveis a qualquer versão do Chevrolet Onix divididos em três categorias:

Design Externo – Moldura, espelho retrovisor e capa de maçaneta cromados, roda de alumínio 15’, calha de chuva, aerofólio, friso lateral, saia dianteira, faróis e lanternas esportivas, e adesivos para a soleira, coluna B e tampa traseira.

Conforto e Conveniência – Tapete de carpete, rack de teto, vidro e espelho retrovisor elétrico, kit antena com base, manopla esportiva, porta-óculos, minitapetes para IP interno, elástico sem rede, capa de banco de couro preta com medalhão de porta, cabide, película solar, linha de CD e DVD Players, lâmpada Effect Blue e haste de antena.

Segurança – Grade de radiador, câmera de ré para MyLynk, protetor de cárter, protetor de parachoque, alarme, trava elétrica, farol de neblina, sensor de estacionamento e display para sensor de estacionamento.

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