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terça-feira, 13 de novembro de 2012

LANÇADO, ONTEM, PELA RENAULT, NO RIO DE JANEIRO, NO TEST-DRIVE REALIZADO HOJE, O NOVO CLIO MOSTROU SER UM "CARRO HONESTO". TEM BOM ESPAÇO, É CONFORTÁVEL, O MOTOR 1.0 DE 16 VÁLVULAS HI-POWER, DE 80 CV MOSTROU-SE VALENTE. NOTA-SE A FALTA DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, COMO ABS, AIR BAGS, ENCOSTO DE CABEÇA E CINTO DE SEGURANÇA DE TRÊS PONTOS PARA O PASSAGEIRO DO MEIO DO BANCO TRASEIRO, MAS A RENAULT DEIXOU CLARO QUE ESSES EQUIPAMENTOS ELEVARIAM SENSIVELMENTE O PREÇO DO CARRO. QUE CUSTA A PARTIR DE R$ 23.290,00


O novo Clio é o que pode ser chamado um carro honesto. Na verdade, na generalidade, não difere muito do modelo anterior. A frente ganhou uma grade estreita, que converge para a logomarca da Renault, e liga um farol ao outro, novo para-choques e entradas de ar e o capô foi melhorado. Isso, deixou o carro com ar mais robusto.


O interior é simples, mas confortável, na frente, o motorista e o carona ficam bem acomodados e, atrás, há um bom espaço para as pernas e os passageiros mais altos não tocam com a cabeça no teto do carro. O acabamento e forração das portas, embora, de plástico, é cuidadoso e o forro dos bancos, em tecido, é bem macio.


A traseira ganhou uma imitação de aerofólio com o brake-light embutido e ficou mais agradável do que a do modelo anterior. Contribuiu para isso a nova disposição das luzes que tornaram às lanternas mais bonitas e a tampa do porta-malas foi ligeiramente mexida e melhorou de cara. 

Essas foram impressões que ficaram da avaliação realizada, esta tarde, no novo Clio, sob chuva intensa a ponto de as fotos terem de ser feitas dentro da tenda montada para a organização do test-drive de Imprensa que envolveu 26 carros para cerca de 200 jornalistas de todo País experimentarem.

O novo Clio, com garantia de três anos, foi lançado, ontem, à noite, pela Renault, numa festa realizada no Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, ainda sem chuva.



As condições do tempo e o engarrafamento em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul carioca, impediram um teste mais aprimorado, mas, deu para perceber que as revelações, dos dirigentes da Renault sobre as alterações realizadas em grande parte da estrutura e motor do carro foram importantes.

Comparando-se com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas e foram alteradas e/ou evoluídas 180 peças na carroceria e de acabamento quando comparado com o seu antecessor.


O porta-malas de 280 litros do novo Clio não é diferente desse espaço oferecido pelos concorrentes 
Não é novidade para ninguém que a melhor marca de automóvel do mundo é Carro Novo e todos sabemos que à medida que o carro é usado é que se percebe, realmente, a sua durabilidade. 

Este Clio obteve o selo de garantia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular pela economia demonstrada nos testes: com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica apresentou um consumo de 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). 

Com gasolina, essa média aumenta para 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção faz: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada). 


Em relação ao antigo Hi-Flex, o motor Hi-Power que equipa o novo Clio obteve um ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22): são 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.

Apesar de mais econômico, o Novo Clio registra números mais favoráveis de desempenho. Com etanol no tanque, o veículo faz de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.




No test-drive de freada mais forte feito sob chuva, o carro, inevitavelmente, escorrega no asfalto, o que seria evitado se possuísse freios ABS, embora tenha se mostrado satisfatório nas frenagens. Isso significa que a direção nessa situação deve ser mais cuidadosa, deixando maior espaço para o carro da frente.

Não podemos deixar de lembrar que, embora o diretor de Marketing da Renault do Brasil, Fréderic Peroz, tivesse advertido que nenhuma versão do Clio viesse com air bags e freios ABS, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio, do banco traseiro, nota-se bastante a falta desses equipamentos de segurança.

É importante os leitores saberem que alterações beneficiaram o novo Clio, visando uma eventual opção por esse carro:   



No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. 

O conta-giros tem grafismo moderno e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). 

O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).

Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual diferenciada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho). 

O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). 
A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.


“Como se trata de um modelo de segmento de entrada, achamos importante oferecer mais uma alternativa de cor sólida para os consumidores”, justifica André Bassetto, gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.

Novo Clio com a “cara” do dono
Um dos diferenciais da linha 2013 do Novo Clio é que o veículo pode ser personalizado interna e externamente para ficar ao estilo do proprietário. A versatilidade dos kits de personalização confere charme ao modelo e dá um quê de exclusividade ao hatch compacto.

São quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. 

O Kit Sport inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada. 

O conjunto resulta num considerável impacto visual e faz o hatch ficar com aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.

Com o Kit Look, é possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da carroceria.

O cliente pode optar pelo Kit Adesivos, que estão disponíveis em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométrico. 


Esses adesivos são instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido, o que confere ainda mais charme e personalidade ao Novo Clio.

O adesivo “Faixas Esportivas” ressalta o traços de esportividade presente no design do modelo. São duas faixas longitudinais - nas tonalidades cinza, vermelho ou branco -, que percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas), semelhantes às utilizadas nos carros de competição, como, por exemplo, nos modelos Interlagos que integraram a consagrada equipe Willys de competição, na década de 60, guiados por ícones do automobilismo verde-amarelo, como Bird Clemente. 

Os modelos “Willys Interlagos” da equipe Willys – versão brasileira do “Renault Alpine” -, pintados na cor amarela com uma faixa dupla longitudinal, passando sobre o teto e o capô, eram sinônimos de bandeira quadriculada.

Já o adesivo “Desenho Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um harmonioso conjunto de hexágonos, que lembram uma tatuagem e causam um agradável efeito visual. 


As imagens estilizadas foram concebidas no Renault Design América Latina (RDAL), e aprovadas ao longo do desenvolvimento do produto nas clínicas com potenciais clientes. 

A possibilidade de dar um toque pessoal ao Novo Clio inclui também o interior, com o Kit Estilo. 


É possível, por exemplo, inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. 

Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.

Nota “A” em economia de combustível e novo motor 1.0 16V Hi-Power
O Novo Clio se beneficiou do know-how adquirido pela Renault na Fórmula 1, categoria da qual participam quatro equipes com motores da marca: Red Bull Racing Renault, Lotus Renault, Williams Renault e Caterham Renault. São 30 anos de atuação na modalidade máxima do automobilismo mundial, com 10 títulos do Campeonato de construtores conquistados.

O trabalho da equipe do RTA no desenvolvimento de propulsores mais modernos, econômicos e menos poluentes está sendo evidenciado com o desempenho do motor 1.0 16V Hi-Power no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”. 

O Novo Clio chega ao mercado credenciado com nota “A” na categoria “Subcompacto”, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. 


Com esse resultado, o Novo Clio é o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria. 

Além disso, vale a pena ressaltar que o Novo Clio com ar-condicionado e direção hidráulica é o único modelo “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, equipado com esses itens, a obter a nota máxima (“A”) em termos de eficiência de consumo.


“Coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o programa permite que os consumidores conheçam a eficiência energética dos carros comercializados no Brasil, por meio de etiqueta afixada nos veículos, que classificam os resultados obtidos, com notas que variam de “A” (melhor classificação) até “E” (menor eficiência energética)”, explica Ivantídio Mendes, Chefe de Projeto Motor do Renault Tecnologia Américas.

Em se tratando de economia de combustível, todavia, o motorista também tem que fazer a parte dele, e o Novo Clio dá uma ajuda valiosa com o conta-giros com quatro áreas identificadas com cores diferentes, permitindo ao condutor uma direção mais econômica. 


A faixa verde indica o momento de menor consumo. A área branca mostra o motor em marcha lenta. Já o espaço delimitado em amarelo significa o momento de maior desempenho do motor. 

Outro fator determinante na melhoria do nível de consumo está na adoção de pneumáticos ecológicos. 


A combinação de novos compostos na confecção da borracha e o desenho da banda de rodagem garantiram aos pneus com menor resistência ao rolamento, sem comprometer a segurança do veículo. 

A baixa emissão de CO2 é uma característica marcante do Novo Clio. Tanto que o modelo já atende às normas de emissões que vão vigorar no Brasil somente em 2015. 


Ou seja, a Renault está se antecipando em dois anos a exigências para veículos de passeio no País.

Comparando-se com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas. 


Para chegar ao produto final, foram necessárias 6 mil horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro (o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados), 10.000 quilômetros de testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. 

No total, foram utilizados 41 motores protótipos e oito veículos.

A seguir, algumas das principais mudanças adotadas pelo novo motor:
- Aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1;


- Novos pistões, adequados para o aumento da taxa de compressão. Essas novas peças tiveram o seu desenho desenvolvido para uma melhor otimização da combustão por conta do aumento da taxa de compressão. 


Para ampliar a durabilidade e a confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões - que reduziu o atrito -, além da utilização do eixo central flutuante. 

- Introdução de um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na parte inferior desse componente. 


Para isso, foi necessário modificações no bloco do motor, para que em cada um dos cilindros fosse instalado um injetor responsável por “espirrar” um jato de óleo no fundo do pistão. 

Esse processo de resfriamento foi implantado para atender o elevado grau de exigências mecânicas e térmicas oriundas do aumento da taxa de compressão;

- Nova bomba de óleo, já usada no motor 1.2 16V Turbo (disponível nos modelos Renault Clio, Twingo Wind e Modus mercado europeu). Essa peça atende às novas exigências de pressão de óleo originadas pela instalação do sistema de refrigeração do pistão;


- Adoção das mesmas bielas utilizadas no motor 1.2 16V Turbo, que são mais resistentes;


- Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga;


- Nova junta do cabeçote composta de duas lâminas de vedação, que possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. 


Essa peça substitui a usada anteriormente, que era de folha única, garantindo melhor vedação e contribuindo para a durabilidade da máquina;

- Sistema de admissão redesenhado para otimizar a aspiração de ar e contribuir para melhora da performance. 


As modificações se concentraram na redução de dimensões e envolveram a tampa do cabeçote, o coletor de admissão, caixa do filtro de ar e o tubo da entrada de ar;

- Corpo de borboleta com a inclusão do 5º bico injetor. Esse bico é destinado para a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio. 


Com isso, há uma melhor pulverização da gasolina, proporcionando, assim, uma partida mais eficiente;

- Adoção da tecnologia “Contact Less” para indicar o posicionamento de abertura da borboleta de entrada de ar. 


Essa novidade capta o dado por intermédio de um sistema eletromagnético, o que garante uma melhor precisão na informação. 

O que contribuiu para o aumento da durabilidade desse componente, na otimização dos ajustes do motor e na redução do consumo de combustível;

- Sensor de fase instalado na extremidade do comando de acionamento das válvulas. 


A função dessa peça é identificar o ponto certo do posicionamento das válvulas no momento em que o motor é desligado. 

Quando é acionado novamente, o motor tem funcionamento mais estável e sem engasgos;

- Novos injetores, que melhoram a pulverização do combustível na câmara de combustível, contribuindo para a redução dos níveis de consumo;


- Nova Central Eletrônica, com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor; 

As alterações técnicas do Novo Clio também incluem mudanças no sistema de transmissão. A embreagem utilizada conta com sistema de pré-amortecimento, que contribui para a redução de ruído.

Já as alterações nas relações de marchas visaram a redução do consumo de combustível. 


O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos.

 Visando priorizar a redução no consumo de combustível, a caixa de câmbio do Novo Clio passou a contar com um diferencial de relação mais longa. 

Com essa alteração, as relações de marchas ficaram mais longas de modo que o carro ficasse mais econômico sem sacrificar o desempenho. 

A suspensão do Novo Clio continua primando pela robustez e perfeita adaptação às condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. Para isso, mantém a tradicional receita: tipo MacPherson, com amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais (dianteira) e semi-independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais e barra estabilizadora (traseira).

Trata-se de um conjunto simples e robusto, capaz de enfrentar situações adversas sem sacrificar a segurança. Deste modo, o Novo Clio apresenta um comportamento dinâmico equilibrado. É um carro estável sem comprometer o conforto de motoristas e passageiros e adaptado ao perfil dos motoristas brasileiros. 

O Novo Clio virá equipado com rodas de 13 polegadas e pneus “verdes” na medida 175/70 R13. Os pneus “verdes” contribuem para a economia de combustível, pois são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo, graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção.

“Em relação às mudanças técnicas, nossa preocupação foi continuar oferecendo um conjunto mecânico econômico, confiável e com baixo custo de manutenção, detalhes relevantes em se tratando de um modelo de entrada”, analisa.

Versões e equipamentos
O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.

A versão Authentique, por exemplo, traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.

A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. 


Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.

A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB. 

Garantia de três anos também é de série
O Clio foi o primeiro compacto de sua categoria a oferecer três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). 


A Linha 2013 do modelo continua oferecendo essa vantagem aos consumidores. Outros concorrentes diretos, por exemplo, acenam com apenas 12 meses. É o caso de Gol, Palio, Celta e Ka.

A Renault do Brasil está investindo constantemente para ampliar a rapidez do atendimento de pós-vendas prestado por sua rede de concessionárias. 


Além de oferecer garantia de 36 meses para toda linha à venda no País, a marca conta com sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes armazéns – Jundiaí (SP) e São José dos Pinhais (PR) – para assegurar a reposição imediata de componentes no menor tempo possível.

Além disso, as revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra, permitem ao cliente saber de forma antecipada, quanto irá pagar em cada revisão programada. 


Outro benefício é o “Pacote Preço Fechado”, que inclui os principais componentes de desgaste natural do veículo: amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do para-brisa etc. 

Dessa forma, é possível planejar, de forma antecipada, o custo exato para realização da manutenção.

Manter o Novo Renault Clio em ordem custa menos de R$ 1 por dia, ao longo dos três anos de garantia original. 


Para se chegar a esse valor, basta dividir o custo total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de dias que formam os 36 meses, com base no fato de que o motorista brasileiro roda em média 36 mil quilômetros em três anos com seus automóveis.

Ao adquirir o hatch, o proprietário ainda tem à sua disposição o “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. 


O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.

O “Renault Assistance” é oferecido gratuitamente por 24 meses e inclui uma completa gama de serviços de assistência aos proprietários de veículos da marca.


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