Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 1 de abril de 2013

PIKES PEAK: UMA CORRIDA RUMO AO TOPO, IMPULSIONADA PELO DNA ESPORTIVO PEUGEOT. MARCA FRANCESA CAMPEÃ DA PIKES PEACK DIVERSAS VEZES VOLTA PARA TENTAR MAIS UMA VITÓRIA



Marcando presença em diferentes frentes do automobilismo mundial, a Peugeot decidiu disputar a lendária corrida Pikes Peak Hill Climb, uma das provas mais exigentes e de reputação internacional.

Com o objetivo de conquistar uma memorável vitória no dia 30 de junho em Colorado Springs (EUA), a Peugeot reuniu os melhores parceiros para essa prova única: um Peugeot 208 T16 Pikes Peak, Total, Red Bull, Michelin e o piloto Sébastien Loeb.

A participação da Marca nessa corrida épica, que já viu seu triunfo a bordo dos modelos 205 T16 e 405 Pikes Peak, é uma extensão natural de sua ofensiva internacional ilustrada pela globalização de suas vendas e pelo êxito que vem sendo obtido com o novo 208.


Primeira vitória tem um século
Há exatos 100 anos a Peugeot registrava sua vitória em Indianapolis, a primeira de muitas conquistas míticas no automobilismo. 


Seu sucesso em provas anteriores ao Pikes Peak Hill Climb não apenas marcaram o universo do automobilismo como também se tornaram parte integrante do DNA da Marca. 

A vitória de Ari Vatanen a bordo do Peugeot 405 T16 com um inesquecível recorde, em 1988, está documentada no célebre filme “Climb Dance”. 

E já no ano seguinte a Peugeot conquistou sua segunda vitória na famosa colina, desta vez sob o comando do piloto americano Robby Unser.

O traçado de Pikes Peak foi, finalmente, asfaltado na sua totalidade, no ano passado, e compreende uma distância de 20 quilômetros. 


A prova é disputada em altitudes que variam entre 2.800 e 4.300 metros, o ponto mais alto. O traçado também é único por sua longevidade: é a segunda competição mais antiga dos Estados Unidos, ficando somente atrás de Indianapolis. 

Ao longo das décadas, ganhou reputação internacional como um desafio extremamente difícil e complexo.

O Peugeot 208 T16 está inserido na categoria “Ilimitada”, com o número 208. Seu único objetivo é a vitória.

Parceria com Hill Climb
Com a finalidade de maximizar as chances de ganhar a edição 2013 da Pikes Peak Hill Climb, a Peugeot uniu-se a importantes parceiros: Total, Red Bull, Michelin e Sébastien Loeb. 


O piloto, nove vezes campeão mundial de rali, aceitou o convite da Peugeot assim que autorizado pela Citroën, da qual é a grande estrela e, assim, registrará a primeira participação de sua carreira no evento americano.

Todos os atores desse evento estão prontos, resta apenas mostrar o protagonista: o 208 T16 Pikes Peak. Todos os pontos fortes e segredos do veículo serão revelados em meados do mês de abril.

Na ofensiva
O sucesso comercial do novo 208 (300 mil unidades produzidas ao final de fevereiro) e a apresentação do 208 GTi são símbolos do dinamismo da Marca.


E o sucesso da Peugeot sempre foi acompanhado por importantes conquistas esportivas. 

Neste contexto, o desafio de uma corrida lendária, exigente e extraordinária que já colocou a Peugeot em destaque no final dos anos 80, traduz-se em algo completamente natural para a Marca.



TRÊS PERGUNTAS PARA MAXIME PICAT, DIRETOR MUNDIAL DA PEUGEOT


A participação na Pikes Peak Hill Climb é o retorno da Peugeot às competições automobilísticas?
A Peugeot nunca abandonou as corridas. Como prova disso, basta notar a intensa atividade realizada pela área de competição cliente e todas as versões do 208 destinadas a corridas já produzidas até o momento, como 208 T16, 208 R2, 208 Racing Cup e 208 GTi Peugeot Sport – este último representará a marca nas 24 Horas de Nürburgring, como parte da operação 208 GTi Racing Experience, que acontece paralelamente ao lançamento do 208 GTi de série. 


Em 2012, quando anunciamos o fim do programa nas corridas de resistência, deixamos claro que não estavam sendo fechadas as portas para um programa de corrida no futuro. 

A Peugeot Sport elaborou uma relação de projetos em potencial, que incluia a Pikes Peak. 

Consideramos que esse evento excepcional se encaixa perfeitamente com o crescimento internacional da Marca e, em função disso, pareceu-nos um desafio muito estimulante.

Por que a escolha dessa competição?
Pikes Peak é uma prova única, com potencial para gerar uma extensa cobertura de mídia. É uma corrida lendária que inspirou todas as equipes da marca, mobilizadas por um grande projeto que tem por objetivo a vitória.


É, também, um difícil desafio, que não dá margem para erros. Em outras palavras, é exatamente o tipo de desafio que a Peugeot adora.

Por que a Peugeot envolveu parceiros como Red Bull e Sébastien Loeb neste desafio, especificamente?
O nosso objetivo é ganhar, por isso decidimos unir forças com parceiros de peso. E eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a Citroën pelo “empréstimo” de seu excepcional campeão. 


Esse apoio é uma das características do relacionamento entre as Marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën.

Filme “Climb Dance”:
http://www.peugeot-sport.com/fr/endurance/dossier-15-2--video-climb-dance-avec-ari-vatanen.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.