Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 16 de abril de 2013

VELA OCEÂNICA: COPA SUZUKI JIMNY É TESTE FINAL DO BRASILEIRO DE HPE. PROVA FOI DISPUTADA POR 16 BARCOS EMPENHADOS EM SOMAR PONTOS PARA GARANTIR VANTAGEM NA TABELA



A tradicional Copa Suzuki Jimny, referência na vela oceânica nacional, reuniu os principais nomes da modalidade no Yacht Club de Ilhabela (YCI). 

O evento contou com 45 barcos das classes ORC, C30, HPE, RGS (A,B,C e Cruiser). Neste domingo (14), os veleiros disputaram uma regata no formato barla-sota (entre bóias) no Canal de São Sebastião, com vento Sul, com intensidade entre 6 e 14 nós. 

Destaque para a flotilha de HPE com 16 equipes na disputa pelo título da temporada. 

A liderança no acumulado geral foi de Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer), seguido por Relaxa Next/Caixa (Maurício Santa Cruz). 

A categoria HPE foi a one-design com maior número de barcos em todo País. Por isso, as regatas em Ilhabela são encaradas como uma das mais importantes do calendário da classe. 

Nas vésperas do Campeonato Brasileiro de HPE, marcado para maio, também no Yacht Club de Ilhabela, os times escolhem a Copa Suzuki Jimny para ganhar entrosamento e testar equipamentos. 

O bicampeão pan-americano Maurício Santa Cruz e sua equipe provaram em 2012 que um pequeno vacilo ou ausência em uma das etapas pode acabar com as chances de título.

O Relaxa/Next Caixa não correu as primeiras regatas do ano e não conseguiu ser campeão, mesmo tendo o melhor desempenho na reta final. 

"A Copa Suzuki Jimny é igual ao Campeonato Brasileiro de futebol. Como é por pontos corridos, precisamos somar menos pontos no início e abrir vantagem no final. Não temos que pensar como mata-mata. São quatro etapas e mais de 30 regatas no ano. Por isso, toda prova é uma decisão", explicou Maurício Santa Cruz, comandante do Relaxa/Next Caixa, vencedor da regata de abertura, no sábado, e que está em segundo lugar na Copa Suzuki Jimny. 

O HPE consegue reunir atletas amadores com profissionais. Os times investem em velejadores conhecidos para melhorar os resultados, mas o que estão começando podem brigar de igual para igual com os mais experientes. 

Medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais como Maurício Santa Cruz, Bruno Prada, Henrique Haddad e Alexandre Paradeda são recrutados para a temporada. 

O Fit to Fly está em sexto lugar após as duas regatas. 

O segundo dia da Copa Suzuki Jimny
Mais uma vez a organização da Copa Suzuki Jimny escolheu fazer apenas uma regata no Canal de São Sebastião. 

Com ventos mais fracos do que na véspera, mas com muita corrente (aproximadamente dois nós), as equipes, pelo menos, não pegaram chuva. 

"Fomos obrigados a fazer apenas uma regata neste domingo por causa do vento, que chegou a baixar de 14 para 6 nós. Além disso, estava rondado e tinha muita correnteza no canal, dificultado assim as ações das equipes", justificou Cuca Sodré, organizador da Copa Suzuki Jimny.
 
Nas classes de design único, destaque para o Repeteco (Fernando Halaand) na HPE e TNT/Loyal (Marcelo Massa) na C30. 

Os dois barcos venceram a regata para cada categoria neste domingo. O resultado garantiu o quarto lugar, no acumulado, para o Repeteco e a liderança para o JImny Take Ashauer, comandado pelo aniversariante do dia, Casio Ashauer. Já o TNT Loyal tem o domínio da C30, com duas vitórias. 

Na ORC, Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) e Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) dividem a ponta com três pontos perdidos. 

No sábado, quem venceu foi o Orson/Mapfre, mas o Lexus/Chroma deu o troco no dia seguinte empatando a série. 

Na RGS-A, o Jazz (Valéria Ravanni) segue com 100% de aproveitamento no circuito. Fruto de muito entrosamento e amizade a bordo. 

Na RGS-B, o Suduca (Marcelo Claro) também venceu no sábado e no domingo. O veleiro fez alguns ajustes nas velas para a temporada 2013 e os resultados já apareceram. 

Resultados após duas regatas 
ORC
1- Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 3 pontos perdidos (2+1)
2- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 3 pp (1+2)
3- Sextante (Thomas Shaw) - 9 pp (3+6).
 
C30
1- TNT/Loyal (Marcelo Massa) - 2 pp (1+1)
2- +Realizado (José Luiz Apud) - 5 p (3+2)
3- Barracuda (Humberto Diniz) - 6 pp (2+4).
 
HPE
1- Jimny Take Ashauer (Casio Ashauer) - 6 pp (2+4)
2- Relaxa Next/Caixa (Marcelo Santa Cruz) - 8 pp (1+7)
3- Ginga (Breno Chvaicer) - 8 pp (3+5).
 
RGS-A
1- Jazz (Valéria Ravani) - 2 pp (1+1)
2- Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 6 pp (4+2)
3- Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 7 pp (2+5).

RGS-B
1- Suduca (Marcelo Claro) - 2 pp (1+1)
2- Asbar II (Sergio Klepacz) - 4 pp (2+2)
3- Helios - Sírio Libanês - 6 pp (3+3).
 
RGS-C
1- Ariel (Andreas Kubler) - 2 pp (1+1)
2- Rainha (Leonardo Pacheco) - 5 pp (3+2).
 
RGS-Cruiser
1- Boccalupo (Claudio Melaragno) - 2 pp (1+1)
2- Nimbus (André Torrente) - 5 (3+2)
3- Brazuca (José Rubens Bueno) - 6 pp (2+4).

Fan page no Facebook 
A Copa Suzuki Jimny lançou sua página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. 

Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. 

Para curtir e ter acesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. 

A primeira etapa será neste final de semana (13 e 14) e no seguinte (20 e 21), no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Clique aqui para acessar a página do Facebook

Mais informações e resultados completos da Copa Suzuki Jimny no site do YCI. Acesse: www.yci.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.