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sábado, 1 de junho de 2013

MERCEDES-BENZ PROVOU EM TEST-DRIVE DE 4.500 KM PELA BR101, PASSANDO POR 12 ESTADOS, A FORTALEZA DO SEU CAMINHÃO EXTRAPESADO ACTROS 2546 6 x 2 QUE SE APRESENTOU MAIS ECONÔMICO, COM MELHOR DESEMPENHO COM O CÂMBIO POWERSHIFT, DE 12 MARCHAS E TOPBRAKE QUE EM PLENA DESCIDA DA SERRA DAS ARARAS SEGUROU SEM AJUDA DO FREIO AS 45 TONELADAS DO BRUTUS



Com aprovação total, o caminhão extrapesado Actros 2546 6x2 “Estradeiro” da Mercedes-Benz encerrou em São José do Norte, Rio Grande do Sul, o test-drive de longa duração que percorreu a BR-101 em toda a sua extensão. Foram mais de 4.500 km, numa expedição que durou de 11 dias, passando por 12 estados brasileiros.

O longo percurso feito pelo Actros por uma das mais importantes rodovias brasileiras foi a essência do projeto “BR-101 de Ponta a Ponta”, iniciativa da Editorial & Comunicação RQ que contou com apoio da Mercedes-Benz. 



Conduzida pelo jornalista Gustavo Queiroz e pelo especialista em transportes e logística, José Augusto Dantas, a viagem pode ser conferida em detalhes no hot site: www.projetobr101.com.br.

O objetivo do projeto foi mostrar que, com um equipamento adequado e boa estrutura de suporte, como os oferecidos pela Mercedes-Benz, é perfeitamente possível ter uma operação rentável, seguindo à risca a legislação ambiental, a lei da balança e a nova regulamentação da jornada de trabalho do motorista, segundo Augusto Dantas.


Para Gustavo Queiroz, o test-drive mostrou que o uso de tecnologias diversas está cada vez mais comum entre os caminhões: 
comprovamos, por exemplo, os benefícios da caixa de câmbio PowerShift, que equipa o Actros 2546, durante a subida da Serra do Azeite, na rodovia Régis Bittencourt. 

Mostrou que o investimento num caminhão com transmissão automatizada se justifica, porque é um recurso útil e que repercute diretamente no desempenho do veículo, proporcionando redução no consumo de diesel, bem como na preservação de componentes. 


Augusto Dantas também aprovou o PowerShift: “Este sistema é capaz de entender as necessidades do caminhão e escolher a melhor marcha para cada momento. Seu funcionamento é bastante tranquilo e quase não se percebem as trocas de marchas. O que mais me impressionou foram as reduzidas quando o caminhão está parando. Você tem a nítida impressão de que o motorista está no comando, mas não está”.


Freios eficientes
O especialista em transporte e logística também aprovou o sistema de freios do Actros 2546. “Descemos toda a Serra de Joinville (SC) sem encostar o pé no freio de serviço, embaixo de chuva, com muita neblina e com a velocidade variando entre 50 e 60 km/h”, lembra Augusto Dantas. 

Segurança total! O Top Brake, associado ao retarder, deu conta, com tranquilidade, de segurar os quase 45.000 kg de peso bruto total do conjunto. O freio a disco é capaz de manter a eficiência mesmo com temperaturas mais elevadas. Ponto para o Actros 2546.

Outros dois aspectos também impressionaram Augusto Dantas no trecho próximo a Santos, litoral paulista. “A subida da Serra das Araras foi feita na maior parte do tempo em 8ª marcha e a descida da Anchieta não exigiu o uso do freio de serviço”.


Augusto Dantas aprovou ainda o conforto proporcionado pelo Actros 2546: Na cabine, os solavancos são minimizados em função das bolsas de ar que compõem a suspensão. Conforto digno de um automóvel. Pude trabalhar com meu notebook com muita tranquilidade.


FleetBoard, menos combustível
A redução de consumo de combustível, uma das grandes vantagens do uso do FleetBoard – avançado sistema de gestão de frota da Mercedes-Benz – foi confirmada no test-drive do Actros 2546 “Estradeiro”. 

No sétimo dia do percurso, o consumo médio do veículo, com 45.000 kg de peso bruto total – PBT, chegou a 2,5 km/l, uma melhora de 25% sobre os 2,0 km/l do primeiro dia de viagem.


Actros 2546 é um verdadeiro estradeiro
O Actros 2546 6x2 “Estradeiro” é um caminhão especialmente desenvolvido para o transporte rodoviário de longas distâncias em estradas regulares, em bom estado de conservação, nas operações que priorizam o consumo de combustível.

A simplicidade e o melhor rendimento mecânico do trem-de-força do Actros “Estradeiro” proporcionam um menor consumo, com economia média de 6% em comparação com a versão “Multiuso”. 

Além disso, devido ao menor número de componentes no eixo traseiro, sem redução nos cubos, os custos de manutenção são menores e o serviço é mais fácil e rápido, o que resulta em maior disponibilidade do caminhão para o trabalho.


Outro importante destaque do Actros 2546 6x2 “Estradeiro” é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift 2 G281 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, com a última marcha direta. 

Isso significa que não há perda por atrito entre engrenagens na transmissão da rotação do motor para o diferencial, fator fundamental para a redução no consumo de combustível.

Top de linha da Mercedes-Benz, o Actros rodoviário – oferecido nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do mercado brasileiro.

Equipado com amplo pacote de itens de avançada tecnologia, o caminhão conta com exclusivo ar-condicionado noturno, que funciona com o motor desligado, sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR, além de retarder.


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