Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

AUDI LIDERA OS CAMPEONATOS DE CONSTRUTORES E DE EQUIPES NO DTM, CUJA ETAPA FINAL SERÁ NESTE FIM DE SEMANA, NA HOLANDA


Ingolstadt, 16 de outubro de 2013 - Mesmo com o título entre os pilotos do DTM já garantido graças à conquista de Mike Rockenfeller, em Zandvoort, na Holanda, durante a penúltima etapa desta temporada, a equipe da Audi na categoria segue com a motivação inalterada. 


Na rodada que encerra o ano, marcada para o próximo fim de semana (18 a 20/10) em Hockenheim, o objetivo dos pilotos é garantir, também, os títulos de construtores e de equipes para a marca.

Por isso os fãs podem esperar por uma final de campeonato emocionante na Alemanha. Na disputa entre as equipes, a Audi Sport Team Phoenix, do campeão antecipado Mike Rockenfeller, tem apenas três pontos de vantagem para a melhor das equipes BMW, e 10 a mais que o melhor representante da Mercedes-Benz. 


Na classificação dos construtores, a Audi leva sete pontos de vantagem para a BMW e a meta, claro, é fechar o ano do DTM com os três títulos.

Para os pilotos da Audi, Hockenheim tradicionalmente é uma pista favorável. Entre os pilotos do time que disputam essa temporada, Mattias Ektröm, Jamie Green e Timo Scheider já venceram provas do DTM nesta pista. 

Desde que voltou à categoria, em 2000, a marca das quatro argolas obteve cinco vitórias em Hockenheim, além de ter largado na pole position da etapa de abertura deste ano, disputada no mesmo circuito, com Timo Scheider.

O traçado de 4.574 metros de extensão é um dos favoritos dos pilotos do DTM. A razão, além da atmosfera única dessa pista, é o desafio técnico de ter um carro competitivo em um circuito que mescla trechos de curvas rápida com seções de baixa velocidade. 

O trecho que envolve a longa curva Parabólica com o hairpin logo em sequência representa o melhor ponto de ultrapassagem de todo o calendário. 


Essa "quase-reta" permite que os pilotos acionem o sistema de DRS, que no DTM reduz o ângulo de inclinação da asa traseira. 

Além disso, Hockenheim é a única pista na qual as equipes já conhecem o comportamento dos carros com os novos compostos de pneus macios da categoria, pelo fato de a abertura do campeonato ter sido realizada lá.



A corrida que encerra a temporada 2013 do DTM pode ser acompanhada ao vivo pela internet e também pelo canal Bandsports. 

O canal oficial da categoria no YouTube (www.youtube.com/dtmint) transmite ao vivo o treino classificatório - no sábado, a partir das 9h40, no horário de Brasília - e a corrida, no domingo às 10h, também no horário de Brasília.

Declarações dos chefes de equipe
Dieter Gass (Chefe da Audi no DTM): "Depois do título antecipado do Mike (Rockenfeller), vamos motivados para a etapa final. Ainda estamos na disputa pelos títulos de equipes e fabricantes, e nas duas competições estamos em vantagem graças ao trabalho de cada equipe ao longo do ano. Tenho certeza que poderemos ter, nesta etapa, um desempenho ainda mais sólido do que tivemos na abertura do campeonato."

Hans-Jürgen Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): "Depois de conquistar o título, é natural que você vá para a última corrida se sentindo mais relaxado. Mas sabemos que ainda temos objetivos a cumprir nesta temporada e queremos provar que podemos fechar o ano com uma vitória."

Ernst Moser (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): "Com o título do Mike (Rockenfeller), alcançamos o primeiro estágio de metas para a temporada. Obviamente vamos fazer de tudo para conquistar o título de equipes também. Esse é nosso grande objetivo para esta prova final."

Arno Zensen (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): "A Audi venceu o título de pilotos, então podemos ir para Hockenheim um pouco mais relaxados. Mas, para fechar a temporada, gostaria de uma vitória correndo em casa."

Fatos e declarações dos pilotos Audi
Filipe Albuquerque (28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg)
• Pontuou nas duas últimas etapas
• Está em seu terceiro ano pelo Team Rosberg
"Eu não pontuei nas duas últimas vezes que corri em Hockenheim. Então minha motivação é para mudar esse retrospecto. Terminar no pódio nesta corrida que é 'de casa' para minha equipe, seria um ótimo encerramento de campeonato."

Mattias Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Já venceu em Hockenheim duas vezes
• É o piloto da Audi com mais vitórias no DTM: 17
"A etapa final em Hockenheim é um evento muito especial para mim todos os anos, e em 2013 o sentimento não é diferente. Meu objetivo é simples: largar na pole position e vencer a corrida."

Jamie Green (31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Venceu o encerramento dos campeonatos de 2007 e 2011 em Hockenheim
• Já foi ao pódio sete vezes nessa pista
"Na minha opinião, Hockenheim é a casa do automobilismo na Alemanha. Todos nós conhecemos muito bem a pista, porque corremos sempre duas vezes por ano nela. Venci a etapa final do DTM duas vezes na minha carreira, e posso dizer que é especial cruzar a linha de chegada e ver os fogos de artifício. Quero vê-los primeiro este ano novamente.

Miguel Molina (24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)
• Seu único pódio no DTM foi conquistado em Hockenheim
• Pontuou nas últimas três corridas
"Terminei as últimas três provas no Top-10 e quero manter essa boa fase em Hockenheim."

Edoardo Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)
• Dono das duas vitórias da Audi na temporada 2012 do DTM
• Está em seu terceiro ano no Team Rosberg
"Esta é a última corrida de uma temporada muito difícil para mim. Não deixamos de fazer nada do possível para, ao menos, ela terminar com um bom resultado. Gosto da pista e minha única preocupação é sobre como estará o clima neste fim de outubro na Alemanha."

Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM #19 (Audi Sport Team Phoenix)
• Campeão antecipado do DTM em 2013
• É o único piloto do grid que pontuou nas nove corridas deste ano
"Estou relaxado, mas ao mesmo tempo motivado e focado em fazer uma boa etapa neste fim de semana. Quero vencer a corrida para fechar o ano com chave de ouro. Por isso o trabalho será tão duro e focado quanto nas outras nove corridas que disputamos."

Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23 (Audi Sport Team Abt)
• Pole position na rodada de abertura da temporada 2013, disputada em Hockenheim
• Conquistou seu primeiro pódio do ano na última etapa, em Zandvoort
"Considerando meu desempenho em Zandvoort e a pole position em Hockenheim no início do ano, posso esperar por uma grande prova no próximo domingo. Mais que isso, acho que todos os pilotos correm essa etapa mais 'soltos' pelo fato de o título estar decidido, e isso pode nos ajudar no campeonato de construtores."

Adrien Tambay (22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)
• Terminou quatro provas consecutivas na zona de pontuação
• É o piloto mais jovem da Audi no DTM, com 19 provas disputadas
"Apesar do Mike (Rockenfeller) já ter garantido o título, acho que todos nós vamos lutar duramente pela vitória na última corrida do ano. Não tenho um retrospecto muito bom em Hockenheim. Nunca terminei uma corrida lá, mas isso é o que me motiva a mostrar meu talento neste fim de semana."

Com nove das dez etapas de 2013 concluídas, as classificações de pilotos, equipes e construtores no DTM estão assim:


Pilotos
1- Mike Rockenfeller (Audi), 142 pontos
2- Augusto Farfus (BMW), 116
3- Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71
4- Robert Wickens (Mercedes-Benz)< 70
5- Bruno Spengler (BMW), 67
6- Gary Paffet (Mercedes-Benz), 67
7- Mattias Ekström (Audi), 56
8- Marco Wittmann (BMW), 49
9- Timo Scheider (Audi), 37
10- Jamie Green (Audi), 35
11- Joey Hand (BMW), 49
12- Adrien Tambay (Audi), 30
13- Dirk Werner (BMW), 26
14- Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20
15- Filipe Albuquerque (Audi), 16
16- Timo Glock (BMW), 10
17- Martin Tomczyk (BMW), 10
18- Miguel Molina (Audi), 9
19- Roberto Merhi (Mercedes-Benz), 8
20- Edoardo Mortara (Audi), 3
21- Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz), 3
22- Andy Priaulx (BMW), 2

Construtores
1- Audi, 325 pontos
2- BMW, 317
3- Mercedes-Benz, 239

Equipes
1- Audi Sport Team Phoenix, 151 pontos
2- BMW Team RBM, 148
3- STIHL/AMG Mercedes, 141
4- BMW Team Schnitzer, 93
5- Audi Sport Team Abt Sportsline, 91
6- EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 75
7- Audi Sport Team Abt, 67
8- BMW Team MTEK, 64
9- stern/AMG Mercedes, 23
10- Audi Sport Team Rosberg, 19
11- BMW Team RMG, 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.