Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 20 de outubro de 2013

FIAT CRIA PICAPE SEM COLUNA CENTRAL E PORTA DE ACESSO AO BANCO TRASEIRO INOVA NO SEGMENTO. A NOVIDADE É TEMA DA COLUNA MECÂNICA ON LINE, QUE CHAMA A ATENÇÃO PARA O RECALL NO JIPE TROLLER TR4 E A TECNOLOGIA HYBRID AIR NA PSA.




MECÂNICA ONLINE®


Nº 50 — 20 / 10 / 2013 


Picape com terceira 
porta reversa elimina coluna central


Fiat Strada 2014 inova ao ser a primeira e única picape compacta do mundo
a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

Entre as muitas inovações que a picape Strada da Fiat já recebeu em sua história tivemos a cabine estendida em 1999 e a versão Adventure em 2001. 

Já em 2008, foi a vez do sistema Locker ― o diferencial blocante ―, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. 


Em 2009 foi a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à disposição do mercado.

Agora, em 2013, além do novo visual o modelo inova outra vez com a terceira porta do lado direito nas versões com cabine dupla. 


A inovação introduzida com exclusividade pela Fiat torna a Strada a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

A solução técnica amplamente estudada pela área da engenharia teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade para os usuários do banco traseiro. 

Mais que uma questão estética, o processo de desenvolvimento deixou claro ser essa a solução mais adequada para o veículo com a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.



Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo – quer para um lado, como para o outro, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. 

Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. 


Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. 

Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro.



Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. 


Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto. 

Mais uma detalhe: a terceira porta só abre se a porta dianteira do passageiro estiver aberta.

MECÂNICA ONLINE



· RECALL – A Ford Motor Company Brasil – Divisão Troller convocou recall para resolver problema com o jipe Troller T4 modelo 2013, que vinha apresentando perda de potência e falha na aceleração. 

A chamada envolve os veículos produzidos de 6 de Junho de 2012 até 10 de Agosto de 2013 que, caso comprovado defeito, poderão ter o turbocompressor e conjunto de bico injetores substituídos.

· Ar comprimido – A PSA Peugeot Citroën apresentou em São Paulo, pela primeira vez na América Latina, a tecnologia Hybrid Air, uma solução full hybrid que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. 

Combinando duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias – acelerações e arrancadas.

· Engenharia - O evento “Dia da Engenharia Alemã” aconteceu em São Paulo no dia 17/10. 

Com o objetivo de evidenciar a contribuição da indústria alemã para o progresso econômico e tecnológico brasileiro, promover e divulgar a tecnologia e inovação brasileira, além de estimular a cooperação tecnológica entre Brasil e Alemanha. 

Ao alinhar infraestrutura, sustentabilidade e tendências, o evento destacou o tema “A Cidade do Futuro: Viver ou Sobreviver?”, abordando o que há de mais moderno para uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza, sem deixar de lado os avanços tecnológicos.
___________________________________________________________________________

Tarcísio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.