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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MINI COOPER S PACEMAN, NETO DO MINI COOPER S QUE TANTO SUCESSO FEZ NAS PISTAS E EM RALIS NOS ANOS 60 A 80, FOI AVALIADO PELO BLOG, EM PORTUGAL E GEROU BELAS FOTOS. SEUS 218 CV QUE O LEVAM A 218 KM/H E A CHEGAR DE 0 A 100 KM/H EM 6,8 SEGUNDOS, NÃO IMPEDEM QUE SEJA UM CARRO ECONÔMICO. ACABAMENTO PRIMOROSO E CONFORTO E SEGURANÇA SÃO PONTOS FORTES DESSE CARRO QUE NO BRASIL CUSTA R$ 144.950,00.

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Graças a uma parceria entre a BMW do Brasil e de Portugal, pude, de férias em terras lusas, fazer o test-drive de dois modelos MINI, primeiro, do poderoso Cooper S Paceman, uma máquina de 218 cv, e a seguir do familiar Clubman, motor Diesel, de 143 cv, ambos com um motor de 1,6 l, turbinado, e com um acabamento apurado e luxuoso (que publicarei a seguir). 



Enquanto percorria as ruas de Lisboa e as autoestradas de excelente qualidade – estas, vazias, porque os motoristas portugueses as trocaram pelas rodovias nacionais sem pedágios (portagens), por causa da crise que assola o país – relembrei os antigos Mini, ingleses, que, nos anos 60/70, invadiram aos milhares as cidades e sem grande dificuldade se tornaram campeões de ralis.





O Mini mais famoso foi o do personagem Mr. Been, do ator de cinema inglês, Rowan Atkinson. 

O Mini Cooper manteve-se no mercado até o ano 2000, quando a BMW adquiriu a marca, decidiu aproveitar a popularidade do carro mais vendido na Inglaterra e criar uma proposta moderna de um automóvel confortável, luxuoso e de excelente desempenho.


Na verdade, do Mini Cooper do Mr. Been restaram apenas a marca, alguns detalhes como o grande velocímetro no centro do painel, agora maior que o original, onde funciona o sistema de navegação e entretenimento num visor de 6,5", e o aspeto lúdico.


O Cooper S Paceman, por que me apaixonei, é um carro que nos dá a sensação de dinamismo e segurança. E é inegável seu design agradavelmente agressivo. No Brasil, custa R$ 144.950,00.

Tecnologia e confiança
Equipado com o que há de mais moderno na tecnologia automotiva, o MINI Cooper S Paceman é um carro que inspira confiança e é bem confortável para quatro pessoas, as duas do banco traseiro, com direito a assentos individuais.





Ao pegar o Cooper S Paceman na sede da BMW, no município de Oeiras, arredores de Lisboa, por acaso, no mesmo edifício onde está localizado o escritório da Petrobras, deu para perceber que não se tratava de um carro comum. 

O teste de desempenho foi agradavelmente feito assim que cheguei à autoestrada. 

Na saída do pedágio, ao afundar o pedal do acelerador, os 218 cv do Paceman despertaram com toda a força liberada pela turbina e minhas costas colaram no banco. 

A BMW soube criar no habitáculo um clima adequado que aumenta mais a sensação de se estar pilotando um Gran Turismo, ou mesmo... um avião. 



Um botão start/stop liga e desliga o motor.

Pude sentir depois diminuindo a pressão no acelerador a suavidade do MINI, deslizando no tapete asfaltado em direção a Lisboa. 



O volante de couro tem uma pega agradável e permite uma excelente visão para o conta-giros no painel, onde há um velocímetro digital e o computador de bordo.


Os botões dos comandos assemelham-se aos dos aviões. Situam-se na parte inferior do painel, acionando a tranca das portas, os vidros, os faróis de milha e o sistema que desliga o sistema de parada do motor sempre que o carro para num sinal, economizando combustível, e, acima do espelho retrovisor, os que ligam a iluminação do habitáculo. 



Para não destoar, o freio de mão tem o formato de um manche.
No dia seguinte à retirada do carro, escolhi o bairro de Belém (com direito a uma paradinha para saborear os deliciosos, inigualáveis e famosos Pastéis de Belém) onde fica a Torre de Belém, de onde saíam os barcos em busca de novas terras, nos idos de 1500, e o monumento aos Descobrimentos, construído no século passado, para a sessão de fotos do Cooper S Paceman.


Uma coisa que me chamou a atenção quando comecei a explorar o carro, o cuidado no acabamento interno.





O espaço do porta-malas é de 330 litros, que com os bancos traseiros reclinados aumenta para 1.080 l.



Na traseira, dois bancos ergométricos, separados, com um console no meio com lugar para copo, óculos e celular, aumentam o conforto dos passageiros garantido pelo bom espaço para as pernas e uma altura que deixa as cabeças longe do teto do carro. 



A entrada dos passageiros no banco traseiro é facilitada pelo avanço dos bancos dianteiros, cujas costas reclinam para a frente.

No calor do verão português, de mais de 35º, o ar condicionado digital mostrou sua eficiência. 




Achei as saídas do ar, redondas, nas laterais e no centro do painel, o modelo ideal. Diferentes das fixas com um curto movimento para cima e para baixo das aletas, permitem desviar o vento dos rostos.

Perfeito para a cidade
Na cidade, embora não seja o menor dos MINIs, o Cooper S Paceman está no seu aquário. 


Nos semáforos, basta um pouco de sua potência na saída para o carro se distanciar dos veículos parados a seu lado.

Um toque mais forte no acelerador aciona a função Overboost que eleva o binário em 20 Nm para 300 Nm. 


Uma vez que a potência superior é distribuída pelas quatro rodas, o sistema de tração integral ALL4 de série oferece a tração ideal.



A segurança do Paceman é outro dos seus pontos fortes, partindo da tração integral permanente. 

As rodas são de 18 polegadas, tem freios ABS, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e ainda seis air bags, dois frontais quatro laterais, de janela, na altura da cabeça e da bacia.



O habitáculo fica mais agradável com o sistema de iluminação nas cores verde, roxo e verde e vermelho, nas portas, painel e na área do pés e nos compartimentos porta-objetos. E ainda luzes de leitura.

O banco do motorista tem regulagem de altura, oferecendo um acerto perfeito de dirigibilidade.  


O volante é também ajustável em profundidade e altura. E há um descanso de braço acoplado ao banco do motorista. (Senti falta de um encosto para o braço no banco do carona.)

Motor valente



MINI Cooper S Paceman esconde sob o capô um motor 1.6 (1.598 cc) de quatro cilindros turbo com twin-scroll, que desenvolve 184 hp de potência e 240 Nm de torque, o MINI Paceman vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 226 km/h (224 km/h com transmissão automática).



O carro disponibiliza o câmbio manual - como no usado no teste -, ou automático, com Steptronic de seis marchas. 

Esse conjunto garante consumos de 10,6 km/l, na cidade, 16,2 km/l, na estrada, e 13,5 km/l, nos trechos combinados. 



Estes valores são os oficiais da MINI e são baseados no ciclo de testes da União Europeia.



FICHA TÉCNICA

Mini Paceman S 1.6 16V Turbo
Ano2014
Procedência:ImportadoGarantia2 anos
Configuração:Utilitário esportivoPorteCompacto
Lugares:4Portas3
Manutenção1Conforto3
Coeficiente CNW604,33Ranking CNW78
Motor
InstalaçãoDianteiroAspiraçãoTurbocompressor
DisposiçãoTransversalAlimentaçãoInjeção direta
Cilindros4 em linhaComando de válvulasDuplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4Diâmetro dos cilindros77 mm
Taxa de compressão10,5:1Curso dos pistões85,8 mm
Cilindrada1598 cm³Potência184 cv a 5500 rpm
CombustívelGasolinaTorque24,5 kgfm a 1600 rpm
Peso/potência7,23 kg/cvTorque específico15,33 kgfm/litro
Peso/torque54,29 kg/kgfmPotência específica115,14 cv/litro
Transmissão
TraçãoDianteiraCâmbioManual de seis marchas
Suspensão
DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraIndependente, multilink
Freios
DianteirosDisco ventiladoTraseirosDisco sólido
Direção
AssistênciaElétricaPneus dianteiros225/45 R18
Diâmetro de giro11,6 mPneus traseiros225/45 R18
Dimensões
Comprimento4115 mmLargura1786 mm
Entre-eixos2595 mmAltura1522 mm
Bitola dianteira1525 mmBitola traseira1551 mm
Porta-malas 330/ 1.080 litrosTanque de combustível47 litros
Peso1330 kgCarga útil470 kg
Altura livre do solo124 mm
Aerodinâmica
Área frontal (A)Não informadaCoef. aerodinâmico (Cx)0,36
Desempenho
Velocidade máxima205 km/hAceleração 0-100 km/h6,9 s
Consumo
Urbano:10,6 km/lEstrada:16,2 km/l

 Segurança
Freios ABSAirbags frontais
Airbags lateraisAirbags cortinas
Alarme antifurto perimétricoCintos de segurança com pré-tensionadores
Cintos de três pontos para todos os ocupantesEncosto de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidadeControle de tração
Faróis com lâmpadas de xenônio ou LEDFaróis de neblina
Limpador e lavador do vidro traseiroTravamento central das portas
Alarme antifurto volumétricoDesembaçador do vidro traseiro
Sistema de fixação para cadeiras infantisImobilizador eletrônico do motor
Assistente de partida em rampaInterface Bluetooth
Sensores de estacionamento traseiroFaróis com regulagem de altura
 Conforto
Ar-condicionadoAr-condicionado automático
Zonas de ar-condicionado: 1Ar quente
Direção assistidaBanco do motorista com ajuste de altura
Câmbio automáticoAjuste do volante em altura
Ajuste do volante em profundidadeAjuste elétrico dos retrovisores
Controlador de velocidadeBancos revestidos em couro
Computador de bordoConta-giros
Controle elétrico dos vidros dianteirosVolante multifuncional
Faróis com acendimento automáticoLimpador de para-brisa automático
Navegador GPSRádio
Toca-CDsMP3
Retrovisor interno fotocrômicoRodas de liga leve
Teto solarTroca de marchas no volante
Banco traseiro bipartidoIndicador de temperatura externa
Comando interno do porta-malasConexão com iPod
Luz no porta-malasLuz no porta-luvas
Comando interno da tampa do tanqueTermômetro da água do motor
Tomada 12VBanco traseiro rebatível
Alças de segurança no tetoConexão USB
Espelho nos para-sóisApoio de braço para o motorista
Controle de iluminação do painel

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