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sábado, 22 de março de 2014

TESTADO PELO BLOG, O AGILE HATCH LTZ MOSTROU-SE UM COMPACTO MUITO AGRADÁVEL, FAZENDO JUS AO NOME NO TRÂNSITO DA CIDADE E MUITO CONFORTÁVEL. A DIRIGIBILIDADE FICA MELHOR GRAÇAS À ALTURA DO BANCO, OFERECENDO UMA VISÃO EXCELENTE. O DESEMPENHO DESTE CHEVROLET É COMPATÍVEL COM SEU MOTOR 1.4 DE 102 CV, QUE GARANTE BONS ARRANQUES E MOSTROU-SE MUITO ECONÔMICO MESMO ABASTECIDO COM ETANOL, É UM CARRO QUE RECOMENDO. CUSTA DE R$ 44.090,00 A R$ 48.640,00.

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Hoje, o Blog tem a satisfação de apresentar a opinião sobre o Agile LTZ, um carro que se esperava que sairia de linha, mas que a Chevrolet decidiu aprimorar, interna e externamente, dar-lhe linhas mais modernas e oferecê-lo, digamos, numa nova geração e acertou.


O Agile é um compacto hatch muito agradável de dirigir, faz jus a seu nome, mostrando agilidade no trânsito do Rio de Janeiro, um bom nível de conforto e tem um comportamento compatível com o que oferece, na estrada. Confesso que gostei do carro.


O banco alto do motorista agrada bastante, principalmente às mulheres, dá uma sensação de maior domínio na direção. O volante 
de base achatada tem uma excelente pegada.



Para evitar que o motorista tenha de desviar a atenção para ligar som, trocar as estações do rádio e atender o telefone, o volante tem do lado direito os comandos desses equipamentos.

Do lado esquerdo no volante estão os controles do chamado piloto automático da velocidade de cruzeiro (cruise control), muito úteis nas áreas controladas por radares.



O Agile LTZ tem computador de bordo, acendimento automático dos faróis, rádio com CD/MP3 player, leitor USB, Bluetooph, reconhecimento de voz e discagem automática do celular. 



O carro oferece pelo seu design uma visibilidade externa perfeita, tem uma boa altura para enfrentar os quebra-molas sem raspar o assoalho no chão.

O nível de ruídos externos é baixo no habitáculo. O reparo que faço é em relação ao som do motor que podia ser menor, pois torna-se perceptível quando a aceleração é mais alta.


O carro ficaria perfeito com a colocação de manta isolante na chapa que separa o motor do habitáculo e no capô. Resolveria o problema e tornaria o Agile muito mais confortável e agradável.



Os bancos, tanto da frente quando o traseiro, são bastante confortáveis e o espaço para as pernas, na frente e atrás, é generoso.

A suspensão do Agile é particularmente macia, mas segura e absorve silenciosa e perfeitamente os efeitos dos desníveis do asfalto e os buracos comuns nas ruas da Cidade Maravilhosa.




O Agile, apesar de ser um compacto hatch, tem um porta-malas de 327 litros que aumenta sua capacidade para cerca de 600 litros com o banco rebatido.
Transmissão macia
A versão testada foi o Agile LTZ, com câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de uma transmissão F1X com um novo conjunto de sincronizadores triplo e duplo cones, que assegura trocas macias e mais esportivas

A marcha a ré agora é sincronizada e para o seu engate é necessário apertar o botão existente na manopla, o que impede que o motorista a troque pela primeira.

A agradável condução do Agile hatch deixou clara a certeza de que este carro equipado com o câmbio automatizado Easytronic de segunda geração, torna a direção na cidade muito mais agradável.


Neste caso, a transmissão conta com o seletor de marchas “Paddle Shifts”, atrás do volante possibilitando as trocas de forma mais esportiva. 



Baixa rotação com torque elevado
A GM explicou que o Agile mantém o consagrado motor Econo
Flex 1.4L, que desenvolve 102 cavalos a 6000 rpm e 13,5 kgfm de torque a 3200 rpm quando abastecido com Etanol. Oferece 90% do torque máximo disponível de 2.300 a 6200 rpm, ou seja, elevado torque em praticamente toda a faixa de rotação do motor.

Pude constatar que o Agile é um carro econômico. Abastecido com etanol, o carro rodou 389 km durante o teste, consumindo 3/4 do tanque de 54 litros, o que deu uma média em torno de cerca de 10 km por litro. 


Dados da GM apresentam níveis de consumo satisfatórios, que condizem com os resultados do teste do Blog: com álcool o consumo indicado na cidade é de 8,4 km/h, na estrada 9,5 km/l e um misto estrada/cidade, 11,2 km/l. 

Já com gasolina a montadora aponta 12,1 km/l, na cidade, 13,7 km/l, na estrada e média de 13,7 em trechos mistos.

Agradável à vista


O Agile ganhou uma nova frente que se destaca pelos novos faróis, como a grade e o para-choques redesenhados. 


Como na frente, a traseira recebeu novos para-choques e lanternas.

Além disso o compacto conta com novos mostradores, novos grafismos e molduras no painel. 
Os detalhes de algumas em acabamento cromado deram um bom aspecto ao carro. 



Complementando as mudanças de acabamento interno os bancos e painéis de porta receberam a aplicação de novos tecidos.

Tenho de elogiar também o tipo de saídas do ar condicionado totalmente giratórias que permitem motorista e carona não receber desagradavelmente o vento na cara

A GM revela que o Chevrolet Agile LTZ 2014 está disponível em 10 cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Bege Desert, Vermelho Pepper, Verde Lotus, Cinza Rusk, Azul Infinity, Vermelho Chili. Além destas, estreia a novíssima cor Azul Aquamarine.


Preços 
O Agile LTZ é oferecido em quatro versões:

Câmbio Manual, por R$ 44.090,00;

Com câmbio automatizado e palhetas para trocas de marchas esportivo, o valor passa para: R$ 46.590,00;

Effect com câmbio manual: R$ 46.840,00

Effect com câmbio automatizado com palhetas para trocas mais rápidas, atrás do volante: R$ 48.640,00. 





Especificações Técnicas

Chevrolet Agile LTZ 1.4 econoflex 
Modelo: Agile 1.4 Econo.Flex
Carroceria/motorização: Hatchback 5 passageiros, quatro portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Rosario, Argentina

Motor 
Modelo: N14YF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm 3): 1.389
Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 102 cv a 6.000 rpm Gasolina: 97 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 13,5 kgfm (132 Nm) a 3.200 rpm Gasolina: 13,2 kgfm (129 Nm) a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado 

Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Bateria: 12V, 42 Ah
Alternador: 60 A (90 A com ar-condicionado)


Consumo NBR 7024 (km/l) 
                Cidade   Estrada   Média 
Gasolina:    12,1        16,2        13,7 
Álcool:          8,4        11,2          9,5

Transmissão
Modelo: F15-5 CR manual de cinco velocidades 
sincronizadas à frente  

Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 3,94:1

Chassis/suspensão 
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora.

Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 16:1
Direção número de voltas
(batente a batente)
: 2,77
Diâmetro de giro (m): 10,65

Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 20; traseiro 200 x 20

Rodas/Pneus


Roda tamanho e tipo: 15 x 6 (Opcional: Liga leve)
Pneus: 185/60R15

Dimensões
Distância entre eixos (mm): 2.543
Comprimento total (mm): 3.996
Largura carroceria (mm): 1.683
Largura total (mm): 1.939
Altura (mm): 1.474
Bitola (mm): 1.435 

Altura mínima do solo (mm): 160
Peso em ordem de marcha (kg): 1.032 (1.075 com ar-condicionado)
Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 60/40 (61/39 com ar-condicionado)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx): 0,371.

Capacidades
Porta-malas (litros): 327 
Carga útil (kg): 425 

Tanque de combustível (litros): 54 

Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,5
Sistema de partida a frio (litros): 0,5

Desempenho 
Velocidade máxima (km/h): Álcool: 166 Gasolina: 165 

Aceleração 0 a 100 km/h: Álcool: 12s5 Gasolina: 13s

Equipamentos de série LTZ:
§ Rodas aro 15 polegadas de alumínio
§ Direção hidráulica
§ Banco do motorista com ajuste de altura
§ Sistema de ventilação com ar quente




§ Limpador/desembaçador do vidro traseiro
§ Computador de bordo
§ Piloto automático




§ Faróis de neblina
§ CD/MP3 com Bluetooth ®, USB e Auxiliar In/Input
§ Travas elétricas nas portas
§ Vidros elétricos dianteiros e traseiros
§ Alarme
§ Coluna de direção com ajuste de altura




§ Banco traseiro 40/60 com encosto rebatível e Banco dianteiro com encosto reclinável
§ Banco dianteiro do passageiro com encosto    reclinável





§ Espelhos retrovisores com acionamento          elétrico.
§ Ar-condicionado
§ Airbag duplo
§ Freios ABS




§ Lanterna de neblina
§ Vidros traseiros com acionamento elétrico e 




abertura de um pouco dos vidros dianteiros para evitar a pressão durante o fechamento das portas.





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