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domingo, 20 de abril de 2014

O BLOG TEM O PRAZER DE OFERECER A SEUS LEITORES A SUA OPINIÃO SOBRE A CHEVROLET S10. A NOVA GERAÇÃO, NASCIDA EM 2012, DE QUE JÁ FORAM VENDIDAS 150 MIL, MELHOROU MUITO EM TODOS OS ASPETOS. A PICAPE É CONFORTÁVEL E ESPAÇOSA, TEM FORÇA, É VALENTE, VELOZ, SEGURA E ECONÔMICA.

Chevrolet S10, bruta sem perder a delicadeza


Avaliar a qualidade, o desempenho e as características de um carro e oferecer essas informações aos leitores é uma das grandes satisfações do Blog. 

Ao longo destes pouco mais de dois anos de dedicação ao setor automotivo é muito grato registrar que elas foram úteis e algumas vezes influenciaram na escolha de veículos.


O carro testado desta vez foi a picape Chevrolet S10, LTZ, Diesel, 2014, cabine dupla, 4x2 e 4x4m com motor 2.8 l, de 200 cv, sem dúvida alguma, um veículo de trabalho interessante para quem precisa carregar mercadorias, pois suporta peso até 1,5 tonelada, e/ou para quem deseje um carro misto para circular na cidade, com espaço para cinco pessoas. A S10 é uma picape confortável e de bom desempenho também no uso urbano.


A avaliação da picape coincidiu com a divulgação pela GM de uma notícia que me chamou a atenção, a venda, em apenas 27 meses, de 150 mil S10, um número muito significativo que revela sua preferência pelo consumidor brasileiro


Esse resultado mantem a GM na liderança absoluta do segmento de picapes médias no País. No ano passado, a Chevrolet vendeu 54.255 novas S10, conquistando 30% do segmento das picapes médias no Brasil, um dado que revela o reconhecimento do público pelo produto.


É público e notório o conforto dos carros da GM, que continua sendo um dos pontos fortes da montadora, fato que se revela na S10. Mesmo sendo um veículo misto, com um baita feixe de molas na suspensão para suportar a carga na caçamba e aguentar a buraqueira a caminho das fazendas... e das ruas da cidade.


Por ser um carro alto, oferece uma visão privilegiada ao piloto, uma preferência, principalmente, das motoristas. Nas ruas, enfrenta os quebra-molas sem tocar a lombada.

Adorei, durante a semana do teste, sempre que saía da garagem do prédio poder ver o tráfego da rua por cima do teto dos carros estacionados junto ao portão, não precisando avançar com a frente do carro na pista para sair. 


Sem falar nos belos retrovisores interno e externo que proporcionam uma visão perfeita.


A viagem de fim de semana que fiz com a S10, do Rio de Janeiro a Angra dos Reis, provou que a picape é um excelente carro de estrada. 


Equipada com controle de tração (TCS), estabilidade (ESP), é um carro super seguro, e à noite oferece uma dirigibilidade perfeita e igualmente segura graças ao potente par de faróis halógenos.


Espaço e conforto no habitáculo é o que não falta na S 10, LTZ, na frente...


... e no banco traseiro, ambos têm uma excelente ergonomia que se estende ao manejo dos comandos. 

O banco do motorista tem regulagem de altura e ajuste elétrico em seis posições e o controle do som, Bluetooth, e de velocidade cruzeiro são no volante.


Força e tração há de sobra nesta nova S10 LTZ com motor a Diesel, de transmissão 4x2 e 4x4
- acionado num botão seletor eletrônico dispensando a antiga alavanca.

O carro sai de série com o sistema de estabilidade, tanto mecânico (deslizamento limitado no diferencial – Limited Slip – que distribui a potência ideal às rodas nos terrenos de pouca aderência), quanto eletrônico (ESC).

Esta versão oferece a opção de transmissão automática, também de seis velocidades, com Active Select, que tomo a liberdade de sugerir.


A Chevrolet S10 Cabine Dupla Turbo Diesel 2.8 L, LTZ, com 200 cv e 51,0 kgfm de torque, o maior da categoria.



No volante estão os controles de Bluetooth, piloto automático e do som. 


O sistema MyLink de rádio permite que você ouça as músicas de seu telefone até assista imagens. O Chevrolet MyLink, é um sistema de entretenimento com GPS integrado e leitor de DVD.

A LTZ sai de série com ar-condicionado, que gela de verdade, regulado por controle eletrônico, com display digital, com retrovisores elétricos com luzes de direção integradas e rodas de 17’’, de alumínio,


A S10 vem equipada com o sistema Ecodrive em todas suas versões com motor a diesel que ajuda o motorista a controlar seu gasto com combustível gerando dois gráficos de consumo no painel de instrumentos: um para mostrar o consumo dos últimos 50 Km e outro que compara o consumo atual com os padrões estabelecidos pela Chevrolet para mostrar a porcentagem de economia total do carro. Isso permite controlar o consumo e buscar o melhor desempenho.


O teste realizado mostrou um carro seguro com excelente estabilidade graças ao controle de tração (TCS), que evita que as rodas girem em falso e os freios ABS (obrigatórios hoje em todos os veículos vendidos não Brasil) nas quatro rodas, e do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).


Os passageiros estão protegidos na cabine pelos air bags frontais (outro item também obrigatório em todos os carros comercializados no País).


O brake light traseiro instalado no alto da carroceria e as lanternas com luzes de neblina – presentes também na dianteira – são outros itens de segurança.

Ficha técnica

Motor: A diesel, dianteiro, longitudinal, 2.776 cm³, turbo, com intercooler, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Injeção direta eletrônica.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma atrás. Possui controle de tração. Tração integral com seletor eletrônico rotatório.
Potência máxima: 200 cv a 3.600 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 10,3 segundos.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Torque máximo: 51 kgfm à 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão: 16,5:1
Suspensão: Dianteira independente, com braços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e pressurizados e barra estabilizadora. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Controle de estabilidade.
Ângulo de ataque: 30,7º.
Ângulo de saída: 16,1º.
Pneus: 255/65 R17.
Freios: Dianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD de série.
Carroceria: Picape montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 5,34 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,82 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Altura mínima do solo: 22 cm.
Peso: 2.061 kg.
Capacidade da caçamba: 1.061 litros
Tanque de combustível: 76 litros.

Itens de série: Airbag duplo, ABS com EBD, faróis de neblina, controles de estabilidade e tração, seletor eletrônico de tração, sistema de deslizamento limitado do diferencial, trio elétrico, interior revestido em couro, bancos do motorista elétrico, lanternas traseiras de led, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático, direção hidráulica, computador de bordo, cruise control e sistema My Link com CD, DVD e GPS integrado.

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