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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ATÉ 31 DE AGOSTO, ACONTECE EM POÇOS DE CALDAS O BLUE CLOUD, O MAIOR ENCONTRO DE CARROS DKW FABRICADOS NO BRASIL E O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO. O EVENTO CONTA TAMBÉM COM DKAWISTAS DO URUGUAI E ARGENTINA, TEM O APOIO DA AUDI E REÚNE 150 DOS VARIADOS MODELOS DA MARCA ALEMÃ QUE FEZ SUCESSO NO PAÍS ENTRE 1956 E 1967, QUANDO A DKW FOI COMPRADA PELA VOLKSWAGEN.


São Paulo, 28 de agosto de 2014 - A Audi está patrocinando a edição deste ano do Blue Cloud, encontro anual que, desde 2003, reúne aficionados brasileiros da marca DKW, que esteve presente no mercado brasileiro entre 1956 e 1967. 

O evento acontece até 31 de agosto, no Palace Hotel, em Poços de Caldas, MG, com a presença de cerca de 150 carros, de vários modelos, além de ex-pilotos, dirigentes e funcionários da Vemag, fabricante da marca no Brasil.

DKW Junior, Baujahr 1960, Kommern

A DKW é considerada uma marca irmã da Audi, constituindo a Auto Union junto com a Horch e a Wanderer, um grupo alemão de fabricantes de automóveis criado em 1932 que tinha como símbolo as quatro argolas que hoje identificam os carros da Audi, única remanescente da sociedade.

Tecnologia diferenciada
Caracterizada pelo uso pioneiro da tração dianteira e pelo motor de dois tempos, a DKW foi a primeira marca de automóveis produzida no Brasil, onde chegou por iniciativa do grupo Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas – em 1956. 


O primeiro DKW brasileiro foi a Universal, uma perua de duas portas, fabricado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.


A Vemag produziu no País os DKWs Belcar (sedã), a perua Vemaguet, o jipe Candango e o cupê Fissore, este uma elegante versão de luxo que só foi fabricada no Brasil. 


A mecânica DKW foi utilizada na época também no GT Malzoni, esportivo que fez sucesso nas provas automobilísticas da década de 1960 e a versão que o sucedeu, o Puma DKW.


A tecnologia diferenciada da marca era defendida entusiasticamente por seus proprietários na época, quando predominavam os carros com tração traseira e motores quatro tempos. 


O nome Blue Cloud (nuvem azul) tem origem na característica cor da fumaça do escapamento dos DKWs, cujo motor de dois tempos era lubrificado por óleo queimado junto com a gasolina.


DKW tinha o câmbio atrás do volante

Brasil teve modelos exclusivos
A fabricação do DKW no Brasil parou em 1967, após a compra da Auto Union pelo Grupo Volkswagen, aquisição que resultou nos primeiros carros da marca VW com tração dianteira. 


O primeiro modelo moderno da Audi, da década de 1960, derivou do DKW F 102 (foto), último carro desenvolvido pela Auto Union antes da aquisição. 


O museu da Audi, na Alemanha, conta com três exemplares do DKW, fabricados exclusivamente no Brasil, um Fissore (foto), um Malzoni e o Belcar 1967, com design desenvolvido no País.


O Blue Cloud é a segunda maior reunião de fãs da DKW no mundo, perdendo apenas para evento similar, realizado na Alemanha, que também conta com o apoio da Audi. 

Além da exposição dos carros, o Blue Cloud inclui palestras e feira de peças. O evento deste ano deverá contar também com a presença de aficionados vindos do Uruguai e da Argentina, onde a marca também desfrutou de grande popularidade nas décadas de 1950 e 60.


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