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quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CHEVROLET PRISMA, UM CARRO PARA O QUE DER E VIER.


Texto e fotos de Arnaldo Moreira 

Ao entrar na garagem do meu prédio com o Prisma LTZ que acabara de receber da GM para teste, uma vizinha, mal abri a porta do carro, diz-me: "Estou adorando o meu Prisma, ó carrinho legal, sempre disposto, e olha que na rua não me deixa passar vergonha".



No dia seguinte, ao sair para avaliar esse simpático Chevrolet lembrei-me das palavras da senhora apaixonada pelo seu Prisma e nas pistas do Aterro do Flamengo deu para perceber que ela não estava longe da verdade.



Ao pisar no acelerador, o motor 1.4 da versão LTZ com transmissão automática de seis velocidades, não se fez de rogado e mostrou sua disposição, chegando rapidamente aos 90 km/h permitidos nas pistas que margeiam o belo Parque do Flamengo com seus jardins assinados pelo paisagista Burle Marx.



Mas, o sedan já tinha-me apresentado outros dons, conforto e dirigibilidade. 


Quem olha o carro externamente não imagina o espaço interno que ele oferece. 



O banco traseiro é, além de confortável, amplo. Falta, porém, o encosto de cabeça para o passageiro do meio. 



Mas, o que nos deixa boquiaberto é o tamanho gigante do porta-malas, de 500 litros.


A posição ao volante oferece uma direção agradável garantida pelo banco regulável que acomoda as costas perfeitamente.


Nas ruas cariocas um tanto esburacadas, a suspensão mostrou-se eficiente, absorvendo bem as irregularidades do piso. 


As arrancadas na saída dos sinais do trânsito carioca são muito satisfatórias e o tamanho do compacto ajudam muito no tráfego pesado da Cidade Maravilhosa, marcada por obras em diversas áreas para atender à mobilidade na cidade durante os Jogos Olímpicos, 2016.



Na estrada, o Prisma se comportara muito bem, completando curvas com segurança e vigor, evidenciando-se nas retomadas, muito boas para um propulsor gerando 98 cv abastecido com gasolina (106 cv com etanol).



O carro vem equipado, em todas as versões, com direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, banco traseiro bipartido, ajuste de altura para volante e banco do motorista, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.





No painel, o sistema multimídia MyLink, touch, com tela de 7", permite atender e fazer ligações em viva-voz, contatar o assistente pessoal Siri do IPhone e acessar diversas funções do rádio. 

Ainda é possível alternar as diversas mídias disponíveis (USB, auxiliar e Bluetooth) sem tirar as mãos do volante.



No volante, de pegada firme, há teclas do controle de áudio posicionadas na extremidade do raio direito do volante, bem ao alcance dos dedos.


No raio esquerdo continuam os comandos do controle de velocidade (Cruise Control), mais um equipamento comum apenas em carros de segmentos superiores.



A GM já anunciou que na linha 2015 mantém os motores Flex Fuel SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), com injeção sequencial e ignição independente por cilindro - cada qual alimentado por uma bobina individual do mesmo naipe da usada no Camaro, o que diminui o esforço do motor e a reduz a perda da energia por ele gerada.



Minha vizinha tinha absoluta razão, o Prisma é um belo carro, que custa a partir de R$ 43.250,00.




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