Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PSA PEUGEOT CITROËN ABRE, NO POLO INDUSTRIAL BRASIL, E, PORTO REAL, A 8ª TURMA DA ESCOLA FORMARE, DESTINADA A CAPACITAR PROFISSIONALMENTE JOVENS DE 17 ANOS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA


Educação, cultura e bem-estar social. Esses são os três pilares que sustentam a Escola FORMARE PSA Peugeot Citroën, instalada no Polo Industrial Brasil da empresa, em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. 

E hoje, dia 14 de julho, teve início a oitava turma deste projeto educacional tão importante para o Grupo PSA que, desde o seu início, em 2008, já formou sete turmas de alunos.

O principal objetivo deste projeto é desenvolver e capacitar profissionalmente jovens de 17 anos de famílias de baixa renda da região onde está instalada a fábrica da PSA, além de contribuir para reforçar os seus valores morais e sociais. 

A Escola é fruto de uma parceria entre a PSA Peugeot Citroën, a Fundação Iochpe e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.


No período de atividades da Escola dentro da fábrica da PSA, os resultados têm sido extremamente positivos. 

Um dos destaques dessa iniciativa social é Marcilei Otávio Benedito Augusto, de 24 anos, ex-aluno da primeira turma da Escola FORMARE, em 2008. 

Natural de Resende e caçula de quatro filhos, foi o primeiro de sua família a se formar no Ensino Superior.

Na FORMARE, aproveitou bem a oportunidade das aulas teóricas com os educadores voluntários e das aulas práticas nos setores de produção da fábrica (Montagem, Pintura, Chaparia e Motores).
Reconhecido em sua turma, Marcilei foi contratado pelo Grupo PSA ao final da sua experiência como aluno e, desde 2009, destaca-se também como funcionário da empresa. 

Atualmente, é o responsável pelos processos de solda de toda a Chaparia e tem viajado frequentemente à fábrica do Grupo PSA em Palomar, na Argentina, com o objetivo de desenvolver um intercâmbio entre as unidades na evolução contínua do processo de soldagem. 

“Posso dizer que a PSA foi muito importante na minha vida. Iniciei aqui em 2008 e não tinha experiência nenhuma, ainda cursava a escola formal. Tudo o que aprendi hoje na minha vida profissional é fruto do que a PSA me proporcionou, desde a época do FORMARE, que me direcionou para o que queria fazer. Só tenho a agradecer à empresa por tudo o que consegui”, afirma Marcilei. 

A turma de 2015 deu início ao curso profissionalizante de Assistente de Operações Automotivas Industriais e, pelo período de nove meses, seus alunos terão a oportunidade de usufruir de um ensino de qualidade, ministrado por educadores voluntários da própria fábrica da PSA. 

Além da qualificação profissional feita na Escola, a vivência no cotidiano da empresa também contribui para a formação dos jovens em sua preparação para o mercado de trabalho.

“Sempre acreditei que o aprendizado é a base para o desenvolvimento de qualquer pessoa, seja do ponto de vista profissional, seja para criar a consciência de um cidadão responsável. 

No FORMARE, formamos os jovens com esse propósito pois, além de capacitá-los profissionalmente, nos preocupamos com o tipo de pessoa que eles serão ao longo de suas vidas”, destaca Eduardo Chaves, diretor do Polo Industrial Brasil do Grupo PSA.
Os funcionários da fábrica da PSA têm papel fundamental para a formação destes jovens pois a empresa abriu espaço para que atuem, durante seu horário de trabalho, como educadores voluntários dos alunos. 

No total, mais de 70 funcionários exercem esta tarefa, desenvolvendo suas competências e participando diretamente desta importante ação de responsabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.