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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RAM 2500 LARAMIE SURGE EM 2016 INCOMPARÁVEL SOB QUALQUER PONTO DE VISTA. A AMPLA CAÇAMBA DA PICAPE GANHOU DOIS COMPARTIMENTOS DE 132 L. NA CABINE E O PREÇO (SUGERIDO) É DE R$ 249.900,00. O MOTOR DA PODEROSA É O TURBO-DIESEL 6.7 DE 330 CV - MAIS 20 CV DO QUE A VERSÃO ANTERIOR -, A CAPACIDADE DE CARGA SUBIU PARA QUASE 8 MIL KG, AS RODAS AGORA SÃO DE 18".


A Ram 2500 Laramie, que Sérgio Ferreira, diretor-geral da Chrysler Brasil, considera um ícone entre as picapes, "o verdadeiro carro de luxo do homem do campo e objeto de desejo de qualquer picapeiro que se preze", chega do México para as 48 concessionárias da marca, no País, pelo preço (sugerido) de R$ 249.900 (sem frete).


A lista de concessionárias pode ser vista no novo site da marca:  www.picapesram.com.br.




Em versão única, sem opcionais, mas com uma extensa gama de acessórios exclusivos Mopar, a nova Ram 2500 é equipada com o motor turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado que o deixou ainda mais poderoso. 


A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, nada menos que 23,8% de aumento. 



Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 kg para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar. Números muito além dos de qualquer outra picape à venda no Brasil.

Toda essa força é transmitida ao solo através de um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. 



A RAM possui ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. 

A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel. 



O poderio do propulsor também ajuda muito na hora de parar, graças ao sistema de freio motor Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando a Ram 2500 está com muita carga ou rebocando, para preservar os freios a disco ventilado nas quatro rodas.



Vendida no País desde 2005, na versão SLT, da linha Dodge, em 2012, a RAM evoluiu para a geração Laramie, versão que volta com força, tecnologia e sofisticação sob a bandeira da FCA Fiat Chrysler.



Imponência com estilo


O visual encorpado da Ram 2500 Laramie recebeu toques extras de elegância, com itens como as rodas de alumínio polido, agora de 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. 



Com sensor crepuscular, os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. 




A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. 



A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.

O interior, sempre com revestimento de couro, amplia o refinamento externo com a nova opção Castanho Canyon, que se soma ao Preto e ressalta o excelente acabamento, algo incomum em picapes. 



Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um enorme porta-objetos dividido em dois compartimentos.

Tecnologia e comodidade a bordo




Para o motorista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o já completo quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de sete polegadas, com dezenas de configurações. 

Ela pode mostrar desde dados prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.

Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do completo e intuitivo sistema multimídia Uconnect, que também faz sua estreia na Ram 2500, no Brasil. 

Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o motorista). 



O assento traseiro tem aquecimento. O conjunto de áudio é da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.

Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless Enter & Go, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o motor pelo botão no painel. 




Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. 

Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. 



Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.

Praticidade a toda prova
Exclusividade no segmento, a Ram Box está pela primeira vez equipando a Ram 2500 no Brasil. São dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. 




Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem.

A mesma possibilidade de uso também é oferecida pelas gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. 




Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine. 



E para transportar cargas que ultrapassem o espaço da caçamba, a picape já vem equipada com um extensor de caçamba muito fácil de ser utilizado. A peça também serve como divisor interno.


A praticidade da picape também está presente em detalhes como a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de ventilação e ar-condicionado. 




Ou ainda na janela traseira deslizante, com acionamento elétrico.

Dirigibilidade e segurança

Apesar do porte avantajado, a Ram 2500 tem ótima dirigibilidade em qualquer situação. 

A direção é hidráulica, de pinhão e cremalheira, com respostas mais do que adequadas à proposta da picape. 



Para a linha 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).

Entre os recursos de segurança passiva se destacam o conjunto de seis air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortina), que totalizam oito pontos de proteção. 


Em relação à segurança ativa, os freios antitravamento (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) estão na linha de frente.

Mopar e Ram lado a lado
A Mopar sempre teve uma abrangente lista de acessórios originais para a Ram 2500 e desta vez deu um passo adiante. 


Além de itens tradicionais para o modelo (capota marítima de tecido, engate, estribos moldados, para-barros, soleiras e tapete de caçamba), estão disponíveis novidades interessantes: barras transversais de caçamba, capota marítima rígida com chave, organizador de carga para a Ram Box, protetor de caçamba antiderrapante, tapetes de borracha. Para completar, a garantia da Ram 2500 Laramie 2016 é de três anos.



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