Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AUDI ENTRA NAS COMPETIÇÕES DE 2016, A MAIS IMPORTANTE DELAS AS 24 HORAS DE LE MANS, COM O CARRO MAIS POTENTE FABRICADO PELA MARCA ATÉ HOJE, UM R18 LITERALMENTE REVISTO DE MODERNIZADO, COM O MOTOR DIESEL V6 DE 4 L, HÍBRIDO. NA DTM ENTRA COM PILOTOS CONSAGRADOS, ASSIM COMO NA GT E TT SPORT CUP, COM O NOVO R8 LMS.


Apresentado durante a cerimônia Audi Sport Finale, realizada no Audi Training Center Munich, o Audi R18 será o trunfo da montadora alemã para as competições deste ano de 2016, a principal, as 24 Horas de Le Mans.

O R18 2916 é o carro mais potente já fabricado pela Audi. Tem um motor Diesel V6 de 4 litros, literalmente revisto. O sistema de recuperação de energia subiu de 4MJ para a categoria 6MJ.


Com sistema híbrido modificado com baterias de iões de lítio para armazenamento de energia, além de uma eficiência otimizada para o motor TDI, o R18 apresenta uma inovadora aerodinâmica, que representa a próxima fase em design de construção leve

Considerado seguro e confiável para enfrentar as corridas ao longo ano ano, o novo Audi R18 participa nas 24 Horas de Le Mans e das restantes provas do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) na categoria LMP1 


"Com o nosso novo Audi R18, estamos a transmitir uma clara indicação: a Audi continua extremamente empenhada na competição automóvel, contando para tal com o desempenho do motor TDI, a mais eficiente e bem sucedida tecnologia do mundo, nomeadamente em Le Mans", destaca o diretor da Audi Motorsport, dr. Wolfgang Ullrich.


No Campeonato Mundial de 2016 do WEC, com a jornada de abertura agendada para Silverstone em 17 de abril, a Audi Sport Team Joest irá estar já presente com dois novos Audi R18. 

Numa decisão conjunta com a Porsche – a marca “irmã” do Grupo também presente no WEC – e para uma contenção de custos e maior eficiência, ambas concordaram em participar na prova-rainha (24 Horas de Le Mans), com apenas dois carros de cada uma das marcas, em vez de três carros como aconteceu nas anteriores edições.

Mesmos pilotos no DTM

A Audi optou pela continuidade no DTM, na temporada de 2016, com os oito pilotos do ano passado, enquanto, nos GT, o novo Audi R8 LMS concluiu a sua época de estreia com inúmeros êxitos. 

Por sua vez, para o Audi Sport TT Cup serão 125 os candidatos ao volante de um dos 20 carros disponíveis.


No DTM, a Audi aposta na continuidade. Os oito pilotos presentes em 2015, que conquistaram 10 vitórias nas 18 corridas realizadas, permanecerão ao volante do Audi RS 5 DTM. 

A única alteração: Adrien Tambay e Nico Müller trocaram de equipas, esperando a Audi Sport que esta mudança dê maior confiança aos dois pilotos mais jovens da marca. 

Os oito Audi RS 5 DTM continuarão a ser inscritos pelas três equipas Audi Sport Teams que desde há muitos anos colaboram diretamente com a marca: Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg.

GT e Audi TT Sport Cup


Nos campeonatos da categoria GT, o desenvolvimento do novo Audi R8 LMS já foi concluída, começando agora a entrega às equipas-clientes. 

Devido à elevada procura por parte dos clientes, a Audi Sport está a explorar a possibilidade de expandir a produção prevista para a temporada de 2016. De início, estava planejada a construção de 45 unidades.


As equipas-clientes da Audi estar
ão  presentes com o novo Audi R8 LMS em quatro continentes na temporada de 2016. 

No Audi R8 LMS Cup asiático, o novo modelo fará a sua estreia em 2016. 

Destaques especiais no calendário de corridas com equipas-clientes da Audi Sport são as duas corridas de 24 Horas - Nürburgring e Spa - como ainda as 12 Horas de Bathurst, na Austrália, e a Taça do Mundo FIA GT, em Macau.


Na sequência da sua bem sucedida temporada inaugural a Audi Sport TT Cup será novamente realizada como parte do programa de apoio em algumas jornadas selecionadas do DTM. 

O número de participantes permanentes vai aumentar de 18 para 20 pilotos. 

A seleção final dos jovens será feita após um curso de avaliação em Vallelunga (Itália) nos dias 4 e 5 de dezembro. No total, a quattro GmbH recebeu 125 candidaturas oriundas de 35 países.


"Estamos orgulhosos de representar novamente a marca Audi em 2016 num plano de evidência e com um extenso compromisso em diferentes disciplinas da competição automóvel", salienta o dr. Wolfgang Ullrich. 


"O novo Audi R18 representa um passo importante e esperamos bons resultados em Le Mans e no WEC. No DTM, já tínhamos o carro mais forte em 2015. Mas queremos chegar ainda mais acima", salientou. 

Além disso, acrescentou o executivo, a elevada procura pelo novo Audi R8 LMS é igualmente gratificante, assim como os muitos jovens talentos que estão interessados na Audi Sport TT Cup.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.