Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

DIREÇÃO SEGURA DA FIAT FORMOU QUATRO MIL MOTORISTAS EM 2015



No ano passado, a Fiat formou cerca de quatro mil condutores mais seguros. Este número, recorde desde o surgimento do curso Direção Segura, em 2007, reforça o compromisso da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com a mobilidade mais segura e a promoção de um convívio mais amigável nas ruas, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Este resultado foi possível graças à parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini, maior empresa do Brasil no setor e referência no segmento de segurança veicular, reconhecida pela Cruz Vermelha, Associação Automobilística Brasileira (AAB), FIA Fondation e Seguradora Porto Seguro.

“A contribuição da FCA para uma sociedade moderna se faz também no transito. Formar condutores mais seguros é a melhor maneira de melhorarmos o cenário brasileiro”, avalia Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina.

O curso de Direção Segura é composto por aulas teóricas e práticas, usando os modelos Fiat Punto e Bravo, no autódromo Internacional de José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. 

Os alunos recebem orientação sobre os fatores que podem impactar a capacidade de direção, como medicamentos, álcool e cansaço. 

Ainda, entendem melhor os segredos sobre a distância de segurança, ultrapassagens, aderência de diferentes tipos de piso e sobre as reações do automóvel em condições adversas. 

As aulas teóricas são dinâmicas, baseadas em conceitos técnicos e aplicáveis ao dia a dia, com vídeos, demonstrações e discussão em sala de aula.


Na parte prática do curso, os alunos vão para a pista de Interlagos para treinar os conceitos recebidos e, em ambiente controlado e com instrutores treinados, colocam o carro em situações extremas, como frenagens de emergência e mudança de trajetória repentina. 


Nos cursos são utilizados ainda radares, semáforos e sensores exclusivamente desenvolvidos em parceria com alunos de Engenharia Mecatrônica da USP. 

As fichas de aula também são eletrônicas, com dados coletados via tablets, on line, reduzindo o uso de papel e otimizando o arquivamento de informações do convidado, além da geração automática de relatórios de desempenho.

O Direção Segura Fiat nasceu em 2007, baseado nos conceitos do Guida Sicura (Direção Segura) realizado pela Alfa Romeo, um dos cursos mais conceituados na Europa.

Em 2013, a Fiat firmou parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini, unificando os padrões de ensino e ampliando a capacidade de atendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.