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segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O GRUPO RENAULT NISSAN PREPARA 10 VEÍCULOS DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA COM PREVISÃO PARA ENTRAR NO MERCADO EM QUATRO ANOS, OU SEJA EM 2020. OS CARROS ESTARÃO EQUIPADOS COM ALTA TECNOLOGIA QUE DISPENSA O CONTROLE DE MOTORISTA E OFERECEM SEGURANÇA VEICULAR COM REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DE ACIDENTES GRAVES E/OU MORTAIS. AINDA ESTE ANO CHEGARÃO AO MERCADO OS PRIMEIROS VEÍCULOS COM DELEGAÇÃO PARCIAL DE CONDUÇÃO QUE MANTERÁ O CARRO NA FAIXA DE ROLAMENTO EM AUTOESTRADAS E CONGESTIONAMENTOS


Sunnyvale, Califórnia, Estados Unidos - A Aliança Renault-Nissan vai lançar mais de 10 veículos equipados com tecnologia de condução autônoma nos próximos quatro anos.

O grupo automobilístico mundial confirma o lançamento de uma gama de veículos equipados com capacidades autônomas nos Estados Unidos, Europa, Japão e China, até 2020. 


Esta tecnologia será embarcada nos carros voltados ao grande público, em larga escala e com preços acessíveis.


Além disso, a Aliança Renault-Nissan lançará uma série de novos aplicativos conectados, para facilitar o acesso dos condutores a suas atividades profissionais, de lazer e às redes sociais.

"Atingir os objetivos de ‘zero emissões e zero fatalidades’ é um grande compromisso da Aliança Renault-Nissan", declarou o CEO da Aliança, Carlos Ghosn, no centro de pesquisas da Renault-Nissan no Vale do Silício. 


"Este objetivo nos leva a desenvolver veículos destinados ao grande público, equipados com sistemas de condução autônoma e conectividade otimizada em três continentes", comentou o executivo.

Zero emissões - Zero fatalidades
A Aliança Renault-Nissan já é incontestavelmente o grupo líder em veículos zero emissão. 



A Aliança comercializou em torno de 300.000 carros 100% elétricos desde que o primeiríssimo Nissan LEAF foi vendido na região de São Francisco, em dezembro de 2010.

A eficácia e segurança dos veículos da Aliança Renault-Nissan aumentaram de forma radical. 


Em 20 anos, o número de acidentes graves ou mortais envolvendo modelos Nissan no Japão caiu 61%; na França, com modelos Renault, a queda foi de 80% em 15 anos.


A condução autônoma poderá limitar bastante o erro humano, que é a causa de aproximadamente 90% dos acidentes mortais.

Os primeiros veículos equipados com sistema de delegação parcial da condução “para manter o veículo na faixa de rolamento" chegarão ao mercado em 2016. 


Com esta funcionalidade, o carro controla automaticamente sua posição na faixa de rolamento, em autoestradas e congestionamentos. 

Os veículos Renault-Nissan equipados com o sistema de delegação parcial de condução que permitem “mudar de faixa” – que gerenciam automaticamente os perigos e permitem mudar de faixa em autoestradas – surgirão em 2018.


Já 2020 será o ano do lançamento do "modo de gestão autônoma das interseções", através do qual o carro poderá identificar as interseções em trafego urbano sem intervenção do condutor.

No decorrer deste ano, o grupo automobilístico também lançará um novo aplicativo para dispositivos móveis, permitindo interagir à distância com o veículo, seguido no ano que vem pelo primeiro "Sistema Multimídia da Aliança" que oferecerá novas funcionalidades multimídia e de navegação, otimizará a integração com smartphones e permitirá atualizar os dados dos mapas em tempo real. 


Em 2018, a plataforma da Aliança para a “Conectividade e Internet das Coisas” integrará o novo "Assistente Pessoal Virtual", destinado a clientes pessoa física e jurídica.

Todas as tecnologias da Aliança relativas ao veículo autônomo estarão disponíveis como opção para os condutores.


Convergir
Em 2014, a Aliança Renault-Nissan "convergiu" as divisões de engenharia das duas empresas. 


Engenheiros Renault e Nissan trabalham em equipe para limitar as duplicidades em termos de desenvolvimento de tecnologias de nova geração. 

As tecnologias criadas em comum pelos engenheiros Renault e Nissan são posteriormente disponibilizadas para cada empresa e suas respectivas marcas, que podem fazer uso delas conforme as necessidades de seus clientes.

Com isso, os engenheiros Renault e Nissan desenvolveram "caixas de ferramentas tecnológicas", incluindo hardware e software. 


As equipes de produto Renault, Nissan, Infiniti ou de outras marcas podem assim escolher quais aplicativos vão equipar cada modelo. 

A parceria entre Renault e Nissan em matéria de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta permite trabalhar mais eficazmente e realizar economias de custos, além de oferecer aos seus clientes veículos com maior valor agregado.

A Aliança Renault-Nissan conta com um orçamento de pesquisa e desenvolvimento da ordem de 5 bilhões de dólares americanos. 


Quarto grupo automobilístico mundial, a Aliança comercializa um carro a cada dez vendidos no mundo. 

Seus principais centros de pesquisa estão localizados em Atsugi, no Japão, Guyancourt, na França, Farmington Hills (Michigan), e Sunnyvale (Califórnia), nos EUA. 

A Aliança Renault-Nissan também tem centros de Engenharia na Índia, Brasil, Romênia, Turquia e China, entre outros.

A Aliança Renault-Nissan também anunciou a contratação de Ogi Redzic, para comandar os setores de conectividade e novos serviços de mobilidade, que assume a função de VP Sênior de Serviços de Mobilidade e Veículos Conectados da Aliança.

Ogi Redzic ingressou na Aliança após ter desempenhado diversas funções na Nokia, NAVTEQ, Motorola e cyberPIXIE, uma startup do setor de comunicações sem fio. 


Anteriormente, comandou a área automotiva da Nokia HERE, onde era Vice-Presidente Sênior. 

O executivo assume imediatamente as funções no grupo em Paris, comandando equipes na França e no Japão.

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