Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LETTERPRESS: PERFEITA HARMONIA ENTRE SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE, PAPEL, TINTA E ARTE


LETTEROFOBIA

Inglês – Português – letter
s. carta; letra; significado literal; literatura, boa literatura
v. marcar com letras, rotular
Etm. do grego: phóbos
Receio patológico persistente. Sentimento exagerado de medo ou aversão a água, escuro, aranhas, insetos etc.
PERFEIÇÃO E IMPERFEIÇÃO..
TÊNUE E INSTÁVEL A LINHA QUE FAZ ESTA FRONTEIRA. O QUE É O PERFEITO OU O IMPERFEITO? É SOMENTE UM CAMINHO. DAR-SE A CHANCE DE CRIAR O PERFEITO A PARTIR DE IMPERFEIÇÕES. LIBERAR-SE DAS CORRENTES DO CONTROLE PARA, NO DESCONTROLE, ENCONTRAR A RECEITA EXATA DA INTENÇÃO, DA SUGESTÃO, DA EMOÇÃO E DA RAZÃO. VIVER O CAMINHO E SUAS IMPREVISIBILIDADES, E NELES, ENXERGAR VIABILIDADES ESCONDIDAS, PARA DEPOIS ALCANÇAR A BELEZA DO RESULTADO.
ESSA É A LETTEROFOBIA, DEIXAR O LITERAL PARA SER AS ENTRELINHAS.
  

TEMPOGRAFIA

NOS DIAS DE HOJE NÃO TEMOS TEMPO PARA PERDER, PARA LER POESIA, PARA IMPRIMIR COM TIPOS MÓVEIS, ETC. . . .
É CURIOSO PENSAR TAMBÉM QUE, O PRÓPRIO CLICHÊ JÁ ERA, HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, UM MEIO DE “GANHAR TEMPO” AO IMPRIMIR TEXTOS NUMA PRENSA TIPOGRÁFICA.
CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA QUER “GANHAR ESSE TEMPO”, O QUE PARA A CONCEPÇÃO DE UMA OBRA ARTÍSTICA É ABSOLUTAMENTE INFRUTÍFERO, POR ISSO EU RESOLVI “PERDER TEMPO” IMPRIMINDO UMA PARTE DO MEU LIVRO NUM PRELO MARAVILHOSO, APRENDENDO COM SEU RITMO E SUA TEIMOSIA LENTA.
NO MOMENTO NÃO DEU, MAS EU GOSTARIA DE TER PRODUZIDO MEU LIVRO INTEIRO EM TIPOGRAFIA. POR VÁRIOS MOTIVOS: O PESO VISÍVEL DOS TIPOS NO PAPEL, O RELEVO QUE ELES DEIXAM NO SUPORTE, POR MAIS FINOS QUE SEJAM, SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA MIM E PARA O TRABALHO QUE FAÇO COM POESIA. UM DIA AINDA PRODUZO UM LIVRO COMO MALLARMÉ E OUTROS GRANDES MESTRES FAZIAM HÁ QUASE UM SÉCULO ATRÁS, COM SUAS PRENSAS E SEUS TOQUES VANGUARDISTAS, SEU SUOR IMPRESSO EM CADA PÁGINA, SUAS DIGITAIS “ESCONDIDAS” EM CADA UMA DAS FOLHAS . . .
O livro de poesia concreta (sem título) é uma produção independente do escritor, músico e ator Fabio Manzione. A obra, possui paginação não definitiva permitindo que os poemas possam ser reorganizados ou explorados como complementos uns dos outros. Todos os exemplares foram montados artesanalmente e impressos em serigrafia, offset, tipografia e carimbo manual.
  

SIMPLICIDADE E PUREZA

“MINHA VIDA ARTÍSTICA SE RESUME EM UMA – QUASE INSANA – BUSCA PELA SIMPLICIDADE E PUREZA DAS COISAS. DESAFIO DIFÍCIL NOS DIAS ATUAIS, EM QUE POUCO SE SABE DE ONDE AS COISAS VIERAM, COMO FORAM PRODUZIDAS E MUITO MENOS O ROSTO DE QUEM AS FAZ.
ATÉ A TAREFA DE TRAZER AO MUNDO MEU CARTÃO DE VISITAS PARECIA UM ESFORÇO IMENSO, AO TENTAR FUGIR DO ATO AUTOMÁTICO DE
“FECHAR O ARQUIVO, MANDAR PARA A GRÁFICA E IMPRIMIR EM COUCHÊ FOSCO”.
MEU OBJETIVO COM ISTO ERA TORNAR CONSCIENTE O ATO DE ENTREGAR A ALGUÉM UM OBJETO QUE, ALÉM DE REPRESENTAR MEU TRABALHO, TAMBÉM PUDESSE CARREGAR UMA BOA HISTÓRIA E, PRINCIPALMENTE, OS MEUS VALORES.
NADA DISSO TERIA SIDO POSSÍVEL SEM A PLATEN PRESS PRINT SHOP, QUE FOI CAPAZ DE TORNAR DOCE UMA TAREFA
QUE ANTES PARECIA EXTREMAMENTE AMARGA.”
Marcelo Oséas Photography
  

A MAIS BELA IMPERFEIÇÃO

EM UM PRIMEIRO OLHAR, NÃO DEMOS A DEVIDA IMPORTÂNCIA E COGITAMOS NEM CARREGAR ESSES BLOCOS DE MADEIRA COM UMA TIPOLOGIA “RÚSTICA”, AFINAL, ELA NÃO TINHA AS CURVAS E A EXATIDÃO DE UMA FONTE DENTRO DOS PADRÕES DA GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS. HOJE, SE TORNOU A MINHA FAVORITA, E É ÚNICA. UMA FAMÍLIA INTEIRA FEITA À MÃO, UMA A UMA, POR SEU ANTIGO PROPRIETÁRIO E INVENTOR. DEFINITIVAMENTE, COISAS BONITAS NÃO PEDEM POR ATENÇÃO. ESTOU PENSANDO EM BATIZÁ-LA E ACREDITO QUE “CORDELLIS” (DE CORDEL), CAIRIA BEM. O QUE ACHAM? ACEITO SUGESTÕES.
  
Isso vale para todas as artes. O tédio de viver e de querer estanca na porta de qualquer ateliê.
Jacques Maritain

TYPE EVERYWHERE

_dsf6449 _dsf6446 _dsf6442
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.