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quarta-feira, 14 de junho de 2017

Audi está desenvolvendo um novo modo de aproveitamento de energia, perfeita para o Brasil, onde é péssima a qualidade das vias o que resultaria no melhor aproveitamento do sistema. O carro ao passar por um buraco gera energia cinética, quer atualmente é absorvida pelos amortecedores e se perde na forma de calor. O processo da Audi, chamado eROT, em que os atuais amortecedores seriam substituídos por amortecedores rotativos e eletromecânicos, colocando essa energia em pleno uso



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®


Conheça a eROT: a suspensão revolucionária da Audi que transforma buracos em energia


Existem algumas tecnologias que são direcionadas para determinados mercados, como foi o caso do sistema bicombustível de utilizar gasolina e etanol no Brasil. Sua aplicação aproveitou a capacidade de utilizar o nosso combustível renovável.

Mas parece que a Audi está desenvolvendo mais uma que tem tudo para fazer sucesso em nossa região. 

O motivo é simples: a péssima qualidade de nossas vias resulta no melhor aproveitamento do sistema a ser explorado.

Já imaginou que seu carro ao passar por um buraco poderia aproveitar a energia cinética gerada pelos movimentos dos amortecedores? 

Sim! Cada buraco, cada colisão, cada curva é capaz de produzir energia cinética no automóvel. 

Atualmente essa energia absorvida pelos amortecedores hidráulicos é perdida na forma de calor.

O sistema chamado de eROT – electromechanical rotary damper - fortalece ainda mais a mobilidade futura que tem na recuperação da energia seu principal atrativo. 


Os amortecedores rotativos eletromecânicos substituem os amortecedores hidráulicos usados ​​hoje para um passeio ainda mais confortável.

"Com o novo sistema de amortecedor eletromecânico no sistema elétrico de 48 volts, colocamos essa energia para uso. 

Ele também apresenta a nós e a nossos clientes possibilidades inteiramente novas para ajustar a suspensão", disse Dr. Ing. Stefan Knirsch, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG.

O sistema eROT responde rapidamente e com inércia mínima. Como uma suspensão ativamente controlada, ele se adapta idealmente a irregularidades na superfície da estrada e ao estilo de condução do motorista.

Uma característica de amortecedor que é praticamente livremente definível através de software aumenta o escopo funcional. 

Elimina a dependência mútua dos movimentos de rebote e compressão que limitam os amortecedores hidráulicos convencionais.

Com o eROT, a Audi configura o curso de compressão para ser confortavelmente macio, sem comprometer o amortecimento quando de um choque mais elevado.

Outra vantagem do novo sistema de amortecimento é a sua geometria. Os motores elétricos dispostos horizontalmente na área do eixo traseiro substituem os amortecedores telescópicos verticais, o que permite espaço adicional no compartimento de bagagem e que também resulta numa redução de peso de até 10 kg.

O sistema eROT permite uma segunda função além da característica de amortecedor livremente programável: pode converter a energia cinética durante a compressão e transformar em eletricidade.

Para fazer isso, um braço de alavanca absorve o movimento do suporte da roda. O braço de alavanca transmite esta força através de uma série de engrenagens para um motor elétrico, que a converte em eletricidade.

A saída da energia de recuperação é de 100 a 150 watts, em média, durante os testes em estradas alemãs - a partir de 3 watts em uma rodovia recém-pavimentada a 613 watts em uma estrada secundária áspera. 

Já imaginou aqui no Brasil? Sob as condições de condução do cliente, isso corresponde a uma economia na emissão de CO2 de até três gramas por quilômetro (4,8 g / ml) .

A nova tecnologia eROT baseia-se em um sistema elétrico de alta voltagem de 48 volts. Conforme configurado atualmente, sua bateria de íons de lítio oferece uma capacidade de energia de 0,5 quilowatts-hora e um pico de saída de 13 quilowatts. 

Um conversor CC conecta o subsistema elétrico de 48 volts ao sistema elétrico primário de 12 volts, que inclui um gerador de saída de alta eficiência e alto desempenho.

Os resultados dos testes iniciais para a tecnologia eROT são promissores, portanto, o uso nos futuros modelos de produção da Audi é certamente plausível.

Um pré-requisito para isso é o sistema elétrico de 48 volts, que é um componente central da estratégia de eletrificação da Audi. 

Na próxima versão planejada para 2017, o sistema de 48 volts servirá como o sistema elétrico primário em um novo modelo de Audi e alimentará uma unidade híbrida leve de alto desempenho. Oferecerá potencial de economia de combustível de até 0,7 litros por 100 quilômetros.

O sistema eROT foi vencedor na categoria sobre Inovação tecnológica do ano no Vehicle Dynamics International 2017, premiação que conta com a participação do Mecânica Online® entre os jurados.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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