Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Itaipu expõe veículos no Salão Latino Americano de Elétricos, em São Paulo Twizy e Zoe estão expostos no Expo Center Norte, em São Paulo, até sábado (23).


Até este sábado (23), veículos elétricos montados pela Itaipu Binacional estão expostos no 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, realizados entre os dias 21 e 23 no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento, aberto à visitação das 12h às 20h, reúne empresas, lideranças públicas, consultores e acadêmicos para debater e construir novos caminhos para o futuro da mobilidade urbana sustentável.

No estande, dividido entre Itaipu e Renault, os visitantes podem fazer uma imersão completa no universo da mobilidade sustentável e conhecer detalhes do funcionamento dos modelos Zoe e Twizy. Os carros têm autonomia entre 130 a 180 quilômetros.

VE
O Programa Veículo Elétrico (VE) começou em Itaipu em 2006. Nesses 11 anos, já registrou vários avanços. Dentro das dependências da empresa, foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros.

Desses, oito foram entregues em regime de comodato a entidades como Copel, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Na sua própria frota, Itaipu mantém 100 veículos elétricos, que vão desde de carros de passeio, miniônibus, até avião.

Ainda neste ano, a binacional deve receber mais 20 unidades do Zoe - 2ª geração, com bateria Z.E. 40. Esse novo modelo tem o dobro de autonomia, podendo rodar 400 km sem recarga de bateria.

“A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes”, disse o coordenador do programa VE, Celso Novais. Somente a utilização dos elétricos na usina evitou a emissão de 87 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 498 árvores.

Curiosidades
O Twizy foi lançado em 2012 e está presente em 35 países. Nesses cinco anos já foram comercializadas 100 unidades, todas montadas em Itaipu. A vantagem é a facilidade na utilização.

O modelo ocupa o espaço de um veículo de duas rodas, mas com a segurança de um carro, além de ser equipado com todas as tecnologias necessárias para veículos de passeio, como cinto de segurança e airbag.

A autonomia é de 100 km. Com apenas 450 kg, o Twizy é pelo menos duas vezes mais leve que um carro. Ele tem 2,34 m de comprimento e 1,23 m de largura.

Já o Zoe é o mais vendido entre os veículos de passeio elétricos no velho continente, com cerca de 22 mil unidades comercializadas em 2016. A segunda geração terá bateria com o dobro de autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.