Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

México Baja 1000: Incêndio provoca abandono da ‘Família da Poeira’ em pleno Deserto. Reinaldo Varela ia correr com os seus três filhos pela primeira vez.


Não foi desta vez que o bicampeão mundial de Rally cross country Reinaldo Varela (Divino Fogão/Blindarte/Tecmin) concretizou o sonho de correr com os seus três filhos no mesmo carro. 

As consequências de um grande incêndio provocaram a desistência da ‘Família da Poeira’ após cerca de 330 km da 50ª edição do Baja 1000, que foi disputado nos dias 16 e 17 de novembro na região de Baja California, próximo ao Oceano Pacífico, no México.

“Foi assustador o incêndio, mas ninguém se machucou seriamente. Ficou só a tristeza de não terminar a prova”, comentou Reinaldo Varela. 

O navegador catarinense Gustavo Gugelmin teve queimaduras leves no rosto, pois demorou cerca de 15 segundos para sair do carro, em virtude de o cinto de segurança ter ficado preso.

Varela e Gugelmin largaram e depois de 160 do total de 1.825 km de prova, a Divino Fogão Rally Team teve o primeiro problema, com um pequeno incêndio provocado pelo curto-circuito no sistema de comunicação. Com 135 milhas (217 km) Gabriel Varela assumiu o volante.


“Estávamos andando super bem, com um ritmo muito bom. Éramos top 3 até parar para abastecer”, contou o filho do meio de Reinaldo. 

Quando o veículo estava sendo abastecido, soltou o bocal do tanque e todo o combustível que vazou caiu no escapamento e no motor do buggie, provocando uma explosão seguida de incêndio, com o piloto e navegador dentro do cockpit. O carro ficou pegando fogo por dois minutos até as chamas serem debeladas.

Gustavo Gugelmin ainda ficou trabalhando por oito horas seguidas refazendo todo o chicote elétrico, e o carro voltou para a Especial. 

Faltando apenas três milhas para um ckeck point a correia do alternador estourou as 3h30 da madrugada. “Como não tínhamos mais as peças reservas no carro, fomos obrigados a abandonar”, lamentou o navegador.

“Nosso objetivo era terminar a prova, mas infelizmente fomos vencidos pelo desafio”, completou o patriarca da ‘Família da Poeira’. 

Tanto o primogênito Rodrigo, quanto o caçula Bruno Varela não tiveram o gostinho de acelerar o buggie do pai durante a maratona histórica.

A prova de 1.134,40 milhas começou em Ensenada, na Baja California, porto marítimo no Oceano Pacífico, e terminou em La Paz, na Baja California Sur, perto da ponta da majestosa Península de Baja California.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.