Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 14 de outubro de 2018

Já pensou chegar numa concessionária e poder comprar um carro movido a hidrogênio? Isso está mais perto que pensamos. A Mercedes-Benz aposta em SUV a hidrogênio



Bastante empenhada na eletrificação e sustentabilidade da sua gama automóvel, a Mercedes-Benz revelou que o seu novo GLC F-Cell, SUV compacto alimentado a partir de uma pilha de combustível a hidrogênio, estará disponível em dois mercados específicos devido à rede mais disseminada de postos de abastecimento de hidrogênio.





Inserido na sua estratégia de gama EQ, a qual abarca três pilares e que traduz uma série de medidas e tecnologias pensadas para melhorar a eficiência dos seus automóveis, o GLC F-Cell será colocado à disposição dos clientes interessados – preferencialmente, empresas – na Alemanha e no Japão, sendo estes os dois únicos países que, por enquanto, terão acesso àquele modelo híbrido Plug-in em regime de leasing.




No total, serão 1.000 as unidades que serão produzidas pela Mercedes-Benz, com os clientes a pagarem uma renda mensal de 799 euros (R$ 3.400) para usufruírem do GLC F-Cell, um modelo que funciona a hidrogênio para a sua pilha de combustível (demora cerca de três minutos a abastecer) mas que também pode ser carregado a partir de uma tomada, pelo que o GLC acaba por ser um modelo híbrido Plug-in, ainda que em moldes até aqui inéditos.


Com uma autonomia anunciada de 478 quilômetros  (combinada entre o tanque de hidrogênio e a bateria), o GLC F-Cell é apenas um dos membros da estratégia EQ, sub-marca que estende a sua influência a todos os modelos da Mercedes-Benz, até mesmo na AMG. 


A marca revelou, em Estugarda, que o objetivo é ter dez modelos puramente elétricos até 2022, incluindo os três smart EQ (fortwo, forfour e fortwo cabrio).




Ajuda ao desenvolvimento
Com esta decisão, a marca de Estugarda, onde teve lugar a apresentação da estratégia EQ, pretende tornar esta tecnologia cada vez mais presente nas estradas, considerando que o hidrogênio é uma forma simples de armazenas energia e, ao mesmo tempo, de facilitar a vida dos condutores com a redução dos tempos de abastecimento.


Com este programa de aluguer mensal em que no final do contrato os veículos são devolvidos à marca, a Mercedes-Benz entende que será igualmente uma forma de ajudar a evoluir esta tecnologia, colocando-a à disposição de clientes para uma utilização no mundo real.


O hidrogênio, garante a marca, não será uma exclusividade dos automóveis de passageiros. A Mercedes-Benz pretende, aliás, que a tecnologia de pilha de combustível comece a ser utilizada também em modelos comerciais e nos veículos pesados de transportes, quer de passageiros, quer de mercadorias.


Recorde-se que, atualmente, algumas marcas começam a apostar de forma muito forte no hidrogênio, tal como a Toyota, que acredita na validade desta solução para criar aquilo que apelida de ‘sociedade do hidrogênio’, mas também a Honda, BMW ou Hyundai, marcas que já têm bastantes avanços na tecnologia. 


Da parte da Toyota e da Honda, existem já dois veículos em comercialização, também em mercados selecionados, neste caso o Mirai e o FCV Clarity, respetivamente.




Na Europa, a Alemanha é o país com uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio mais ampla, com um consórcio local a apontar para um total de 100 postos no país no próximo ano, um número que deverá quadruplicar em 2023.

Fonte: Motor24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.