Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 30 de abril de 2019

Novo Fiat Grand Siena sedan com motor flex vem preparado de fábrica para Gás Natural Veicular, mantendo a garantia nos kits certificados pelo INMETRO, a partir de R$ 54.990. A ideia nítida é conquistar os motoristas de táxi, mercado dominado por uma concorrente



A Fiat inova mais uma vez e atende aos anseios do cliente que utiliza o carro como ferramenta de trabalho. Agora o Grand Siena 1.4, dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber kit GNV, oferece manutenção da arantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo INMETRO – mais uma vantagem inédita e exclusiva, que consagrado a o Grand Siena como o sedan de melhor custo-benefício do mercado.


Reconhecido por sua versatilidade, combinando grande espaço interno e porta-malas de 520 litros (o que otimiza ainda mais a instalação dos cilindros de gás), o Fiat Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV. 


Entre as modificações, o cabeçote do motor tem válvulas e sedes de válvulas que são produzidos com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade e confiabilidade.


O coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. Isso traz mais segurança e maior rendimento para a conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar combustível. 

Estas modificações garantem a vida útil do motor bem como evitam uma maior depreciação do veículo para quem optar pela utilização de GNV. 

Lançado a partir de R$ 54.990,00, o Novo Grand Siena, que já foi apontado como o sedan com melhor custo de manutenção, apresenta uma das menores despesas por quilômetro rodado do mercado e permite a recuperação do valor investido no Kit GNV em até seis meses – considerando uma rodagem de três mil quilômetros por mês e dependendo do preço dos combustíveis. 
Entre os destaques, está a vantagem da manutenção da garantia original de fábrica. No Novo Grand Siena, ela é de um ano para o veículo total e de três anos para motor e câmbio quando a venda for pela Rede de Concessionários Fiat.

O Novo Grand Siena Attractive 1.4 também oferece um competitivo pacote de equipamentos de série, que inclui ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one-touch e sensor antiesmagamento, lane change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, predisposição para rádio, alertas de limite e manutenção programada de velocidade, faróis biparábola e follow me home.

Foco nas necessidades dos clientes
O Novo Grand Siena foi desenvolvido sob medida pela Fiat para atendar às necessidades de um público crescente e exigente: motoristas que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho e precisam rodar largas distâncias diariamente com todo o conforto e segurança. 

Vale lembrar ainda que o GNV também terá uma importante expansão em sua oferta no Brasil. As reservas de pré-sal colocaram o País como o sexto maior detentor de reservas de gás no mundo, com novas fontes de extração e ampliação da rede de distribuição em todo o território nacional.  

“O Grand Siena já é um produto consagrado da Fiat, especialmente entre os profissionais. O Novo Grand Siena Attractive 1.4 preparado de fábrica para a instalação do kit gás, mantendo a garantia original após a instalação, o torna ainda mais atrativo ao oferecer o menor custo por quilômetro rodado entre os veículos de sua categoria e faixa de preço”, afirma Herlander Zola, Head do Brand Fiat para a América Latina e diretor C  omercial da marca para o Brasil.

YPF acelera e amplia patrocínios no esporte a motor. A marca de lubrificantes entra nas pistas de competições brasileiras patrocinando a equipe YPF /Michelin, na Porsche Cup Brasil, e o piloto Hiro Yano que compete na Copa Truck 2019. A estratégia é provar a eficiência de seus produtos em diversas categorias - de esportivos a pesados - preparando o mercado para o lançamento de um lubrificante, especialmente desenvolvido para o regime severo de competições. Novos patrocínios ainda poderão ser anunciados este ano.



A identificação dos patrocínios YPF a equipes e pilotos atende a rigorosos critérios de sinergia com a marca.
Na Porsche Cup Brasil, o carro 26 da equipe YPF/Michelin traz de volta, às pistas, o piloto e comentarista automotivo, César Urnhani, embaixador da YPF no Brasil. 

Além da associação com um parceiro de reputação global como a Michelin, o patrocínio levou em conta a longa tradição da YPF Argentina na pesquisa de desenvolvimento de lubrificantes para motores Porsche.

A parceria estratégica entre a YPF e a Porsche, que já dura mais de vinte anos, inclui a aprovação de lubrificantes e, também, combustíveis para os motores Porsche nos países onde a YPF tem postos de serviço. O lubrificante Elaion F50 Plus, com tecnologia anti-stress - TAS® -, por exemplo, foi especificamente criado em conformidade com os padrões da Porsche e aprovado pela matriz da montadora, na Alemanha.

O carro 26 da equipe YPF/Michelin participará de todas as etapas da Porsche Cup  Brasil, da classe GT3 Cup 3.8, nas categorias Sprint e Endurance. Em algumas etapas, os convidados do lounge YPF poderão participar da “Porsche Experience”, uma volta pelo autódromo, em ritmo de corrida, como passageiros de César Urnhani,  no Porsche GT3 Cup 991/1 3.8, do campeonato.

A vez dos pesados – Na Copa Truck 2019, a YPF levou para a pista sua marca Extavida para motores a diesel, patrocinando o piloto Hiro Yano.

A linha Extravida para motores a diesel da YPF oferece lubrificantes de alta performance tanto sintéticos como minerais. Sua exclusiva combinação de bases e aditivos de última geração proporciona máxima prevenção ao desgaste, diminui os custos de manutenção e assegura maior vida útil ao motor. 

Todos os produtos atendem as mais severas normas internacionais e os requerimentos das maiores montadoras como Man, Volvo e Cummins, entre outras.

Yano estreou na categoria, na primeira etapa da temporada, pilotando o truck, Volkswagen Constellation, número 39 da equipe RM Motors, time de fábrica da Volkswagen. Na segunda prova do campeonato, Yano mudou para a equipe Maistro Racing, para pilotar o truck Volvo que segue com o número 39.

Giovanna Grassi, gerente de marketing da YPF Brasil revela que a ativação de patrocínios ao esporte a motor no Brasil tem como objetivo, não só demonstrar a eficiência dos lubrificantes da marca no regime severo de competição, para todos os tipos de veículos, como principalmente, preparar o lançamento de um novo lubrificante.

Ainda este ano, apresentaremos ao mercado brasileiro, um lubrificante especialmente desenvolvido para motores que exigem performance de competição. Para isso estamos reforçando a presença de nossa marca no esporte a motor e pretendemos estender nosso patrocínio a outras categorias. Competições de esporte a motor são vitrines estratégicas para o reconhecimento de nossos produtos e queremos ampliar esta ação”, diz ela.
________________________________________________

Sobre a YPF - A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1500 postos de combustíveis. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e ISO TS 16496. Atuando no Brasil desde 1998, a YPF tem de sede e fábrica em São Paulo e distribuidores nos principais centros consumidores do país. www.ypf.com.br

Coluna Mecânica Online aborda hoje um tema de grande importância para uma boa dirigibilidade, a embreagem

COLUNA  
MECÂNICA ONLINE® 
30 | ABRIL | 2019

Tarcísio Dias


Preservando o sistema de embreagem


Recentemente meu carro passou por problemas no sistema de transmissão. Muitas vezes o motivo pode ser causado por ressecamento ou falta de uso, visto que carro parado, prejuízo dobrado.

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E, basicamente, isso ocorre por meio de atrito. O conjunto do componente é formado por platô, disco e rolamento.

A chamada embreagem é, na verdade, um conjunto de peças presente nos veículos com trocas de marchas manuais ou câmbio automatizado. Por isso, o termo mais adequado é sistema de embreagem.


Composto por vários itens, desde pequenos parafusos até pesadas engrenagens de metal fundido, ele é o responsável, entre outras coisas, por facilitar e tornar mais suave a transmissão da força do motor para a caixa de câmbio e, consequentemente, para as rodas.

É sempre importante ficar esperto na busca da melhor condução para preservar o melhor funcionamento da embreagem.

Quando estiver numa ladeira, evite segurar o carro com a embreagem. Prática muito comum no trânsito, especialmente quando motoristas aguardam o semáforo abrir. Porém, é bom lembrar que essa prática pode levar ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor. Para evitar esse desgaste, prefira o freio de pedal ou mesmo de mão, e só utilize a embreagem na saída e nas trocas de marcha. 

Nada de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem. Em estradas, muitas pessoas dirigem com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. No longo prazo, esse hábito pode reduzir a vida útil do conjunto de embreagem. 


Ao trocar de marcha, tire o pé da embreagem lentamente, respeitando a característica do veículo. E, se for manter uma mesma marcha por um longo período, deixe o pé descansando ao lado do pedal, e não sobre ele.

Ao trocar de marcha, não tire o pé bruscamente do pedal. Outro problema que geralmente traz prejuízos é liberar o pedal de maneira repentina durante as trocas de marcha, o que provoca trancos no carro. 

Isso faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. Como nas outras situações, a prática, com o passar do tempo, prejudica as engrenagens da caixa de câmbio e pode danificar o disco de embreagem. 

Se você sentir trepidações ao liberar o pé da embreagem, isso pode indicar desgaste, perda de material e até mesmo a quebra de molas do conjunto. O ideal é procurar rapidamente uma oficina para evitar danos maiores no volante do motor.


A última recomendação é não usar a embreagem com rotações muito altas do motor e com liberação muito lenta da embreagem. Essa prática gera um atrito muito grande no conjunto, contribuindo consideravelmente para o desgaste prematuro da embreagem. 

Acordo com trabalhadores
A Ford anuncia que chegou a um acordo com os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, afetados pela decisão global da companhia de deixar de atuar no segmento de caminhões na América do Sul, com o consequente encerramento das operações de manufatura. A negociação contempla um Plano de Demissão Incentivada (PDI), requalificação profissional, além de apoio psicológico aos trabalhadores.

Baixou de preço
A versão Precision 1.8 do Fiat Argo automático teve uma redução de R$ 6.400,00 na linha 2020.

Nova PEUGEOT
A partir de agora o "cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga". Este é o mais novo compromisso assumido pela marca no Brasil, que sintetiza e incorpora a essência dos outros 10 já presentes no Peugeot Total Care. O programa, lançado há dois anos, assegura conforto, comodidade e transparência para o consumidor, e é referência na relação com o cliente no mercado nacional.

2° turno no Paraná
A Volkswagen retomou o 2º turno de produção na fábrica de São José dos Pinhais, acelerando a fabricação do T-Cross, SUV que acaba de chegar ao mercado brasileiro. Cerca de 500 funcionários que estavam em layoff (suspensão temporária de contratos) voltam ao trabalho, aumentando a produção do modelo. O contingente representa um quinto do total de trabalhadores da fábrica, que tem 2.600 pessoas contratadas.

Mitsubishi
Entre as tecnologias da linha 2020 do Pajero Sport, destaque para o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), que através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.

Recall
A Renault anuncia recall de todas as versões de Duster e Duster Oroch para a verificação e/ou substituição do servo freio. São 11.667 unidades (5.171 Duster e 6.496 Duster Oroch) envolvidas, fabricadas entre 23 de agosto de 2017 a 8 de março de 2018.

Mais Agrishow 2019
A Scania aproveita o evento para exposição da Nova Geração de caminhões. Estarão presentes os off-road G 540 6x4 e rodoviários R 540 6x4, S 620 6x2 e semipesado P 320 8x2.

Em testes
O primeiro SUV totalmente elétrico da história da Audi, o e-tron, desembarcou no Brasil. Adequado ao ambiente urbano, o carro iniciará testes no País nas próximas semanas.

Conectados
De acordo com a empresa de auditoria e consultoria PwC, haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas até 2025. O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo e, ao mesmo tempo, proporcionarão uma economia significativa de tempo.

Legado ST
O Edge ST é o primeiro SUV de performance da Ford no mundo e o primeiro veículo a introduzir a grife ST no Brasil. Há mais de duas décadas, o emblema “Sports Technology” é um diferencial que destaca modelos fora de série, motivo de orgulho para a marca e para os seus proprietários e fãs em diferentes mercados.

Luz amarela
O movimento mundial Maio Amarelo acontece pela sexta vez no Brasil com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A escolha do mês de maio para as ações foi motivada pelo anúncio, em maio de 2011, da "Década de Ações para a Segurança no Trânsito" pela ONU.
________________________________________________

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nova PEUGEOT leva pós-vendas a um novo patamar com compromisso inédito: “cliente não satisfeito com o serviço, não paga”


  • Com foco total na satisfação do consumidor e na excelência dos serviços prestados pela rede de concessionárias, a Marca lança a nova etapa do PEUGEOT TOTAL CARE;
  • Agora, cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga pela mão de obra;
  • Expansão da rede, gama renovada de produtos e alta qualidade em todas as frentes: a PEUGEOT está pronta para trocar a sua opinião antiga por uma totalmente nova;
  • Hoje, no intervalo do Jornal Nacional, filme publicitário convidará o público a deixar antigas percepções de lado e conhecer a NOVA PEUGEOT.
A partir de agora na Nova PEUGEOT, “cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga”. Este é o mais novo compromisso assumido pela marca no Brasil, que sintetiza e incorpora a essência dos outros 10 já presentes no PEUGEOT TOTAL CARE.

O programa, lançado há dois anos, assegura conforto, comodidade e transparência para o consumidor, e é referência na relação com o cliente no mercado nacional.

Com a iniciativa ousada, a PEUGEOT inova mais uma vez e vai além ao oferecer um benefício único e inédito no país: o cliente que não ficar satisfeito com o serviço realizado nas concessionárias da marca, não precisará pagar pela mão de obra.

VIRADA BRASIL: PLANO AMPLO PARA UMA NOVA PEUGEOT
A nova fase do PEUGEOT TOTAL CARE não se trata de uma ação isolada; faz parte de um plano abrangente, o “Virada Brasil”, que começou a ser executado em 2015 e chega agora ao seu ápice.  Foi a partir dele que as equipes desencadearam uma série de ações, baseadas em três grandes eixos estratégicos – sustentabilidade, crescimento perene e satisfação do cliente – para reestruturar toda a operação da marca no país.

A implantação do novo plano de negócios trouxe mudanças para todas as áreas da empresa com o objetivo de gerar maior eficiência dentro da corporação, oferecer um modelo atrativo e rentável para os concessionários e, acima de tudo, encantar o consumidor com novas tecnologias e serviços.

Assim, a Nova PEUGEOT modernizou a gama de produtos no mercado nacional e virou uma das referências no segmento SUV no país. A estrutura interna, processos e rede de concessionárias também foi revista e renovada. Há pouco menos de um mês, anunciou, na contramão do mercado, que irá dobrar a rede de concessionárias em quatro anos.

“Entendemos que era hora de mudar. Aproveitamos um momento econômico não muito favorável no país para nos planejar e executar um plano ousado de transformação, alinhado às expectativas dos nossos parceiros e consumidores. Com o plano em plena execução, agora é hora de crescer, de acelerar e conquistar o mercado. Temos a gama de produtos mais moderna de nossa história no Brasil; em pesquisas internas do setor, já somos referência em serviços e iremos ganhar muita capilaridade com nosso plano de expansão”, explica Ana Theresa Borsari, Country Manager Brasil da PEUGEOT.
Com o anúncio da expansão da rede de concessionários, a nova fase do PEUGEOT TOTAL CARE e o lançamento do Novo SUV PEUGEOT 2008, que ocorrerá no próximo mês, o plano Virada Brasil alcançará a etapa final de execução.
“Fomos disruptivos ao desenvolver um novo modelo de negócio, uma nova forma de nos relacionar com nossos clientes, em lançar novos produtos. Vamos mostrar aos brasileiros que somos uma Nova PEUGEOT, e que estamos prontos para trocar as antigas opiniões por uma totalmente nova”, completa a executiva.

CLIENTE NÃO SATISFEITO COM O SERVIÇO, NÃO PAGA
Na campanha que será lançada hoje, 29/04/2019, no intervalo do Jornal Nacional, a PEUGEOT apresenta a nova fase do programa de compromissos PEUGEOT Total Care, em que o cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga pela mão de obra.

No filme, uma voz descreve ao público a profunda transformação que a marca passou nos últimos anos. A narrativa segue enquanto a imagem mostra a porta de uma garagem, onde se pode ler a palavra “recall”. De repente, essa porta se abre e é revelada a gama SUV da PEUGEOT, com o 5008, 3008 e o Novo 2008, além da própria Country Manager da PEUGEOT, Ana Theresa Borsari. A executiva explica no filme que, hoje, a PEUGEOT se tornou referência na prestação de serviços e atendimento ao consumidor, e convida a todos a comparecerem a uma concessionária e conhecer a Nova PEUGEOT.
Ainda durante o anúncio, Ana Theresa apresenta ao espectador mais uma novidade: o aprofundamento da relação de transparência e confiança do programa de 10 compromissos exclusivos PEUGEOT TOTAL CARE com um novo benefício: o cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga.
“Trabalhamos muito duro ao longo dos últimos anos para realinhar nossa estratégia, processos, estrutura, rede de concessionários e modernização dos nossos produtos. Não é à toa que chegamos ao nosso ponto de virada. O que começamos a mostrar ao público é fruto de um planejamento que foi posto em prática e alcança, hoje, seu ponto máximo de maturação. Sabemos do potencial que temos e o nível de excelência de serviços que já estamos oferecendo ao nosso consumidor. Agora, queremos mostrar para todo mundo como estamos preparados. Mais do que oferecer serviços de excelência e produtos modernos, nosso objetivo hoje é encantar o consumidor brasileiro”, explica a executiva.
PEUGEOT TOTAL CARE
Confira os demais compromissos do PEUGEOT TOTAL CARE:
Compromisso #1Em serviços de Revisões agendadas, a PEUGEOT entrega o veículo em até 24h. Se não cumprir, o cliente não paga.
Compromisso #2Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a PEUGEOT paga a diferença.
Compromisso #3Transparência nos preços das Revisões Preço Fixo – a marca cumpre o que promete.
Compromisso #4Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas.
Compromisso #5Apresentação de todas as peças substituídas do veículo, no momento da entrega.
Compromisso #6Entrega do veículo na data e hora combinada.
Compromisso #7Entrega do veículo lavado após a revisão.
Compromisso #8Empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia.
Compromisso #9Garantia de serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão.
Compromisso #10Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800.703.24.24.

Lâmpadas Philips Moto LED para motocicletas de baixa cilindrada com mais 130% de visibilidade já à venda



A Philips Moto LED desembarca no mercado brasileiro de reposição no formato HS1/H4 para motocicletas de baixa cilindrada de corrente contínua e pode ser aplicada em veículos com formatos HS1 e H4 35/35W, oferecendo todos benefícios desta tecnologia, como mais segurança, estilo e durabilidade. 

Compacta e adequada para o conjunto ótico dos veículos de duas rodas, a Philips Moto LED proporciona 130% mais visibilidade nas pistas quando comparada com as halogenas convencionais e traz luz branca, com temperatura de cor de 6.000 K, para uma aparência moderna, visual futurista, mais branca até que os faróis de xênon. 


A Philips Moto LED traz resistência às vibrações em até 10G, além do ThermalCool, tecnologia desenvolvida para controlar a temperatura do sistema e proporcionar uma durabilidade de até 5 anos. 

Portfolio de faróis para carros – A linha de lâmpadas para faróis alto e baixo LED Philips foi ampliada e os novos formatos H1 e HB3/HB4 acabam de chegar nas principais lojas de autopeças do País, em complemento aos H4 e H7 já disponíveis no mercado de reposição. 


O aumento do portfólio permite à companhia ampliar as aplicações de veículos que podem receber a tecnologia inovadora, capaz de trazer diversos benefícios para o motorista, passageiros e todos que convivem no trânsito. 

Sua projeção de luz nos pontos estratégicos, tecnologia chamada de Philips SafeBeam, respeita a linha de corte em harmonia com o conjunto ótico do veículo para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário e permitir com que o motorista enxergue melhor. 


A luz branca traz temperatura de cor de 6.200 K (o modelo HB3/HB4 conta com 6.000 K). A durabilidade do LED Philips, de até 8 anos com baixíssimo consumo de energia, é assegurada com a inovação e os avanços dos processos de desenvolvimento da Lumileds.

A LED Philips também conta com o sistema denominado AirFlux, desenvolvido para reduzir a temperatura na região da base da lâmpada e evitar a perda de lúmens e durabilidade causada pelo superaquecimento. 


Vale acrescentar que o AirFlux está disponível em toda a linha da marca exceto no formato H1 que, por ser mais compacto, traz o sistema AirCool para o resfriamento da sua base. 


Linha Led Philips - Além do amplo portfólio em LED para faróis alto e baixo, a empresa oferece o LED FOG Philips para faróis de neblina e uma ampla gama de lâmpadas de sinalização em LED. Esta linha de lâmpadas de sinalização pode ser instalada nas luzes de seta, freio, ré, posição, placa, luz interna, entre outras. 

A gama traz colorações âmbar, vermelho e branco em diversos modelos para atender ao maior número de aplicações. Os produtos são recomendáveis para desempenho de longa duração. 

Resistentes ao calor e à vibração, os LEDs da Philips atendem às normas de lâmpadas convencionais no País e já podem ser encontradas nas principais lojas de autopeças.

Philips Halógenas Inovativas - As lâmpadas automotivas são classificadas como inovativas quando se diferenciam das originais de fábrica, ou seja, contam com tecnologias que garantem benefícios aos seus usuários, como mais segurança, estilo e/ou durabilidade. 


A Lumileds, por sua vez, desenvolve diversas opções para caminhões, motos e automóveis que trazem durabilidade, estilo e/ ou segurança para os usuários e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade. 

A nova Philips MasterDuty X-tremeVision (24V) faz sua estreia e traz o benefício da segurança com 100% mais visibilidade para o motorista, aliado a uma maior durabilidade se comparada com uma lâmpada standard

Lanternas de inspeção LED – São 16 novos modelos disponíveis para atender a vasta gama de aplicações, concebidas para os profissionais que necessitam de exatidão, segurança e conforto em inspeções visuais. 


Fabricadas a partir de materiais de alta qualidade, as soluções de iluminação LED de inspeção e trabalho produzem uma luz natural, mas extremamente potente; o melhor espectro de luz para um trabalho confortável e focado. 

Há diversas opções desde portáteis, recarregáveis, a pilha, cabo, de cabeça, entre outras e para se adaptarem às diversas necessidades de iluminação, além de uma linha com três modelos de lanternas EcoPro que oferece um melhor custo x benefício aos usuários.

Gramado é hoje um exemplo do sucesso do turismo brasileiro e de como o setor cresce quando é tratado com honestidade, compromisso e vontade política. A cidade é segura, não tem desemprego e sua economia é baseada no turismo o ano todo


José Carlos Ramos de Almeida assumiu a Secretaria de Turismo de Gramado em 2018. Com vasta experiência no ramo hoteleiro, sendo gestor de empresas em redes de hotéis por 33 anos como Plaza, Serrano, Samburá, Laje de Pedra, Serra Azul, Residence (RN), e mais de 30 anos atuando em assessoria para empreendimentos do ramo, ele também foi professor de hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Escola Superior de Hotelaria Castelli.

ENTREVISTA:
 Ao assumir a pasta em Gramado há menos de um ano, como avalia o trabalho realizado durante este período na Secretaria de Turismo?
José Carlos Ramos de Almeida -
 Avalio como um grande desafio, pela importância da Secretaria de Turismo de Gramado, não só profissional, como também pessoal e com muita satisfação e responsabilidade implementamos novas diretrizes baseadas na plataforma do turismo sustentável.
 
Quais os projetos que Gramado prepara, na área de turismo, para 2019?
José Carlos Ramos de Almeida -
 Estamos focados em dar apoio a todos os eventos, em participar em eventos estratégicos para a economia do turismo, como também na realização dos seguintes projetos: revitalização da Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti, e ainda, busca de parceria com companhia aérea, criação de novos roteiros turísticos e a implementação do programa de hospitalidade. 
 
 
É preciso otimizar e fortalecer a qualificação da infraestrutura, a promoção, a mensuração de dados para sermos ainda mais competitivos


Como trabalhar com a comunidade para que entendam a importância do Turismo para Gramado?
José Carlos Ramos de Almeida -
 O surgimento turístico de Gramado se deu pelo envolvimento da população local em proporcionar o bem-estar efetivo aos visitantes. A satisfação da comunidade em receber, servir e conviver com os nossos visitantes continua sendo o brilho do nosso sucesso. 
Quais as alternativas para potencializar o município como destino turístico?
José Carlos Ramos de Almeida -
 Otimizar e fortalecer a qualificação da infraestrutura, a promoção, a mensuração de dados para sermos ainda mais competitivos.
 
Quais os maiores desafios deste primeiro ano? 
José Carlos Ramos de Almeida -
 Aponto como um dos maiores desafios a continuidade da satisfação da comunidade local com o público visitante.
 
O que o turismo representa hoje para Gramado?
José Carlos Ramos de Almeida -
 O turismo é a principal economia do município.
 
Como conciliar o crescimento da cidade, com a preservação do destino turístico?
José Carlos Ramos de Almeida - 
Nesse estágio de maturidade a preocupação com o destino turístico tem que ser de crescimento pela qualidade dos serviços, acessibilidade e mobilidade.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

Chevrolet Camaro SS 6.2 Conversível 2019, um ícone do automobilismo mundial com 461 cv, câmbio de 10 marchas e muita adrenalina nos míseros 4,2 segundos que leva para chegar aos 100 km/h, um terço de sua velocidade máxima de quase 300 km/h, chega em sua sexta geração às ruas e estradas brasileiras por R$ 365.990





Por Marcus Lauria (texto e fotos)


Se você não gosta de chamar a atenção no trânsito e nem em qualquer lugar que esteja, eu não aconselho comprar o Camaro Conversível 2019, mas se ao contrário, além de ter uma boa conta bancária você gostar de ser visto por todos em qualquer lugar que esteja a sua oportunidade está sendo oferecida pela Chevrolet com a versão conversível desse “muscle car” norte-americano.


A versão do Camaro SS Conversível 2019 chega ainda mais esportiva, com um design mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros. 



Além da terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera. Ao todo, desde seu lançamento em 2011, já são mais de 6 mil unidades vendidas no País. O modelo é produzido nos Estados Unidos e está em sua sexta geração.


Com um design mais imponente e esportivo, a linha 2019 traz na dianteira novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. Destaca-se a gravata Chevrolet vazada na frente. 


De traseira são logo observadas as lanternas fumê, que aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da marca e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas. Visto de lado, o Camaro chama a atenção pelas rodas de 20 polegadas escurecidas na cor preta.


Sob o capô está o mesmo motor V8 6.2, de 461 cv e 62,9 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito. 

O câmbio AT10 otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas. 


Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. O propulsor se mostra forte o tempo todo, deixando a diversão garantida para quem gosta de acelerar com segurança.

O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo. O desempenho é garantido em todas as ocasiões, o esportivo é bem arisco e é bom tomar cuidado para não abusar muito de sua potência.


A nova transmissão também trouxe ao Camaro a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais. 

Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas.


De acordo com a montadora, o Camaro SS avaliado é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h. Além do modo específico para Circuito - que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor -, o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio mais tranquilo.


Outro destaque é o sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.


Já os pneus oferecem um bom desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. 


Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.


Outra inovação que estreia com o Camaro 2019 é a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário. O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi. Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora oito opções degradês.


O Camaro traz recursos, como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.


No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h. 



O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do motor dentro da cabine em giros mais altos. Um dos pecados do Camaro é o barulho que chega a cabine das imperfeições das péssimas ruas brasileiras, durante o teste o “tec-tec” dos plásticos rolando na cabina eram ouvidos o tempo todo, mas nada que uma bela acelerada que não te faça esquecer esses pormenores.


Vale ressaltar ainda a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo. 

Já o leque diferenciado de cores inclui o Azul Egípcio (cor do modelo avaliado), o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.


A versão conversível avaliada custa R$ 365.990.
________________________________________________

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica
Motorização 6.2
Combustível: Gasolina      
Potência (cv): 461    
Torque (kgf.m): 62,9   
Velocidade Máxima (km/h): 250    
Tempo 0-100 (s): 4,2     
Consumo cidade (km/l): 5,6     
Consumo estrada (km/l): 8         
Câmbio automático com modo manual de 8 marchas
Tração traseira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira tipo multibraço com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Freios a disco com quatro discos ventilados.



Dimensões
Altura (mm) 1.340
Largura (mm) 1.897
Comprimento (mm) 4.784
Peso (Kg) 1.798
Tanque (L) 72
Entre-eixos (mm) 2.812
Porta-Malas (L)  208
Ocupantes : 4

*Dados do fabricante

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.