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domingo, 3 de agosto de 2025

Raros caminhões FNM, modelos D9 e D11, que ajudaram no desenvolvimento do Brasil serão os veículos-destaque da Expoclassic 2025 que acontecerá dede 22 a 24 de agosto, em Novo Hamburgo (RS)

 

1 - Expoclassic 2025 - FNMs D11 e D-9500 - Foto Emerson Lima

(Divulgação)


Dois caminhões FNM que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da economia brasileira serão destaque na Expoclassic 2025. Os modelos D9 e D11 ocuparão a ilha central da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). 

Ambos são muito raros: o D9 é o único rodando no Brasil, enquanto o D11 conta com apenas 6 unidades no País. Nesta edição, a exposição estima reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. Uma das novidades é a venda on-line de ingressos, que já podem ser adquiridos pelo link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025.

A FNM (pronuncia-se Fenemê), sigla para Fábrica Nacional de Motores, foi a primeira montadora brasileira de caminhões. Fundada em 1942 em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tinha inicialmente a meta de produzir motores de avião e apenas em 1949 é que começou a montagem de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini e, posteriormente, da também italiana Alfa Romeo. 

 FNM D-9500 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

Após o seu auge nas décadas de 1960 e 1970, período em que tornou-se a maior fabricante de caminhões pesados do Brasil, em 1977 foi adquirida pela Fiat, passando a chamar-se Fiat Diesel. Em 1985, após 78 mil unidades terem deixado a linha de montagem, a produção dos caminhões FNM foi encerrada pela Fiat.


FNM D11 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

O caminhão FNM vermelho e branco que estampa o cartaz da Expoclassic 2025 é um D-9500 cabine Brasinca, fabricado em 1955. É o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Equipado com motor diesel italiano de 9.5 litros e 6 cilindros em linha, desenvolve 130 cv de potência e 60 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio manual de 4 marchas. 

A transmissão, aliás, conta com duas alavancas: uma para as marchas principais e outra menor, no painel, para as reduzidas. Como a segunda alavanca fica do lado direito do volante, é preciso que o motorista utilize as duas mãos e, em algumas circunstâncias, até mesmo o cotovelo para fazer as mudanças. 

 FNM D-9500 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

Essa coreografia é uma atração à parte na condução do caminhão, exigindo habilidade e sincronia. Ao lado, há uma segunda alavanca com a função “freio de montanha”. Durante muitos anos, este exemplar do D-9500 foi utilizado no transporte de madeira para exportação na cidade de Perolândia, em Goiás.

Já o FNM verde do folder é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no Brasil. É equipado com motor brasileiro diesel de 11 litros e 6 cilindros em linha, gerando 150 cv de potência e 67 kgfm de torque. O propulsor está acoplado à transmissão manual de 4 marchas, também composta por duas alavancas. Essa unidade foi utilizada no Porto de Vitória, no Espírito Santo, e posteriormente no município de Tombos, Minas Gerais.

FNM D-9500 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)


Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulistano Osvaldo Tadeu Strada, 68 anos, conhecido no meio como “Rei dos FNM”. “É uma satisfação muito grande ter esses veículos estampados no cartaz da Expoclassic, divulgando e preservando a história da FNM, pioneira na fabricação de caminhões no mercado nacional”, enfatiza. 

O colecionador levará, ainda, um terceiro FNM, de cor cinza, ano 1958, do mesmo modelo D11 do caminhão verde. Strada participou de todas as últimas 10 edições da mostra gaúcha e já confirmou novamente presença neste ano. Além de rever os amigos, vai conversar e interagir com os fãs da marca.

 

Paixão pelos caminhões FNM teve início da infância

Osvaldo Strada começou a colecionar caminhões em 1998, movido por uma paixão surgida ainda na infância. “Meu pai era caminhoneiro e teve vários modelos FNM. Fui junto com ele em muitas viagens Brasil afora”, recorda. Hoje, a sua coleção tem 31 caminhões antigos: 21 FNM, 2 GMC, 3 Volvos, 3 Scanias, 1 Fiat e 1 Mercedes-Benz. Os veículos estão cuidadosamente guardados em um pavilhão localizado em Pilar do Sul, cidade próximo de Sorocaba e distante 152 km da capital paulista.

As restaurações levam em média um ano e o empresário mantém um estoque de peças para futuros projetos e eventuais consertos dos modelos prontos. Afinal, ele não abre mão de dirigir os seus caminhões, viajando por diversos Estados para participar de encontros. “Apesar de antigos, os FNM são estáveis na estrada e muito bons de dirigir, chamando bastante a atenção por todos os lugares em que passam”, revela Osvaldo Strada.

 

Foto Diego da Rosa
(Divulgação)

Dezenas de caminhões e ônibus estarão expostos na Expoclassic

Como já é de costume, os pesados marcarão novamente presença na Expoclassic. No segundo pavimento, dezenas de caminhões e ônibus antigos estarão expostos, permitindo aos apaixonados uma verdadeira viagem no tempo. 

Entre eles estará o veículo-destaque da Expoclassic 2024, o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95, fabricado em 1986 pela montadora E-One. Bastante raro, é o único desse modelo no Brasil. Seus números são impressionantes: 475 cv de potência e 30 toneladas de peso. O exemplar pertence a um sócio do Veteran Car Club Novo Hamburgo que reside em Porto Alegre. 

FNM D-9500 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

“Esse veículo estará novamente na mostra a pedido do público, pois foi uma das sensações do ano passado”, revela Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da mostra automotiva.

Além de ônibus e caminhões, estarão expostos carros, motos e bicicletas fabricados há 30 anos ou mais. Dezenas de estandes irão comercializar peças e objetos antigos. O parque temático automotivo Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro deste ano, terá um estande especialmente decorado na Expoclassic 2025. 

Um dos modelos expostos será o Ford Tudor 1930, que foi totalmente restaurado e está em perfeito estado de conservação. Na praça de alimentação da Fenac, há restaurantes e lanchonetes com opções de refeições, lanches e bebidas.

Informações adicionais sobre a Expoclassic 2025 podem ser obtidas no site www.vccnh.com.br. Siga o Veteran Car Clube no Instagram: @veterancarclubnh.

 

FNM D11 - Foto Emerson Lima
(Divulgação)

SERVIÇO:
O que: Expoclassic 2025
Quando: 22/8 (sexta), 23/8 (sábado) e 24/8 (domingo)

Onde: pavilhões da Fenac (Rua Araxá, 505, bairro Ideal, Novo Hamburgo - RS)

Ingressos: R$ 30,00 (crianças de 7 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 15,00)

Estacionamento: R$ 40,00 para carro e van; R$ 20,00 para moto; R$ 100,00 para ônibus e motorhome

Horários: dia 22/8 (sexta-feira) das 14 às 21 horas; dia 23/8 (sábado) das 9 às 21 horas e dia 24/8 (domingo) das 9 às 18 horas

Reservas dos estandes e demais espaços: podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br

Contatos: e-mail veterancarclubnh@gmail.com

Informações adicionais: site www.expoclassic.com.br e Instagram @veterancarclubnh.

sábado, 2 de agosto de 2025

SUV GEELY EX5: tecnologia, design e inteligência definem o primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil, que tem até 413 km de autonomia. Com tela principal de alta definição de 15,4" e sistema de assistente de voz "Olá Geely", com mais de 200 comandos de voz tem duas versões: EX5 PRO - por R$ 205.800 e EX5 MAX, R$ 225.800



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São Paulo – Julho de 2025 - A Geely Auto lança o GEELY EX5 no Brasil, componente-chave da estratégia global de NEV (veículos de nova energia) e primeiro modelo global da marca. O design do GEELY EX5 combina linhas imponentes, personalidade própria e funcionalidade aerodinâmica. 


Desenhado pela Geely que tem centros de design em Gotemburgo, Suécia; Xangai, China; Coventry, Inglaterra; e Milão, Itália, o GEELY EX5 recebeu vários prêmios de design. Suas linhas reproduzem as curvas graciosas e a frente foi inspirada em um tigre, exibindo um visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque. 


Os faróis de LED ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas de um avião. O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, contando com ampla área envidraçada e rodas de até 19 polegadas. 

A traseira tem spoiler integrado e exibe lanternas inteiriças compostas por 274 LEDs que compõem um refinado efeito 3DComponentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,269, o menor entre os SUVs de luxo. Quanto menor for a resistência ao vento, melhores vão ser a performance e eficiência energética. 


Energia inteligente
O GEELY EX5 traz um powertrain elétrico inteligente 11 em 1 que oferece eficiência e desempenho incomparáveis, e que estabelecerá uma nova referência para veículos elétricos. Com 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm) o propulsor pesa apenas 79,8 kg e o menor volume da categoria, ocupando apenas 0,079 m3. A eficiência energética chega a 90%. 


Seu desempenho impressiona com aceleração de zero a 100 km/h em até 6,9 segundos, na versão Pro. A velocidade máxima é de 180 km/h. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport. 


A bateria Short Blade Geely de Lítio Fosfato Ferro (LFP) tem 60.22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do INMETRO, a autonomia do GEELY EX5 pode chegar até 413 km. São quatro níveis de regeneração de energia, cuja eficiência regenerativa chega a 94,18%.


Além de oferecer grande autonomia, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. Em um posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30 a 80% é de apenas 20 minutos. Em um carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, o carregamento de 10 a 100% em apenas 6 horas. E não há necessidade de se preocupar com ciclos de recarga repetidos, uma vez que a vida útil do conjunto de baterias pode chegar a 1 milhão de km, 25% superior à média da indústria. 


O padrão de segurança da bateria Short Blade Geely é superior aos parâmetros mais exigentes. Por ser integrada à plataforma, é completamente protegida em casos de impactos. Sua espessura menor permite baixar o centro de gravidade do carro e oferecer maior espaço no habitáculo. A base GEA foi construída em um esquema 4 por 1, envolvendo Inteligência Artificial, Ecologia, Sistemas e Estrutura reforçada e passou por rigorosos testes de segurança para impacto, temperatura e pressão. 


O GEELY EX5 pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, para citar três exemplos, quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW. 


Segurança inteligente
O GEELY EX5 traz seis pilares de segurança abrangentes que garantem um alto nível de proteção para ocupantes, pedestres e o produto. São seis os pilares de segurança do GEELY EX5: ativa, passiva, para pedestres, para a saúde, cibernética e para a bateria. Disponíveis na versão Max, os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) incluem:

  • Frenagem automática de emergência (AEB), que freia automaticamente para outros veículos, pedestres ou ciclistas;

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que ajusta, de acordo com tráfego à frente a velocidade do veículo, garantindo a segurança de condução;

  • Controle Inteligente de Cruzeiro (ICC), que controla a velocidade do veículo de maneira dinâmica e mantém a posição na faixa de forma automática, levando em consideração os veículos ao seu redor.

  • Sistema de Alerta Colisão Frontal (CMSF), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão frontal;

  • Sistema de alerta de colisão traseira (CMSR), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão traseira;

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão em manobras de marcha à ré;

  • Frenagem de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTB), que freia o veículo automaticamente na iminência de uma colisão em manobras de marcha à ré;

  • Assistente de reconhecimento de placas de trânsito (TSI);

  • Assistente de permanência em faixa (LKA), que mantém o veículo centralizado na via, conforme as linhas de sinalização.

  • Assistente de emergência de permanência em faixa (ELKA), retorna o veículo à faixa de rodagem 

  • Assistente de ponto cego (BSD), alerta o condutor quando há um veículo em pontos cegos.

  • Assistente de mudança de faixa (LCA), monitora os veículos nas faixas adjacentes e alerta o motorista sobre riscos ao trocar de faixa, atuando como uma extensão do alerta de ponto cego.

  • Aviso de segurança para a abertura das portas (DOW). Alerta aos ocupantes se há algum veículo se aproximando pela lateral no momento de abertura das portas.




O sistema de Visão 360 graus é de série nas duas configurações. Bem como os faróis de LEDs, com alta capacidade, permitindo iluminar 177 metros de distância (quase dois campos de futebol) à frente e cobrir 23 m de largura de raio. O GEELY EX5 Max possui ainda controle inteligente do facho, adaptando a luz alta em relação aos veículos que vem no sentido contrário ou que estão à frente. 


A segurança passiva é igualmente elevada. Há seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). A estrutura é formada por 80% de aços de alta resistência ou estampados a quente. 


Somado a isso, o equilíbrio dinâmico do GEELY EX5 auxilia o motorista se houver a necessidade de uma mudança rápida de trajetória. No teste do alce, o SUV fez a manobra a 78 km/h, uma velocidade que o coloca à frente da média do segmento. A distribuição de peso de distribuição igualitária entre os eixos (50/50) e o baixo centro de gravidade são cruciais para alcançar esse resultado. O GEELY EX5 obteve cinco estrelas no rigoroso teste de segurança do Euro NCAP, onde são avaliados crash tests e equipamentos de segurança ativa para o motorista e pedestres. 

Espaço inteligente
Em dimensões, o Geely EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Embora seja um C SUV em tamanho, o espaço interno é de D SUV, com taxa de aproveitamento de 67,2% da cabine.


Quanto ao volume para a bagagem, o porta-malas oferece 461 litros (no padrão de medição VDA) de até a altura dos encostos traseiros e pode levar até 1.877 l com o rebatimento destes. Disponível para a versão Max, a tampa traseira tem acionamento elétrico por chave, botão, app ou comando no volante. 


O grau de abertura oferece cinco níveis de ajuste, uma função útil em ambientes com teto mais baixo.   


O bem-estar a bordo abrange também o relaxamento. Os bancos dianteiros são construídos em quatro camadas e mais uma, batizada de Zero Sensation. A camada extra tem função relaxante, ajudando a aliviar a pressão corporal, melhorar a absorção de choques e o apoio do corpo.


O banco do motorista tem regulagem elétrica de série, sendo que a versão Max acrescenta ainda ajustes elétricos para o carona - com apoio de perna - e função de memória, ventilação e massagem para ambos. São seis modos de massagem: Onda (liberação gradual), Caminhada (pressão alternada), Serpentear (estimulação circulatória), Ombro (massagem suave nas costas), Lombar (massagem benéfica nos rins) e Arrastando (relaxamento e alívio do estresse).


Em um momento de descanso, é possível reclinar inteiramente o banco do motorista e do carona, no caso do GEELY EX5 Max. Com isso, é possível criar uma cama a bordo. O banco traseiro reclina até 35 graus para oferecer todo o conforto em viagens. Mesmo passageiros traseiros com mais de 1,80 m de altura contam com folga. 


Por ter uma plataforma elétrica inovadora, o GEELY EX5 oferece variados porta-objetos e espaços de armazenagem. É possível levar até cinco garrafas nas portas dianteiras e três nas traseiras.  Abaixo do console, há um porta-objetos de 10,8 litros. Os passageiros traseiros têm à disposição um compartimento de 3,2 l embutido no console e uma gaveta exclusiva de 14 litros. 

A atmosfera é completada por uma iluminação interna com até 256 opções de cores para criar um ambiente para cada estado de espírito, disponível na opção Max, que traz teto-solar panorâmico de 1,18 m2 de área envidraçada e abertura em 11 estágios. 


Interação inteligente
A Geely desenvolveu em parceria com a SiEngine Technology um super chip automotivo com apenas sete nanômetros, uma unidade que equivale a um bilionésimo de metro, o primeiro do tipo fabricado na China. O chip permite um algoritmo de tomada de decisão de Inteligência Artificial multidimensional, com taxa de precisão de 95%. 


O quadro de instrumentos digital tem 10,2 polegadas e é acompanhado da central multimídia Flyme Auto de 15,4”. A sua tela é de ultra alta definição e alto brilho, facilitando a visualização sob qualquer condição de luminosidade. A tecnologia de toque é a INCELL, a mesma usada por celulares de última geração. Há conexão com Apple CarPlay, bem como 4G à bordo. É possível também usar o navegador GPS nativo por satélite. 


A versão Max oferta um head-up display (HUD) de 13,8”, oferecendo o maior contraste e brilho do mercado. O carregador de smartphone sem fio tem 15 watts de potência e dispõe de aviso de esquecimento do aparelho

É possível interagir com o carro através da assistente de voz inteligente com o comando: “Olá, Geely!”. A interface compreende até 200 comandos e funciona em 10 idiomas, tudo sem a intervenção manual. Também é possível se conectar com o carro através do app, que possui serviços como controle e planejamento remoto do veículo, monitoramento do status e rastreamento e localização online. Atualizações podem ser feitas pela nuvem via sistema “Over-The-Air (OTA)”.

No GEELY EX5 Max, o alto grau de imersão tecnológica é completado pelo sistema de som Flyme Sound, que integra 16 alto-falantes de alta qualidade, sendo eles cinco de médio alcance, quatro tweeters, quatro woofers e dois no encosto de cabeça do motorista. Com 1.000 watts de potência, o conjunto também possui subwoofer independente. O sistema transforma o habítaculo em um verdadeiro show, com quatro modalidades de uso e quatro palcos sonoros configuráveis.



Versões e principais equipamentos de série

GEELY EX5 PRO - preço: R$ 205.800

. Faróis full LED
. Barras de teto com 50 kg de capacidade
. Sensor de chuva
. Rodas de liga leve aro 18
. Retrovisores externos aquecidos
. Volante com ajuste de altura e profundidade
. Vidros elétricos com função um-toque

. Bancos dianteiros com ventilação
. Banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições e função entrada e saída
. Bancos traseiros com inclinação ajustável em dois níveis
. Ar-condicionado automático com acionamento remoto e saídas de ar traseiras
. Partida sem chave
. Multimídia Flyme Auto de 15,4”
. Painel digital LCD de 10,2”
. Conectividade Wi-fi e 4G
. Sistema de som com seis alto-falantes
. Sensores de estacionamento traseiros
. Visão 360 graus
. Assistente de velocidade de descida
. Seis airbags
. Controles de tração e de estabilidade


GEELY EX5 MAX - preço: R$ 225.800

Adiciona aos itens do PRO:

. Farol alto com controle inteligente
. Teto solar panorâmico com persiana elétrica
. Rodas aro 19
. Bancos dianteiros com ventilação, memória e ajuste de entrada e saída
. Ajustes elétricos para o banco do carona com quatro posições e apoio de pé
. Espelho retrovisor interno eletrocrômico
. 13 Sistemas de auxílio ao condutor (ADAS)
. Heads-up Display
. Sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes
. Sensores de estacionamento dianteiros

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