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quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Leapmotor parceira da Stellantis inicia a importação de carros SUV C10 e B10 para o Brasil e celebra sucesso de vendas na China, onde foram vendidos 240 mil veículos em 2024 e no primeiro semestre deste ano 220 mil

 


A Leapmotor avançou em mais uma etapa dos preparativos para sua chegada ao Brasil, com a importação das primeiras unidades dos carros da marca ao país. A chegada dos carros é mais uma etapa dos preparativos de início das vendas da Leapmotor no Brasil. Sua estreia no país ocorrerá ainda em 2025, com os SUV eletrificados C10 e B10. Os modelos serão comercializados em uma rede de concessionários espalhados pelas principais cidades do Brasil.

“A chegada dos primeiros Leapmotor ao Brasil é um passo importante no grande desafio de implementar uma marca inédita no país. Essa fase foi concluída com sucesso graças à expertise da Stellantis”, comenta Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. “Essa etapa ocorre pouco depois de termos nomeados os primeiros concessionários da marca no Brasil, que irão começar a comercializar os inovadores veículos eletrificados da Leapmotor em 2025”, conclui.


A chegada dos primeiros modelos ao Brasil também adotou processos inovadores como os carros da Leapmotor, com o sistema de importação sobre águas. Esta é uma ferramenta onde os carros, do ponto de vista legal e burocrático, são importados antes mesmo do navio chegar ao porto de Santos (SP).

Com isso, após o navio atracar, não é necessário esperar o desembaraço da documentação para efetuar o desembarque. Neste primeiro lote foram importadas diferentes configurações do SUV C10, que irá compor a gama da Leapmotor no Brasil ao lado do B10. Todo o processo foi registrado em fotos e vídeos exclusivos, disponíveis no site de imprensa e redes sociais da Leapmotor.

Sucesso de vendas na China

A chegada da Leapmotor ao Brasil ocorre em meio a um momento histórico para a marca: em julho de 2025, a Leapmotor bateu seu recorde mensal de vendas, com 50.129 unidades entregues globalmente, um crescimento de 126% em relação ao ano anterior. 

Esse resultado consolidou a Leapmotor como a líder entre as start-ups de veículos elétricos na China, reafirmando sua força como marca de alto desempenho, com foco em tecnologia e acessibilidade.

No primeiro semestre deste ano o volume de vendas da Leapmotor na China foi ainda mais significativo, superando a cifra de 220 mil veículos entregues aos clientes. Em 2024 a Leapmotor encerrou o ano com quase 294 mil carros emplacados.

Além de reforçar sua presença internacional por meio da joint venture com a Stellantis, a Leapmotor traz ao Brasil soluções adaptadas à realidade local — como a motorização REEV, que garante maior autonomia sem depender da infraestrutura de recarga —, ampliando o acesso à mobilidade elétrica inteligente com forte apelo ao consumidor urbano.

SOBRE A LEAPMOTOR

Fundada em 2015, a Leapmotor é uma empresa de veículos eletrificados inteligentes baseados em tecnologia. O fundador, Sr. Zhu Jiangming, é um engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica. 

A Leapmotor está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China, e seu escopo de negócios abrange design inteligente de veículos elétricos, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, direção inteligente, controle de motor elétrico, desenvolvimento de sistemas de bateria, bem como soluções de rede de veículos baseadas em computação em nuvem. 

Como uma empresa de base tecnológica, os principais componentes do Leapmotor são desenvolvidos e fabricados de forma independente, incluindo trem de força elétrico e sistemas inteligentes. 

A proporção de peças desenvolvidas e fabricadas por conta própria representa 70% do custo total do veículo e lançou sucessivamente tecnologias elétricas inteligentes líderes, como o primeiro sistema de acionamento elétrico oito em um do setor, a primeira tecnologia de célula para chassi produzida em massa do setor e a primeira “Arquitetura E/E Central Integrada de Quatro Domínios em Um” do setor. 

A Leapmotor tem uma proposta de valor orientada para o cliente, com produtos à venda incluindo C16, C10, C11, C01, T03, oferecendo opções de potência dupla puramente elétrica e de alcance estendido. 

Em 2023, a Stellantis investiu na Leapmotor. No início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional.

SOBRE A STELLANTIS

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma montadora líder global, comprometida em oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus stakeholders. 

Seu portfólio exclusivo de marcas icônicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

Assista o vídeo: 

https://www.media.stellantis.com/br-pt/leapmotor/media-library/video/2905005/630378?&pr=5862&folderTitle=Chegada%20Leapmotor%20no%20Brasil

General Motors e Hyundai Motor Company anunciam os primeiros cinco veículos com desenvolvimento compartilhado. Os modelos têm lançamento previsto a partir de 2028, que inclui uma nova geração de van comercial elétrica, que será lançada na América do Norte



Detroit/Seul – A General Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram os planos para os primeiros cinco veículos com desenvolvimento compartilhado, representando um marco significativo na colaboração estratégica previamente anunciada entre as duas empresas.

 

As companhias vão desenvolver em conjunto quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média. Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. GM e Hyundai também irão codesenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.

 

As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.

 

A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.

 

O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.




Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte.

 

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo,” afirmou Amin. “Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas.”

 

“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados,” afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores — com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante.”

 

As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.

 

Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.




Após a assinatura do acordo de cooperação em setembro de 2024, as empresas continuam avaliando novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais, além de potenciais colaborações em sistemas de propulsão — incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio.

 

A implementação dos planos acima mencionados estará, naturalmente, sujeita às aprovações regulatórias que eventualmente possam ser aplicáveis nas respectivas regiões envolvidas no projeto.

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Anac publica portaria com regras para transporte de pets. Conheça os cuidados para um voo seguro // JetSMART estreia no Rio Grande do Norte com vôos diários e fortalece conectividade internacional ligando o estado à Argentina // Aeroporto de Congonhas inaugura ampliação da sala de embarque remoto // Aeroporto de Joinville oferece uma nova opção de voo direto para São Paulo com a GOL // Flybondi anuncia expansão na América do Sul com voos ao Paraguai e inclui trecho de Buenos Aires a Encarnación




São Paulo, agosto de 2025 - A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou no dia 18 de julho a portaria 17.476 que estabelece as regras para o transporte aéreo de animais de estimação e cães-guia. Segundo o texto da agência reguladora, o transporte de animais está sujeito às regras específicas de cada companhia aérea, mas existem diretrizes gerais obrigatórias que devem ser respeitadas. Confira os detalhes da nova portaria a seguir:

Cães e gatos de porte pequeno podem viajar na cabine

O passageiro pode levar seu cão ou gato na cabine do avião, desde que atendam aos requisitos da companhia (como limite de peso, tipo de caixa de transporte e condições que o animal encontrará nessa caixa de transporte), que podem variar entre as empresas.


Por isso, sempre é bom conferir todos os requisitos antes da viagem. Para garantir a segurança de todos os passageiros em caso de turbulência ou qualquer outro incidente, esses animais devem ser acomodados em uma caixa de transporte adequada, que caiba embaixo do assento da frente.


O principal motivo é a segurança de todos os passageiros e do próprio pet. Uma caixa fora dos padrões ou um pet solto - ou mal acondicionado - pode causar diversos riscos em casos de turbulências ou situações de emergência, como a necessidade de evacuação dos passageiros. No caso de uma turbulência severa, o pet pode se deslocar e atingir outros passageiros, além de se machucar também.



Caixa de Transporte

O pet deve ser levado em uma caixa de transporte adequada, resistente, ventilada e segura. A caixa deve permitir que o animal fique em pé e se mova no espaço interno (sem bater nas paredes da caixa), sem ultrapassar as dimensões máximas definidas pela operadora.


Características para uma caixa de transporte adequada:

● Material resistente: bolsa flexível ou caixa rígida.


● Ventilação adequada: a caixa deve oferecer boa circulação de ar em todos os lados. A ventilação evita o superaquecimento e reduz o estresse.


● Travas seguras: o fechamento precisa ser firme, com travas que garantam que a porta não abra acidentalmente.


● Piso impermeável: o fundo da caixa deve ser à prova de vazamentos para evitar incidentes durante o voo.


● Conformidade com Normas das Companhias Aéreas: verifique as dimensões máximas permitidas para o transporte na cabine por sua companhia aérea, já que elas podem variar.


Animais Transportados no Porão

Animais de médio ou grande porte ou que ultrapassem os limites de peso e tamanho exigidos para o transporte na cabine devem necessariamente ser acomodados no porão.




Documentação

Para viajar em um avião (na cabine ou no porão), é necessária apresentação de Certificado Veterinário ou atestado emitido por um médico veterinário atestando a saúde do pet com prazo de validade determinado pela companhia aérea (geralmente de 10 dias). A carteira de vacinação deve estar atualizada e incluir imunização contra raiva.


A companhia aérea pode recusar o transporte de pet na cabine do avião?

Sim. A companhia aérea pode recusar o transporte na cabine se entender que isso pode colocar em risco a segurança do voo. Nestes casos, há a opção de levar o pet no porão da aeronave.


Entretanto, a companhia aérea pode se reservar o direito de não transportar o animal no porão se constatar que isso pode colocar em risco a integridade do pet, considerando o tamanho, a idade, a distância da viagem, o tempo de voo, a existência de outro animal a bordo, o horário em que o voo será realizado, ou além do estado de saúde do animal etc.


As regras mais comuns das Companhias Aéreas Brasileiras

Cada companhia aérea opera com variações em seus regulamentos. Confira os pontos principais:


● Limite de peso: geralmente o peso máximo permitido para o pet viajar na cabine é de 8 a 10 quilos (incluindo a caixa de transporte). Acima desse limite, o embarque ocorrerá no porão.


● Reservas: é necessário informar a companhia aérea com antecedência, pois o número de pets por voo é limitado tanto para o porão quanto na cabine.


● Taxas: o transporte na cabine ou no porão geralmente envolve o pagamento de uma taxa adicional, cujo valor varia de acordo com a companhia aérea e o destino.


O que diz a Abear
Para o diretor de Operação e Segurança da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Raul de Souza, a segurança é um item inegociável para as companhias aéreas e a portaria da Anac vem justamente para aperfeiçoar as normas dos voos domésticos.


“Ao estabelecer diretrizes sobre o transporte de pets, a agência reguladora aumenta o nível de segurança e deixa claro os compromissos dos passageiros e das companhias aéreas. Desse modo, além de evitar imprevistos durante o voo, os pets serão transportados com muito mais conforto e segurança”, afirma Raul.


Cuidados com seu pet

Embora seja cada vez mais comum vermos tutores viajando com seus pets, é fundamental ter em mente que certos riscos à segurança e ao bem-estar dos pets e dos demais passageiros podem surgir caso as regras não sejam seguidas.


Se o pet não se adapta à caixa de transporte, ele pode ficar estressado. Por isso, é importante que o tutor acostume o animal previamente com a caixa. Outros possíveis problemas de saúde que os animais podem enfrentar são as mudanças de pressão ou temperaturas extremas durante o voo podem oferecer riscos, principalmente para animais braquicefálicos (cães e gatos de focinho curto).


Se o seu pet for desta raça, consulte um veterinário sobre estratégias de segurança, já que algumas companhias aéreas não permitem seu transporte em razão do risco decorrentes de problemas respiratórios.


Cães-Guia e Animais de Apoio Emocional

Cães-Guia: de acordo com a legislação brasileira (Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência), os cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual são permitidos na cabine de passageiros sem custo adicional, independentemente do voo ou companhia aérea. Para isso:

  • É necessário apresentar um documento validando o treinamento do cão-guia.
  • O animal deve estar devidamente equipado (com arreios, por exemplo) e sob controle do tutor.
  • Não há necessidade de transporte em caixa, mas o cão deve permanecer aos pés do passageiro durante o voo.

Pets de Apoio Emocional

Já os pets de apoio emocional não possuem as mesmas prerrogativas legais dos cães-guia.

 

Saiba as regras de cada companhia aérea para transporte de pets nos links abaixo:

Azul

Gol

Latam

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Ainda sem preços definidos para o Brasil, a OMODA & JAECOO confirma o lançamento dos Omoda 5 HEV e Omoda 7 Híbrido Plug-in na segunda quinzena em setembro




A OMODA & JAECOO, marca do grupo Chery International, anuncia, oficialmente, o lançamento e abertura da pré-venda dos modelos Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV a partir da segunda quinzena de setembro. 

Apresentados ao público pela primeira vez durante o Festival de Interlagos 2025, os SUVs terão, na oportunidade, todos os detalhes revelados, do conceito inovador em design, sofisticação e tecnologia que ambos os modelos incorporam, além de mix, posicionamento de mercado, lista de equipamentos e preço.

A chegada dos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS PHEV aprofunda os pilares da estratégia da fabricante no mercado nacional, ampliando o portfólio para oferecer maior diversidade, com o mesmo conceito tecnológico que carregam Omoda 5 elétrico e o Jaecoo 7 SHS. 

Vale destacar que, apenas com estes dois produtos, a marca já figura entre as 20 maiores em emplacamentos no Brasil e, com o incremento, segue a passos firmes com o plano de crescimento, visando alcançar o Top 10 no ranking de emplacamentos.

“Com os Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS PHEV, fortalecemos nossa posição no Brasil. E mais: destaca nosso compromisso com o público brasileiro em trabalhar com uma oferta de line-up inovadora, diversa e tecnológica”, explica Peng Hu, Country Manager da OMODA & JAECOO no Brasil. “O Brasil é um mercado estratégico para nós e estamos no momento mais que especial, com meses de operação, seguindo um plano consistente, estruturado e que coloca o consumidor em primeiro lugar. Foi ouvindo atentamente a voz deste cliente brasileiro que vamos trazer os novos Omodas, marcando uma nova etapa da nossa evolução por aqui”, completa o executivo.


Conceito NEO Crossover

O Omoda 7 SHS PHEV é um crossover que nasce sob distinto conceito NEO, especialmente desenvolvido pela O&J. Assim, o veículo se destaca pelo design futurista “Art in Motion X”, criando linhas dinâmicas definitivas, iluminação interativa e inteligente, combinada a um pacote repleto de equipamentos e sistemas tecnológicos inovadores, projetado para oferecer uma experiência de condução que combina esportividade e inteligência.

O NEO crossover representa, assim, um conceito/assinatura própria da O&J, que imprime em seus modelos um patamar elevado em estilo, desempenho e eficiência – tornando-se a direção de concepção e construção de novos veículos a serem fabricados pela companhia.

Em julho, Brasil chega a 500 mil eletrificados desde 2012 e bate novo recorde de venda de veículos 100% elétricos. Foram 7.010 veículos totalmente elétricos vendidos em julho de 2025. E os ônibus elétricos disparam, com crescimento de mais de 1.100% em um ano

 



O mercado brasileiro de veículos eletrificados acaba de atingir a marca de 503.654 unidades vendidas desde o início da contabilização da série histórica da ABVE, que teve início em 2012 e se estende até julho de 2025. 

 

O volume expressivo reflete a evolução acelerada da eletromobilidade no país, que nos primeiros anos registrava vendas ainda tímidas, com apenas 117 unidades em 2012, e pouco mais de uma década depois, supera a casa do meio milhão de veículos leves eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) em circulação.



Destaque

 

O segmento de veículos 100% elétricos (BEV) também atingiu um feito inédito ao registrar 7.010 unidades comercializadas em julho, o maior volume mensal da série histórica da ABVE. 


Até então, o recorde havia sido alcançado em maio, com 6.969 unidades. Apenas dois meses depois, o mercado voltou a superar suas próprias marcas, evidenciando o crescente interesse do consumidor brasileiro por soluções de mobilidade sustentável. 

 

A trajetória da eletromobilidade no Brasil está sendo marcada por um crescimento exponencial nos últimos três anos, impulsionado pela maior oferta de modelos, expansão da infraestrutura de recarga e incentivos de políticas públicas, consolidando o país como um dos mercados emergentes mais promissores para tecnologias de baixo carbono no setor automotivo. 



 

Outro recorde que merece destaque é a venda de ônibus elétricos, que registrou um marco histórico, com a comercialização de 160 unidades no mês. 

 

O resultado representa um crescimento exponencial de 370,6% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas 34 unidades, consolidando o maior volume mensal já observado no país para este segmento. 

 

Na comparação com julho de 2024, quando apenas 13 unidades haviam sido comercializadas, o avanço é ainda mais expressivo, alcançando a marca de 1.130,8%. 

 

O desempenho reforça a tendência de aceleração da eletromobilidade no transporte público brasileiro, impulsionada por políticas de descarbonização, investimentos em infraestrutura de recarga e maior adesão de municípios à tecnologia elétrica para frotas urbanas.

 

Julho

 

Em julho de 2025, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados registrou a venda de 19.016 unidades, consolidando um crescimento expressivo frente aos meses anteriores e reforçando a trajetória de expansão da eletromobilidade no país.

 

O volume total de veículos leves comercializados no período foi de 229.948 unidades, com os eletrificados alcançando uma participação de 8,27% (segundo a Fenabrave).

 

O segmento de veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV) manteve a liderança, com 15.654 unidades vendidas, representando 82,3% do total de eletrificados. Os híbridos tradicionais responderam pelos 17,7% restantes, somando 3.362 unidades.

 

Entre os plug-in, os PHEV lideraram com 8.644 unidades, equivalentes a 55,2% do segmento. O volume representa uma alta de 17,6% em relação a junho (7.347) e de 29,7% na comparação com julho de 2024 (6.660). Já os BEV atingiram um recorde histórico, com 7.010 unidades comercializadas, ou 44,8% das vendas da categoria, superando em 18,6% o resultado do mês anterior (5.912).


 

O bom desempenho dos elétricos plug-in é atribuído à maior competitividade de preços, à expansão da rede de recarga pública e semipública e à chegada de novos modelos ao mercado brasileiro, fatores que vêm impulsionando a confiança dos consumidores na viabilidade do uso diário de veículos 100% elétricos.

 

Por outro lado, os HEV e HEV Flex representaram juntos 17,7% do mercado de eletrificados (3.362 unidades), um percentual menor, mas que mantém relevância em estados com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento.

 

Entre os híbridos, os HEV ficaram com 69,5% do mercado e totalizaram 2.336 unidades vendidas. No comparativo com o mês anterior (1.384), houve um expressivo crescimento de 68,8%. Em relação a julho de 2024 (976), esse aumento se torna mais relevante e alcança a marca de 139,3%.

 

Já os híbridos flex (HEV Flex) foram responsáveis por 30,5% das vendas dos híbridos, com um total de 1.026 unidades comercializadas, sinalizando um aumento de 16,3%, quando comparado com o mês anterior (882), e uma retração de 40% de mercado, sobre o total de julho de 2024 (1.707). 

 

Em julho de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia foi a seguinte:

  • PHEV               8.644 (45,5%)
  • BEV                 7.010 (36,9%)
  • HEV                 2.336 (12,3%)
  • HEV FLEX        1.026 (5,4%)
  • TOTAL:            19.016


Micro-híbridos

 

As vendas de micro-híbridos (MHEV) registram em julho o total de 6.129 unidades.  Na comparação com o mês anterior (5.808) houve um aumento de 5,5%. 

Entre as duas tecnologias do grupo, os modelos MHEV 12V ficaram com 76,5% das vendas (4.690), apresentando crescimento de 7,8% em relação a junho (4.348). 

 

Já os MHEV 48V ficaram com os 23,5% restantes, totalizando 1.439 unidades, registrando uma pequena retração de 1,4% no comparativo com o junho (1.460).

 

Geografia da eletromobilidade

 

A expansão da eletromobilidade no Brasil tem mostrado uma geografia marcada por fortes contrastes regionais. Enquanto estados como São Paulo se consolidam como epicentros dessa transformação, outros, como o Acre e Amapá, avançam em ritmo mais lento, apontando a desigualdade no processo de eletrificação do país. 

 

A distribuição geográfica desigual reflete não apenas fatores econômicos e logísticos, mas também políticas públicas regionais e a capacidade de absorção tecnológica dos mercados locais.


 

Distribuição de vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras: 

  • 1º - Sudeste: 46,2% (8.781)
  • 2º - Sul: 18,1% (3.446)
  • 3º - Nordeste: 17,3% (3.295)
  • 4º - Centro-Oeste: 14,0% (2.664)
  • 5º Norte: 4,4% (830)

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em julho de 2025: 

  • 1º - São Paulo: 2.456
  • 2º - Brasília: 1.573
  • 3º - Rio de Janeiro: 736
  • 4º - Belo Horizonte: 732
  • 5º - Curitiba: 535

 

A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados e infraestrutura de recarga.
 
As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, em https://abve.org.br/bi-geral/ 

 

(05/08/2025)

 

 
Imagens
Vendas Veículos Leves Eletrificados BEV/PHEV/HEV/ HEV Flex – julho/2025*

Vendas Veículos Leves Eletrificados BEV/PHEV/HEV/ HEV Flex – julho/2025*

Vendas Veículos Leves Eletrificados + MHEV – julho/2025*

Vendas Veículos Leves Eletrificados + MHEV – julho/2025*

Série histórica de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV+PHEV + HEV + HEV Flex)

Série histórica de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV+PHEV + HEV + HEV Flex)

Série histórica de vendas de veículos leves elétricos no Brasil (BEV+PHEV ) – 2021 a Jul/2025.

Série histórica de vendas de veículos leves elétricos no Brasil (BEV+PHEV ) – 2021 a Jul/2025.

Panorama da eletromobilidade (Veículos leves) (BEV +PHEV+HEV Flex + MHEV 48v + MHEV 12v) – 2022 a julho/ 2025

Panorama da eletromobilidade (Veículos leves) (BEV +PHEV+HEV Flex + MHEV 48v + MHEV 12v) – 2022 a julho/ 2025

 

Caoa Chery comemora oito anos no Brasil com promoção doTiggo 8 Pro MAX DRIVE de R$ 10 mil de desconto. SUV líder de vendas entre os modelos premium de 7 lugares registra crescimento de 36% nas vendas em 2025




São Paulo, agosto de 2025 – Para celebrar os oito anos de operação no Brasil, a CAOA Chery anuncia uma condição exclusiva para o Tiggo 8 PRO MAX DRIVE: redução de R$ 10 mil no valor de tabela. A oferta é válida por tempo limitado em toda a Rede de Concessionárias CAOA Chery, que já conta com mais de 180 pontos de venda em todo o País. Com isso, o valor do modelo passa de R$ 199.990,00 para R$ 189.990,00.

Líder entre os SUVs premium de sete lugares, o Tiggo 8 PRO acumula mais de 9.000 unidades vendidas em 2025, representando um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. O modelo se destaca pelo design robusto, acabamento refinado, alto nível de tecnologia embarcada e amplo espaço interno, consolidando-se como referência entre os SUVs grandes.

O modelo é equipado com motor 1.6 Turbo GDI de 187 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, aliado à transmissão automática de dupla embreagem (DCT) e tração dianteira. Entre os itens de série, destacam-se o painel integrado full HD Ultra Wide Curved Screen de 24.6” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, teto solar panorâmico, 6 airbags, 8 alto-falantes Sony Premium Sound, e o pacote de tecnologias avançadas de assistência à condução MAX DRIVE, que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos de condução semiautônoma de Nível 2 (ADAS).

A campanha de aniversário reforça o momento de expansão da CAOA Chery, a marca com produção nacional que mais cresce no Brasil. Impulsionada pelo sucesso da família Tiggo, composta pelos modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, a marca fechou 2024 com 60.929 unidades comercializadas, um crescimento de 93,6% frente ao ano anterior.

“Esses oito anos consolidaram a CAOA Chery como referência em SUVs no Brasil. Celebrar essa trajetória com uma condição exclusiva para o Tiggo 8 é uma forma de reforçar nosso compromisso com a inovação e a excelência. Temos orgulho da nossa história, fruto da união entre a CAOA, maior conglomerado automotivo do Brasil, e a Chery, referência global em tecnologia, e estamos ainda mais motivados para o futuro”, afirma Roberto Pedrosa, diretor comercial da CAOA Chery.

O bom desempenho da marca é sustentado pelos investimentos contínuos da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), que passa por um processo de modernização e expansão. O investimento de R$ 3 bilhões contempla o lançamento de novos produtos, contratações, robotização e ações de sustentabilidade. A marca segue investindo na capacitação de pós-venda, ampliação da rede de concessionárias e oficinas, além da inauguração de um novo Centro de Distribuição na Grande São Paulo, que reforçará a eficiência logística da operação nacional.

Para mais informações sobre estes e outros produtos CAOA Chery, consulte o site www.caoachery.com.br




segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Stellantis abre 700 vagas para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2025. As vagas estão distribuídas entre as unidades da empresa em Betim, Contagem e Itaúna (MG) e Goiana (PE). Podem se inscrever jovens de 18 a 21 anos, com ensino médio completo e residentes nas regiões onde as vagas estão disponíveis. Os candidatos selecionados iniciarão o programa entre agosto e novembro deste ano

 


Betim, 4 de agosto de 2025 – A Stellantis, empresa líder do setor automotivo que detém as marcas Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, entre outras, está com inscrições abertas para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2025. Ao todo, são 700 novas vagas distribuídas entre as unidades da companhia em Betim, Contagem e Itaúna (MG) e Goiana (PE), com início das atividades previsto entre agosto e novembro deste ano.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter entre 18 e 21 anos, ensino médio completo, residir em uma das localidades onde as vagas estão disponíveis e ter interesse em atuar nas áreas administrativas e/ou de produção.

“Os jovens que ingressam no programa recebem suporte qualificado para sua formação, além da orientação de profissionais experientes da Stellantis. Hoje, contamos com mais de 30 mil colaboradores na América do Sul, muitos dos quais participaram do programa Jovem Aprendiz e iniciaram suas trajetórias na empresa dessa forma. É uma oportunidade para começar a carreira em um ambiente que valoriza o aprendizado contínuo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro,” destaca Massimo Cavallo, vice-presidente sênior de Recursos Humanos da Stellantis para a América do Sul.

Durante o programa, os jovens terão uma experiência completa de aprendizado, que combina prática na empresa com formação técnica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A jornada tem duração de até dois anos, com carga horária de 4 a 6 horas diárias, definida conforme a necessidade da área de atuação. Nos cursos de 4 horas, o jovem participará apenas da formação teórica no Senai, sem prática na empresa.

Entre os benefícios oferecidos, estão bolsa-auxílio, vale-transporte e/ou fretado, alimentação (refeição no local, cesta básica ou vale-alimentação), seguro de vida, plano de saúde, acesso ao Gympass/Wellhub, Clube Mais Stellantis, suporte psicossocial por meio do Programa Conte Comigo e outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://programaestelar.com.br/


Rampage 2026 estreia novidades, adotando aperfeiçoamentos em todas as versões. Versão Big Horn, porta de entrada do modelo, recebe sensores de estacionamento dianteiros

 


Desde o lançamento, a Rampage entrega aos brasileiros todo o poder inigualável de uma Ram. A primeira picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte carrega os pilares de força, capacidade, luxo e tecnologia em cada versão e, com essa receita, conquistou o público e a crítica especializada.  

Recentemente, a Rampage superou a marca de 45 mil unidades vendidas desde o lançamento e já soma 25 prêmios na imprensa especializada, com destaque para o mais recente, de Melhor Revenda, organizado pela Quatro Rodas e Mobiauto, além de troféus em premiações do UOL Carros e Mobilidade Estadão, entre outros. 

Para se manter nessa trajetória de sucesso, a Rampage apresenta novidades para a linha 2026 que tornam a gama do modelo ainda mais competitiva. A primeira delas estreia nas versões Rebel, Laramie com pacote Night Edition e R/T. 

Essas versões agora vêm com acabamento escurecido nas lanternas, assim como nas picapes importadas 1500, 2500 e 3500 Laramie Night Edition. Além disso, a R/T recebe nova calibração no conjunto de suspensão para tornar a versão ainda mais confortável sem perder a esportividade característica da versão e seus pneus Pirelli de medida 235/55 R19 passam a contar com a tecnologia Seal Inside™, que permite que o veículo continue rodando em caso de perfurações de até 5mm, graças a um selante interno que evita a perda de pressão do ar, prevenindo até 85% dos casos de perfurações. 

Já a Big Horn, que já apresentava uma ampla lista de itens de série, passa a sair de fábrica com sensores de estacionamento na dianteira para mais comodidade nas manobras.

“A Rampage nasceu com predicados que conquistaram os brasileiros desde o lançamento e que fizeram a picape se tornar um sucesso. No entanto, trabalhamos de forma contínua para estarmos alinhados às demandas e preferências de nossos clientes e, por isso, apresentamos novidades que reforçam ainda mais o poder inigualável da Rampage”, destaca Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul.  

A linha 2026 da Rampage mantém as duas opções de motorização: 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque ou o 2.0 Hurricane 4 Turbo Gasolina, de 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque, sempre conectados a um câmbio automático de nove marchas. 

Quando o assunto é capacidade off-road, uma das características inerentes às picapes da Ram, a Rampage 2026 continua a oferecer sistema de tração 4x4 auto, com distribuição automática da força entre os eixos, e modo reduzida, além do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).  

No quesito segurança, os sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2, que contemplam tecnologias como piloto automático adaptativo com Stop & Go e sistema de alerta de saída de faixa com assistente ativo e centralização, introduzidos como item de série na linha 2025 para as versões Rebel, Laramie e R/T, permanecem disponíveis na linha 2026 da Rampage, que chega às concessionárias em agosto. 

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