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segunda-feira, 28 de abril de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // Apagão na Europa: entenda os impactos diretos aos passageiros aéreos e na cibersegurança // LATAM Airlines Group encerra o primeiro trimestre com lucro líquido de US$ 355 milhões e margem operacional ajustada de 16,8% // TAM Aviação Executiva marca presença em Ribeirão Preto com soluções aliadas do agronegócio // Aeroporto de Navegantes amplia opções de alimentação e inaugura loja do Subway na área de embarque // A Azul retoma em julho os voos de Belo Horizonte para Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos // Luiza Bezerra de Lima é parte fundamental na decolagem dos mais de 900 voos diários da Azul


Milhares de pessoas ficaram retidas nos aeroportos de Lisboa e Madrid

Apagão na Europa: entenda os impactos diretos aos passageiros aéreos e na cibersegurança


Países como Portugal, Espanha, e outros da UE foram afetados nesta segunda-feira (28)

 

Um apagão de grandes proporções atingiu Portugal e Espanha nesta segunda-feira (28), interrompendo o fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicações em diversas regiões. A falha, que teve início por volta das 11h30 (horário de Lisboa), afetou sistemas de transporte, hospitais e redes móveis, gerando caos e incerteza sobre a causa do incidente.

Nos aeroportos, a situação foi particularmente crítica. Em Lisboa, as operações foram suspensas por volta das 13h, enquanto os aeroportos do Porto e Faro funcionaram com geradores de emergência. Na Espanha, cidades como Madrid e Barcelona também enfrentaram interrupções nos serviços aeroportuários.

"Em caso de cancelamento de voo por falha técnica ou energética, os direitos dos passageiros são muito semelhantes aos aplicáveis em cancelamentos comuns. O passageiro terá direito de escolher entre a reacomodação gratuita, por qualquer companhia que tenha disponibilidade, na primeira oportunidade, mantendo a origem e o destino da viagem, ou o reembolso integral da passagem", explica Rodrigo Alvim, advogado especializado em Direito do Passageiro Aéreo.

Durante o período em que o voo estiver cancelado ou atrasado, a companhia aérea também deve fornecer assistência material. Isso inclui auxílio para comunicação (como acesso a Wi-Fi de melhor qualidade), vouchers para alimentação e, se necessário, hospedagem em hotel e transporte de ida e volta para o hotel. "Caso o passageiro esteja em uma conexão e prefira retornar para casa, ele poderá solicitar o reembolso integral, além do transporte até o local de origem", complementa o especialista.

Esses direitos se aplicam independentemente de a causa do problema ter sido uma falha elétrica ou outra questão técnica. A grande diferença surge no desdobramento da situação: se a companhia aérea acomoda o passageiro no primeiro voo disponível e presta toda a assistência devida, não há o que se falar em indenização por danos morais, já que o fato se configura como um fortuito externo, pelo qual a companhia não responde.


"Porém, se a companhia deixar de prestar a assistência necessária, demorar excessivamente para reacomodar o passageiro (por exemplo, alocando em um voo dois dias depois, mesmo havendo opções anteriores disponíveis), pode haver a configuração de danos materiais e morais, passíveis de indenização", completa.

As autoridades investigam as causas do apagão. Enquanto a hipótese de um incêndio em linhas de alta tensão no sul da França é considerada, não se descarta a possibilidade de um ciberataque.

Cibersegurança: um alerta para infraestruturas críticas

Para o sócio do Godke Advogados e especialista em cibersegurança, Alexander Coelho, o apagão serve como um alerta sobre a fragilidade das infraestruturas críticas diante de ameaças digitais.


"O apagão traz à tona é o reconhecimento da cibersegurança como direito fundamental. Em Portugal, essa proteção já está prevista constitucionalmente, o que cria uma obrigação positiva do Estado em prevenir, proteger e reagir a ameaças cibernéticas de maneira eficaz. Em tempos de hiperconectividade, omissões nessa área deixam de ser meros lapsos administrativos e passam a configurar violações de direitos essenciais dos cidadãos", explica o advogado.

"Não podemos ignorar também a dimensão internacional do problema. Infraestruturas críticas são, cada vez mais, interconectadas além das fronteiras nacionais. Isso exige que a cooperação técnica entre países seja elevada a um novo patamar de agilidade, inteligência e confiança mútua. A coordenação entre autoridades públicas, operadores privados e equipes de resposta a incidentes (CSIRTs) não pode mais ser opcional ou cerimonial: ela precisa ser orgânica e funcional", defende Coelho.

 

Fontes:

Alexander Coelho - Sócio da Godke Data Protection & Privacy e do escritório Godke Advogados. Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados. Membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados e Inteligência Artificial (IA) da OAB/São Paulo. Pós-graduado em Digital Services pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal).

Coluna Minas Turismo Gerais do jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Recursos para investir no turismo


Imagem e postura profissional no ambiente de trabalho ...Está aberto o  Edital de Credenciamento nº 1/202 a 5seleção para instituições financeiras interessadas em atuar como agentes do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para empreendimentos turísticos em todo o Brasil, com ênfase em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Com um montante superior a R$ 620 milhões destinados à distribuição até dezembro de 2025, o edital define um período de seis meses para que as instituições financeiras realizem o cadastramento. A ação busca integrar agentes financeiros com comprovada capacidade técnica e pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional.

 Estado capacitou mais de 10 mil agentes, operadoras e ...

As instituições credenciadas atuarão na intermediação de financiamentos destinados à implantação, expansão, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, além da aquisição de bens e capital de giro.

O foco principal da medida é atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, empresários individuais e Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) que integram a cadeia produtiva do turismo. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico do setor, fomentar o desenvolvimento regional e gerar novas oportunidades de emprego e renda.

O credenciamento de novas instituições financeiras vai ampliar a capilaridade do Novo Fungetur, tornando os recursos mais acessíveis em todas as regiões do país. Isso significa mais competitividade, mais investimentos e, acima de tudo, mais desenvolvimento sustentável para o turismo brasileiro.

A publicação estabelece que os financiamentos deverão seguir as diretrizes da Política Nacional de Turismo, com respaldo legal na Nova Lei de Licitações. Clique AQUI para acessar o edital completo.



Novas soluções logísticas do BH Airport divulgadas na Intermodal


Hub Logístico Multimodal do terminal internacional mineiro marcou presença na feira com stand e prospectou diversos clientes interessados em seus serviços de logística

Três dias de muita conexão e construção de negócios. Foi assim a participação do BH Airport na Intermodal South America 2025, o maior evento de logística das Américas, que aconteceu nos dias 22 a 24 de abril, no Distrito Anhebi, em São Paulo. O Hub Logístico Multimodal do terminal internacional mineiro marcou presença com um stand que chamou a atenção dos participantes e o lançamento de soluções logísticas para o recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas.


As conexões realizadas durante a feira geraram mais de 30 reuniões pré-agendadas, que podem resultar em negócios com a movimentação de mais de 500 toneladas de carga e R$5,3 milhões em receita nos próximos 12 meses. O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca o potencial da feira para a projeção do Hub Logístico Multimodal.

“A Intermodal é o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas e participar desse evento é essencial para acompanharmos as tendências, tecnologias e inovações do setor. Além disso, tivemos excelentes oportunidades de divulgar nossos serviços, com destaque para os setores de automobilismo, mineração, fármaco e tecnologia. Durante os três dias da feira apresentamos soluções eficientes e inovadoras que otimizam a cadeia logística dos nossos clientes, gerando mais negócios, empregos e renda para Minas Gerais e o Brasil”, afirma.

Novos serviços - Entre os produtos lançados pelo BH Airport durante a feira está a primeira rota rodoviária para o mercado internacional, conectando diretamente a América do Sul ao Brasil. Empresas importadoras poderão contar com essa nova rota para movimentação de cargas com condições exclusivas, tarifas competitivas e negociação personalizada.

Outra novidade é a nova rota terrestre que busca a carga que chega ao Aeroporto do Galeão (GIG) e traz para o terminal internacional mineiro. Essa operação acontece via remoção consolidada, com o transporte rodoviário entre os recintos alfandegados, sem que a carga inicie o processo de nacionalização. O desembaraço aduaneiro só acontece quando a carga chega ao BH Airport, que oferece taxas convidativas a empresas e importadores mineiros.

Outros exemplos de soluções apresentadas na feira foram a remessa conforme, que é um espaço alfandegado exclusivo para operações de hub courier, garantindo mais agilidade e eficiência; e o serviço para cargas especiais, que são soluções personalizadas para desembaraço de cargas de grande porte e especiais.

O Hub Logístico Multimodal do BH é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de e -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

O terminal recebe cargas de diversos países no mundo e, entre os países de origem mais representativos estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Entre os setores com maior demanda estão Ciência da Vida, com cargas como vacinas e medicamentos, Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Voos diretos de BH


A Azul Linhas Aéreas anunciou que retomará, a partir do dia 2 de julho, os voos diretos entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale,na Flórida (EUA). A operação será sazonal e seguirá até dezembro, com três voos semanais partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), o segundo maior hub da companhia no Brasil.

Ao todo, serão 158 voos operados entre julho e dezembro, somando chegadas e partidas. A medida integra o planejamento estratégico da Azul para atender à alta demanda de viagens no período de férias escolares e verão nos Estados Unidos, atraindo passageiros em busca de turismo e lazer internacional, além do comércio , através de importações e exportações de produtos através das aeronaves.

 Segundo Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul, a retomada da rota reforça o posicionamento estratégico da Azul em Minas Gerais: “Os voos entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale reforçam o compromisso da Azul em oferecer uma malha aérea que atende à demanda dos clientes, especialmente nos períodos de férias e do verão americano. Além disso, reafirma a importância do nosso hub em Confins, que segue sendo estratégico para as operações domésticas e internacionais da Azul”, afirma.



Horários dos voos Belo Horizonte – Fort Lauderdale

Os voos da Azul entre Confins e Fort Lauderdale ocorrerão às quartas, quintas e domingos, com partidas do Brasil às 12h e chegada prevista na Flórida às 19h20 (horário local).


Já o trajeto de retorno, dos EUA para Minas Gerais, também será realizado nos mesmos dias, com decolagem às 21h40 e chegada em Confins às 6h50 do dia seguinte.

Além de Orlando existem voos internacionais para Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa Portugal); Orlando (Estados Unidos) Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

 O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:

Voos regionais: Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais: Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).


Recursos para eventos na capital mineira


Já está aberta a janela de inscrição para o edital ‘Belo Horizonte - Cidade dos Eventos’, projeto de fomento a eventos com potencial turístico para a capital mineira. As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de maio, às 18h. Ao todo, serão destinados R$3 milhões para projetos presenciais que tenham potencial turístico e que sejam realizados na cidade. O cadastro das propostas é gratuito e deve ser feito no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.

Os eventos selecionados deverão ser realizados entre 18 de julho de 2025 e 31 de janeiro de 2026. O resultado final dos projetos contemplados será divulgado no mês de junho deste ano, quando os proponentes serão convocados para a fase de Formalização de Contratos. O edital pode ser acessado na íntegra no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

A iniciativa tem o objetivo de promover Belo Horizonte como destino turístico de experiência e incentivar a realização de eventos na cidade, como grandes festivais, shows, seminários, congressos, feiras de negócios, de gastronomia e outros tipos de projetos que tenham potencial turístico.

Ao se inscrever, os interessados deverão indicar o valor de patrocínio conforme a categoria escolhida: na Categoria A, o valor é de R$180 mil, para a seleção de até 10 eventos; já na Categoria B, o patrocínio é de R$100 mil, contemplando até 12 eventos. A pontuação leva em conta os critérios de avaliação, que compreendem potencial e relevância turística, acessibilidade e mobilidade, além de práticas sustentáveis alinhadas aos eixos ESG (Ambiental, Social e Governança), entre outros. O edital estabelece um prazo para o pagamento da primeira e da segunda parcela do repasse financeiro do valor de patrocínio concedido. Os montantes serão depositados em até 20 dias úteis, após a assinatura do contrato, para a primeira parcela, e após a emissão do parecer de aprovação da prestação de contas do projeto.

Mais informações sobre a seleção podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.

Sobre as inscrições e acompanhamento do projeto inscrito - As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. O proponente deve consultar o Edital e o Termo de Referência para verificar os documentos obrigatórios necessários para a submissão do projeto, os quais devem estar assinados digitalmente. Não serão aceitas imagens digitalizadas de assinaturas ou assinaturas feitas à mão. Além disso, não será possível realizar alterações na inscrição após a submissão.

É essencial que os interessados acompanhem atentamente todas as etapas do processo seletivo através dos canais oficiais, como o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte e o Diário Oficial do Município (DOM). As informações sobre prazos, diligências, recursos e definições de contrapartida serão disponibilizadas exclusivamente pelo sistema. O acompanhamento contínuo é de responsabilidade do proponente.


Cronograma do Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos  - 


Janela de Inscrição: 17/04/2025 a 06/05/2025

Fase de Análise e Avaliação Recursos: Maio e Junho de 2025

Fase de Definição de Contrapartidas: Junho de 2025

Fase de Homologação e  Resultado Final: Junho de 2025

Fase de Assinatura de Contrato: Junho e Julho de 2025

Período de Execução dos Eventos: 18/07/2025 a 31/01/2026


Litoral Norte de São Paulo será palco do Abeta Summit 


O Litoral Norte de São Paulo foi escolhido como sede da próxima edição do Abeta Summit, principal evento brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura. Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o congresso acontecerá de 3 a 6 de setembro de 2025 em Caraguatatuba, município que integra a Região Turística conhecida por sua biodiversidade e potencial para o turismo sustentável.

O anúncio foi feito durante a WTM Latin America, destacando o Litoral Norte como destino estratégico para o desenvolvimento do setor. A escolha reforça a vocação da região, que abriga áreas preservadas como o Parque Estadual da Serra do Mar, onde 70% do território de Caraguatatuba está inserido.

"Vamos receber o Abeta Summit 2025 com todo o carinho e dedicação para que seja uma experiência incrível. Caraguatatuba está esperando por todos", afirmou a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, durante o anúncio oficial.

O evento deve reunir mais de 400 profissionais, empresários e gestores públicos para discutir qualificação, sustentabilidade e oportunidades de negócios no turismo de natureza. A expectativa é que o congresso contribua para o fortalecimento do trade turístico regional, além de promover o Litoral Norte de São Paulo como destino nacional e internacional.

"É com grande alegria que celebramos o Abeta Summit em Caraguatatuba, um destino que oferece uma combinação de biodiversidade, cultura e ecoturismo. O congresso fortalece parcerias locais, estimula a economia regional e reforça o protagonismo dos destinos que apostam na conservação ambiental como diferencial competitivo. Mais do que um evento, é um encontro de pessoas, ideias e propósitos conectados pela natureza", acrescenta a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Lejania Malheiros.

Integrando as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, o Circuito Litoral Norte de São Paulo tem trabalhado de forma integrada para consolidar a região como referência em turismo sustentável. Nos últimos anos, o consórcio vem firmando parcerias com o Governo do Estado e Ministério do Turismo para impulsionar a retomada segura das atividades e o desenvolvimento do setor.

A Abeta, responsável pelo evento, é uma das principais entidades do segmento no Brasil, com atuação em 20 estados e no Distrito Federal. O Abeta Summit é itinerante e, a cada ano, é realizado em uma nova região, destacando a diversidade natural do país.

As inscrições para o evento já estão abertas em: sympla.com.br/evento/abeta-summit-2025-22-congresso-brasileiro-de-ecoturismo-e-turismo-de-aventura.

Mais informações sobre o Circuito Litoral Norte de São Paulo  circuitolitoralnorte.tur.br. 

Abeta Summit 2025

3 a 6 de setembro

Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo

Inscrições: sympla.com.br/evento/abeta-summit-2025-22-congresso-brasileiro-de-ecoturismo-e-turismo-de-aventura


Projetos no Circuito das Grutas


Com localização estratégica, a sede reúne o escritório administrativo, espaço de promoção e comercialização de souvenirs e quitandas, além de receptivo turístico com apresentação dos atrativos de toda a região.

A Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, mais conhecida como Circuito das Grutas, terá a partir do dia 30 de abril, uma nova sede anexa ao Hotel Tulip Inn. Com localização estratégica, a sede foi projetada para reunir o escritório administrativo, espaço de promoção e comercialização de souvenirs e quitandas, além de receptivo turístico com apresentação dos atrativos de toda a região.

 Esta é a última entrega da Diretoria 2021-2025 que se despede o dia 29 de abril, quando a Diretoria 2025-2029 será oficialmente empossada. Mariela França está entregando a presidência e conta que a nova sede é a realização de um sonho antigo da associação e que só foi possível graças aos parceiros Hotel Tulip Inn, Elétrica Norte e Urbanes Parques. “A nova sede do Circuito das Grutas vem num modelo bem orgânico, oferecendo o receptivo turístico com um atendimento a turistas e visitantes para conhecerem todas as nossas cavernas, todos os nossos parques e os atrativos turísticos considerando a variedade de museus, igrejas e gastronomia que temos. Teremos também a degustação e comercialização de doces, quitandas, queijos e bebidas do território, além disso um espaço de artesanato regional com o melhor do nosso artesanato. No segundo piso será o escritório administrativo da IGR Grutas para receber todos os municípios e tratar com toda dignidade e organização a Política de Regionalização do Turismo”, conta Mariela.





 Com a nova sede, os receptivos Tatu Adventure, de Paraopeba, e Lourdinha Turismo, de Sete Lagoas, passam a ser os receptivos oficiais do Circuito Turístico das Grutas. O espaço de promoção e comercialização conta com a parceria do Cremoso da Roça (Sete Lagoas), Laticínios Córrego de Areia (Fortuna de Minas), Laticínios com leite de búfala (Fortuna de Minas), Trilha do Cipó (Santana de Pirapama), Lamas Destilaria (Matozinhos), Cachaça Vitorina (Fortuna de Minas), entre outros.

 A sede será aberta à visitação de segunda à sexta das 8h30 às 18h, , sábado de 8h30 às 14h e domingo de 8h30 às 12h.

Nova Diretoria da IGR Grutas eleita para o quadriênio 2025/2029:

PRESIDENTE: Clécio Gonçalves da Silva, Prefeito Municipal de Cachoeira da Prata

VICE-PRESIDENTE: Adélia do Carmo, Vice Prefeita de Lagoa Santa

DIRETOR SECRETÁRIO: Douglas Gonçalves Moreira, Gerente de Turismo de Confins

DIRETOR FINANCEIRO: Flávio Pereira, Coordenador de Cultura e Turismo de Paraopeba

DIRETORA DE MARKETING: Rafaela Caroline Alves da Silva, Coordenadora de Turismo de São José da Lapa

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO: Claudia Elane de Souza, Secretária Adjunta de Turismo de Sete Lagoas

DIRETOR DE MEIO AMBIENTE: Pablo Junio Pires Faria, Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cordisburgo

CONSELHEIRO FISCAL: Márcia Fernandes, Assessora de Turismo de Prudente de Morais

CONSELHEIRO FISCAL: Débora de Castro, Secretaria Municipal de Turismo de Caetanópolis

CONSELHEIRO FISCAL: Grazielle de Almeida, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Capim Branco.


Coluna Minas Turismo Gerais, jornalista Sérgio Moreira, informações para sergio51moreir@bol.com.br, @sergiomoreira63


ABAV é convidada a integrar o Conselho Consultivo da Associação Comercial de São Paulo

 


Brasil, abril de 2025 – A ABAV Nacional foi convidada a integrar o Conselho Consultivo das Entidades Representativas Parceiras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O convite foi formalizado durante encontro realizado na última semana.Com a entrada da ABAV, o Conselho Consultivo da ACSP passa a contar com 55 entidades representativas. A iniciativa reforça a articulação institucional da ABAV com setores estratégicos da economia e amplia o espaço de diálogo e cooperação com outras entidades empresariais do estado de São Paulo.

"Receber esse convite da ACSP é uma honra. Participar de uma associação tão grande quanto essa reforça o papel da ABAV como representante do setor de agências de viagens no país. Estar no grupo reforça nossa atuação institucional e nos permite ampliar o diálogo com outras lideranças empresariais", afirmou Ana Carolina Medeiros.

A reunião contou com a presença de Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho de Administração da ABAV Nacional, acompanhada por Ana Beatriz Serpa, gerente institucional, e Monica Tsugawa, assessora executiva. Elas foram recebidas por Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais da ACSP, e Alfredo Alves Veloza, conselheiro do Conselho Consultivo e superintendente da Distrital Penha. 

Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA - World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento.
Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

domingo, 27 de abril de 2025

As Estações do MetrôRio - o mais caro do Brasil - em Copacabana funcionarão 24 horas para o evento Todo Mundo no Rio com Lady Gaga (3/05). A concessionária recomenda que os clientes prefiram a estação Siqueira Campos/Copacabana tanto na ida quanto na volta do show


O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para atender os clientes que vão ao show de Lady Gaga, no sábado (5/03), na Praia de Copacabana. As estações do metrô em Copacabana funcionarão 24 horas, das 5h de sábado (3/05) às 23h de domingo (4/05). 


Já as demais estações do sistema metroviário carioca funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show até as 7h de domingo.

 

No sábado e na madrugada de domingo, durante a volta do show, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguem o trajeto Uruguai/Tijuca e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro. 

 

Para a ida ao show, no sábado, a orientação da transmissão é que os clientes desembarquem preferencialmente na estação Siqueira Campos/Copacabana .

 

estação Cardeal Arcoverde/Copacabana funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h; e após as 22h, somente para embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC).

 

No retorno do evento , a recomendação é que os clientes utilizem a estação Siqueira Campos/Copacabana para embarque. A estação conta com dois acessos, maior capacidade de embarque e bilheteria, bem como equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada para o grande evento. As estações Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana também estão abertas 24h.


Tanto a Siqueira Campos/Copacabana quanto as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana terão reforço no efetivo de segurança e operadores de estação, além de estruturas de controle de fluxo de passageiros para direcionar o público, auxiliando no embarque e desembarque.


Devido à proximidade com o palco, as estações poderão ter muita procura, o que pode ocasionar maior tempo para embarque e, por medida de segurança operacional, será realizado controle de fluxo.


No domingo (4/05), a partir das 7h, a linha 2 vai funcionar entre Pavuna e Botafogo, e a integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguem o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.


Regras para embarque

O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar uma volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. 


A tarifa é de R$ 7,90 por ida e R$ 7,90 por volta. Os passageiros, ainda, inserir créditos no cartão Giro pelo site ou aplicativo do GIRO, além de usar o pagamento por aproximação, com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque, ou com o Riocard.


A instrução reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes, caixa de isopor com gelo, garrafas de vidro, vasilhames, fogos de artifício, cadeiras de praia, bicicletas, patins, patins, patinetes, hoverboards e pranchas de surf. Também não é permitido consumir bebidas alcoólicas e fumar em trens e estações. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho.


O MetrôRio orienta que os passageiros fiquem atentos às normas e regras de segurança e utilização do metrô. A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes.

 

SERVIÇO

 

Funcionamento do MetrôRio para show de Lady Gaga

 

MetrôRio - Linhas 1, 2 e 4

Sábado (3/05): das 5h à meia-noite, com funcionamento 24 horas nas estações Siqueira Campos/Copacabana, Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular até as 7h de domingo.

Domingo (05/04): das 7h às 23h

 

Transferência entre as linhas 1 e 2

Sábado (3/05): no trecho compartilhado entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.

Domingo (4/05): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.

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