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quarta-feira, 4 de junho de 2025

Emplacamentos da Abeifa registram alta de 7,5% em maio

 


São Paulo, 4/6/2025 – As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 11.461 unidades, anotaram em maio a última alta em suas vendas de 7,5% ante março, quando foram comercializadas 10.660 unidades. Comparado a maio de 2024, o aumento é de 48,4%: 11.461 unidades contra 7.725 veículos.

   
No acumulado de 2025, os veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 49.840 unidades, 32% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 37.767 unidades.
 
Destaque especial novamente para os dados de colocação de veículos eletrificados no período de janeiro a maio: os 46.047 veículos eletrificados representam 49,7% do mercado total de 92.743 unidades emplacadas.
 
Em maio último, com 11.461 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,3% do mercado total de automóveis e níveis comerciais (214.382 unidades). 

As 49.840 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses do ano mantiveram participação de mercado de 5,4% do total de 929.176 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e níveis comerciais.
 
Boas perspectivas – Embora a taxa de juros esteja elevada e, por consequência, tornando-se um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos nos primeiros cinco meses do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.

Downloads, acesse:
Colocação por marcas | Maio 2025 (PDF) - Baixar

Colocação por modelos - Importados e Nacionais | Maio 2025 (PDF) - Baixar



Ram cresceu aproximadamente 10% no segmento de picapes compactas e médias nas vendas em maio, em relação a abril


A Ram, reconhecida pela combinação única entre força, capacidade, luxo e tecnologia em suas picapes, continua apresentando resultados robustos no mercado brasileiro. A marca do carneiro montanhês apresentou expressivo crescimento nas vendas em maio, com um aumento de aproximadamente 10% no segmento de picapes compactas e médias em comparação com o mês anterior e 26% em relação a maio de 2024.  

A Rampage, primeira picape Ram desenvolvida e concebida no Brasil, impulsionou o crescimento da marca no segmento de picapes compactas e médias. Com o desempenho nas vendas em maio, a Rampage se mantém no Top 5 entre as picapes compactas e médias mais vendidas no país. Além disso, o modelo superou a marca de 40 mil unidades emplacadas desde o lançamento. 

O segmento de picapes pesadas, por sua vez, segue dominado pela Ram, que alcançou uma marca significativa em maio: os modelos importados – nova 1500, além de 2500 e 3500 – superaram a marca 2 mil unidades emplacadas nos cinco primeiros meses de 2025. 

Com esse resultado, a Ram acumula participação de mercado de 68% no segmento de picapes grandes nos cinco primeiros meses do ano. A picape grande mais vendida no Brasil é a 3500, que de janeiro a maio acumula 839 emplacamentos. A segunda posição no segmento também é da Ram: a nova 1500 soma 745 emplacamentos em 2025 até o final de maio. 

Fiat Strada encerra maio com mais de 50 mil unidades vendidas no Brasil e se mantém na liderança do mercado em 2025. Argo, em 4º e Mobi e 6º lugares estão entre os 10 carros mais vendidos do país no mês



Veículo mais vendido do Brasil há mais de quatro anos, a Fiat Strada fechou o mês de maio com 51.207 unidades comercializadas nos cinco primeiros meses de 2025. Com isso, o modelo continua na liderança do mercado com 5,5% de market share. A Fiat também se mantém na primeira posição com 46.082 unidades emplacadas no mês, o que representa mais de 8.500 à frente da segunda colocada. No acumulado do ano, são 199.562 veículos vendidos pela marca e 21,4% do mercado. 


Em maio, outros dois modelos da Fiat figuraram a lista dos 10 carros mais vendidos do país: o Argo em 4º lugar, com 9.063 unidades emplacadas, e o Mobi em 6º lugar, com 6.459 emplacamentos. Ambos foram responsáveis por colocar Fiat na liderança entre os hatches no mês, com 27,4% de participação no segmento. Com o resultado, o Argo também completa o ranking como o terceiro carro mais vendido no acumulado do ano com 36.565 unidades 

Assim como no mês passado, em maio a Fiat se destacou entre os SUVs híbridos, liderando o segmento com 4.300 unidades emplacadas e 32% de market share. Neste mês, a marca lançou a linha 2026 do Fiat Pulse, que apresentou diversas novidades que reforçam o modelo como a opção tecnológica, versátil e acessível no segmento e segue sendo o único híbrido entre seus concorrentes. 


“A Strada se reafirma a cada mês como o carro preferido entre os brasileiros. Vender mais de 50 mil unidades em apenas cinco meses é um reflexo direto da robustez, versatilidade e confiabilidade que a nossa picape líder entrega diariamente aos nossos clientes. Todo o nosso desempenho confirma também protagonismo da Fiat em diferentes segmentos que são chave para o mercado, incluindo os SUVs híbridos, demonstrando que estamos no caminho certo ao investir em veículos cada vez mais acessíveis à realidade do consumidor brasileiro”, comenta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.          

A Fiat foi líder em outros segmentos neste mês. Entre as picapes, a Fiat ficou com 42,8% de segment share com a Strada líder entre as B-Picapes, com 11.842 unidades emplacadas em maio, e com a Toro em C-Picapes, que alcançou 4.690 emplacamentos no mês. Já na categoria de Vans, a Fiorino foi líder no B-Van com 2.518 unidades vendidas. 

terça-feira, 3 de junho de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Cinco aeroportos da Motiva recebem certificação internacional por gestão de carbono // Anac apresenta proposta para modernizar regras na operação de drones, hoje, dia 3/6 // Azul com tema de São João // TAAG comemora chegada do Boeing 787 Dreamliner ao Brasil com tarifas promocionais até dia 9 de junho, a partir de USD 787 // Lucro das empresas aéreas deve ser ligeiramente maior em 2025, apesar dos desafios // Grupo LATAM Airlines sediará a 82ª Assembleia Geral Anual da IATA no Rio de Janeiro em 2026 // Aeroporto Internacional de Orlando adota biometria facial da iProov para acelerar processo de chegadas internacionais // Líder no ranking mundial de processos contra companhias aéreas, Brasil precisa encontrar caminhos de prevenção de litígios // Azul terá mais de 100 voos extras para Porto Seguro (BA) em julho

 

Aeroporto Internacional de Curitiba, um dos cinco que receberam o certificado (Foto: Divulgação/Motiva)


Cinco aeroportos da Motiva recebem certificação internacional por gestão de carbono

 

Terminais localizados no Sul, Centro-Oeste e Nordeste passam a estar alinhados com as melhores práticas globais de sustentabilidade


São Paulo, 3 de junho de 2025 - Cinco aeroportos administrados pela Motiva acabam de receber a certificação Nível 1 do programa Airport Carbon Accreditation (ACA), promovido pelo Conselho Internacional de Aeroportos. São eles: Curitiba (CWB), Navegantes (NVT), Foz do Iguaçu (IGU), Goiânia (GYN) e São Luís (SLZ).

 

ACA é o principal programa internacional voltado à gestão de emissões de carbono na aviação. Estruturado em sete níveis de certificação, ele orienta e reconhece os esforços dos aeroportos na medição, redução e compensação de suas emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa.

 

A certificação concedida aos cinco aeroportos da Motiva é baseada no inventário de emissões do ano de 2023, auditado e verificado pela ABNT conforme os critérios estabelecidos pela ACI.

 

"Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico rigoroso e do engajamento das nossas equipes em todas as etapas do processo. A adesão ao programa ACA é um passo importante na consolidação de uma cultura de gestão climática dentro dos nossos aeroportos", explica Rose Moraes, coordenadora de Sustentabilidade da divisão de Aeroportos da Motiva.

 

Alinhamento a compromisso global

 

Ao integrar essa iniciativa, os aeroportos brasileiros passam a fazer parte de uma rede global comprometida com metas de menor impacto climático e com a transição para uma aviação mais sustentável. Essa conquista fortalece o posicionamento da Motiva no cenário global de sustentabilidade aeroportuária e marca um passo importante na estratégia ambiental da companhia.

 

"A certificação dos cinco aeroportos reforça nosso compromisso em operar com excelência, responsabilidade e visão de futuro. Estar alinhado aos padrões internacionais de sustentabilidade é fundamental para contribuir com uma aviação mais eficiente e consciente”, comenta Monique Henriques, Diretora de Negócios Aeroportos Brasil da Motiva.

 

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. 


A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. 


Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Belém sedia de 10 a 15 de junho o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. Inscrições estão abertas

II Congresso Febtur. Comunicação e floresta: Belém sedia o maior congresso de comunicação turística do país

Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, evento nacional reúne comunicadores e jornalistas de turismo de todo o país na capital paraense

Entre os dias 10 e 15 de junho de 2025Belém do Pará sediará o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismopromovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). 

Theatro da Paz, construído em 1878, inspirado no Scala de Milão (Foto: João Ramid)

O encontro reforça a capital paraense como um polo estratégico para o turismo sustentável e a comunicação responsável, especialmente às vésperas da COP-30, que será realizada na cidade no segundo semestre deste ano.

Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o congresso pretende destacar o papel fundamental da comunicação na promoção de práticas turísticas sustentáveis, oferecendo aos participantes uma programação rica em conteúdo técnico, experiências práticas e vivências culturais.

Ônibus-barco importante meio de transporte na Amazônia (Foto divulgação)

Comunicação a serviço do desenvolvimento sustentável

Durante os seis dias de evento, jornalistas e comunicadores de turismo do Brasil e do exterior participarão de palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas técnicas voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável, à valorização das comunidades locais e ao aprimoramento da cobertura jornalística e comunicacional no setor.

A escolha de Belém como sede do evento vai além da beleza natural: a cidade representa um símbolo da biodiversidade e da riqueza cultural da Amazônia, tornando-se o palco ideal para discutir os desafios e oportunidades de um turismo que respeita o meio ambiente e impulsiona o desenvolvimento social e econômico.

Fazenda Bacuri (Foto: Augusto Correia)

Experiências em campo com foco na Amazônia

Um dos principais diferenciais do congresso são as visitas técnicas a destinos turísticos sustentáveis na região, com roteiros que contemplam Belém (continental e insular), Bragança e Augusto Corrêa. Nessas experiências, os congressistas conhecerão projetos de turismo comunitárioações de conservação ambiental e iniciativas que unem tradição, inovação e responsabilidade socioambiental.

As visitas têm como objetivo sensibilizar os comunicadores para o potencial transformador do turismo sustentável, incentivando a criação de narrativas e conteúdos que promovam destinos comprometidos com a preservação e a inclusão.

Riqueza alimentar paraense se traduz em frutos, têmperos e cozinheiros incríveis. (Foto João Ramid)

Imersão cultural e gastronômica na terra do açaí e do jambu

O congresso também oferecerá uma verdadeira imersão na cultura paraense, com apresentações folclóricas, visitas a museus e pontos turísticos emblemáticos da capital, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Basílica de Nazaré.

Logo na abertura, os participantes serão recebidos na Casa das 11 Janelas, do Chef Saulo Jennings, Embaixador de Turismo Gastronômico da ONU, que apresentará a riqueza da culinária amazônica, reconhecida como uma das mais autênticas e inovadoras do Brasil.

Com pratos à base de tucupi, jambu, pirarucu, tambaqui e açaía culinária do Pará será um dos pontos altos da experiência. Congressistas poderão degustar receitas regionais em eventos gastronômicos organizados em parceria com chefs locais e instituições como o Senac, mostrando como a gastronomia é também uma forma de comunicação, preservação e identidade cultural.

Mercado São Brás, revitalizado está no roteiro dos congressistas. (Foto divuldgação)

Parcerias

O evento conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e Sebrae Pará; apoio do Governo do Pará, prefeituras de Belém (Secretaria de Turismo e Cultura), Augusto Corrêa e Bragança, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Fecomércio Pará. São parcerias que reforçam o compromisso com a promoção de um turismo sustentável e a valorização da Amazônia como destino turístico. 

Inscrições

As inscrições para o II Congresso Febtur já estão abertas e seguem até o limite de vagas. Interessados podem garantir sua participação pelo site oficial da Febtur: https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/


COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Azul contrata 139 novos tripulantes e reforça equipes em todo o Brasil // Música da Azul ganha o ritmo das festas juninas na voz de Mariana Aydar // A Air Europa continua dando passos decisivos para alcançar suas metas de sustentabilidade // GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de combustível no longo prazo // Emirates anuncia retomada de voos para Damasco, na Síria // Lexus marcará presença no Catarina Aviation Show, maior evento de aviação executiva do Brasil

Azul contrata 139 novos tripulantes e reforça equipes em todo o Brasil

Novos profissionais começam a atuar em áreas estratégicas como aeroporto, manutenção, tecnologia, cargas e operação de voo

São Paulo, 3 de junho de 2025 – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, contratou 139 novos tripulantes, como são chamados todos os colaboradores da empresa, independentemente da função que exercem. 
Os profissionais, das mais variadas idades e tempo de experiência, fizeram o check-in na companhia hoje, durante o evento de boas-vindas na universidade corporativa (a UniAzul) e vieram a ser integrados às equipes em todo o país, em áreas essenciais para o bom funcionamento de suas operações.
As novas contratações foram feitas para diferentes cargas, como agentes de aeroporto, comissários de voo, técnicos de manutenção de aeronaves, despachantes operacionais, meteorologistas, analistas de TI, agentes de carga, almoxarifes e profissionais administrativos. 
A maior parte dos novos tripulantes foi alocada na sede administrativa da Azul em Barueri (SP), que recebeu 50 profissionais, além das bases operacionais de Campinas (SP), com 40 contratados, e Confins (MG), com 32. Profissionais também foram contratados para atuar nas unidades da Azul em Manaus (AM), Belém (PA) e Recife (PE).
"A chegada de mais de uma centena de novos Tripulantes, com habilidades tão diversas e de todo o Brasil, reforça a potência da nossa marca, o nosso perfil de investimento nas pessoas e a confiança dos talentos em nossos planos de avanços e sustentabilidade para o futuro. Mais do que oferecer uma vaga, oferecemos também um plano de carreira, com capacitações essenciais e oportunidades reais de crescimento dentro da companhia", afirmou Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Marketing da Azul.
A Azul segue em constante evolução, ampliando suas equipes, fortalecendo sua operação e se preparando para o futuro. Como parte desse movimento, novas vagas são abertas regularmente e estão disponíveis em https://voeazul.gupy.io/.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Dia dos Namorados: 7 dicas de passeios, gastronomia, hospedagem e até de spa para os casais em Monte Verde (MG). Destino romântico tradicional, distrito de Camanducaia tem ótimas opções para a semana do 12 de junho; festival Amor nas Montanhas vai até o próximo dia 14



Posicionado no alto de uma colina, o Hügel proporciona uma vista deslumbrante aos casais em suas mesas externas (Foto: Divulgação/Hügel Bar & Gastronomia)

Junho, 2025 – Um dos principais destinos românticos do Brasil, Monte Verde (MG) espera pela vinda dos casais para o Dia dos Namorados. Neste ano, o 12 de junho cairá em uma quinta-feira, mas o distrito de Camanducaia terá atrações especiais ao longo de toda a semana da data. Uma delas ocorrerá no sábado (14), quando, a partir das 14h30, houver a última apresentação da companhia teatral Mas Por Quê? no festival Amor nas Montanhas, iniciado em 17 de maio.


Protagonizadas por um casal trajado com roupas de época, as performances são realizadas na avenida principal do vilarejo mineiro, unindo dança, teatro e música em pequenas cenas teatrais inspiradas no amor. Os dois artistas percorrem a via acompanhados por um saxofonista e um violinista, que ajudam a criar uma atmosfera envolvente ao tocar em músicas românticas ao longo do trajeto.


A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), organizadora do festival, com o apoio da Prefeitura de Camanducaia, convida os turistas para o evento e também selecionou sete dicas de hospedagem, gastronomia, passeios e até de spa para os casais curtirem na semana do Dia dos Namorados. Situada a apenas 160km de São Paulo, a localidade foi eleita um dos dez destinos mais acolhedores do país em 2025 na 13ª edição do Traveller Review Awards , premiação anual promovida pelo site de reservas Booking. Confira:

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Com ambiente requintado e amplas janelas de vidro, estabelecimento privilegia conexão dos clientes com a bela natureza local (Foto: Divulgação/Hügel Bar & Gastronomia)

Hügel Bar & Gastronomia

Com som ao vivo e janelas envidraçadas que permitem aos clientes desfrutar de uma vista do horizonte de tirar o fôlego, das montanhas da Serra da Mantiqueira, mesmo sem estar em uma das suas mesas externas do estabelecimento, o Hügel é uma escolha certa para os casais de namorados. 


Situada no alto de uma colina, a casa possui um ambiente requintado e oferece em seu cardápio uma mistura das culinárias alemã, italiana, letã e caipira mineira. Como as vagas são limitadas, para garantir a presença no local é preciso fazer reserva antecipada no site ou pelo WhatsApp: (11) 91789-9449.


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Casal durante aromaterapia oferece no espaço terapêutico de saúde em Monte Verde (Foto: Divulgação/Spa Lavandas na Varanda)

Spa Lavandas na Varanda

O Dia dos Namorados também é uma boa data para os casais relaxarem. Com esse propósito, uma das boas opções para celebrar a data com bem-estar em Monte Verde é fornecida pelo spa Lavandas na Varanda. 

Localizado na rua Beija-Flor, 161, o estabelecimento convida os pombinhos para uma experiência sensorial personalizada neste próximo 12 de junho, que inclui chá de boas-vindas, aromaterapia com óleos essenciais “Magia da Paixão”, massagem com toques terapêuticos e deliciosos chocolates. 

Reservas para utilização do espaço terapêutico podem ser feitas pelo WhatsApp: (35) 99880-9418. Mais informações no perfil no Instagram.

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Restaurante da hospedagem onde ocorrerão as apresentações de música ao vivo para hóspedes e visitantes que fizerem reservas na semana do Dia dos Namorados (Foto: Divulgação/Kuriuwa Hotel)

Hotel Kuriuwa

Com 24.000 m² de área preservada, a hospedagem está oferecendo de 30% de desconto em suas conveniências para quem fizer reservas no site do estabelecimento para a semana do Dia dos Namorados. 


E, nos dias 12, 14 e 15 de junho, o restaurante do local vai contar com música ao vivo, com a artista Danila Moreno cantando músicas da estrela pop britânica Adele durante os jantares servidos no restaurante do estabelecimento. 


Mesmo quem não estiver hospedado no local, poderá comparecer se fizer reserva com antecedência, sendo que não há cobrança de couvert artístico. Vale lembrar que o hotel tem os adultos como público-alvo e só aceita hóspedes acima de 14 anos. 


Com piscina aquecida, academia de ginástica, spa e diversas outras comodidades, o local ainda possui um mirante na área externa, de onde é possível desfrutar da vista das montanhas da Serra da Mantiqueira. 


Mais informações pelos telefones: (35) 3438-1959 (WhatsApp) e 3438-1593.



Sítio oferece envelopes com decoração romântica (Foto: Divulgação/Araukaria Brasil)

Sítio Ecológico Araucária Brasil

Localizado em uma área de 140 mil m² na Serra da Mantiqueira, o sítio ecológico é um refúgio para os casais que pretendem desfrutar das belezas da natureza, com opção de realização de trilhas autoguiadas em percursos sinalizados de 650 metros até 3 km. 


Para a semana entre os dias 9 e 15 de junho, os namorados terão direito a 10% de desconto com o cupom lovearaukaria. Há opções de combos com envelopes ao ar livre, sendo um deles com decoração romântica. 


Mais informações no site e pelo WhatsApp: (35) 98452-2303.




Modelo de caneca à venda na loja de souvenirs em Monte Verde (Foto: Divulgação/Mont'Art Artesanato)

Mont'Art Artesanato

Boa alternativa de lugar para os casais de namorados que pretendem comprar presentes singelos, o estabelecimento é uma tradicional loja de souvenirs e recordações de Monte Verde e fica na avenida principal do distrito, dentro da Galeria Vila Germânica. O proprietário Nelson Pacheco, conhecido como Senhor do Tempo por fazer temperaturas climáticas no destino turístico há 25 anos, disponibiliza no local diversos modelos de tabelas e muitos outros objetos de produção artesanal, como, por exemplo, imãs de geladeira, canecas, chaveiros e brinquedos. 


Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (35) 99155-1165.


Modelos de cartões que poderão ser produzidos na semana do Dia dos Namorados no estabelecimento (Foto: Divulgação/Espaço de Arte Cristina Bottallo)

Espaço de Arte Cristina Bottallo

Situada na avenida Monte Verde, 2072, a galeria vai promover uma programação especial entre os dias 12 e 15 de junho, quando os casais poderão fazer juntos o workshop criativo de aquarela e serigrafia “Corações Apaixonados”. 


Na atividade, que dura cerca de 1h30min, eles terão a oportunidade de produzir, com essas duas técnicas artísticas, um quadro e um cartão para levar de lembrança desses dados. 


Os escritórios podem ser agendadas nos horários das 11h, 14h, 15h e 16h, sendo que o espaço de arte também conta com loja e cafeteria, além do seu ateliê. 


Mais informações e agendamentos com a própria artista plástica Cristina Bottallo pelo WhatsApp: (11) 99171-7075.



Acomodação da hospedagem, que disponibiliza quatro opções de decoração romântica (Foto: Divulgação/Pousada Águia Dourada)

Pousada Águia Dourada

Boa alternativa para os casais apaixonados que buscam atividades de conforto em Monte Verde, a hospedagem tem 12 categorias diferentes de acomodações, equipadas com hidromassagem ou ofurô, e em sua área externa há piscina e hidro spa aquecidos e cobertos, sauna, academia e sala de massagem. 


Com arquitetura europeia e belos jardins projetados pelo paisagista Marcos Almeida, a pousada ainda oferece quatro opções de pacotes com produções românticas, cujos preços variam de R$ 150 a R$ 310. 


O estabelecimento está com 30% de desconto nas diárias de todos os quartos disponíveis nas reservas feitas pelo site e promete apresentar, com um brinde especial, os casais que se hospedam no Dia dos Namorados. 


Mais informações pelos telefones: (35) 3438-1685 e 99906-7127 (WhatsApp).

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Azul faz primeiro voo de Campinas (SP) para Porto, em Portugal. Serão três operações semanais para a Europa, em aeronaves Airbus A330, com capacidade para 298 clientes, sendo 34 assentos na classe executiva


São Paulo, 2 de junho de 2025 - A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, fez neste domingo, dia 1 de junho, o voo inaugural saindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para a cidade do Porto, em Portugal. Este é o segundo voo internacional operado pela Companhia em terras portuguesas. O primeiro foi em Lisboa. Com essa ação, a empresa reforça a malha da Azul para o exterior e garante ainda mais conectividade para os seus Clientes.   
O primeiro voo decolou com 100% de ocupação. Ao todo, serão três voos semanais para a cidade do Porto, em aeronaves da Airbus, modelo A330 Neo, com capacidade para 298 clientes, sendo 34 assentos na classe executiva.      
O Gerente de Planejamento de Malha, Beatriz Barbi, comemorou a estreia de mais um destino internacional da empresa, destacando a importância da conectividade proporcionada pela rota. “Esse é o compromisso da Azul: oferecer cada vez mais opções de destinos aos Clientes de todo o país, especialmente aqueles que moram em cidades onde somente a Azul atua. Estamos otimistas em relação ao futuro desta rota, que, dependendo de sua aceitação, pode ter sua frequência aumentada”, afirmou Beatriz.

“As novas rotas lançadas pela Azul, uma importante parceira na ampliação da nossa conectividade, têm grande relevância pois fortalecem o destino Brasil tornando o nosso turismo ainda mais competitivo no mercado europeu, principalmente em países estratégicos como Portugal e Espanha. Mais conectividade significa aumentar o potencial de crescimento do fluxo turístico internacional e levar ainda mais benefícios para diversas regiões do país. O turismo deve ser bom não só para para quem nos visita, mas também para o Brasil e para os brasileiros, com geração de mais empregos, renda e receitas para movimentar nossa economia”, comentou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 
Atualmente, a Azul opera voos regulares saindo do Aeroporto de Viracopos para 72 cidades brasileiras, além das internacionais Lisboa, Paris, Orlando e Fort Lauderdale.
Campinas (VCP) - Porto (OPO)  
*A partir de 01 de junho*  
Origem  
Saída  
Destino  
Chegada  
Frequência  
Campinas  
20:30 
Porto 
10:25 
Terças, Quintas-feiras e Domingos 
Porto 
13:10 
Campinas  
19:05 
Segundas, Quartas e Sextas-feiras 

Por que visitar Porto?  
Porto, em Portugal, é uma cidade encantadora e cheia de história, com uma atmosfera única que combina o antigo e o moderno de uma maneira especial. A cidade uma paisagem urbana incrível, com suas ruas estreitas e sinuosas, praças encantadoras e vistas deslumbrantes do rio Douro. 
Porto está dividida entre a zona histórica, que é Patrimônio Mundial da Unesco, e a parte mais moderna, com arquitetura contemporânea.  Além disso, a cidade é o berço do famoso vinho do Porto. Ao visitar a localidade, é possível explorar as tradicionais caves de vinho do Porto, localizadas em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro. 

Fazer uma degustação de vinhos e aprender sobre o processo de produção é uma experiência única.  Em resumo, Porto oferece uma mistura fascinante de história, cultura, gastronomia e paisagens deslumbrantes, tornando-a um destino imperdível para quem deseja explorar Portugal de forma autêntica e única.  

domingo, 1 de junho de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira




Barco a vapor Benjamim Guimarães volta ao “ velho Chico”



Um marco no resgate da história das Minas e bela Gerais. Hoje a  população de Pirapora e toda Minas Gerais, comemoram o retorno do retorno do barco a vapor Benjamim Guimarães ao leito do Rio São Francisco, o "velho Chico". A embarcação, a única com máquina a vapor alimentada por lenha ainda existente no mundo, ficou parada por 12 anos e nos últimos cinco permaneceu fora d'água, passando por um processo de restauração.

A solenidade de “reinauguração” do Benjamim Guimarães foi no cais do Velho Chico, dentro das festividades dos 113 anos de emancipação político-administrativa do município preparadas pela Prefeitura de Pirapora.

Embora a reinauguração oficial aconteça agora, o vapor ainda continuará parado por algum tempo. O retorno dos passeios turísticos no Velho Chico deverá ocorrer no segundo semestre, possivelmente em novembro, após vencidas etapas burocráticas. A navegação depende também do volume de água do rio.


O Vapor Benjamim Guimarães passou por uma restauração completa, viabilizada pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobras, com verba de federal, no valor de R$ 5,8 milhões, do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba. Os serviços foram executados pela empresa Indústria Naval Catarinense (INC).

 Depois de permanecer cinco anos " fora da ´´água, estacionado em terra, na beira do Rio São Francisco, para a execução dos serviços de reforma, o barco a vapor foi levado novamente dentro do rio São Francisco,  no dia 3 de maio.. Devido ao peso da embarcação, 243 toneladas, a operação para o seu retorno ao leito do Rio São Francisco dependia da elevação do volume do rio. Para isso, foi necessário aumentar a liberação de água no reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, de cerca de 200m³/s para 650 m³/s. A ampliação foi solicitada pela prefeitura de Pirapora e pela Eletrobrás à Cemig.


Na operação para colocar o icônico barco a vapor dentro do rio, foram utilizadas boias e máquinas escavadeiras, tudo acompanhado pelos técnicos com muito cuidado. Em seguida, tiveram início os testes de “flutuabilidade” da estrutura.

Durante a revitalização, foi feita a reforma geral do vapor na parte de madeira. Foram ainda instaladas caldeira e chaminé novas, e reestruturadas partes do casco e da casa de máquinas. “O vapor está novo e muito bonito. Um orgulho não só para Pirapora, mas para toda Minas Gerais e o Brasil. Afinal, é o único no mundo ainda movido a caldeira de lenha”, comemora o presidente da Empresa de Turismo de Pirapora (Emutur), Elton Jackson.

“A recuperação do vapor representa muito para Pirapora e para a região, não só culturalmente, mas principalmente como instrumento de incentivo turístico, que mexe bastante com a cadeia econômica da nossa cidade. Depois do próprio Rio São Francisco, o vapor Benjamim Guimarães é um dos nossos principais atrativos turísticos”, avalia. 

A partir da “reinauguração”, informou, a Prefeitura de Pirapora manterá contatos com a Marinha do Brasil para que seja feita uma vistoria visando à liberação dos passeios pelo rio. Também deverá ser mantido contato com o Departamento de Infraestrutura em Transportes Terrestres (Dnit) para a sinalização dos pontos de navegação dentro do leito do rio.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, também comemorou a reinauguração da embarcação como um momento histórico. “A entrega do vapor Benjamim Guimarães é um reencontro com a alma do povo mineiro e ribeirinho. Ele carrega memórias, histórias de fé, de luta e de esperança que navegam junto com o Velho Chico. É um patrimônio que não repousa: segue em movimento, como a própria cultura”, afirmou Leônidas.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) divulgou que a recuperação do vapor também contou com a participação do governo de Minas, por meio da pasta e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), em parceria com a Prefeitura de Pirapora. “As intervenções contemplaram desde a substituição do casco até a revisão completa do maquinário, passando pela recuperação da chaminé, dos camarotes, da roda de pás e de todos os sistemas que compõem sua estrutura centenária”, descreve a pasta.

HISTÓRIA - O vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1913, pelo estaleiro norte-americano James Rees & Sons, e navegou inicialmente pelo Rio Mississipi, no país de origem. Na sequência, veio para o Brasil, onde, por alguns anos, percorreu o Rio Amazonas, sendo transferido para o São Francisco em 1920.

Na segunda metade da década de 1920, a empresa Júlio Guimarães adquiriu a embarcação e a montou no porto de Pirapora, onde recebeu o nome de “Benjamim Guimarães”, uma homenagem ao patriarca da família proprietária da empresa. A partir de então, o vapor passou a fazer contínuas viagens ao longo do Rio São Francisco e em alguns dos seus afluentes.

O Benjamim Guimarães foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em 1985. Durante décadas, foi um importante meio de transporte para mercadorias e passageiros, conectando comunidades ribeirinhas e promovendo o comércio e a troca cultural. A cada viagem entre Pirapora e Juazeiro (BA), trecho de 700 quilômetros em que o Rio São Francisco é navegável, ele se tornava um elo entre o passado e o presente, transportando não apenas pessoas, mas também tradições e memórias.

A partir da década de 1980, o Benjamim Guimarães passou a ser usado para passeios turísticos, com ponto de partida e de chegada em Pirapora. Com problemas em sua caldeira e outras avarias, o vapor parou de navegar em 2013. O processo de recuperação ficou muito tempo parado devido à falta de dinheiro. Somente em setembro de 2024 a revitalização foi viabilizada e agilizada Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobras.


PESO ECONÔMICO - O retorno do vapor Benjamim Guimarães ao Rio São Francisco representa a expectativa da volta de muitos visitantes a Pirapora e de movimento na economia local, avalia o diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Prefeitura de Pirapora, Adélio Brasil Filho.

Ele afirma que a interrupção dos passeios da embarcação acarretou uma perda de 60% no turismo local, prejuízo que o município espera superar com a revitalização do barco. “O vapor tem atrelado a ele a Orquestra Sinfônica Jovem, o turismo de fim de semana, aquele turista que vem para a praia por causa do vapor. É o convite aberto para que as pessoas venham à cidade. Só de falar que vai voltar, a cidade já respira outros ares”, afirma Adélio.

O diretor do Patrimônio Histórico e Cultural de Pirapora salienta que, além da reforma da embarcação, deverão ser feitas obras de melhoria no cais (no píer) junto ao Rio São Francisco para facilitar o acesso dos turistas. Também deverá ser realizada uma capacitação dos integrantes da tripulação do vapor – mestres e pilotos – pela Capitania dos Portos de Minas Gerais. 

Segundo Adélio Brasil Filho, os passeios no Velho Chico só devem ser retomados em novembro. Porém, antes disso, a antiga embarcação vai movimentar o fluxo de turistas na cidade, aposta. “Antes (do passeios), o vapor será aberto à visitação. A orquestra sinfônica já voltará a se apresentar mensalmente”, disse. Os espetáculos da orquestra sinfônica no vapor serão iniciadas neste mês de junho, informou. “Todo o turismo (em Pirapora) é atrelado ao vapor”, conclui Adélio.

Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol “Melhores Vilas Turísticas”, da ONU Turismo


Minas Gerais se consolida, mais uma vez, como protagonista do turismo sustentável e de experiência no Brasil. Das oito vilas brasileiras selecionadas para concorrer ao prestigiado prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, promovido pela ONU Turismo, três estão localizadas em território mineiro: Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol. O reconhecimento destaca a força do interior de Minas como guardião de paisagens naturais, práticas culturais centenárias e hospitalidade singular. Além das vilas mineiras, foram indicadas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).

“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades. Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol simbolizam essa nova fase do turismo mineiro, que une natureza, tradição e inovação”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A premiação da ONU Turismo tem como objetivo reconhecer destinos rurais que adotam práticas sustentáveis e contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo. Atualmente, a rede global conta com 254 vilas reconhecidas em todo o mundo.

Delfinópolis

Delfinópolis, localizada na região da Serra da Canastra, no Centro-Oeste do estado, é conhecida como “paraíso ecológico” devido a suas matas ciliares que abrigam diversas espécies em extinção.

As cachoeiras são o principal atrativo do município. As mais famosas são a Claro, com quatro quedas; do Luquinha, com três quedas; do Paraíso, com seis quedas. Destaque também para o Complexo Paraíso, que abriga os encantos de oito cachoeiras. Para os motociclistas que gostam de aventura, a cidade oferece diversas trilhas, como Casinha Branca, Pico Dois Irmãos, Chora Mulher e Chapadãozinho.

Grão Mogol

No final do século XVII, a procura por diamantes atraiu para o Arraial de Serra de Grão Mogol diversas pessoas, inclusive estrangeiros interessados no garimpo. A exploração alavancou o crescimento da cidade e destacou-a como a mais importante cidade da região Norte de Minas Gerais. O destino ainda preserva as construções e manifestações culturais da época da mineração.

Os conjuntos arquitetônicos da Avenida Beira-Rio, da Rua Cristiano Belo e da Rua Juca Batista levam o turista de volta ao passado. A cidade simples, tranquila e autêntica oferece também aos visitantes locais com paisagens como as da Serra Geral, da Trilha do Barão, da Cachoeira do Inferno e da Gruta Lapa da Água Fria. O centro histórico de Grão Mogol é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) desde 2016.

Conceição de Ibitipoca

Charmoso distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, conhecido por sua atmosfera rústica, tranquilidade e natureza exuberante. Situado nas proximidades do Parque Estadual do Ibitipoca, o vilarejo atrai visitantes em busca de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, como a Janela do Céu e a Cachoeira dos Macacos.

Suas ruas de pedra, pousadas aconchegantes e opções de gastronomia local criam um ambiente acolhedor, ideal para quem busca contato com a natureza e experiências autênticas no interior de Minas. O clima ameno, aliado à hospitalidade dos moradores, faz de Ibitipoca um destino cada vez mais procurado por turistas brasileiros e estrangeiros. 

FEBTUR realiza congresso em Belém e projeta Amazônia no cenário global do turismo sustentável

 Comunicadores do Brasil e do exterior se preparam para o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, que será realizado em Belém com foco na COP30, bioeconomia e comunicação responsável.

Belém, a porta de entrada da Amazônia | Voepass

Belém , a porta de entrada da Amazônia

Belém é logo ali. Está chegando o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Febtur Nacional e Febtur Pará, com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”. O evento, que acontecerá de 10 a 15 de junho, será um marco no fortalecimento do turismo sustentável e da comunicação responsável na Amazônia, em um ano estratégico para o Brasil diante da realização da COP30, em novembro.

Com a capital paraense no centro das atenções globais, o congresso reunirá profissionais da comunicação turística de todos os estados brasileiros e do exterior, em uma programação intensa, repleta de painéis temáticos, vivências culturais e experiências imersivas.


 Belém: Divulgadas imagens da revitalização do canal da Doca

Entre os destaques da agenda técnica estão os painéis: “Turismo e COP30: como comunicar a Amazônia ao mundo” “Bioeconomia e Amazônia: o papel da imprensa na difusão de práticas sustentáveis.” Além desses, diversos outros não menos relevantes para o fazer turístico e a preservação ambiental serão debatidos por autoridades, especialistas e líderes setoriais.

 O Hotel – Beira Rio

Hotel Beira Rio, em Belém

Delegações estaduais já estão confirmadas, bem como participantes da América do Sul e Europa, que aguardam com expectativa os dias de intercâmbio, capacitação e inspiração que marcarão o congresso. A programação inclui ainda visitas técnicas e culturais a destinos emblemáticos como Bragança, Augusto Corrêa, Ilha do Combu e Mosqueiro, além de momentos de valorização da gastronomia e da cultura amazônica.

Entre os palestrantes confirmados estão o ministro do Turismo, gestores públicos, jornalistas especializados, pesquisadores, empreendedores e chefs de cozinha que contribuirão com olhares diversos sobre o desenvolvimento turístico com responsabilidade.

 Mercado Ver-o-Peso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ver o Peso

O evento conta com o patrocínio e apoio de uma ampla rede de instituições públicas e privadas, entre as quais se destacam: Ministério do Turismo, Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Comunicação (Secom), Prefeitura de Belém e Prefeitura de Bragança, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sebrae/PA, Sudam, Vale, Hotel Beira Rio, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes e Point do Açaí,Instituto Alpaba, Belém Convention & Visitors Bureau e ABEOC Brasil.

Essa grande rede de cooperação reafirma que o sucesso de iniciativas transformadoras nasce do comprometimento coletivo. O congresso também se torna uma vitrine para mostrar como Belém e o Pará estão preparados para acolher o mundo, oferecendo uma combinação única de natureza, cultura, hospitalidade e protagonismo na agenda climática global.

Catedral de Belém e Basílica Santuário de Nazaré são referências de fé,  devoção e arte | Agência Pará

Basílica Nossa senhora de Nazaré

As inscrições continuam abertas no site oficial da  entidade: https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/


BH será a capital do Festival Stock  Car - Libertadores do Automobilismo

A etapa de BH Stock Car, marcada para os dias 15 a 17 de agosto, terá mudanças na estrutura do BH Stock Festival para melhor acomodar o público. Também pela primeira vez uma categoria internacional: aTCR South America Banco BRB, chama "Libertadores do Automobilismo". Sua dinâmica é utilizar os mesmos regulamentos e carros em todos os campeonatos da série, independentemente do país ou continente, possibilitando um intercâmbio internacional. O conceito TCR (sigla de Touring Car Racing, ou carros de turismo de corrida, em tradução livre) foi lançado pelo italiano Marcello Lotti em 2015. Circuito

O BH Stock Festival apresenta um circuito com cerca de 3.200 metros, que passa pelo entorno do Mineirão e segue pelas imediações. Cerca de 7 km de gradis, 4 km de guardrail e 3 km de blocos de concreto serão posicionados em todo o trajeto para garantir a segurança dos pilotos, equipes e público presente.

Em 2024, a estreia do BH Stock Festival movimentou mais de R$ 250 milhões na economia da cidade. Além disso, gerou 4.000 empregos diretos e indiretos, atraindo turistas de 25 estados brasileiros e proporcionou uma ocupação hoteleira de 75%. 

"Este ano, esperamos aumentar ainda mais esses números, atraindo turistas e fomentando nossos setores hoteleiro e gastronômico. Nossa meta é seguir proporcionando um crescimento sustentável e significativo para a cidade, transformando o festival em uma verdadeira locomotiva econômica a cada edição”, pontuou Emanuel Júnior, diretor-executivo do BH Stock Festival. 

Novidades na estrutura - Uma das principais novidades para o BH Stock Festival 2025 é que novas arquibancadas serão instaladas. Um andar coberto será criado na esplanada do Mineirão, oferecendo uma vista privilegiada da pista. Melhorias significativas também foram projetadas para a experiência no Vip Lounge, que agora estará posicionado próximo à Av. Rei Pelé, e a criação do setor Varanda Norte, com piso mais próximo à pista. Além disso, as praças de alimentação serão aumentadas.

"Estamos muito felizes com o sucesso, mas não paramos de trabalhar para que a edição deste ano seja ainda melhor. Os números são realmente maravilhosos e a aprovação do público que esteve presente é a grande prova. Belo Horizonte só ganha com o BH Stock Festival”, completou Sérgio Sette Câmara, CEO do BH Stock Festival.

Para proporcionar mais conforto ao público, a esplanada contará com tendas e melhorias na acessibilidade serão implementadas, com áreas dedicadas a Pessoas com Deficiência (PCDs). O reforço da sinalização em todo o espaço do festival também é uma prioridade, além de novos espaços destinados às marcas parceiras, proporcionando experiências exclusivas.  

ingressos  venda   

https://bileto.sympla.com.br/event/101162/d/291079  

Festas juninas

Terceira edição do programa foca na descentralização da promoção, apoio via ICMS Cultural e integração com o turismo , foi lançado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG)o Minas Junina 2025 como uma política pública estruturante que celebra, valoriza e promove a cultura popular e tradicional em todas as regiões do estado.

Integrado ao Descentra Cultura, programa inédito no Brasil, o projeto assegura uma descentralização efetiva da promoção cultural e fortalece a transversalidade entre cultura e turismo, articulando os municípios, artistas e comunidades no maior circuito junino já realizado no estado.

Mais de 400 municípios mineiros participarão das celebrações em 2025 com apoio do Governo do Estado, seja por meio do fomento direto via editais regionais, da valorização dos patrimônios imateriais ou através de recursos do ICMS Cultural. Incentivos que garantem autonomia e protagonismo às cidades na preservação e ativação de seus bens culturais e festejos tradicionais.

Subsecretária de Estado de Turismo, Patrícia Moreira no lançamento do evento

O Minas Junina é também uma política de desenvolvimento. Em 2024, segundo dados da Diretoria de Economia da Criatividade da Secult-MG, a captação via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LeiC) chegou a R$ 159 milhões, mobilizando centenas de projetos em festas populares, quadrilhas, reinados, congados, folias e as mais diversas áreas e expressões artísticas. Essa força econômica traduz-se em empregos, turismo local, valorização da identidade mineira e dinamização das cadeias produtivas da cultura.


Programação diversa - Na capital, o Arraiá da Liberdade, promovido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e instalado nos jardins do Palácio da Liberdade, será, nos dias 27, 28 e 29/6, o palco simbólico dessa integração entre capital e interior.

Dezenas de grupos de quadrilha, congos, catopês e outras expressões vindas de todas as regiões do estado ocuparão o espaço, celebrando o ciclo junino como momento de encontro, fé, arte e mineiridade.

O Minas Junina 2025 reforça ainda o reconhecimento das Congadas como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, título conquistado em 2024. Em 2025, o Estado amplia os investimentos nas tradições afro-mineiras com editais exclusivos e apoio técnico por meio do Programa de Proteção da Cultura Afro e do Descentra Cultura.

              fotos: Leo Bicalho

        

Com a destinação inédita de 30% dos recursos públicos para a cultura popular e tradicional, Minas Gerais se afirma como referência nacional em políticas culturais democráticas, inclusivas e territorializadas. 

Protagonismo do interior - É no interior que o Minas Junina revela seu poder de transformação social e cultural. Em Pavão, no Vale do Mucuri, o Forró do Regaço movimenta moradores e visitantes com shows, danças e comidas típicas.

Piranguinho, no Sul de Minas, orgulhosamente realiza a 18ª Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, celebração reconhecida como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.


Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br


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