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sábado, 28 de dezembro de 2024

Fuja do perigo: saiba como identificar um ônibus clandestino. Abrati dá dicas para uma escolha segura e para uma viagem tranquila



O primeiro passo para uma viagem tranquila é a escolha de um transporte seguro. E, com o aumento das operações clandestinas em todo o país, os passageiros devem ficar atentos aos riscos de utilizar ônibus irregulares. Optar por empresas devidamente autorizadas, que atendam aos padrões de segurança é a melhor forma de se proteger e garantir uma experiência confortável e dentro da legalidade, além de contribuir para um mercado mais justo e responsável.

Ônibus clandestinos, além de operarem fora da legalidade, frequentemente não cumprem os requisitos básicos de segurança. Esses veículos podem apresentar uma série de problemas, como falta de manutenção adequada, pneus desgastados, ausência de equipamentos de emergência e motoristas sem habilitação ou treinamento apropriado.

Outro ponto de alerta é a ausência de documentação e autorização para operar. Empresas regulares são obrigadas a cumprir normas estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como emitir bilhetes fiscais, exibir identificação clara da empresa no veículo e utilizar placas vermelhas, indicando que estão habilitadas para transporte comercial.

Já os ônibus clandestinos frequentemente embarcam passageiros em locais não autorizados, como postos de gasolina ou beiras de estrada, sem oferecer garantias mínimas de segurança ou qualidade. Para atrair clientes, os preços são inferiores, mas essa aparente economia pode custar caro: atrasos, desconforto e, em casos extremos, acidentes graves.

A falta de identificação dos veículos e dos funcionários da empresa é outro sinal de que algo pode estar errado. Antes de embarcar, o passageiro deve verificar se a empresa está devidamente cadastrada junto à ANTT. Essa consulta pode ser feita rapidamente pelo site e pelo telefone 0800 240 5000. Basta apenas digitar a placa do veículo.

Também é importante observar o estado de conservação do ônibus e exigir a emissão de bilhete fiscal. Normalmente, os clandestinos apresentam apenas recibo de pagamento, o que comprova que não há recolhimento de tributos, que contribuem com toda a sociedade.

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) orienta que os passageiros se certifiquem de que o serviço é regular antes mesmo da compra das passagens. Priorizar empresas reconhecidas por sua segurança e previsibilidade, além de garantir uma viagem tranquila, pode preservar a vida.

“A escolha de uma empresa regular vai além do conforto: é uma decisão de segurança e responsabilidade. Por isso, ao planejar sua próxima viagem, priorize a tranquilidade e a certeza de estar em boas mãos. O ônibus clandestino pode ser conduzido por um amigo ou estar há muito tempo em operação. Mas não há garantias mínimas de itens indispensáveis como a manutenção ou o descanso e treinamento do motorista. O barato sai, sim, muito caro e prejudica toda a sociedade”, afirmou a conselheira da Abrati, Leticia Pineschi.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

COMUNICADO - YPF Brasil é adquirida Grupo Usiquímica

O Grupo Usiquímica, com mais de 80 anos de experiência na produção e comercialização de produtos químicos no mercado brasileiro, comunica que, na última segunda-feira, 23 de dezembro, assinou um contrato para aquisição da YPF Brasil Comércio de Derivados de Petróleo, empresa controlada 100% pela argentina YPF S.A., dedicada à produção e comercialização de lubrificantes YPF no Brasil, detentora de marketshare de 2% no País.

O acordo contempla a celebração de um contrato de licenciamento das marcas de lubrificantes da YPF, com produção na unidade fabril de Diadema, no ABCD paulista, fazendo com que seja mantida a presença de produtos lubrificantes da YPF no Brasil.

Guarulhos, 27 de dezembro de 2024.

A Diretoria

Grupo Usiquímica

Governo publica no Diário Oficial da União a habilitação da montadora Lecar ao Mover. Estima-se que a autorização de crédito financeiro trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora

A busca por veículos sustentáveis no Brasil ganhou mais um apoio: a Lecar, montadora nacional, acaba de ser habilitada ao programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover. Estima-se que a autorização de crédito financeiro da habilitação do Mover trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, em 5 de dezembro, na portaria MDIC-SDIC Nº 424.

“Essa é a primeira vez na história do Brasil em que uma montadora nacional recebe investimentos tão significativos. Temos o compromisso de devolver ao Brasil, através de agregação de valor, diversificação e desenvolvimento do mercado regional, todas as contrapartidas previstas em Lei – o que faremos com muita responsabilidade e orgulho. Carro é a paixão do brasileiro e, uma montadora nacional, um sonho coletivo, precisa de apoio. Já estávamos acelerando fundo sozinhos. Agora, com o apoio do governo, vamos voar”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Criado em substituição ao Rota 2030, este programa do governo federal visa o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística brasileira, focando em incentivar o desenvolvimento de tecnologias, inovação e eficiência energética para promoção da mobilidade sustentável no país.

“Em parceria com a HORSE e a WEG, temos a tecnologia de propulsão mais avançada da atualidade, um sistema híbrido flex com range extender, proporcionando autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Inovação, eficiência energética e redução significativa das emissões de CO2 na atmosfera. Agora, com os incentivos do Mover, reforçaremos ainda mais nossa missão de trazer à população um automóvel tecnológico, inovador e ecologicamente responsável. Tudo isso, adaptado às necessidades do povo brasileiro”, acrescenta.

Com a habilitação ao programa, na prática, a montadora poderá usufruir de crédito presumido do IPI de 32%, junto ao ressarcimento do PIS/PASEP e da Cofins. Algo que, junto às políticas públicas de fomento a atividades de pesquisa e desenvolvimento sobre o tema, favorecerão a inovação em soluções cada vez menos agressivas à sociedade. “A conquista deste incentivo nos empenha a irmos ainda mais longe, focando sempre em desenvolver veículos inovadores e sustentáveis para o nosso país”, finaliza Assis.

A Ford fornece os carros para a polícia dos EU desde o modelo T. O Mustang foi usado como “caçador de Porsches”. Em 1961, 58% dos carros policiais nas 50 maiores cidades dos Estados Unidos eram Ford. Hoje, o Ford Police Interceptor Utility 2025 faz parte da frota policial


O Ford T foi usado também para transporte de presos

A Ford tem uma longa história como a marca de carros preferida das forças policiais dos Estados Unidos. Essa experiência num segmento tão exigente ajudou a impulsionar o negócio de veículos comerciais da marca, tanto no país quanto globalmente. No Brasil a Ford Pro oferece hoje as linhas Ranger e Transit, com apoio de uma engenharia própria e rede de parceiros modificadores que permite atender vários tipos de aplicações, incluindo de polícia.

Vale a pena conhecer um pouco dessa tradição, que começou com o Modelo T. Com mecânica simples, robusto e fácil de manter, o veículo logo atraiu a atenção das forças policiais. Em 1915, a Polícia de Oakland, Califórnia, ficou tão impressionada com seu desempenho que o adotou como padrão da sua frota de carros leves.

Ford Tudor Police Car de 1950


Em 1950, a Ford foi a primeira fabricante a oferecer um veículo com pacote policial. Ele trazia três opções de motor: o Ford V8 especial, o Ford V8 100 HP e o Ford 95 HP Six, além de inúmeras melhorias de engenharia e design, incluindo itens especiais de conforto, durabilidade, velocidade e segurança para as rigorosas necessidades do trabalho policial.

O pacote policial da Ford se popularizou entre os órgãos de segurança dos EUA e o Departamento de Polícia de Nova York fez o maior pedido registrado até então na época, de 430 veículos.

Ford Crown Victoria Police de 1992


O primeiro modelo policial a usar o nome Interceptor foi introduzido em 1954. O nome já havia sido usado anteriormente em um novo motor V8 de 125 cavalos, vendido como opcional no pacote policial em 1952. Em 1961, uma pesquisa mostrou que 58% dos carros policiais operando nas 50 maiores cidades dos Estados Unidos eram Ford.

O Ford Mustang ingressou no serviço especial em 1982 e estrelou uma campanha publicitária que dizia: “Este Ford persegue Porsches para viver”. O anúncio destacava a sua capacidade em curvas e aceleração de zero a 80 km/h em 6,3 segundos, que permitia acompanhar outros carros esportivos da época.

Em 1983, o Crown Victoria LTD redesenhado e com pacote especial deu continuidade à história das viaturas policiais da Ford. Seu pacote incluía como opcional um V8 de alta potência, de 5,8 litros, que ajudou a torná-lo a escolha preferida das cidades norte-americanas durante décadas.

Este Ford persegue Porsches para viver, ía de zero a 80 km/h em 6,3 s


Incrivelmente popular, em 1998 o Crown Victoria representava 85% das vendas de veículos policiais de perseguição nos EUA e no Canadá. O Crown Victoria Police Interceptor foi aposentado em 2012 para dar lugar aos Interceptors de nova geração da Ford.

Os modelos utilitário e sedã do Police Interceptor 2013 foram os primeiros da indústria a oferecer alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sensor de ré, além de serem os únicos na época com tração nas quatro rodas construídos especificamente para aplicação policial.

Ford Police Interceptor Utility híbrido 2020


Em 2017, a Ford revelou seus primeiros carros e picapes policiais híbridos classificados para perseguição. Eles foram seguidos em 2020 pelo Ford Police Interceptor Utility, outra inovação da indústria, como primeiro SUV híbrido de perseguição, e pelo Ford Police Interceptor Utility 2025 lançado em 2024.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. 


A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. 


Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 175.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, visite o site https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.

Hyundai aparece em primeiro lugar entre os carros novos mais buscados no Brasil. Creta está na liderança entre os veículos zero quilômetro mais procurados pelos usuários da plataforma em novembro. Já o Chevrolet Onix lidera a lista dos modelos usados mais pesquisados no mês

Hyundai Creta ocupa a liderança entre os veículos zero quilômetro mais buscados no período

São Paulo, dezembro de 2024 - A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta os rankings dos carros novos e usados mais procurados pelos usuários da plataforma em todo o Brasil, em novembro. 

Na sequência, o Ford Ranger e o Toyota Corolla figuram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, de acordo com o levantamento realizado pelo Webmotors Autoinsights.

Já entre os carros seminovos mais pesquisados, a Honda ocupa o topo, com o Civic, seguido por Toyota Corolla (2°) e Chevrolet Onix (3°)


Ranking dos carros 0Km e usados mais buscados pelos usuários de todo o Brasil na plataforma em novembro:

Novos

Usados

1. Hyundai Creta

1. Honda Civic

2. Ford Ranger

2. Toyota Corolla

3. Toyota Corolla

3. Chevrolet Onix

4. Jeep Compass

4. Volkswagen Gol

5. Fiat Fastback

5. Hyundai HB20

6. Fiat Strada

6. Volkswagen Polo

7. Toyota SW4

7. Honda HR-V

8. Volkswagen Polo

8. Jeep Compass

9. Honda HR-V

9. Volkswagen Jetta

10. Toyota Corolla Cross

10. Honda Fit


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Novidade RAM é equipada com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque com câmbio automático de nove marchas e tração 4x4 automática. Vem com seis airbags, câmera de ré de alta definição, chave presencial com partida remota ou por botão, freio de estacionamento eletrônico e piloto automático

 


Anunciada no lançamento da linha 2025 da Rampage, a inédita versão Big Horn já está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 237.990. Equipada exclusivamente com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel, ela chega para ser a nova porta de entrada da marca e do universo Ram, ampliando a gama de possibilidades para que os consumidores encontrem a Rampage que melhor atenda às diferentes demandas. 

“A Ram é reconhecida pela expertise no desenvolvimento de picapes fortes, capazes e robustas. Com a chegada da inédita versão Big Horn, equipada com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm, cria-se uma nova porta de entrada para o modelo, ampliando o leque de possibilidades para nossos clientes na linha 2025, que traz um produto com ainda mais performance e eficiência. Com a versão Big Horn, a Rampage continua entregando força e confiabilidade em uma combinação inigualável dentro do segmento” afirma Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul. 

PORTA DE ENTRADA PARA O MUNDO RAM 

Com o já conhecido nome Big Horn, a nova versão da Rampage é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel, apresentado recentemente durante o lançamento da linha 2025 da picape. 

O motor, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, possui a configuração de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³, que entrega 200 cv de potência a 3.500 rpm e impressionantes 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a 1.500 rpm. 

Tais números se traduzem em potência e força entregues nos primeiros instantes de aceleração e resultam em mais agilidade no dia a dia e em ultrapassagens seguras nas rodovias: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente. 

Quando o assunto é eficiência, o novo motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, com um diferencial 14% mais longo na linha 2025 da Rampage. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias. 

Tais números levaram a Rampage 2.2 Turbodiesel a receber a nota máxima "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Assim como nas demais versões, a tração 4x4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, é item de série, além do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control). 

Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia das demais versões pela grade exclusiva, com bordas cromadas e aletas preto brilhante, que destacam o logo RAM cromado na parte superior da mesma, além das rodas de liga leve de 17", com pneus 235/65. 

Os cromados também estão presentes nas molduras das janelas, nos espelhos retrovisores e no para-choque traseiro, equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré de alta definição. 

O sistema de iluminação é full LED, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função cornering para uma iluminação mais precisa em curvas. A caçamba de 980 litros oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima como item de série. A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente através da chave presencial.  

Internamente, a versão Big Horn apresenta o requinte e a tecnologia comum a todas as picapes Ram. A Rampage Big Horn possui quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de possuir sistema de navegação embarcado e permitir conexão simultânea para até dois smartphones. 

Durante a utilização dos recursos de conectividade é possível carregar a bateria do smartphone através do carregador por indução refrigerado ou em uma das seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para carregamento rápido.  

Em relação ao conforto, a nova versão da Rampage possui ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e chave presencial com partida remota. Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são na cor preta. 

O painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque e também contam com forração premium. O volante multifuncional tem revestimento premium, borboletas para troca de marcha e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos.  

Quando o tema é segurança, a Big Horn também possui uma lista extensa de itens de série: são seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine); piloto automático; limitador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.  

Por fim, a Rampage Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos como dar a partida no motor, por exemplo. 

O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24 horas para emergências. O Ram Connect permite ainda que a picape transforme-se em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos. 

Estado do Rio segue batendo recordes no turismo e se aproxima do melhor resultado da história, a marca de 1,5 milhão ao final de dezembro


Foto: Pedro Kirilos

O turismo do Rio de Janeiro tem motivos para comemorar: recebeu até novembro deste ano 1.352.012 turistas internacionais. O número é bem expressivo e se encaminha para ser o segundo melhor resultado da história, desde 1990. Com alta de 27% em relação a 2023, a projeção indica que o número ultrapassará a marca de 1,5 milhão ao final de dezembro, chegando no mesmo patamar de 2014, ano da Copa do Mundo, o melhor da história, com 1.597.153 estrangeiros.

-  O trabalho feito pelo nosso governo – de investimento em políticas públicas pela melhoria contínua do ambiente de negócios – contribuiu e muito para o desenvolvimento da economia e para a atração de grandes eventos, de alcance mundial. Também tivemos participação expressiva nas maiores feiras de turismo e ações nos mercados nacionais e internacionais. O mundo voltou a estar com os olhos voltados para o Rio e estamos muito felizes com esse resultado – disse o governador do Rio, Cláudio Castro.

A Argentina continua sendo nossa maior emissora, com impressionantes 400.684 turistas. Logo em seguida, estão Chile (269.272) e EUA (161.102). Juntos, os três países representam 61% do fluxo de visitantes estrangeiros no estado.

-  É um número que precisa ser celebrado. Já tivemos um ótimo resultado em 2023, e agora estamos próximos de chegar ao patamar do melhor ano da história. Isso é resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional. Hoje posso afirmar que o Rio de Janeiro está consolidado na prateleira dos principais destinos turísticos do mundo - disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, o número de turistas internacionais despencou e só começou a dar sinais de melhoras em 2022 (652.962), mas ainda assim muito abaixo da média. Em termos de comparação, desde 2011, quando superou pela primeira vez a marca de um milhão de turistas, o estado não registrava números abaixo desta marca.

Confira os números ano a ano

2024- 1.352.012 (até novembro)
2023 - 1.192.814 (patamar pré-pandemia)
2022 - 652.962 (início da recuperação pós-pandemia)
2021 - 101.487 (pandemia)
2020 - 377.336 (pandemia)
2019 - 1.252.267
2018 - 1.293.342
2017 - 1.355.616
2016 - 1.480.121 (Olimpíadas)
2015 - 1.375.978
2014 - 1.597.153 (Copa do Mundo)
2011 - 1.044.931 (primeiro ano a superar a marca de um milhão)

Volkswagen cria Blindagem Vale+:blindado, a partir de R$ 64 mil, com garantia mantida nos modelos Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan, Amarok, Jetta GLI, ID.4 e ID. Buzz


São Bernardo do Campo (São Paulo) – Carro protegido e com garantia de fábrica mantida. Essa combinação foi o ponto de partida para que a Volkswagen passasse a oferecer aos clientes a Blindagem Vale+. Disponível para os modelos Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan, Amarok, Jetta GLI, ID.4 e ID. Buzz, o serviço tem preço competitivo, proteção balística com materiais de última geração, processos de fabricação modernos e conectados, e controles e padronizações de qualidade que reduzem o tempo de entrega do veículo blindado.

O primeiro modelo a estrear a Blindagem Vale+ foi a Nova Amarok V6. A nova blindagem proporciona à picape média um alívio de peso de 57 quilos, quando comparada a um serviço comum. Uma grande vantagem é que o pedido da blindagem pode ser feito em qualquer concessionária Volkswagen do Brasil, no ato da compra do zero-km ou na assinatura do contrato de um modelo pelo Sign & Drive, programa de assinatura de veículos da Volkswagen. 

No dia da entrega do veículo ao cliente, o modelo escolhido já estará protegido, com responsabilidade e padronização de processos das blindadoras parceiros. O prazo estimado é de até 40 dias após a entrega da documentação.

Os materiais são de origem garantida, testados e certificados pelo Exército Brasileiro. O nível balístico é o III-A, o mais alto permitido para uso civil no Brasil. No uso da blindagem unidirecional, UDura, as peças são 100% coladas à carroceria dos veículos. Trata-se de uma evolução da blindagem opaca, com o material mais leve do mercado - até 80kg mais leve que o aço/aramida. 

Ainda possui proteção anti-UV, é hidrorrepelente, com uma maior dissipação de energia, modelagem de peças em 3D que proporcionam encaixes perfeitos nos contornos do veículo, diminuição do ruído interno, e garantia de dez anos. Para os vidros, a utilização do Nera, de 19 mm de espessura, assegura maior visibilidade com 83% de transparência, maior leveza – com alívio de 32kg/m² - e seis anos de garantia contra delaminação.

O serviço Blindagem Vale+ parte de R$ 64 mil para a Volkswagen Saveiro, e pode ser financiado pelo Banco Volkswagen junto ao contrato do modelo zero-km.

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira


 

Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira

 


Campanha de Popularização do Teatro e Dança

Aproveite as promoções de assistir as dezenas de peças de teatros e danças em BH e pelo interior mineiro, são atores dedicados a arte cênica.A 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e Dança acontece entre 3 de janeiro e 16 de fevereiro, trazendo uma programação diversificada para Belo Horizonte, Betim e Contagem. O evento, consolidado como a maior campanha de popularização das artes cênicas no Brasil, celebra meio século de história, oferecendo espetáculos de teatro e dança para públicos de todas as idades. 

Os ingressos já estão disponíveis para compra antecipada no site oficial da campanha, www.vaaoteatromg.com.br, onde o público pode se cadastrar e garantir a participação com antecedência. As vendas presenciais começam em 3 de janeiro nos postos físicos localizados nos Shoppings Cidade e Pátio Savassi. 

Com cinco décadas de tradição, a Campanha de Popularização do Teatro e Dança se destaca no calendário cultural de Minas Gerais, promovendo acessibilidade à cultura e valorização das artes cênicas. A programação contempla diversas linguagens artísticas, contribuindo para a formação de público e fortalecimento do setor cultural.

 Evento: 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança

Data: 3 de janeiro a 16 de fevereiro

Locais: Belo Horizonte, Betim e Contagem


Ingressos: Antecipados no site www.vaaoteatromg.com.br ou presencialmente nos shoppings Cidade e Pátio Savassi a partir de 3 de janeiro.

Inhotim recebe mais de 335 mil visitantes


A 60 Km da capital mineira, localizado no município de Brumadinho, o maior museu a céu aberto do mundo vem se destacando. Ao fim de 2024, o Instituto Inhotim celebra ter alcançado o seu maior público dos últimos sete anos, somando mais de 335 mil visitantes. Do total, quase 60% acessou o museu, o maior a céu aberto da América Latina, gratuitamente. Além disso, a série de iniciativas do programa educativo do complexo também registrou crescimento, atendendo a uma audiência 44% maior na comparação com o ano passado.

Já do ponto de vista ambiental, o equipamento localizado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, comemora a obtenção de duas novas certificações – e, ainda, a descoberta de uma nova espécie de orquídea, a Catasetum x inhotimensis, batizada em homenagem ao lugar.

Em relação ao crescimento do volume de visitantes, os números representam a manutenção da tendência já verificada no ano passado. Os resultados de 2023, afinal, já apontavam para um caminho de crescimento tanto de público quanto de acesso pelos programas de gratuidade – são dois, um garantindo entrada sem custos toda quarta-feira e, outro, no último domingo de cada mês.

O novo recorde, claro, pode ser lido como sinal de sucesso na condução contínua de  trabalhos e projetos já característicos do lugar, caso das inaugurações de novas exposições temporárias de longa duração – que devem seguir em exibição até 2026. Considerando apenas as datas de inauguração das seis mostras inauguradas ao longo dos últimos 12 meses, um público de mais de 8 mil pessoas foi registrado.

Outro fator por trás deste 2024 exitoso é o fortalecimento da programação pública, que foi incrementada por duas novas ações: o programa “O que é...?”, que instiga o público com perguntas aparentemente simples, propondo, por meio intervenções de convidados especiais, reflexões que conjugam arte, natureza e educação; e o Jardim Sonoro, festival de música com curadoria da própria  instituição, que foi realizado em julho e recebeu cerca de 9 mil pessoas durante os três dias em que foi realizado.

Exposições

Na temporada de abertura de novas exposições, em abril, o Inhotim inaugurou a obra “O Barco | The Boat”, de 2021, uma narrativa visual e performativa que a artista Grada Kilomba apresentada pela primeira vez no Brasil; a série “Esconjuro”, que reúne obras comissionadas do artista Paulo Nazareth, propondo uma conversa simbiótica entre arte e natureza, que reflete território e transitoriedade; e a mostra coletiva “Ensaios sobre paisagem” (2024), que congrega trabalhos dos artistas Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia, na Galeria Lago, propondo uma investigação sobre a paisagem, não apenas como um espaço físico, mas como um território de expressão e significados múltiplos.

Obra de Paulo Nazareth que integra a individual Esconjuro | Crédito: Inhotim

Já em outubro, o instituto recebeu outras exposições temporárias, caso da instalação imersiva “Homo sapiens sapiens”, da suíça Pipilotti Rist, filmada nos jardins do Inhotim em 2004, dois anos antes da abertura do espaço para a visitação pública, e exibida originalmente na Bienal de Veneza em 2005, que só agora, duas décadas depois, é apresentada no lugar onde foi concebida; da obra comissionada “Apenas depois da chuva”, da baiana Rebeca Carapiá, artista que integrou uma mostra coletiva – Direito à forma– no museu no ano passado; e de “Tangolomango”, da belo-horizontina Rivane Neuenschwander, que, desde 2009, apresenta no Inhotim a obra Continente/Nuvem, instalada em uma casa construída em 1874, remanescente da fazenda que existia no terreno antes da chegada do instituto.

Público na obra Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist | Crédito: Flávio Tavares

Jardim Sonoro e O que é?

Em sua primeira edição, o Jardim Sonoro recebeu apresentações de artistas nacionais e internacionais em três palcos espalhados pelo parque, incluindo nomes como Paulinho da Viola, Sambas do Absurdo com Juçara Marçal, Gui Amabis, Rodrigo Campos e Regis Damasceno, Aguidavi do Jêje, além dos mali/franceses Ballaké Sissoko & Vincent Segal, dos norte-americanos Joshua Abrams &  Natural Information Society, do francês Kham Mesˇlien, do angolano Kalaf Epalanga e da saxofonista Zoh Amba, dos Estados Unidos.

Ainda na seara musical, o Quarteto Inhotim e a orquestra mantida pelo instituto realizaram, pela primeira vez, apresentações para além dos limites geográficos de Minas Gerais, com concertos no Teatro São Pedro, em São Paulo.


Kalafa Epalanga se apresenta na primeira edição do festival Jardim Sonoro, com curadoria própria do Inhotim | Crédito: Daniela Paoliello/Divulgação

Já o programa “O que é?” buscou responder questões como “O que é um sonho?”, “O que é transmutar?”, “O que é um rio?”, “O que é uma pedra?”, “O que é uma planta?” e “O que é o tempo?”, e reuniu convidados como Ricardo Aleixo, Anelis  Assumpção, Sidarta Ribeiro, Ava Rocha, Brigitte Baptiste, UÝRA e Emanuele Coccia.

Educativo e meio ambiente

Com 11 projetos integrando seu programa educativo – entre eles o Nosso Inhotim, o Ateliê Circulante, o Inhotim Para Todos, o Descentralizando o Acesso, o Jovens Agentes  Ambientais e as Residências Pedagógicas, além das visitas temáticas –, o museu cita ter atendido mais de 41 mil pessoas, um crescimento de 44% em relação a 2023.

O ano de 2024 ainda marcou outra estreia na história do instituto: o lançamento do livro “O que o nosso povo contou”, primeira publicação do selo Saberes e Memórias. O título mostra narrativas e arquivos costurados para consolidar um conteúdo com uma perspectiva culturalmente significativa para as comunidades quilombolas de Ribeirão, Marinhos, Rodrigues e  Sapé e para outras comunidades quilombolas e remanescentes de quilombos brasileiros.

Em relação ao meio ambiente, duas novas certificações ambientais foram conquistadas pelo Inhotim, que, agora, possui o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol e o selo BGCI Accredited Garden, emitido pelo Botanic Gardens Conservation Internation. Esta foi a primeira vez que um jardim botânico brasileiro recebeu o selo de credenciamento da maior rede de jardins botânicos do mundo.

Mais de 180 mil passageiros viajaram do BH Airport para o exterior

O BH Airport se consolida como um dos principais hubs de conexões no Brasil e projeta Minas Gerais cada vez mais para o exterior. Além das viagens dos passageiros, os voos também fazem os trabalhos de exportação e importação de produtos. Durante o ano de 2024, o terminal ofereceu 8 destinos internacionais, um crescimento de quatro vezes em relação a 2023. As rotas são procuradas por passageiros que buscam cidades como último destino, como é o caso de Santiago (Chile) e Lisboa (Portugal), ou para conexões com outros países na América do Sul, América do Norte e Europa.



De janeiro a agosto de 2024 mais de 180 mil passageiros partiram do BH Airport com destino a uma cidade no exterior. Desse total, a rota mais procurada foi BH – Lisboa (Portugal), que teve cerca de 58 mil passageiros nesse período analisado. Em segundo lugar está a rota BH – Panamá, com 48 mil, e, em terceiro, a rota BH – Santiago (Chile), com 31 mil.

 


Entre os passageiros que voam para o exterior, uma parcela significativa procura conexões com outros países, principalmente na América do Sul, América do Norte e Europa. Dos passageiros que partiram do BH Airport com destino a Lisboa, 45% usaram a rota para chegar a outras cidades, como Londres, Paris, Milão e Roma. Mas a rota mais procurada pelos passageiros que querem continuar a viagem para outras cidades é a BH – Panamá. Do total de passageiros que pegaram esse voo, 77% estavam indo para outros lugares, como diversas cidades Estados Unidos, além de México e Punta Cana.

Já a rota BH – Santiago é mais procurada como destino-fim. Apenas 13% dos passageiros usaram o voo para chegar a outros lugares. Considerando somente os passageiros que procuram a rota como destino-fim (sem fazer novas conexões), essa é a rota mais procurada pelos viajantes no BH Airport.

gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, celebra a ampliação dos voos internacionais no terminal e lembra a importância dessa conexão para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Na medida que a gente conecta o nosso estado a mais destinos no exterior, oferecemos não apenas mais opções de viagem de entretenimento e lazer aos passageiros, mas também ampliamos a projeção de Minas Gerais no mundo, trazendo mais oportunidades para a nossa região”, afirma.

Atualmente, o BH Airport oferece sete destinos no exterior, sendo eles: Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Em 2024 o terminal também ampliou a frequência de alguns desses voos, como é o caso da rota BH – Buenos Aires. Operada pela Gol, ela se tornou regular e ganhou mais uma frequência, passando a ter voos duas vezes por semana. Outro exemplo é a ampliação da rota BH – Curaçao, que é operada pela Azul e a única no país com conexão direta para a ilha. A partir de dezembro, o terminal internacional mineiro passou a oferecer o dobro de voos para o destino, além da conexão com Fort Lauderdale, na Flórida.  

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

59 milhões de pessoas devem viajar

Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e todo setor do turismo devem preparam para os próximos meses. Mais de um terço (35%) dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. São 59 milhões de pessoas com planos para aproveitar o verão. A expectativa é de que o turismo movimente R$ 148,3 bilhões neste período, considerando o gasto médio de R$ 2.514,00 declarado pelos entrevistados. O valor representa uma alta de 34% em relação ao verão anterior, quando a média de gasto foi de R$ 1.877,00.

As informações são da pesquisa inédita Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.

Entre aqueles que irão viajar na época mais quente do ano, a grande maioria (97%) escolheu um destino nacional e a praia é o principal atrativo, sendo o preferido por mais da metade dos brasileiros (54%) para curtir as férias. Em segundo lugar estão as atrações de natureza/ecoturismo (10%), seguidas por aventura e saúde/bem-estar, ambos com 5%.


Com o aumento da duração do período da viagem, média de 12 dias nesta temporada, fatores como belezas naturais, preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos se destacaram entre os principais motivos na hora de escolher um destino turístico.

Movimentando a economia dos estados, promovendo uma maior circulação da renda que, neste verão, deve chegar a R$ 148,3 bilhões, um valor expressivo considerando um único setor.


Uma parceria entre o Ministério do Turismo e companhias aéreas deverá aumentar para 29,8 milhões o número de assentos em voos domésticos no próximo verão. A previsão é de que sejam ofertados 3,2 milhões de assentos a mais, número que corresponde a um crescimento de 12% na comparação com a temporada passada. A expectativa é de que o número de voos internos disponíveis aumente em 17,8 mil, chegando a um total de 184 mil, resultado 10,7% acima do total verificado em 2023.


A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

VAMOS VOAR PELO MUNDO. BORA! // Azul Viagens inaugura 26 novas lojas em 2024 e cresce 50% no faturamento em relação ao ano anterior // Timbro importa mais de 100 aeronaves em 2024 e projeta crescimento do mercado // Entidades do setor aéreo lançam guia para transporte seguro de animais de estimação // Azul amplia frota com mais dois jatos Embraer E2 // Azul inicia voos conectando Recife direto a Assunção até 2 de fevereiro de 2025


 A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, segue com seu plano de expansão e inaugurou 26 novas lojas em 2024, reforçando sua presença em todas as regiões do Brasil e no exterior. Com essas inaugurações, a operadora atingiu 125 lojas, sendo 123 no Brasil e duas fora do país – uma em Assunção, no Paraguai, e outra nos Estados Unidos.
O movimento de expansão de lojas, atrelado ao desenvolvimento de novos produtos, novos destinos e à capacitação de agentes de viagens, resultou em um crescimento de 50% no faturamento geral da marca em comparação a 2023 e 129% em relação a 2022. Dentro desse crescimento, o canal de lojas físicas registrou um incremento de 61% no faturamento em comparação ao ano anterior, consolidando-se como uma importante estratégia para impulsionar as vendas e a conexão com os Clientes.

O estado de São Paulo liderou as inaugurações em 2024, com sete novas lojas, distribuídas nas cidades de Santo André, Rio Claro, Botucatu, Osasco, Guarulhos, São Paulo (capital) e Mococa. Em Minas Gerais, foram seis unidades abertas, em Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Varginha, Itabira e Patos de Minas.
O Paraná contou com três inaugurações, em Guarapuava, Toledo e Ponta Grossa. O estado de Goiás recebeu duas novas lojas, nas cidades de Jataí e Anápolis. No Mato Grosso, foram abertas duas unidades, localizadas em Rondonópolis e Sorriso. Já no Rio de Janeiro, duas novas lojas foram inauguradas, em Niterói e na capital. Outras cidades que também receberam unidades foram Palmas (TO), Chapecó (SC) e Teresina (PI).
Lojas físicas impulsionam o turismo e a economia
As novas unidades reforçam o compromisso da Azul Viagens em levar os brasileiros a explorarem mais destinos, contribuindo para o crescimento do turismo e a movimentação da economia local. “Onde há uma loja da Azul Viagens, temos um impacto direto no turismo e na economia da região. Nosso objetivo é continuar ampliando nossa presença em 2025, oferecendo serviços de qualidade, democratizando o acesso às viagens aéreas e conectando ainda mais Clientes a destinos que antes pareciam distantes”, afirmou Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens.
Além das novas lojas, as unidades já estabelecidas também desempenharam um papel crucial no crescimento da operadora, registrando números significativos para o faturamento em 2024 em relação ao ano anterior.



Planos para 2025 e presença internacional
Com duas lojas no exterior – uma recém-inaugurada em Assunção e outra nos Estados Unidos – e 123 no Brasil, a Azul Viagens já planeja abrir mais unidades em 2025, com foco em cidades estratégicas que ampliem ainda mais a conexão com os Clientes. “Queremos fortalecer nosso papel como uma das principais operadoras de turismo do Brasil, impulsionando o setor e contribuindo para que cada vez mais brasileiros possam viajar”, completou Bezerra.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Trackhouse e Gulf Oli International anunciam parceria no Campeonato Mundial de Moto GP a partir da emporada 2025


A Trackhouse Racing, equipe norte-americana que estreou no Campeonato Mundial de MotoGP no início da temporada de 2024, inicia seu segundo ano na principal categoria do motociclismo e, desta vez, com o icônico logotipo da Gulf nas motos Aprilia RS-GP25, pilotadas por Raul Fernandez e pelo campeão mundial de Moto2, Ai Ogura, durante a temporada de 2025.

Juntas, Trackhouse Racing e Gulf irão escrever o próximo capítulo da lendária história da Gulf no esporte a motor, com uma série de iniciativas de alto impacto que aproximarão ainda mais os fãs da marca, da Trackhouse, e do MotoGP. Com essa parceria, a Gulf busca expandir sua presença em mercados estratégicos onde a equipe competirá, como o Sudeste Asiático e a Argentina.

A Trackhouse, uma organização jovem e inovadora que conquistou o mundo do automobilismo como vencedora de múltiplas corridas na NASCAR Cup Series, traz ao motociclismo uma abordagem dinâmica e moderna. 

A equipe oferece aos fãs acesso exclusivo às atividades dos pilotos e bastidores por meio de conteúdos envolventes, histórias descontraídas e insights únicos sobre a rotina de uma equipe de elite. 

Apesar do compromisso sério com a competição e o objetivo de vencer, a Trackhouse valoriza a paixão e a diversão que as corridas proporcionam — uma visão que é compartilhada pela Gulf. Essa parceria reflete o desejo mútuo de tornar a experiência sobre duas rodas um símbolo de conexão e emoção para o público digital.

A Gulf tem uma rica história no automobilismo, e estamos entusiasmados em continuar essa trajetória ao nos unirmos a uma equipe de motociclismo tão ambiciosa e dinâmica como a Trackhouse Racing. Compartilhamos a visão de colocar os fãs no centro de tudo o que fazemos e aproximá-los ainda mais da ação por meio dessa parceria. Estamos ansiosos para causar um grande impacto no MotoGP e ver onde esse novo capítulo de nossa história nos levará”, diz Mike Jones, CEO da Gulf Oil International.

Para Justin Marks, proprietário da equipe Trackhouse MotoGP, “é uma grande honra e um momento marcante para a equipe Trackhouse MotoGP dar as boas-vindas à Gulf como parceira principal. A marca icônica da Gulf já esteve presente em alguns dos momentos mais memoráveis do automobilismo, e ver o logotipo estampado em nossas Aprilia RS-GP25 é extremamente empolgante. Estamos ansiosos para dar vida à marca Gulf no cenário global do motociclismo e alcançar milhões de fãs.”


Sobre a Gulf Oil International - A Gulf é uma das maiores companhias privadas no setor de downstream, com presença em mais de 100 países. Operando desde 1901, a história da Gulf é marcada pela inovação, com um espírito pioneiro que ainda orienta a marca nos dias de hoje. 

O negócio principal da Gulf Oil International (GOI) é a fabricação e comercialização de uma ampla gama de lubrificantes de alto desempenho e produtos associados, atendendo a diversos segmentos de mercado. 

A GOI também licencia redes nacionais de postos de combustíveis em diversos países e está presente em 26 países com mais de 1.400 estações de serviço. Com forte presença internacional na Europa, América do Sul, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico, a Gulf possui fábricas de lubrificantes próprias e plantas licenciadas.

 A empresa é a acionista majoritária da Gulf Oil Lubricants India Ltd, listada na BSE. Os negócios da GOI também incluem a Gulf Oil Marine, que fornece lubrificantes para a indústria naval global em mais de 1.100 portos ao redor do mundo.

No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. www.gulfoilbrasil.com.br

Sobre a Trackhouse Racing: O proprietário do Trackhouse Entertainment Group, Justin Marks, anunciou em dezembro de 2023 que sua organização estrearia uma equipe no Campeonato Mundial de MotoGP em 2024. A iniciativa marcou a expansão do alcance da Trackhouse no cenário global do automobilismo, com base em seu sucesso anterior na NASCAR. 

Apenas seis semanas após o anúncio, a equipe revelou os designs de suas motos protótipo Aprilia MotoGP para a temporada de estreia e apresentou os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Na semana seguinte, a equipe fez sua estreia na pista no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia.

Na sua segunda temporada na elite do motociclismo, a Trackhouse MotoGP Team segue com Raul Fernandez, de 24 anos. Com uma carreira iniciada aos 11 anos em pistas ao redor de Madri, Raul foi destaque na classe Moto2, conquistando oito vitórias e quase alcançando o título em 2021. 

Após sua estreia na MotoGP em 2022, ele assinou com a  Aprilia, em 2023 e passou a integrar a nova equipe Trackhouse em 2024. Após um ano de aprendizado, Raul renovou por mais duas temporadas e será o único piloto com experiência prévia na RS-GP25 para a temporada de 2025. 

A equipe também demonstra seu compromisso com novos talentos ao contratar Ai Ogura, um dos nomes mais promissores do Japão na última década. Campeão mundial de Moto2 em 2024, Ai, de 24 anos, fará sua estreia no grid da MotoGP com o número 79 em sua RS-GP25 da Trackhouse Racing. http://www.trackhouse.com/

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