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terça-feira, 1 de outubro de 2024

BMW Série 3 ganha atualizações no exterior e no interior para continuar na liderança absoluta do segmento de sedãs premium. Versões ganham atualizações no interior e no design das rodas


São Paulo, 1 de outubro de 2024 – Ser o sedã premium líder em vendas no Brasil exige estar sempre atualizado para não perder o seu reinado. E o BMW Série 3 não poupa esforços para isso. O modelo acaba de receber mudanças pontuais para continuar atualizado e conquistando o público. Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, o modelo já está à venda no Brasil.
 

Externamente, a grande novidade fica para os novos designs das rodas na 320i M Sport, que ganham um desenho moderno e esportivo, garantindo ainda mais exclusividade ao visual do modelo. Por dentro, o novo Série 3 ganha novos volantes, de acordo com a versão. As variantes GP e Sport GP ganham um volante de apenas dois raios, com design bastante semelhante ao encontrado no BMW iX, trazendo bastante modernidade e requinte ao habitáculo do sedã. A versão M Sport passa a ser equipada com um novo volante esportivo, com base achatada, aumentando a sensação de esportividade do modelo. As saídas de ar do painel também foram redesenhadas e têm desenho mais clean e requintado.
 

Além disso, todas as versões são equipadas com o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia), que rodam o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
 

No quesito conectividade, o novo BMW Série 3 conta com o BMW ConnectedDrive fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
 

Debaixo do capô, o novo 320i segue com o eficiente e potente motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 184cv e 300Nm de torque nas versões 320i. A tração, como segue a tradição de ser traseira e o câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100km/h em 7,1s e atinge a velocidade máxima de 235km/h.
 

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os faróis Full LED adaptativos; sistemas Parking Assistant e Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo); ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro) e o Driving Assistant (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções).
 

Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
 

O novo BMW Série 3 já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil nas versões 320i GP, Sport GP e M Sport em cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Cinza Brooklyn e Azul Phytonic) e sete opções de acabamento interno (Sensatec Preto, Sensatec Cognac/Preto, Sensatec Tacora Red/Preto, Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto).

 

Preços de lançamento:

BMW 320i GP – R$332.950

BMW 320i Sport GP – R$350.950

BMW 320i M Sport – R$371.950

Brasil representa importante fatia para o turismo uruguaio

CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, com o
ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti



Para o Uruguai, o turista brasileiro significa uma expressiva parcela de visitação no país. Além da proximidade, existe muita singularidade entre as duas nações e, de acordo com o diretor de vendas e relações institucionais do Enjoy, Javier Azcurra, 40% dos hóspedes do empreendimento são do Brasil. A informação foi revelada durante o lançamento internacional do Festuris em Punta Del Este.

Promover o lançamento da feira de negócios turísticos mais efetiva da América no Uruguai tem relação com a irmandade entre o país e o evento gramadense que vai ocorrer de 7 a 10 de novembro.

A solenidade ocorreu no Enjoy Punta Del Este, onde o diretor Azcurra recebeu os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, bem como o ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti e o diretor geral de turismo de Maldonado, Martin lá Ventura.

No ato, Azcurra reafirmou o compromisso do Festuris em conectar culturas, destinos e impulsionar o turismo brasileiro e gaúcho. Ele reconheceu que um dos grandes incentivadores ao atrair o público brasileiro para o seu país tem relação com os cassinos e o jogo do poker. 

“Temos uma movimentação elevada durante o ano todo, com ocupação média que fica acima de 80% inclusive no inverno, sendo que quase metade dos nossos hóspedes são brasileiros”, revelou Azcurra.

O ministro Sanguinetti exaltou a importância dos brasileiros para a economia turística do seu país e destacou a Feira Internacional que ocorre em Gramado como um dos grandes responsáveis pelo sucesso na divulgação do seu destino. “Estamos cada vez mais irmanados, com cada vez mais pontos em comum e o Festuris é a feira mais importante da América. O Brasil e o restante do mundo estão no Festuris e isso interessa muito para o Uruguai”, disse o ministro.

Eduardo Zorzanello apresenta as novidades do Festuris para autoridades e convidados uruguaios

Texto: Fernando Gusen
Fotos: Divulgação 

“Uruguai foi um dos primeiros países a estarem no Festuris, no ano passado foi o grande homenageado do nosso evento e naturalmente que pela proximidade geográfica que temos, por isso escolhemos fazer esse lançamento aqui”, comenta Zorzanello.

“O Uruguai é a nossa casa quando se fala na internacionalização do Festuris. Temos um vínculo cultural e histórico muito forte, temos orgulho de ser irmão deste país. Sua colaboração e apoio tornam possível a realização deste evento, que é um verdadeiro símbolo de união e celebração do turismo”, destacou Marta.

Problemas de atrasos e cancelamentos de voos, embarque negado (overbooking) perda de conexões e extravio de bagagens, como superar e proceder para ter menos prejuízos

 


Muitas pessoas confundem ou desconhecem os direitos garantidos por lei ao voar nas companhias aéreas nacionais e internacionais. Através do Guia dos Direitos do Passageiro A
éreo 2024, é possível saber como proceder em casos de atrasos, cancelamentos de voos, embarque negado, perda de conexões ou extravio de bagagens.

A AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas e que já ajudou mais de 2 milhões de pessoas a receberem indenizações, acaba de lançar gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2024. O manual busca explicar as principais informações e regulamentações aos passageiros transportados por companhias aéreas no Brasil e no mundo.

O procedimento padrão em casos de atrasos ou cancelamentos de voos, independentemente do lugar, é reunir as informações e guardar o cartão de embarque e todos os documentos da viagem.

O passageiro também deve tirar fotos, manter SMS e e-mails, guardar cópias de todas as informações da companhia aérea sobre o problema, juntar os recibos de itens que tenha comprado por causa da situação e anotar o horário de chegada ao seu destino.  

Caso opte por recusar o voo alternativo oferecido pela companhia, o consumidor tem direito a reembolso completo da passagem e de gastos decorrentes do atraso ou cancelamento, como alimentação, acomodação ou substituição de bagagem perdida.  

Regulação pelo mundo

No geral, as regras descritas no Guia para cada região (Arábia Saudita, Brasil, China, Índia, União Europeia, Reino Unido, Turquia, Canadá e Estados Unidos) se aplicam aos voos partindo dos locais ou que circulam em seus territórios, com algumas exceções.


Além disso, a Convenção de Montreal, de 1999, estabelece a cobertura dos voos entre os 130 países signatários pelas regras, como bilhetes continuando válidos após o overbooking e os valores de indenização de US$ 7 mil para atrasos e cancelamentos e US$ 1,7 mil para problemas de bagagem. 

Indenização e reembolso: entenda as diferenças

Ao reivindicar os direitos, é muito importante que o passageiro entenda a diferença entre indenização e reembolso. O ressarcimento ocorre quando a companhia não pode realizar o voo por cancelamento ou reagendamento e o passageiro prefere não embarcar em um voo alternativo. Este pedido pode ser feito diretamente com a empresa.  

Já a indenização é realizada pela companhia aérea como uma reparação após inconvenientes como atrasos, cancelamentos ou problemas com bagagens. Os valores variam de acordo com a região. No Brasil o valor é definido na justiça, enquanto na Europa, por exemplo, as indenizações têm um teto de € 600. O guia está disponível em português no site da AirHelp (clique aqui para baixar). 

Direitos relacionados à bagagem 

O atraso, danos materiais ou perdas de bagagens geram diversos transtornos aos consumidores. Existem três principais casos que podem gerar indenização aos passageiros:  

•Bagagem danificada: a indenização serve para como reparação de custos ou reposição de itens danificados e deve ser solicitada em até 7 dias; 

• Bagagem atrasada: o passageiro deve ser indenizado para cobrir custo dos itens substituídos. O pedido deve ser feito até 21 dias depois do recebimento da bagagem; 

• Bagagem perdida: a indenização deve cobrir o custo dos itens perdidos e deve ser solicitada em até 2 anos após a perda. 

Quais os direitos do passageiro diante de greves das companhias aéreas?

Os consumidores também têm o direito de receber assistência das empresas em casos de greves de pilotos, tripulantes de cabine, engenheiros de voo e funcionários. As companhias ficam isentas de prestar auxílio em situações de manifestações ou paralisações de segurança em aeroportos ou fronteiras, carregadores de bagagem, controladores de tráfego aéreo e grupos políticos.

Assistência AirHelp +
A AirHelp lançou recentemente o AirHelp +, serviço de assistência viagem para passageiros afetados por atrasos, cancelamentos de voos, overbooking ou extravio de bagagem.  

Os consumidores podem assinar o serviço e serem ressarcidos caso o voo seja cancelado em até 28 dias antes da partida, desviado ou sofrer um atraso de três horas ou mais na chegada. Também estão disponíveis o reembolso para casos de bagagens atrasadas ou perdidas no aeroporto e acesso ao lounge durante problemas com o embarque. 

Leis de passageiros no Brasil  

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.  

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:    

● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro  

● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook  

● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea  

● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)  

Renault divulga as primeiras imagens do Renault 4 E-Tech elétrico que lançará n no Salão de Paris, o dia 14/10 e que começará a vender em 2025. A grade frontal luminosa ou ainda o teto solar em lona estão entre as novidades divulgadas, demonstrando toda a personalidade, modernidade e originalidade deste veículo que tem 4,14m e se adapte às necessidades de cada cliente

Esculturas na parte inferior da porta

Remetendo aos frisos plásticos de proteção das últimas gerações do 4L, as laterais do Renault 4 E-Tech elétrico receberam 3 linhas paralelas esculpidas na própria carroceria.

Com um desenho perfeito em termos de volume, elas contribuem para estruturar o perfil do carro.

Funcionalidade no DNA

Lançado em 1961, o Renault 4 é um carro emblemático, que revolucionou o mercado automotivo. Primeiro modelo com tração dianteira destinado ao varejo na Renault, ele se diferenciava pelo assoalho plano, solução possível graças à ausência de túnel de transmissão. 

Estas características fizeram dele um carro funcional com carroceria perua adaptado tanto para um uso tanto na cidade como no campo, para o dia a dia ou no fim de semana, para o trabalho ou as viagens de férias. 

O Renault 4 foi desenvolvido para estar em linha com sua época, em uma sociedade em plena evolução. O modelo atingiu um grande sucesso rapidamente, tendo sido produzidas mais de 8 milhões de unidades, que fizeram dele o queridinho em mais de 100 países.Fiel ao seu irmão mais velho, o Renault 4 E-Tech Elétrico também é bastante funcional, mas se adapta à nossa época, com uma motorização 100% elétrica, design carismático e moderno. 

Com comprimento de 4,14 metros, o Renault 4 E-Tech Elétrico complementa perfeitamente a gama de modelos elétricos da marca no segmento B, junto com o Renault 5 (3,92 m). Ele é baseado na mesma plataforma AmpR Small, que permite oferecer um volume interno no melhor nível de sua categoria, sem abrir mão da agilidade e o conforto. Montado na fábrica de Maubeuge, na França, o Renault 4 E-Tech elétrico será comercializado em 2025.

 

Primeiras imagens oficiais do Renault 4 E-Tech elétrico

A Renault está revelando alguns detalhes do design externo antes da apresentação oficial do modelo, em 14 de outubro no Salão do Automóvel de Paris. Este veículo carismático é uma mistura bem acertada entre elegância e funcionalidade.

Grade frontal


A grade frontal horizontal é delimitada por um contorno luminoso contínuo e preciso, que acomoda os faróis de LED circulares posicionados nas extremidades. O Renault 4 E-Tech elétrico é o primeiro veículo da Renault a integrar um logo iluminado na parte central dianteira.

Apesar de a frente do Renault 4 E-Tech elétrico remeter propositadamente ao seu irmão mais velho dos anos sessenta, ele é caracterizado pela modernidade tecnológica e originalidade.

Logo 4


Em vez de ostentar o nome do carro, o modelo exibe um emblemático número “4” com acabamento acetinado na tampa do porta-malas.

Faróis traseiros


Muitos ainda se lembram dos faróis traseiros do 4L em formato de pílula dispostos na vertical, que apresentam três partes. Reinterpretados de acordo com as tecnologias atuais e as tendências estéticas contemporâneas, eles contribuem para a personalidade original do Renault 4 E-Tech elétrico.
Já o contorno na cor black piano dá um toque de sofisticação e elegância ao visual.

Vidro traseiro


O Renault 4 E-Tech elétrico mantém o célebre vidro lateral em formato de trapézio, localizado exatamente acima da roda traseira.

Como um prolongamento da superfície envidraçada lateral, ele constitui uma das principais características herdadas do 4L.

Esculturas na parte inferior da porta


Remetendo aos frisos plásticos de proteção das últimas gerações do 4L, as laterais do Renault 4 E-Tech elétrico receberam 3 linhas paralelas esculpidas na própria carroceria.

Com um desenho perfeito em termos de volume, elas contribuem para estruturar o perfil do carro.

Ornamento dos para-lamas

Um adesivo faz uma ligação entre as caixas de rodas, fazendo um prolongamento desde as colunas do para-brisa e remetendo ao recorte característico dos para-lamas dianteiros do antigo 4L.

Spoiler


A parte traseira do teto cria uma analogia com a traseira do 4L, cuja extremidade recebeu um spoiler aerodinâmico para acrescentar um toque vibrante à silhueta do veículo.

Porta traseira



A inclinação da porta do porta-malas permite que a altura de carga seja mais baixa, uma das principais características do Renault 4 E-Tech elétrico.

Para-choques


Foi-se o tempo dos para-choques cromados com borrachão dos anos sessenta do antigo 4L. Agora, os novos para-choques do modelo ostentam reforços de proteção, remetendo diretamente ao seu irmão mais velho.

 

Teto solar em lona


Assim como seu irmão mais velho, o Renault 4 E-Tech elétrico vai permitir – conforme a versão – passear com os cabelos ao vento. O teto em lona conta com uma grande abertura, que oferece uma sensação de liberdade incomparável a bordo.

R4 R Pass, o sistema fura-fila que vai dar preferência e exclusividade aos primeiros clientes

Lançado simultaneamente ao início de comercialização do Renault 5 E-Tech elétrico, esta nova experiência exclusiva de pré-venda e entrega prioritária será ampliada no lançamento do Renault 4 E-Tech elétrico. 

Por meio deste sistema exclusivo, os clientes que aderirem ao R4 R Pass terão a possibilidade de participar da pré-venda durante o período de pré-estreia do Renault 4 E-Tech elétrico na rede de concessionárias da Renault, 15 dias antes da abertura dos pedidos para o público em geral. 

Ao participar da pré-venda durante este período exclusivo, os clientes terão direito à entrega prioritária do veículo, graças à prioridade na produção.

O R4 R Pass estará disponível pelo preço de 150 euros no site www.renault.fr/r4 a partir de 1º de outubro de 2024, nos seguintes países: França, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda e Reino Unido.

Os clientes que aderirem ao sistema R4 R Pass terão um atendimento exclusivo e direito a várias vantagens, como uma miniatura do modelo enviada ao seu endereço, além de convites para eventos exclusivos.

O R4 R Pass e o aplicativo wt4 – que acaba de ser rebatizado – vão oferecer acesso privilegiado a uma série de informações sobre o Renault 4 E-Tech elétrico antes da divulgação oficial.

 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira


Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira



Turismo mineiro em destaque



Minas são muitas, como escreveu o grande Guimarães Rosa, um estado maior do que a França, com 853 municípios, tradições diversas, barroco histórico, músicas poéticas e tradicionais, que chamam de Música Mineira Popular- MMP, a boa prosa do mineirês e a gastronomia que encanta a todos, seja turista brasileiro ou do exterior, eleita a melhor do Brasil pela diversidade.

Com tantas atrações o turismo em Minas Gerais vem crescendo a cada dia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório do Turismo (OTM) da Secult-MG, Minas Gerais manteve-se pelo segundo ano consecutivo como líder no crescimento da atividade turística no país. 

No primeiro semestre de 2024, o estado registrou uma variação positiva de 9% no Índice de Atividades Turísticas (IATUR) em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca Minas Gerais 592,31% acima da média nacional, que foi de apenas 1,3%, junto com a Bahia. 

Em julho de 2024, o estado consolidou ainda mais sua posição de destaque, com um crescimento de 10,5% em relação a julho de 2023. Minas tem mantido essa liderança desde julho de 2022, quando apresentou um expressivo aumento de 60%, mesmo após os desafios impostos pela crise econômica e pela pandemia.

Além dos dados econômicos, Minas Gerais também se destaca como um destino turístico completo. Cidades com rico patrimônio histórico como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina atraem turistas em busca de cultura, história e arquitetura colonial, enquanto as belezas naturais de destinos como Capitólio, Serra do Cipó, Cordilheira do Espinhaço e Ibitipoca encantam aqueles que buscam aventuras ao ar livre.

Outro ponto forte é a amada cozinha mineira, reconhecidamente rica e autêntica. Os queijos mineiros, em especial, têm se consolidado como os melhores do mundo, levando títulos e conquistando paladares. Prova disso é a expectativa do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Unesco avalia a candidatura, entregue em março de 2023, e o parecer será divulgado em dezembro deste ano.



A hospitalidade do povo mineiro também é um diferencial e tem reconhecimento amplo. Em abril deste ano, Minas foi eleito o destino turístico mais acolhedor do Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Preply com 1 mil pessoas de todo o país.

O título já havia sido dado antes, pela plataforma de reservas online Booking. Na premiação Travellers Review Awards 2021, Minas Gerais apareceu com três das 10 regiões mais acolhedoras do Brasil. O prêmio é o mesmo que concedeu a Minas o título de um dos destinos mais acolhedores do mundo, sendo o único brasileiro a fazer parte dos locais selecionados.



Na lista divulgada pela Booking, Monte Verde, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, ocupante do 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais.

Com tantos motivos para comemorar, Minas Gerais segue inovando e proporcionando experiências inesquecíveis para todos os turistas, consolidando-se como um destino que une história, cultura, natureza e a autêntica cozinha mineira de forma única.

BH Airport recebe reconhecimento do ACI



O BH Airport recebeu dia 25 de setembro, o reconhecimento por seu compromisso com a satisfação do cliente, sendo classificado no nível 2 no programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos evoluam em suas práticas de experiência dos viajantes, classificando os terminais em níveis de 1 a 5. A premiação foi entregue ao COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, em uma cerimônia realizada no Georgia Aquarium, em Atlanta.


O COO do BH Airport, Rodro Côrtes (ao centro) recebe o reconhecimento do Airport Customer Experience Accreditation, em Atlanta

O terminal mineiro já era o único do Brasil a ser reconhecido por sua estratégia de experiência do cliente, tendo alcançado, em 2023, o nível 1. Agora, o BH Airport atendeu a todos os requisitos para ser certificado no nível 2, o que significa que “o aeroporto está promovendo uma estratégia clara de experiência do cliente”, além de ter uma estrutura para “entendimento das expectativas, satisfação, comentários e reclamações dos clientes”. Ao todo, 46 aeroportos no mundo possuem o nível 2 da certificação, sendo 9 na América Latina e somente o BH Airport no Brasil.

Para receber a certificação, os aeroportos participam de um processo abrangente de análise, que fornece uma visão de 360° do gerenciamento da experiência do cliente no ambiente aeroportuário. O programa leva em consideração oito principais aspectos: compreensão do cliente; estratégia; medição; melhoria operacional; governança; cultura aeroportuária; design de serviços/inovação e colaboração da comunidade aeroportuária. 




Rodrigo Côrtes destaca que a experiência do cliente é um tema estratégico para o BH Airport e comemora a certificação. “Este reconhecimento é o resultado de um trabalho conjunto, com foco contínuo em aprimorar a experiência do passageiro. Estamos constantemente monitorando cada etapa da jornada no nosso terminal, implementando ações para torná-la mais eficiente, segura, confortável e agradável. Alcançar essa certificação pelo segundo ano consecutivo e avançar para um novo nível é motivo de orgulho para todos nós e nos motiva a seguir evoluindo cada vez mais”, afirma.


Queijo Minas Artesanal candidato a Patrimônio da Humanidade

Celebrando o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, e como parte do programa Mais Turistas, a secretaria realizou diversas ações na AVAV Expo, uma das maiores feiras turísticas da América Latina, com destaque para a promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Promover as múltiplas riquezas de Minas Gerais e atrair investimentos para o estado. Foi com esses objetivos que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).



No estande, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, ressaltou o empenho do governo na obtenção do título internacional. A candidatura será avaliada na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

fotos: Leo Bicalho



“A proposta de candidatura faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, junto com o Iepha.



O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo também oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras.



Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e incentivar a promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou João Paulo durante apresentação na ABAV Expo 2024.



A cozinha mineira fez sucesso no estande Minas Gerais. Centenas de pessoas passaram pelo espaço para saborear as delícias da Cozinha Viva, comandada pela chef Mariana Correia, convidada em parceria com o Sebrae, neste primeiro dia de ABAV Expo.

Mariana preparou pão de queijo com carne de lata e biscoito amanteigado de fubá com doce de leite, acompanhado de café. A chef também elaborou o menu degustação servido no estande, composto por delícias mineiras como queijo, linguiça, vinho, cachaça, requeijão de raspa, cocada, castanha de caju, doce de leite, geleia de figo e chocolate.

O espaço também contou com a participação da Rota Frango e Cachaça, idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Os chefs prepararam massa ao molho de frango e ora-pro-nóbis e as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município.



Drinks à base de whisky e cachaça também puderam ser apreciados pelos visitantes.



Minas Gerais teve programação rica e diversa a quando termina evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV). . A ABAV Expo 2024 deve reunir mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.



Além das delícias da cozinha mineira, o estande do Governo de Minas promove vários destinos turísticos do estado.



Quem passou pelo local poderá conhecer roteiros voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura – Rota das Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, agradando a todos os perfis de viajantes. Ao todo, expositores de 10 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) promovem seus destinos.



A Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também esteve presente nos três dias de feira mostrando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. A Invest Minas Tur já atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.


“Comer com os Olhos”

O artista plástico Fernando Pacheco, mineiro de São João del Rey, é reconhecido pelos seus trabalhos artístico pelas cores em destaque.



Fernando é premiado no Brasil e exterior e com inúmeras participações importantes por museus e galerias do Brasil e exterior, inaugurará a exposição inédita e especial “Comer com os Olhos”.



O evento vai acontecer no dia 3 de outubro, às 19h, na Casa Belloni (Avenida João Pinheiro, 287 - Funcionários) em Belo Horizonte. A mostra contará com total de 32 obras, sendo 28 tridimensionais (objeto pintura) e 4 bidimensionais (pintura gráfica). As tridimensionais, consistem em pintura acrílica, s/pratos de porcelana, da série conceito “Comer com os olhos”; s/ caixas de madeira da série conceito “Presente in box”; e s/garrafas de vidro da série conceito “Mensagem”. As bidimensionais consistem em pintura acrílica sobre cartão duplex. Sobre a Casa Belloni, situada em local privilegiado, anexo ao Circuito Praça da Liberdade, é um bistrô, café, local para eventos e galeria de arte.



Casa cuja arquitetura resgata e mantém viva parte da memória arquitetônica da cidade. “Diferentemente do alimento para o corpo, arte é alimento de primeira necessidade para a reflexão e crescimento do ser humano. Comer com os olhos é se criar território, onde a fantasia e os mistérios de cada um e da vida, encontram diálogo”, afirma o artista Fernando Pacheco.

O público poderá visitar a exposição de 3 de outubro a 19 de dezembro de 2024, na Av. João Pinheiro, 287, Funcionários.

Contatos: Casa Belloni: 98495-5337; Nina Pacheco: 99209-7030

Festuris em novembro


O Festuris vem realizando várias visitas para divulgar a 36ª edição do Festuris divulga Gramado internacionalmente , com reuniões em Punta Del Este no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Brasília. O propósito é promover a conexão com players do turismo e marcas internacionais, divulgar e fortalecer a imagem de Gramado como destino turístico de destaque, são algumas das missões das comitivas que marcam presença nos principais eventos e feiras de turismo da América Latina.

A CEO do Festuris, Marta Rossi, acompanhada pela gerente de comunicação Cibele Marcon, o executivo comercial Abimael Rodrigues, o brand designer Moisés Castilhos , o administrador Sérgio Prade , Eduardo e Juliana Zorzanello estiveram no Uruguai, nos dias 26 e 27 de setembro, onde ocorreu a Gramado Summit Punta Del ,e estiveram reunidos com o Ministério do Turismo do Uruguai.

De 28 de setembro a 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires, na Argentina, para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, que vai reunir dezenas de países e o Brasil é o grande homenageado desta edição.

“A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá. Estar lá é conectar o Festuris à FIT e principalmente levar um olhar às marcas de alto padrão. Lá teremos espaço para participar de rodadas de negócios e reuniões com o mercado internacional”, destaca Kênia.

De 25 a 28, a executiva comercial do Festuris, Endi Betin, e o jornalista Fernando Gusen participam da ABAV Expo em Brasília, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens e que deve receber mais de 40 mil participantes. Na capital federal uma das agendas é com o ministro do Turismo, Celso Sabino.



“A presença em eventos globais permite estabelecer parcerias estratégicas com operadores turísticos e agentes de viagens, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios. A troca de experiências com outros destinos também enriquece o conhecimento local, contribuindo para a inovação nos serviços oferecidos. Ao atrair investimentos e aumentar a visibilidade, o Festuris reforça seu papel como catalisador do desenvolvimento econômico e turístico de Gramado, beneficiando toda a comunidade”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Recentemente, nos dias 17 e 18, a gerente Comercial Andrea Oliveira e a gerente de Logística e Viagens Débora Dilkin estiveram no Peru, onde participaram de encontro com a PROMPERÚ - Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo e operadoras de viagens para promover o destino Brasil e o turismo de negócios.

Outra parte da agenda ocorreu na Embaixada do Brasil em Lima, onde foi possível apresentar o destino Gramado e a 36ª edição do Festuris. “Nesta missão, tivemos a confirmação da presença de um grupo peruano de compradores que estarão em Gramado para negociar com os nossos expositores”, comemora Andreia.

O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores.

Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

30 anos do Sindloc

Os 30 anos do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC-MG) foi um sucesso absoluto. O evento, realizado ontem, dia 24 de setembro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte, contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre associados do sindicato, representantes do setor público e de entidades nacionais, além de parceiros e empresários de renome do segmento.

 Painel de entrada do evento SINDLOC-MG 30 anos

A comemoração começou com uma mesa solene, na qual os discursos destacaram o impacto e a importância do SINDLOC-MG ao longo de três décadas, tanto no cenário mineiro quanto no brasileiro. Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a exibição do documentário “SINDLOC-MG 30 Anos: uma jornada de sucesso!”, dirigido por Leandro Lopes, que narra a trajetória da entidade e do setor de locação de veículos.

Mais de 500 pessoas no evento


O filme foi aplaudido de pé, sendo muito elogiado pelos presentes.

FOTOS: ENAN CORREIA
Troféus para os homenageados

Após a exibição, os convidados participaram de um coquetel comemorativo, que reforçou o clima de celebração. “Foi uma noite memorável, com grande participação e muitas homenagens. O documentário emocionou a todos e destacou o papel fundamental do SINDLOC-MG. Não poderíamos ter celebrado de forma melhor”, afirmou Luciano Miranda, presidente do sindicato.



Diretoria do SINDLOC-MG com os convidados: Kathleen Garcia Nascimento, Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH e do SEBRAE-MG.

O presidente e ex-presidentes do SINDLOC-MG homenageados | da esq. para dir.: Luciano Miranda, Marco Aurélio Nazaré, Leonardo Soares, Saulo Froes, João Marcelo (Filho de Raimundo Nonato - In Memoriam), Ennio Drauzio de Castro e Milton Sérgio Ourívio.

DOCUMENTÁRIO

O documentário “SINDLOC-MG 30 Anos: uma jornada de sucesso”, com 40 minutos de duração, retrata a trajetória do sindicato enquanto preserva a memória da indústria de locação de veículos em Minas Gerais. O filme é construído por meio de entrevistas com protagonistas dessa história, como fundadores, ex-presidentes, ex-diretores e associados, além de empresários de renome no setor, como Eugênio Mattar (Localiza), Luis Fernando Porto (ex-Unidas, atual Localiza) e Saulo Tomaz Froes (Lokamig).


Equipe do documentário. Da esq. para dir.: Leandro Lopes (Diretor), Lucas Oliveira (Produtor), Leonardo Soares (Coordenação) e Ian Lara (Direção de Fotografia

Com uma abordagem clássica, a obra combina depoimentos em estúdio com extenso material de arquivo, incluindo fotos e vídeos que documentam o desenvolvimento do setor desde os anos 1970 até os dias atuais. A direção é de Leandro Lopes, cineasta reconhecido por trabalhos como “Eu não vou ao enterro de Painho” (2018), “Sertão como se fala” (2016) e “José Saramago: um humanista por acaso escritor” (2015).

Nísia Floresta: natureza, lazer e aventura

Localizado a apenas 45 minutos de Natal, no Rio Grande do Norte, o charmoso município de Nísia Floresta é famoso por suas belas praias e suas 26 lagoas, muitas delas cercadas pela exuberante Mata Atlântica.



Algumas contam com infraestrutura completa, com quiosques e cadeiras para quem deseja passar o dia, enquanto outras são intocadas, acessíveis apenas por veículos especiais, mas que recompensam com paisagens deslumbrantes e uma imersão total na natureza. Confira nove lagoas imperdíveis na região:

Lagoa de Arituba

Cercada por areias macias e banhada por águas claras e cristalinas, a Lagoa de Arituba é perfeita para um dia de sol e lazer.




Com boa infraestrutura, o local oferece restaurantes, bares e estacionamento. Para quem busca mais aventura, atividades como tirolesa, caiaque, pedalinho e stand up paddle estão à disposição.

Lagoa do Carcará

Com um cenário paradisíaco, a Lagoa do Carcará é mais tranquila devido ao seu acesso um pouco mais desafiador em comparação com Arituba. No entanto, o esforço é recompensado pela beleza do lugar. Além de praticar esportes como caiaque e stand up paddle, é possível desfrutar de uma boa refeição em restaurantes próximos.

Lagoa de Alcaçuz 



Localizada em meio às dunas, essa lagoa de águas agradavelmente mornas e areias brancas é acessível de quadriciclo ou a pé por uma trilha. A paisagem cativante e as redes instaladas dentro d'água tornam o local perfeito para relaxar e contemplar a natureza.

Lagoa do Arroz



Sem a infraestrutura de outras lagoas, a Lagoa do Arroz oferece um ambiente mais natural e tranquilo. Acessível apenas por veículos 4x4, o local é ideal para quem busca um contato profundo com a natureza e deseja registrar belas fotos em um cenário sereno.

Lagoa da Juventude

Cercada de verde, a Lagoa da Juventude é famosa por uma lenda local: quem mergulha em suas águas cristalinas rejuvenesce. Apesar de ser um ponto de passagem e não contar com muita estrutura, o encanto e a beleza da lagoa fazem a visita valer a pena.

Lagoa do Bonfim

A maior lagoa da região, a Lagoa do Bonfim, tem um papel importante no abastecimento local de água, o que limita o acesso em algumas áreas. A Prainha, recomendada pelos moradores, é o ponto ideal para quem deseja conhecer a lagoa.

Na região não faltam boas opções para quem procura conforto e lazer na hospedagem. 

Seguem abaixo algumas sugestões do Nísia Floresta Convention & Visitors Bureau:

Pousada Praia das Tartarugas

Localizada na Praia Barra de Tabatinga, a pousada oferece 15 suítes aconchegantes, e conta com restaurante que oferece as principais refeições do dia.

Com vista para o mar e a possibilidade de jantar no local, é uma excelente escolha para quem busca relaxar à beira-mar. (www.instagram.com/praiadastartarugas)

Praia Bonita Resort



Este hotel quatro estrelas é cercado por belezas naturais, entre a praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba. 

O resort oferece 151 apartamentos, incluindo opções adaptadas, e diversas comodidades como uma ampla piscina, campos esportivos e serviços de spa. As diárias são flexíveis podendo ser all inclusive, pensão completa ou meia pensão. (www.instagram.com/praiabonitaresort)

Pousada Sua Praia



Com um ambiente acolhedor e familiar, a pousada oferece nove chalés, que são exclusivos e completos, com piscina, equipamentos aquáticos, redes na varanda e chuveiro externo. 

O espaço tem um restaurante e bar à beira mar e oferece momentos de lazer e diversão para toda a família. (www.instagram.com/suapraiatabatinga)

Colmeia Chalés
Situado na Praia de Camurupim, o Colmeia Chalés oferece uma experiência confortável e tranquila, com chalés completos e área de lazer com piscina e churrasqueira. 

Salão de jogos e sala de estar com TV 33 polegadas completam a experiência de lazer, tudo isso em meio a uma agradável área verde e com uma bela vista para o mar. (www.instagram.com/colmeiachales)

Mais informações sobre o destino: www.instagram.com/nisiaconventiobureau

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