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quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.290 — 27/2/2024

 

Mercedes admite, pela primeira vez,

que não alcançará meta de elétricos



“Por favor, levante a mão se você previu isso.” Assim começa o texto da versão global do site Motor 1. O ar de surpresa tem razão de ser, pois a marca premium alemã se classificava como uma das mais otimistas em uma rápida “virada de chave” ao prever, em 2021, que a soma de híbridos plugáveis (PHEV, na sigla em inglês) e elétricos (EV, em inglês) representariam 50% de suas vendas mundiais até 2030.

E foi mais longe: até 2030 pretendia ser “totalmente elétrica, onde as condições de mercado permitissem”. Apesar de ressalvar que isso estaria condicionado à aceitação dos compradores, significava que nem mesmo o PHEV, cujo motor a combustão oferece protagonismo claro sobre o elétrico em termos de alcance máximo na prática, resistiria. No entanto, a empresa agora está bem mais cautelosa.

A soma dos Mercedes-Benz PHEV (que não é elétrico e sim híbrido) com a de EV subiu de 16,2% em 2022 para 19,7% das vendas mundiais da marca em 2023. Porém, a luz amarela acendeu em Stuttgart, sede da empresa, ao prever que os números para 2024 apontam para 19,1% (pouco inferior a 2023) ou até 21% (visão otimista).

Agora, o presidente do Conselho de Administração e também executivo-chefe (CEO, em inglês) do conglomerado germânico, o sueco Ola Kallenius, decidiu ser mais prudente. Para ele, “a paridade de custos entre os carros apenas com motores a combustão e os EV está a muitos anos de distância", em declaração à Bloomberg Television. Não se comprometeu com metas nem datas, uma posição bem mais próxima à sua principal rival no mundo, a BMW.

O assunto esteve também em alta durante a abertura do Salão de Genebra (26/2 a 3/3/2024), evento tradicional que está bem esvaziado, mais curto e com pouco expositores, a maioria chineses. Luca de Meo, presidente do Grupo Renault e da Acea (Anfavea europeia), esclareceu que “a indústria não vai contestar a regulamentação que bane carros a combustão a partir de 2035”. No entanto, de Meo faz uma importante observação: “O banimento é potencialmente viável, mas as condições corretas para isso têm que ser alcançadas antes.”

Estas condições são muito conhecidas e sempre citadas: continuidade dos subsídios aos compradores e expansão das redes de recarga. A guerra Rússia-Ucrânia vem abalando as finanças dos países europeus que têm de investir em defesa, dificultando bastante os subsídios.

De Meo chegou a sugerir que as marcas europeias se associassem inspiradas na Airbus, fabricante de aviões, como forma de reduzir custos. Em seguida anunciou as tratativas – já falando como Renault – de uma parceria com a VW para produção de carros elétricos pequenos. Enfrentar concorrência chinesa é um grande problema, pois não há transparência sobre subsídios ocultos ou indiretos.

Por aqui, a Audi lançou um novo aplicativo que integra 240 pontos de recarga próprios e de parceiros pelo País, sem custos para seus donos. O app gratuito pode ser usado por qualquer interessado. Os não proprietários da marca pagarão R$ 3,50 em média por kW.

 

Dolphin Mini estreia com valor acima do esperado

Depois da trajetória do Dolphin que já oferece um modelo elétrico e completo por preço bastante competitivo, esperava-se o mesmo do Dolphin Mini, cujo nome original Seagull não soa bem em português. Na realidade há semelhanças, principalmente internas como a tela multimídia rotacionável e o pouco prático seletor de marchas no centro do painel.

Não dá para afirmar que o novo compacto tem preço pouco atraente. Porém, ficou quase 30% acima dos especulados R$ 90.000. A BYD anunciou a tabela inicial de R$ 115.800. Há uma promoção com desconto de R$ 10.000 para os primeiros 6.600 compradores (só até 29/2) e um “brinde” em forma de carregador de parede que custa R$ 7.000. Estas primeiras unidades são ano-modelo 2023/2024. O diretor comercial da marca chinesa Henrique Antunes afirmou que precisou recolher os 10% de Imposto de Importação para elétricos, em vigor desde de 1º de janeiro último.

Seu estilo é até mais atraente que o Dolphin, porém com interior bem menos espaçoso e apenas quatro lugares. Distância entre eixos, 2.500 mm; comprimento, 3.780 mm; largura, 1.715 mm e altura, 1.580 mm. Na prática há uma boa posição de guiar e bom espaço para dois passageiros no banco de trás. O porta-malas é um ponto fraco: apenas 230 litros.

Esqueça a agilidade de um típico automóvel elétrico. Com apenas 75 cv e 14 kgf·m não se pode esperar desempenho superior a qualquer motor a combustão de 1 litro de outros compactos. Massa relativamente elevada de 1.239 kg limita a aceleração de 0 a 100 km/h a 14,9 s e velocidade máxima a 130 km/h. Alcance médio de 280 km (Inmetro).

 

Tiggo 7 Sport tem bom preço e simplificações

Caoa Chery desenvolveu uma solução para enfrentar o concorrido segmento dos SUVs médios. O Tiggo 7 Sport foi lançado ainda em fevereiro como ano-modelo 2025 e por preço inicial bastante atraente: R$ 134.990. Porém só chegará às concessionárias na segunda quinzena de março. A estratégia centrou-se em manter o visual igual ao Tiggo 7 Hybrid, incluindo a grade do radiador. Esta série “7” lançada em 2019 acumula 24.000 unidades vendidas.

Item externo mais evidente: eliminação do teto solar panorâmico. Mas na mecânica também houve simplificações. A mais sentida foi a substituição do motor 1,6 L turbo gasolina (187 cv e 28 kgf·m) e da caixa automatizada de duas embreagens pelo motor 1,5 L flex turbo (150 cv/E; 147 cv/G e 21,4 kgf·m) compartilhado com o Tiggo 5X e câmbio automático CVT de 9 marchas. Queda de desempenho é percebível.

Todo o conjunto ficou 20 kg mais leve atribuídos ao teto de aço (no lugar do de vidro) e outras mudanças pontuais: supressão de motorização da tampa traseira e da caixa organizadora no fundo do porta-malas, o que ampliou seu volume útil para 525 litros (padrão VDA). Visualmente o interior ficou igual. No entanto, para oferecer o preço acima saíram três assistentes ao motorista e a câmera 360°.

A Caoa estuda projeto de um modelo próprio, passo bastante ousado. Já o Tiggo 8 Pro PHEV será produzido no próximo semestre, em Anápolis (GO).

 

Mais espaço e desempenho no CR-V Advanced Hybrid

O SUV médio da Honda (2.700 mm de entre-eixos), CR-V Advanced Hybrid importado da Tailândia, está na sexta geração desde 1995. Dispõe de tração 4x4 permanente, o que ajuda a explicar o preço alto agravado pelo recente Imposto de Importação de 12%: R$ 352.900.

Ao motor a gasolina de 2 litros, aspiração natural, de 147 cv/19,4 kgf·m junta-se o elétrico de 184 cv e 34,2 kgf·m. Potência total combinada é de 206 cv. Torque combinado não é tecnicamente possível de medir. O câmbio automático e-CVT agora tem duas marchas. O sistema trabalha em perfeita harmonia e nível de ruído bastante baixo, numa primeira e rápida avaliação.

Espaço interno muito bom para cinco ocupantes e quem viaja atrás conta com assoalho plano e encosto regulável em oito posições. Ótimo porta-malas de 581 litros. A bordo há quatro entradas para carregar celular e mais sistema por indução de alto desempenho. Mesmo com rodas de 19 pol. de diâmetro o conforto de marcha e estabilidade estão bem adequados às condições brasileiras de rodagem.

Destaque especial para o silêncio a bordo graças ao para-brisa acústico, aos vidros de dupla camada e ao sistema de cancelamento ativo de ruídos.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

BYD lança o carro elétrico mais barato e eficiente do mercado, o Dolphin Mini com autonomia de 280 km, amplo espaço interno e muita tecnologia. Custa R$ 105.800




BYD Dolphin MIni promete ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros


(28/02/2024) – A maior novidade do ano de 2024 acaba de chegar oficialmente ao mercado brasileiro: BYD Dolphin Mini. O novo modelo promete ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros, que passam a ter acesso a um veículo com tecnologia de ponta, conectividade, design, ótima autonomia e, claro, um preço muito competitivo.


O BYD Dolphin Mini chega envolto a muita expectativa e curiosidade do mercado, dos clientes e da mídia especializada. Sem ser lançado, o modelo já estava envolvido em muitas especulações e boatos, portanto a BYD traz ao Brasil mais um carro “game-changer”, para mudar os paradigmas do que vinha sendo praticado até agora. É um modelo acessível, conectado, descolado, completo, moderno, tecnológico e rompe com os padrões que a velha indústria vinha adotando até então.

“O BYD Dolphin revolucionou o mercado de carros elétricos do Brasil em um curto espaço de tempo. Agora chega o BYD Dolphin Mini, que antes mesmo de ser lançado já causou um grande alvoroço e enorme expectativa no mercado brasileiro. Traz uma nova proposta urbana, com soluções inovadoras, alta tecnologia, alta eficiência energética e excelente relação custo/benefício, com perfil jovem, descolado, urbano, conectado”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

TECNOLOGIA E CONFORTO


O interior do BYD Dolphin Mini oferece um design espaçoso para quatro passageiros, mantendo uma estética elegante, espaçosa e confortável. A começar pelo acabamento premium ecológico dos bancos. Os dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral, que comporta dois passageiros com muito conforto e espaço.



O novo elétrico traz acabamento premium ecológico nos bancos

Para maior comodidade, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais do BYD Dolphin Mini é ausência de túnel traseiro central, permitindo mais espaço, conforto e comodidade extra.

O BYD Dolphin Mini traz avançada multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10,1" e rotação elétrica. Há modo de tela dividida (função GPS/Spotify), além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. O modelo traz uma experiência única em cada detalhe como, por exemplo, carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V. Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.



A multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) tem tela flutuante de 10,1" e rotação elétrica

O BYD Dolphin Mini oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O modelo possui quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo, que trazem experiência de som em 360 graus, outro diferencial em sua categoria. O console minimalista, horizontal, assegura as principais funções ao alcance da mão.

O BYD Dolphin Mini conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual.

O novo modelo elétrico da BYD oferece amplo espaço e conforto em seu porta-malas de 230 litros e pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos. Conta ainda com amplo espaço adicional de 18 compartimentos distribuídos pelo interior do habitáculo para itens de pequeno volume. O porta-malas conta um kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.



BYD Dolphin Mini: porta-malas de 230 litros, que chega até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos


ECONOMIA E MELHOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O BYD Dolphin Mini inicia sua trajetória no Brasil com uma série de atrativos. A começar pela sua autonomia de 280km, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Assim, se transforma no novo veículo de melhor eficiência energética do país, superando, inclusive, o primeiro Dolphin lançado. Em outras palavras 0,41MJ/km, o equivalente a incríveis 70 km/litro num veículo movido a gasolina.

Aliás, pode-se carregar facilmente o modelo em qualquer tomada comum de 127 ou 220V. O BYD Dolphin Mini pode ser recarregado de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O modelo traz a função de agendamento e pré-programação para carregar a bateria.



BYD Dolphin Mini, novo veículo de melhor eficiência energética do país


A revolucionária bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh garante segurança e desempenho do BYD Dolphin Mini. Integrada à plataforma 3.0, forma uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

O BYD Dolphin Mini oferece um motor elétrico com potência de 75 cv com torque máximo de 135 Nm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Possui raio de giro 4,95m e peso de 1.239 kg em ordem de marcha (peso bruto total de 1.568 kg).


DIMENSÕES SURPREENDEM

O design do BYD Dolphin Mini remete à inspiração outros modelos da família BYD, como o Dolphin e o Seal. Suas linhas também apostam no estilo Ocean, trazendo inspiração do mar, com linhas retas bem aerodinâmicas, transmitindo beleza, força e personalidade para o compacto elétrico. Inspiração criada sob a liderança de Wolfgang Egger, diretor global de design da BYD.



O BYD Dolphin Mini é um pouco mais alto que o Dolphin – cerca de um centímetro a mais


Ao olhar para o veículo, já se percebe um de seus diferenciais. O BYD Dolphin Mini é um pouco mais alto que o Dolphin – cerca de um centímetro a mais – chegando a 1,58m de altura. Possui 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou apenas, 34,5cm a menos que o Dolphin. Um dos pontos de destaque e diferenciais no Dolphin Mini, é o seu entre-eixos de 2,50m, que estabelece uma nova referência em termos de espaço e conforto em modelos da sua categoria, melhorando significativamente o conforto de condução.



Um dos pontos de destaque e diferenciais no BYD Dolphin Mini, é o seu entre-eixos de 2,50m


AS RODAS

As rodas do BYD Dolphin Mini seguem design moderno e esportivas, inspiradas no conceito “flocos de neve”. Possuem aro 16”, produzidas em liga leve, algo não comum em veículos com modelos de entrada e são equipadas com pneus 175/55 R16 80H.


SEGURANÇA PARA OS PASSAGEIROS

A segurança do BYD Dolphin Mini atrai muito a atenção. Possui seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro). O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos.



O BYD Dolphin Min tem uma construção de 61% de aço de alta resistência


O novo modelo elétrico da BYD incorpora outros itens de conforto como Assistência de partida em rampa (HHC), Cruise Control (CC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática.

Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

O cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) também está disponível para uso com o BYD Dolphin Mini, transformando o modelo em um automóvel superdivertido de dirigir e com quatro possibilidades para destravar o veículo: por aplicativo, chave ou por intermédio do NFC (celular e o próprio cartão). O aplicativo permite ainda trancar e destrancar as portas, acender as luzes, acionar o alarme, localizar o veículo com luz e toque de buzina para localização, além de obter informações do estado de carga do veículo.



A garantia do BYD Dolphin Mini é de cinco anos ou 500 mil quilômetros.


Outro destaque presente no BYD Dolphin Mini é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade está presente através do Android Auto e Apple CarPlay.

O modelo traz ainda o Controller Deceleration Partner (CPD), um sistema de frenagem de emergência através do freio de estacionamento eletrônico. A suspensão do Dolphin Mini é do tipo McPherson na dianteira, e com barra de torção na traseira. Um dos destaques do modelo é o sistema de freios, que trazem segurança e proteção para os ocupantes: freios a disco nas quatro rodas. Vale destacar que esse eficiente sistema de frenagem permitiu que o BYD Dolphin Mini registrasse uma distância de frenagem de 100 km por hora a zero (parada total) em até 39 metros, uma marca bem significativa dentro de seu segmento.

O BYD Dolphin Mini chega ao mercado brasileiro em quatro cores: Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro), Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem. O preço público (PPS) do BYD Dolphin Mini é R$ 115.800,00.

Bônus especial e carregador

Quem comprar nesta quarta-feira (28/02) até meia noite seu Dolphin Mini no Mercado Livre através deste link ganha um bônus de R$ 10.000,00 e o carro sai por R$ 105.800,00. Nas concessionárias, a compra com bônus pode ser feita presencialmente até 29/02 (quinta-feira). Além disso, o comprador vai ganhar um carregador wallbox.

ANFAVEA anuncia projeções para máquinas autopropulsadas em 2024 e comemora investimentos de R$ 9 bilhões de suas associadas desde 2019



28 de fevereiro de 2024 – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta um ano de crescimento para as vendas internas e externas de máquinas rodoviárias. Já as máquinas de uso agrícola terão um leve recuo.

“Embora os números destes segmentos tenham certa volatilidade em função de serem ferramentas de trabalho, que dependem de uma série de fatores econômicos, de crédito e até climáticos, o mais importante é que desde 2019 as nossas associadas de máquinas vêm investindo em média R$ 1,5 bilhão/ano em capacidade produtiva e P&D, além das mais modernas tecnologias de produtividade, descarbonização e segurança”, afirmou o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

O setor de máquinas rodoviárias, que engloba tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, minicarregadeiras e manipuladores telescópicos, mantém-se aquecido no país. Após o recorde histórico de 39.015 unidades vendidas em 2022, o setor teve uma queda de 22,1% no ano passado, fechando com 30.399 unidades – mesmo assim, o segundo melhor ano do segmento no país.

Para 2024, a ANFAVEA projeta vendas de 31.800 unidades, alta de 5% em relação ao ano anterior. A expectativa pela liberação de recursos para obras do PAC e o Marco do Saneamento são vistos como grandes oportunidades para aquecer as vendas de máquinas de construção já neste ano.

Também a exportação desses equipamentos autopropulsados vive uma fase bastante positiva. O ano passado fechou com 16.611 unidades enviadas para outros países, aumento de 9,5% sobre 2022. E a previsão é de nova elevação neste ano, agora de 7%, o que deve representar um volume de 17.800 unidades.

Máquinas agrícolas em patamar elevado de vendas

O setor de máquinas agrícolas viveu uma forte expansão no início desta década, em compasso com os resultados históricos do agronegócio brasileiro, inclusive durante a pandemia. Foram três anos de crescimento consistente, com um pico de mais de 70 mil unidades vendidas em 2022, entre tratores de roda e colheitadeiras de grãos.

O ano passado foi marcado pela cautela entre os agricultores, em função do clima adverso e de problemas de financiamento para os clientes. Com isso, as vendas de 60.981 unidades representaram recuo de 13,2% em relação ao excelente 2022. E este ano, ainda afetado por questões climáticas, preços das commodities e condições de crédito, deverá registar 54.300 unidades comercializadas, 11% a menos que no ano anterior.

Já as exportações de máquinas agrícolas deverão manter certa estabilidade, com envios de 8.500 unidades, 3% a menos que em 2023.

Fabricantes de tratores ajudaram na criação da ANFAVEA

Durante a primeira coletiva exclusiva para o setor de Máquinas na longa história da ANFAVEA, foi destacada a importância desse tipo de veículo na trajetória de quase 68 anos da entidade, inclusive com a participação de dois fabricantes pioneiros de tratores na ata de fundação da Associação.

Desde 1960, foram vendidas 2,4 milhões de máquinas e exportadas 578 mil unidades. Hoje, o Brasil é hub de produção desses equipamentos para seu grande mercado interno (quarto maior do mundo em máquinas agrícolas e sexto em máquinas rodoviárias) e também para exportação, atendendo mais de 120 países.

As cinco associadas da ANFAVEA geram mais de 160 mil empregos diretos e indiretos, com uma sólida cadeia de 10,2 mil fornecedores, além de uma ampla rede de concessionárias espalhadas por todo o país, 964 pontos no total.

Agenda positiva para 2024

A ANFAVEA e suas associadas têm uma extensa agenda de ações para este ano, com foco na ampliação dos mercados interno e externo, e consequente aumento da produção de máquinas no país.

Algumas ações são transversais aos segmentos de máquinas agrícolas e rodoviárias, a exemplo dos desdobramentos de programas federais como o Nova Indústria Brasil e o MOVER – Mobilidade Verde e Inovação, com seu foco na reindustrialização, na neoindustrialização e na descarbonização.

A bandeira da conectividade em áreas remotas continua crucial para o aproveitamento de todas as potencialidades tecnológicas das modernas máquinas produzidas no Brasil. Já a redução do Custo Brasil e os acordos bilaterais são fundamentais para ampliar a competitividade internacional dos produtos brasileiros.

Para o setor agrícola, as condições de financiamento do Plano Safra são sempre um instrumento importante para o acesso dos clientes aos mais modernos equipamentos, bem como uma política de renovação de frota.

Já para o segmento de máquinas rodoviárias, de construção e de mineração, há forte expectativa com as condições de licitação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com o Marco do Saneamento, programas com forte potencial de geração de negócios e de aumento de produção de equipamentos.

“A ANFAVEA defende as suas fabricantes associadas, que investem em fábricas e produtos modernos, adensamento da cadeia de fornecedores, geração de empregos de qualidade e uma ampla rede de garantia e assistência técnica aos clientes nas áreas mais remotas do país. Isso é muito diferente de montadoras ou importadores que não geram empregos, riqueza e conhecimento ao país. Esses fatores devem sempre ser levados em conta em cada programa de estímulo à compra de máquinas autopropulsadas”, defendeu o Presidente Márcio de Lima Leite, durante a coletiva.

Assessoria de Comunicação ANFAVEA]

Tel: 11 2193-7800 imprensa@anfavea.com.br

Ford Pro anuncia o início de vendas da van elétrica E-Transit com nova versão chassi que começa a ser vendida oficialmente no Brasil no final de março, já com venda de 300 unidades. Além do modelo furgão, a linha oferece a versão chassi cabine quetêm um custo total de operação 40% menor comparado à versão a combustível



A Ford Pro anunciou que vai iniciar as vendas da E-Transit no Brasil no final de março, trazendo uma nova opção para o cliente de veículos comerciais que busca sustentabilidade nas suas operações com mais eficiência e produtividade. Além do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado em um programa piloto com frotistas, a van elétrica inclui uma inédita versão chassi cabine – a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 t.

Esta semana, a Ford Pro realiza uma convenção nacional de dois dias em São Paulo, com mais de 200 pessoas, incluindo pessoal das concessionárias e convidados, para apresentar as novidades e promover uma imersão no negócio de veículos comerciais.



“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Pro iniciou as operações em 2021 com a Transit Minibus, seguida do lançamento da Transit Furgão. No ano passado, a marca introduziu três novos produtos: a Transit automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e a nova geração da Ranger, com as versões XL e XLS. Os resultados são positivos.



“O nosso volume de vendas de veículos comerciais no Brasil cresceu 60% nos últimos 24 meses. E somamos mais de 5.200 unidades em 2023, considerando comerciais leves e picapes de trabalho. Este ano, o plano é continuar crescendo, incorporando mais novidades no nosso portfólio de produtos e serviços”, completa Lastra.



Eletrificação das frotas

A eletrificação é uma tendência que vem crescendo no mundo e também no Brasil. No curto prazo, a E-Transit tem como potenciais clientes empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.

A E-Transit já vendeu mais de 40.000 unidades na Europa e nos Estados Unidos, onde é líder do segmento. Na América do Sul, mais de dez empresas participaram do programa de testes do veículo. São clientes do Brasil, Argentina e Chile, principalmente do setor logístico e de e-commerce, com frotas médias e grandes, que rodaram com 11 vans elétricas por mais de 60.000 km em condições reais de operação. Em breve, o programa será estendido também à Colômbia.



“O desempenho da E-Transit nesses testes foi muito positivo e, como resultado, já fechamos a primeira venda de 300 unidades. Mais detalhes do negócio serão informados oportunamente”, adianta Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Pro está dando total apoio aos clientes na transição para a eletrificação da frota, com a antecipação de suas necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga. Esse acompanhamento em tempo integral da jornada do consumidor inclui desde a entrega técnica do veículo, treinamento, test-drive e monitoramento via conectividade, até a assistência técnica com um representante dedicado.



E-Transit Furgão e Chassi

A Ford E-Transit é oferecida em duas versões, furgão e chassi, ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.

Outra vantagem é a autonomia superior à das concorrentes do mesmo segmento, de 317 km (WLTP). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2 (padrão europeu), com um sistema de gerenciamento de recarga que otimiza a sua vida útil.

Como diferenciais exclusivos, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também é a única com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.



“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.

Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 e condições especiais de venda, com garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.

A versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender também o transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias.



Estrutura completa

A Ford Pro tem uma estrutura completa para atender as necessidades do cliente de veículos comerciais e trazer o máximo retorno financeiro para o seu negócio. Além de uma área de engenharia dedicada e manufatura regional, ela conta com atendimento prioritário de vendas e pós-vendas, serviços financeiros, rede com mais de 100 concessionárias e cobertura nacional, depósito de peças de serviço padrão AAA e conectividade para monitoramento dos veículos.

A marca também dá suporte ao cliente na transformação dos veículos e desenvolvimento de projetos especiais. Esse trabalho é feito pela engenharia da marca junto com transformadores localizados nas principais regiões do país, que podem ser credenciados pelo programa de certificação de qualidade Ford Pro Convertor.

O programa Ford Pro Convertor tem hoje 30 transformadores certificados, que já desenvolveram mais de 80 projetos de modificação de veículos, incluindo versões da Ranger para forças de segurança, Transit Chassi com baú, carga seca e plataforma, Transit Minibus para transporte escolar e executivo e Transit Furgão de ambulância e bombeiros, entre outros.

Scenic E-Tech elétrico é eleito Carro do Ano 2024


Após a primeira votação, em novembro passado, o Scenic havia se classificado entre os sete modelos finalistas: BMW 5-series, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot E-3008/3008, Renault Scenic, Toyota C-HR e Volvo EX30. 

O vencedor do troféu foi eleito pelos votos de 58 jornalistas automotivos de 22 países. O Scenic conquistou a primeira posição, com 329 pontos. Ele se tornou o sétimo veículo da marca a receber o prestigioso título de “Carro do Ano”, sucessor do Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio (1991), Scenic (1997), Megane (2003) e Clio (2006). 

“Para todas as equipes do grupo e da marca Renault, conquistar a prestigiosa premiação ‘Carro do Ano’ é motivo de um grande orgulho. Este reconhecimento demonstra que fizemos as escolhas certas, paras oferecer uma autonomia recorde, um interior espaçoso e muito conforto, mas com um controle de nossa pegada ambiental. Além disso, o Scenic oferece um grande prazer de dirigir e equipamentos dignos de um “carro para viver”, como o novo teto panorâmico Solarbay ou a última geração do sistema OpenR Link com Google integrado. Este modelo conta com formidáveis diferenciais para se afirmar no mercado europeu de veículos elétricos”. Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault 



Veículo 100% elétrico desenvolvido com base na plataforma AmpR medium (anteriormente CMF-EV), o Scenic E-Tech Elétrico se dirige às pessoas ativas em busca de funcionalidade. Zero emissão, ágil, leve (1890 kg) e compacto (4,47 m de comprimento), o Scenic se sente à vontade na cidade. Para os trajetos mais longos, o Scenic oferece até 625 km de autonomia (WLTP), conforto, comodidade e prazer de dirigir, além de ser recheado de tecnologias pra lá de úteis. 

 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

BYD Dolphin Mini inaugura plataforma de vendas online com bônus de 10 mil reais na compra do novo modelo que será vendido online na página exclusiva da BYD dentro do Mercado Livre de forma moderna e rápida // BYD quebra mais um recorde e vende 1.318 carros durante a ação especial de vendas “48 horas eletrizantes”


BYD Dolphin Mini inaugura plataforma de vendas online

com bônus de 10 mil reais na compra do novo modelo

Modelo será vendido online na página exclusiva da BYD

dentro do Mercado Livre de forma moderna e rápida


São Paulo, 26/02/2024 – O BYD Dolphin Mini, elétrico mais aguardado do ano, já pode ter sua pré-compra realizada de maneira totalmente digital no Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina. A parceria representa a união do Mercado Livre com a BYD, líder em carros elétricos no Brasil e no mundo, para todos os que querem a praticidade e rapidez para comprar seu novo veículo de forma online.

A novidade faz parte da estratégia da BYD para diversificar os canais de compra no mundo digital e segue a tendência de aumento nas buscas por modelos elétricos dentro do marketplace, que superou 60% em 2023 em relação ao ano anterior. Outro destaque é que a BYD vai oferecer um bônus de 10 mil reais para os primeiros compradores do Dolphin Mini através da plataforma do Mercado Livre.

Para Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil, o anúncio da marca com o Mercado Livre, começando a parceria com o tão aguardado Dolphin Mini, é uma união esperada de líderes de mercado. “Poder vender nossos carros online é levar ao consumidor a comodidade e o conforto de comprar um veículo em apenas poucos cliques e não poderia ser outro modelo senão o Dolphin Mini, nosso segundo game-changer do mercado depois do Dolphin”, afirma o executivo, que comemora a popularização do carro elétrico e a facilitação do acesso a um sonho.

A BYD e o Mercado Livre anunciam a novidade como uma avant-première do lançamento do novo modelo, que acontecerá oficialmente no dia 28 de fevereiro de 2024 com um live a partir nos canais oficiais da BYD que contará com a participação de Luciano Huck.

Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, complementa que os consumidores já estão preparados para uma jornada de compra de veículos no e-commerce. “Quase 26% das vendas de carros realizadas no marketplace acontecem no período da noite ou aos finais de semana, o que demonstra a confiança na marca e comprova a facilidade e simplicidade no momento de fechar uma compra. Isso resulta em uma experiência mais ágil e curta, dando um novo passo para a digitalização do setor automotivo como um todo”.



BYD Dolphin Mini, novo lançamento da marca no mercado brasileiro

Na página exclusiva da BYD dentro do Mercado Livre, o consumidor pode conhecer todas as características do Dolphin Mini. O modelo chega cercado de expectativa, por ser o carro que vai tornar possível para o brasileiro realizar o sonho de ter um veículo 100% elétrico na garagem.

O internauta interessado em comprar seu Dolphin deverá seguir um processo de apenas seis etapas. A ideia da BYD e do Mercado Livre foi tornar a compra fácil e intuitiva. A reserva do carro é feita mediante o pagamento de R$ 10 mil e este valor será depositado no Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre.

A compra online do BYD Dolphin pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas diretamente neste Link.


BYD quebra mais um recorde e vende 1.318 carros

durante a ação especial de vendas “48 horas eletrizantes”

O evento foi promovido no último fim de semana nas concessionárias de todo o país






São Paulo, 27/02/2024 – Mais um recorde foi quebrado na edição de fevereiro das 48 horas eletrizantes com um total de 1.318 carros vendidos durante os dois dias da ação especial da BYD. O recorde anterior era de 945 carros, alcançado em outubro do ano passado, quando foi feita a última edição desse evento. O crescimento foi de quase 40% nas vendas, com o Dolphin em primeiro lugar com 622 unidades comercializadas, o que representa 47% das vendas, realizadas pelas 61 concessionárias da rede no Brasil.

Todos os clientes que estiveram nas lojas para adquirir um modelo 0km do BYD Dolphin EV, do BYD Yuan Plus ou do BYD Seal levaram junto do veículo um pacote imperdível de benefícios, que contempla um ano de seguro, instalação de película antivandalismo nos vidros do carro, carregador portátil para utilização em tomadas comuns, carregador wallbox para instalação residencial, 5 anos de revisão gratuita e a garantia da bateria por 8 anos, sem limite de quilometragem.

A BYD está constantemente investindo em criar possibilidades que garantam que o brasileiro possa ter cada vez mais acesso a veículos de qualidade superior, acabamento premium, tecnologia de ponta embarcada, sem emissão de gases poluentes e por um preço justo, indo contra a política do mercado que mantinha os veículos elétricos a preços inacessíveis܂Todas as condições apresentadas foram válidas apenas durante os dois dias de ação e para os três modelos apresentados.

Nesta quarta-feira, a BYD vai apresentar seu mais novo modelo. O BYD Dolphin Mini, elétrico mais aguardado do ano, já pode ter sua pré-compra realizada de maneira totalmente digital no ambiente do Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina. A parceria representa a união do Meli com a BYD, líder em carros elétricos no Brasil e no mundo, para todos os que querem a praticidade e rapidez para comprar seu novo veículo de forma online.

A novidade faz parte da estratégia da BYD para diversificar os canais de compra no mundo digital e segue a tendência de aumento nas buscas por modelos elétricos dentro do marketplace, que superou 60% em 2023 em relação ao ano anterior. Quem fizer a compra do modelo na pré-venda vai ganhar um bônus de R$ 10 mil.

A compra online do BYD Dolphin pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas diretamente pelo Link .


Nova logomarca resgata 40 anos de história e projeta futuro da AEA

 

27/02/2024 – No próximo dia 6 de março, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva inicia uma série de ativações, comemorativas aos 40 anos de história da entidade, a começar pela apresentação da nova logomarca, que sintetiza a trajetória de quatro décadas da engenharia automotiva nacional, mas – sobretudo – projeta o futuro, cuja tendência, inequívoca, aponta para as soluções tecnológicas aos desafios da mobilidade e da transição energética diante da necessidade premente de descarbonizar o planeta.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Brasil registra entrada de quase 1 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2024. Todos os principais emissores de visitantes para o país registraram aumento de fluxo, exceto a Argentina, que vive agravamento de crise econômica

 

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, eleita a segunda melhor praia do mundo

O verão brasileiro continua a ser a apoteose do nosso turismo, e em janeiro a entrada de visitantes internacionais voltou a demonstrar o interesse mundial por nossos destinos, especialmente os de sol e praia. Ao todo, 956.737 turistas do exterior vieram ao Brasil, com aumento do fluxo de todos os principais emissores, com exceção da Argentina, que vive um agravamento da sua crise econômica.

 

Os dados da Embratur, Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal demonstram a manutenção do patamar do verão anterior, com ligeiro recuo de -1,4%, puxado justamente pela menor frequência dos argentinos. No total, foram 14.538 turistas internacionais a menos, já que nos primeiros 31 dias de 2023 o país recebeu 971.275 visitantes de fora.

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, aposta no reforço das chegadas de estrangeiros a partir do trabalho conjunto com a Embratur. “Temos excelentes perspectivas para alavancar o número de estrangeiros no Brasil neste ano. Sediaremos a reunião de líderes do G20, começamos os preparativos pra COP30, temos a atuação do escritório da OMT no Rio de Janeiro. Vamos seguir trabalhando para melhorar a imagem do Brasil em grandes eventos internacionais. Com essa ação conjunta, seguiremos firmes para alcançarmos a meta de 10 milhões de estrangeiros em quatro anos", ressaltou.

 

Quanto aos turistas da Argentina, principal emissor do Brasil, a queda chegou a 19%, ou -110.310 turistas na comparação com janeiro de 2023, quando 562.446 hermanos vieram curtir o verão e as festas pré-carnavalescas. Este ano, foram 452.136 argentinos. O resultado negativo foi atenuado devido às ações da Embratur, que estabeleceu um plano de contingência à crise econômica que atravessa o país vizinho.

 

Com informações de inteligência de dados, em contato com entidades na Argentina e com a análise de relatórios da Embaixada do Brasil na Argentina, desde maio de 2023 a Embratur reorientou suas ações em duas direções: a de reforçar a promoção do Brasil como uma alternativa aos turistas argentinos de alto poder aquisitivo, que recalcularam suas viagens devido ao preço do dólar e do euro; e reforçar a promoção do Brasil nos países da América Latina, para garantir um acréscimo de visitantes que compensasse a queda na chegada de argentinos.


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou as medidas compensatórias que permitiram a manutenção dos níveis de entrada de turistas internacionais na largada do verão. “Com a adoção dessa estratégia, foi possível manter o registro da entrada de turistas internacionais no Brasil em patamares equivalentes aos de janeiro do ano passado. Mantivemos a atenção na Argentina, é o nosso principal mercado e não vai deixar de ser, mas temos resultados muito importantes e no curto prazo em todo o continente, com destaque para Chile e Paraguai”, explicou.

 

Os argentinos seguem como principais emissores de turistas para o Brasil. Já o segundo maior emissor, no período, foi o Paraguai, que apresentou um aumento no número de entradas no país de 19.454, indo de 84.884 em janeiro de 2023 para 104.338 em 2024. O crescimento percentual foi de 22,9%.

 

*CHILE SE DESTACA* - O terceiro lugar em emissões, no mês de janeiro, ficou com o Chile, que apresentou, também, o maior crescimento percentual: 47,8%. O país foi de 52.217 turistas no Brasil no primeiro mês de 2023 para 77.221 em janeiro último, um acréscimo de 25.004 visitantes. Além disso, no acumulado de 2023, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 e retomou a posição de terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com um total de 458.576 chegadas.

 

Em quarto lugar, no mês de janeiro, o Uruguai passou de 56.438 turistas enviados ao Brasil para 62.848 no mesmo período deste ano - um aumento de 6.410, ou 11,3%. Na sequência, em quinto, vem os Estados Unidos, com alta no número de turistas em janeiro que chegou a 8,9%. O país foi de 47.651 em janeiro do ano passado para 51.919 este ano, 4.268 a mais.

 

Já a Bolívia enviou 17.686 turistas para o Brasil em janeiro último, um crescimento de 4.396, e ficou em sexto. O Peru, em sétimo, teve aumento de 2.194 visitantes, com 9.214 entradas registradas. O Equador vem em seguida, com 1.690 entradas e aumento de 78 turistas, e a Venezuela registrou 1.184 turistas nos primeiros 31 dias deste ano, um crescimento de 158 visitantes em relação a janeiro do ano anterior. Os demais países emissores cresceram, juntos, 40.636, passando de 167.639 para 208.275 no comparativo entre os períodos.

 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, com informações da Embratur

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

BYD promove 48 horas eletrizantes de condições únicas para compra de três modelos 100% elétricos da marca em todas as 61 concessionárias do Brasil nos dias 23 e 24 de fevereiro


 

 

São Paulo – Durante dois dias seguidos a BYD apresenta sua ação especial “48 horas eletrizantes”, em todas as 61 concessionárias de todo o Brasil.

 

Todos os clientes que forem às lojas terão uma série de benefícios especiais para fecharem negócio na compra de um BYD Dolphin, de um BYD Yuan Plus ou de um BYD Seal. Ao comprar um destes três modelos 100% elétricos, o cliente contará com um ano de seguro grátis, pago pela BYD, instalação de película antivandalismo nos vidros do carro, carregador portátil para utilização em tomadas comuns, carregador wallbox para instalação residencial, 5 anos de revisão gratuita, entre outros.

 

Segundo pesquisa realizada pela KPMG, 89,7% dos brasileiros querem carros elétricos como opção de compra e a BYD está constantemente investindo em criar possibilidades que garantam que a população possa cada vez mais ter acesso a veículos de alta qualidade por um preço justo, indo contra a política do mercado que mantinha os veículos elétricos inacessíveis.

 

Durante os dois dias de ação, excepcionalmente as lojas terão um expediente estendido, recebendo os clientes das 8h até às 20h. Esse maior tempo de portas abertas visa garantir que ninguém vai ficar de fora dessa ação comercial e, assim, dar a chance a todos os brasileiros de terem o seu carro 100% elétrico na garagem.

 

Todas as condições apresentadas são válidas apenas durante esses dois dias de ação e para os três modelos apresentados.

 

Consulte todas as condições comerciais das ofertas neste LINK.

 

Sobre a BYD Brasil

Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Rio Vamos Vencer reelege diretoria e prioriza a defesa do PERSE


Foram reeleitos, na noite de ontem, a diretoria e os conselhos Consultivo e Fiscal da Associação Rio Vamos Vencer, fundada há dois anos com o objetivo de fortalecer o destino Rio e de contribuir para uma definição de políticas públicas nacionais que fomentem o desenvolvimento e o crescimento do Turismo.

O presidente da entidade, Marcelo Conde, entende que é fundamental o trabalho junto às lideranças do setor e ao Congresso para a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que foi fundamental para a recuperação dos setores durante a pandemia, gerando benefícios para a manutenção e a geração de empregos e de renda e para a competitividade do setor.

“O setor de turismo e eventos é um dos maiores geradores de emprego e renda no Brasil e o PERSE, segue sendo fundamental como único incentivo para a recuperação do setor. Esperamos que, além da manutenção do programa conforme aprovado pelo Congresso, o Governo Federal implemente políticas efetivas de estímulo ao Turismo bem como de fortalecimento à aviação comercial brasileira”, reforçou Marcelo Conde.

Savio Neves, presidente do Trem do Corcovado e diretor da entidade, destacou a atuação e a mobilização do trade que se fez presente em Brasília na luta pela continuidade do PERSE.

“Mais de 10 mil empresários dos setores de Turismo e Eventos estiveram em Brasília, no início de fevereiro, para encontros com os parlamentares que votarão a manutenção do programa. Estamos unidos nesta causa e comprometidos em pleitear com o governo para a permanência dos benefícios”, destacou Savio Neves.

O grupo, que reúne empresários com atuação nacional como Alexandre Sampaio (FBHA) e Fatima Facuri (ABEOC), tem, em sua administração, Marcelo Conde como presidente, José Koury como vice-presidente, Savio Neves como diretor-tesoureiro, Sheila Oliveira como diretora-secretária e Marcelo Rotenberg como diretor-secretário adjunto.

Região da 44 recebe primeiro hotel de bandeira internacional. A região, que é um dos principais polos de confecção e distribuição de moda do país, recebe o mais novo ibis Styles da capital. Instalado dentro do Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, o hotel já está funcionando na modalidade soft opening




Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás (ABIH-GO), a cada três visitantes que chegam a Goiânia, dois são movidos a negócios. Por conta da geografia do município, que é conhecido por receber turistas de eventos, negócios e compras do Brasil inteiro, o mercado hoteleiro goiano vem quantificando e qualificando os empreendimentos na cidade.

Uma mais nova opção para os turistas é o ibis Styles do Shopping Estação Goiânia, o primeiro de bandeira internacional da região da 44, que começou a operar no início do ano em soft opening, marcando um novo momento para quem precisa de hospedagem na localidade. “A unidade traz um padrão internacional da categoria econômica para quem precisa vir a Goiânia e se hospedar em um endereço estratégico, próximo não apenas do polo de moda, mas também do aeroporto, rodoviária e ao lado das principais vias arteriais da cidade, como as Avenidas Leste-Oeste, Norte-Sul, Independência e Marginal Botafogo, que dá acesso rápido aos endereços ligados aos negócios e eventos da cidade”, destaca o superintendente do shopping, Santiago Póvoa.

Este é o terceiro ibis em Goiânia. Com 214 quartos equipados, a unidade ibis Styles Estação Goiânia é o segundo maior da capital e o único indoor da Hotelaria Accor, o que permite ao hóspede desfrutar da conveniência de um shopping. A chegada da rede ao shopping faz parte do plano de expansão do Shopping Estação Goiânia.

De acordo com o turismólogo e gerente geral do ibis Styles Estação Goiânia, Paulo Crema, a Accor, detentora da bandeira, busca atender a demanda latente da capital. “A ocupação média dos hotéis em Goiânia fica acima da média brasileira, a ponto de faltar vagas em alguns momentos”, disse. Segundo dados da Associação dos Empresários da Região da 44 (AER44), cerca de 250 mil turistas de compras passam pelo polo de moda atacadista por semana. Próximo às festas de final de ano, esse número chega a até 600 mil pessoas. Em 2023, a estimativa da AER44 é de que o polo confeccionista tenha recebido cerca de 15 milhões de visitantes.

Paulo explica que, dentro das classificações do ibis, a modalidade styles dá maior liberdade para o hotel trabalhar ambientes mais customizados, de acordo com a cultura local. Por isso, o ibis Styles Estação Goiânia tem o tema “Fio em Movimento” em homenagem ao polo da moda da 44. “Além de remeter à importância dos fios e tecidos para a economia local, o tema nos permite explorar em nossa decoração muitas cores, texturas e designs”, salienta.

Diferenciais

As suítes do ibis Styles Estação Goiânia são equipadas com Wi-Fi, frigobar, TV de 43 polegadas com acesso livre e cama queen size. Além de todas as vantagens de se hospedar dentro de um shopping e numa localização estratégica, o ibis Styles Estação Goiânia ainda dispõe de um serviço exclusivo: o restaurante “Fio da Meada". O café da manhã é servido das 6h30 às 10h, de segunda a sexta, com o valor fixo de R$ 45,00 por pessoa. Aos finais de semana, o horário do café da manhã se estende até às 10h30. O almoço acontece em sistema buffet, das 11h às 14h30, durante todos os dias da semana, a R$ 64,90 o quilo. Já o jantar funciona na modalidade à la carte, das 18h às 22h30, também durante todos os dias da semana, com opções de saladas, petiscos, lanches e pratos individuais. Embora o restaurante esteja inserido dentro do hotel, os serviços estarão disponíveis a todos, desde os hóspedes aos visitantes. Outro diferencial do hotel, é que o hóspede tem opção de reservar a diária com ou sem café da manhã incluso.

Entre os principais pratos do cardápio, que é assinado pelo chef Fábio Lima, da Academia de Cozinha, que presta consultorias para todos os hotéis ibis do Brasil e atua como diretor de Gastronomia do renomado Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, se destacam: cupim assado por 7 horas acompanhado de feijão tropeiro; costela bovina assada por 12 horas servido com batatas; filé de peixe crocante acompanhado de arroz cremoso de abóbora; bife à parmegiana; e a clássica e aclamada panelinha de carne.

Além disso, a rede possui a proposta de ser Plastic Free (livre de plástico, em tradução literal), onde evita plásticos de uso único. A adesão à medida, que é baseada na Global Tourism Plastics Initiative, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), ainda está em processo de adequação. O objetivo é eliminar, de forma definitiva, a utilização de produtos descartáveis como garrafas pets, canudos, cotonetes, entre outros itens.

Conhecida por sua proposta de hospedagem econômica e de qualidade, a rede internacional de hotéis ibis conquistou um lugar especial na mente dos brasileiros. Segundo a 22° Pesquisa Top of Mind Awareness, realizada no Estado de São Paulo, incluindo a capital, litoral e interior, em julho de 2023, a marca mais lembrada pelos entrevistados foi a ibis, com expressivos 31,4% das respostas. A amostra, que teve como pergunta a primeira marca que vem à mente ao pensar em hotéis, contou com a participação de 654 pessoas. A segunda colocação corresponde a apenas 3% das menções.

Consolidado

Há 16 anos no mercado, o Shopping Estação Goiânia vem se consolidando como um centro de compras e serviços, oferecendo além das tradicionais lojas de vestuário, acessórios e uma praça de alimentação com gastronomia, franquias das principais redes nacionais e internacionais de serviço.

Com mais de 70 mil m² de área construída, o Shopping Estação Goiânia já abriga gigantes como a Leroy Merlin - a única da rede em Goiás; a Universidade Estácio de Goiás - referência em educação, com mais de 13 mil alunos; a academia Bluefit - uma das maiores redes de academia 24 horas do Brasil; e, agora, o hotel ibis Styles. Em fase de expansão, o Shopping Estação Goiânia chegará a 56 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


 Nº 1.189 —22/2/2024



Kardian conta com preço e conjunto

moderno entre SUVs compactos

 


Lançamento oficial será no começo de março, quando se poderá avaliar o carro de perto, sentir como será seu comportamento dinâmico e desempenho do conjunto motor-câmbio. Nas concessionárias as entregas começarão em 19 de março. Mas desde já a Renault apresentou numa live estática, no começo desta semana, tudo sobre o Kardian.

Trata-se de um SUV compacto de clara derivação de hatch, porém com arquitetura e mecânica totalmente novas. Traz para o Brasil a plataforma CMF-B que dá origem a vários Renaults na Europa e estará também em outros produtos do grupo francês na Turquia, Marrocos e Índia. Aqui, além de abrir outras frentes por meio de um futuro SUV médio para preencher a vaga do Captur, entrará numa faixa do mercado nacional bastante disputada e rentável.

O Kardian tem 2.604 mm de entre-eixos, 4.119 mm de comprimento, 1.773 mm de largura, 1.544 mm de altura e massa em ordem de marcha de 1.190 kg. Porta-malas ótimo de 410 litros e tanque de combustível de 50 litros para bom alcance urbano e rodoviário.

Destaques de estilo para a grade do radiador, teto e rodas bitom de até 17 pol. nas versões mais caras, rack de teto (pode ser reposicionado transversalmente) e conjuntos óticos dianteiro e traseiro. No interior, uma nítida evolução com painel moderno, tela multimídia de 8 pol., Android Auto, Apple CarPlay (espelhamento sem fio), carregador de celular por indução (só na versão mais cara), um volumoso console central e freio de estacionamento eletromecânico.

A Renault, além dos seis airbags, ainda avançou nos sistemas eletrônicos de assistência ao motorista para o Kardian. São 13 no total com destaques para alertas de colisão frontal, distância segura, ponto cego, frenagem autônoma de emergência e câmera multivisão. Volante novo tem regulagens de altura/distância e alavanca de câmbio, sem cabo físico, do tipo joystick.

Trem de força é totalmente novo e um dos seus pontos mais fortes. Motor flex 1-litro turbo, de 125 cv e o maior torque nesta cilindrada (22,4 kgf·m). Já a caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e seis marchas garante sempre mais prazer. Não há previsão de uso de motor de aspiração natural nem de câmbio manual, salvo para exportações.

Do ponto de vista dimensional, o Kardian se aproxima mais do Pulse, C4 Cactus, Renegade e até do Nivus (maior em comprimento, menor em entre-eixos). São três as versões em pré-venda com preço de lançamento: Evolution, R$ 112.790; Techno, R$ 122.990 e Première edition, R$ 132.790.

 

EUA, Europa e Brasil: cenário confuso para elétricos

Embora os veículos elétricos a bateria (VEB) tenham alcançado 8% do mercado americano em 2023, permanecem informações de que a expansão continua, porém, o ritmo já é bem menor. Há sinais controversos sobre as estatísticas e algumas fontes apontam para estagnação nas vendas ou mesmo leve diminuição em 2024.

De modo surpreendente, o governo dos EUA mudou de ideia e em breve anunciará uma revisão das metas, segundo a agência de notícias Reuters. A exigência inicial era de que 60% da produção em 2027 fosse de VEB e 67% até 2032 para cumprir regras de emissões mais rigorosas. O que se prevê é baixar o objetivo para 40% ou 50%, em 2030, a pedido da GM, Ford, Stellantis, Toyota e Volkswagen ao argumentarem sobre dificuldades à frente.

Está em curso uma redução generalizada de preço dos VEB, inclusive por parte da Tesla que lidera com folga esse mercado. Mas para ser sustentável deve-se esperar que o preço do lítio continue a cair. Também há grande procura por fontes de grafite para os anodos das baterias, depois de a China cortar suas exportações desse material, após os EUA trancarem as portas para elétricos chineses ao impor tarifas elevadas.

No Reino Unido há multas pesadas para fabricantes que não cumprirem exigências ainda mais restritas que as dos EUA, principalmente para os próximos dois anos. Mas a JLR (atual nome da Jaguar Land Rover) anunciou que lançará novos híbridos plugáveis (PHEV) para atender à recente forte demanda e atrasaria alguns modelos BEVs. A Volvo, ao contrário, afirma que em 2030 só produzirá BEVs, descartando a produção de PHEV até lá. Conseguirá?

Já é quase certo que veículos a combustão poderão continuar à venda na Alemanha, desde que usem gasolina sintética. Como peso do país (maior mercado do bloco) dentro da União Europeia é muito grande e a Itália já sinalizou apoio, não se descarta mudar a meta para 2035, que vai impor comercialização apenas de VEB daquele ano em diante. Prevê-se queda de 14% nas vendas de VEBs, em 2024, com o fim dos subsídios alemães.

No Brasil, o mês passado apontou súbito volume de vendas de elétricos, puxado pela BYD e especificamente o Dolphin. No entanto, a marca chinesa acelerou as importações no quarto trimestre de 2023 para se blindar do imposto de importação, reiniciado de forma escalonada em 1º de janeiro último. Sua maciça campanha publicitária pela TV nos últimos meses continua, em fevereiro, mantendo o clássico apelo “compre antes do aumento”. Só em abril o cenário aqui estará mais claro.

 

Uma fera para acelerar: Mustang Mach-E GT Performance

Uma das características dos motores elétricos é a entrega quase instantânea de potência e torque às rodas. No caso do Mustang Mach-E GT Performance as costas e a cabeça do motorista (e dos passageiros) colam no banco de forma impressionante. Afinal, são dois motores, um para cada eixo, totalizando 487 cv e 87,7 kgf·m. Mesmo com uma massa total de 2.278 kg e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 s, o que chama atenção em particular é a “pancada” inicial ao retirar o SUV cupê de quatro portas da inércia.

As linhas, obviamente, não são tão harmoniosas como as do Mustang tradicional, um cupê de duas portas. Entretanto, o grande teto solar fixo e as maçanetas com botões discretos para abertura elétrica das portas destacam-se, além do coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,29. Outra vantagem: dois portas malas, o dianteiro de 140 litros (abriga cabo e recarregador portátil de 7 kW AC) e o traseiro, 402 litros. O interior bastante amplo reflete a generosa distância entre eixos de 2.984 mm, o que garante confortável espaço para cinco ocupantes.

Acabamento interno de alto nível só é ofuscado pela enorme tela multimídia vertical de 15,5 pol., fácil de operar e com o indispensável botão giratório para volume e regulagem da temperatura do ar-condicionado. Além do GPS nativo, há espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay com carregador por indução.

Vem do México, sem imposto de importação, por R$ 486.000.

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