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segunda-feira, 21 de julho de 2025

Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do modelo que triunfou em competições e foi um sucesso da marca nos anos 90, quando em julho conquistou as duas primeiras posições na tradicional corrida Baja Aragón, na Espanha. Atuou até 1997, obtendo 36 vitórias, entre elas cinco títulos mundiais no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country. Protótipo adotava um motor capaz de entregar até 390 cv de potência para participar da prova

 


Predecessor ao famoso e bem-sucedido Citroën ZX de 1991, o ZX Rallye Raid foi um protótipo construído há 35 anos exclusivamente para participar de sua primeira competição espanhola – a Baja Aragón, no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho de 1990. 

Na estreia, garantiu duas posições no pódio com a vitória das equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund (1º lugar) combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin (2º lugar).



A temporada de 1991 marcou um ano de vitórias extraordinárias para o ZX Rallye Raid nas competições de rali cross-country. A dupla Vatanen e Berglund conquistou o primeiro lugar no desafiador Paris - Trípoli - Dakar após 9.000 km pelo continente europeu e africano. 

Em julho, Vatanen garantiu o terceiro lugar na conhecida Baja Aragón, na Espanha. O ápice da temporada veio em outubro, no Rali dos Faraós, no qual o ZX Rallye Raid dominou completamente o pódio, conquistando as três primeiras posições. Esses resultados consolidaram o modelo como referência em desempenho, resistência e inovação no cenário internacional do rali.


O Citroën ZX Rallye Raid teve uma trajetória vitoriosa e dominante entre os anos de 1990 e 1997, com 36 vitórias em 42 corridas. Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.

Ter o ZX Rallye Raid como protagonista de tantas competições permitiu à Citroën criar um laboratório de testes na época para trazer melhorias aos veículos de produção. Um exemplo disso, foi refinar os sistemas de suspensão independente com longo curso ideais para terrenos irregulares do Citroën ZX de produção – lançado posteriormente em 1991 –, adicionando ainda mais conforto e estabilidade ao modelo. 


O chassi tubular e a carroceria leve do ZX Rallye Raid inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua. As condições extremas dos ralis (calor, areia, lama, neve) trouxeram para a Citroën a possibilidade de testar em condições adversas os sistemas de arrefecimento, vedação das cabines, suspensão, câmbios e motores.

O ZX Rallye Raid também foi essencial para o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC (1998-2006) com 34 vitórias em 58 provas dp WRC (Campeonato Mundial de Rali) e marcante para a história da marca nas competições com a lenda Sébastien Loeb, além do Citroën C4 WRC (2007-2010) com 36 vitórias no WRC, vencendo 100% das etapas de ralis de asfalto.


O Citroën ZX Rallye-Raid foi um protótipo exclusivamente de competição, projetado para provas extremas. Equipado com um motor central-traseiro de 4 cilindros e 2,5 litros, entregava até 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de 7 marchas e três diferenciais auto blocantes. 

A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira. Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros — ideal para longas etapas no deserto.



Nova Fiat Titano 2026 chega com catálogo robusto de acessórios Mopar. Seja para trabalhar ou curtir, a picape conta com um portfólio amplo de acessórios para personalização, além de uma série de aprimoramentos para a linha 2026. Marca de acessórios e personalização apresentou durante o lançamento da nova Titano o buzz model Titano by Mopar

 


A Mopar, marca de peças e acessórios originais Stellantis, possui uma forte experiência no universo de picapes e desenvolveu um portfólio especialmente dedicado à nova Fiat Titano 2026 para tornar a novidade ainda mais funcional e versátil. 

O modelo, que agora passa a ser produzido no hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina, possui um amplo portfólio com mais de 40 itens para atender às demandas de variados perfis de clientes, desde os que buscam personalizar o modelo até os que desejam ampliar ainda mais a versatilidade ou a capacidade carga da nova Fiat Titano. 

Entre os itens oferecidos para o modelo que marcou a estreia da Fiat no segmento de D-picapes estão engate reboque de 3,5 toneladas, acessórios para tornar a caçamba ainda mais versátil como caixa e extensor de caçamba, além de carregador sem fio para smartphones, estribos e capota elétricos, entre outros.  

O catálogo para a nova Titano é tão completo que apresenta acessórios que não são oferecidos por outros modelos do segmento, em alguns casos nem mesmo como opcionais, como estribos elétricos que saem e recolhem na abertura e fechamento das portas, carregador sem fio e capota elétrica. 


O portfólio ainda conta com os itens estéticos que podem tornar a Titano ainda mais customizada como adesivos, alargadores de paralamas, molduras de lanternas e maçanetas, além do overbumper, aumentando ainda mais as dimensões e robustez da picape. 

Durante o lançamento da nova Titano, a Mopar apresentou também uma novidade para inspirar os fãs da picape. A nova Titano by Mopar, um show car desenvolvido pelo Design Center da Stellantis para apresentar a picape em uma variante exclusiva e ainda mais robusta. 


Concebida sob a versão Ranch, a unidade possui suspensão elevada em 1,5 polegadas, pneus XBRI especiais nas medidas 285/65 com rodas aro 18 e apliques e adesivos exclusivos. Além do exercício feito pelo time de Design Center da Stellantis, a Titano by Mopar recebeu peças e acessórios que estão disponíveis para o consumidor final, como capota elétrica, engate reboque, estribos laterais, santantônio e alargadores de paralamas. 

Para oferecer mais conforto e ampliar as possiblidades de aquisição de peças e acessórios, a Mopar preparou pacotes exclusivos para a nova Fiat Titano de acordo com as demandas e perfis dos clientes. Esses itens podem ser adquiridos individualmente nas concessionárias da marca ou através da loja oficial da Fiat no Mercado Livre


Confira a lista de acessórios desenvolvidos para a nova Fiat Titano: 

ADESIVO LATERAL E CAPÔ (LINE) 

ADESIVO LATERAL E CAPÔ (SPLASH) 

ALARGADOR DE PARALAMAS 

ALARME VOLUMÉTRICO 

AMORTECEDOR TAMPA DE CAÇAMBA 

BARRA TRANSV. TETO (PRETA) 

BARRA TRANSV. TETO (CROMADA) 

CAIXA DE CAÇAMBA 

CALHA DE CHUVA 

CAPOTA ELÉTRICA + ADAPTADOR 

CAPOTA MARITIMA 

CAPOTA MARÍTIMA ALL BLACK 

CARREGADOR WIRELESS + TOMADA USB-C 

TRAVA ELÉTRICA TAMPA DE CAÇAMBA 

ENGATE REBOQUE 3,5 TONELADAS 

CHICOTE ELÉTRICO PARA REBOQUE 

ESTRIBO ELÉTRICO 

ESTRIBO PLATAFORMA (CROMADO) 

ESTRIBO PLATAFORMA (PRETO) 

ESTRIBO PREMIUM (PRETO) 

ESTRIBO TUBULAR (CROMADO) 

ESTRIBO TUBULAR (PRETO) 

EXTENSOR DE CAÇAMBA 

ILUMINAÇÃO DE CAÇAMBA 

ILUMINAÇÃO INTERNA (AMBIENT LIGHT) 

KIT ANTIFURTO DO ESTEPE 

MODULO DE VIDROS ONE TOUCH (VOLCANO) 

MODULO DE VIDROS ONE TOUCH (RANCH) 

MOLDURA CROMADA LANTERNA TRASEIRA 

MOLDURA CROMADA MAÇANETA 

MOLDURA CROMADA MAÇANETA DA CAÇAMBA 

MOLDURA PRETA LANTERNA TRASEIRA 

OVERBUMPER 

PARAFUSO ANTIFURTO (CROMADO) 

PARAFUSO ANTIFURTO (PRETO) 

PORTA OBJETOS FLEXÍVEL 

PROJETOR DE LOGO FIAT 

PROTETOR DE CAÇAMBA 

SANTO ANTONIO (CROMADO) 

SANTO ANTONIO (PRETO) 

TAPETE CARPETE 

TAPETE DE CAÇAMBA 

TAPETE PVC 

TILT DOWN 

TOMADA USB-C 


COLUNA VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Grupo Wine lança marca de vinhos chilenos, Dínamo Wines, com rótulos variados a menos de R$ 30 // Inverno: experiência de vinho ao ar livre encanta turistas na serra Gaúcha


Grupo Wine lança marca de vinhos chilenos, Dínamo Wines, com rótulos variados a menos de R$ 30


Em uma estratégia estratégica que reforça sua posição de liderança no mercado brasileiro de vinhos, o Grupo Wine, grupo número 1 de vinhos do Brasil e líder no ranking de importação , anuncia o lançamento da Dínamo Wines , nova linha autoral de rótulos produzida no Chile com foco em qualidade e preço acessível. Composto por quatro exemplares de vinhos varietais, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot e Sauvignon Blanc, a ideia é apostar em custo-benefício para o consumidor final, que poderá adquirir os rótulos por um valor abaixo de R$ 30,00 por garrafa.

Com um investimento direto de
 cerca de 4 milhões de reais , o projeto contorno com quase dois anos de trabalho intenso, desde a seleção criteriosa do produtor até a definição de um protocolo exclusivo de produção. “Tivemos dedicação total: inúmeras viagens, visitas técnicas, análises de vinhos e fornecedores, além da busca pela matéria-prima ideal”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine. “Tudo isso acompanhado de uma rigorosa supervisão técnica, com o objetivo de garantir a excelência em cada garrafa.”

Com mais de 11 mil rótulos degustados e catalogados ao longo dos anos, o Grupo Wine construiu uma base de dados robusta sobre as preferências do consumidor brasileiro. O executivo explica que esta inteligência de mercado permitiu a identificação de uma demanda reprimida por vinhos de perfil varietal, com padrão superior e valor competitivo. “O projeto leva isso em consideração e, como resultado, temos uma linha que nasce para disputar espaço com grandes marcas consolidadas, prometendo superar a concorrência na relação custo-benefício”, complementa Garfinkel.

A linha Dínamo Wines consiste no terceiro projeto autoral da companhia, após os lançamentos bem-sucedidos de Entre Dois Mundos , de vinhos brasileiros, e Metropolitano, também de vinhos chilenos, consolidando uma estratégia de crescimento com marcas próprias que oferecem controle total da cadeia, desde a escolha do terroir até o design do rótulo. Os vinhos da nova linha serão distribuídos pela Cantu Grupo Wine, importadora que faz parte do grupo e está presente em mais de 15 mil pontos de venda no Brasil.

Terroirs

Cada vinho da linha Dínamo Wines reflete características singulares de sua origem. O Merlot vem do Vale Central, com solos profundos e influência andina que conferem taninos suculentos e aromas intensos. O Cabernet Sauvignon , da mesma região, destaca-se por sua estrutura e intensidade, enquanto o Carmenère, cultivou na depressão, entrega textura aveludada e tipicidade. Já o Sauvignon Blanc, proveniente de áreas próximas à Cordilheira dos Andes, aposta em acidez vibrante e caráter mineral, preservando a identidade aromática da casta. Com produção inicial de 388.800 unidades na safra de 2024, a empresa aposta em escala para viabilizar a proposta de valor e garantir a capilaridade na distribuição.

A empresa pretende comercializar 400 mil garrafas da linha ao longo de 2025 e já está trabalhando com a safra de 2025, que deve ser lançada entre o fim deste ano e o começo de 2026, conforme o ritmo ideal para cada varietal.

Conceito da linha

O nome Dínamo remete à transformação e movimento contínuo, ideias que ecoam tanto no processo natural da vinificação quanto no próprio espírito empreendedor da marca. Assim como um dinamo converte energia mecânica em elétrica, cada garrafa de dinamo é fruto da conversão de conhecimento, natureza e técnica em uma experiência acessível ao consumidor.

Com esse lançamento, o Grupo Wine avança na construção de um ecossistema vitivinícola próprio e sinaliza ao mercado que, mais do que importadora, quer ser protagonista da nova fase de consumo de vinhos no Brasil: mais democrática, mais conectada ao consumidor e mais comprometida com inovação e excelência.

Coluna Minas Turismo Gerais / Jornalista Sérgio Moreira

Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira


 Expocachaça, Minas + Doce e  BrasilBier

Pelo menos 25 mil pessoas são esperadas nos três dias da 34ª edição da Expocachaça, 3ª edição do Minas + Doce e a 18ª edição do BrasilBier, que serão realizadas em Belo Horizonte de 7 a 9 de agosto.

A previsão somadas a comercialização de produtos, equipamentos, insumos e serviços do mercado da “branquinha ou amarelinha” na maior vitrine mundial de cachaça de alambique estima faturamento de R$ 30 milhões. Minas lidera o número de fábricas da bebida no Brasil, conforme os dados sobre o setor, referentes a 2024, mostram que o Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos, aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação com 2018. A região Sudeste lidera, reunindo 65,4%. Minas tem 501 cachaçarias, o que corresponde a 39% no cenário nacional.


O número de rótulos de cachaça registrados também teve um aumento, totalizando 7.223 produtos, crescimento de 20,4% em relação a 2023. Minas é responsável por 2.492, ou seja, 34,5% do total nacional, o que demonstra a riqueza e a diversidade da produção artesanal no Estado.

A produção nacional também registrou alta significativa. Em 2024, foram declarados 292,46 milhões de litros de cachaça, um crescimento de 29,6% frente aos 225,6 milhões de litros produzidos em 2023. 

Conforme os responsáveis pela feira, a Expocachaça tem como premissa ser um “verdadeiro hub de negócios e conexões, envolvendo produtores, distribuidores, lojistas, exportadores, pesquisadores e apreciadores”. 

Dados sobre o setor, referentes a 2024, mostram que o Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos, aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação com 2018. A região Sudeste lidera, reunindo 65,4%. Minas tem 501 cachaçarias, o que corresponde a 39% no cenário nacional.

O número de rótulos de cachaça registrados também teve um aumento, totalizando 7.223 produtos, crescimento de 20,4% em relação a 2023. Minas é responsável por 2.492, ou seja, 34,5% do total nacional, o que demonstra a riqueza e a diversidade da produção artesanal no Estado.

A produção nacional também registrou alta significativa. Em 2024, foram declarados 292,46 milhões de litros de cachaça, um crescimento de 29,6% frente aos 225,6 milhões de litros produzidos em 2023. 

Representantes de 18 estados estarão na feira, ocupando os três pavimentos do CenterMinas. Serão cerca 250 expositores distribuídos em stands coletivos e individuais com mais de 2 mil marcas de produtos e equipamentos, com destaque para as cachaças de alambique.

                 Minas + Doce

Além das tradicionais cachaças premiadas, o evento contará com cervejas especiais, doces mineiros e atrações musicais para o público. A programação a terá dois projetos de gastronomia, com a 3ª edição do Minas + Doce e a 18ª edição do BrasilBier. 

De acordo com o diretor da Expocachaça, José Lúcio Mendes, o evento reforça a missão de promover a cachaça de alambique, “agregando valor ao produto e fomentando negócios em todo o ecossistema”. 

“Somadas todas as edições, a Expocachaça já gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios e recebeu aproximadamente 2,36 milhões de visitantes, consolidando a cachaça de alambique como o destilado de prestígio nacional e internacional”, destaca.

O evento ocorre de 7 a 9 de agosto. Os ingressos já estão disponíveis e custam R$ 25 a meia e R$ 50 a inteira. Também é possível adquirir passaportes para os três dias de evento, que sai a R$ 110 a inteira e R$ 80 a meia. Os bilhetes podem ser adquiridos   https://www.ingresse.com/expocachaca/


MHB Green – crescimento com foco em pousadas e hotéis fazenda



MHB Green é a nova marca lançada pela MHB Hotelaria, voltada exclusivamente para a gestão de pousadas, hotéis fazenda e resorts em todo o território nacional. Combinando tradição e modernidade, a MHB Green traz a vasta experiência da MHB Hotelaria, aplicando-se a na gestão do seu empreendimento seja pequeno, médio ou de grande porte, por meio de uma gestão personalizada, inovadora e sustentável.

O grande diferencial da MHB Green é a sua capacidade de reconhecer que cada pousadahotel fazenda ou resort possui a sua identidade e desafios únicos. Por isso, a marca desenvolveu soluções sob medida que priorizam a eficiência operacional, a qualidade no atendimento e a responsabilidade socioambiental. Nossos serviços abrangem desde a administração completa até a consultoria especializada, sempre com o objetivo de criar experiências memoráveis para os hóspedes e gerar resultados consistentes para os proprietários.


                                       


Segundo a CEO da MHB, Ludmila Cortes  , ” cheguei na hotelaria com alma de cuidadora, visão de líder e coração aberto para servir. Como mulher à frente da MHB, trago uma gestão que une sensibilidade, eficiência e humanidade. Minha visão é fazer da MHB um símbolo de hospitalidade com alma: um lugar onde cada colaborador é valorizado, cada hóspede é acolhido com verdade, e cada experiência é construída com propósito”.

Hoje, com orgulho e em apenas 7 meses de 2025, já contamos com 3 novos empreendimentos integrando esse projeto:

Recanto Azul – Mateus Leme/MG 



 Lagoa Azul – Esmeraldas/MG 



 Mara Hotel – Vassouras/RJ



Para o diretor comercial da MHB Hotelaria,  Daniel Sanches, em setembro de 2024, o nosso eterno CEO Pablo Ramos apresentou com entusiasmo a MHB Green — uma nova frente da MHB com foco em pousadas e hotéis fazenda. A MHB segue firme, crescendo com propósito e honrando o legado de Pablo Ramos. MHB Hotelaria, marca de qualidade em se hospedar. Informações : mhbhotelaria.com.br 


Fórum cultural e turístico das cidades da Grande BH é reativado



O fortalecimento da cultura e turismo é fundamental com a participação dos gestores municipais. 
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , reuniu dia 14 de junho com representantes de municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, foi reativado o Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo, foram anunciados recursos para a área, e o reforço da qualificação para gestores municipais sobre captação de recursos públicos.


O encontro, realizado no Palácio da Liberdade, reuniu o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; além de outros chefes de Executivo, secretários e gestores municipais de 32 das 34 cidades integrantes da Granbel.

                                        foto:Leo Bicalho


"É um momento que vai inaugurar um novo tempo, com recurso, com possibilidade de editais, com cooperação.

                                        foto:Leo Bicalho


A gente escuta muito vocês (gestores municipais), o que vocês querem, pois é muito importante atender e trabalhar com vocês, da região metropolitana da capital de Minas Gerais, esse grande estado que tem se despontado na matriz econômica da cultura, da economia da criatividade, liderando os números do IBGE, do turismo", declarou Leônidas de Oliveira.


Fórum reativado -  A principal deliberação do encontro foi a reativação dos fóruns temáticos permanentes da Granbel. A entidade, que faz a interlocução de 34 municípios da RMBH com os governos estadual e federal, voltou com os grupos de discussão pela área cultural e turística, com a retomada do Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo.


Os representantes dos municípios celebraram a importância do retorno do fórum. "Interações como essas nos permitem ampliar ainda mais o nosso conhecimento sobre as formas de captar recursos. A gente valoriza muito a oportunidade de reativar esses fóruns", afirmou João Marcelo Dieguez.


Também foram definidos os representantes oficiais do Fórum: na presidência do grupo, Soraia Cálife dos Santos, de São José da Lapa; Daniel Nunes Batista, de Esmeraldas, na vice-presidência; e Ana Rita Viana Silva, de Vespasiano, como secretária.


Aulões  - Outro destaque é a ampliação dos chamados "aulões", que são qualificações virtuais e presenciais oferecidas pela Secult a gestores culturais municipais com a finalidade de auxiliar que esses agentes apresentem projetos para captação de recursos liberados em leis de incentivo, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura (FEC).


Somente nos primeiros seis meses de 2025, a Secult realizou 27 ações de qualificação desse tipo. A ideia é aumentar esse número nesse segundo momento, focando as aulas na preparação de projetos para cultura, turismo e patrimônio histórico. O estudo terá início em setembro.


Restaurante Padre Toledo comemora 55 anos




A cidade de Tiradentes está a apenas 190 Km de Belo Horizonte, é um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas do Brasil e  exterior, com suas atrações turísticas do barroco, com as casas chamando atenção pela belíssima arquitetura.

Aberto em 1970, em um casarão antigo datado de 1722 em Tiradentes , o Restaurante Padre Toledo comemora 55 anos  de funcionamento ininterruptos, sempre priorizando a cozinha mineira clássica. O restaurante funciona desde a sua origem na Rua Direita. No cardápio, pratos como tutu de feijão, feijão tropeiro, frango com quiabo, frango ao molho pardo (praticamente o único em Tiradentes hoje), frango com ora-pro-nóbis e as receitas exclusivas de frango à moda da cozinheira e o filé à parmegiana, que mesmo fugindo da comida mineira, é destaque na casa pela exclusividade do molho de vinho.

               Igreja Santo Antônio



Rua Direita com os casarões históricos


Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rei

Em 2020, novos pratos foram incorporados ao cardápio. costelinha com redução de rapadura e farofa crocante; uma releitura do tradicional frango com ora-pro-nóbis: risoto de frango com ora-pro-nóbis e a sobremesa Marília e Dirceu, em homenagem ao casal mais famoso de inconfidentes.  Aliás, uma peculiaridade: diz a lenda que ora-pro-nóbis era o prato preferido do Padre Toledo. Tem também os risotos: de queijo artesanal com filet mignon e o de canjiquinha.


A história - O restaurante surgiu em 1970, ano em que Dona Josefina, uma cozinheira mineira de mão cheia, que já fazia bolos e buffets, apostou no sonho de ter um restaurante voltado para o turismo, mesmo em uma época em que o turismo em Tiradentes era muito incipiente. A partir do sucesso do negócio, junto com o marido, Sr. Cota e os 4 filhos, iniciou os empreendimentos da família, focados  na cozinha: padaria, que hoje dedica-se principalmente às quitandas mineiras tradicionais, a pousada e a fazenda, que fornece alguns insumos e a Cachaça Padre Toledo ao restaurante.



Atualmente a terceira geração, Fernanda, Paula e Luiz Neto gerenciam o restaurante junto com o pai, Sr. Geraldo Fonseca. Atualmente, a cozinha, é liderada pela chef Fernanda Fonseca, natural de Tiradentes, nasceu e cresceu em meio às panelas do Restaurante Padre Toledo, herdando do pai e da avó o dom de cozinhar e as receitas de família. 

                             Fernanda Fonseca

Estudou turismo e gastronomia, fez cursos e estágio na França, onde morou por quase 3 anos. Especializou em Cozinha Mineira, sendo a valorização de ingredientes  mineiros e a memória afetiva, os pilares de seu trabalho. 

Agende as comemorações dos 55 Anos do Restaurante Padre Toledo

Data: 1 de agosto

Horário: 20h

Local: Restaurante Padre Toledo ( Rua Direita, 202 -  Tiradentes – MG)

Informações: (31) 99959 1183

 

Meeting Festuris em Gramado

O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado está iniciando a venda dos ingressos para a programação de palestras do Meeting Festuris. Para se credenciar, basta acessar o portal festurisgramado.com e abrir o link “MEETING” no canto superior direito da tela, ou clicar no banner que está fixado no topo da página.

                                     Foto: Rafael Cavalli/Festuris


O palco de conteúdo terá abordagens que irão transformar a maneira como os profissionais enxergam temáticas como turismo, economia, desenvolvimento sustentável, inovação, inteligência artificial entre outros.

O Meeting é aquele encontro que vai inspirar, conectar e impulsionar ideias e ações que realmente fazem a diferença. “Podemos garantir que será uma programação de alto nível, com especialistas, líderes expressivos e cases de sucesso que irão marcar esta edição do Festuris”, confirma o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.


PROMOÇÃO EXCLUSIVA – O melhor preço dos ingressos está sendo praticado esta semana de pré-lançamento das vendas, chamado de “Compra às Cegas”. O valor do investimento é de R$ 200 e ficará disponível até segunda-feira que vem, dia 21 de julho, pelo portal festurisgramado.com. Este valor diferenciado é promocional, por tempo limitado, e não haverá desconto adicional para quem paga meia entrada.

No dia 22 de julho, será aberto o 1º Lote das vendas, com valores em R$ 360 por pessoa e no dia 1º de outubro, será aberto o 2º Lote ao custo de R$ 450. Os pagamentos podem ser feitos por PIX, cartão, ou boleto. Idosos e estudantes possuem 50% de desconto nestes dois lotes; profissionais de imprensa são gratuitos. Mais informações com Julia Bervanger pelo número (54) 99955.4934.

CREDENCIAMENTO -  foi aberto o credenciamento para os buyers que estarão nos espaços Business & Innovation, Luxury, Wedding e LGBT+.

No portal do Festuris também já estão disponíveis os credenciamentos para agente de viagens, guias de turismo, assessores de imprensa, imprensa, criadores de conteúdo e embaixador convidado.


Maior exposição de Mangalarga Marchador em BH

Durante os próximos 15 dias , Belo Horizonte será a capital nacional do Mangalarga Marchador., O evento será no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte reunindo um palco do evento mais esperado do ano pelos criadores, usuários, empresas da área de equinos e público fã do Mangalarga.

De 19 de julho a 02 de agosto de , a 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador vai reunir animais de norte a sul do Brasil em um espetáculo de marcha e beleza.

Para a edição deste ano, a expectativa dos organizadores é que a Nacional receba cerca de 200 mil visitantes, 500 expositores e tenha mais de mil animais inscritos. 

Serão 15 dias de evento, com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agronegócio. 

Além dos concursos de marcha, provas funcionais e sociais na pista principal, o evento contará com palestras técnicas ministradas por especialistas, provas esportivas, além de uma rede ampla de serviços ligados à gastronomia e ao entretenimento.

Durante os dias da exposição são movimentados milhões de reais em negócios ,  além das diversas competições dos animais.

Informações    https://app.codemy.party/tickets/e_ncdgqaadtvmq3eyn 


Viajar com crianças precisam de cuidados com documentação

 


 Com o aumento da movimentação durante o mês de julho, impulsionado pelas férias escolares, o BH Airport reforça a importância de atenção à documentação necessária para o embarque de crianças e adolescentes. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas passem pelo terminal neste mês, sendo que muitos deles são famílias que aproveitam o recesso das aulas para passearem com os pequenos. Para viver esse momento tão esperado com tranquilidade é essencial trazer os documentos certos, que podem ser bem diferentes de acordo com o tipo de voo, a idade do passageiro e a companhia dele.

“Julho é um mês marcado por muitos embarques, seja para viagens em família, entre amigos ou coletivas das escolas. Estamos preparados para esse aumento na demanda, com reforço das equipes e estrutura adequada para atender com agilidade e segurança. Mas parte da tranquilidade do embarque depende do próprio passageiro, especialmente no que diz respeito à documentação de crianças e adolescentes. A orientação é se planejar com antecedência para evitar contratempos”, destaca Fabiano Reis, Gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport.

Para viagens dentro do Brasil, crianças de até 11 anos e 11 meses acompanhadas dos pais, responsáveis legais, avós ou parentes maiores de 18 anos até terceiro grau (como irmãos ou tios), podem embarcar com certidão de nascimento ou documento oficial com foto (RG ou passaporte), além de um documento que comprove o grau de parentesco com o acompanhante.

A partir dos 12 anos, só são aceitos documentos oficiais de identificação com foto, como RG ou passaporte. A certidão de nascimento não é mais válida para embarques nacionais nessa idade. Se a criança ou adolescente viaja desacompanhado ou com terceiros autorizados pelos responsáveis, é necessária uma autorização de viagem com firma reconhecida em cartório ou por meio da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV).

Nas viagens internacionais, os responsáveis devem apresentar o passaporte válido do menor. Caso apenas um dos pais acompanhe, é necessário levar também a autorização do outro genitor com firma reconhecida. Para viagens com terceiros, é obrigatória a autorização de ambos os responsáveis legais.


Os modelos de autorização estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no portal da Polícia Federal. Em caso de dúvidas, o passageiro pode buscar orientações no Juizado da Infância e da Juventude, localizado no primeiro pavimento do BH Airport.

Enquanto espera o voo - O BH Airport também oferece espaços pensados para o bem-estar de quem viaja com crianças.


O terminal oferece áreas kids com brinquedos temáticos no saguão e na sala de embarque, além de um terraço panorâmico com vista para a pista, que encanta passageiros de todas as idades e traz um verdadeiro espetáculo de pousos e decolagens.

Pipas ou papagaios de brincadeiras podem prejudicar operações de voos- As férias de julho chegaram e, enquanto muitos embarcam rumo ao descanso, outros curtem o tempo livre em casa. Crianças de todas as idades aproveitam para brincar ao ar livre e, quando o vento colabora, a pipa vira uma protagonista. Mas, a diversão pode se transformar em risco quando acontece em áreas próximas ao aeroporto. Em junho deste ano, o BH Airport registrou a presença de três pipas no sítio aeroportuário. Embora elas não tenham gerado nenhum incidente, acendem o alerta, principalmente com a chegada do recesso escolar.

gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport, Fabiano Reis, destaca que o terminal realiza monitoramento constante para prevenir qualquer ameaça à operação. Ele explica que, como o aeroporto fica estrategicamente posicionado em uma área longe de grandes centros urbanos, o terminal não tem muitos problemas com o avistamento de pipas, mas quando há registros, é preciso reforçar o alerta. “Tivemos dias com muito vento em junho, o que pode ter incentivado a prática. Agora, com a chegada das férias, é possível que a brincadeira aconteça com mais frequência. Por isso, a orientação é necessária”, afirma.

Segundo o gestor, embora pareçam inofensivas, quando invadem o espaço aéreo, as pipas podem atingir aeronaves em movimento, enroscar em equipamentos sensíveis ou até ser sugadas pelos motores. Quando utilizam linhas com cerol, os riscos de danos estruturais e acidentes se agravam.

Vale lembrar que soltar pipa em áreas de risco pode configurar crime, conforme previsto no Código Penal. A prática de atos que comprometam a segurança da navegação aérea tem pena de dois a cinco anos de prisão. “A segurança é um compromisso permanente do BH Airport. Seguimos investindo em tecnologia, monitoramento e ações de conscientização para manter um ambiente seguro para todos e isso só é possível com o apoio de toda a comunidade”, conclui Fabiano.


Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 



O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para reunir a família em um ambiente tranquilo, cercado por natureza e com boa infraestrutura para descanso e lazer. E nesse quesito, Monte Verde, distrito de Camanducaia , desponta como um dos destinos mais acolhedores da Serra da Mantiqueira. Localizado a cerca de 170 km da capital paulista, o vilarejo atrai visitantes de todas as idades com seu ar puro, paisagens exuberantes, clima ameno e variedade de atrações ao ar livre.

Entre os passeios favoritos das famílias estão as trilhas ecológicas, como as que levam à Pedra Redonda e à Pedra Partida, que proporcionam contato com a natureza e vistas impressionantes da região. As crianças e adultos também se encantam com atividades como passeios de quadriciclo, visita ao centrinho turístico com lojinhas e chocolaterias artesanais, e experiências gastronômicas que valorizam a culinária mineira com fondues, trutas, queijos, cachaças e doces típicos.



Para aproveitar tudo isso com conforto, duas pousadas se destacam em Monte Verde por sua estrutura e hospitalidade.



A Pousada Pedras e Sonhos oferece suítes espaçosas com lareira, banheira de hidromassagem, ar-condicionado quente e frio e varanda com vista para as montanhas. O ambiente é tranquilo, ideal para famílias que buscam aconchego e praticidade em meio à natureza.

                        fotos:Marcio Masulino

Já a Pousada Jardim da Mantiqueira combina localização central com um lindo jardim arborizado. Seus chalés contam com aquecimento, banheira de hidromassagem e ar-condicionado em algumas unidades, além de um diferencial importante: carregador para carros elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.



Ambas servem um café da manhã completo, com produtos frescos e regionais, e têm fácil acesso por vias pavimentadas — o que facilita a chegada mesmo nos dias mais frios ou chuvosos.

inforrmações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br


Coluna Minas Turismo Gerais, @sergiomoreira63 Jornalista Sérgio Moreira informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br


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