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quarta-feira, 31 de julho de 2024

Jornalista, ex-presidente da PBTur, Ruth Avelino, assume o cargo de Gestora de Promoção de destinos da Azul Viagens


São Paulo, 31 de julho de 2024 – A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, anuncia a contratação de Ruth Avelino como a nova Gestora de Promoção de Destinos, substituindo Milu Megale a partir de agosto. Formada em jornalismo, Ruth Avelino possui uma rica experiência no setor de turismo, tendo atuado como presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) por 12 anos. Durante sua gestão, destacou-se como uma das principais promotoras de destinos paraibanos, tanto no Brasil quanto no exterior.
Para Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens, a chegada de Avelino tem tudo para ser um sucesso, impulsionando cada vez mais a operadora de Turismo. “Ruth é uma profissional que tenho muita admiração desde que a conheci na época da PBTur. É uma grande honra conseguir trazer uma pessoa que tem tanta bagagem no Turismo e no setor público quanto ela. Espero que ela seja muito feliz junto ao time da Azul Viagens.”
“Fiquei superfeliz com o convite para ser a Gestora de Promoção de Destinos da Azul Viagens, para dar continuidade ao trabalho realizado pela minha amiga querida Milu Megale, tarefa que não será fácil. Dediquei mais de 30 anos de minha vida para promover o destino Paraíba e agora terei o desafio de tentar fazer o mesmo pelos demais estados e os municípios turísticos do Brasil. Farei de tudo para aproximar cada vez mais a operadora Azul Viagens dos governos estaduais e municipais desse país tão cheio de belezas e potencialidades e assim contribuir para alavancar o Turismo, essa atividade tão importante para a economia e a geração de emprego e renda. Agradeço imensamente a confiança da direção de Azul Viagens e asseguro que darei o meu melhor para cumprir a missão com responsabilidade e eficiência”, celebrou Ruth Avelino.
Com a chegada da executiva, a Azul Viagens reforça seu compromisso com o desenvolvimento do Turismo nacional, buscando sempre inovar e fortalecer as relações com os agentes, com os Clientes e com o trade turístico.

FENATRAN Anuncia Abertura do Credenciamento para Edição 2024. Evento que acontece em novembro, no São Paulo Expo, vai reunir mais de 600 marcas da cadeia de transporte rodoviário de cargas e receber mais de 66 mil visitantes




A 24ª edição da FENATRAN abre o credenciamento para visitantes na próxima segunda-feira, dia 05 de agosto. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina acontece de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, e vai contar com a presença de mais de 600 marcas expositoras. Realizado pela RX Brasil a cada dois anos, o evento deve receber 66 mil pessoas.

Para se cadastrarem, os participantes devem clicar no link, acessar o site da FENATRAN e preencher as informações requisitadas. 

A credencial permite a entrada gratuita durante os cinco dias de feira, inclusive ao Espaço de Conteúdo, ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking, situado no Pavilhão 8.

Ao longo da semana, a programação vai contar com muitas horas de palestras e painéis para os setores de transporte e logística. No dia 05 de novembro, a Rota Fenatran debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá ainda mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 06 e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro.

Outra atração que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

“O visitante, além de ver de perto o que há de mais avançado no segmento de transporte de cargas, terá a oportunidade de realizar bons negócios diretamente com a marca expositora. A FENATRAN vai apresentar as principais novidades das montadoras, dos implementos rodoviários e fabricantes de equipamentos e acessórios, entre outros”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN. “O evento conecta pessoas e gera oportunidades”, complementa.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Meeting do Festuris abre inscrições e anuncia primeiros palestrantes


O Festuris – Feira Internacional de Turismo está com as inscrições abertas para o Meeting e já confirmou os primeiros palestrantes deste ano. As atividades neste palco ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com.


Um dos palestrantes é o presidente do Conselho do Grupo Wish e ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur no governo Michel Temer, Vinícius Lummertz. 


O destacado CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, também integra a grade de conteúdo do Meeting.


O jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, autor de mais de 50 livros e com mais de 20 prêmios literários, foi um dos nomes confirmados para estarem na grade de conteúdo. 


A programação também terá a presença do publicitário Michel Couto.


E do diretor e fundador do grupo hoteleiro focado em turismo regenerativo OCANTO, Pedro Treacher 


E ainda da coordenadora de conteúdo Beth Wada.


Dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdos destaca, também, a inovação, tendências do mercado e promoção de destinos.


MAIS DETALHES - Profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190.


Neste ano, parte do valor das inscrições será doado para a campanha “SOS PcD RS”, da Semearhis, cujo objetivo é fornecer equipamentos para pessoas com deficiência e que foram afetadas pelas enchentes no estado. 


Outra iniciativa beneficente que envolve os agentes de viagens é o transporte solidário, que custará R$ 20. Os recursos angariados serão destinados à Escola Municipal Vicente Casagrande, um educandário no bairro Altos da Viação Férrea que atende uma comunidade escolar com famílias em situação de vulnerabilidade social.


SOBRE O FESTURIS - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.



Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação

+ Fotos dos palestrantes

Coluna Minas Turismo Gerais pelo Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Congados e Reinados serão declarados Patrimônio Cultural Imaterial



Em celebração às raízes afromineiras de nossa cultura alimentar, será promovido dia 2 de agosto e também no dia 3 de agosto, em Belo Horizonte, o festival Cozinha das Afromineiridades: Congados e Reinados, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), com patrocínio da Cemig e da Gasmig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.



A Secult e o Iepha também anunciaram dois editais, no valor total de aproximadamente R$ 4 milhões, voltados para as culturas tradicionais e populares de Minas Gerais, por meio do Descentra Cultura – Fundo Estadual de Cultura, um deles exclusivo para a participação das mulheres. Trata-se do Prêmio Rainha Conga, que destinará 65 prêmios de R$ 20 mil, totalizando R$ 1,3 milhões. O outro edital é o Prêmio Afromineiridades – neste caso, serão 65 prêmios de R$ 40 mil, totalizando R$ 2,6 milhões.

“O Prêmio Afromineiridaddes é voltado para todos os detentores do patrimônio imaterial, dos modos de fazer, de saber, ofícios e celebrações, e o edital Rainha Conga, voltado apenas para as detentoras da cultura e das artes do nosso estado. Estamos muito felizes com esse anúncio, estamos trazendo algo muito importante que é o reconhecimento tanto das mulheres quanto da expressão cultural”, comenta a subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Nathalia Larsen.

A programação gratuita do festival Cozinha das Afromineiridades será sediada no Palácio da Liberdade, onde representantes dessas expressões de todas as regiões do estado participarão de diversas ações, como bate-papo, cortejo, cozinha viva, oficina e apresentações culturais. 

Na manhã do dia 3 de agosto, também será realizada a reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), quando será apresentado o dossiê sobre congados e reinados de Minas Gerais. Após a apresentação do documento, organizado pelo Iepha-MG, os membros do conselho, que estarão reunidos no Palácio da Liberdade, deliberarão sobre o reconhecimento dessas expressões como Patrimônio Cultural do estado.

Parte da reunião do Conep será transmitida pelo canal oficial do Iepha no YouTube (youtube.com/@TVIephaMG). Os ternos e guardas de congado e reinados vão acompanhar a transmissão no Palácio das Artes.



Após a votação, cerca de 1.500 congadeiros de mais de 30 ternos de congados e reinados oriundos de todas as regiões do estado, cada um com seus cantos, tambores e indumentárias que expressam semelhanças e singularidades, seguirão em cortejo em direção ao Palácio da Liberdade, onde continuará a programação do Cozinha das Afromineiridades. 

Com a chegada do cortejo, será erguida a histórica bandeira de Nossa Senhora do Rosário, na frente do Palácio. Ao lado, será exibida também a bandeira de ferro fundido de Ouro Preto, que possui mais de 200 anos. Produzida com técnicas africanas, foi encontrada na Capela de Nossa Senhora das Necessidades em 2020.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta que preservar as culturas populares e tradicionais do estado de forma ampla, técnica e livre tem sido meta do Governo de Minas por meio do Iepha-MG. Segundo Oliveira, as Congadas e Reinados de Nossa Senhora do Rosário existem desde os primórdios da formação cultural de Minas Gerais e representam a raiz profunda da nossa existência enquanto estado. 

“Elemento de resistência, fé e arte, as festividades, originalmente nascidas a partir dos modos de vida dos povos negros mineiros, possuem ainda profundos valores de coesão social e pertencimento. Violas, violões, tambores, mastros, cantorias e rezas marcam a tradição e festejos nas nossas ruas e igrejas. 

A preservação das culturas afromineiras possuem ainda outra vertente: a afirmação da potência dos povos negros na nossa formação cultural e o combate a discriminação e ao racismo”, diz Leônidas de Oliveira.



Apresentação de integrantes da Comunidade dos Arturos, de Contagem, e da Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário, de Vespasiano, dia 30 de julho, no Iepha (Foto Renata Garbocci)
O presidente do Iepha-MG, João Paulo Martins, destaca que os Congados e Reinados existentes em todo o território mineiro são um patrimônio que representa o estado no âmbito das manifestações populares: “O povo negro que chegou aqui construindo Minas Gerais nesses 300 anos não estava aqui só erguendo pedras, mas também dotando de cores, de movimento essa mineiridade que nós, hoje, podemos tanto celebrar e nos orgulhamos tanto”.

Programação
O Cozinha das Afromineiridades começa nesta sexta-feira (2), às 17h, com a Feira Afro, que vai ocupar o interior e os jardins do Palácio da Liberdade com barracas de alimentos produzidos por integrantes de congados e quilombos mineiros. A partir das 19h, haverá a roda de conversa “Vivência com a Rainha Conga de Minas Gerais”, tendo a Rainha Belinha como convidada. Presidente da Guarda Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, ela falará do reconhecimento da cultura dos congados e reinados como patrimônio histórico.

No sábado (3), a feira acontecerá das 9h às 22h. Às 15h, será promovida a oficina “Toadas dos Congados” com a Capitã Pedrina de Lourdes. Por volta das 17h, haverá um show especial da banda Congadar, que funde os ritmos do congado ao rock em suas composições. Estão previstas também duas Cozinhas Vivas com o tema da Cozinha da Afromineiridade, a serem ministradas por representantes da Comunidade Quilombola dos Arturos, de Contagem, na região metropolitana de BH. Serão distribuídos 1.500 pratos para degustação de quem estiver no local e para os congadeiros participantes do evento. Às 18h, será realizado o ritual de descimento do Mastro.

Registro
- Desde 2021, o Iepha vem trabalhando na catalogação e pesquisa sobre essas expressões culturais a fim de produzir o dossiê, que será apresentado na reunião do Conep, a ser realizada na manhã deste sábado (3). O documento ressalta a importância histórica, social e cultural dos congados e reinados para o estado, e define ações de salvaguarda para a proteção dessas tradições. 

“O Iepha recebeu mais 900 cadastros de guardas ou ternos de Reinados e Congados de todas regiões de Minas Gerais, mas o número de grupos é maior, visto que muitos cadastros foram realizados descrevendo mais de um grupo. O registro como Patrimônio Cultural vai garantir que essa cultura se mantenha viva por meio de ações, baseadas em demandas dos próprios detentores culturais e ancoradas em quatro eixos da salvaguarda: transmissão da tradição e valorização; gestão participativa e sustentabilidade; apoio e fomento; promoção e difusão”, explica o diretor de Proteção e Memória do Iepha, Adriano Maximiano da Silva.
Rainha Belinha, Rainha Conga de Minas Gerais e Rainha das Guardas de Moçambique e Congo 13 de Maio, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, fala da importância do reconhecimento de sua cultura: “Tudo isso nos faz muito felizes. Estamos colhendo os frutos que os nossos tatas plantaram. Minha vó foi raiz, minha mãe foi tronco e eu sou fruto, e fruto semeia. É um reconhecimento maravilhoso pelo que nossos tatas fizeram na construção de Belo Horizonte e de Minas Gerais”.

1º Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo



A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de todo o Brasil participem do 1º Encontro Nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR, em Natal. O evento acontece entre os dias 1º e 3 de agosto no Hotel Escola Barreira Roxa na Via Costeira, e vai contar também com jornalistas do Uruguai e da Argentina.



Na programação, palestras, visitas técnicas e debates, com destaque para o uso da Inteligência Artificial no setor de Turismo. As inscrições estão abertas, com desconto especial para estudantes. 



O tema central do evento esse ano é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de sub temas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo. “Não há melhor lugar para fazermos o I Encontro Nacional do que Natal. Uma cidade com grande potencial turístico, acolhe a todos e oferece uma das melhores estruturas hoteleiras do nosso nordeste”, comemora José Maria Pinheiro, presidente da regional da FEBTUR no Rio Grande do Norte.



Na ocasião, o evento vai receber a presença do presidente da FEBTUR Nacional, Gorgônio Loureiro. Ela destacou a importância do evento e o momento atual, para destacar a importância do segmento turístico. “A presença de uma centena de jornalistas e comunicadores de turismo de diversos estados do Brasil e de outros países é vista pelo segmento como oportunidade de trocas de experiências, debates sobre inovações e tecnologias, bem como a produção de distribuição de matérias sobre o destino Rio Grande do Norte nos veículos de comunicação dos profissionais participantes, o que enriquece o evento”, afirmou.

As cidades potiguares que compõem o roteiro turístico do nosso estado, também estão apoiando o evento. Visando promover o Rio Grande do norte, por meio do evento, municípios onde estão situadas atrações como o Maior Cajueiro do Mundo, Parrachos de Maracajaú e as dunas de Genipabú, fizeram questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do sol, ou navegando em catamarã e degustando ostras.

I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Local: Hotel Barreira Roxa – Natal – Rio Grande do Norte

Data: 1, 2 e 3 de agosto de 2024

Mais informações: https://loja-febtur.turbinou.com/
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Rota Caminhos Franciscanos de frei Gaspar a Itambacuri

As rotas turísticas idealizadas pelo interior mineiro estão atraindo turistas, peregrinos e aos amantes das naturezas e caminhadas. Para aproveitar as celebrações e festejos em homenagem à Nossa Senhora dos Anjos, padroeira de Itambacuri, município do Vale do Mucuri, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Caminhos Franciscanos (ACAF), preparou uma programação especial. No período de 27 de julho a 4 de agosto, será inaugurado o ramal que vai ligar as cidades de Frei Gaspar e Itambacuri, na Rota Caminhos Franciscanos. A rota pode ser bem aprazível em caminhar, bicicleta ou a cavalo.



No dia 3 de agosto (sábado) será realizada a Peregrinação Inaugural – Frei Gaspar à Itambacuri. Já no domingo (4/8), no mesmo trecho, vai ocorrer um pedal no novo ramal, que possui 32 km. No caminho, os peregrinos encontram religiosidade, traços da culinária local e paisagens naturais, além de atrativos turísticos de base comunitária.

A peregrinação rumo à Casa de Nossa Senhora dos Anjos inicia após o café da manhã, na Pousada Vieira e Silva, em Frei Gaspar. De lá, os peregrinos seguem para a antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde recebem a benção de envio. A primeira parada é na comunidade de Cachoeira do Aranã, no meio da manhã. Já no horário do almoço, serão recebidos na casa da Maria Senhora, também conhecida por Senhorinha, que prepara um cardápio mineiro. O dia será encerrado com uma pernoite na propriedade de Dona Elcinha, famosa pelas quitandas.



O segundo dia de peregrinação terá como ponto de apoio a Fazenda Ipê, que oferece degustação dos queijos produzidos na propriedade. De lá, seguem até o Santuário, em Itambacuri, com recepção pelos Freis e integrantes da Associação Caminhos Franciscanos.

A Rota Caminhos Franciscanos era feita no período da colonização da cidade, pelos frades Capuchinhos e Clarissas Franciscanas, e se tornou um dos mais novos destinos turísticos religiosos de Minas Gerais. Conta-se que há 150 anos os Frades Capuchinhos – dentre eles Frei Gaspar, Frei Ângelo, Frei Serafim e Frei Inocêncio – faziam esse percurso para trocar o que era produzido entre os municípios de Aldeamento (Itambacuri) e Filadélfia (Teófilo Otoni). 



Diante desse contexto histórico, entidades e lideranças locais apoiadas pelo Sebrae Minas, realizaram, em 2019, um mapeamento técnico para desenvolver um produto do turismo religioso e de experiência: a Rota Caminhos Franciscanos. O projeto valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal. As atividades são realizadas a partir do fortalecimento das ações coletivas da comunidade local em prol do desenvolvimento econômico e sustentável dos destinos turísticos.

O gerente do Sebrae Minas na região Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes, destaca que a instituição promoveu diversas capacitações para mais de 30 empreendimentos credenciados, já inseridos no guia turístico da rota, que contempla a zona urbana e rural das cidades. “Desde o início do projeto, em 2019, foi registrada a abertura de 717 novos negócios ligados ao setor do turismo, nos municípios de Teófilo Otoni, Itambacuri e Frei Gaspar. São empresas como lanchonetes, restaurantes, agências de viagens, serviços de reservas e apart-hotéis”, conta.

A empresária Marcília Vieira tem negócios em Frei Gaspar há cerca de dez anos. Proprietária de restaurante e pousada, ela enxerga o avanço na implementação dos Caminhos Franciscanos com bons olhos. “Nossa história é marcada por muitas lutas e dificuldades. No início foi necessário desenvolver uma clientela e, agora, é um momento diferente, pois, por meio de atrativos, temos a oportunidade de trazer o cliente até nós”, afirma.

Itambacuri é declarada uma cidade Franciscana. Localizada no Vale do Rio Doce, tem-se consolidado como destinos da fé e da devoção por receber durante os festejos, também conhecido como “Festa de Agosto”, mais de 20 mil turistas, fato que faz dobrar a população local, que é de 21 mil habitantes. São caravanas de diversas partes do país que levam os fiéis para a novena e a procissão luminosa.

Para quem deseja de maiores informações podem ser obtidas – Rota Caminhos Franciscanos Festa de Nossa Senhora dos Anjos 1º a 3 de agosto
Exposição de Artes e Delícias Franciscanas
Local: Estande no Centro de Itambacuri
3 e 4 de agosto

Peregrinação Inaugural – Frei Gaspar à Itambacuri
Informações: (33) 99996-9042
4 de agosto

Pedal Caminhos Franciscanos – Frei Gaspar à Itambacuri
Informações: (33) 988124615


BH Airport recebe 5,6 milhões de passageiros


Cerca de 5,6 milhões de pessoas passaram pelo BH Airport no período de janeiro a junho de 2024, o que representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período no ano passado. Esse também foi o melhor resultado do primeiro semestre da história do BH Airport , (confira gráfico em anexo).



Ao todo, foram cerca de 53 mil pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano, 10% a mais que os primeiros seis meses de 2023. O crescimento aponta para a recuperação do setor e a expectativa é que o segundo semestre siga com números superiores aos registrados no ano passado. O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que o setor ainda se recupera das consequências da pandemia, mas agora já é possível falar em crescimento e superação de patamares pré-pandêmicos.

“Os números do primeiro semestre comprovam o que já esperávamos: 2024 tem sido um ano de recuperação. É importante ressaltar que a pandemia realmente atrasou o crescimento do setor e, se não fosse por ela, esses números seriam ainda melhores. Mesmo assim, estamos felizes com esse resultado histórico, que é uma ótima notícia não só para o setor de aviação, mas para o turismo e o desenvolvimento econômico do país. No ano passado, o BH Airport recebeu cerca de 10,5 milhões de passageiros e a expectativa é aumentar para 11,3 milhões em 2024, o que representa um crescimento de quase 8%”, afirma.



Côrtes destaca que o bom resultado também está diretamente ligado ao trabalho do BH Airport para a expansão de rotas, o que contribui para a atração de cada vez mais passageiros. “Nesse primeiro semestre já anunciamos 8 novas rotas, além de aumento de frequências em voos internacionais, fortalecendo as conexões de Minas Gerais com mais de 70 lugares dentro e fora do país”, afirma. Entre os destinos nacionais mais procurados nesses primeiros seis meses do ano estão: São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Porto Seguro e Vitória. Já entre os destinos internacionais, Portugal, Panamá e Chile estão entre os países mais procurados.



Novas rotas -Entre as novidades desse primeiro semestre, o COO destaca a chegada de novas companhia aéreas: a Sky, primeira ultra low cost a operar no terminal mineiro, com o destino internacional Santiago (Chile) e a Voepass com dois destinos nacionais: Ribeirão Preto e Porto Seguro. “O BH Airport é um hub estratégico para o Brasil e estamos sempre em busca de novas opções de cias aéreas, voos e destinos, que ampliam a conexão dos mineiros com o Brasil e o mundo", afirma Côrtes.

O primeiro semestre também foi marcado pelo anúncio de rotas inéditas no BH Airport, como o voo para Jacarepaguá (RJ), pela Azul, conectando os mineiros direto com a Zona Oeste da cidade maravilhosa. Pela primeira vez, o terminal mineiro também passou a oferecer um voo operado pela Azul que liga Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Essa é a única rota direta para o Acre no Sudeste.



Outro destino no Norte que passou a ser oferecido pelo BH Airport é Manaus (AM). Os voos são diários e operados pela Azul em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 clientes. Com essa rota, o terminal mineiro chega a cinco estados atendidos na região Norte.

Também anunciada nesse primeiro semestre, a rota BH-Divinópolis reforça o compromisso do BH Airport com o desenvolvimento local. Ela será operada pela Azul em aeronaves ATR, com capacidade para 70 clientes. “A região Centro-Oeste é estratégica por conta da ligação com várias partes de Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Aumentar a conectividade dentro do nosso estado é um dos nossos compromissos para contribuir com o desenvolvimento econômico local”, afirma Côrtes.


Intercity BH Expo inova no rooftop



O Intercity BH Expo inaugurou o moderno e versátil Rooftop no 14º andar do hotel , com amplo espaço para eventos e recepções, que inclui o bar da piscina, área aberta, jardim, solário, além de uma vista deslumbrante da capital mineira.



São mais de 500 metros quadrados para a realização de diversos eventos, além de serviços de som e imagem, revestimento acústico, moderno sistema de tv e áudio.



Trazendo uma nova experiência aos hóspedes, o hotel lança o café da manhã no Rooftop com o chef Marcelo de Paula fazendo ao vivo as delícias do diversificado buffet, das 7 às 11 horas.


Com receitas criadas por ele, que surpreendem pela criatividade, aroma e sabor.

Segundo o diretor do Intercity BH Expo, Rodrigo Cançado, o hotel vem inovando a cada dia para que o hóspede, estando em BH, tenha a experiência do acolhimento da mineiridade com a boa prosa e a deliciosa gastronomia em sua hospedagem.


 informações para Coluna Minas Turismo Gerais 
@sergiomoreira63 





terça-feira, 30 de julho de 2024

AZUL, GOL e ABAV Nacional lançam descontos exclusivos para credenciados na ABAV Expo 51. O benefício contempla 20% de desconto sobre as tarifas “Família Plus”, “Família Max” e “Família Light” nas rotas da GOL do Brasil para Brasília, e até mesmo em algumas rotas internacionais. E também 15% de desconto em todas as tarifas regulares, exceto Y, em todas as rotas Azul do Brasil para Brasília.



São Paulo - Julho de 2024 - Todos os credenciados na ABAV Expo, têm 20% de desconto sobre as tarifas da “Família Plus”, “Família Max” e "Família Light" operadas pela GOL a partir de destinos brasileiros para Brasília, além de Argentina-Brasília, Miami-Brasília e Paraguai-Brasília, para embarques entre os dias 24/09/2024 a 30/09/2024.

Para visualizar o desconto aplicado, que é válido para emissões feitas até 30/09/2024, clique no banner da GOL compartilhado no site da ABAV Expo, no botão “Benefícios e Parcerias”.

Os credenciados também poderão se beneficiar, independente da categoria, de 15% de desconto em tarifas regulares da AZUL (exceto Y) do Brasil para a capital federal, em viagens de ida ou de ida e volta entre os dias 23/09/24 a 29/09/24.

O desconto é válido para emissões até 29/09/24 e a emissão do bilhete pode ser feita através de uma agência de viagens ou direto no site da Azul, com a utilização do código ABAV24 para Agências de Viagens e do código ABAV2024 para cliente comprando direto pelo site www.voeazul.com.br

“Estamos comprometidos em oferecer uma ampla gama de benefícios para os visitantes do maior evento de Turismo da América Latina. Nosso objetivo é atrair para a ABAV Expo 51 profissionais do turismo de todas as regiões do Brasil e do mundo. A parceria com a GOL e a Azul tem sido fundamental, e os descontos proporcionados por essas empresas certamente ajudarão a garantir a presença de um público diversificado.” Comenta a Presidente do Conselho da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.

A ABAV também tem uma lista de hotéis parceiros que oferecem tarifas especiais aos credenciados. 

Para vê-la acesse aqui.

A ABAV Expo será de 26 a 28 de setembro de 2024, no CICB, Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento.

Alta no combustível: moto consome três vezes menos que o carro e pode ser uma opção econômica. Comparativo mostra a vantagem financeira de circular no trânsito pilotando em duas rodas; confira atitudes simples para garantir um desempenho eficiente nas ruas e estradas


A preferência por motocicletas como meio de transporte, lazer e trabalho cresceu significativamente nos últimos anos. Esse aumento se deve, em grande parte, à combinação imbatível de economia de combustível e agilidade no deslocamento. De acordo com a Abraciclo, o número de pessoas habilitadas com a CNH A em todo o país saltou de 25 milhões para 37 milhões no período entre 2013 e 2023, um aumento de cerca de 48%.

Com o preço do combustível em constante alta, como o recente aumento de 7,11% na gasolina nas refinarias anunciado pelo governo no início deste mês, o custo-benefício das motos em relação aos carros tem atraído cada vez mais adeptos ao universo das duas rodas.

Um exemplo de economia pode ser visto no comparativo entre o modelo Honda CG 160, líder de vendas no mercado de motocicletas, e o Renault Kwid 1.0, o carro flex mais econômico no Brasil. Para encher o tanque da CG com gasolina, o condutor desembolsa cerca de R$ 100, considerando o valor médio do combustível em Curitiba, que está fixado em R$ 6,19 por litro. 

O condutor poderá rodar 660 km antes do próximo reabastecimento, uma vez que o modelo gasta 41 km/l em um cenário combinado de cidade e estrada, de acordo com dados Honda.

Se optar por etanol, o custo é menor ainda, apenas R$ 67, isso porque o preço médio do litro do combustível vegetal na capital paranaense é de R$ 4,29. No entanto, a autonomia será reduzida para 564 km, devido ao consumo médio de 35 km/l com o uso do derivado de cana.

Já o Kwid faz 15,5 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol (dados do Inmetro). Para percorrer a mesma distância que a CG 160 com gasolina (660 km), o motorista do hatch precisaria pagar R$ 270. Com etanol, o gasto é de R$ 223 para trafegar por 564 km.

Se o comparativo fosse com a moto mais econômica do mercado, a Honda Pop 110i, a economia no bolso seria muito maior. O veículo impressiona ao percorrer cerca de 60 km com apenas 1 litro de gasolina. Isso significa que com R$ 69 o usuário pode rodar 660 km, fazendo do modelo uma interessante escolha econômica e eficiente para uso urbano.

Atitudes simples melhoram o consumo

Para quem usa a motocicleta como alternativa para gastar menos na hora de abastecer, algumas atitudes simples podem melhorar ainda mais a eficiência no consumo. Evitar frenagens bruscas desnecessárias é importante, pois retomadas rápidas consomem mais combustível. "Ao frear bruscamente, o piloto costuma acelerar mais forte para recuperar a velocidade, aumentando o consumo", explica Rodrigo Massalak, mecânico da Blokton, maior rede de concessionárias de motos Honda do Paraná.

O profissional recomenda manter uma distância segura do veículo à frente dentro de uma velocidade constante, especialmente em congestionamentos e ao avistar um semáforo fechado adiante. 

Além disso, usar a marcha adequada à velocidade é essencial. Modelos modernos, como a Honda Biz 110, possuem um econômetro que indica a faixa operacional ideal do motor, ajudando a economizar combustível. "Quando o indicador está aceso, a moto está operando de forma eficiente", afirma.

Outro ponto importante, e muitas vezes negligenciado, é a calibragem correta dos pneus, conforme recomendado pelo fabricante para as condições de uso ou não de carga. "Pneus descalibrados aumentam o atrito com o solo, forçando o motor a trabalhar mais", destaca Massalak.

A calibragem deve ser verificada semanalmente com os pneus frios. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário ou as etiquetas na parte traseira da motocicleta.

Consumo melhor exige manutenção preventiva

Manter a manutenção preventiva em dia impacta diretamente na melhora do consumo de combustível. Ao garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente, o condutor consegue otimizar o desempenho e a eficiência do motor. 

O mecânico da Blokton reforça a importância da troca de óleo e do filtro de ar. Segundo ele, o fluido limpo e no nível correto reduz o atrito e melhora o funcionamento do propulsor. Já o filtro quando está muito saturado, pode elevar o consumo e causar falhas.

Por sua vez, as velas de ignição em bom estado proporcionam uma queima mais eficaz do combustível. E é fundamental manter a tensão correta da correia e da corrente, a fim de evitar perdas de energia, contribuindo para um desempenho mais eficiente.

VAMOS VOAR PELO MUNDO // VOEPASS Linhas Aéreas reativará suas bases em Uberlândia, Brasília, Barreiras e Vitória da Conquista // Demanda por carga aérea aumenta 14,1% em junho contribuindo para o forte desempenho no primeiro semestre // Azul terá 52 voos extras para atender demanda da Oktoberfest de Blumenau // Flytour Consolidadora e Air Canada levam roadshow à Curitiba para celebrar a parceria e nova filial // Turkish Airlines apresenta luxuosa suíte Crystal Business Class




VOEPASS Linhas Aéreas reativará suas bases em Uberlândia, Brasília, Barreiras e Vitória da Conquista.

A partir de janeiro de 2025, as passagens serão comercializadas pela LATAM, dentro do acordo de codeshare entre as companhias


Expandindo sua atuação na Bahia, em Minas Gerais e no Distrito Federal, a VOEPASS Linhas Aéreas retoma, a partir de janeiro de 2025, suas operações nas bases de Barreiras/BA, Brasília/DF, Uberlândia/MG e Vitória da Conquista/BA.

 

A nova malha inclui voos entre Brasília e Vitória da Conquista com operações às terças, quintas e sábados; Brasília e Barreiras às segundas, quartas, sextas e domingos; e Brasília e Uberlândia com voos de segunda a domingo.
 

Já a cidade de Salvador/BA também ganhará novas rotas a partir de janeiro. A capital do estado da Bahia terá voos com destino a Barreiras, sendo quatro frequências semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos, e também a Vitória da Conquista, tendo sua operação todas as terças, quintas e sábados.
 

“A ampliação de atuação nessas localidades reforça a proposta da companhia em buscar constantemente possibilidades de comodidade aos nossos passageiros e proporcionar conexões em novos destinos”, comenta Eduardo Busch, CEO da VOEPASS Linhas Aéreas.
 

As rotas serão operadas pela VOEPASS com aeronaves ATR 72, com capacidade para até 68 passageiros, e terão suas passagens comercializadas em diversos canais, incluindo o portal latam.com, como parte do acordo de codeshare entre as companhias.

Fiat continua crescendo: vendas globais aumentam 2,2% no primeiro semestre de 2024 com mais de 660 mil unidades vendidas. Cresceu 24% na América do NOrte; 7,6% do Oriente Sul, Médio e África; 5% na Ásia-Pac´fico e 2,3% na América do Sul, onde detém 14% do mercado. No segmento de comerciais cresceu 15% no mundo


No ano do seu 125º aniversário, a Fiat celebra resultados positivos nas vendas semestrais, solidificando sua posição como a principal marca da Stellantis em termos de volumes. Com mais de 660 mil unidades vendidas globalmente, a marca alcançou um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com resultados de vendas promissores, a marca está preparada para conquistas ainda maiores. Neste ano importante, a Fiat continua sorrindo para o futuro, antecipando vários projetos importantes: após o verão europeu, o Fiat Grande Panda - o novo modelo global que marca o retorno da Fiat ao mercado global predominante - terá suas encomendas abertas e, em seguida, o Abarth 600e e o Fiat 500e Giorgio Armani.

Atualmente, a Fiat retornou ao mercado global predominante baseado em três pilares: design e desenvolvimento italianos, plataforma global e relevância local - e o Grande Panda é o primeiro membro da nova família global da Fiat. Portanto, na próxima década, a Fiat terá a oferta certa para cada cliente porque é ele que está no centro de tudo.

Futuro próximo

A Fiat já anunciou o próximo lançamento do novo Fiat 500 Hybrid, que será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim. Além disso, a Fiat está avançando no desenvolvimento de outros modelos, como SUVs. Esses novos produtos estão em estágios avançados e estão programados para lançamento nos próximos anos, marcando a nova temporada da Fiat, que será caracterizada por inclusão, criatividade, estilo italiano e espírito global.

De fato, os resultados de vendas do primeiro semestre de 2024 destacam o impressionante aumento da Fiat em várias regiões em termos de volume. Na América do Norte, a marca alcançou um aumento de 24%, impulsionada pelas entregas iniciais do Fiat 500e. Além disso, a Fiat House, o primeiro edifício residencial da marca no mundo, foi inaugurado em junho em Fort Lee, Nova Jersey, a minutos de Manhattan, moldando o futuro da vida urbana com mais de 300 residências alugadas que enfatizam o uso eficiente do espaço e acabamentos premium.

A região do Oriente Médio e África (MEA) registrou um aumento de 7,6%, enquanto a Ásia-Pacífico cresceu 5% e a América do Sul subiu 2,3%. Na América do Sul, a Fiat consolidou sua liderança com uma participação de mercado de 14%,  demonstrando ainda mais sua posição dominante no Brasil com 20,4% de market share.  Além disso, a  Fiat é líder absoluta na Itália e na Turquia, com uma participação de mercado de 12,3%, e na Argélia, onde detém uma impressionante fatia de 68,3% do mercado.  O sucesso da Fiat nessas regiões é refletido em seus modelos mais vendidos: o Fiat Panda na Itália, o Fiat Tipo na Turquia e o Fiat Doblò na Argélia.

América do Sul

A Fiat estabeleceu sua posição de liderança na América do Sul com 14% de participação de mercado e um aumento de 2,3% no acumulado do ano. Nesta região, a Fiat alcançou resultados excepcionais no Brasil, onde mantém sua liderança há 42 meses consecutivos. Com uma participação de mercado dominante de 20,4%, a marca vendeu 220.753 unidades no Brasil, superando o segundo colocado por mais de 51 mil unidades.

No mercado brasileiro, a Fiat confirmou sua liderança em três segmentos chave. A marca lidera na categoria hatch com 71.888 unidades vendidas e uma participação de 23,4% no segmento; em picapes com 80.839 unidades e 39,0% da fatia do segmento, e em vans com 11.342 unidades e 38,6% do segment share. 

Além disso, os modelos da Fiat estão fortemente presentes no top 10 de veículos mais vendidos no Brasil. A Fiat Strada ocupa o 2º lugar com 56.601 unidades vendidas, capturando 5,2% de participação de mercado. O Fiat Argo está em 5º lugar com 39.626 unidades e 3,7% de share, enquanto o Fiat Mobi está em 6º lugar com 32.240 unidades e 3,0% de participação de mercado. Para aprimorar ainda mais sua oferta no Brasil, a Fiat lançou a picape Titano em março de 2024. Este novo modelo apresenta uma das maiores caçambas de sua categoria e se posiciona como a opção mais competitiva no mercado.

Europa

No primeiro semestre do ano, a Fiat garantiu sua predominância de mercado também na Europa, particularmente na Itália, onde mantém liderança com 95.779 registros, marcando um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse sucesso se traduz em uma participação de mercado de 10,8% em carros de passeio.

O Fiat Panda, produzido em Pomigliano, continua sendo o veículo mais vendido na Itália, com mais de 63.500 unidades vendidas, refletindo um aumento de 21% ano a ano. O Fiat 500 híbrido ocupa a segunda posição no segmento A com 14.700 registros, ficando atrás apenas do Panda. O Fiat 500e lidera seu segmento com uma participação de mercado de 27% e o 600e também é um dos principais concorrentes no segmento B-SUV BEV com uma participação de 11%. Em junho, a o lançamento do 600 Hybrid, com tecnologia híbrida avançada e transmissão automática de dupla embreagem, foi bem recebido, guiando os clientes para a transição energética.

Em outros mercados europeus, a Fiat também apresentou um desempenho notável. Na Espanha, a marca continua dominando o segmento urbano, garantindo mais da metade da participação de mercado em carros urbanos (55%). O Fiat 500 híbrido é líder do segmento com 7.720 vendas, representando uma participação de mercado de 43% e registrou um aumento de 26,8% nas vendas para clientes particulares. O Fiat Panda registrou o maior crescimento em vendas para clientes particulares em seu segmento, quase quadruplicando suas vendas em comparação com 2023 e se estabelecendo como o veículo urbano híbrido com selo ecológico mais acessível.

Em outros países europeus as vendas de carros de passeio da Fiat apresentaram um aumento promissor: +7,6% na França, +5,5% na Holanda e +15,1% em Portugal, refletindo o sucesso sustentado em todo o continente. O Fiat 500e continua com bom desempenho nos segmentos de carros elétricos urbanos e compactos (A+B sem UV), classificando-se entre os cinco primeiros na Europa e nos maiores mercados: Alemanha (1º), Itália e França (2º), Espanha (3º) e Reino Unido (4º).

Região do Oriente Médio e África

Na região do Oriente Médio e África (MEA), a Fiat continua mostrando o seu sucesso global com um notável aumento de 7,6% nas vendas durante o primeiro semestre do ano. A marca mantém uma forte presença em mercados chave, como Argélia e Turquia, onde comanda impressionantes participações de mercado de 68,4% e 12,3%, respectivamente.

Na Argélia, o Fiat Doblò é o modelo mais vendido e, em junho, as primeiras unidades do Fiat 500 e Doblò, produzidas localmente para o mercado local, foram entregues. Na Turquia, a proeminência da Fiat é impulsionada pelo Fiat Tipo com 43 mil unidades vendidas, mantendo consistentemente a posição de carro mais vendido desde 2016. Em Marrocos, onde a Fiat lançou modelos como o Fiat 600e e o Fiat Topolino, a marca experimentou um significativo aumento de 23% nas vendas em comparação com o ano anterior.

Veículos Comerciais

No primeiro semestre de 2024, a Fiat também se destacou em veículos comerciais e alcançou um crescimento notável no segmento, destacando seu robusto desempenho global. As vendas globais da marca aumentaram 15%, impulsionadas por ganhos regionais impressionantes.

Na América do Sul, a Fiat teve um aumento de 9,7%, com o Fiorino emergindo como a van mais vendida e a Strada reforçando sua posição como o principal LCV na região.

Na Europa, o desempenho é particularmente notável. Na Itália, houve um aumento de 5,1% no volume, solidificando sua posição como líder em veículos comerciais leves (LCVs) com 24,2% de participação de mercado. O Ducato, fabricado em Atessa, destaca-se como a van mais vendida na Itália com quase 11 mil registros. Além disso, o Doblò domina o segmento de vans compactas com 22,4% de participação de mercado, enquanto o Ducato lidera o segmento de grandes vans com 23,8% de participação. O Scudo ocupa o segundo lugar no segmento de vans médias com 17,3% de participação.

Em outros mercados europeus, a Fiat também alcançou resultados notáveis em veículos comerciais. Na França, os volumes de LCVs aumentaram 2,3%, enquanto na Alemanha houve um aumento de 6,2%. No Reino Unido, houve um crescimento robusto de 13,2%, com LCVs BEV também mostrando um aumento significativo de 11%. Na Espanha, o Ducato permanece como o modelo principal, alcançando 3.432 vendas (um aumento de 40% em comparação com o ano anterior), destacando o forte desempenho da Fiat no setor de veículos comerciais em todo o continente.

A região MEA viu um progresso extraordinário de 54,2%. Na região Ásia-Pacífico, as vendas do Fiat Professional dispararam 69,5%, mostrando uma expansão significativa do mercado. Na América do Norte, houve um aumento de 13,2% nas vendas, enquanto a marca na Austrália experimentou um crescimento impressionante de 64%. Esse forte desempenho destaca a crescente influência e sucesso da Fiat em diversos mercados globais.

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