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terça-feira, 11 de março de 2025

Ao inaugurar, com a presença do presidente Lula, o Centro de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex da América Latina, o chairman da Stellantis anuncia a contratação de 400 engenheiros para impulsionar o setor e o projeto de filantropia que beneficiará 165 mil estudantes, 1.000 professores


Betim, 11 de março de 2025 – Em visita ao Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o chairman da Stellantis, John Elkann, recebeu hoje o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua comitiva para a inauguração do TechMobility - Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, o maior da América Latina. Reforçando o compromisso da Stellantis com a inovação e a engenharia nacional, Elkann anunciou ainda a contratação de 400 novos engenheiros para impulsionar esse avanço tecnológico no país.


O novo centro será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem. O encontro com o Presidente também celebrou o início do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões para a região entre 2025 e 2030, além das 1.500 novas vagas recentemente anunciadas pela Stellantis no Brasil, com a chegada de novos empregados para atender às demandas em diversas áreas da companhia.


Durante a cerimônia, que também contou com a participação de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, e de Antonio Filosa, presidente das Américas e de Qualidade da Stellantis, John Elkann anunciou a expansão do projeto de filantropia voltado para a educação na América do Sul. A nova iniciativa, que representa o maior investimento da Stellantis em filantropia na região nos últimos 10 anos, beneficiará 165 mil estudantes, capacitará 1.000 professores e atenderá mais de 200 escolas.


A reunião foi marcada por anúncios de grande importância tanto para a indústria quanto para a sociedade. A inauguração do TechMobility – o Centro de Mobilidade e Desenvolvimento de Produtos Hybrid-Flex da Stellantis, o maior da América Latina – representa mais um passo decisivo na trajetória da Stellantis. Este novo complexo não só impulsionará a inovação e a tecnologia no Brasil, mas também criará novos empregos, capacitará a força de trabalho local e fortalecerá o desenvolvimento econômico e social da região.


“Temos muito orgulho em anunciar iniciativas que reafirmam nosso compromisso com o futuro da indústria automotiva na América do Sul. Estamos investindo em tecnologias que darão aos nossos clientes a liberdade de escolher o veículo que desejam ou precisam”, disse Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

“O investimento na expansão de nossos projetos de filantropia é mais um marco para a Stellantis. Com esse novo programa, reforçamos nosso comprometimento com a transformação social, apoiando projetos que promovem inclusão, educação e desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos. Esse avanço só é possível devido ao trabalho conjunto de nossos colaboradores, parceiros e rede de suprimentos, consolidando a Stellantis como referência na mobilidade do futuro”, concluiu Cappellano.

Liderança na América do Sul e estratégia Bio-Hybrid

A Stellantis é líder no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul. No ano passado, as vendas totais na região superaram a marca de 916 mil veículos, com 22,9% de participação no continente. Além de manter a liderança do mercado sul-americano, com os investimentos recordes anunciados para a região nos próximos anos serão lançados 40 novos produtos e 8 powertrains.

A empresa também seguirá com a implementação da tecnologia Bio-Hybrid em novos modelos, dando continuidade ao sucesso dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, os primeiros veículos da marca a receberem a tecnologia. Os investimentos serão utilizados ainda para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em toda a cadeia de suprimentos automotivos, além da criação de novas oportunidades estratégicas de negócios. 

Citroën GS, e foi eleito “Carro Europeu do Ano” em 1971 e teve cerca de 2,5 milhões de unidades produzidas entre 1970 e 1986 e o Citroën SM combinava uma carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática. Ambos completam 55 anos de história repleta de inovação, design e conforto

 

Citroën GS

Citroën GS e Citroën SM marcaram época com suas tecnologias a frente de seu tempo. Os modelos celebram, neste dia 11 de março, 55 anos, quando foram apresentados oficialmente durante a edição de 1970 do Salão de Genebra, na Suíça.

O Citroën GS se destacava pelo seu estilo moderno e aerodinâmico e por ser equipado com uma suspensão hidropneumática que lhe conferia o conforto e o comportamento em estrada que os seus concorrentes da época não conseguiam oferecer, além do motor 4 cilindros refrigerado a ar.


Em 1971, o Citroën GS ganhou duas variantes: a Break, com cinco portas e um porta-malas com 710 litros de capacidade (ante os 465 litros da versão de entrada) e a Service, com três portas e que era uma versão comercial projetada para o transporte de mercadorias.

O GS Service também contava com duas versões: a Vitrée, com um único painel de vidro que ia do pilar da porta traseira até a parte traseira do carro, e a Tolée, com a lateral completamente feita de chapa metálica.

O sucesso e o destaque do Citroën GS foram tantos que, no ano seguinte ao início de sua produção, o modelo foi eleito "Carro Europeu do Ano" e seu sucesso comercial ficou confirmado pelas expressivas 2,5 milhões aproximadas de unidades produzidas entre 1970 e 1986.

CITROËN SM: BELEZA E EFICIÊNCIA


Naquele mesmo ano de 1970, era lançado o Citroën SM, um dos veículos mais inovadores e ousados da história da indústria automotiva, combinando tecnologia avançada, aerodinâmica sofisticada e desempenho esportivo.


O SM do nome significa exatamente “Sport Maserati” e seu projeto foi liderado por Robert Opron, famoso designer automotivo francês que trouxe um visual futurista ao modelo. Foi o veículo mais exclusivo já feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática.


Equipado com um motor V6 de 2,7 litros (posteriormente 3,0 litros) desenvolvido pela Maserati, o SM oferecia até 180 cv e uma velocidade máxima superior a 220 km/h, o que o tornava um dos carros com tração dianteira mais rápidos de sua época.


Além de seu impressionante design aerodinâmico, com linhas fluidas e faróis com carenagem direcional, o Citroën SM incorporou avanços tecnológicos exclusivos, como suspensão hidropneumática autonivelante, direção hidráulica com assistência variável e freios a disco nas quatro rodas. Esses recursos proporcionaram um nível inigualável de conforto e estabilidade, reafirmando o compromisso da marca com a inovação. Seu desempenho e sofisticação não passaram despercebidos.


Uma de suas características de maior destaque é o sistema de direção hidráulica progressiva Diravi, com apenas duas voltas, completava o incrível conjunto e ajustava a assistência conforme a velocidade do carro, tornando sua condução muito agradável. O modelo também foi o primeiro fabricado em série na Europa com regulagem de altura e profundidade do volante.


O SM era, de fato, um Gran Turismo que atendia às expectativas de quem queria dirigir um veículo com potência aliado ao melhor conforto visto nos melhores modelos de luxo da época. Era largo, baixo, muito elegante e decididamente aerodinâmico (seu coeficiente era 0,26; índice surpreendente até os dias atuais).

Embora o SM tenha produzido algumas versões especiais, como a feita para um dos presidentes da França, Georges Pompidou, as tradicionais também não ficaram para trás no quesito conquista. Algumas foram muito apreciadas por clientes famosos, como o futebolista Johan Cruyff, o comediante Jay Leno e os atores Burt Reynolds e Daniel Craig.

Seu legado continua vivo entre colecionadores e entusiastas que valorizam sua ousada combinação de design, tecnologia e desempenho. Hoje, o SM é considerado um clássico cult, um símbolo da capacidade da Citroën de desafiar os limites do mercado automotivo e criar veículos que ainda causam admiração mais de 50 anos após seu lançamento.

TURISMO // AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Azul recebe seu primeiro Embraer E2 de 2025 // Azul retoma voos entre Patos, na Paraíba, e Recife // Aeroporto Afonso Pena fortalece conexão aérea estadual com novo voo para Guarapuava // LATAM voltará a voar do Rio de Janeiro para Buenos Aires na alta temporada do meio de ano // Corrida da Santander Track&Field Run Series na pista do Aeroporto de Joinville acontecerá em março // JetSMART conecta Rio de Janeiro e Mendoza com voo direto

 


Azul recebe seu primeiro Embraer E2 de 2025
Aeronave "Sou do Brasil, sou Azul" pousou no último sábado,8, em Confins (MG), para integrar a frota da companhia – que agora conta com 212 aeronaves, 31 delas do modelo 195-E2

São Paulo, 11 de março de 2025 – A Azul, maior aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, acaba de incorporar mais uma aeronave Embraer 195-E2 à sua frota: o "Sou do Brasil, sou Azul”, registrado sob o prefixo PS-ADB. O jato pousou no último sábado, dia 8, no aeroporto de Confins (MG), onde passará pelos processos de registro e certificação antes de iniciar operações em rotas da companhia – que é líder nas operações domésticas e, atualmente, a maior operadora dos jatos modelo E195 – E2, de última geração da Embraer.
Esse é o primeiro E2 recebido pela Azul neste ano, como resultado do investimento superior a R$ 3 bilhões realizado pela companhia na indústria aeroespacial brasileira. Ao longo de 2025, outras aeronaves do mesmo modelo devem ser incorporadas à frota, reforçando o compromisso da Azul com a modernização da aviação nacional.
Fabricado pela Embraer, uma empresa brasileira reconhecida mundialmente pela excelência no setor, a aquisição do E2 reforça a parceria estratégica entre duas organizações com expertise no Brasil e que apostam no potencial de desenvolvimento e crescimento do país.
Com a chegada do "Sou do Brasil, sou Azul”, a frota da companhia passa a contar com 212 aeronaves, sendo 31 do modelo Embraer 195-E2, o maior e mais moderno avião comercial fabricado no Brasil. Equipado com tecnologia de última geração, o E2 transporta até 136 Clientes e oferece wi-fi a bordo, telas individuais em todos os assentos e alta eficiência no consumo de combustível, o que contribui para a redução de até 25% nas emissões de CO2.
Após a conclusão dos trâmites de registro, o novo E2 será integrado à malha aérea da Azul, que hoje opera mais de 900 voos diários para mais de 150 destinos no Brasil e no exterior.
“Estamos muito felizes em começar 2025 com mais uma aeronave Embraer E2 na nossa frota. O 'Sou do Brasil, sou Azul' representa não só a renovação do nosso compromisso com uma operação eficiente e sustentável, mas também reforça o quanto acreditamos no Brasil e na força da indústria nacional. Ter uma frota composta por aviões fabricados aqui é motivo de muito orgulho para todos nós da Azul e honra uma parceria que teve início em 2019, quando recebemos o nosso primeiro E2. Seguiremos investindo, crescendo e conectando cada vez mais o nosso país”, destacou Abhi Shah, presidente da Azul.

VAMOS BEBER VINHO ETC. & TAL // Clube de vinhos da Wine celebra 15 anos com assinaturas pela metade do preço // Papa Clemente VII, no miolo de Greve // O salto da Salta

[Créditos: Rhafaela Lima]


Clube de vinhos da Wine celebra 15 anos com assinaturas pela metade do preço

Campanha oferta vinhos de qualidade a preços acessíveis, além de brindes exclusivos

Maior clube de assinatura de vinhos do mundo, o Clube Wine, comemora 15 anos em grande estilo. Para celebrar a data, a empresa lança campanha que oferece assinaturas dos Clubes Especiais pela metade do preço ao longo do mês de março. A ação faz parte das comemorações do aniversário da marca, que este ano alcançou mais de 445 mil assinaturas ativas no Brasil e coincide com o Mês do Consumidor, reforçando o compromisso da marca em celebrar junto aos seus assinantes.

Entre os dias 5 e 31 de março, os apaixonados por vinho poderão assinar os Clubes Especiais de assinatura de vinhos com 50% de desconto. Cada um dos Clubes Especiais é voltado para uma categoria diferente de apreciadores: 

WineBox Surpreendentes – Curadoria especial para quem está começando a explorar o mundo dos vinhos.

WineBox Notáveis – Seleção com propostas mais complexas para apreciadores em busca de experiências novas.

WineBox Singulares – Rótulos sofisticados e de produção limitada, voltados para paladares exigentes.

WineBox Refrescantes – Vinhos brancos e rosés cheios de frescor e leveza.

WineBox Espumantes – Borbulhas selecionadas de diversas regiões do mundo.

Os valores promocionais, já com 50% de desconto, variam de R$ 88,95 a R$ 218,95 por mês, e cada WineBox contém dois rótulos de vinhos que passam por seleção especializada do time de sommelieres da Wine. Além disso, clientes que optarem pela assinatura anual de algum desses clubes receberão um brinde especial: duas taças de cristal.

Denise Paolucci Salamondac, Head do Clube Wine, destaca a importância da celebração: "Nossa missão sempre foi democratizar o acesso ao vinho de qualidade no Brasil. O Clube Wine vai além de uma assinatura: é um ponto de conexão entre amantes do vinho e rótulos cuidadosamente selecionados, garantindo que cada assinante tenha uma experiência única e acessível. Essa campanha especial é uma forma de celebrar não apenas nossos 15 anos, mas também a confiança e a parceria dos nossos clientes ao longo dessa trajetória", diz.

Dessa forma, a Wine mantém sua oferta de vinhos acessíveis, com rótulos a partir de R$ 27,00 por garrafa na WineBox do seu jeito. Já os sócios do Clube Wine contam com uma série de vantagens, como frete diferenciado, cashback acumulativo no app Wine e acesso a conteúdos exclusivos, incluindo a Revista Wine e o Wineverso Podcast. Além disso, podem participar do Desafio Wine, que premia os assinantes que acertam perguntas sobre o universo dos vinhos com cashback.

Para completar a campanha de aniversário do Clube Wine, até o fim de março, as 13 lojas físicas Wine estarão de portas abertas para um Happy Hour especial às quintas-feiras e sextas-feiras, a partir das 17h, e aos sábados, a partir das 13h.

segunda-feira, 10 de março de 2025

COLUNA MECÂNICA ONLINE®: A evolução da tecnologia automotiva tem desempenhado um papel crucial na redução de acidentes e na transformação da mobilidade.



COLUNA MECÂNICA ONLINE®

Tarcisio Dias

10 | MARÇO | 2025


Tecnologia automotiva avança para um trânsito mais seguro e conectado

Da eletrônica embarcada à conectividade 5G, a inovação tecnológica transforma a segurança viária e redefine a mobilidade urbana.

A evolução da tecnologia automotiva tem desempenhado um papel crucial na redução de acidentes e na transformação da mobilidade.

A cada ano, o Brasil registra milhares de mortes no trânsito, um flagelo que impõe um custo social e econômico exorbitante ao país. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, os custos associados à violência no trânsito ultrapassam a marca de R$ 50 bilhões anuais, considerando despesas médicas, previdenciárias e a perda de produtividade.

Diante desse cenário alarmante, a evolução tecnológica na mobilidade emerge como um farol de esperança, prometendo transformar a forma como nos deslocamos e, crucialmente, como nos protegemos nas vias.

Desde a introdução dos primeiros sistemas eletrônicos embarcados até o desenvolvimento de veículos autônomos, a tecnologia tem sido uma força motriz na transformação da mobilidade.

Inovações como sensores inteligentes, conectividade avançada e inteligência artificial têm impulsionado o setor automotivo a criar soluções que podem reduzir drasticamente os acidentes e salvar vidas. Mas será que estamos no caminho certo para um trânsito verdadeiramente  seguro?

A Revolução da Eletrônica Embarcada: A Era dos Microprocessadores – A década de 1970 marcou o advento dos microprocessadores, um marco que inaugurou a era da digitalização dos sistemas automotivos. A introdução de módulos eletrônicos possibilitou a criação de dispositivos como a injeção eletrônica, que otimizou a eficiência dos motores, reduzindo emissões e consumo de combustível.

No que tange à segurança, a eletrônica embarcada pavimentou o caminho para avanços como o sistema de freios ABS (introduzido comercialmente na década de 1980) e o controle de tração, que reduziram significativamente o risco de derrapagens e colisões. Além disso, a eletrônica embarcada permitiu o desenvolvimento de airbags, monitoramento de estabilidade e direção assistida, elevando os padrões de segurança para motoristas e passageiros.

Diversas montadoras e fornecedores de tecnologia desempenharam papéis fundamentais na introdução e evolução da eletrônica embarcada nos veículos. Algumas das principais empresas que lançaram esses recursos incluem:

  • Bosch: Foi pioneira no desenvolvimento do sistema de injeção eletrônica com o Jetronic na década de 1970 e, posteriormente, com o Motronic, que integrava gerenciamento eletrônico do motor.

  • Volkswagen: Um dos primeiros fabricantes a adotar a injeção eletrônica na produção em massa, com o Gol GTi em 1988, o primeiro carro brasileiro com esse sistema.

  • Bosch: Desenvolveu o primeiro sistema ABS comercial para veículos de passeio, lançado em 1978 no Mercedes-Benz Classe S.

  • Mercedes-Benz: Primeira montadora a oferecer o ABS como item de série em seus veículos de luxo.

  • BMW: Introduziu o ABS em motocicletas, sendo a primeira fabricante a fazê-lo em 1988.

  • Mercedes-Benz e Bosch: Lançaram o primeiro sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) em 1995 no Mercedes Classe S.

  • Toyota: Implementou o sistema de estabilidade em diversos modelos, tornando-o acessível a um público maior.

  • General Motors (GM): Foi pioneira ao oferecer airbags como opcional no Oldsmobile Toronado de 1973.

  • Mercedes-Benz e Bosch: Aprimoraram a tecnologia na década de 1980, tornando os airbags mais eficientes e seguros.

  • Fiat e Volkswagen: Popularizaram os airbags no Brasil a partir dos anos 2000.

  • ZF Friedrichshafen: Uma das principais fornecedoras de direção assistida elétrica (EPS).

  • Honda: Introduziu a direção elétrica no NSX na década de 1990.

  • Fiat: Popularizou a tecnologia com o Fiat Punto e seu sistema DualDrive.

A Conectividade e a Internet das Coisas: Um Novo Paradigma na Mobilidade – O advento da internet revolucionou a mobilidade, transformando os  veículos em verdadeiras plataformas conectadas. Aplicativos de transporte, como Uber e 99, modificaram a relação das pessoas com os meios de locomoção, reduzindo a necessidade de veículos próprios em grandes centros urbanos.

Com a chegada do 5G e da Internet das Coisas (IoT), os veículos ganharam a capacidade de se comunicar entre si e com a infraestrutura viária, abrindo um leque de oportunidades para a segurança no trânsito. Tecnologias como V2X (vehicle-to-everything) permitem que os carros “enxerguem” além do campo de visão do motorista, prevenindo acidentes antes mesmo que eles ocorram.

Diversas empresas e montadoras têm sido protagonistas no desenvolvimento da conectividade veicular e da Internet das Coisas (IoT) aplicada à mobilidade. Algumas das principais pioneiras incluem:

  • Uber: Lançado em 2009, revolucionou a mobilidade urbana ao conectar passageiros e motoristas via smartphone.

  • 99: Plataforma brasileira que popularizou o transporte por aplicativo no Brasil.

  • Lyft, Didi Chuxing e Bolt: Outras empresas que ajudaram a redefinir a mobilidade compartilhada.

  • Tesla: Pioneira na conectividade embarcada, permitindo atualizações remotas (OTA – Over The Air) e integração avançada com inteligência artificial.

  • General Motors (GM): Criou o OnStar, um dos primeiros sistemas de conectividade veicular, oferecendo assistência remota, diagnóstico e segurança.

  • Ford: Investiu no FordPass Connect, que permite controle remoto do veículo via smartphone.

  • BMW e Mercedes-Benz: Implementaram sistemas de infotainment conectados, permitindo interação com assistentes de voz e navegação inteligente.

  • Qualcomm: Desenvolveu chipsets para comunicação V2X, permitindo que veículos se comuniquem entre si e com a infraestrutura viária.

  • Huawei: Avançou na conectividade 5G para veículos autônomos e comunicação em tempo real.

  • Audi, Volkswagen e BMW: Empresas que vêm testando e implementando V2X em seus veículos para melhorar a segurança no trânsito.

  • Toyota: Lançou o primeiro sistema comercial de V2X no Japão com o ITS Connect, permitindo a comunicação entre veículos e semáforos inteligentes.

Voltamos no próximo dia 20 com a continuidade do tema!
Abraços pernambucanos para todos vocês.
Tarcisio Dias.


Tags: Conectividade Veicular, Inteligência Artificia, lMOBILIDADE, Segurança Viária, TECNOLOGIA AUTOMOTIVA, veículos autônomos


Coluna Mecânica Online® com Tarcisio Dias – aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
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