Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Chevrolet apresenta nos EUA o Corvette mais potente de todos os tempos: ZR1X. Modelo híbrido combina motor V8 biturbo com propulsão elétrica para entregar aproximadamente 1.270 cv


Corvette ZR1X Blade Silver e Corvette ZR1X Conversível Sebring com o Pacote de Performance ZTK. Foto mostra o modelo de pré-produção mostrado; o modelo de produção final pode variar


A Chevrolet revelou nos Estados Unidos o novo Corvette ZR1X, o carro mais potente já produzido pela marca em sua história. Com aproximadamente 1.270 cavalos-vapor (cv) de potência combinada, o superesportivo representa um novo patamar de desempenho e tecnologia para a linha Corvette.

O modelo é movido por um conjunto híbrido que combina um motor V8 biturbo na traseira com um motor elétrico dianteiro. Essa configuração garante tração integral eletrificada (eAWD) e aceleração explosiva: o Corvette ZR1X vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, e percorre o quarto de milha (aproximadamente 400 metros) em menos de 9 segundos — desempenho típico de hipercarros.

O sistema híbrido foi desenvolvido para elevar a experiência ao volante a um novo nível, unindo o melhor da engenharia tradicional à precisão da propulsão elétrica. A bateria de 1,9 kWh é alimentada por regeneração de energia, dispensando recargas externas e permitindo diferentes modos de condução voltados à performance em pista.

Produzido em Bowling Green, no estado de Kentucky (EUA), o Corvette ZR1X começa a ser fabricado no final de 2025. A Chevrolet não tem planos de oferecer esse modelo no Brasil. Ainda assim, o ZR1X simboliza um novo capítulo na trajetória de inovação da marca — unindo tradição mecânica, performance extrema e eletrificação inteligente.

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon



Nº 1.356 — 20/6/2025


Kicks, totalmente renovado,

 estreia novo motor e câmbio



O Kicks mudou de patamar em direção aos SUVs médios e deixou a versão atual Kicks Play para enfrentar os compactos de menores dimensões. O maior impacto visual vem da nova frente com imponente grade de elementos horizontais, acabamento em preto brilhante e faróis de LED. A traseira também impressiona com lanternas horizontais interligadas.

As dimensões: comprimento, 4.365 mm; entre-eixos, 2.655 mm; largura, 1.800 mm; altura, 1.620 mm. A altura livre do solo é de 200 mm e porta-malas acomoda 470 litros e inclui fundo móvel com dois compartimentos de 25 litros. As rodas de liga leve têm 19 pol.

O motor é o mesmo que equipa o Renault Kardian, de três cilindros, turbo, 999 cm3, 12 válvulas, 125 cv (E)/120 cv G), 22,4 kgf·m (E)/20,4 kgf·m (G). Consumo, homologado pelo Inmetro, de 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina e de 8,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente, com etanol. O câmbio é sempre automático, seis marchas, dupla embreagem e o seletor não utiliza alavanca e sim botões no console. Suspensão dianteira McPherson e a traseira por eixo de torção, como sempre foi.

Há quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. A de topo é bem completa com itens de segurança, conforto e comodidade. Inclui teto solar panorâmico com abertura elétrica, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol., tela multimídia também de 12,3 pol. (maior que a média deste segmento), sistema de auxílio à condução semiautônomo, alerta de tráfego transversal traseiro, assistente de centralização em faixa, monitoramento de ponto cego com intervenção e sistema de som Bose com 10 alto-falantes, inclusive nos apoios de cabeça.

Em primeira avaliação na estrada, todos os recursos de apoio ao motorista funcionaram bem, em especial o de manutenção do veículo na faixa de rodagem. Nível de ruído na cabine é baixo, porém dá para sentir certa limitação de potência do motor para lidar com uma massa total de 1.366 kg. Mesmo ao apresentar respostas boas na maioria das situações, é preciso dedicar cautela em ultrapassagem mais críticas e caso o carro esteja carregado com ocupantes e bagagem. Todavia, sem chegar a causar sustos. 

O novo Nissan chegará às lojas em 3 de julho, mas a pré-vendas já começou. Os preços: R$ 164.990 (Sense), 175.990 (Advance), R$ 182.490 (Exclusive) e R$ 199.000 (Platinum). As três primeiras versões, no entanto, têm valores especiais de lançamento, respectivamente R$ 159.990, R$ 167.990 e R$ 177.990. A de topo de linha oferece um plano especial de 18 vezes com taxa zero e bônus de R$ 5.000 na troca de um veículo usado.


Balanço positivo do Festival Interlagos 2025 Automóveis

Balanço da organização apontou 125,9 mil visitantes e 27 marcas expositoras das quais 19 apresentaram 24 novidades. Área de exposição de 110.000 m², no autódromo de Interlagos, incluiu os boxes, seus mezaninos e a pista do circuito. Foram organizados cerca de 25.000 testes, contando os dias separados para automóveis e motocicletas.

Principais novidades na ordem em que foram apresentadas:

GWM

Picape média Poer P30 e o SUV grande de luxo Haval H9. A produção em Iracemápolis (SP) começa em agosto. Ambos têm motorização exclusivamente diesel de 186 cv/48,9 kgf·m, tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

Honda

Civic Advanced Hybrid, sedã médio importado, teve avanços em sistemas de assistência à condução e conectividade continua como única versão do modelo que já foi fabricado no Brasil. Além do City Hatchback Touring Sport, estreou o HR-V 2026.

RAM

Novo motor Cummins V-6 turbodiesel, 6,7 L, 436 cv e 149 kgf·m e câmbio automático de 8 marchas para picapes 2500 e 3500. Mudanças também na grade, faróis de LED, lanternas e para-choque. Vendas em setembro. 

BMW

Reestilização do i4 M50 com dois motores elétricos e 544 cv, novo M2 mais potente com 480 cv e M3 personalizado.

MINI

Novos modelos da família JCW (John Cooper Works), incluindo o conversível. Em breve chega a versão elétrica do hatch com 238 cv.

Fiat

Lançou Pulse e Fastback Abarth 2026 com mudanças na grade, para-choque, rodas de 18 pol. escurecidas, teto solar panorâmico elétrico, bancos redesenhados e motor turbo flex, 1,3 L, até 185 cv e 27,5 kgf·m.

Omoda/Jaecoo

Apresentou versão híbrida do Omoda 5 e lançou o SUV maior Omoda 7.

BYD 

Revelou sua outra marca, Yangwang, para o nicho de supercarros de luxo. U8 é um SUV focado no desempenho fora de estrada, elétrico de 1.200 cv, alcance de 1.000 km (pelo padrão chinês) e pode até flutuar na água. O superesportivo U9, além do visual arrojado, tem quatro motores elétricos que somam impressionantes 1.305 cv.

Volvo

Estreia do novo XC60 híbrido plugável com 462 cv, grade redesenhada, rodas de 19 até 22 pol., suspensão pneumática, tela multimídia maior de 11,2 pol., além da versão Polestar Engineered. Já o elétrico EX30, na versão Cross Country, tem dois motores, 428 cv e alcance de 328 km. 

Ford

Reestilização do SUV médio Territory, fabricado na China, com redesenho total da dianteira, mais alinhado à identidade global da marca. Sem mudanças no motor a gasolina e no câmbio automático de sete marchas.

Hyundai

Novo Kona Hybrid destaca o consumo de 18 km/l na cidade.

GAC

Mais nova marca chinesa, com cinco modelos: Hyptec HT, Aion Y, Aion V, GS4 híbrido e sedã Aion ES. Exibiu o Hyptec SSR, superesportivo elétrico que acelera de 0 a 100 km/h em incríveis 1,9 s.


BMW X2 xDrive 20i atrai pelo estilo moderno

Versão cupê do SUV X1 (modelo mais vendido de toda a linha da BMW entre os produzidos aqui e importados), o X2 destaca-se também pela imponência. Em particular o desenho do teto com uma caída suave e elegante, sem exageros. Além do corte vertical na altura da tampa do porta-malas, há um defletor que não fica no teto e sim na base do vidro sem função aerodinâmica. O conjunto óptico traseiro tem luzes delgadas e o para-choque recebeu extremidades robustas (meio exageradas).

Rodas de 20 pol. apresentam desenho discreto. Na dianteira a grade da marca alemã foi bem alargada e se distancia do duplo-rim tradicional com todos os elementos pintados de preto. Faróis são full-LED adaptativos e há iluminação de contorno na grade. Dimensões coerentes ao segmento médio-compacto: comprimento 4.567 mm; entre-eixos 2.692 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.575 mm, porta-malas, 560 L. Suspensões: McPherson, dianteira; multibraço, traseira.

Teto solar panorâmico fixo traz ótima sensação de amplitude interna. Volante é o tradicional, sem segmento reto e espessura típica de carro alemão. Quadro de instrumentos (10,4 pol.) integra-se à tela multimídia de 10,7 pol. Regulagem do ar-condicionado na tela desvia o olhar do motorista, contudo comando de voz resolve. Além da conexão sem fio para AndroidAuto e AppleCarPlay, celular fixado verticalmente para carregar por indução é prático, mas o aparelho fica exposto nestes tempos de insegurança urbana. Há bom espaço para pernas, cabeça e ombros no banco traseiro para dois adultos e uma criança.

Motor longitudinal, gasolina, 4 cilindros, turbo, 2-L, 204 cv e 30,6 kgf·m. Câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas e tração integral automática. Dirigibilidade é destaque de todo BMW e o X2 mantém a regra, inclusive pelo muito conveniente diâmetro mínimo de giro (11,3 m). Durante avaliação por uma semana em uso urbano e rodoviário, a massa em ordem de marcha de 1.695 kg limitou aceleração de 0 a 100 km/h a 7,3 s. Fica dentro da média de uma marca premium, mas não é seu maior destaque.

Preço: R$ 406.950.


quinta-feira, 19 de junho de 2025

Turismo - Experiência na Rota Amazônia Atlântica, no Pará. Município de Augusto Corrêa, no Pará, recebeu grupo de participantes do II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo


Fazenda Bacuri propõe uma imersão na floresta e nos sabores amazônicos 


Por Gil Correia
Fotos: João Ramid

Durante o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizado em Belém do Pará, um grupo seleto de profissionais da comunicação teve a oportunidade de conhecer de perto as experiências que fazem da Rota Amazônia Atlântica um verdadeiro exemplo de turismo sustentável, cultura viva e preservação ambiental.

No sábado, 14, a comitiva iniciou sua jornada pelo Sítio Raiz, em Augusto Corrêa, a cerca de 230 km de Belém, onde foram recepcionados pelos produtores que mantêm viva a tradição da fabricação artesanal da famosa farinha de mandioca lavada, considerada uma das melhores do mundo. Além de acompanhar de perto todo o processo, desde o cultivo da mandioca até sua transformação em farinha, os jornalistas puderam saborear a gastronomia regional oferecida no restaurante local, onde peixes, frutos do mar e hortaliças frescas compõem um cardápio simples, mas riquíssimo em sabor e cultura.

Em seguida, o grupo partiu para a Fazenda Bacuri, referência internacional em sustentabilidade, gastronomia orgânica e preservação da floresta amazônica. Com seus 64 hectares de floresta nativa preservada, a fazenda encantou os visitantes não apenas pelos sabores, com geleias, licores, frutas secas e mel orgânicos, certificados nacional e internacionalmente, mas também pelas experiências que oferece.

Um dos momentos mais marcantes foi o Micoturismo Noturno, uma caminhada pela floresta para observar o fenômeno da bioluminescência, quando fungos emitem luz natural, criando um espetáculo mágico e raro. A experiência sensibilizou os visitantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas e do equilíbrio natural.

Sacaca mostra o preparo do “Avuado do Pescador”, peixe assado na brasa e servido na folha de guarumã 

“Avuado”

Antes da caminhada, o grupo foi conduzido para a cozinha da fazenda, para uma imersão na vida ribeirinha, conduzida pelo icônico Sr. Sacaca, pescador com mais de 50 anos de experiência, conhecedor dos segredos dos manguezais.

Além de compartilhar seu conhecimento sobre o bioma e as técnicas tradicionais de pesca, ele mostrou o preparo do famoso “Avuado do Pescador”, peixe assado na brasa, servido na folha de guarumã, acompanhado de cuscuz de farinha e sucos naturais. Uma verdadeira celebração da culinária de subsistência dos pescadores amazônicos.

No ambiente acolhedor da própria Fazenda Bacuri, os visitantes também puderam conhecer os produtos sustentáveis e os artesanatos ecológicos do projeto Ipê Porã, que transforma materiais descartados em peças de decoração, utilitários e acessórios, reforçando a proposta de economia circular e consumo consciente, além de fortalecer a cultura e a economia local.

Degustação no Sítio Raiz, beiju com leite de coco feito na folha de bananeira 

Histórias e saberes

Para o diretor financeiro da Febtur, Benneh Amorin, estar em Augusto Correia, “foi uma das experiências mais especiais da minha vida de viajante. Confesso que, em termos de destino, visitar Augusto Correia, especialmente a Rota Turística Amazônia Atlântica, foi espetacular”, resumiu o jornalista.

O encontro foi coroado com um jantar servido na fazenda, onde os sabores da Amazônia, preparados pelas mãos do pescador Sacaca, reuniram a todos em torno de uma mesa farta, cheia de histórias e saberes da floresta.

Essa jornada pela Rota Amazônia Atlântica revelou não só a riqueza ambiental e cultural da região, mas também a força do empreendedorismo sustentável que cresce de forma colaborativa. O município de Augusto Corrêa, onde boa parte dessas experiências acontece, começa a compreender cada vez mais a importância do turismo sustentável como vetor de desenvolvimento, geração de emprego e preservação do meio ambiente.

Para o presidente da Febtur Tocantins, Marco Aurélio Jacob, foi uma honra e alegria vivenciar a Rota Amazônica, em Augusto Corrêa, antigo povoado de Juruteua, a única representante do Norte entre as 20 rotas estratégicas do Brasil.

“Foi uma imersão profunda - entre o silêncio e a escuridão da floresta, a luminosidade do Micotirismo e os fungos que brilham com sua fotoluminescência ancestral e os sabores autênticos da Amazônia. Uma experiência transformadora, que merece ser vivida, divulgada e valorizada como exemplo de turismo com identidade e alma brasileira”, enfatizou Jacob.

A mesma opinião tem o jornalista Zacarias Martins, que afirmou ter ficado entusiasmado e impressionado com a seriedade do trabalho e das pessoas envolvidas. “A Rota Amazônia Atlântica não é apenas um destino turístico, mas uma aula viva de sustentabilidade, cultura e respeito à natureza, que encantou jornalistas e comunicadores de turismo de todo o Brasil”, ressaltou Martins.

Participantes do II Congresso da Febtur durante visita ao Sítio Raiz, em Augusto Corrêa


O Congresso

O II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo foi realizado em Belém (PA), de 10 a 15 de junho e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e Equatorial Energia, além do apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, Prefeituras de Belém (por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Semcult), Augusto Correia e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Também foram parceiros na iniciativa: Hotel Beira Rio, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais.








Conheça mais de 500 compradores hospedados da Índia, Ásia, América e Europa em setembro

 

O BLTM 2025 é o momento perfeito para ajudar você a conhecer os compradores mais importantes. Lar de empresas, famílias ricas e viajantes em busca de experiências, Déli é o centro nevrálgico das decisões de viagem na Índia.

A BLTM se diferencia pelo seu rigoroso processo de qualificação de compradores, com 97% dos expositores planejando retornar em 2025 e 95% afirmando que isso os ajuda a encontrar o público certo. A BLTM garante o máximo retorno sobre o investimento para sua participação.

O BLTM 2025 acontecerá de 11 a 13 de setembro no Centro Internacional de Convenções e Exposições da Índia (IICC), Pavilhão 1 - A e B, Yashobhoomi, Nova Délhi .

Veja quem você conhecerá na BLTM 2025 -

  • Mais de 15.000 compradores qualificados , incluindo os figurões de Déli e do setor de viagens do norte da Índia.
  • Mais de 500 compradores hospedados da Índia, mais de 50 compradores internacionais hospedados da Ásia, Américas, Europa e outros mercados importantes, além de planejadores de MICE garantindo locais para eventos do quarto trimestre e de 2026, e tomadores de decisões de viagens corporativas planejando incentivos e retiros.
  • Mais de 100 planejadores de casamentos estão procurando novos destinos para grandes casamentos indianos antes da alta temporada de casamentos.

EXPOSIÇÃO NA BLTM

Se você não está mirando Delhi NCR e o Norte da Índia, você está perdendo um dos maiores mercados de viagens internacionais do país.

Participe do BLTM 2025 e descubra novas oportunidades no mercado de viagens corporativas e MICE de crescimento mais rápido do mundo. Esta é a sua chance de se conectar com compradores sérios e pré-qualificados que estão planejando seus próximos grandes eventos, férias e viagens corporativas.

Aqui estão alguns dos expositores em destaque que já confirmaram sua participação na BLTM 2025

Para mais informações, escreva para contact@fairfest.in ou simplesmente responda a este e-mail.

Atenciosamente,
Equipe BLTM

   

O BLTM é organizado pela Fairfest Media Limited | Descubra nossos outros shows

Adicione contact@fairfest.in à sua lista de endereços para que todos os nossos e-mails cheguem à sua caixa de entrada.
Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu para receber notícias relacionadas a feiras de viagens.

305, The Summit Business Bay, na Andheri Kurla Road, Andheri East, Mumbai 400093 · Índia

Copyright 2025 Fairfest Media Limited. Todos os direitos reservados.


Nos EUA, casas temáticas de Botafogo, Fla e Flu viram vitrine do turismo do Rio de Janeiro. Com a Copa do Mundo de Clubes movimentando torcedores e turistas, Governo do Rio de Janeiro promove ativações em Orlando, Nova York e Los Angeles para reforçar a imagem do estado como destino turístico global.

 

A Casa do Flamengo é o ponto de encontro de turistas e torcedores e mostra os principais pontos turísticos cariocas

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 mal começou, mas as Casas Temáticas montadas por Flamengo, Fluminense e Botafogo já viraram pontos de encontro de torcedores, influenciadores, jornalistas e operadores do setor de turismo nos Estados Unidos. Em locais estratégicos como Icon Park (Orlando), Legends Bar (Nova York) e Venice Beach (Los Angeles), o clima é de celebração e de oportunidade.

Além da paixão pelo futebol, os espaços têm atraído olhares pelo ineditismo da proposta: unir esporte, turismo e negócios num evento de alcance global. Com ativações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR-RJ), os clubes estão servindo como instrumento para a promoção dos atrativos turísticos das 12 regiões do estado.

  • É uma chance única de mostrar o Rio além dos cartões-postais tradicionais. Estamos falando com um público qualificado, em um país que ocupa o 3º lugar entre os que mais enviam turistas para o estado. De janeiro a abril de 2025, o número de visitantes norte-americanos no RJ foi de 114.321, um crescimento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado - explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. 

Casa do Botafogo

A estratégia, que destinou R$ 3 milhões aos três clubes (R$ 1 milhão para cada), vem sendo aplicada de forma planejada e com foco claro: consolidar o Rio de Janeiro como principal destino do Brasil para quem viaja a lazer ou a negócios. A ação inclui material promocional, encontros com o trade internacional e projeção da marca Rio de Janeiro durante toda a competição.

  • Importante frisar que trata-se de uma ação de promoção internacional do turismo do estado, e não de patrocínio esportivo. Os clubes estão cedendo espaços próprios, e nosso papel é aproveitar esse ambiente para gerar visibilidade para o estado. A presença de três clubes cariocas no torneio é algo inédito no mundo. Nenhuma outra cidade tem esse privilégio - ressalta Tutuca. 

A ideia também reforça uma tendência internacional: a de usar o futebol como ferramenta de soft power e desenvolvimento econômico. Exemplo disso são as parcerias entre governos e clubes na Europa e no Oriente Médio, que utilizam o futebol como ferramenta estratégica de promoção turística. Casos como o “Visit Rwanda”, estampado nas camisas do Arsenal e do PSG, a campanha “Visit Saudi” em ações da La Liga e clubes espanhóis, mostram como o esporte pode ser uma vitrine poderosa para atrair visitantes, movimentar a economia e reforçar a imagem de destinos turísticos no cenário global.

Casa do Fluminense

  • O futebol é um dos nossos maiores patrimônios culturais e de projeção internacional. Unir essa força ao turismo é uma estratégia inteligente e essencial. Estamos promovendo o Rio de Janeiro exatamente onde os olhos do mundo estão voltados neste momento - disse o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida. 

A Copa do Mundo de Clubes segue até o fim de julho, com expectativa de público presencial e audiência global na casa das centenas de milhões. Para o Rio de Janeiro, é a chance de mostrar — para o mundo — que além de futebol, tem turismo de qualidade, cultura, gastronomia e hospitalidade.

A ação é parte da estratégia contínua de promoção internacional do turismo fluminense nos EUA, iniciada ainda durante a retomada do setor no período pós-pandemia. Desde então, o Governo do Estado vem fortalecendo a presença do Rio em eventos internacionais, feiras, encontros e ativações, ampliando a conexão com o trade norte-americano e desenvolvendo campanhas específicas para o mercado local. 

Em maio deste ano, o Rio de Janeiro ultrapassou a marca de 1 milhão de turistas internacionais. Em apenas cinco meses, já chegaram ao Rio 1.032.537 visitantes estrangeiros, um crescimento de 52,3% em comparação aos 677.878 registrados no mesmo período do ano passado. Com isso, o estado chegou a 57,3% da meta de 1,8 milhão, prevista para 2025.

AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // De volta aos voos internacionais em hub no sul, Azul decola seu 1º voo de Porto Alegre para Bariloche. A rota inédita amplia as opções de voos da companhia entre Brasil e Argentina na alta temporada – para além de São Paulo e Minas Gerais. Estão previstas 31 operações do terminal gaúcho, entre 19 de junho e 24 de agosto, em Airbus A320



De volta aos voos internacionais em hub no sul, Azul decola seu 1º voo de Porto Alegre para Bariloche.

A rota inédita amplia as opções de voos da companhia entre Brasil e Argentina na alta temporada – para além de São Paulo e Minas Gerais.

Estão previstas 31 operações do terminal gaúcho, entre 19 de junho e 24 de agosto, em Airbus A320
 
  
São Paulo, 19 de junho de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, segue com sua estratégia de conectar o maior número de cidades brasileiras com o mundo. Seu próximo voo decolou hoje, 19 de junho, às 12h25, do seu hub gaúcho direto para Bariloche, norte da Patagônia argentina – e reforça também a retomada do Rio Grande do Sul às rotas internacionais, após a tragédia climática que manteve o Aeroporto Internacional Salgado Filho fechado por mais de cinco meses em 2024.

Com essa decolagem, serão ao todo 31 operações (considerando ida e volta) nos próximos meses, de 19 de junho a 24 de agosto, interligando Porto Alegre a um dos destinos mais procurados pelos Clientes da Azul na alta temporada de inverno. A rota é inédita e reforça os voos da companhia para Bariloche – e que, atualmente, partem também de Viracopos (SP) e Confins (MG).
]



Os voos entre Porto Alegre e Bariloche terão partida em dois horários no período da tarde, todas as quintas-feiras, e sempre a bordo da aeronave Airbus A320, com capacidade para transportar 168 Clientes.

A companhia espera ter sucesso semelhante ao registado no ano passado, tanto em voos como em pacotes da Azul Viagens. Em 2024, a taxa de ocupação nas aeronaves ficou acima de 90%, por exemplo. Já os pacotes da operadora de Turismo da Azul, voltados especialmente para famílias, casais e praticantes de esportes de neve, registraram um crescimento na demanda de 1500%, em relação a 2023.

Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser ideal para a prática esportiva na neve, em suas várias estações de esqui. Para além disso, oferece diversas opções de passeios em belas paisagens, nos lagos andinos, em parques e vinícolas. Outra atração é a gastronomia argentina, com suas famosas parrillas, seus chocolates, seus vinhos premiados e até as mesmas cervejas artesanais.


Mas não é só isso. “Apostamos em nossos bons resultados do ano passado para garantir não só o atendimento neste ano dessa alta demanda por esse destino argentino, como também para ampliar as possibilidades de acesso dos nossos clientes ao nosso vizinho.
 
Brasil-Argentina: um mercado estratégico para o Turismo
Segundo dados oficiais da Embratur, essa aposta em rotas que inspiram a vinda de visitantes internacionais – especialmente nossos irmãos – é bem acertada e providencial.

De janeiro a maio deste ano, o número de chegadas de turistas internacionais por aqui foi de 4,8 milhões -- o que representa um crescimento de 49,7% em relação aos cinco primeiros meses de 2024. Entre esses milhões, a Argentina segue na liderança dos cinco países que mais se interessam pelo Brasil como destino de suas viagens: do total de visitantes, 2,2 milhões são argentinos, e acrescenta por um crescimento de 96,8% desses turistas em relação ao ano passado.

Até ao final do ano, a expectativa é de que o país inclua os dados gerais sobre o Turismo com a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros no nosso território.

Confira os dias e horários dos voos que conectam Porto Alegre e Bariloche:
Porto Alegre (POA) - Bariloche (BRC)
*De 19 de junho a 24 de agosto de 2025*
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Porto Alegre (POA)
12:25
Bariloche (BRC)
16:00
Quintas-feiras
Bariloche (BRC)
17:00
Porto Alegre (POA)
20:15
Quintas-feiras
 
Sobre a Azul

INSCRIÇÕES ABERTAS para a mais efetiva Feira de Negócios Turísticos das Américas

 


quarta-feira, 18 de junho de 2025

Volda alerta para a importância da revisão veicular antes de viajar nas férias de julho. Estudo aponta que falhas mecânicas causam 5% dos acidentes em rodovias. Volda reforça a importância da revisão preventiva e da escolha de peças confiáveis para garantir uma viagem segura

 


Com base em dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a frota brasileira atual alcançou 123,9 milhões de veículos em circulação, um crescimento de 4% em 2024. A maior parte desses veículos está no estado de São Paulo, que concentra 34,3 milhões de unidades. Com as férias escolares e o recesso de meio de ano impulsionando milhares de brasileiros a pegarem a estrada, a Volda, que atende 90% da frota circulante entre automóveis, picapes, vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, reforça a importância de ações preventivas antes das viagens.

Estudos da Polícia Rodoviária Federal apontam que falhas mecânicas são responsáveis por cerca de 5% dos acidentes em rodovias brasileiras. Diante do grande volume de veículos em circulação e das condições estruturais muitas vezes precárias das estradas do país, torna-se essencial realizar revisões antes de qualquer viagem. “A manutenção adequada do veículo não é apenas uma questão de conforto, mas de segurança, e muitos desses acidentes poderiam ser evitados com a manutenção preventiva”, afirma Ivan Furuya, Diretor de Marketing e Vendas da Volda.

A segurança começa muito antes de pegar a estrada - na escolha de peças de qualidade e na realização de revisões periódicas com profissionais qualificados. “Componentes como juntas homocinéticas, pivôs de suspensão, buchas e rolamentos são especialmente exigidos em trechos esburacados ou com ondulações frequentes. O desgaste natural dessas peças compromete a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança de todos”, explica Furuya. 

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 66% das rodovias avaliadas apresentam algum tipo de problema relacionado à pavimentação, sinalização ou geometria da via. Soma-se a isso o fato de que a idade média da frota brasileira é de aproximadamente 10 anos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o que eleva o risco de falhas mecânicas, especialmente em viagens mais longas.

“Faça escolhas conscientes na hora de cuidar do seu veículo. Opte por peças de qualidade e marcas confiáveis, pois o uso de componentes paralelos e de baixa qualidade pode gerar sérios transtornos”, alerta Furuya. Ele também reforça a importância de respeitar os limites de velocidade e de realizar pausas a cada duas horas para descanso durante viagens longas.


Ram celebra sucesso da participação no Festival Interlagos 2025. Inédita 3500, com novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv e 1.458 Nm (148,7 kgfm), fez primeira aparição pública no Brasil durante o evento. Gabriel Medina e Felipe Titto, embaixadores da Ram, marcaram presença em Interlagos. Membros do Ram Society participaram de experiências exclusivas

 

 


O Festival Interlagos – Edição Carros, realizado entre 12 e 15 de junho, foi palco de ações especiais da Ram, única marca exclusiva de picapes do Brasil. As novidades começaram com a apresentação em primeira mão da inédita Ram 3500 2025, com o novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv e 1.458 Nm (148,7 kgfm). A picape diesel mais potente e capaz do Brasil pôde ser vista de perto no estande da Ram antes de seu lançamento oficial. 

Exibida na versão Laramie Night Edition, a nova picape chega ao Brasil em setembro junto do restante da linha Heavy Duty com um visual renovado, que inclui nova grade dianteira com o logo da marca reposicionado e faróis e lanternas redesenhados e full LEDs. 


No interior da nova 3500, como de costume nas picapes da marca, há luxo, conforto e tecnologia. Destaque para a nova central multimídia com tela vertical de 14,5”, a maior do segmento. 

Se a 3500 já era a picape a Diesel mais potente do segmento, a vantagem é ainda maior na linha 2025, já que a principal novidade do modelo é o novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output de 6 cilindros em linha, com 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque. Junto ao propulsor está o novo câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD, associado a um sistema de tração com modos 4x2, 4X4 e reduzida. 


Além da avant première da linha 2025 da 3500, membros Ram Society e o público geral puderam experimentar toda a potência de uma picape Ram pelos 4.309 metros do Autódromo de Interlagos ou testar toda a capacidade das picapes no percurso off-road construído na parte interna do circuito. Nos quatro dias de evento, mais de 600 pessoas pilotaram picapes da marca em Interlagos. 

O estande da Ram também contou com a presença de modelos da linha atual da marca, como a Rampage, sucesso de vendas e que já recebeu 25 prêmios da imprensa especializada desde o lançamento, e a nova 1500, equipada com o motor 3.0 biturbo de 426 cv. A picape é a mais rápida à venda no Brasil, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. 


Os visitantes puderam conduzir os dois modelos tanto no histórico circuito de Interlagos quanto no percurso off-road. Ainda no estande, clientes e fãs da marca tiveram a oportunidade de adquirir produtos oficiais Ram Store em um espaço dedicado, além de participar de uma ativação do NFL São Paulo Game, que acontece em setembro – a Ram é a picape patrocinadora oficial da NFL no Brasil. 

Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, e Felipe Titto, ator e empresário, foram os embaixadores Ram que visitaram o estande da marca no Festival Interlagos - Edição Carros. Medina e Titto puderam ver em detalhes a nova 3500, conheceram de perto a icônica 1500 TRX e aceleraram outros modelos da marca pelas retas e curvas do circuito. 


Como em todos os eventos que contam com a presença da marca do carneiro montanhês, membros Ram Society tiveram experiências diferenciadas no Festival Interlagos, como agendamento prioritário para test-drive, café da manhã exclusivo e transporte de ida e volta para o autódromo. 

Na sala VIP, os membros do programa de relacionamento da Ram foram recebidos com um briefing exclusivo antes de concluir a emocionante experiência de conduzir uma Ram no lendário circuito. 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.