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sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.380 — 5/12/2025




Kait tem bom visual e substitui

Kicks Play como SUV de entrada



A nova fase da Nissan no Brasil ganhou reforço com o Kait, que se diferencia bem do antigo Kicks, embora ainda use sua base. Desenho evoluído, interior modernizado, mais equipado e novos recursos de segurança ativa conferem ao SUV condições de disputar o concorrido segmento dos SUVs de entrada. Meta é enfrentar, agora em condições melhores, Tera e Kardian, entre outros. 

Frente foi o que mais mudou e para melhor. Há semelhanças com o X-Trail, pondo em destaque a parte central rebaixada do capô, grade, novos faróis, lanternas e para-choque. As rodas diamantadas exclusivas das duas versões superiores também agradam. Traseira, embora menos modificada, recebeu novas lanternas de LED e a placa de licença desceu para o para-choque redesenhado. Porta-malas de 432 L (padrão VDA) é um dos maiores do segmento.

Dimensões praticamente iguais: comprimento, 4.304 mm; entre-eixos, 2.620 mm; largura, 1.760 mm; altura, 1.611 mm. Motor continua sem alterações: 1,6 L de aspiração natural, 113 cv (E)/110 cv (G); 15,2 kgf·m (E)/14,9 kgf·m (G). Câmbio automático CVT, seis marchas e modo Sport. Massa em ordem de marcha (1.157 kg) também mantida, desempenho igual: aceleração 0 a 100 km/h, em 11,8 s. Eixo traseiro ganhou novos amortecedores e molas. Apenas em janeiro, o Kait estará disponível para avaliação dinâmica.

Interior mudou um pouco menos. Há tela multimídia de 9 pol., conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução (só a partir da versão Advance Plus, terceira das quatro agora disponíveis). O Kait destaca-se em segurança passiva e ativa. Além de cintos traseiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, há seis airbags, radar com alcance de detecção de 150 m, monitoramento de pontos cegos e vários outros. No total 17 recursos que incluem detecção de pedestres e motos, mas não de bicicletas.

Preços: R$ 117.990 (mantido) a R$ 152.990 (novo topo de linha).

 

Carteira de habilitação mais barata, com ressalvas


O Governo Federal já tinha acenado e agora confirmou que obter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sairá bem mais em conta a partir da publicação de nova regulamentação no Diário Oficial da União ainda esta semana. Objetivo é simplificar o processo: fim das atuais 20 horas-aula práticas e 40 horas-aula teóricas em autoescolas. Havia certo exagero nestas obrigações principalmente porque a habilidade nata de cada candidato ao dominar um veículo com segurança (sem as conhecidas “barbeiragens”) ou aprender as regras de trânsito (em especial as proibições) variam muito de indivíduo para indivíduo.

Pode parecer brincadeira, porém não é. Na Coreia do Sul uma mulher tentou 960 vezes e gastou US$ 10.000 (R$ 53.000) até obter licença para dirigir, segundo a I.A. respondeu. Há casos em outros países de mais de 300 tentativas, independentemente de gênero do candidato.

Aqui as aulas práticas passarão para apenas duas horas em autoescolas ou por instrutores independentes credenciados pelos Detrans. O conteúdo teórico com os 341 artigos do Código de Trânsito Brasileiro estará disponível por meio digital e gratuito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O governo acredita que custos para os candidatos poderão cair em até 80% dos R$ 3.200 atuais em média. As provas práticas continuarão no modo atual: candidato pode optar por câmbio manual ou automático. No segundo caso, fica fácil e menos custoso para quem enfrenta dificuldades com o pedal da embreagem.

Seriam 40 milhões de brasileiros que dirigem sem CNH, segundo o governo, mas existe aí evidente demagogia. O cálculo deve ter sido feito a partir da frota registrada pela Senatran de cerca de 100 milhões de unidades (carros, caminhões e motos). No entanto, veículos saem de circulação sem que o último proprietário providencie sua baixa. Estudos do Sindipeças e Anfavea apontam para cerca de 50% a frota real circulante. 

Existem preocupações sobre acidentes aumentarem, principalmente entre recém-habilitados. No exterior, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Romênia, Canadá, Israel e Japão exigem que veículos tenham identificação externa provisória para novatos ou em processo de aprendizado.

A verdadeira boa notícia veio da isenção de IPVA para veículos a partir de 20 anos aprovada pela Câmara dos Deputados em votação definitiva, no último dia 2. Placar de 397 a favor e 3 contra. Antes, enquanto Estados deixavam de conceder este benefício, outros ofereciam até prazos menores.


Salão do Automóvel já tem data para 2027


A volta do evento que marcou, desde 1960, a história da indústria automobilística brasileira, consolidou-se com o sucesso da 31ª edição encerrada no último dia 30. O Salão do Automóvel entrou agora no calendário oficial da cidade e já tem os dias reservados para a próxima edição bienal no Distrito Anhembi: 30 de outubro a 7 de novembro de 2027. Assim evitará o que aconteceu este ano: acesso prejudicado por interdições para preparativos da prova de Fórmula E.

Dez empresas já anteciparam a participação: Caoa Changan, Caoa Chery, GAC, Hyundai, Kia, Omoda & Jaecoo, Renault, Toyota, Suzuki Motos, além das sete marcas do grupo Stellantis. Certamente haverá outras (pelo menos duas fabricantes não reveladas) acenaram para a edição de 2027, pois o Salão superou as expectativas. Foram 516.000 visitantes e mais de 10.000 testes apenas na área interna exclusiva de 14.000 m². Tudo sob climatização perfeita.

Este ano estandes estavam padronizados em 500 m² (no passado, até quatro vezes maiores) para fabricantes locais e importadores, sem permissão de mezaninos. Em dias cheios, visitantes se queixaram que estandes menores dificultavam ver os carros.

Na edição de 2018 havia 110.000 m² (incluindo área externa) no São Paulo Expo e 700.000 visitantes. Agora a área ocupada total foi de 66.000 m², o que, entretanto, não diminuiu a importância do evento. Pela primeira vez estava autorizada a venda de veículos nos estandes. A Kia, por exemplo, comercializou 119 carros (outras marcas não divulgaram números). Reclamações do público continuaram: estacionamento e alimentação por preços altos.

Mercado brasileiro de veículos leves hoje é disputado por nada menos do que 46 marcas, fora 10 no limbo, segundo a consultoria K.Lume. Várias têm presença simbólica, bom ressalvar. Apenas 19 e oito de motocicletas estiveram no Salão deste ano. Portanto, há espaço para crescer desde que as vendas subam de patamar nos próximos anos e atraiam novos expositores.


BMW comemora 30 anos no mercado brasileiro


Poucos vão se recordar. Quando o presidente Fernando Collor abriu a importação de veículos em 1990, suspensas desde 1976 em razão do aumento dos preços do petróleo (na época a dependência externa era de 60%), o primeiro automóvel a desembarcar não foi o modelo russo Lada Laika. A Regino Import trouxe direto da fábrica na Alemanha um sedã 520i, na cor preta. A própria BMW só se instalou no Brasil em 1995 ainda como importadora. A divisão de motocicletas já no ano seguinte. Dez anos depois, passou a montar as motos em Manaus (AM) com os incentivos da Zona Franca.

Em 2014 inaugurou a fábrica de automóveis em Araquari (SC). Teve a “coragem”, na época, de importar o modelo elétrico, i3 e o híbrido plugável i8. Onze anos depois saiu de Santa Catarina a unidade de número 45.000 do sedã Série 3. O primeiro motor turbo flex lançado no Brasil foi o do 320i Active Flex em 2013. Em 2024, comemorou 100.000 veículos produzidos no País. Atualmente além do Série 3, outros três modelos saem de Araquari: os SUVs X1, X4 e X5 híbrido plugável. O único centro de engenharia da marca bávara na América do Sul fica na mesma cidade.

No último fim de semana organizou, como parte da comemoração das três décadas no País, o BMW M Festival no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

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sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon


Nº 1.379 — 28/11/2025


Salão do Automóvel reformula

estandes e atrai bom público



Após um hiato de sete anos e retorno ao Anhembi, na capital paulista, o Salão do Automóvel ressurgiu com força. O primeiro foi há 65 anos no Parque do Ibirapuera, em área bem modesta, passou pelo Anhembi, depois no São Paulo Expo e está de volta ao agora Distrito Anhembi amplamente reformado e climatização perfeita. A empresa organizadora, RX, mudou o esquema de visita e passou a limitar o número de pessoas a 50.000 como no dia de abertura. No salão anterior, no São Paulo Expo, foram cerca de 700.000 visitantes e este número certamente não será alcançado até 30 de novembro.

No entanto, a exposição deve voltar ao seu calendário bienal em 2027, conforme já anunciado pela Anfavea e RX. Com corredores mais largos, os estandes agora são menores e padronizados: 500 m² para fabricantes e 300 m² para importadores. Proibiu-se a montagem de mezaninos, contudo alguns expositores exibiram modelos até três metros acima do solo que, obviamente, chamam mais atenção. Corredores amplos facilitam a circulação. São cerca de 300 carros expostos, além de uma ampla área coberta de 14.000 m² para até 1.000 testes por dia com 40 modelos. Museus Carde e Dream Cars São Roque, além do clube Motorgrid Brasil, de supercarros, são atrações diferenciadas.

Ausências de marcas também estão sentidas, algumas por decisões das matrizes. Entre as fabricantes locais VW, GM, Ford e Nissan. Alemãs como Audi, BMW, Mercedes e Porsche, além de Ferrari, Lamborghini, Land Rover, Jaguar e Volvo não participaram. As chinesas dominaram: 11 representadas (contando Omoda e Jaecoo separadamente). Lecar, a única nacional, decepcionou de forma patética. Prometeu fábrica para 2027 (outro adiamento) e colocou no palco de apresentação à imprensa, na véspera da abertura do Salão, a picape Campo, nada mais que um arremedo em isopor e madeira.


Principais atrações do XXI Salão do Automóvel 


No total, participam cerca de 300 modelos de 26 marcas. Alguns sobressaíram pela novidade ou por evolução marcante. Veja lista a seguir, não excludente.

Entre os de produção nacional, o Avenger por seu estilo, digamos, menos utilitário, chama atenção como alternativa ao Renegade e que estreia a nova arquitetura modular CMP de origem Peugeot-Citroën. Já Basalt Vision é um modelo conceitual com suspensão rebaixada, novos faróis e para-choques. Atração maior é o SUV C5 Aircross.

Herlander Zola presidente da Stellantis América do Sul, confirmou a produção na fábrica pernambucana de Goiana dos elétricos da Leapmotor, uma joint venture com a divisão internacional da marca chinesa. Zola não revelou se optará por operação CKD ou SKD (veículos total ou parcialmente desmontados) e quais os modelos. Novidade da Leapmotor é o SUV de seis lugares C 16, em versões híbrida e elétrica. 

SUV compacto Yaris Cross é boa aposta da Toyota. Motor flex de 122 cv/15,4 kgfm com etanol. Há ainda um híbrido pleno flex, cuja potência deixa a desejar: 111 cv combinados. No interior, estranhamente, falta o útil apoio para o pé esquerdo do motorista, apesar de bom acabamento interno. GR Yaris hatch, três portas, importado, 300 cv e 40,2 kgf·m atrai muitos visitantes e importação prevista para 2026.

Honda WR-V está em destaque no estande, embora muitos olhares se concentrem no cupê 2+2 Prelude, de volta ao mercado nacional após 31 anos. Seu motor é um híbrido pleno de 203 cv e 32,1 kgf·m. Estreia no segundo semestre de 2026 e preço estimado pouco abaixo do Type R.

Peugeot 3008 apresenta estilo atraente e tem potencial para aumentar as vendas da marca francesa, embora com importação em 2026 a decidir. O novo SUV cupê destaca o motor 1,6 L turbo, 180 cv e 30,6 kgf·m. Impressiona pelo espaço interno proporcionado por 2.730 mm de entre-eixos.

Das chinesas sobressai a Changan, nova parceira do grupo brasileiro Caoa. Além do SUV cupê elétrico Avatr 11, 586 cv e 66,1 kgf·m, também se destaca o elegante sedã-cupê 012, quatro portas, elétrico de 547 cv, 70,1 kgf·m e tração integral. Ambos sofrerão com a volta da alíquota do imposto de importação de 35%, a partir de julho próximo.

Outra parceira da Caoa, a Chery, exibe a inédita picape média Himla, cuja importação está por decidir. Atração é o novo Tiggo 5X com motor 1,5 L, turbo flex, 150 cv e 21,4 kgf·m. Há previsão de um híbrido pleno (certamente flex).

Kia surpreende com nada menos de seis modelos inéditos anunciados para 2026 pelo importador, grupo Gandini. Destaque para a picape média Tasman. Estreiam o SUV elétrico EV3, a volta do SUV grande Sorento (motor Diesel e tração 4x4), os K4 (sedã e hatch médios) e o furgão elétrico PV5.

Chinesa Denza (marca da BYD) lança três modelos: station elétrica Z9 GT, minivan D9 e SUV híbrido 4x4 B5.


Boreal é Carro do Ano 2026 da Autoesporte


A segunda revista de automóveis mais antiga do Brasil (desde 1964) revelou que o júri de jornalistas da redação e de convidados de várias partes do País elegeu o novo SUV Renault Boreal como Carro do Ano 2026. Em outras categorias venceram A5, X3, A-6 e-tron, 911, Maverick Tremor, motor de combustão do BMW 3 L, motor híbrido do 911 e motor elétrico do Zeekr 001. No total, 26 jurados este ano.


Renault e Geely acertam produção conjunta no Paraná


A partir de investimento de R$ 3,8 bilhões a Geely adquiriu participação de 26,4% no capital da filial brasileira da Renault. Este aporte permitirá que a fábrica da marca francesa em São José dos Pinhais (PR), inaugurada em 1998, inicie a produção, já no segundo semestre de 2026, dos dois primeiros veículos da fabricante chinesa. O argentino Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil, ressaltou que haverá mais conteúdo local, ou seja, acima de SKD (semidesmontado) e CKD (completamente desmontado).

Um dos modelos será elétrico e o outro, híbrido. Embora não anunciados oficialmente, as escolhas deverão recair sobre o EX2 (hatch compacto elétrico do mesmo porte do Dolphin Mini) e EX5 EM-i (SUV híbrido plugável). Ambos têm a mesma distância entre-eixos (2.650 mm), embora destinados a compradores distintos.

Para 2026, a Renault prepara a renovação do Duster e em 2027 seu primeiro elétrico nacional que deve ser mais uma versão do seu modelo de entrada Kwid.


Dakota tem personalidade própria e câmera 540º


Prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2026, a Dakota resgata o nome já utilizado nesta picape média entre 1998 e 2001. Apesar de compartilhar chassi, conjunto motor/câmbio e suspensões com a Fiat Titano, mantém conceitos dos produtos Ram a exemplo de capô, para-choques, sistema de iluminação e grade reformulados, além do interior exclusivo.

Dimensões: comprimento, 5.357 mm; entre-eixos, 3.180 mm; altura, 1.823 mm; largura, 1.889 mm; ângulo de entrada, 28°, ângulo de saída, 27°; ângulo central, 24°; vão livre, 228 mm. Capacidade de carga, 1.020 kg. Motor diesel, 2,2 L, 4 cilindros, 200 cv, 45,9 kgf·m. Câmbio automático, oito marchas, modos 4x2, 4x4 Auto, 4x4 Low e diferencial traseiro autobloqueante. Freios a disco nas quatro rodas.

No interior, tela multimídia de 12,3 pol., carregador de celular por indução com resfriamento, câmera 540° (enxerga ao redor em 360° e carroceria transparente em mais 180°), bons materiais de acabamento, comando de câmbio por joystick, freio de estacionamento eletromecânico (contudo sem autoimobilização nas paradas) e pacote de segurança ativa Adas.

Primeiro contato foi apenas em fora de estrada e mostrou boa capacidade de tração, mesmo no modo “4x4 Auto”. Bloqueio do diferencial traseiro bastante funcional e resposta rápida em todos os acionamentos. Controle eletrônico de tração não conseguiu distribuir adequadamente a tração entre as rodas de menor e maior aderência, sendo necessário acionar o bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão traseira do tipo eixo rígido e molas helicoidais de ótimo curso. Motor mostrou boa entrega de torque em baixas rotações.

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quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Leapmotor apresenta pós-venda com as melhores condições do segmento em manutenção, serviços e acessórios

 

A Leapmotor conta com um ecossistema de pós-venda robusto para os modelos C10 Elétrico (BEV) e C10 Ultra-Híbrido (REEV), combinando pacotes de serviços flexíveis, cesta de peças, planos de revisão altamente competitivos e acessórios do portfólio Mopar — tudo apoiado pela infraestrutura da Stellantis e por uma rede de 36 concessionários.  

O programa Leap+ apresenta o benefício Leap+ Em Casa, exclusivo para clientes que adquirirem veículos elétricos (BEV) durante a campanha promocional entre 05/11/2025 e 31/12/2025. 

A plataforma centraliza soluções, benefícios e serviços, incluindo recarga gratuita em pontos Zeletric; wallbox gratuito acompanhado de bônus de R$ 1.300 para instalação (com garantia de 1 ano condicionada à instalação por parceiro homologado); Assistência 24h; pacotes de serviços parcelados em até 12 vezes sem juros; Connect: 1 ano de internet grátis (3 GB por mês) e 6 meses da Tag “Sem Parar”; test drive estendido por até 4 dias e opção de Leap por assinatura; além de acesso facilitado a acessórios e peças Mopar. 

Conveniência e praticidade 

Os novos lançamentos da Leapmotor contam com o portfólio de acessórios Mopar — desenvolvido no Brasil com a experiência da Mopar e o trabalho conjunto das engenharias da Stellantis e da Leapmotor.  

A marca oferece soluções como estações de recarga Wallbox (Weg 7,4 kW, Delta 7 kW) projetadas para potência, velocidade e segurança em ambientes internos e externos; carregador portátil para recarregar em qualquer tomada 220V, compacto e fácil de usar. 

Além das soluções de recarga, já estão disponíveis nas concessionárias Leapmotor acessórios como Bolsa Organizadora Mopar, resistente e flexível para manter pertences seguros e organizados e Parafusos Antifurto que protegem as rodas com aço de alta resistência e chave codificada, além do novo Alarme Volumétrico que integrado ao sistema original do veículo, detecta no interior do veículo e dispara automaticamente, oferecendo segurança extra com sensores ultrassônicos de alta precisão. Peças e acessórios Mopar podem ser adquiridos e instalados em toda a rede de concessionários Leapmotor no Brasil. 

Planejamento, tranquilidade e garantia 

A Leapmotor é amparada por 50 anos de expertise da Stellantis, com tecnologia, confiança e uma rede com cinco armazéns na América do Sul (Brasil, Argentina e Chile), com mais de 10 milhões de peças em estoque. 


No quesito Cesta de Peças a do C10 ocupa o 1º lugar no ranking com foco em itens de colisão, maior desgaste e alto giro. É a mais competitiva do segmento pelo melhor custo total e reúne 56 itens de manutenção, colisão, revisão, freios e suspensão, com preços base no estado de São Paulo (preço público sugerido). 

No C10 Ultra-Híbrido (REEV), o valor da cesta é 18% abaixo da média do segmento. Já para o C10 BEV o valor da cesta está 20% abaixo da média, confirmando assim a alta competitividade em ambas as versões. 

Os planos de revisão posicionam o C10 Elétrico (BEV) entre os mais competitivos do mercado e tornam o do C10 Ultra-Híbrido (REEV) o mais vantajoso em sua categoria, reforçando a estratégia de oferecer previsibilidade, proteção e conveniência ao cliente.  

O C10 BEV, considerando o plano até 60.000 km ou até 3 anos, soma R$ 2.008,00 nas três primeiras revisões — um dois mais competitivos do mercado, sendo R$ 300,00 na primeira, R$ 740,00 na segunda e R$ 968,00 na terceira, com periodicidade a cada 1 ano ou 20.000 km, o que ocorrer primeiro.  

Já para o C10 REEV o plano acompanha o veículo por 3 anos ou 30.000 km, com total de R$ 2.684,00 nas três primeiras revisões — o mais competitivo do mercado, 35% abaixo da média — distribuído em R$ 751,00 na primeira, R$ 1.182,00 na segunda e R$ 751,00 na terceira, com periodicidade a cada 1 ano ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. 

Os Pacotes de Serviços do programa Leap+ oferecem total tranquilidade ao cliente, com soluções para manutenção do veículo e extensão da garantia de fábrica até 6 anos. 

Os Pacotes de Manutenção oferecem planos de 2 a 10 revisões, conforme a necessidade do cliente, com montagem personalizada, validade em toda a rede Leapmotor e possibilidade de financiamento junto com o veículo. 

As três primeiras revisões saem por menos de R$ 2,00 por dia na versão Elétrica (BEV), com vantagens como preço fixo, sem reajuste ao longo do contrato, previsibilidade por meio de parcelas mensais incorporadas ao financiamento, flexibilidade na composição dos planos e proteção da garantia de fábrica e do valor de revenda, ambos com parcelamento em até 12 vezes. 

Com a Garantia Adicional, o cliente pode ampliar a proteção para além da garantia de fábrica, permitindo contratar 1 ou 2 anos adicionais à cobertura de 4 anos e alcançar até 6 anos de tranquilidade. 

Os itens cobertos replicam o escopo do 4º ano da garantia de fábrica e incluem Assistência 24h - que contempla auxílio de táxi, hotel e reboque, entre outros apoios - com valores de R$ 3.547,00 por 12 meses ou R$ 5.245,00 por 24 meses para o C10 BEV, e de R$ 4.305,00 por 12 meses ou R$ 6.114,00 por 24 meses para o C10 REEV.   

SOBRE A LEAPMOTOR  

Fundada em 2015, a Leapmotor é uma empresa de veículos elétricos (EV) inteligentes baseados em tecnologia. O fundador, Sr. Zhu Jiangming, é um engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica. 

A Leapmotor está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China, e seu escopo de negócios abrange design inteligente de veículos elétricos, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, direção inteligente, controle de motor elétrico, desenvolvimento de sistemas de bateria, bem como soluções de rede de veículos baseadas em computação em nuvem. 

Como uma empresa de base tecnológica, os principais componentes do Leapmotor são desenvolvidos e fabricados de forma independente, incluindo trem de força elétrico e sistemas inteligentes. 

A proporção de peças desenvolvidas e fabricadas por conta própria representa 70% do custo total do veículo e lançou sucessivamente tecnologias elétricas inteligentes líderes, como o primeiro sistema de acionamento elétrico oito em um do setor, a primeira tecnologia de célula para chassi produzida em massa do setor e a primeira “Arquitetura E/E Central Integrada de Quatro Domínios em Um” do setor. 

A Leapmotor tem uma proposta de valor orientada para o cliente, com produtos à venda incluindo C16, C10, C11, C01, T03, oferecendo opções de potência dupla puramente elétrica e de alcance estendido. 

Em 2023, a Stellantis investiu na Leapmotor. No início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional. 

Com 1 milhão de pessoas impactadas, Instituto Renault celebra 15 anos de inclusão, geração de renda, educação e segurança no trânsito



Há 15 anos, o Instituto Renault investe na educação, geração de renda e educação para segurança no trânsito para transformar realidades em São José dos Pinhais (PR), Curitiba, São Paulo e outras regiões. O resultado é concreto: o marco de 1 milhão de pessoas impactadas em iniciativas que unem poder público, comunidade, fornecedores, concessionários e organizações do terceiro setor.

A cada novo projeto, o Instituto reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e o futuro sustentável das comunidades em que a Renault está presente. As histórias que surgem desses encontros mostram que a transformação social é ainda mais poderosa quando feita em parceria.

O Instituto celebrou o marco de 1 milhão de vidas transformadas em evento realizado no Salão do Automóvel no último dia 26 de novembro. Na ocasião, estiveram presentes alguns beneficiários dos projetos apoiados pelo Instituto Renault em São Paulo como a Arca do Saber, a Casa do Zezinho e o Geração Futuro Profissionalizante, programa de qualificação profissional em mecânica automotiva do Instituto Renault em parceria com o SENAI São Paulo, além de representantes das concessionárias Sinal, Amazonas e Rpoint, também parceiras no projeto.

“Este marco 1 milhão de vidas é, para nós, muito mais que um número: é a celebração de uma trajetória construída com muitas parcerias e que nos mostra estarmos no caminho certo com as ações realizadas pelo Instituto Renault que promovem educação, geração de renda e um trânsito mais seguro”, destaca Caique Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault

Borda Viva e AMARB: inclusão que fortalece comunidades

No bairro Borda do Campo, por exemplo, a parceria histórica com a Associação Borda Viva impulsiona empreendedorismo e segurança alimentar. São 130 crianças atendidas diariamente com refeição equilibrada e uma cozinha comercial que sustenta os projetos.

Já na Casa da Costura, a economia circular vira renda. Cerca de 24 toneladas de materiais automotivos foram reaproveitadas, cedidas por fornecedores da Renault do Brasil, e tomam vida na forma de 379.866 produtos, vendidos em 96 lojas de concessionárias da Renault em todo o Brasil. Ali, o que antes seria resíduo industrial se transforma em oportunidade e autonomia para dezenas de mulheres.

“É com muita alegria que celebramos os 15 anos de atuação do Instituto Renault em nossa comunidade, nos ajudou a transformar muitas vidas. A Associação Borda Viva surgiu para combater a fome e o desemprego que assolavam a região, e através da parceria com a Renault e com o Instituto Renault a comunidade se transformou. Hoje, as pessoas têm oportunidades”, afirma Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.

O impacto é sentido também nas famílias que participam das atividades. “Foi graças ao Instituto Renault e à Borda Viva que eu aprendi muita coisa. Daqui eu tiro minha renda para sustentar minha casa e meus filhos. Meus filhos também já trabalharam na Renault, e isso mudou muito a realidade da nossa família”, diz Zélia Barbosa, colaboradora da Cozinha da Associação.

A poucos quilômetros dali, outro exemplo de transformação mostra como o investimento em infraestrutura comunitária gera frutos duradouros. Há cinco anos, a AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo) ganhou uma nova sede de 235 m², com cozinha industrial, sala de informática e espaço de eventos para cursos e geração de renda. O local foi construído e doado pela Renault, e hoje abriga oficinas, encontros e celebrações que fortalecem os laços da comunidade.

A decisão de investimento, na época, foi tomada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de mapear lideranças e identificar o nível de desenvolvimento do território, suas necessidades, tendências e oportunidades, alinhado aos eixos de atuação do Instituto: Inclusão e Segurança.

O protagonismo das mulheres também ganhou força. “Eu sempre imaginava, quando eu via alguma entrevista de uma mulher dizendo que sua vida tinha se transformado, eu pensava que gostaria de fazer isso um dia, mas que eu não iria conseguir. Hoje, graças ao Instituto Renault, eu posso fazer isso pela comunidade por meio das ações que realizamos na AMARB”, declara Maria Eunice de Oliveira, presidente da associação.

Geração Futuro: educação abre portas para o trabalho e a autonomia

Essas histórias inspiram novos caminhos e mostram que o acesso à educação e ao conhecimento é uma das principais chaves da inclusão social. Com esse propósito, o Instituto Renault investe há anos na formação profissional de jovens e adultos por meio do programa Geração Futuro, que tem mudado a vida de centenas de participantes.

Voltado à qualificação para o primeiro emprego, o programa foi criado em 2019 também como resposta às demandas trazidas pelo Mapa Social da Borda do Campo, cujo diagnóstico apontou a vulnerabilidade do território e a latente necessidade por emprego e acesso ao mercado de trabalho.Como resposta a esta demanda, em 2019, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais e com a TOTVS, por meio do Instituto IOS (Instituto da Oportunidade Social), foi lançado o Geração Futuro Jovens Talentos, programa que nasceu para promover qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. A metodologia aplicada no curso foi desenvolvida pelo Instituto IOS e a execução foi realizada em conjunto com a Unilehu (Universidade Livre para Eficência Humana), instituição especialista na área de educação.

Em 2024, ganhou uma nova frente em Tecnologia da Informação, e em 2025, expandiu sua atuação para São Paulo com o SENAI-SP e a Arca do Crescer, além das concessionárias Sinal, RPoint e Amazonas. A formação soma 211 horas e já formou 16 mecânicos na primeira turma e 18 na segunda, com taxa de empregabilidade de 55%.

“Eu fiz primeiro o curso Geração Futuro Jovens Talentos, mais voltado para a área administrativa, e depois desse curso eu consegui um emprego na Renault como aprendiz. Depois, eu decidi fazer o curso com o módulo de Tecnologia da Informação e já estou trabalhando na área, como prestadora de serviços para a Renault do Brasil na direção de TI”, conta Ana Claudia Rodrigues, ex-aluna do programa.

Assim como Ana, muitos participantes enxergaram o Geração Futuro como um divisor de águas. “Fiz parte da primeira turma do Geração Futuro, em 2019. Com tudo que aprendi no curso, tive uma oportunidade de emprego em um fornecedor da Renault do Brasil, onde sigo trabalhando até hoje. Posso dizer que isso transformou a minha vida e a vida da minha família”, afirma Nayara Grajima.

Fernanda Hortmann, outra ex-aluna, reforça o poder da capacitação de qualidade. “Este curso foi transformador para a minha trajetória. O conteúdo e toda a qualidade, tanto prática quanto teórica, foram fundamentais para o exercício da minha profissão e, com o conhecimento que adquiri, pude ter uma primeira oportunidade de emprego em uma concessionária Renault. Desde então tenho buscado crescer e me especializar cada vez mais.”

O sucesso do programa também se reflete nas parcerias com empresas que acreditam no impacto compartilhado. “Com o Geração Futuro Profissionalizante eu consegui uma oportunidade que jamais imaginei que poderia ter. O curso, para mim, foi muito mais que um certificado: foi um aprendizado de vida e o despertar de uma paixão pela mecânica”, conta Henrique Veloso, hoje contratado pela RPoint.

Para o setor privado, o retorno vai muito além dos indicadores. “Nós acreditamos muito no projeto, e ver o comprometimento e brilho nos olhos dos alunos nos faz apostar ainda mais em seu potencial. Parcerias como essas são fundamentais para um impacto compartilhado, e as duas frentes só têm a ganhar”, destaca Devincer Miguel, diretor da marca Renault na RPoint.

Educação para o trânsito: aprendizados que salvam vidas

A mesma lógica de colaboração move o trabalho do Instituto na promoção da segurança no trânsito. Desde 2012, o programa “O Trânsito e Eu” forma alunos e professores com materiais pedagógicos gratuitos e experiências lúdicas. Já são mais de 270 mil crianças alcançadas em todo o Brasil, com atividades que estimulam o respeito, a empatia e o cuidado com o outro nas vias públicas.

A versão digital do programa venceu o Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024 e ganhou nova escala em parcerias com três cidades paranaenses: São José dos Pinhais, Maringá e Curitiba. As parcerias permitem chegar mais longe: somente em Curitiba, até o final de 2025, serão 80 escolas e 12 mil crianças capacitadas, com uso de óculos de realidade virtual e quiz on-line. O aprendizado acontece de forma divertida e imersiva, aproximando a tecnologia da educação.

#RENAULTSOLIDÁRIA: solidariedade que move pessoas

Além da sala de aula, o engajamento da comunidade também acontece dentro da Renault. O movimento #RenaultSolidária mobiliza colaboradores em mentorias, reformas e campanhas de arrecadação.

São mais de 7 mil participações em ações de voluntariado e 155 toneladas de itens doados, incluindo ações emergenciais em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Somente nas formações do Geração Futuro, mais de 290 mentores da Renault já compartilharam suas experiências e conhecimentos com os alunos.

E nada disso acontece sozinho. O Instituto Renault atua em parcerias com o poder público, com a cadeia de fornecedores da Renault do Brasil, de empresas parceiras que compartilham o mesmo propósito, além de concessionárias da marca em todo o país. Essa governança colaborativa fortalece os projetos e amplia o impacto social.

Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault promove a inclusão por meio da educação e da geração de renda e investe em segurança no trânsito. As iniciativas abrangem formação profissional, apoio a organizações comunitárias, voluntariado corporativo e educação para a mobilidade segura.

Em cada uma dessas frentes, o Instituto reafirma sua missão: contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e segura, onde cada conquista individual se torna parte de uma grande transformação coletiva.

Casa Ram Dakota no Salão do Automóvel promove primeiro contato dos brasileiros com nova picape da marca que pode ser testada nas versões Laramie e Warlock



Em ação desde o último sábado (22), a Casa Ram Dakota é um espaço exclusivo destinado a celebrar o legado de um nome que fez história no mercado brasileiro e retorna com a primeira picape média da Ram desde sua independência, em 2009.   

Instalada no Clube Esperia, ao lado do Salão do Automóvel 2025, a ativação oferece aos convidados uma experiência premium, com sala VIP, serviço de buffet e salas de atendimento dedicadas a clientes. 

A Casa Ram Dakota disponibiliza também um test-drive off-road em um percurso desenvolvido especialmente para destacar a força, capacidade, luxo e tecnologia da nova Ram Dakota, tanto na versão Warlock, revelada no lançamento industrial na Argentina, quanto na versão Laramie, apresentada para a imprensa na última semana e que é uma das atrações do estande da Ram no Salão do Automóvel. 

Os visitantes da Casa Ram Dakota poderão ainda participar de ativações para todas as idades e uma delas é a estreia do Carneiro Mecânico Ram, um desafio divertido de equilíbrio e resistência.  

A ativação funciona até o dia 30 de novembro, nos mesmos horários do Salão do Automóvel: nos dias úteis, das 12h às 21h, enquanto no final de semana o espaço abre às 10h e fecha às 21h. Há estacionamento com acesso facilitado ao Distrito Anhembi, garantindo conforto e conveniência aos convidados. 

VAMOS VOAR PELO MUNDO // LATAM antecipa estreia da rota para Cidade do Cabo, retoma Fortaleza–Miami e amplia oferta de voos internacionais em 2026 // Aeroporto de Navegantes recebe primeiro voo cargueiro internacional da história, Miami–Navegantes // Motiva anuncia a venda dos seus 20 aeroportos para o Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR) por R$ 11,5 bilhões // Informações meteorológicas em tempo real ajudam controladores de tráfego aéreo a reduzir atrasos e aumentar a segurança // TAP tem lucro de 126 milhões de euros no 3º trimestre e de 55 milhões no acumulado dos primeiros nove meses de 2025


LATAM antecipa estreia da rota para Cidade do Cabo, retoma Fortaleza–Miami e amplia oferta de voos internacionais em 2026



 

São Paulo, 26 de novembro de 2025 – Uma semana após anunciar novas rotas internacionais, a LATAM Airlines Brasil confirma uma série de ajustes estratégicos em sua malha internacional a partir de abril de 2026, ampliando a conectividade do país com destinos-chave na América do Norte, Europa e África. Segundo dados da ANAC, a companhia liderou os voos internacionais no Brasil em outubro, com participação superior a 28% dos passageiros transportados, contribuindo para o melhor mês de outubro do setor desde 2000.
 

Entre as novidades, destaca-se a retomada da rota Fortaleza–Miami, que volta a operar semanalmente a partir de abril de 2026, reforçando a importância do Aeroporto de Fortaleza como polo estratégico da malha internacional da LATAM. A companhia também mantém ativa a rota Fortaleza–Lisboa, que será ajustada para duas frequências semanais.
 

Em maio, haverá incremento na rota São Paulo/Guarulhos–Miami, que passa de 14 para 15 voos semanais. Em julho, a rota recebe novo aumento, chegando a 16 voos semanais.
 

Visando atender a maior demanda na alta temporada de férias escolares, a LATAM antecipa para julho de 2026 a estreia da nova rota São Paulo/Guarulhos–Cidade do Cabo, inicialmente prevista para setembro, ampliando a presença da companhia no continente africano.
 

As expansões reforçam a estratégia da LATAM de ajustar sua malha de forma dinâmica, eficiente e orientada à demanda, fortalecendo sua posição como o principal grupo aéreo da América Latina.
 

Recentemente, a companhia confirmou para abril de 2026 o início da rota São Paulo/Guarulhos–Amsterdã (três voos semanais) e, em junho, a inauguração da nova rota São Paulo–Bruxelas (três voos semanais), ampliando o acesso direto do Brasil a importantes centros globais de negócios e turismo.
 

As passagens para os incrementos estarão disponíveis ainda nesta semana em latam.com e demais canais de vendas.
 

MOMENTO HISTÓRICO DA LATAM NO BRASIL
 

Desde 2021, a LATAM expandiu sua atuação no Brasil de 44 para 59 aeroportos, consolidando-se como a companhia que mais investe na aviação brasileira nos últimos anos. No mercado internacional, mantém a liderança com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior, sendo 24 deles diretos – a maior conectividade internacional oferecida por uma aérea no país.
 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021 e, pelo segundo ano consecutivo, é a companhia preferida dos viajantes corporativos, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

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