Quem se interessa pelos resultados operacionais das montadoras que operam no Brasil, o Grupo Fiat apresentou seu balanço que mostra o fechamento de 2012 com vendas globais de 4,2 milhões de unidades e um lucro operacional de 3,8 bilhões de euros (R$ 10,450 bilhões - ao câmbio de R$ 2,75/euro).
A dívida líquida da Fiat foi reduzida para 6,5 bilhões de euros (R$ 17,875 bilhões) e o faturamento alcançou 84 bilhões de euros (R$ 231 bilhões), com uma margem operacional de 4,5% e lucro líquido superior a 1,4 bilhão de euros (R$ 3,850 bilhões).
As vendas cresceram 6%, em 2012, em relação ao ano anterior, em todas as regiões, à exceção da Europa, Oriente Médio e África (EMEA).
O Grupo também apresentou uma liquidez de caixa de 20 bilhões de euros (R$ 55 bilhões), ao final de 2012.
As receitas apuradas no balanço refletem o crescimento de vendas para automóveis e comerciais leves na região do NAFTA (EUA, Canadá e México), América Latina (LATAM) e Ásia-Pacífico (APAC), o que compensou a queda na EMEA.
As marcas de luxo e desempenho tiveram um aumento de suas receitas de 7% no ano.
O lucro operacional de 3,8 bilhões de euros (R$ 10, 450 bilhões) foi resultado de um forte desempenho da região do NAFTA (2,7 bilhões de euros), LATAM (1,1 bilhão de euros - R$ 3,025 bilhões) e APAC (300 milhões de euros (R$ 825 milhões - R$ 1,925 bilhão), enquanto o EMEA teve um prejuízo em sua operação de 700 milhões de euros (R$ 1,925 bilhão).
Os segmentos de luxo e desempenho aumentaram o lucro operacional em 11%, para 400 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).
A endividamento industrial líquido do Grupo Fiat cresceu para 6,5 bilhões de euros (R$ 17,875 bilhões), em 2012 (5,5 bilhão - R$ 15,125 bilhões - em 2011).
Apurou-se ainda uma liquidez total disponível (incluindo linhas de crédito disponíveis, inalteradas) de 20,8 bilhões de euros (R$ 57,2 bilhões), em 2012, valor um pouco maior que o observado no final de 2011.
PERSPECTIVAS PARA 2013
Para 2013, o Grupo Fiat confirma seu planejamento estratégico apresentado em 30 de outubro de 2012, em resposta aos persistentes problemas na indústria automotiva da Europa, consequência de uma crise econômica maior no continente. Paralelamente a Fiat atualizou seu planejamento financeiro para o biênio 2013-2014.
O Grupo acredita que as condições apresentadas no NAFTA, América Latina e regiões da Ásia-Pacífico sustentam as projeções financeiras feitas para 2013, enquanto o mercado europeu continuar a mostrar níveis significativos de incertezas.
Desta forma, a Fiat confirma sua orientação para 2013, em linha com o seu plano atualizado, como abaixo:
• Receitas entre 88 (R$ 138 bilhões) a 92 bilhões de euros (R$ 253 bilhões).
• Lucro Operacional entre 4 (R$ 11 bilhões) e 4,5 bilhão de euros (R$ 12,375 bilhões).
• Lucro Líquido de 1,2 (R$ 3,3 bilhão) a 1,5 bilhão de euros (R$ 4,125 bilhões).
• Endividamento líquido industrial de aproximadamente 7 bilhões de euros (R$ 19,25 bilhões).
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
GOVERNO ENDURECE CONTRA BEBUNS. NOVAS REGRAS NA LEI SECA JÁ ESTÃO EM VIGOR: VAI ENCARAR? AGORA É TOLERÂNCIA ZERO, BOMBOM COM LICOR PODE REGISTRAR, MAS SEU EFEITO DESAPARECE EM 15 MINUTOS. JÁ O CHOPE, VINHO... MELHOR IR PARA O BAR DE TÁXI!!!
Texto: Arnaldo Moreira
Se um motorista a partir de hoje - a 10 dias do Carnaval - for flagrado, ao soprar no bafômetro, dirigindo com nível de álcool no sangue acima de 0,4 miligrama de álcool por litro de ar sofrerá (margem de erro do bafômetro) será multado em R$ 1.915,40 e sua carteira será cassada por um ano.
O problema agrava-se se o nível de álcool for igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de sangue: além da multa e da perda da carteira, o motorista, ou a motorista, fica sujeito a ver o sol quadrado por um período de seis a meses a três anos.
Era mais do que certo que o governo iria implantar as medidas mais severas, imprimir a tolerância zero, contra o uso do álcool antes do carnaval. Quem for flagrado sentirá o peso da lei. E atenção, cabe ao agente de trânsito avaliar os sinais de embriaguez do motorista.
O Carnaval não pode nem deve ser argumento, nem justificativa para se beber, nem um chope. Quem se arriscar a pegar o volante depois de um gole já assume o risco de uma punição pesada e ter os festejos de Momo tornados num pesadelo.
Os resultados podem variar de acordo com o sexo, peso e o metabolismo do motorista, mas não há qualquer dúvida de que todos aqueles que fizerem uso de substâncias que contenham álcool ou bebidas alcoólicas sofrerão algum tipo de alteração, em maior ou menor proporção.
O teor de álcool nos bombons, anticépticos bucais e remédios homeopáticos pode ser detectado, confirma o conselheiro do Contran, Luiz Otávio Miranda, que participou das reuniões que determinaram a aplicação da tolerância zero.
Comer bombons de licor ou tomar um medicamento homeopático pode registrar valores acima do permitido - que na verdade é zero - 0,4 no teste do itilómetro - nome técnico do bafômetro -, mas, em 15 minutos desaparecerão. O motorista tem o direito de pedir novo teste - não apenas neste caso - e normalmente o efeito do álcool não aparece mais no aparelho.
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COMPRE UM MINI E GANHE UMA BICICLETA. A PROMOÇÃO É VÁLIDA ATÉ DIA 28 DE FEVEREIRO, NA AQUISIÇÃO DO MODELO COOPER COUNTRYMAN CHILLI, ATRAVÉS DA FINANCEIRA DA MARCA, O COMPRADOR GANHA UMA MINI FOLDING BIKE
Conhecida por propostas inovadoras, a MINI Serviços Financeiros – divisão de financiamentos e seguros da marca MINI - prepara mais uma ação exclusiva.
Até o dia 28 de fevereiro, os clientes que adquirirem um MINI Cooper Countryman Chilli financiado com a MINI Serviços Financeiros, serão presenteados com uma MINI Folding Bike.
Durante a ativação, o charme e a robustez do MINI Cooper Countryman Chilli se uniram ao design e a praticidade da MINI Folding Bike.
O veículo apresenta características típicas da linha Countryman, combinando dimensões de carroceria superiores com amplo espaço interno, maior distância do solo e quatro portas laterais com o design marcante do MINI. O modelo é equipado com motor quatro cilindros de 120 hp movido à gasolina e transmissão automática de 6 velocidades.
Já a MINI Folding Bike tem duas características marcantes: estilo e inovação. O modelo tem 11kg, 8 marchas, rodas de aro 20”, quadro de alumínio e confortável selim em gel. Ela acomoda-se facilmente no porta-malas do MINI Countryman, sendo uma ótima opção de mobilidade urbana.
Já a MINI Folding Bike tem duas características marcantes: estilo e inovação. O modelo tem 11kg, 8 marchas, rodas de aro 20”, quadro de alumínio e confortável selim em gel. Ela acomoda-se facilmente no porta-malas do MINI Countryman, sendo uma ótima opção de mobilidade urbana.
Para mais informações sobre a campanha da MINI Serviços Financeiros consulte o regulamento completo disponível em www.MINI.com.br.
FIAT REDUZ PREÇOS DE QUATRO MODELOS DA CHRYSLER. A PROMOÇÃO ACABA DIA 28 DE FEVEREIRO.
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| A Dodge Journey SXT passa a custar R$ 119.900, mais R$ 33.860 que o Freemont, da Fiat que fica por R$ 86.040. |
A Chrysler do Brasil, empresa do grupo Fiat, apresentou uma nova tabela de preços sugeridos, reduzindo os valores de três modelos da marca: Dodge Journey, o crossover mais versátil de sua categoria, equipado com o premiado motor Pentastar V6, Jeep Cherokee, modelo muito bem equipado e com enorme capacidade off-road, e Ram 2500, a única picape grande no mercado nacional, com força e requinte incomparáveis.
Dodge Journey SXT – de R$ 119.900 para R$ 109.900
Dodge Journey R/T – de R$ 129.900 para R$ 122.900
Jeep Cherokee Sport – de R$ 119.900 para R$ 99.900
Jeep Cherokee Limited – de R$ 129.900 para R$ 114.900
Ram 2500 Laramie – de R$ 199.900 para R$ 184.900
As reduções, de até 17%, foram possíveis pela entrada da Chrysler no programa Inovar-Auto, que permitiu a isenção dos 30 pontos percentuais extras de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados em uma cota de produtos.
Tais preços deverão ser mantidos até 28 de fevereiro ou até o final dos estoques.
O MITSUBISHI LANCER CUP VOLTA À PISTA DO AUTÓDROMO VELO CITTÀ. OS LANCER EVO R ESTÃO EM FASE FINAL DE PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA ETAPA. A ÚLTIMA PROVA SERÁ EM OUTUBRO
Dentro de pouco mais de um mês, alguns dos melhores pilotos gentlemen drivers do País irão acelerar fundo no Mitsubishi Lancer Cup, primeiro campeonato exclusivo de Lancer Evolution.
No dia 9 de março, o autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), receberá a etapa de abertura da competição que promete marcar seu nome na história do automobilismo nacional.
Na primeira temporada da Mitsubishi Lancer Cup serão seis etapas a bordo do Lancer Evo R. O veículo, preparado no Brasil pela Mitsubishi Motors especialmente para o campeonato, foi aprovado em 2012 por alguns dos pilotos durante dois eventos de pré-temporada.
"O Lancer Evo R é um carro preparado a partir do Lancer Evolution X, muito próximo do original, possibilitando que o piloto tenha um veículo extremamente rápido, seguro e resistente. Ele tem, por exemplo, toda a parte de motor, câmbio, diferencial, freios Brembo e rodas 100% originais", conta Guilherme Spinelli, diretor de competições da Mitsubishi.
A Mitsubishi Lancer Cup terá o formato do seat&drive. Nele, os veículos de competição são alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante toda a temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes.
Além disso, o pacote de aluguel inclui combustível, peças de reposição, pneus e seguro. Desta forma, os pilotos precisam preocupar-se apenas com o prazer de dirigir.
Para saber mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o sitewww.lancercup.com.br, o Facebook (www.facebook.com/
O Mitsubishi Drive Club é o novo complexo automobilístico lançado pela Mitsubishi Motors, em Mogi Guaçu (SP). O local abriga o moderno e exclusivo Autódromo Velo Città, o Mitsubishi Racing Center e uma pista off-road.
Desta forma, os amantes do automobilismo tem ao alcance um local completo e de última geração, que engloba todos os tipos de modalidades, on e off-road, sendo o único no Brasil com essas características.
Mitsubishi Racing Center
Localizado dentro do complexo do Mitsubishi Drive Club, o Mitsubishi Racing Center é uma ampla área de convivência para pilotos e convidados.
Com uma infraestrutura de primeiro mundo, o local conta com uma moderna sala para realização de reuniões e briefing, espaço para almoço e premiações, lounge para descanso dos pilotos, além de vestiários e loja com produtos de competição.
Autódromo Velo Città
O autódromo Velo Città, da Mitsubishi, está localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Construído dentro dos padrões exigidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o local pode receber todos os tipos de competições oficiais.
Com 3.430 metros, cercado por matas preservadas e lagos, o traçado da pista conta com duas retas, sendo uma em descida seguida de uma curva em S e outra, mais longa, com quase 800 m de extensão, que termina em uma curva travada para a esquerda.
Considerada uma pista muito técnica, possui ainda 14 curvas em sentido anti-horário, tanto travadas quanto rápidas.
A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Castrol, Pirelli, Armura e BTG Pactual.
Clique aqui e veja o vídeo de apresentação da Mitsubishi Lancer Cup.
Calendário 2013 - Mitsubishi Lancer Cup
1ª Etapa - 09 de março
2ª Etapa - 20 de abril
3ª Etapa - 25 de maio
4ª Etapa - 06 de julho
5ª Etapa - 07 de setembro
6ª Etapa - 05 de outubro
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
GASOLINA AUMENTA 6,6% E O DIESEL SOBE 5,4%, À MEIA-NOITE, DO DIA 30 (AMANHÃ), NAS REFINARIAS. ANÚNCIO DA PETROBRAS, NESTA NOITE, EXPLICA QUE NO REAJUSTE NÃO ESTÃO INCLUÍDOS OS IMPOSTOS.
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| Encher o tanque dos carros a gasolina e a Diesel custará mais caro, amanhã. |
A Petrobras informa o reajuste nos preços de venda nas refinarias dos derivados abaixo, a vigorar a partir da 0:00h do dia 30 de janeiro de 2013 - amanhã:
| Produtos | Reajuste (*) |
| Gasolina A | 6,6% |
| Diesel | 5,4% |
(*) média Brasil
Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.
A nota da Petrobras não cita o repassa dos novos valores desses combustíveis para os consumidores finais, mas, isso está sendo esperado.
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| No dia 30 de janeiro (quarta-feira), os preços da gasolina e do Diesel serão ajustados |
AUDI TEM VÁRIOS DE SEUS MODELOS PREMIADOS, NA ALEMANHA, POR QUASE 113 MIL LEITORES DA REVISTA "AUTO MOTOR UND SPORT" QUE ELEGERAM "OS MELHORES CARROS DO ANO 2013". O A1 FOI ELEITO, PELA SEGUNDA VEZ, O "MELHOR COMPACTO" E OUTROS OITO MODELOS FIRMARAM-SE NA SEGUNDA E TERCEIRA POSIÇÃO NA 37ª EDIÇÃO DA PESQUISA
O A6...
... e o A6 allroad conquistaram mesma posição entre os modelos da classe superior de médio porte, em que...
... o A7 Sportback ficou com o terceiro lugar.
O simpático e super esperto pequeno Audi A1, no ano passado, foi premiado pela revista alemã, na versão única de duas portas e volta ao alto do pódium no ranking dos melhores compactos com o modelo de quatro portas.
A maior novidade é o motor com sistema de superalimentação duplo, com um compressor Roots e um turbocompressor que, associados, geram economia de combustível e geram torque elevado em baixas rotações.
Com esse conceito inédito, o Audi A1 equipado com motor 1.4 TFSI de 185 cv acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 227 km/h. O torque máximo é 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.
O Audi A1 também pode ser equipado com o motor 1.4 TFSI de 122 cv, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. Muito econômico, o carro apresenta consumo médio combinado (cidade/estrada) de 18,8 km/l.
LAMBORGHINI LANÇA SEU MODELO AVENTADOR LP 700-4 ROADSTER NA PISTA DO AEROPORTO DE MIAMI. O BÓLIDO ATINGIU A VELOCIDADE DE 338 KM/H. APRESENTAR CARROS DE ALTA PERFORMANCE EM PISTAS DE AEROPORTO JÁ FOI USADO PELA AUDI COM O SEU R8 GT, NA PISTA DA EMBRAER. E CONHEÇA O HONDA CIVIC 2014
Texto de Tarcísio Dias*
Um evento dos sonhos para os amantes da velocidade foi realizado na pista do Aeroporto Internacional de Miami, permitindo ao mais recente lançamento da Lamborghini, o Aventador LP 700-4 Roadster atingir a velocidade máxima de 338 km/h, nas mais perfeitas condições de segurança e com autorização e acompanhamento das autoridades aeroportuárias. Ação semelhante já foi organizada no Brasil quando da apresentação do Audi R8 GT.
Todo esse desempenho do veículo fica por conta do propulsor V12 de 6,5 litros que produz 700 cavalos de potência e precisa de menos de 3 segundos para sair da inércia e atingir os 100 km/h. A velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 350 km/h.
Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes.
Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes.
Em agosto de 2011, na pista da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), a fabricante alemã Audi resolveu demonstrar as virtudes do R8 GT.
A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo.
A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo.
Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 RPM, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 RPM. Para fazer o tradicional 0-100 km/h, apenas 3,6 segundos.
A marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos dizer que estão bem próximas.
A marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos dizer que estão bem próximas.
Enquanto a ação americana alcançou 338 km/h, a brasileira chegou na máxima de 326,5 km/h, para um modelo que tem como máxima 330 km/h.
No aspecto bolso, poderíamos falar de valores aproximados. O novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster tem preço inicial de 300 mil euros, sem impostos, para os EUA (US$ 405.405, a valor de câmbio de 29/1, US$ 0,74. No Brasil, custaria cerca de R$ 1 milhão mais impostos).
Já o Audi R8 GT foi oferecido em seu lançamento no mercado brasileiro por cerca de 1 milhão de reais.
No final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
No final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
MECÂNICA ONLINE
O modelo ganha a motorização 2.0 litros 16V Flex que produz 155 cavalos de potência nas novas versões LXR e EXR, incluindo câmbio automático de 5 marchas com aletas para trocas no volante.
· O Salão Bike Show 2013 mais uma vez foi sucesso total. Em sua terceira edição, realizada entre os dias 24 e 27 de Janeiro no Pavilhão 4, no Riocentro, contou com quase 100 expositores, numa aérea de 13.000m², e uma estimativa de público de 57 mil pessoas (entre público pagante e presente) até o final do evento.
· A Ford, Daimler e Nissan assinaram um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (FCEV).
· A Ford, Daimler e Nissan assinaram um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (FCEV).
O objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento em engenharia. Cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.
· O centro de pesquisas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço.
· O centro de pesquisas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço.
As nanofibras transformadas em nanofios, ao contrário dos nanotubos de carbono — considerados os mais resistentes do mundo até então —, podem ser produzidas em larga escala e em tamanho variável.
DAYCO APRESENTA NOVO DIRETOR DE VENDAS E GERENTE GERAL/OEM NA AMÉRICA DO SUL
O engenheiro mecânico Eduardo Buchaim, até então diretor de Vendas e Marketing/OEM da Dayco brasileira, foi promovido a diretor de Vendas e gerente geral OEM da empresa na América do Sul e ficará sediado em São Paulo, local da matriz sul-americana do grupo.
O novo diretor será responsável por todas as operações industriais da empresa na América do Sul e algumas no Brasil, como as plantas nas cidades de São Paulo e Contagem (MG).
Em Vendas, o cargo abrange todas as montadoras instaladas no continente, além dos negócios que envolvem a área comercial e o centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Com mais de 30 anos de experiência em conceituadas empresas do setor, o paulistano Eduardo Buchaim tem como objetivo: “Manter o nível de negócios com nossos parceiros OEM na América do Sul, como Fiat, Iveco, Ford, GM, PSA, VW e Cummins, entre outros, e ampliar a oferta para eles de produtos e serviços existentes no completo portfólio global desenvolvido pela Dayco para o mercado OEM”.
Dayco – Assessoria de Imprensa
Coisas de Agora®. Apoio: Revista Meio Filtrante / Dy Jay - Tecnologia em Eventos |
3ª EDIÇÃO DA CORRIDA DE CALHAMBEQUES PÉ NA TÁBUA, DISPUTADA POR PILOTOS AO VOLANTE DE CARROS FABRICADOS ATÉ 1936, FOI A MAIS DISPUTADA ATÉ HOJE. O SHOW DE RELÍQUIAS LEVOU A FRANCA MILHARES DE FÃS DO ANTIGOMOBILISMO E CURIOSOS. O NÚMERO DE CARROS NA PISTA CHEGOU A 60 E A PROVA NA CATEGORIA SPEED FOI GANHA POR NÈLSON PIQUET
Texto de Larissa Costa
O autódromo do Speed Park, em Franca (SP) foi o lugar onde a história, saudosismo e o entusiasmo de antigomobilistas, de todo o Brasil, puderam mostrar como os veículos fabricados até 1936 se comportam em uma corrida. Isso porque no último fim de semana de janeiro aconteceu a 3˚ edição do Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques.
Foram 60 automóveis na pista, com mais de 70 anos, responsáveis por unir o público presente ao espírito do antigomobilismo. Na temporada 2013 cerca de 1.800 pessoas passaram pelo evento e vivenciaram a história dos automóveis, mas com um diferencial: em vez de irem até os veículos, as pessoas ficaram assistindo as raridades correrem diante delas. O evento bateu recorde de público e inscritos nas categorias.
Entre os veículos, alguns desses calhambeques surpreenderam colecionadores e visitantes, como o Ford T de 1913, o Packard Roadster de 1931, que pertenceu ao pioneiro colecionador de carros antigos: Roberto Lee; o BMW Dixi de 1928, o Renault 1924 e o Hudson 1925. Além das atrações na pista, o Aeroclube de Franca fez a abertura oficial da corrida no domingo com um sobrevoo de aviões antigos.
O Anastácio, caminhãozinho Chevrolet de 1930 que participou dos filmes do caipira mais famoso do Brasil, o Mazzaropi, também esteve presente na corrida. Anastácio e Philaderpho, primo fictício distante do ator e diretor, fizeram a alegria do público e também dos pilotos.
Juntos disputaram a categoria Miscelânea, onde veículos de outras marcas, como DeSoto, Chevrolet, Hudson e Packard, corriam juntos.
Disputa
Este ano, o número de automóveis inscritos foi quase o dobro da temporada 2012 e por isso, as categorias tiveram que ser divididas em mais baterias por questão de segurança, já que podem correr somente 10 automóveis por vez.
No sábado, a Marcha Lenta, prova onde o carro que demorar mais tempo para percorrer 100 metros vence, teve 20 veículos participantes.
Philaderpho e Anastácio bem que tentaram, mas o Chevrolet 1930 não conseguiu completar o percurso, mesmo com Philaderpho empurrando o caminhãozinho.
O vencedor foi a Pick up Ford de 1929 da equipe “Uai Uberaba”, pelo segundo ano consecutivo.
No domingo, todas as categorias tiveram suas peculiaridades. Na Ford Modelo A, alguns pilotos estavam passeando enquanto outros disputam a cada curva as posições.
Os Transplantados pisaram fundo com seus motores mais potentes animando quem estava nos camarotes e arquibancadas.
A categoria Miscelânea traz o charme dos automóveis do começo do século passado, e na pista, eles desfilavam com elegância seus detalhes de cromados e acabamentos.
A categoria Miscelânea traz o charme dos automóveis do começo do século passado, e na pista, eles desfilavam com elegância seus detalhes de cromados e acabamentos.
Já na Speed, categoria mais esperada pelo público, Nelson Piquet correu com o seu Lincoln 1927 e fez bonito.
A equipe da Clássicos Caslini preparou o Ford Speedster 1929 para tentar o primeiro lugar esse ano, mas, apesar de terem dado trabalho ao tricampeão de Fórmula 1, não foi o suficiente.
Nelson Piquet chegou em primeiro e é bicampeão da categoria Speed, no Pé na Tábua 2013.
Bastidores
Reconhecido nacionalmente, o Pé na Tábua deste ano teve a presença de competidores de cinco estados. Vieram equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Junto com os competidores, vieram também equipes e torcedores que lotaram parte da rede hoteleira de Franca.
O movimento turístico chamou a atenção do poder público da cidade, que pode dar apoio para as próximas edições do evento.
Presenças ilustres também estavam presentes no Pé na Tábua.
Presenças ilustres também estavam presentes no Pé na Tábua.
A presidente da Sociedade Feminina de Autos Antigos e organizadora do maior evento de carros do Brasil que acontece em Águas de Lindóia, Edenise Carratu competiu como co-pilota da equipe SFAA.
“O sucesso do evento já é tudo isso aqui que estamos vendo”, comentou.
Quem também participou da competição foi o curador do Museu do Automóvel de Brasília, Roberto Nasser. Ele competiu na categoria Marcha Lenta, mas não conseguiu subir ao pódio.
Apesar disso, ressaltou a importância do Pé na Tábua não como atividade competitiva, mas o seu lado sociocultural.
“Muitos colecionadores deixam seus carros presos e só quem tem acesso são amigos e familiares”, apontou.
“O evento é importante porque dá a chance de crianças, jovens e adultos terem contato com estes veículos, que fazem parte da história automobilística”.
O Pé na Tábua ressalta a importância de unir o carro antigo e a família. Exemplo disso foi a equipe vinda de Ribeirão Preto, foram quatro automóveis onde avô, filho e netas disputaram as categorias.
A família Gabarra emocionou a arquibancada, principalmente durante a prova da Marcha Lenta, onde a família inteira ajudou o Tio Darcy, piloto mais antigo com 89 anos, a percorrer o percurso de 100 metros, empurrando o Chevrolet Phaeton 1928.
Classificação
Prova da Marcha Lenta
1˚ - Clarkson Borges Marzola – Ford Pick up 1929 – 1’14’’
2˚ - Juan Gabarra – Chevrolet Phaeton 1928 – 1’10’’
3˚ - Darcy Gabarra – Chevrolet Phaeton 1928 – 1’02’’
4˚ - Paulo Amassado – Ford Speedster 1929 – 1’01’’
5˚ - Marina Gabarra – Ford B 1932 – 56’’
1˚ - Jaime Sposito de Souza – Ford Phaeton 1929
2˚ - Marcelo Caslini – Ford Phaeton 1929
3˚ - Mateus Polizel – Ford Town Sedan 1929
4˚ - Clarkson Borges – Ford Phaeton 1929
5˚ - Clarkson Borges - Ford Pick up 1929
Miscelânea I
1˚ - Família Storani – Buick 1933
2˚ - Sérgio Rolim – Ford Roadster 1936
3˚ - Murilo Pandolphi – DeSoto 1929
Miscelânea II
1˚ - Nilson Carratu – Chevrolet 1927
2˚ - Mauro Correia – Hudson 1925
3˚ - Mateus Polizel – Ford T 1913
Transplantados I
1˚ - Robinson Raimundo – Ford 1929
2˚ - Fábio Sinopeli – Ford 1928
3˚ - Renato Fonseca “o Vovô” – Ford Pick up 1929
Transplantados II
1˚ - Samuel – Ford Sedan 8BA 1934
2˚ - Marcelo Chamma – Ford Coupe 1936
3˚ - Marcos Shalom – Ford 1929
Speed
1˚ - Nélson Piquet – Lincoln 1927
2˚ - Marcelo Caslini – Ford Speedster 1929
3˚ - Emílio Colonic – Ford Speedster 1931
1˚ - Clarkson Borges Marzola – Ford Pick up 1929 – 1’14’’
2˚ - Juan Gabarra – Chevrolet Phaeton 1928 – 1’10’’
3˚ - Darcy Gabarra – Chevrolet Phaeton 1928 – 1’02’’
4˚ - Paulo Amassado – Ford Speedster 1929 – 1’01’’
5˚ - Marina Gabarra – Ford B 1932 – 56’’
Corrida
Ford modelo A 1˚ - Jaime Sposito de Souza – Ford Phaeton 1929
2˚ - Marcelo Caslini – Ford Phaeton 1929
3˚ - Mateus Polizel – Ford Town Sedan 1929
4˚ - Clarkson Borges – Ford Phaeton 1929
5˚ - Clarkson Borges - Ford Pick up 1929
Miscelânea I
1˚ - Família Storani – Buick 1933
2˚ - Sérgio Rolim – Ford Roadster 1936
3˚ - Murilo Pandolphi – DeSoto 1929
Miscelânea II
1˚ - Nilson Carratu – Chevrolet 1927
2˚ - Mauro Correia – Hudson 1925
3˚ - Mateus Polizel – Ford T 1913
Transplantados I
1˚ - Robinson Raimundo – Ford 1929
2˚ - Fábio Sinopeli – Ford 1928
3˚ - Renato Fonseca “o Vovô” – Ford Pick up 1929
Transplantados II
1˚ - Samuel – Ford Sedan 8BA 1934
2˚ - Marcelo Chamma – Ford Coupe 1936
3˚ - Marcos Shalom – Ford 1929
Speed
1˚ - Nélson Piquet – Lincoln 1927
2˚ - Marcelo Caslini – Ford Speedster 1929
3˚ - Emílio Colonic – Ford Speedster 1931
Fonte: Coisas de Agora®.
VOLKSWAGEN COMEMORA 60 ANOS DE BRASIL, EM MARÇO, COMO MAIOR FABRICANTE DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA DO PAÍS.
A Volkswagen do Brasil alcança o maior volume de produção de toda sua história com 852.086 veículos montados, em 2012 (não inclui CKD), e se consolida como a maior fabricante do País.
O volume supera o recorde anterior, registrado em 2011, quando produziu 828.444 unidades. Em 10 anos, a Volkswagen aumentou o volume de produção em mais de 90% desde 2003, quando produziu 441.197 unidades.
A marca ainda se prepara para comemorar 60 anos no Brasil daqui a três meses, mais precisamente no dia 23 de março de 2013.
"Em 2012, a Volkswagen do Brasil teve o melhor ano de sua história, com o crescimento dos volumes de produção, que consolidam a marca como a maior fabricante de veículos do País. Nos preparamos para chegar aos 60 anos mais 'em forma' do que nunca. Nossas fábricas estão em fase de evolução tecnológica, assegurando o futuro sustentável das nossas operações", declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Em 2012, a Volkswagen deu início à reestruturação e redimensionamento da capacidade produtiva no Brasil. Com investimentos de R$ 427,8 milhões, por exemplo, inaugurou a Nova Cabine de Pintura da fábrica de Taubaté, em outubro, na presença do presidente mundial do Grupo Volkswagen, prof. dr. Martin Winterkorn.
A nova cabine de pintura estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira e conta com a mais alta tecnologia mundial em equipamentos.
As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
Também em 2012, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 335 milhões destinado à sua fábrica de motores em São Carlos (SP), para expansão da capacidade produtiva da unidade de 3.800 para 4.800 motores/dia no primeiro semestre de 2013. O aporte faz parte do plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões do Grupo Volkswagen para serem aplicados no Brasil até 2016.
Exportações
Do volume total produzido, 142.743 unidades foram destinadas às exportações para 18 mercados. O modelo mais exportado foi o Gol, com 78.017 unidades no ano, principalmente para a Argentina, para onde foram enviadas 55.806 unidades do modelo.
Os principais mercados externos da Volkswagen do Brasil em 2012 foram Argentina com 88.901 unidades, México com 33.022 unidades e demais países da América Latina, que totalizam 20.715 unidades.
Evolução da Produção da Volkswagen (2003 – 2012)
O volume supera o recorde anterior, registrado em 2011, quando produziu 828.444 unidades. Em 10 anos, a Volkswagen aumentou o volume de produção em mais de 90% desde 2003, quando produziu 441.197 unidades.
A marca ainda se prepara para comemorar 60 anos no Brasil daqui a três meses, mais precisamente no dia 23 de março de 2013.
"Em 2012, a Volkswagen do Brasil teve o melhor ano de sua história, com o crescimento dos volumes de produção, que consolidam a marca como a maior fabricante de veículos do País. Nos preparamos para chegar aos 60 anos mais 'em forma' do que nunca. Nossas fábricas estão em fase de evolução tecnológica, assegurando o futuro sustentável das nossas operações", declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Em 2012, a Volkswagen deu início à reestruturação e redimensionamento da capacidade produtiva no Brasil. Com investimentos de R$ 427,8 milhões, por exemplo, inaugurou a Nova Cabine de Pintura da fábrica de Taubaté, em outubro, na presença do presidente mundial do Grupo Volkswagen, prof. dr. Martin Winterkorn.
A nova cabine de pintura estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira e conta com a mais alta tecnologia mundial em equipamentos.
As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
Também em 2012, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 335 milhões destinado à sua fábrica de motores em São Carlos (SP), para expansão da capacidade produtiva da unidade de 3.800 para 4.800 motores/dia no primeiro semestre de 2013. O aporte faz parte do plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões do Grupo Volkswagen para serem aplicados no Brasil até 2016.
Exportações
Do volume total produzido, 142.743 unidades foram destinadas às exportações para 18 mercados. O modelo mais exportado foi o Gol, com 78.017 unidades no ano, principalmente para a Argentina, para onde foram enviadas 55.806 unidades do modelo.
Os principais mercados externos da Volkswagen do Brasil em 2012 foram Argentina com 88.901 unidades, México com 33.022 unidades e demais países da América Latina, que totalizam 20.715 unidades.
Evolução da Produção da Volkswagen (2003 – 2012)
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