Natividade (TO), 29 de julho de 2013 - Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Equipe Mitsubishi Petrobras, conseguiram uma boa recuperação e completaram a primeira parte da etapa maratona do Rally dos Sertões 2013 em 2º lugar, com 03h54min14. Eles ficaram atrás apenas dos franceses Peterhansel e Cottret (03h47min50). Depois de duas especiais repletas de imprevistos, a dupla fez uma boa prova e ultrapassou cinco carros, alcançando a segunda posição. No fim da especial, ainda sofreu com um pneu furado, mas mesmo assim conseguiu manter o bom desempenho e subiu várias posições na geral, garantindo o 5º lugar. "Foi um dia bom, apesar de termos largado bem atrás e sofrido com a poeira. Vamos torcer para continuar correndo tudo bem. Sem dúvida esse resultado nos motiva, dá um ânimo a mais", diz Guiga. "Foi uma etapa difícil, com trechos bem travados. Passamos vários carros e ainda tivemos um pneu furado. Mas a melhor notícia é que largaremos em segundo amanhã, o que aumenta nossa chance de melhorar ainda mais o resultado", conta o navegador Youssef Haddad. Hoje, na chegada, os carros foram direto para parque fechado, onde ficam até amanhã de manhã. Meia hora antes da largada, piloto e navegador podem mexer no ASX Racing - usando apenas as ferramentas e peças que já estão no veículo. Amanhã, serão mais 355km, totalizando 650km sem manutenção da equipe de mecânicos e engenheiros. "Etapa maratona é sempre difícil, porque a equipe não vai ver o carro. Mas estamos confiantes, satisfeitos com o ASX. Amanhã, teremos uma boa posição para largar e continuar nossa recuperação", conclui Guiga. Sexta etapa - Natividade (TO) - Palmas (TO) Segundo a organização, deve ser a etapa mais rápida do rali. Com 355km de especial, a prova começa com estradas sinuosas e piso de piçarra e cascalho, seguindo para trechos de alta com longas retas. Depois, quebra o ritmo duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No final, fica rápida com piso bom até uma descida de serra, que finaliza o trecho. O deslocamento inicial é de 27km e o final, 43km. A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros, URacer, Protune e Axalta-Standox. Equipe Mitsubishi Petrobras Site: www.mitsubishipetrobras.com.br Facebook: www.facebook.com/EquipeMitsubishiBrasil Instagram: www.instagram.com/EquipeMitsubishiPetrobras Twitter: www.twitter.com/eqpmitsubishibr YouTube: www.youtube.com/eqpmitsubishibr Programação - Rally dos Sertões 2013 30/jul - Terça-feira - Etapa 06 - Natividade (TO) / Palmas (TO) 31/jul - Quarta-feira - Etapa 07 - Palmas (TO) / Palmas (TO) 01/ago - Quinta-feira - Etapa 08 - Palmas (TO) / Minaçu (GO) 02/ago - Sexta-feira - Etapa 09 - Minaçu (GO) / Goianésia (GO) 03/ago - Sábado - Etapa 10 - Goianésia (GO) / Goiânia (GO) - Premiação na chegada | |
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira
terça-feira, 30 de julho de 2013
DEPOIS DE EXPERIÊNCIAS RUINS, EQUIPE MITSUBISHI PETROBRAS CONSEGUE CHEGAR A NATIVIDADE EM 2º LUGAR NA 5ª ETAPA DO RALLY DOS SERTÕES E JÁ É 5ª NA CLASSIFICAÇÃO GERAL
DAVIDSON RABECCHI E DECO MUNIZ QUE DAQUI A POUCO LARGAM RUMO A PALMAS COM SEUS PROTÓTIPOS T PARA A ETAPA MAIS VELOZ DO RALLY DOS SERTÕES, CHEGARAM ONTEM A NATIVIDADE EM QUINTO LUGAR. HOJE, OS COMPETIDORES TÊM 355 KM PARA VOAR PELAS TRILHAS. CLIQUE E AMPLIE AS FOTOS
| |||||||||||
| |||||||||||
CAPOTAMENTO TIRA DO RALLY DOS SERTÕES KFFURI E CZCH. CLIQUE E AMPLIE AS FOTOS.
| Ricardo Leizer/Foto arena Categoria Production T2 Alta | Web | Ricardo Leizer/Foto arena #319 Toyota FJ Cruizer Alta | Web |
Durante a disputa da terceira etapa, em prova realizada no último sábado (27), restando poucos quilômetros para cruzar a linha de chegada, o carro Toyota FJ Cruizer da equipe acabou tombando e os danos causados no equipamento impossibilitaram a dupla de seguir na competição.
Apesar do susto, Kffuri e Czech saíram ilesos do acidente e pretendem usar a prova como experiência para as próximas competições.
Kffuri explica sobre a fatalidade que tirou da equipe o sonho de brigar pelo título da categoria Production T2. "Faltando 25 quilômetros para o fim da especial, o trecho estava liso como um talco. O Toyota FJ Cruizer em uma curva estreita e com mata fechada acabou derrapando, tombamos.
Kffuri explica sobre a fatalidade que tirou da equipe o sonho de brigar pelo título da categoria Production T2. "Faltando 25 quilômetros para o fim da especial, o trecho estava liso como um talco. O Toyota FJ Cruizer em uma curva estreita e com mata fechada acabou derrapando, tombamos.
Por inexperiência nossa, tentamos dar partida e como o carro ficou tombado por aproximadamente duas horas, isso causou o calço hidráulico. No momento da partida, a falta de óleo no motor ocasionou a quebra do pistão. Como é um carro raro no Brasil, com apenas 100 unidades, não tínhamos as peças necessárias (motor) para continuarmos na briga", lamentou o piloto.
Para Kffuri e Czech a participação no Rally dos Sertões 2013 não foi em vão, e eles procuram tirar boas lições do que vivenciaram.
"Foi uma boa participação, pois tivemos a chance de testar nosso novo carro, que está muito mais competitivo e resistente. Tivemos especiais muito duras, tanto para o carro, quanto para a equipe, mas muito boas, um verdadeiro cross-country", relatou o navegador Rodrigo Czech.
Agora o foco da equipe será nas próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country. "A expectativa é ótima, pois nos dois dias de Rally dos Sertões pudemos conhecer melhor o carro e saber do que ele é capaz", explicou Kffuri.
Sertões 2014
Com uma boa preparação, eles prometem voltar no próximo ano para buscar o título do certame.
Agora o foco da equipe será nas próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country. "A expectativa é ótima, pois nos dois dias de Rally dos Sertões pudemos conhecer melhor o carro e saber do que ele é capaz", explicou Kffuri.
Sertões 2014
Com uma boa preparação, eles prometem voltar no próximo ano para buscar o título do certame.
"Acredito que em 2014 o carro realmente esteja pronto. Nosso sonho de ganhar o Rally dos Sertões vem cada vez aumentando mais. A nossa equipe foi excelente como sempre, deixou o carro sempre nas reais condições de disputa. Só lamentamos uma falha na prova, que passou a informação errada ao nosso apoio, e por isso só fomos encontrados por volta da 1h da madrugada, e chegamos no trecho final da especial depois das 04h30. Mas aprendemos com tudo isso", finalizou Czech.
PILOTOS ADMINISTRAM ETAPA MARATONA. GONÇALVES VENCE NAS MOTOS E COMA SEGUE NA LIDERANÇA. PORTUGUÊS VENCE E DESBANCA DEPRES. NOS QUADS SÓ DÁ SONIK. ETAPA DE HOJE SERÁ A MAIS VELOZ DO RALLY DOS SERTÕES. CLIQUE E AMPLIE AS FOTOS
| ||||||
5a. Etapa - 29/07 - segunda-feira
PORANGATU (GO) - NATIVIDADE (TO)
Deslocamento inicial: 82 km
Trecho Especial: 295 km
Deslocamento final: 110 km
TOTAL: 487 km
Quinto dia de prova do 21º Rally dos Sertões e a disputa nas Motos continua intensa, protagonizada pelo trio de feras internacionais: o espanhol Marc Coma (KTM), o português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally) e o francês Cyril Despres (Yamaha), que estão nessa ordem classificados no acumulado dos tempos, a pouco mais de três minutos de diferença do primeiro para o terceiro.
A vitória do dia ficou com Gonçalves, seguido por Coma e Despres. Por ser etapa Maratona, em que os competidores não contam com apoio mecânico ao final, os pilotos imprimiram um ritmo cauteloso.
Os competidores saíram de Porangatu (GO) rumo a Natividade (TO), para o dia mais longo do rali até agora, percorrendo um total de 487 km, dos quais 295 km cronometrados.
Os competidores saíram de Porangatu (GO) rumo a Natividade (TO), para o dia mais longo do rali até agora, percorrendo um total de 487 km, dos quais 295 km cronometrados.
O maior desafio do dia foi acelerar e ao mesmo tempo preservar o equipamento, em função da Etapa Maratona, onde ao final somente os próprios competidores poderão mexer nos veículos por 30 minutos e depois entram para parque fechado.
Coma destacou que o dia foi de administração. "Dia mais travado, de muitas pedras e trial. Hoje foi mais questão de admi
nistrar o equipamento por causa da maratona, porque amanhã saímos do mesmo jeito que chegamos hoje".
Coma destacou que o dia foi de administração. "Dia mais travado, de muitas pedras e trial. Hoje foi mais questão de admi
nistrar o equipamento por causa da maratona, porque amanhã saímos do mesmo jeito que chegamos hoje".
O francês Cyril Despres, que ontem venceu, adotou uma estratégia conservadora também. "Resolvi poupar pneus para amanhã andar forte", avisou.
Entre os brasileiros, o melhor do dia foi Dario Julio (Honda Mobil de Rally), que terminou na sexta posição.
Entre os brasileiros, o melhor do dia foi Dario Julio (Honda Mobil de Rally), que terminou na sexta posição.
A disputa entre os pilotos brasileiros está concentrada no trio de pilotos da Equipe Mobil Honda de Rally: com Ike Klaumann em sexto no geral, com três minutos de vantagem sobre o companheiro Julio, o sétimo; e Jean Azevedo, veterano, seis vezes campeão brasileiro, que ocupa a oitava posição a 15 minutos de Klaumann, todos com Honda CBR450X.
Quadriciclos
Nos Quads, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) segue soberano, sem problemas e vence a quarta etapa seguida, abrindo 23 minutos de vantagem.
Quadriciclos
Nos Quads, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) segue soberano, sem problemas e vence a quarta etapa seguida, abrindo 23 minutos de vantagem.
Mas o duelo brasileiro entre o atual campeão Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) e Robert Nahas (Honda TRX 700) está emocionante.
Ontem, Nahas foi melhor, mas hoje as posições se inverteram e Medeiros foi o segundo do dia, seguido pelo rival. No acumulado, Medeiros voltou à segunda posição, com vantagem de sete minutos sobre Nahas, terceiro colocado.
Sonik destacou as dificuldades do percurso. "Para o dia de maratona foi uma especial muito severa para o equipamento.
Sonik destacou as dificuldades do percurso. "Para o dia de maratona foi uma especial muito severa para o equipamento.
A trilha era separada por uma parte central de mato cheia de pedras e pedaços de galhos. Tive que parar quatro vezes para reparar o quadri e nem assim deu muito certo.
Faltando 130 km para o final o pneu furou e segui assim até o final. Já andei 300 km assim no deserto do Atacama no Chile e vou com esse pneu até o parque fechado. É desconfortável, mas é o que temos para hoje", disse.
Medeiros também sofreu, teve alguns percalços, mas no final deu tudo certo. "Dia difícil, mas consegui chegar! Tomei um capote, quebrou a carenagem e a torre (local onde a planilha é fixada) e a 80 km para o final eu parei para ajudar o Nahas, que estava com problema no radiador", contou.
Gabriel Varela, o jovem estreante de 18 anos, com um Suzuki LTR450, filho do campeão do Sertões 2002, bicampeão mundial e hepta brasileiro em carros, Reinaldo Varela, se despede hoje da competição como um dos destaques entre os Quads.
Medeiros também sofreu, teve alguns percalços, mas no final deu tudo certo. "Dia difícil, mas consegui chegar! Tomei um capote, quebrou a carenagem e a torre (local onde a planilha é fixada) e a 80 km para o final eu parei para ajudar o Nahas, que estava com problema no radiador", contou.
Gabriel Varela, o jovem estreante de 18 anos, com um Suzuki LTR450, filho do campeão do Sertões 2002, bicampeão mundial e hepta brasileiro em carros, Reinaldo Varela, se despede hoje da competição como um dos destaques entre os Quads.
Hoje ele terminou na quarta posição e finalizou em quarto lugar no acumulado, somente atrás de feras: o polonês Sonik, campeão mundial; Medeiros, atual campeão e Nahas, veterano e campeão nos Quads em 2008.
"Como é minha estreia no Sertões, vim disputar só o Sertões Series, que conta com quatro etapas dentro da prova. Hoje foi pauleira, capotei no km 150 numa erosão, bati as costas numa pedra, fiquei uns cinco minutos deitado e um competidor de moto me ajudou a desvirar o quadri para eu prosseguir. Hoje me despeço muito feliz com os resultados. Dos quatro dias, só um não fiquei entre os cinco, pois quebrou a suspensão. Quarto no geral atrás das feras é muito bom. Agora é me preparar para o ano que vem, que esse negócio vicia", comemorou Gabriel.
UTVs
Entre os UTVs, Carlo Collet e Marcos Gouvea (Can Am Maverick) venceram a segunda, seguidos por Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900 4), que se mantém na liderança no acumulado, com 35 minutos de vantagem para o estreante Rodrigo Varela/João Arena, que hoje completou na quarta posição.
"Como é minha estreia no Sertões, vim disputar só o Sertões Series, que conta com quatro etapas dentro da prova. Hoje foi pauleira, capotei no km 150 numa erosão, bati as costas numa pedra, fiquei uns cinco minutos deitado e um competidor de moto me ajudou a desvirar o quadri para eu prosseguir. Hoje me despeço muito feliz com os resultados. Dos quatro dias, só um não fiquei entre os cinco, pois quebrou a suspensão. Quarto no geral atrás das feras é muito bom. Agora é me preparar para o ano que vem, que esse negócio vicia", comemorou Gabriel.
UTVs
Entre os UTVs, Carlo Collet e Marcos Gouvea (Can Am Maverick) venceram a segunda, seguidos por Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900 4), que se mantém na liderança no acumulado, com 35 minutos de vantagem para o estreante Rodrigo Varela/João Arena, que hoje completou na quarta posição.
"Dia redondinho, poupando equipamento porque amanhã o dia vai ser longo. Especial bem completa e tinha até areia. Dia sem sustos, porque não da para se submeter a riscos numa maratona", disse Collet.
Resultado 5ª etapa Motos (extra-oficial)
1º PAULO GONCALVES 03:58:05
2º MARC COMA 03:59:07
3º CYRIL DESPRES 04:00:42
4º MICHAEL METGE 04:02:52
5º JAKUB PRZYGONSKI 04:02:59
6º DARIO JULIO 04:07:10
7º IKE KLAUMANN 04:07:51
8º JEAN AZEVEDO 04:10:15
9º FAUSTO MOTA 04:11:08
10º RICARDO MARTINS 04:15:34
Resultado acumulado Motos (extra-oficial)
1º MARC COMA 11:38:59 -
2º PAULO GONCALVES 11:41:23 +00:02:24.0
3º CYRIL DESPRES 11:42:14 +00:03:14.1
4º JAKUB PRZYGONSKI 12:02:16 +00:23:16.7
5º MICHAEL METGE 12:02:39 +00:23:39.9
6º IKE KLAUMANN 12:09:31 +00:30:32.1
7º DARIO JULIO 12:12:12 +00:33:12.9
8º JEAN AZEVEDO 12:24:03 +00:45:03.6
9º RICARDO MARTINS 12:45:19 +01:06:19.1
10º FAUSTO MOTA 13:01:16 +01:22:16.6
Resultado 5ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1º RAFAL SONIK 04:41:56
2º MARCELO MEDEIROS 04:52:11
3º MAURO ALMEIDA 04:54:18
4º GABRIEL VARELA 04:58:29
5º ROBERT NAHAS 04:59:47
6º MOHAMED ABU-ISSA 05:02:46
Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
Resultado 5ª etapa Motos (extra-oficial)
1º PAULO GONCALVES 03:58:05
2º MARC COMA 03:59:07
3º CYRIL DESPRES 04:00:42
4º MICHAEL METGE 04:02:52
5º JAKUB PRZYGONSKI 04:02:59
6º DARIO JULIO 04:07:10
7º IKE KLAUMANN 04:07:51
8º JEAN AZEVEDO 04:10:15
9º FAUSTO MOTA 04:11:08
10º RICARDO MARTINS 04:15:34
Resultado acumulado Motos (extra-oficial)
1º MARC COMA 11:38:59 -
2º PAULO GONCALVES 11:41:23 +00:02:24.0
3º CYRIL DESPRES 11:42:14 +00:03:14.1
4º JAKUB PRZYGONSKI 12:02:16 +00:23:16.7
5º MICHAEL METGE 12:02:39 +00:23:39.9
6º IKE KLAUMANN 12:09:31 +00:30:32.1
7º DARIO JULIO 12:12:12 +00:33:12.9
8º JEAN AZEVEDO 12:24:03 +00:45:03.6
9º RICARDO MARTINS 12:45:19 +01:06:19.1
10º FAUSTO MOTA 13:01:16 +01:22:16.6
Resultado 5ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1º RAFAL SONIK 04:41:56
2º MARCELO MEDEIROS 04:52:11
3º MAURO ALMEIDA 04:54:18
4º GABRIEL VARELA 04:58:29
5º ROBERT NAHAS 04:59:47
6º MOHAMED ABU-ISSA 05:02:46
Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
1º RAFAL SONIK 13:21:00 -
2º MARCELO MEDEIROS 13:44:42 +00:23:42.3
3º ROBERT NAHAS 13:51:20 +00:30:19.5
4º GABRIEL VARELA 14:27.30 +01:06.29.7
5º MAURO ALMEIDA 14:56.09 + 01:35.09.3
6º DANIEL MAZZUCCO 15:19:38 +01:58:38.2
Resultado 5ª etapa UTVs (extra-oficial)
2º MARCELO MEDEIROS 13:44:42 +00:23:42.3
3º ROBERT NAHAS 13:51:20 +00:30:19.5
4º GABRIEL VARELA 14:27.30 +01:06.29.7
5º MAURO ALMEIDA 14:56.09 + 01:35.09.3
6º DANIEL MAZZUCCO 15:19:38 +01:58:38.2
Resultado 5ª etapa UTVs (extra-oficial)
1º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 04:49:45
2º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 04:59:52
3º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 05:05:13
4º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 05:06:17
Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)
2º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 04:59:52
3º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 05:05:13
4º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 05:06:17
Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)
1º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 14:41:54 -
2º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 15:16:03 +00:34:08.9
3º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 25:01:49 +10:19:54.1
4º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 26:49:54 +12:07:59.2
6ª Etapa - 30/07 - terça-feira
NATIVIDADE (TO) - PALMAS (TO)
Deslocamento inicial: 27 km
Trecho de Especial: 355 km
Deslocamento final: 43 km
TOTAL: 424 km
Esta será a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas, piso predominante de piçarra e cascalho seguindo por trechos de alta com longas retas.
2º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 15:16:03 +00:34:08.9
3º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 25:01:49 +10:19:54.1
4º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 26:49:54 +12:07:59.2
6ª Etapa - 30/07 - terça-feira
NATIVIDADE (TO) - PALMAS (TO)
Deslocamento inicial: 27 km
Trecho de Especial: 355 km
Deslocamento final: 43 km
TOTAL: 424 km
Esta será a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas, piso predominante de piçarra e cascalho seguindo por trechos de alta com longas retas.
Haverá um pequeno trecho de areia até o abastecimento das motos, quadriciclos e UTVs.
A prova continua rápida, mas em seguida quebra o ritmo por duas vezes, seguindo por estradas menores e muito sinuosas.
No último quarto, volta a ficar rápida com piso muito bom até a descida de uma serra onde encerra a especial. Os caminhões farão uma especial de 182 km.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
EQUIPE BIANCHINI RALLY CHEGA A PALMAS ILESA DEPOIS DE 487 KM SEM APOIO MECÂNICO.
Natividade (TO) – As motocicletas da Bianchini Rally chegaram a Natividade, no Tocantins, nesta segunda-feira pelos caminhos nada convencionais do Rally dos Sertões.
Todos os pilotos da equipe cumpriram os 487 quilômetros (295 de especiais) da quinta etapa, que teve início em Porangatu, Goiás, em formato Maratona.
Ou seja, o auxílio mecânico só será permitido após a sexta etapa, marcada para esta terça-feira com destino a Palmas e 424 quilômetros de desafios, sendo 355 de trechos cronometrados. Além do prazer de acelerar entre os melhores pilotos do mundo, os competidores ainda aproveitam como podem as belas paisagens por onde a prova passa.
“Fomos relaxar em uma cachoeira, na represa perto de onde estamos em Natividade”, contou Fabrício Bianchini, que conduz a equipe em 19º na classificação geral da prova, de acordo com os resultados extra-oficiais, após a 23ª colocação na quinta etapa. “A equipe chegou completa e ilesa, estamos muito felizes e prontos para seguir viagem”, acrescentou.
“O banho de cachoeira recarregou as nossas energias. Hoje eu me acertei na navegação e foi um dia bastante prazeroso. Amanhã será uma etapa longa e rápida”, lembrou Gui Kury. Marcos Finato seguiu o seu ritmo.
“Andei com cautela e houve um contratempo, levei uma picada de um bicho no pescoço e tive que ir até a equipe médica para tirar o ferrão”, contou.
Wilson Pereira “Brow” terá de improvisar, já que não haverá suporte mecânico da equipe de apoio.
Wilson Pereira “Brow” terá de improvisar, já que não haverá suporte mecânico da equipe de apoio.
“O quadro de navegação quebrou e o equipamento ficou solto, mas consegui dar um jeito e terminar a especial. Amanhã farei outro ajuste para continuar”, explicou.
Dudu Amaral chegou inteiro a Porangatu, assim como o equipamento. “Levei um susto, quase caí em um trecho bastante rápido e com erosão, e baixei o ritmo. Deu certo e está tudo perfeito para amanhã, um dia de altas velocidades”, concluiu o piloto.
O Rally dos Sertões 2013 conta com 10 etapas para definir os seus campeões das categorias para motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.
A chegada está marcada para o dia 3 de agosto em Goiânia (GO), após 4115 quilômetros de roteiro, sendo 2.488 de especiais.
O evento é válido pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadris.
Resultados Motos - 5ª etapa (extra-oficiais)
1º - PAULO GONCALVES - 03:58:05
23º - FABRICIO BIANCHINI - 04:46:31
27º - EDUARDO AMARAL - 04:58:33
28º - MARCOS FINATO - 05:00:44
30º - GUILHERME KURY - 05:18:12
32º - WILSON PEREIRA JR. - 05:35:06
Resultados Motos - acumulados (extra-oficiais)
1º - MARC COMA - 07:39:51
19º - FABRICIO BIANCHINI - 13:38:43
24º - MARCOS FINATO - 14:13:13
28º - EDUARDO AMARAL - 14:56:44
29º - WILSON PEREIRA JR. - 15:55:32
31º - GUILHERME KURY - 16:26:59
Programação – 21ª edição do Rally dos Sertões 2013*
5ª etapa - 29/07, segunda-feira
Natividade (TO) / Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
A Bianchini Rally é patrocinada por Marasca, McDonald & Pelz e Level e conta com o apoio de Bombril, Água Frescca, Banco Paulista, D’Ellia Sports, QT Engenharia e G2K Construções. A equipe pratica a neutralização de carbono por meio da Iniciativa Verde, que concedeu o selo Carbon Free.
domingo, 28 de julho de 2013
FORD VENCE DE NOVO NO RALLY DOS SERTÕES. O CARGO 1933 4 X 4 PILOTADO POR EDU PIANO LEVOU A EQUIPE À LIDERANÇA DA COMPETIÇÃO. NA PROVA DE AMANHÃ É PROIBIDO O APOIO MECÂNICO, ATÉ À CHEGADA AO TOCANTINS.
Neste domingo (28), quarto dia do Rally dos Sertões, Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales da Equipe Ford Racing Trucks/ Território Motorsport venceram mais uma etapa e assumem a liderança da categoria Caminhões no acumulado.
A bordo do Ford Cargo 1933 4x4 o trio abriu uma vantagem de 22 minutos em relação ao segundo colocado.
Para os Caminhões, o trecho cronometrado entre Uruaçu e Porangatu, ainda em Goiás, terminou no km 145 -as demais categorias que percorreram 233 quilômetros - e a equipe oficial da Ford Caminhões completou a Especial em 1h17m55s. Foi uma etapa de velocidade, onde os competidores puderam pisar fundo.
"A prova foi mais rápida que os demais dias, aceleramos bastante nos estradões e foi uma especial bem gostosa com várias lombas, curvas, retas, apesar do piso meio liso. Foi importante mais esta vitória, porque de três especiais, vencemos duas e ainda o Prólogo/Super Prime", destaca Piano, piloto de Tatuí (SP).
Segundo Piano, o desempenho do caminhão está sendo exemplar nestes quatro primeiros dias de rali. "O caminhão está muito bom, perfeito e o motor Cummins fez a diferença para este desempenho, ele é fantástico", elogia o piloto.
"Hoje (27) abrimos mais de 20 minutos e isto foi importante para nosso resultado no rali, que ainda está só começando. Agora amanhã é dia de etapa Maratona e vamos ter de ser cautelosos e não menos competitivos. Vamos ver o que nos aguarda", afirma o navegador cearense.
Para os Caminhões, o trecho cronometrado entre Uruaçu e Porangatu, ainda em Goiás, terminou no km 145 -as demais categorias que percorreram 233 quilômetros - e a equipe oficial da Ford Caminhões completou a Especial em 1h17m55s. Foi uma etapa de velocidade, onde os competidores puderam pisar fundo.
"A prova foi mais rápida que os demais dias, aceleramos bastante nos estradões e foi uma especial bem gostosa com várias lombas, curvas, retas, apesar do piso meio liso. Foi importante mais esta vitória, porque de três especiais, vencemos duas e ainda o Prólogo/Super Prime", destaca Piano, piloto de Tatuí (SP).
Segundo Piano, o desempenho do caminhão está sendo exemplar nestes quatro primeiros dias de rali. "O caminhão está muito bom, perfeito e o motor Cummins fez a diferença para este desempenho, ele é fantástico", elogia o piloto.
"Hoje (27) abrimos mais de 20 minutos e isto foi importante para nosso resultado no rali, que ainda está só começando. Agora amanhã é dia de etapa Maratona e vamos ter de ser cautelosos e não menos competitivos. Vamos ver o que nos aguarda", afirma o navegador cearense.
Segundo ele, menos travada e mais rápida a etapa deste domingo foi bem interessante, mas teve muita navegação também, pois muita coisa foi no visual não estava planilhado e exigiu atenção redobrada", diz o experiente navegador com mais de 24 anos de off-road.
Segunda-feira (29) será dia de etapa maratona, onde os veículos não podem receber apoio mecânico.
Segunda-feira (29) será dia de etapa maratona, onde os veículos não podem receber apoio mecânico.
Do que jeito que chegam ao parque de apoio irão largar no dia seguinte. Então a ordem do dia será poupar equipamento. O destino será Natividade (GO). O Rally dos Sertões termina em 3 de agosto, quando a caravana retorna a Goiânia.
O 21º Rally dos Sertões tem um total de 4.155 quilômetros, com 60,4% de trechos cronometrados. Neste domingo, a disputa segue para Porangatu, GO, para 289 quilômetros, sendo 233 quilômetros de especial.
Para acompanhar equipe no Rally dos Sertões o blogwww.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/42 ou ainda nowww.territoriomotorsport.com.br/rally, nas redes sociais no Facebook Ford Racing Trucks e no Twitter @fordracingtruck.
A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorport, que tem sede em Tatuí/SP, conta com patrocínio da Ford Caminhões, Garrett, Cummins, Gafor Logística e apoio da Eaton, Truckvan, Suzaquim, Mateus, EcoPads, Tortuga, IST Sistemas, Plato Diesel, Super Cooler, Fix Implementos e Caoa Caminhões.
Programação Rally dos Sertões
PORANGATU (GO) - NATIVIDADE (GO)
Deslocamento inicial: 82 km
Trecho Especial: 295 km
Deslocamento final: 110 km
TOTAL: 487 km.
O 21º Rally dos Sertões tem um total de 4.155 quilômetros, com 60,4% de trechos cronometrados. Neste domingo, a disputa segue para Porangatu, GO, para 289 quilômetros, sendo 233 quilômetros de especial.
Para acompanhar equipe no Rally dos Sertões o blogwww.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/42 ou ainda nowww.territoriomotorsport.com.br/rally, nas redes sociais no Facebook Ford Racing Trucks e no Twitter @fordracingtruck.
A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorport, que tem sede em Tatuí/SP, conta com patrocínio da Ford Caminhões, Garrett, Cummins, Gafor Logística e apoio da Eaton, Truckvan, Suzaquim, Mateus, EcoPads, Tortuga, IST Sistemas, Plato Diesel, Super Cooler, Fix Implementos e Caoa Caminhões.
Programação Rally dos Sertões
PORANGATU (GO) - NATIVIDADE (GO)
Deslocamento inicial: 82 km
Trecho Especial: 295 km
Deslocamento final: 110 km
TOTAL: 487 km.
O MERCADO DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS JÁ DISPONIBILIZA PASTILHAS DE FREIO PARA PICAPES CHEVROLET E O SUV HB20. O LANÇAMENTO É DA TMD BRASIL
A TMD Friction do Brasil lançou novas pastilhas de freio Cobreq no mercado nacional de reposição, agora para os freios dianteiros da nova picape GM Chevrolet S10 com motorizações 2.4L e 2.8L, e para o Chevrolet Trailblazer com motorizações 2.8L e 3.6L - início de fabricação em 2012.
O utilitário esportivo Trailblazer da GM possui capacidade para até sete pessoas com um inédito motor V6 a gasolina de 3,6 litros e 239 cv, além do conhecido motor 2.8 turbodiesel CTDI. O Chevrolet Trailblazer foi desenvolvido em conjunto com a nova picape S10.
A TMD também lançou pastilhas dianteiras Cobreq para o Hyundai Hb20 produzido a partir de 2012.
Um dos campeões de vendas em seu segmento, a pastilha do freio dianteiro deste veículo abrange as versões de cinco portas do Confort 1.0, Confort Plus 1.0 e Confort Style 1.0.
LUCCA CROCE VENCE, A ETAPA DE FORTALEZA, DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART, EVANDRO BIRRA E BRUNO BAPTISTA RECEBERAM A BANDEIRA A SEGUIR.
O experiente paulista da cidade de Bauru Lucca Croce sagrou-se campeão na categoria Novatos (PK), deixando o mineiro Evandro Bambirra como vice e o paulistano Bruno Baptista (TekBond) em terceiro.
"Eu vim aqui para brigar pelo título e lutei até o fim. Fiquei a maior parte do tempo em segundo, mas no final o kart do Evandro (Bambirra) estava muito rápido, fez a melhor volta da corrida e me passou. Nós três recebemos a bandeirada separados por dois segundos, o que demonstra que fomos muito competitivos", comentou o determinado Bruno Baptista (TekBond).
Até mais da metade das voltas da prova Lucca Croce foi fortemente pressionado, primeiro por Evandro Bambirra, que largara em segundo. Depois foi Bruno Baptista, que havia largado em terceiro, e superou o mineiro para atacar Croce sem, contudo, chegar a tentar uma ultrapassagem.
Em seguida, as posições voltaram a se inverter entre Baptista e Bambirra, e apesar da pressão, Croce garantiu o título com pequena vantagem.
"Foi uma disputa acirradíssima e limpa. Ninguém deu moleza e ninguém errou muito. Qualquer um de nós três poderia ter vencido, pois nossa diferença foi bem pequena. Acho que isto valorizou muito a nossa categoria e o nosso resultado", comemorou o piloto da TekBond.
O seu primo Rodrigo Baptista não conseguiu chegar nos ponteiros, mas teve um bom desempenho, brigando muito no meio do pelotão para terminar entre os dez melhores do Brasil, recebendo a bandeirada em nono.
"Não foi fácil. Meu kart não estava tão rápido e andar ali no meio é muito confuso. Mas foi uma experiência muito boa e que vai me ajudar nas provas em São Paulo", acredita o líder da Copa São Paulo de Kart.
Treinador de Bruno e Rodrigo Baptista, o ex-piloto e preparador Marcelo Piedade considera que a participação de seus pupilos foi muito produtiva.
O seu primo Rodrigo Baptista não conseguiu chegar nos ponteiros, mas teve um bom desempenho, brigando muito no meio do pelotão para terminar entre os dez melhores do Brasil, recebendo a bandeirada em nono.
"Não foi fácil. Meu kart não estava tão rápido e andar ali no meio é muito confuso. Mas foi uma experiência muito boa e que vai me ajudar nas provas em São Paulo", acredita o líder da Copa São Paulo de Kart.
Treinador de Bruno e Rodrigo Baptista, o ex-piloto e preparador Marcelo Piedade considera que a participação de seus pupilos foi muito produtiva.
"Foi a primeira participação deles em campeonato brasileiro, enquanto que o campeão participava pela quarta vez. Por isto, tudo foi proveitoso para eles, com certeza adquiriram muita experiência que poderão aplicar nos certames de São Paulo, onde ambos estão brigando pelos títulos em disputa, acredita o ‘coach’.
Resultado final da categoria Novatos:
1) Lucca Croce, 19 voltas em 14min57s092;
2) Evandro Bambirra, a 1s162;
3) Bruno Baptista, a 2s077;
4) Nathaniel Bueno, a 7s114;
5) Felipe Resende, a 11s223;
6) Erik Lutum, a 18s617;
7) Gustavo do Lago, a 21s023;
8) Luiz Filipe Matheus, a 21s429;
9) Rodrigo Baptista, a 23s806;
10) José Neto, a 28s434.
1) Lucca Croce, 19 voltas em 14min57s092;
2) Evandro Bambirra, a 1s162;
3) Bruno Baptista, a 2s077;
4) Nathaniel Bueno, a 7s114;
5) Felipe Resende, a 11s223;
6) Erik Lutum, a 18s617;
7) Gustavo do Lago, a 21s023;
8) Luiz Filipe Matheus, a 21s429;
9) Rodrigo Baptista, a 23s806;
10) José Neto, a 28s434.
RALLY DOS SERTÕES TEM DOMINGO DE DIFICULDADES. CYRIL DESPRES VENCE NAS MOTOS.
Porangatu (GO) – Os pilotos do Team Rinaldi estão prestes a enfrentar a única Etapa Maratona do Rally dos Sertões, marcada para esta segunda-feira com 487 quilômetros de trajeto, sendo 295 de trechos cronometrados, entre as cidades de Porangatu (GO) e Natividade (TO).
A equipe traçou estratégias para passar ilesa pelo desafio, que não permite suporte mecânico no final do dia, e está pronta para acelerar entre as motocicletas na quinta etapa.
Neste domingo, os pilotos saíram de Uruaçu (GO) e cumpriram 289 quilômetros de roteiro (233 de especiais).
Neste domingo, os pilotos saíram de Uruaçu (GO) e cumpriram 289 quilômetros de roteiro (233 de especiais).
Os resultados extra-oficiais apontam Gregório Caselani em 11º no dia e na classificação geral das motocicletas, o que mantém o gaúcho na liderança da categoria Production Aberta (PDA).
Outros destaques do Team Rinaldi foram o catarinense Ricardo Martins (13º mais rápido do dia, assumindo o 12º lugar na geral) e o paulista Ramon Sacilotti (13º nos resultados acumulados), que segue na ponta da categoria Over - veja os resultados completos abaixo.
Ricardo Martins contou como foi a quarta etapa. “Hoje o dia foi de cautela. Fiz uma tocada tranquila e não errei na navegação, deu tudo muito certo. As etapas têm sido parecidas, com cascalho, pedras, estradas de terra e fazendinhas no caminho”, relatou, já de olho na Maratona. “Será preciso poupar o preparo físico e o equipamento, mantendo um ritmo constante durante a maior parte do percurso”, explicou.
Guilherme Piva superou dificuldades. “Hoje foi um dia bastante complicado. Estava indo bem, a especial era rápida, do jeito que eu gosto, e já havia passado três motos quando saltei uma lomba e a torneira de combustível quebrou. A gasolina dos tanques vazou e tive pane seca. A sorte foi que consegui dois litros de gasolina com um morador local e consegui chegar até o ponto de abastecimento, onde fiz a manutenção e assim consegui completar o dia. Mas acabei perdendo uma hora nesse processo”, explicou.
O mineiro perdeu posições entre as motos, mas não desanimou. “Tudo pode acontecer em um rali e enquanto houver chances não vou desistir. Já fizemos os reparos na moto e o equipamento está pronto para a Etapa Maratona. Além de acelerar, será preciso andar com estratégia para poupar a motocicleta e ter controle psicológico”, concluiu Piva.
Guilherme Cascaes fora
Ricardo Martins contou como foi a quarta etapa. “Hoje o dia foi de cautela. Fiz uma tocada tranquila e não errei na navegação, deu tudo muito certo. As etapas têm sido parecidas, com cascalho, pedras, estradas de terra e fazendinhas no caminho”, relatou, já de olho na Maratona. “Será preciso poupar o preparo físico e o equipamento, mantendo um ritmo constante durante a maior parte do percurso”, explicou.
Guilherme Piva superou dificuldades. “Hoje foi um dia bastante complicado. Estava indo bem, a especial era rápida, do jeito que eu gosto, e já havia passado três motos quando saltei uma lomba e a torneira de combustível quebrou. A gasolina dos tanques vazou e tive pane seca. A sorte foi que consegui dois litros de gasolina com um morador local e consegui chegar até o ponto de abastecimento, onde fiz a manutenção e assim consegui completar o dia. Mas acabei perdendo uma hora nesse processo”, explicou.
O mineiro perdeu posições entre as motos, mas não desanimou. “Tudo pode acontecer em um rali e enquanto houver chances não vou desistir. Já fizemos os reparos na moto e o equipamento está pronto para a Etapa Maratona. Além de acelerar, será preciso andar com estratégia para poupar a motocicleta e ter controle psicológico”, concluiu Piva.
Guilherme Cascaes fora
O único piloto do Team Rinaldi que não largou na quarta etapa foi o catarinense Guilherme Cascaes, atual bicampeão brasileiro de enduro de regularidade e estreante no Sertões.
O piloto ficou fora da disputa após um acidente ocorrido na terceira etapa que, felizmente, não teve consequências graves para os envolvidos.
“Estava em um ritmo forte e havia uma curva para a esquerda fechada e muito perigosa. Acabei escorregando para fora da estrada em um lugar com várias pedras, e com o impacto a moto pegou fogo. O piloto Guto Klaumann também passou reto na curva e machucou a mão. Vários pilotos pararam e sinalizaram para que não ocorressem mais acidentes, como os companheiros de equipe Ricardo Martins e Leandro Silveira. Obrigado a todos pela ajuda e pela torcida, e que venha o próximo desafio”, concluiu Cascaes.
O Rally dos Sertões 2013 inclui 4.115 quilômetros de desafios, sendo 2.488 de especiais, com chegada marcada para o dia 3 de agosto em Goiânia (GO).
“Estava em um ritmo forte e havia uma curva para a esquerda fechada e muito perigosa. Acabei escorregando para fora da estrada em um lugar com várias pedras, e com o impacto a moto pegou fogo. O piloto Guto Klaumann também passou reto na curva e machucou a mão. Vários pilotos pararam e sinalizaram para que não ocorressem mais acidentes, como os companheiros de equipe Ricardo Martins e Leandro Silveira. Obrigado a todos pela ajuda e pela torcida, e que venha o próximo desafio”, concluiu Cascaes.
A prova faz parte do calendário do Campeonato Mundial para motos e quadriciclos, incluindo ainda categorias para UTVs, carros e caminhões.
Resultados Motos - 4ª etapa (extra-oficiais)
1º - CYRIL DESPRES - 02:38:14
11º - GREGORIO CASELANI - 02:53:22 – Team Rinaldi
13º - RICARDO MARTINS - 02:54:23 – Team Rinaldi
15º - RAMON SACILOTTI - 02:56:27 – Team Rinaldi
19º - LEANDRO SILVEIRA - 03:01:36 – Team Rinaldi
33º - MOARA SACILOTTI - 03:35:13 – Team Rinaldi
34º - GUILHERME PIVA - 03:48:22 – Team Rinaldi
Resultados Motos - acumulados (extra-oficiais)
1º - MARC COMA - 07:39:51
11º - GREGORIO CASELANI - 08:20:51 – Team Rinaldi
12º - RICARDO MARTINS - 08:29:45 – Team Rinaldi
13º - RAMON SACILOTTI - 08:40:53 – Team Rinaldi
20º - LEANDRO SILVEIRA - 08:56:40 – Team Rinaldi
28º - GUILHERME PIVA - 09:37:27 – Team Rinaldi
31º - MOARA SACILOTTI - 10:08:24 – Team Rinaldi
Programação – Rally dos Sertões *
5ª etapa - 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) / Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km
DF: 110 km
Resultados Motos - 4ª etapa (extra-oficiais)
1º - CYRIL DESPRES - 02:38:14
11º - GREGORIO CASELANI - 02:53:22 – Team Rinaldi
13º - RICARDO MARTINS - 02:54:23 – Team Rinaldi
15º - RAMON SACILOTTI - 02:56:27 – Team Rinaldi
19º - LEANDRO SILVEIRA - 03:01:36 – Team Rinaldi
33º - MOARA SACILOTTI - 03:35:13 – Team Rinaldi
34º - GUILHERME PIVA - 03:48:22 – Team Rinaldi
Resultados Motos - acumulados (extra-oficiais)
1º - MARC COMA - 07:39:51
11º - GREGORIO CASELANI - 08:20:51 – Team Rinaldi
12º - RICARDO MARTINS - 08:29:45 – Team Rinaldi
13º - RAMON SACILOTTI - 08:40:53 – Team Rinaldi
20º - LEANDRO SILVEIRA - 08:56:40 – Team Rinaldi
28º - GUILHERME PIVA - 09:37:27 – Team Rinaldi
31º - MOARA SACILOTTI - 10:08:24 – Team Rinaldi
Programação – Rally dos Sertões *
5ª etapa - 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) / Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km
DF: 110 km
EQUIPE NITERÓI RALLY TEAM QUEBRA PEÇA DO MITSUBISHI PAJERO TR4, MAS CONSEGUE CHEGAR EM QUINTO LUGAR DOS CARROS, NA 4ª ETAPA NO RALLY DOS SERTÕES, EM PORANGATU.
Em domingo de Sol forte - muito comum na região - aconteceu a 4ª etapa da 21ª edição do maior rali do Brasil.
Foram 289 quilômetros rodados, com 233 quilômetros de trecho cronometrado. Largaram para essa prova 41 motos, 10 quadriciclos, 9 UTVs, 46 carros e caminhões.
Segundo o piloto Rodrigo Leis e o navegador Ronald Leis, a especial de hoje foi bem variada. "Excelente... Velocidade alta, estradas vicinais, trilhas, pedras, erosões, travessias de riachos, ou seja, de tudo um pouco, mas sempre com alta velocidade. Até o km 180 da planilha foi pé embaixo, atingindo a máxima de 140 km/h",descreveu Ronald.
A Niterói Rally Team acelerava forte e deixava o seu rastro da poeira para trás, quando no km 50 em uma curva à esquerda, havia um mata burro com degrau.
Segundo o piloto Rodrigo Leis e o navegador Ronald Leis, a especial de hoje foi bem variada. "Excelente... Velocidade alta, estradas vicinais, trilhas, pedras, erosões, travessias de riachos, ou seja, de tudo um pouco, mas sempre com alta velocidade. Até o km 180 da planilha foi pé embaixo, atingindo a máxima de 140 km/h",descreveu Ronald.
A Niterói Rally Team acelerava forte e deixava o seu rastro da poeira para trás, quando no km 50 em uma curva à esquerda, havia um mata burro com degrau.
Ali, o carro espalhou e bateu o braço tensor do eixo traseiro. "Mas até aí, só havia entortado. A quebra, de fato, ocorreu no km 150, faltando 100 quilômetros para o final", contou Rodrigo, que explicou.
"Sem essa peça, perdemos a dirigibilidade, então, decidimos acelerar em ritmo mais moderado e poupar o equipamento. O objetivo principal naquele momento era terminar a etapa e não danificar mais o veículo".
Na classificação dia, os irmãos Leis ocuparam a 5ª posição na categoria carros PT2, na marca de 03h42min12s.
Preparados para a etapa maratona
Adaptados ao ritmo do Rally dos Sertões, os irmãos Leis afirmaram que estão prontos para encarar a etapa maratona, na qual as máquinas passam um dia sem receber manutenção mecânica ao final do rali.
Preparados para a etapa maratona
Adaptados ao ritmo do Rally dos Sertões, os irmãos Leis afirmaram que estão prontos para encarar a etapa maratona, na qual as máquinas passam um dia sem receber manutenção mecânica ao final do rali.
Nesta 5ª etapa, o certame alcançará a cidade de Natividade, no Estado do Tocantins. Serão 487 quilômetros de viagem, com 295 quilômetros de especial.
Prevê-se um percurso duro, com muitas depressões e erosões em uma região de montanhas.
Trechos sinuosos, com estradas de pedra, areia e piçarras desafiarão a habilidade dos competidores, que deverão chegar exaustos desta empreitada.
"Continuar aplicando a nossa estratégia se faz mais necessário do que nunca. Nestas duas etapas que compõe a maratona, precisaremos respeitar os limites da nossa Mitsubishi Pajero TR4 ER e poupá-la. Conhecemos história de participantes que estavam na liderança do Sertões e perderam a disputa nesta fase. Assim, seguiremos os exemplos que tivemos, e, a partir da maratona, começaremos a atacar com mais força para buscar posições", encerrou Ronald.
Classificação - 4ª etapa - 28 de julho
Uruaçu a Porangatu, GO
Categoria Carros - PT2
1º Vilson Thomas e Willian Thomas, 03h10min45s
2º Ulysses Marinzeck Filho e João Victor Alves Ribeiro, 03h11min58s
3º Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, 03h16min27s
4º Fábio Freire e Fábio Grochowsky, 03h34min34s
5º Rodrigo Leis e Ronald Leis, 03h42min12s
Roteiro - 21º Rally dos Sertões29 de julho - Etapa 5 - Porangatu, GO, a Natividade, TO
"Continuar aplicando a nossa estratégia se faz mais necessário do que nunca. Nestas duas etapas que compõe a maratona, precisaremos respeitar os limites da nossa Mitsubishi Pajero TR4 ER e poupá-la. Conhecemos história de participantes que estavam na liderança do Sertões e perderam a disputa nesta fase. Assim, seguiremos os exemplos que tivemos, e, a partir da maratona, começaremos a atacar com mais força para buscar posições", encerrou Ronald.
Classificação - 4ª etapa - 28 de julho
Uruaçu a Porangatu, GO
Categoria Carros - PT2
1º Vilson Thomas e Willian Thomas, 03h10min45s
2º Ulysses Marinzeck Filho e João Victor Alves Ribeiro, 03h11min58s
3º Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, 03h16min27s
4º Fábio Freire e Fábio Grochowsky, 03h34min34s
5º Rodrigo Leis e Ronald Leis, 03h42min12s
Roteiro - 21º Rally dos Sertões29 de julho - Etapa 5 - Porangatu, GO, a Natividade, TO
30 de julho - Etapa 6 - Natividade a Palmas, TO
31 de julho - Etapa 7 - Palmas a Palmas, TO
01 de agosto - Etapa 8 - Palmas, TO, a Minaçu, GO
02 de agosto - Etapa 9 - Minaçu a Goianésia, GO
03 de agosto - Etapa 10 - Goianésia a Goiânia, GO - Premiação na chegada
A Niterói Rally Team tem patrocínio de Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink.
31 de julho - Etapa 7 - Palmas a Palmas, TO
01 de agosto - Etapa 8 - Palmas, TO, a Minaçu, GO
02 de agosto - Etapa 9 - Minaçu a Goianésia, GO
03 de agosto - Etapa 10 - Goianésia a Goiânia, GO - Premiação na chegada
A Niterói Rally Team tem patrocínio de Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink.
NO ESTADUAL DE MARCAS DO RIO DE JANEIRO, QUE ACONTECEU, HOJE, EM MINAS GERAIS, DEVIDO À DESATIVAÇÃO DO AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ, LANLFREDI VENCEU DUAS CORRIDAS
Ele venceu as duas corridas e ainda dividiu o pódio com o pai, Carlos Lanfredi, terceiro em ambas.
O segundo lugar ficou com a dupla Alexandre Seda / Leandro Borges. As provas foram disputadas, hoje, no autódromo Mega Space, em Santa Luzia, Minas Gerais.
Os pilotos cariocas obtiveram apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio para o transporte dos carros, passagem aérea de ida e volta e duas diárias de hotel em quarto duplo para cada um deles.
Além do Estadual de Marcas, os pilotos cariocas também pontuam no Torneio Rio-Minas, disputado em conjunto com os competidores de Minas Gerais.
Além do Estadual de Marcas, os pilotos cariocas também pontuam no Torneio Rio-Minas, disputado em conjunto com os competidores de Minas Gerais.
Nesta competição quem levou a melhor hoje foram os mineiros Wanderson Freitas, vencedor da primeira corrida, e a dupla Eduardo Gontijo / Fabiano Cardoso, primeira a receber a bandeirada na prova seguinte. A próxima rodada, no mesmo circuito, será nos dias 24 e 25 de agosto.
Legenda: Paulo Lanfredi, o vencedor das duas provas do Estadual de Marcas do Rio
OS COMPETIDORES DO RALLY DOS SERTÕES ESTÃO NESTE MOMENTO A CAMINHO DE PORANGATU CUMPRINDO A 4ª ETAPA DA COMPETIÇÃO. NA 3ª ETAPA O FRANCÊS PETERHANSEL VOLTOU A GANHAR AO VOLANTE DO MINI, QUE VENCEU O ÚLTIMO DAKAR E O SERTÕES DE 2012. SPINELLI E HADDAD TIVERAM PROBLEMAS E CHEGARAM EM 16°. DIVERSOS ACIDENTES JÁ ACONTECERAM. VEJA FOTOS
![]() |
| MINI continua a liderar o Sertões deste ano. |
Depois do breve "aquecimento" da véspera, a 21ª edição do Rally dos Sertões começou para valer hoje, quando os competidores percorreram 414 km, dos quais 287 cronometrados. Saíram de Pirenópolis rumo a Uruaçu, cidade do interior de Goias que pela primeira vez recebe a prova, conhecida por ter um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo, o Lago de Serra da Mesa com 1,7 mil km².
A especial foi bastante técnica e dura, com muitas pedras e poeira. Mas para os franceses e atuais campeões Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cotret (Mini All4) a passagem foi tranquila e a dupla conquistou a segunda vitória em três etapas. Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex) ficou em segundo na geral e venceu na sua categoria a PT1, seguido por João Cardoso/Sidnei Broering (Evoque) em terceiro.
"Dia muito técnico, inicio travado, meio bem rápido. Depois era bem técnico e escorregadio. Na parte rápida, chegamos a 170 km/h. Pegamos muita poeira dos UTVs, eles levantam mais pó do que os carros", comentou Peterhansel. O veterano Klever Kolberg/Flavio França (MEM Motorsport), ao volante do protótipo T-Rex, andou forte, sofreu bastante, mas com o resultado assumiu a vice-liderança na classificação geral.
"Dia muito puxado, extremamente ondulado, esburacado, com erosões e mais dez adjetivos para obstáculos. Tinha valeta, valeta com pedra, valeta com erosão, valeta mortal... Foi um dia de rali mesmo. Fisicamente, sofremos bastante por causa da suspensão traseira que está muito macia e dava final de curso. Isso acabou com a nossa coluna. De qualquer forma, não tivemos que parar nenhuma vez e isso foi muito bom", disse Kolberg.
Já os principais rivais dos franceses, o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX, enfrentaram muitos problemas, terminaram em 18º no dia e despencaram da segunda para a 16ª posição na geral a 56 minutos dos líderes. "Hoje foi um dia bem complicado. Logo no quilômetro 7 da especial tivemos uma pane elétrica e ficamos mais de 20 minutos para ajustar. Ao longo da prova foram três pneus furados e fizemos os últimos 30 quilômetros da especial fazendo rodízio quando começava a chegar na roda. Vamos fazer o possível para ganhar posições nas próximas etapas. Ainda tem muito chão pela frente", comentou Guiga.
Na categoria Protótipo T1, a disputa está equilibrada, com Kolberg/França em primeiro, seguido por Cardoso/Broering em segundo a 6min50; e Sylvio Barros/Eduardo Bampi em terceiro, 6min23 atrás.
Na Pro Brasil, a vitória do dia ficou com Jorge Wagenfuhr/Marcos Pastein (L200 Triton Evo), que lidera. Marcos Cassol/Luis Eckel (Mitsubishi Triton R) estão em segundo a menos de dois minutos dos líderes; seguidos muito de perto por Luis Facco/Humberto Ribeiro (Triton SR), 24 segundos atrás.
Na Super Production, vitória de Rafael Cassol/Lelio Carneiro (Triton R), que lidera a categoria com seis minutos de vantagem para Glauber Martins/Minae Miyauti (Triton R), em segundo; e a dupla Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS) ocupa a terceira posição,14 minutos atrás.
Na Protótipo T2, vitória de Kenner Garcia/Rafael Dal Belo (Chevrolet S10) que lidera com menos de quatro minutos sobre Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller). Em terceiro está Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4), 14 minutos atrás.
Caminhões
Na disputa dos caminhões pesados, que teve especial mais curta (183 km), vitória do trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), mas Guido SalvinFlavio Bisi/ Fernado Chwaigert (Mercedes Bens) se mantêm na liderança, com vantagem de 10min07. "Apesar de ter sido uma especial extremamente dura, foi muito prazerosa de andar. Um trecho que precisamos de um cuidado especial foi na parte mais veloz na região dos canaviais, em que atingimos 143 km/h com o caminhão. Como havia muitas lombas, é preciso cuidado; não fosse isso, era um local para chegarmos aos 200 km/h. Foi um dia bem divertido de se andar. O rali vem mantendo o nível de dificuldade e acho que se mantiver este ritmo o Sertões deste ano tem tudo para ser o mais difícil da história, porque a cada dia os trechos são mais e mais puxados", comentou Piano.
Guido Salvini ressaltou que tiveram problemas mecânicos. "Tivemos um problema de perda de potência que já havia aparecido ontem e a equipe trabalha para encontrar a origem. Por isso não pudemos usar a potência que desejávamos, mas esta foi apenas a segunda especial do rali. Tem muita coisa pela frente, não tem ninguém disparado na frente e tudo está muito equilibrado e muito no início. Vão acontecer várias coisas até o Jalapão, e inclusive temos uma etapa maratona depois de amanhã. Espero ter tudo resolvido, porque a gente só quer acelerar".
Amanhã, uma etapa com quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom, velocidade média e alta, variando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entra num trecho com longas retas, porém o piso não ajuda muito. Na última parte da especial, a prova fica travada e a 20 km do final entra novamente um trecho de retas maiores, mas com muitas depressões e erosões.
4a. Etapa - 28/07 - domingo
URUAÇU (GO) - PORANGATU (GO)
Deslocamento inicial: 31 km
Trecho de Especial: 233,27 km
Deslocamento final: 25 km
TOTAL: 289 km
Resultado 3ª etapa Carros (extra-oficial):
Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
4. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
5. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
6. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
7. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
8. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
9. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46
10. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:
A especial foi bastante técnica e dura, com muitas pedras e poeira. Mas para os franceses e atuais campeões Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cotret (Mini All4) a passagem foi tranquila e a dupla conquistou a segunda vitória em três etapas. Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex) ficou em segundo na geral e venceu na sua categoria a PT1, seguido por João Cardoso/Sidnei Broering (Evoque) em terceiro.
"Dia muito técnico, inicio travado, meio bem rápido. Depois era bem técnico e escorregadio. Na parte rápida, chegamos a 170 km/h. Pegamos muita poeira dos UTVs, eles levantam mais pó do que os carros", comentou Peterhansel. O veterano Klever Kolberg/Flavio França (MEM Motorsport), ao volante do protótipo T-Rex, andou forte, sofreu bastante, mas com o resultado assumiu a vice-liderança na classificação geral.
"Dia muito puxado, extremamente ondulado, esburacado, com erosões e mais dez adjetivos para obstáculos. Tinha valeta, valeta com pedra, valeta com erosão, valeta mortal... Foi um dia de rali mesmo. Fisicamente, sofremos bastante por causa da suspensão traseira que está muito macia e dava final de curso. Isso acabou com a nossa coluna. De qualquer forma, não tivemos que parar nenhuma vez e isso foi muito bom", disse Kolberg.
Já os principais rivais dos franceses, o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX, enfrentaram muitos problemas, terminaram em 18º no dia e despencaram da segunda para a 16ª posição na geral a 56 minutos dos líderes. "Hoje foi um dia bem complicado. Logo no quilômetro 7 da especial tivemos uma pane elétrica e ficamos mais de 20 minutos para ajustar. Ao longo da prova foram três pneus furados e fizemos os últimos 30 quilômetros da especial fazendo rodízio quando começava a chegar na roda. Vamos fazer o possível para ganhar posições nas próximas etapas. Ainda tem muito chão pela frente", comentou Guiga.
Na categoria Protótipo T1, a disputa está equilibrada, com Kolberg/França em primeiro, seguido por Cardoso/Broering em segundo a 6min50; e Sylvio Barros/Eduardo Bampi em terceiro, 6min23 atrás.
Na Pro Brasil, a vitória do dia ficou com Jorge Wagenfuhr/Marcos Pastein (L200 Triton Evo), que lidera. Marcos Cassol/Luis Eckel (Mitsubishi Triton R) estão em segundo a menos de dois minutos dos líderes; seguidos muito de perto por Luis Facco/Humberto Ribeiro (Triton SR), 24 segundos atrás.
Na Super Production, vitória de Rafael Cassol/Lelio Carneiro (Triton R), que lidera a categoria com seis minutos de vantagem para Glauber Martins/Minae Miyauti (Triton R), em segundo; e a dupla Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS) ocupa a terceira posição,14 minutos atrás.
Na Protótipo T2, vitória de Kenner Garcia/Rafael Dal Belo (Chevrolet S10) que lidera com menos de quatro minutos sobre Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller). Em terceiro está Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4), 14 minutos atrás.
Caminhões
Na disputa dos caminhões pesados, que teve especial mais curta (183 km), vitória do trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), mas Guido SalvinFlavio Bisi/ Fernado Chwaigert (Mercedes Bens) se mantêm na liderança, com vantagem de 10min07. "Apesar de ter sido uma especial extremamente dura, foi muito prazerosa de andar. Um trecho que precisamos de um cuidado especial foi na parte mais veloz na região dos canaviais, em que atingimos 143 km/h com o caminhão. Como havia muitas lombas, é preciso cuidado; não fosse isso, era um local para chegarmos aos 200 km/h. Foi um dia bem divertido de se andar. O rali vem mantendo o nível de dificuldade e acho que se mantiver este ritmo o Sertões deste ano tem tudo para ser o mais difícil da história, porque a cada dia os trechos são mais e mais puxados", comentou Piano.
Guido Salvini ressaltou que tiveram problemas mecânicos. "Tivemos um problema de perda de potência que já havia aparecido ontem e a equipe trabalha para encontrar a origem. Por isso não pudemos usar a potência que desejávamos, mas esta foi apenas a segunda especial do rali. Tem muita coisa pela frente, não tem ninguém disparado na frente e tudo está muito equilibrado e muito no início. Vão acontecer várias coisas até o Jalapão, e inclusive temos uma etapa maratona depois de amanhã. Espero ter tudo resolvido, porque a gente só quer acelerar".
Amanhã, uma etapa com quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom, velocidade média e alta, variando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entra num trecho com longas retas, porém o piso não ajuda muito. Na última parte da especial, a prova fica travada e a 20 km do final entra novamente um trecho de retas maiores, mas com muitas depressões e erosões.
4a. Etapa - 28/07 - domingo
URUAÇU (GO) - PORANGATU (GO)
Deslocamento inicial: 31 km
Trecho de Especial: 233,27 km
Deslocamento final: 25 km
TOTAL: 289 km
Resultado 3ª etapa Carros (extra-oficial):
Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
4. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
5. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
6. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
7. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
8. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
9. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46
10. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:
QUEM MORA NA GRANDE CURITIBA PODE AINDA COMPRAR UM CARRO NOVO, NESTE DOMINGO, ATÉ AS 17 HORAS, NA FÁBRICA DA RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. SÃO CARROS ZERO KM A PREÇOS PROMOCIONAIS.
A Renault está realizando um grande feirão, até as 17 h, deste domingo, no pátio sua fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
A marca oferece condições especiais para aquisição de veículos novos, como juros promocionais em toda a sua gama disponível para a realização de test-drive.
Para quem busca um sedã, o destaque fica por conta do Logan. A versão Expression 1.0, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, será comercializada a partir de R$ 28.990, ou entrada mais 36 parcelas fixas de R$ 499. Já a versão Authentique 1.0 sai a partir de R$ 24.990.
Para quem busca um sedã, o destaque fica por conta do Logan. A versão Expression 1.0, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, será comercializada a partir de R$ 28.990, ou entrada mais 36 parcelas fixas de R$ 499. Já a versão Authentique 1.0 sai a partir de R$ 24.990.
Outra opção disponível no feirão é o Sandero, um dos hatches mais vendidos no País, as suas versões – são oito modelos na gama 2013/2014- agradam diversos públicos pelas suas diferentes funcionalidades, além do visual moderno, espaço interno e robustez mecânica.
A versão Stepway, com câmbio automático, sai, neste final de semana, por R$46.990, com taxa zero.
O utilitário esportivo Duster está com uma condição especial: o modelo Tech Road, que traz como destaque o Media Nav, o sistema multimídia com uma tela sensível ao toque (touch screen) de sete polegadas integrado ao painel, por R$56.950. A taxa de juros é zero, em 36 vezes.
Se a intenção é adquirir um modelo mais econômico, com o motor mais potente da categoria, a opção é o compacto Clio Authentique, duas portas, cujo preço inicial é a partir de R$22.990, ou entrada mais 60 parcelas de R$399 .
A Renault abriu a fábrica à visitação, o que é um programa para toda a família, com direito a pinhão para aquecer o tempo frio prometido para o final de semana.
O utilitário esportivo Duster está com uma condição especial: o modelo Tech Road, que traz como destaque o Media Nav, o sistema multimídia com uma tela sensível ao toque (touch screen) de sete polegadas integrado ao painel, por R$56.950. A taxa de juros é zero, em 36 vezes.
Se a intenção é adquirir um modelo mais econômico, com o motor mais potente da categoria, a opção é o compacto Clio Authentique, duas portas, cujo preço inicial é a partir de R$22.990, ou entrada mais 60 parcelas de R$399 .
A Renault abriu a fábrica à visitação, o que é um programa para toda a família, com direito a pinhão para aquecer o tempo frio prometido para o final de semana.
O Pátio da Renault do Brasil - Complexo Ayrton Senna fica na Rodovia BR-277, km 73, Av. Renault, 1300 - São José dos Pinhais.
PIETRO FITIPALDI, 17 ANOS, OBTÊM SUA PRIMEIRA VITÓRIA NA EUROPA, VENCENDO NA FÓRMULA 4, EM BRANDS HATCH, NO MESMO CIRCUITO ONDE SEU AVÔ EMERSON GANHOU SUA PRIMEIRA CORRIDA EUROPEIA. SERÁ QUE TEREMOS UM NOVO CAMPEÃO NA FÓRMULA 1?
![]() |
Pietro repete o feito do avô Emerson Fipipaldi obtendo sua primeira vitória na Europa. (Foto: Divulgação) |
"Quando vi a bandeira quadriculada, não pude acreditar que eu era o primeiro a recebê-la. Foi incrível! Eu mantive minha mente calma na pista e realmente fui consistente por todo o percurso".
O desabafo é do jovem piloto Pietro Fitipaldi, ao comemorar a sua primeira vitória na Europa, ao volante de um Fórmula 4, por coincidência, ou não, no mesmo circuito Brands Hatch em que seu avô, Emerson, inaugurou, em 1969, sua extensa subida aos degraus mais altos do pódios, nos autódromos europeus.
- Isso é tão legal. De certo modo estou seguindo os passos dele. Então isso é bom, defendeu.
![]() |
Pietro comemora no pódio com a bandeira do Brasil (Foto: Divulgação)
A vitória de Pietro Fitipaldi, que tem 17 anos, teve direito a ultrapassagem na última volta do carro de Jake Hughes (Lanan Racing). Antes ele passou, Charlie Robertson (HHC Motorsport).
O orgulhoso avô coruja parabenizou o neto logo depois pelo twitter: "Parabéns, Pietro, por essa vitória em um dos circuitos mais técnicos e difíceis da Inglaterra, Brands Hatch".
Após largar na segunda posição, Pietro (Mark Godwin Racing), caiu para terceiro, mas recuperou a segunda posição e logo depois na última volta cruzou a linha de chegada em primeiro.
Seb Morris (Hillspeed) e Robertson completaram o pódio com o Pietro que sentiu pela primeira vez a emoção de ouvir o Hino Nacional em terras do velho continente. O outro brasileiro da categoria, Gustavo Lima foi o 16º.
Emocionado, Pietro confessou: Não acredito que consegui uma vitória em meu primeiro ano. Eu pensei que seria um processo de aprendizado – e ainda é. Não consigo colocar isso em palavras.
Pietro, depois de uma boa conversa com o avô Emerson, decidiu correr na Fórmula 4 inglesa, em detrimento da continuação nas categorias de acesso da Nascar, norte-americana, em que aos 15 anos já conquistara o título da Limited Late Model, em 2011.
O piloto tem nítidas pretensões a ingressar na Fórmula 1, pois, além de disputar a F4, corre ainda na F-Renault, também inglesa, com o apoio financeiro de Carlos Slim, o mexicano dono de um grupo de comunicações e apontado como o homem mais rico do mundo.
Assinar:
Comentários (Atom)
ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.
-
São Caetano do Sul, SP - A Chevrolet acaba de confirmar um dos mais esperados lançamentos para o mercado brasileiro. Trata-se do n...
-
Conta a lenda que não há carro inroubável e isso não está muito longe da verdade. As f ábricas investem em equipamentos como chave...
-
Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 q...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA ...
-
Uma criação dos deuses Ferrari 612 GTO, saído da criatividade de Sasha Selipanov, é ainda um conceito, mas já vem sendo considerado um dos...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Mogi ...
-
Coluna Fernando Calmon Nº 1.258 — 6/7/23 Passado, presente e futuro em 70 anos da VW no Brasil Ao comemorar sete décadas de atuaç...
-
Não se deixe levar pelas aparências: apesar da dianteira que remete ao Agile , o novo Cobalt não tem nada de Agile Seda...
-
Coluna Fernando Calmon Nº 1.271 — 5/10/23 Primeiro-ministro inglês quer frear expansão do limite de 30 km/h A Grã-Bretanha te...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Te...























.jpg)
