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sexta-feira, 28 de março de 2014

GM PROMOVE FEIRÃO DE FÁBRICA DE SÃO CAETANO, NESTE FIM DE SEMANA, COM DESCONTOS E VENDAS SEM JUROS. PROMOÇÃO ESTENDE-SE ÀS 600 CONCESSIONÁRIAS EM TODO O BRASIL


São Caetano do Sul – A Chevrolet fará seu tradicional “Feirão de Fábrica”, na sede da General Motors do Brasil, localizada em São Caetano do Sul (SP), nestes próximos sábado e domingo (29 e 30/03/2014). 


Os clientes contarão com promoções, além de possibilidades de financiamentos com taxa mensal de juro zero.

Além do feirão de fábrica, a ação de varejo se estenderá também para toda a Rede Autorizada de Concessionárias Chevrolet, constituída por aproximadamente 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da marca no Brasil. 

A divulgação das ofertas conta com o comunicador Rodrigo Faro estrelando o filme publicitário do feirão em São Caetano do Sul.

Ofertas e promoçõesNo feirão de fábrica em São Caetano do Sul, os clientes poderão comprar os modelos Onix 1.0 e Prisma 1.0, ano-modelo 2014/2014, equipados com ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico e os sistemas de airbag e ABS. 


Os modelos serão oferecidos com taxa mensal de juro zero em um plano de financiamento com até 24 meses para pagamento. Nessa condição, o cliente deverá pagar 50% de entrada do valor do veículo.

Os modelos Onix 1.4 e Prisma 1.4, serão oferecidos com taxa mensal de juros a 0,99% com saldo de 36 meses e 50% de entrada. 

A linha Trailblazer 2013/2014 será oferecida com taxa especial de 0,59% com saldo de 30 meses e 50% de entrada.

Durante o feirão em São Caetano do Sul os clientes também poderão comprar os produtos licenciados da Chevrolet Fan Store - camisetas, jaquetas, óculos, bonés, bermudas, miniaturas, entre outros, de veículos da linha da marca. 

O site virtual para compras dos produtos licenciados é www.chevroletfanstore.com.br.

O feirão de fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul ocorrerá nestes sábado e domingo (15 e 16/03/2014), no pátio interno da GM, na Avenida Goiás, 1805, Portão Um (01), no Bairro Santa Paula, com estacionamento grátis. O período de funcionamento será das 09:00 às 20:00 horas.

quinta-feira, 27 de março de 2014

ITAIPU BINACIONAL REFORÇA SUA FROTA DE CARROS ELÉTRICOS COM 20 RENAULT ZOE


Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
A frota de veículos elétricos de Itaipu Binacional ganhou o reforço de 20 compactos modelo Zoe, produzido e vendido na Europa pela Renault.

Os carros, com motor 100% elétrico, chegaram a Itaipu no final de fevereiro e serão usados em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com rede elétrica.

O coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico (VE), engenheiro Celso Novais, explicou o objetivo do estudo é subsidiar as empresas do setor elétrico em investimentos em infraestrutura de abastecimento – ou seja, sistemas para recarregar a bateria dos veículos.

Novais ressaltou que essa fase de estudo já estava prevista desde o início do Programa VE, em 2006, e a entrada da Renault como parceira de Itaipu facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos.

O termo de cooperação com a montadora francesa foi assinado em outubro do ano passado.

“Como parceira de Itaipu no Programa VE, a Renault concordou em compartilhar informações estratégicas, com suporte técnico, que nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse.

O engenheiro explicou que as versões atuais dos veículos elétricos utilizados na Itaipu têm tecnologia que causa baixo impacto na rede elétrica – são cargas de 8 horas, com tensão de 220 Volts e corrente de 16 amperes, com potência na ordem de 3,7 kW, típicas de uma tomada residencial.

O Zoe incorpora inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW.

“Para que o resultado dos estudos seja coerente com os veículos elétricos disponíveis no mercado global, faz-se necessário uma avaliação combinada destas diferentes tecnologias de recarga”, ressaltou Novais.

Com esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 62 unidades de veículos elétricos no País.

“Hoje contamos com os melhores parceiros para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, e certamente a Itaipu contribui para difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", disse Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.

Em 2013, além do contrato firmado entre as duas empresas, que prevê a montagem de 32 modelos Renault Twizy em regime SKD (Semi Knock Down, na sigla em inglês), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) adquiriu um modelo Zoe e um Twizy.

Também a Fedex Express adquiriu 6 unidades do Kangoo Z.E, hoje utilizado na entrega de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.

A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia.

Desde o início da comercialização em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo.

Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013 no mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.

A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por três modelos: Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E.

Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e serão tendência. “Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão", afirmou Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Frota elétrica
Com os 20 Zoe, a frota de veículos elétricos de Itaipu já supera 50 unidades – incluindo modelos Fiat Palio Weekend, caminhão, miniônibus e utilitário, todos com motor elétrico.

Outros protótipos desenvolvidos em Itaipu estão espalhados por todo o Brasil, em empresas do setor elétrico e parceiras do Programa VE.

“Esse volume de veículos, somando os Zoe e os protótipos elétricos, é necessário porque precisamos de escala para que o estudo seja validado. É o mínimo necessário para formar uma massa crítica”, concluiu Novais.

O Renault Zoe
O Renault Zoe foi lançado mundialmente em 2012, no Salão de Genebra (Suíça). O modelo é um hatch compacto para quatro pessoas e tem autonomia superior a 210 quilômetros conforme ciclo NEDC (New European Driving Cycle).

Seu motor elétrico tem potência de 88 cv e 22,4 kgfm de torque. O modelo vai de 0-100 km/h em 13 segundos.

O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touch e comandos no volante.

SHELL, UMA DAS MAIORES PETROLÍFERAS DO MUNDO, DEFENDE QUE EM 2070 SÓ HAVERÁ CIRCULANDO VEÍCULOS MOVIDOS A ELETRICIDADE. SERÁ? NOSSO COLUNISTA FERNANDO CALMON ABORDA O TEMA COMBUSTÍVEIS E MOSTRA AS DICOTOMIAS DA POLÍTICA BRASILEIRA DE COMBUSTÍVEIS E AINDA ELOGIA O NOVO VOLVO V40 CROSS COUNTRY.


Alta Roda 


Nº 777 — 25/3/14

Fernando Calmon 


É SÓ DISCURSO

Maior parte dos que leem esta coluna, provavelmente, não estará em condições de confirmar as previsões que se multiplicam sobre como se moverão os carros no futuro. 

Há certo consenso em torno da tração elétrica, apesar dos vários obstáculos a superar. Dúvidas, porém, persistem sobre quando se aposentará definitivamente o veterano (Ciclo Otto tem 147 anos) e quase onipresente motor de combustão interna (MCI). 

O que já se sabe, para os próximos anos, é a convivência pacífica entre MCI e motores elétricos, de forma separada ou em conjunto por meio de soluções híbridas.

Uma recente e bem fundamentada projeção veio da empresa energética Shell, bem mais conhecida por sua principal atividade petrolífera. 

Segundo ela, em 2070 só existirão veículos movidos a eletricidade, mas sua adoção, obviamente, será paulatina. 

Os pesados e os que percorrem grandes distâncias estarão entre os últimos na escala de substituição. 

Automóveis, em especial os utilizados em cidades quase todo o tempo, trocarão de fonte de propulsão antes. 

Não há previsão exata, mas pode acontecer entre 2035 e 2050, com coexistência e transição de convencional para híbrido e deste para o elétrico puro.

Então ainda resta saber o que estará nos tanques de mais de um bilhão de veículos produzidos por década, ritmo previsto para dentro de cinco anos. 

Um papel importante está reservado aos biocombustíveis – obtidos de fontes renováveis ou limpas – entre eles o etanol de cana-de-açúcar. 

Ao contrário do que acontecia em passado recente, as petrolíferas já consideram essa alternativa complementar ao seu negócio. 

Prova disso foi o Seminário Internacional de Biocombustíveis realizado, semana passada em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro do Petróleo e o WPC (sigla em inglês para Conselho Mundial do Petróleo).

Pouca novidade surgiu de dois dias de conferências e painéis, mas saltou aos olhos que o Brasil está encrencado por falta de objetividade e sensatez na política de combustíveis. 

Muitas palavras enalteceram o País como produtor competitivo de etanol. Mas, só este ano vão-se importar US$ 11 bilhões em diesel e gasolina. 

E essa conta tende a subir no curto prazo. Novas refinarias produzirão diesel e mal darão conta do aumento de consumo e substituição de importações.

Aparentemente, todo o consumo adicional de gasolina deveria ser coberto com ajuda do etanol. Mas, pouquíssimas destilarias estão em construção, no momento. 

Há algum esforço em investir no etanol de segunda geração, porém muito longe de equacionar o problema.

A nova refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, focada em diesel (sem produção de gasolina) custará à Petrobrás vultosos US$ 18 bilhões para produzir 250.000 barris/dia de derivados de petróleo. 

Destilarias convencionais de etanol produziriam o mesmo volume com investimentos em torno de um quarto daquele total, sem contar a diferença brutal na geração de empregos.

Há o fato de que a gasolina continua com preço controlado pelo governo e os custos de produção de etanol subindo. 

Nos postos, se o biocombustível custar acima de 70% do preço da gasolina a grande maioria dos motoristas desconsidera o seu uso.

O discurso é bom, mas na prática nada acontecerá.



RODA VIVA



CONCIDENTEMENTE, dois altos executivos do exterior – Dan Ammann, da GM e Michael Macht, da VW – estiveram em visita às respectivas filiais no País, semana passada. 

O primeiro admitiu que o mercado ficará meio parado neste e no próximo ano. No entanto, ambos confirmaram investimentos previstos, apesar de preocupações de curto prazo que não devem ser poucas.

DESEMBOLSOS de capital em ampliações fabris já foram feitos pelas duas marcas. Porém, produtos novos, motores de maior eficiência energética e instalações mais produtivas ainda consumirão dinheiro nos próximos anos. 

Resta saber a reação de quem ainda constrói instalações. Apesar de construções modulares ajudarem, há risco de excesso de capacidade.

TRABALHO muito bom de suspensões foi executado na versão aventureira do Volvo V40 Cross Country. 

Tração 4x 4 e motor turbo de 5 cilindros/210 cv lhe dão competência fora de estrada (ganhou 4 cm na altura), sem tirar prazer de dirigir em asfalto. 

Não exagerou demais nos apêndices. Visibilidade traseira incomoda e sofre com os impostos altos: R$ 141.500.

TOYOTA chama atenção de que dispensou contabilidade criativa ao apresentar os preços do novo Corolla. 

Dessa forma, considerou, nos valores informados nessa coluna, o balanço final entre o que saiu, o que entrou e o que custa mais caro agora em termos de equipamentos e acessórios, nas três versões oferecidas: GLi, XEi e Altis.

ATÉ AGORA, o próprio Contran deixou de cumprir o estabelecido em suas próprias resoluções. 

Ajudaria muito se já estivesse regularizado o aviso no certificado anual de licenciamento de que o proprietário não executou o recall. 

Mesmo os desinformados ou esquecidos tratariam de regularizar a situação. Isso ajudaria bastante quanto à segurança.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

quarta-feira, 26 de março de 2014

FIAT GRAND SIENA GANHA NOVOS EQUIPAMENTOS EM SUA LINHA 2015. A VERSÃO MAIS BARATA CUSTA R$ 40.590,00 PARA A VERSÃO ATTRACTIVE 1.4, VEJA OS PREÇOS E NOVOS ITENS.





A Fiat lança uma nova versão do modelo Grand Siena 2015 com itens até aqui oferecidos como adicionais:


• Lane Change – Função que auxilia a visualização do veículo na troca de faixas. Basta pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada e o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista;


• Anéis cromados nos Comandos de Climatização – Detalhe que traz mais requinte e modernidade ao veículo;


A tampa do porta-malas agora também ganha revestimento interno;


• As versões Attractive 1.4 e Tetrafuel 1.4 recebem de série rodas de aço 15”.


Opcionalmente, o Fiat Grand Siena 2015 passou a contar também em sua lista de conteúdos com o alarme de fábrica e com a função Tilt Down — ao engatar a marcha ré o espelho retrovisor do lado do passageiro inclina para baixo, melhorando assim a visualização nas manobras de estacionamento, função é disponível com o retrovisor externo elétrico.


Preços:
Grand Siena Attractive 1.4: R$ 40.590.
Grand Siena Tetrafuel 1.4: R$ 50.040.
Grand Siena Essence 1.6: R$ 45.430.



VOLKSWAGEN APOSTA NA PRODUÇÃO DE CARROS DE PREÇOS MENORES. O OBJETIVO É ARRANCAR PARA LIDERAR A PRODUÇÃO ATÉ 2018, ASSIM ACREDITA O NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER QUE ABORDA O ASSUNTO E AINDA COMENTA DIVERSOS TEMAS, ENTRE ELES A FESTA DOS ALFAS COM O PROGRAMA DE 2.300 KM E A SITUAÇÃO DA PSA.


Coluna nº 1.314 - 26 de Março de 2014 
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Volkswagen fará carros de baixo preço

Em seu projeto de liderar a produção mundial de automóveis até 2018, a Volkswagen terá uma família de veículos menos elaborados e com preço menor. 

Atualmente, a empresa encontra-se numa furca, ante duas opções: transformar a Seat, sua espanhola sempre em dificuldades em manter-se e crescer, ou criar nova marca, a 13ª de seu portfólio, a ser identificada como de baixo custo.

Para países nascendo para a interação entre consumidor e automóvel. O ponteiro da bússola aponta para as peculiaridades da Índia, amplo, plano e mercado de carros simples ou antigos, porém mandatoriamente de baixo custo. 

Junto com a China, fazem a dupla da expectativa para vendas em volume. Os outros membros dos BRICS – Brasil, Rússia, África do Sul, além de leste europeu, também com espaço para o mercado de entrada estão na mira.

Nada cria, a Renault assim o faz com a romena Dacia; a Nissan exumou a marca Datsun; a Toyota opera com Daihatsu há décadas.

Hoje, a proposta é referida internamente como BB – Budget Brand, na realidade do balcão, para quem tem orçamento contado, e anda na corda bamba. 

Questão básica é responder se o carro será low cust e low price, o que usualmente não ocorre. O Projeto BB baliza preço ao máximo de US$ 8 mil – R$ 20 mil.

A mesa diretora da VWAG deverá bater o martelo pouco antes das férias de verão, no meio do ano.

Fórmula e produção simples, exercício de conhecimento e criatividade para montar carro novo a partir do resgate de componentes e grupos mecânicos já existentes, amortizados, sem custos. Hipotética produção em 2016, ou 2017.

Ciclo interessante. A volta à essência da marca antes identificada Carro do Povo, muito se afastou deste conceito

Aqui, o BMW catarinense
Do leque de produtos a fazer na fábrica que instala em Araquari, SC, a base de dois está definida: motor pequeno, dianteiro, transversal, 1.5, três cilindros, 12 válvulas, injecão direta, tração dianteira. 

Duas opções permitirão delinear outros atrativos: a tração xDrive para mover as quatro rodas, e a aplicação de turbo alimentador ao motor. 

Tal estrutura permitirá montar produtos como os novos Mini Paceman e Countryman, e os novos BMW X1 e o futuro X2, seguindo tendência de uso liderada pelo Range Rover Evoque – cara de utilitário, jeito de carro esportivo.

BMW X2 pode ter este conceito. Imagem via Bimmerpost


Alfas, Amigos, Aniversário
Apreciadores de Alfa Romeo 2300, membros do informal grupo Alfa Romeo/BR, comemoraram os 40 anos do lançamento deste automóvel aproveitando sua mais clara característica: o bom rodar na estrada.

Programa de 2300 km – São Paulo, Curitiba, São Paulo, Petrópolis, RJ, Betim, MG, Curitiba, com representantes em amplo leque, de Porto Alegre a Brasília, participação integral ou em trechos.

Festa de amizade, congraçamento, preservação da história, incluindo visita às instalações da Marcopolo, produzindo ônibus em parte das monumentais instalações industriais da Fábrica Nacional de Motores, provocadora do surgimento da cidade de Xerém, na Raiz da Serra de Petrópolis. 

Lá, o 2300 foi projetado, desenvolvido e iniciou a ser construído e vendido a partir de 25 de março de 1974. 

Em 1978, a Fiat assumiu a marca Alfa Romeo, reviu o automóvel e levou sua produção para Betim, onde se encerrou em janeiro de 1987.

A viagem, coordenada entre S. Paulo e Curitiba pelos alfistas Túlio Silva, Marcus Myrrha e Marcelo Paolillo, permitiu além de amizade, absorver muitas informações. 

Considerado um dos maiores especialistas mundiais em Alfa, o cirurgião Axel Marx veio da Suíça, adquiriu unidade de 1984, e convidou-se Murilo Pilotto, engenheiro, ex-corredor de automóveis, envolvido no desenvolvimento e acertos do Alfa 2300.

Emoções, característica dos Alfa, não faltaram. No caminho, passagem pelo Museu Roberto Lee, em Caçapava, onde grande esforço tenta traze-lo de volta à vida, a surpresa de ver o funcionar de raríssimo exemplar de Alfa Romeo RL Torpedo. 

O automóvel, com história igualmente emocional, não funcionava desde que chegou ao Brasil, em 1924. 

Mais, aos portões da antiga FNM, com presença de filhos de antigos funcionários, foi feita a foto comemorativa da homenagem.

Como viagem, clima de amizade e único problema com os quarentões foi no automático de partida de uma das unidades, coisa sanada pelo Tico, paulistano mecânico fiel à marca.

Porta da antiga FNM, Alfistas comemoram 40 anos do Alfa 2300 
(Foto: Henrique Huber Jr. )


Roda-a-Roda 

Corte – O processo de salvação da PSA Peugeot-Citroën passa por medidas nunca imaginadas, como o afastamento da família Peugeot, fundadora e controladora com 24,5% das ações, dos cargos executivos. Aumento de capital subscrito pela chinesa Dongfeng e pelo estado francês mudou a governança.

Mescla – Conselho de Supervisão, 14 membros, representará acionistas e assalariados. Thierry Peugeot e seu primo Robert representarão os negócios da família. Xu Ping e Liu Weidong, presidente e diretor-geral da Dongfeng, e de Bruno Bézard, diretor Geral de Finanças Públicas pelo governo francês.

Direção – Para a Presidência acordou-se em buscar Louis Gallois, 70, socialista de carteirinha, ex-representante do governo francês na mesa de direção, quando de aval estatal para a companhia. Carlos Tavares, português com gasolina nas veias, ex-Renault, será o diretor-geral.


Situação – A PSA perde mercado há seis anos, escriturou 177 milhões de Euros em prejuízos, não distribui dividendos há dois exercícios, reduziu investimentos em pesquisa e desenvolvimento. 

Atitudes de Tavares, fomentar divulgação das marcas, enfatizar as recentes conquistas tecnológicas do novo motor de três cilindros, criar marca Premium, servem para mostrar atividade e ser lembrado.

Lentidão – Mas não se deve aguardar medidas e implementação rápidas noboard de composição variada em origens e vivências. 

Difícil a funcionários públicos, falando por governo socialista, ajam com a rapidez e o risco capitalista dos executivos das empresas, ou que chineses estreantes entendam tais variáveis.


Head Hunter – Empresas automobilísticas na França ante o sinal de pânico e problemas com o governo, recorrem a funcionários públicos dirigindo fabricantes de aviões. Gallois era auditor no governo francês e presidia a Airbus. 

Antes – Anos ’60, quando a Chrysler comprou a Simca – e a desnacionalização gerou problema de convívio com o poderoso presidente e General De Gaulle – trouxe Georges Héreuil número 1 da estatal montadora do revolucionário jato Caravelle para ser PDG da Simca. 

Gente fina – Bugatti, o refinado construtor francês controlado pela Volkswagen aproveitará o Techo Show, em Essen, Alemanha, 26-30 de março, exponencial evento de automóveis antigos para apresentar o conceito 18.4 da linha Veyron. 

Proteção – Lançará o “Bugatti Certified”, documento pelo qual a fábrica garante assistência nos produtos, nos mais elevados padrões, válidos para veículos novos e também para usados. 

Series 4 – Novo BMW na praça. Cupê de elevado rendimento, o Series 4., versão 35. Atrativo em linhas, motorização padrão BMW, seis cilindros em linha, injeção direta, dois turbos, e 306 cv de potência, transmissão automática com oito velocidades. 

? – É a versão M. A letra indica os veículos de comportamento melhorado da BMW. O número da série indica ser Cupê. Sedãs pelos algarismos ímpares. Já à venda, R$ 300 mil. Versões mais simples no segundo semestre.



BMW 435 versão M. 


Mico – Após negar insistentemente problemas nos freios de seus veículos, a Toyota acertou-se com promotores federais estadunidenses, e custo de US$ 1,2 bilhão entre multa e valor para acordos nas acusações. 

Admitirá de público ter enganado os consumidores, escondendo informações, fazendo declarações falsas sobre segurança. 

Caso – A base está em problema de origem nunca descoberta: seus carros aceleravam sem comando, envolvendo-se em acidentes. 

Submissão - Toyotas de lá e de cá insistiam ser erro dos motoristas, do tapete, teorias para divergir do problema. 

Foi obrigada a fazer recall em 10 milhões de veículos e será monitorada por auditoria independente em suas políticas de comunicação sobre segurança. 

Vontade – Bons números de vendas e lucros, em 2013, animam a BMW a crer ultrapassar dois milhões de unidades em vendas de seus produtos, de Rolls-Royce a Mini, passando pelos da marca cerne em automóveis e motocicletas. 

Fim – A Volkswagen encerrou a produção do Golf modelo brasileiro – era a espécie de Geração 4 e meio, a 4ª visão sobre o carro, e o meio é por conta de implementos visuais não existentes em outros países, para esticar sua vida.

Princípio – Amplia a fábrica de São José dos Pinhais, beiradas de Curitiba, adaptando-a à fabricação do Novo Golf, receber a Audi como inquilina, fazendo o A3 sedan e utilitário esportivo Q3, meando área, equipamentos e serviços. Vendas em 2015.

3 – Motores pequenos para carros idem, entenda-se o caminho mundial da conformação com três cilindros, serão comuns nos próximos anos. 

No Brasil, hoje, se faz o do VW up!, importa-se o do Hyundai HB20 e a Ford iniciou ajustar máquinas de nova fábrica em Camaçari, BA. Irão para o Fiesta e para o sucessor do Ka, veículo de menor preço na marca.

Outro – Mais um fabricantes chinês de caminhões limpa a estrada para produzir no País. A recém-criada SBTC Indústria de Veículos, assinou com a chinesa CNHTC para produzir seus caminhões a serem chamados Sinotruck. 

Vai ao Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Comércio Exterior para as facilidades do programa Inovar Auto. Fábrica em Lajes, SC.

Mudança – Veículos de leilão são carros usualmente abandonados, mal tratados, vendidos sob a má aparência do depósito desassistido por largo tempo. Mas situação tende a mudar.

Como? – Começa pelo nome – remarketing - a BCA Brasil – joint venture entre a BCA Europe, maior do continente, da Estapar de estacionamentos e do grupo imobiliário WTorre. 

Aplicaram R$ 10 milhões em área e estrutura em 25 mil m2 em Mogi das Cruzes, apto a vender até 60 mil carros/ano.

Tradução – Remarketing traduz integrar todos os elos da cadeia comercial para recolocar no mercado carros apreendidos por inadimplência ou irregularidade.


E? – Na prática significa vistoriar os veículos, guardá-los de maneira adequada, garantir sua conservação até devolvê-los ao mercado. 

Há muito mercado, gerado especialmente nos pátios dos Detrans, que, por falta de meios, não devolvem rapidamente à circulação os veículos apreendidos. 

Baixa – Agência econômica mundial Standard and Poors analisou os dados da economia, previsões de inflação e a incapacidade do governo federal em se comunicar com a população e reduziu a nota de confiabilidade do Brasil. BBB menos – baixa confiabilidade.


Mercado – Revendas Mini Eurobike, de Porto Alegre, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, SP, fazem graça com os Mini em versão One, preço reduzido a R$ 76.950, e Cooper S Exclusive de onde cortou R$ 15 mil, garroteando-o em R$ 89.950. 

50% de entrada, saldo em 10 x sem juros. Modelos 2013. Querem esgotar o estoque. Modelo mudará em breve.

Recall – O Ministério da Justiça, pela Secretaria Nacional do Consumidor, informa: o Chrysler Group do Brasil convoca presença dos Jeep Cherokee 2011 para trocar o módulo do air bag traseiro e, 2012, para reprogramar/trocar o módulo de energia. 

Mais? 

Muito – Honda festeja ter produzido 500 mil unidades do Fit no País. Dez anos de sucesso, produção contida em 50 mil unidades/ano. Neste ano, novo modelo será fabricado em Sumaré, SP.

Mais – Mudança grande, plataforma maior, versão utilitário esportivo e motor para unidade com injeção direta.

Salão – Será em outubro, mas já se iniciaram as vendas dos ingressos para o Salão do Automóvel, S. Paulo. 

Atração, terá pela primeira vez, test-drives em até 20 marcas. Por respeito, conforto e segurança, entre no sítio da organizadora Reed Exibitions e exija instalação de ar condicionado e a limitação número de visitantes por hora: (www.salaodoautomovel.com.br). 

O Salão é um sahara atrativo – e despreparado para emergências.
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A VOLKSWAGEN ACABA DE LANÇAR UMA VERSÃO MAIS SIMPLES DO NOVO GOLF POR R$ 66.990,00, A COMFORTLINE. ESTE MODELO DE ENTRADA NÃO TRAZ DE SÉRIE ALGUNS ITENS DE CONFORTO QUE SÃO OFERECIDOS EM DOIS PACOTES DE OPCIONAIS. O MODELO É VENDIDO NAS VERSÕES: HIGLINE, POR R$ 70.360,00, A HIGLINE DSG, QUE CUSTA R$ 77.610 E GTI, MAIS CARA, QUE PULA PARA R$ 98.300,00. TODAS INCLUEM SETE AIRBAGS, CÂMBIOS MANUAL DE SEIS MARCHAS OU AUTOMÁTICO DSG DE SETE VELOCIDADES LIGADAS AO MOTOR 1.4 TSI, TURBO, DE 140 CV, A GASOLINA, ACIONADO PELO BOTÃO STAR/STOP.


Uma versão mais barata do Novo Golf que a Volkswagen denominou Comfortline chega ao mercado por R$ 66.990,00 sem alguns itens de série: volante multifuncional, ar-condicional digital de duas zonas, lanterna traseira e de neblina com led, faróis com sensores de chuva e crepuscular e um sistema de som e entretenimento mais simples, existentes na versão seguinte que custa mais R$ 3.370,00.

A nova versão de entrada do Golf traz o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology, com quatro cilindros e 16 válvulas, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta de combustível, desenvolvendo 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. E registra um belo torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.

O cliente pode escolher o Novo Golf Comfortline com transmissão manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidade, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). 

Independentemente da transmissão, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.



Externamente, o Novo Golf Comfortline incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas. 

As lanternas traseiras possuem desenho interno exclusivo, com o marcante design de iluminação da Volkswagen.

A nova versão Comfortline está disponível em oito opções de cores externas: Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night e Limestone Gray (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).



O modelo é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. 



Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Opcionalmente essa versão pode receber as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, desenho exclusivo para a Comfortline, com pneus 225/45 R17.



Acabamento
O Novo Golf Comfortline traz acabamento da cabine com revestimento em tecido Black (preto), o que lhe confere sofisticação. 

Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio, manual ou automático DSG, têm revestimento de couro.

O Novo Golf é equipado com ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.



O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança.

E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.



Pacotes Elegance e Exclusive
Como opcionais, o Novo Golf Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. 


Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.

O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Novo Golf Comfortline, conferindo mais exclusividade ao modelo.




Segurança
Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos são equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). 

São equipamentos de série em todas as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR).

Também são equipamentos de série o freio eletromecânico de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.

Um item inovador no Novo Golf é o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). 

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual.

O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. 

A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. 

Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.



São os seguintes os preços das 

diversas versões do Novo Golf:


Comfortline - R$ 66.990,00.

Highline - R$ 70.360,00.

Higline DSG - R$ 77.610,00.

GTI - R$ 98.300,00.




terça-feira, 25 de março de 2014

FORD EXIBE MUSTANG NO TOPO DO EMPIRE STATE, DE NOVA YORK, PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DO MODELO, NOS DIAS 16 E 17 DE ABRIL. NO PERÍODO, COMO O BLOG ANUNCIOU, MILHARES DE PROPRIETÁRIOS E FÃS DE 16 PAÍSES, DESTE QUE É UM ÍCONE MUNDIAL, SE REUNIRÃO EM LAS VEGAS E NA CAROLINA DO NORTE FESTEJANDO MEIO SÉCULO DE VIDA DO MUSTANG, ATÉ HOJE, A FORD JÁ VENDEU NOVE MILHÕES DELES. NÃO PERCA ESTA FESTA MEMORÁVEL. VEJA COMO PARTICIPAR.

O Mustang, em 1965, exposto no mirante do então prédio mais alto do mundo.

A Ford colocará em exposição um Mustang no topo do famoso edifício Empire State Building, em Nova York, nos dias 16 e 17 de abril, recriando uma das ações que marcaram o lançamento do carro há quase 50 anos. O veículo ficará exposto no mirante do prédio.

“Nova York é uma das maiores cidades do mundo e o lugar onde a história do Ford Mustang começou há 50 anos”, diz Mark Fields, chefe de operações da Ford. 


Ele confessou que “estamos empolgados em visitar esse marco arquitetônico que tem sido o coração do horizonte de Manhattan há 83 anos, com a nova geração do carro que é a alma da Ford”.

Como participar

Se deseja participar da comemoração de Meio Século de vida do Mustang acesse os sites abaixo, continuamente atualizados:
Transportar um carro 86 andares acima das ruas densamente povoadas de Manhattan não é uma tarefa simples. 

Nenhum guindaste móvel é capaz de alcançar o mirante no 86º andar e a torre alta sobre o terraço relativamente estreito também torna impossível o transporte por helicóptero. Assim, a única opção viável é o elevador.

Quando o Empire State Bulding foi aberto, em 1931, como o prédio mais alto do mundo – título que manteve quase 40 anos – ninguém imaginou seus elevadores 
transportando um carro e muito menos ter um Mustang exposto no seu mirante


Mas, esse fato ocorreu em 1965, quando um protótipo do Mustang conversível foi cortado em três partes, mais o para-brisa, para caber nos elevadores.

“Os bons artesãos de nosso time estão medindo milimetricamente o espaço para garantir que o Mustang possa subir nos elevadores”, revelou Dave Pericak, engenheiro chefe do Mustang. 

Segundo ele, como o time que fez isso em 1965, nossa equipe visitou o Empire State Building antes de começar e tirou medidas cuidadosas dos novos elevadores e portas antes de cortar o carro.

O novo Mustang é cerca de 18 centímetros mais comprido e 10 centímetros mais largo que o original, tornando o desafio ainda maior. 

Trabalhando com dados virtuais de engenharia, a equipe identificou os lugares certos para fazer os cortes de modo que ele possa ser levado em carrinhos especiais nos elevadores.

Quando tudo tiver subido os 86 andares, os técnicos terão menos de seis horas para remontar o carro que ficará exposto no local.



Caravanas
Também a partir do dia 16 de abril, fãs de 16 países se reunirão nos Estados Unidos para celebrar os 50 anos do Ford Mustang. 

A comemoração oficial internacional será tão grande que a Ford e o Mustang Clube da América vão realizá-la simultaneamente em dois locais, de 16 a 20 de abril. 

O clube também organizou caravanas para que os donos de Mustangs possam viajar em grupo para cada evento.


Fãs da América do Norte, América do Sul – incluindo o Brasil –, Europa, Austrália e Nova Zelândia desfilarão com as bandeiras de seus países nos autódromos de Charlotte, no Leste dos Estados Unidos, e Las Vegas, no lado Oeste.

“Embora o Ford Mustang não seja vendido globalmente, a paixão pelo ‘pony car’ é realmente internacional”, ressaltou Ronald Bramlett, diretor do Mustang Clube da América. 

Ronald revelou que fãs de todo o mundo participarão da comemoração e alguns estão transportando seu Mustang aos Estados Unidos para o evento.

Modelo mais avançado já produzido da linha, o novo Mustang será vendido na Europa em 2015. Seu design aerodinâmico é acompanhado por motores de alta performance, incluindo o novo 2.3 EcoBoost e o 5.0 V8 com mais de 426 cv.



Sucesso instantâneo
O Ford Mustang foi apresentado ao mundo em uma campanha de televisão na noite de 16 de abril de 1964, antes de ser exibido na Feira Mundial de Nova York, em 17 de abril.

O carro começou a ser vendido nesse mesmo dia e os distribuidores Ford registraram o recorde de 22.000 unidades vendidas e pedidos, no primeiro dia. 

No primeiro ano, o Mustang vendeu mais de 418.000 unidades e atingiu 1 milhão de unidades em menos de dois anos. Nas últimas cinco décadas, a linha já comercializou mais de nove milhões de Mustangs.



TROLLER MOSTRA SUA FORÇA NO 2º ENDURO BRASIL DE REGULARIDADE, EM SANTA CATARINA.


A Troller foi o grande destaque do 2º Enduro Brasil de Regularidade, realizado no último sábado, em Santa Catarina. A marca respondeu, com o Troller T4, pela maioria dos 96 carros inscritos no grid e também patrocinou o evento, como parte do seu programa de apoio às competições off-road no Brasil.


A prova teve um roteiro de cerca de 300 km, entre as cidades de Caçador e Calmon, que percorridos em cerca de 10 horas. 

Além de veículos bem preparados para vencer as trilhas com diferentes tipos de obstáculos, as duplas mostraram concentração e resistência, enfrentando concorrentes de alto nível técnico.

“As principais competições off-road do Brasil contam com uma participação forte da Troller e no Enduro Brasil não é diferente. Temos a satisfação de incentivar e apoiar os trilheiros que correm com o Troller T4 nessa prova”, diz Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller.

Esta foi a segunda edição do Enduro Brasil, que faz parte do calendário da Copa do Brasil de Regularidade 2014, que inclui, além das categorias Super Máster, Graduados e Júnior, a classe Passeio, destinada aos participantes que querem apenas passear e se divertir, sem contagem de pontos.

Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site: www.endurobrasil.com.br


FORD É A MARCA COM MAIS INDICAÇÕES AO PRÊMIO REI 2014 DE EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO. A MONTADORA CONCORRE AINDA AO PRÊMIO DE PROFISSIONAL DE MONTADORA. O NEW FIESTA E NOVO FOCUS CONCORREM NO SEGMENTO VEÍCULO LEVE


A Ford é o grande destaque do Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação, que vai eleger as principais realizações de profissionais e empresas da indústria automobilística no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. 

Com nove indicações, ela é a marca com maior número de finalistas no prêmio promovido pelo portal e revista Automotive Business.


Além de Empresa do Ano, a Ford concorre na categoria de Profissional de Montadora com Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. 

O New Fiesta Hatch e o Novo Focus competem como Veículo Leve e o Cargo 2842, como Comercial Pesado. Também estão no páreo a campanha Fusion Grand Prix (Marketing e Propaganda) e a produção do New Fiesta na fábrica de São Bernardo (Manufatura e Logística).


O motor 2.0 Direct Flex do Novo Focus, primeiro motor flex com injeção direta do mundo, é finalista em duas categorias, de Powertrain e também de Engenharia, Inovação e Tecnologia.

“É uma grande satisfação ser a marca com o maior número de indicações ao Prêmio REI 2014. Isso é um reconhecimento aos avanços que a Ford vem fazendo em todas as áreas para oferecer excelência em tecnologia e produtos para os consumidores em diferentes segmentos do mercado”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford.


Os finalistas do Prêmio REI 2014 foram selecionados a partir de 275 indicações feitas pelo público, por um júri independente formado por 23 especialistas. 

Na próxima etapa, os concorrentes serão eleitos diretamente pelos cerca de 40 mil leitores da publicação e participantes do V Fórum da Indústria Automobilística e II Fórum de RH. Os vencedores serão anunciados em 11 de junho, em São Paulo.


AUDI APRESENTA AO PÚBLICO, NAS RUAS DE LE MANS, O SEU NOVO R18 e-TRON QUATTRO QUE PARTICIPARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS 28 E 29/3, DO TESTE OFICIAL DO FIA


Ingolstadt, 25 de março de 2014 – A Audi começou a temporada 2014 da WEC com uma aparição espetacular. O novo Audi R18 e-tron quattro não rodou seus primeiros quilômetros em Le Mans na legendária pista de corrida na França Ocidental, mas sim, em tráfego público. 


O piloto Tom Kristensen, com nove vitórias debaixo do braço e dono do recorde das 24 Horas de Le Mans, dirigiu o esportivo híbrido a diesel da Catedral de Saint-Julien du Mans, no centro da cidade, até a pista de corrida.

Acompanhado por câmeras de TV e fotógrafos, além de ser a estrela de uma transmissão ao vivo pela internet, o novo LMP1 de corrida da Audi completou a distância de quase 10 km através da cidade, deu uma volta no Circuit Bugatti e chegou na frente do Welcome Center da pista de corrida em meio a aplausos de jornalistas e convidados internacionais. 


“Eu corro em Le mans desde 1997 mas isso foi completamente novo para mim também, e muito emocionante,” disse Tom Kristensen, que em 2006 dirigiu o revolucionário Audi R10 TDI em sua estreia mundial – em Paris – no meio do tráfego público também.

Além do caminho incomum que trouxe de volta memórias de uma era em Le Mans de um passado distante, quando os corredores chegavam em seus próprios carros de corrida, a Audi supreendeu o público com um novo uniforme para o carro. 


Enquanto a lataria do novo R18 e-tron quattro ainda é preta com detalhes vermelhos, como era quando o carro fez sua primeira aparição em Dezembro, um novo incrível esquema de cores captura o olhar. 

O novo esquema de cores com branco, prata, vermelho e preto mostra gráficos novos e expressivos. “As cores são simbólicas,” explica Dirk van Braeckel, gerente de Design Motorsport e Projetos Especiais da Audi. 

O prata enfatiza os sucessos anteriores em corridas. Como uma cor muito quieta, serve como base para nosso novo uniforme. 

Branco, como segunda cor, harmoniza bem com o prata e mantém a claridade. Representa a direção híbrida. 

O branco é usado assimetricamente para simbolizar a complexidade da tecnologia powertrain. 

Os contornos foram modelados a partir das faixas condutoras nas PCBs, mas claramente aparecem abstratas.

A próxima cor é o preto. É a cor usada nas asas da frente e de trás, e também em seções do pára-lamas e nas laterais, com contornos geométricos bem definidos. 


“Optamos pelo preto matte, que faz um contraste bonito com o branco brilhante,” diz van Braeckel. 

“O preto representa o design leve. A aparência negra da grande barbatana na tampa do motor representa algo como uma espinha dorsal.” 

Um vermelho único – a cor de performance da Audi – completa os gráficos. 

Características especiais incluem as superfícies refletoras dos elementos, os logos da Audi e inscrições que são exclusivamente aplicadas a essas áreas, assim com a orientação longitudinal da cor no conceito geral. 

“A pintura refletiva é particularmente impressionante a noite e dá aos espectadores uma experiência ainda melhor,” explica van Braeckel. 

“A orientação longitudinal dos gráficos expressam a velocidade que é típica de Le Mans. Até os aros incluem detalhes em vermelho. Com a rotação da roda, o efeito final é muito dinâmico.”

Mais capacidade cúbica, maior eficiência
O Audi R18 e-tron quattro não só causou uma sensação em seu caminho por Le Mans por sua aparência impressionante. 


No início de uma nova era tecnológica, a Audi publicou os dados técnicos chave do powertrain do carro de corrida. 

Por exemplo, a capacidade cúbica do V6 TDI foi aumentada de 3,7 litros para 4, para otimizar o motor que já era muito eficiente. 

Depois de testar vários sistemas de recuperação de energia, a Audi decidiu competir na classe de até dois megajoules de recuperação de energia em Le Mans. 

A energia flui exclusivamente de uma unidade de gerador a motor (MGU) no eixo dianteiro e é armazenado em um sistema de armazenamento de energia do volante. 

“Optamos por esse conceito depois de testes extensos,” disse o diretor da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. 

“Na nossa opinião, fornece o melhor balanço entre uso eficiente de energia, tamanho, peso, eficiência em conversão de energia, capacidade de resposta, dirigibilidade e uma estratégia de operação favorável – combinada com durabilidade, que é o requisito básico para sucesso em Le Mans.”

Em 28 e 29 de março, o Audi R18 e-tron quattro participará do teste oficial do FIA World Endurance Championship (WEC), em Le Castellet (França), antes dos Campeões Mundiais Audi começarem a defesa de seus títulos em Silverstone, no Reino Unido, em 20 de abril.

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