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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MERCEDES-BENZ PREPARA UM NOVO CARRO ESPORTIVO COM NOVA GERAÇÃO DE MOTORES V8 MENORES E MAIS LEVES. A SUZUKI TRAZ DO JAPÃO UM SWIFT SPORT DE 142 CAVALOS. A FIAT PREPARA O CAMPO PARA VENDER O JEEP RENEGADE PERNAMBUCANO, ENQUANTO A FORD SEPULTA OS MODELOS F350 E 4000 QUE VOLTARÃO COM MOTOR 2,8 L, DE 150 CV, CUSTANDO R$ 117.290,00 E R$ 133.290,00.



Coluna Nº 3514 - 27 de Agosto de 2014
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Setembro. O novo AMG GT

Mercedes prepara com esmero alemão seu produto de topo esportivo, o AMG GT, sucessor do SLS. Muda tudo. 


É menor, mais baixo, e abandonou o charme identificador com o mítico 300 SL dos anos cincoenta - portas abrindo para cima -, os Gull Wing, aqui ditos Asa – cinco unidades no país concedem a intimidade... 

Surgimento marca nova geração de motores V8, menores, mais leves, dois turbos alojados no berço do V.

Novo produto foca no Porsche 911S como concorrente, objetivo visualmente perceptível com o recuo da cabine e as linhas da traseira, mescla do estilo do concorrente e do Asa. Coluna do dia 10 o detalhará. Por enquanto, motor.


Novo AMG GT

É a nova geração de V Oitos da Mercedes. Materiais e ganhos de tecnologia, como as camisas endurecidas por tratamento Nanoslide, duas vezes mais duras, e polidas individualmente em função de cada pistão forjado. 

Isso permite completo ajustamento, garantindo menor atrito, menor consumo de óleo lubrificante, mais potência, torque e, em contraposição, redução de consumo e emissões, como mandará a regra Euro 6, próximo ano. Substitui o engenho anterior, em seu pico, com 5,5 litros e bi turbo fazia 525 cv.

Época curiosa. Quem sugere novos produtos, conformações, morfologia, são os advogados. 

Conhecedores da cada vez mais dura e restritiva legislação e prospectores das exigências ainda a surgir, aconselham peremptoriamente: se não houver mudança, a marca será multada, penalizada, perderá mercado. 

Esta última palavra tem mágico poder e toda a grei ligada no negócio, engenheiros, administradores, economistas, auditores de custos entram a fazer o melhor com menos e para durar o máximo tempo possível de enquadramento na legislação. 

Área de marketing projeta aplicações, onde irá, tipo de trabalho a fazer. Puxará o Classe S do banqueiro? Equipará táxis? E para o GT com produção incentivada? Atende à ordem maior do mandão-mór, o CEO da empresa apontando caminhos para assumir liderança mundial em três anos?

Engenheiros respondem à nota jurídica com competência. O novo 4.0 é poderoso, inovador, eficiente. E começará carreira no esportivo AMG GT.

Papo de graxa

Dos oito cilindros, diâmetro x curso 83.0 x 92.0 mm, válvulas, injeção direta de gasolina no ar insuflado motor a dentro por dois compressores alojados no berço do V a 90 graus, saem até 375 kW, 510 cv. 


Pensando no casamento com o automóvel, engenheiros tiraram o carter de chapa, substituíram por placa de plástico, e deslocaram os 12 litros de óleo sintético para recipiente externo. 

Uma bomba suga o óleo, outra o pressiona. Ciclo passando por radiador, é de 250 litros/hora.

Sem carter baixou o motor 5,5 cm, ganhou aderência e estabilidade, implementou comportamento esportivo do novo automóvel.


Bloco vazado em liga leve, sub-carter em alumínio, cabeçotes em zircônio, o M178, designação interna da AMG, pesa apenas 209 kg sem fluidos.


Razão de compressão 10,5:1, pressão dos injetores 130 bar e dos turbos, máximos 1,2 bar. 


Na operação, o motor pode emitir ronco marcante e personalizado à escolha do condutor, regulando abertura de flaps, conduzindo os gases por passagens mais curtas no silenciador.

O motor é produzido na Mercedes-Benz, montado na AMG, em Affalterbach. Pela regra, “um homem, um motor” cada unidade é montada por um engenheiro, assinando-a - 2,5 motores/dia/homem.


Expectativa sobre o GT, plataforma do SLS reforçada em aço de elevada resistência e muito alumínio para conter peso final a 1.500 kg. Preço projetado US$ 120.000.



Novo V8 Mercedes: 4.0, 510 cv




Charme e T grande no Suzuki Swift Sport

Para agradar revendedores e ter produto referencial na marca, Suzuki iniciou importar do Japão modelo Sport da linha Swift. 

Nada a citada linha, mas admirável conjunto em dinâmica, segurança – cinco estrelas no teste EuroNCAP – decoração e composição agradáveis.

Hatch de cinco portas, bancos esportivos, ergonomia privilegiada por formato e regulagens para instalar-se e aproveitar o conjunto mecânico liderado por motor 1.6, quatro cilindros, 16 válvulas, comandos com abertura variável, produzindo 142 cv e 17 quilos de torque. 


Tudo bem harmônico e ajustado à transmissão manual de seis velocidades. 

Suspensão frontal Mc Pherson, amortecedores com molas embutidas, traseira por eixo torcional e buchas de borracha, freios a disco nas quatro rodas. 

Mais eletrônica de ABS, EBD, e estabilizador eletrônico ESP. Seis bolsas de ar. Plataforma leve, em aços diferentes em função dos pontos de resistência, pesa surpreendentes poucos 1.065 kg.

A relação entre baixo peso, elevada potência pela cilindrada, bom torque, embreagem e relações de marcha bem casadas, o automóvel responde calorosamente.


Importado do Japão, permitiu versão R desenvolvida no Brasil. No visual, teto e capas de espelhos pintadas em cores contrastantes; conforto e operação por e sensor de ré. 


Dinamicamente ganha muito com rodas em aro 17”, pneus P Zero 215x45 e rodas em liga leve, pintura preto fosco, desenvolvidas especialmente para se casar e abrigar as pinças de freio. 

Rendimento surpreendente em aderência e freios, conduzido no recortado Autódromo Velo Cittá. 

O eixo traseiro apesar de rígido com torção limitada, possui buchas deformáveis em borracha e, assim, permite-se mudar a convergência de acordo com as curvas. 

Os freios são poderosos, e o conjunto oferece muita satisfação em conduzir. O motor é esperto abaixo das 4.000 rpm, e muito esperto acima delas, permitindo abusos próximos ao corte às 7.000 rpm.

Cinco portas, cinco lugares com apoio de cabeça, porta-malas pequeno, dimensionado ao uso, estepe interno.


É carro de nicho, com vendas inicialmente desenhadas em 100 unidades/mês – destes, 15% em versão R. 


Mas a tabela de preços ante seus concorrentes – veja abaixo -, pode permitir surpresas com vendas maiores. 

Afinal, vendê-lo bem será a contra partida à demanda dos 53 revendedores – e critério depurativo.

Luiz Rosenfeld, engenheiro, presidente, partícipe do desenvolvimento da versão R, informa, o Sport inicia processo de aceleração da marca, abrindo a fila das novidades.


É agradavelmente esperto para uso diário, estabilidade surpreendente, ótimos freios, motor sempre disposto, em especial se for usado nas rotações mais altas. 


Automóvel para quem gosta de dirigir e aproveitar seu insuspeitado potencial de oferecer prazer.

Mercado


Tipo
Motor cm3
Potência/cv
Torque  kgmf
Peso/Potência kg/cv
Preço R$
Swift Sport
1.600
142
17
7,5 kg/cv
74.990
Audi A1
1.400 turbo
122
20,4
9,5
91.700
Mini
1.500 turbo
136
23,5
8,6
89.950
Citroën DS 3
1.600 turbo
165
24,5
7,0
86.990
VW Golf
1.400 turbo
125
25,5
8,7
67.790
Swift Sport R
1.600



      81.990
                     
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Suzuki Swift Sport. Dirija para entender



Roda-a- Roda

Freio – Crise com Ucrânia impacta mercado interno russo. Vendas caíram 45% últimos dois meses. GM no país sofreou produção de Chevrolets Cruze e Trailblazer, e Opel Astra a apenas quatro dias, em agosto e setembro, oito. em outubro.


Panaceia – Ante a consequência capitalista para a crise montada por resquícios totalitários, governo promete incentivos para recuperar vendas.


Preparo – Jeep, marca da FCA, prepara rede de revendedores para distribuir o Jeep Renegade, de produção a iniciar-se este ano em Goiana, PE. Hoje, possui 43 concessionários. Prefere os atuais operadores Fiat.


Questão – O empreendimento Fiat do início das tratativas, terá marcas 
diferentes saindo pelo mesmo portão, resultado do redesenho comercial da empresa ao absorver a Chrysler, deixar de ser italiana, mudar nome para FCA.


Varejo – Cada marca negócio diferente. A primeira leva de produtos – o 
Renegade, picape de dimensões superiores ao Strada, e utilitário esportivo – terão a marca e distribuição por concessionários Jeep.


Gás – Fiat bota pilha na rede Fiat, levou 100 concessionários em visita pioneira às instalações. Prefere instigá-los à nova marca.


Outro – MMC, montadora de Mitsubishis, colocará em linha o sedã Lancer. Exibe e venderá no Salão do Automóvel, outubro.


Certo – Fiat confirmou a antecipação, pela Coluna, do novo Uno, a ser lançado semana próxima, conter o mecanismo Start/Stop. 


Deveria se chamar Stop/Start, pois desliga o motor após poucos segundos em imobilidade e em ponto morto. Para sair, basta pisar na embreagem, e o motor volta a funcionar. Economia grande. 

Local – Nissan abriu estúdio de design no Rio de Janeiro: abrasileirar estilo e materiais. Inclui-se no objetivo de atingir 5% do mercado nacional até 2018, bem adequando produtos ao mercado, materiais, custos nacionais, gostos.

Questão – A fim de diesel em automóveis? Mais um passo nesta seara. No 11º SAE de Tecnologia, Curitiba, 2 e 3 de setembro, Luso Ventura, ex-engenheiro-chefe da Mercedes-Benz e devotado ao tema, mostrará resultados de um ano de trabalho pela ideia através do projeto Aprove Diesel.


Ducati – Quarta motocicleta da marca montada em Manaus, a Panigale 1199 justifica preço elevado pelo rótulo de marketing e prêmios recebidos em design.


E - 1,2 litro, dois cilindros em L, oito válvulas por comando desmodrômico – sistema impede flutuação -, 195 cv, relação peso/potencia de 1,19 cv/kg. R$ 72.900 a R$ 100.000 na versão Senna.

De novo – Ford exuma modelos F 350 e F 4000, inexplicavelmente tirados de produção. Voltam com motor para trabalho, Cummins, 2,8 litros, 150 cv, Euro 5. 


Diferem em comprimento, rodado traseiro, respectivamente, simples e duplo; capacidade de carga PBT e preços 4,5t e 6,8t, R$ 117.290 e R$ 133.290, respectivamente.

Futuro – Avaliação de Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, federação dos revendedores autorizados; Sérgio Reze, ex, e Mauro Sadi, ex-condutor da Assobrav, grêmio de revendedores VW: mercado pode vender no segundo semestre 5% mais que no primeiro. Assim, 3% abaixo dos números de 2013.

Tecnologia – Embrapa Biotecnologia assinou acordo de cooperação com o Centro Mundial de Agroflorestas. 


Buscam cultivos alternativos para combustíveis agrícolas. Programa patrocinado pela ONU inicia com US$ 35 milhões – uns R$ 77 milhões – para pesquisas sobre a Macaúba, palmeira brasileira.

Integração - Começa no Piauí e visa mesclar produção de alimento e geradores de combustível por pequenos agricultores integrando-os ao Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel, PNPB. 


Hoje, os cocos da nativa Macaúba são vendidos como carvão. Como combustível, R$ 0,45 o quilo.

Salva-vidas – Projeto Waves for Water acompanha o Rally dos Sertões, maior prova da especialidade, em Goiás e Minas, 23 a 30 agosto. 


Pilotos distribuirão 150 kits de purificação da água, servindo 7.500 pessoas. Básico nas dobras do interior onde as promessas passam e os problemas, como água, ficam.

Estrela – Recall não escolhe marca. Agora, cinco unidades de Mercedes-Benz SL e SLK, fabricados, entre março e maio, de 2014, chamadas à troca do módulo eletrônico da bolsa de ar do passageiro. 


Tens? Confere: 0800 970 9090 ou www.mercedes-benz.com.br.

Tempo – GM colocou em suspensão 930 metalúrgicos, 17% do capital humano da velha fábrica de São José dos Campos, SP. 


Sindicato local, por meio do presidente Antônio Ferreira de Barros, reivindicou à presidente Dilma Roussef Medida Provisória garantindo estabilidade ao emprego nas empresas incentivadas.

Variação – Eduardo Souza Ramos, produtor de Mitsubishis, amplia negócios. Na fazenda onde implantou o autódromo Velo Cittá, homologado pela FIA, cria gado Red Ancho, cruza genética entre inglês Angus e japonês Wagyu… E engarrafará água mineral.


Memória – Como não saiu o museu prometido ainda em vida a José Froilán González pelo governador da província e prefeito de Arrecifes, terra natal do campeão argentino, a Fundação Lory Barra assumiu: vai abrigá-lo em seu prédio em San Isidro, beiradas de Buenos Aires. Arrecifes dançou.

Gran Pepe – Apelido de González, primeiro piloto a vencer com Ferrari, vice-campeão mundial, em 1954, e o único sul-americano a vencer as 24 Horas de Le Mans. Faleceu ano passado aos 92. Sujeito respeitado e querido.


Tanque – Oficina Brasil alerta: andar com tanque na reserva e rodar com poucos litros prejudica motor – e bolso. 


Resíduos acumulados no baixo nível estragam bicos injetores, não refrigeram a bomba de combustível, podendo queimá-la.

$$ - Antônio César Costa, consultor, sugere, para evitar danos e gastos, encha o tanque quando baixar. 1/4 da capacidade é medida mínima.


Gente – Henrique Erwene, antigomobilista, passou. 


OOOO Construtor do modelo físico da logo do Salão do Automóvel, da réplica Fera do Jaguar XK 120, dedicado mantenedor da memória do Karmann-Ghia. OOOO

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No Brasil, diesel começou com Mercedes

Com Philipp Schiemer, presidente, e Luso Ventura, ex-engenheiro-chefe e defensor do acesso ao motor diesel, presentes ao 11º Forum da SAE, Sociedade de Engenharia Automotiva, a Mercedes-Benz vai com cadastro à reunião lembrar o DNA da companhia.

No Brasil, no capítulo tecnologia, implantou marcos e novidades: em final de 1955, encomendou à Sofunge, fundidora privada, em S. Paulo, a feitura do primeiro motor. 


Coisa fácil não fosse caminho pioneiro. Então, todos os motores eram importados, e teóricos do caos diziam ser impossível vazar seus blocos em países tropicais. Não era. 

O bloco ficou pronto em novembro e em janeiro tracionava o primeiro caminhão LP 312, com velas de aquecimento, seis cilindros, 100 hp.


Outro marco de relevo foi de coragem de tecnologia, independência e viabilidade, ao iniciar construir os ônibus monobloco. 

Armados como aviões de estrutura resistente, foi o primeiro nacional de uma nova geração, com emprego do motor na traseira, menor altura chassis/solo, rodar mais confortável que os similares construídos sobre chassis de caminhões, um diferencial ao uso em estradas asfaltadas.

Da Mercedes brasileira, anos ’80, o motor diesel desenvolvido pela equipe do citado Luso, apto a queimar álcool. 


Ainda nesta trilha, a coragem de quebrar um paradigma – o controle eletrônico da injeção nunca seria aceito pelos mecânicos e operadores brasileiros. 

Fez, deu um susto no mercado, forçando a adequação ao ganho tecnológico. Posteriormente ajustou as características operacionais dos motores para uso do diesel com adição de bio combustível. Muito a contar.


Primeiro caminhão com motor diesel brasileiro, janeiro, 1956

-------------------------------------------------------------edita@rnasser.com.br


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NA 4ª ETAPA DO RALYY DOS SERTÕES, REINALDO VARELA VENCEU DE NOVO NOS CARROS. 5ª ETAPA SERÁ AMANHÃ ENTRE SÃO FRANCISCO A DIAMANTINA, NUM TOTAL DE 645 KM DE MUITA ADRENALINA.


Nesta quarta-feira, Reinaldo Varela voltou a vencer entre os carros, Paulo Gonçalves subiu ao pódio na categoria Motos, 
José Hélio/Edmilson Camargo Jr. ganhou nos UTVs, e Rafal Sonik, venceu nos Quadriciclos.

Os competidores enfrentaram nesta quarta-feira (27) o mais longo trecho cronometrado de toda a prova. Foram 364 km de especiais de um total de 585 km, cumpridos em 3h52min43s, apenas 27 segundos mais rápidos do que Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, os líderes da competição.


"A Especial foi longa, mas sem dificuldades com a navegação e com o nosso protótipo, que está rendendo muito bem", disse Reinaldo Varela, que subiu para a terceira posição na classificação geral. 

"Tivemos muito problema para negociar ultrapassagens com os vários UTVs e motos que encontramos pela frente. Isto nos atrasou muitíssimo e foi péssimo para nós", completou bem irritado, pois ainda tem 7min01s de desvantagem para os líderes.

A dupla Rodrigo Varela e João Arena (Divino Fogão/Can-Am/Bike Box) continua administrando a prova e terminou a etapa em segundo, mantendo a vice-liderança na categoria UTV.


O Rally dos Sertões cumpre 645 km nesta quinta-feira (28/8) o maior trajeto de 2014, indo de São Francisco até Diamantina, dentro de Minas Gerais, com percurso total de 645 km, sendo 336 km de trechos cronometrados. Os competidores enfrentarão a sempre temível etapa "Maratona", na qual os concorrentes não podem contar com o apoio mecânico das equipes ao final da etapa.

"Nós não vamos poupar o nosso carro. Temos que acelerar o máximo para tirar a diferença de um minuto para o Christian (Baumgart) e o Beco (Andreotti), que estão em segundo, e tentar diminuir ainda mais a desvantagem para os líderes", planeja o navegar catarinense Gustavo Gugelmin.


Quando chegarem à final da 5ª etapa, todos os veículos deverão entrar diretamente no parque fechado, de onde sairão somente no dia seguinte, sem qualquer reparo mecânico. Antes da largada da 6ª etapa os próprios concorrentes terão meia hora para consertar e ajustar o que for necessário, com as ferramentas e peças que levam consigo, e sem qualquer ajuda externa. Portanto, apenas na sexta-feira, após mais de 850 km é que os mecânicos terão acesso aos veículos.


Confira os cinco primeiros do 4º dia (extra-oficial):
Carros
1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 3h52min43s; 

2) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 3h53min10s; 

3) Christian Baumgart/Beco Andreotti, 3h56min26s; 

4) Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 4h01min10s; 

5) João Franciosi/Rafael Capoani,4h08min20s.

UTV
1) José Hélio/Edmilson Camargo Jr., 5h03min43s; 

2) Rodrigo Varela/João Arena, 5h06min40s; 

3) Vinícius Mota/Rafael Shimuk, 5h16min22; 

4) André Sawaia/Eduardo Costa, 5h18min47s; 

5) Henrique Gutierrez/Weidner Moreira, 5h19min49s.

Quadriciclo
1) Rafal Sonik, 4h54min01s; 

2) Marcelo Medeiros, 4h59min45s; 

3) Robert Nahas, 5h03min39s; 

4) Gabriel Varela, 5h20min55s;

5) Tom Rosa, 5h23min30s.

Confira a classificação (extra-oficial) acumulada do Rally dos Sertões após 4 dias:
Carros
1) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 9h10min27s; 

2) Christian Baumgart/Beco Andreotti, 9h16min29s; 

3) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 9h17min28s; 

4) Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 9h21min53s; 

5) João Franciosi/Rafael Capoani, 9h49min58s.

UTV
1) José Hélio/Edmilson Camargo Jr., 11h12min18s; 

2) Rodrigo Varela/João Arena, 11h13min19s; 

3) André Sawaia/Eduardo Costa, 11h27min26s; 

4) Henrique Gutierrez/Weidner Moreira, 11h38min55s; 

5) Vinícius Mota/Rafael Shimuk, 11h55min34s.

Quadriciclo
1) Rafal Sonik, 10h54min34s; 

2) Marcelo Medeiros, 10h56min32s; 

3) Robert Nahas, 11h02min24s; 

4) Gabriel Varela, 11h22min54s; 

5) Tom Rosa, 11h35min36s.

Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2014:
27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km

28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 336 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 645 km

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.679 km

A AUDI ESTENDEU ATÉ O DIA 31 DESTE MÊS AS CONDIÇÕES ESPECIAIS DE VENDA DE SEUS MODELOS A1, A3, A 4 A5 E Q3, A PROMOÇÃO AUDI 100K QUE COMEMORA A VENDA DE SEU 100.000º CARRO VENDIDO NO BRASIL, FACILTA O FINANCIAMENTO COM 50% DE ENTRADA E 24 PRESTAÇÕES


Audi A1 

São Paulo, 27 de agosto de 2014 – O sucesso da campanha Audi 100K, comemorando a entrega de seu 100.000º veículo vendido no País nos 20 anos de presença no Brasil, levou a marca a estender, até dia 31 de agosto, o prazo das condições especiais da venda dos modelos A1, o A3, o A4, o A5 e o Q3 em toda sua rede de concessionárias.


As condições especiais de financiamento da Audi de 50% de entrada e o restante dividido em 24 parcelas começaram no dia 22 deste mês. Algumas das 31 revendas da marca trabalharão até o final do mês em horário de atendimento especial.   

“Estamos celebrando o crescimento sustentável da marca no Brasil. A partir do ano que vem voltaremos a produzir no País e queremos cada vez estar mais próximos dos brasileiros”, conta Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil 

“Esse é também o momento ideal para que o cliente vá até uma concessionária Audi e conheça a tecnologia, esportividade e sofisticação dos nossos modelos. Tenho certeza de que quem dirige um Audi, se apaixona pelos nossos carros”, completa.

Neste ano, a Audi reforçou o portfólio da marca no País com modelos que já se tornaram objeto de desejo dos brasileiros: entre eles, o RS Q3, o S3 Sportback (da família A3) e o superpotente RS7, um V8 de 560 cv, além do exclusivo A1 Kult e duas versões do A3 Sedan, a 1.8 TFSI e a 1.4 TFSI.

VOLKSWAGEN LEVARÁ AMAROK À 37 ª EXPOINTER, NO RIO GRANDE DO SUL, QUE ACONTECERÁ 30 DE AGOSTO A 7 DE SETEMBRO.

Alta tecnologia, conforto e desempenho são os pontos altos da Amarok, em suas várias versões.

A Volkswagen estará presente mais uma vez, este ano, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, uma das maiores feiras do gênero em todo o mundo. 

O evento, que está em sua 37ª edição, ocorrerá entre 30 de agosto e 7 de setembro em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, RS.

Em uma área que terá o total de 2.900 m², a Volkswagen vai expor e demonstrar a capacidade operacional da picape média Amarok, nas versões Highline e Trendline – ambas com a transmissão automática de oito marchas – e SE, com câmbio manual de seis marchas.

O evento
A Expointer é uma das maiores feiras agropecuárias do mundo e é realizada anualmente desde 1972. 

Este ano, a mostra contará com a participação de cerca de três mil expositores, ocupando uma área de mais de 134 hectares à margem da rodovia BR 116, a 25 quilômetros de Porto Alegre. 

Mais de 390 eventos, entre palestras, seminários e leilões, fazem parte da programação. Do lado mais tradicional, a mostra contará com milhares de animais, de 151 raças diferentes.

Na edição de 2013, a Expointer recebeu cerca de 400 mil visitantes e registrou um total de negócios próximo a R$ 4 bilhões.

Amarok 2014




A Amarok é a picape mais avançada tecnologicamente disponível no mercado brasileiro. 

O modelo topo de linha, a Amarok Highline, é equipado de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picape médias no Brasil.

Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (também exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel.

Entre as novidades presentes na Amarok Highline 2014 se destaca a disponibilidade de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. 

Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. 

Como recurso adicional, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), pode ser equipada opcionalmente com câmera de ré.

FIAT CHRYSLER ABRE PROCESSO SELETIVO DE TRAINEES E OFERECE 80 VAGAS, REMUNERADAS, PARA ÁREAS DE ENGENHARIA. INSCRIÇÕES ATÉ 29 DE SETEMBRO NO SITE: www.traineefiat.com.br.

A Fiat do Brasil abriu inscrições para o processo seletivo do Programa de Trainee Fiat Chrysler 2015, destinado a engenheiros recém-formados


São 80 vagas para as seguintes áreas da engenharia: automotiva, computação, controle e automação, elétrica, elétrica (ênfase eletrônica), eletrônica, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, produção, qualidade, química, telecomunicações e têxtil.  têm uma nova oportunidade de trabalhar na Fiat Automóveis.

Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar na planta de Betim (MG) ou na planta de Goiana (PE), sendo o local de atuação escolhido pela Empresa. 


Outro requisito importante é a disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, principalmente no período de formação. 

Podem se inscrever brasileiros – residentes no Brasil ou no exterior – e estrangeiros que possuam visto permanente no Brasil, pessoas físicas com graduação concluída de dezembro de 2011 a dezembro de 2014 (será exigida documentação que comprove a formação), além de colaboradores e estagiários de empresas do Grupo Fiat.

O processo seletivo possui seis etapas: inscrição, triagem curricular, testes online, check-up de competências, assessment (dinâmica de grupo e entrevista com gestor) e etapas admissionais. 


A Fiat Chrysler garante remuneração e benefícios compatíveis com o mercado e oferece também hospedagem para candidato aprovado no processo seletivo que não resida na cidade em que será alocado, em hotel a ser definido pela empresa, pelo período de um mês após admissão e também a compra de carro 0 km com 15% a 18% de desconto para veículos Fiat, Chrysler, Jeep e Dodge após três meses de contrato de trabalho.

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de setembro pelo site onde também está disponível o regulamento do Programa Trainee Fiat Chrysler 2015. 


Acesse: www.traineefiat.com.br.

Programa de formação

Para todas as áreas de atuação haverá um programa de desenvolvimento, preparado pela Universidade Corporativa da Fiat Chrysler, a Isvor, que tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para o exercício da função, assim como as competências inerentes ao mundo Fiat Chrysler. 


O programa contemplará treinamento de integração, módulos técnicos, módulos comportamentais, ações on the job, tutoria de profissionais seniores da Empresa e acompanhamento de RH.

O programa de formação pode ocorrer em qualquer unidade da Fiat Chrysler no mundo. A definição será realizada posterior ao processo seletivo, considerando o perfil do trainee, as necessidades de formação da área e a disponibilidade de tutores experientes para auxiliar a trilha de desenvolvimento do jovem profissional.

Os candidatos que optarem pelas vagas de Calibração (Powertrain), participarão de um percurso formativo adicional com conteúdos técnicos específicos, dado a necessidade dessa atividade.

HARLEY-DAVIDSON LANÇA LINHA 2015 NOS ESTADOS UNIDOS


Impulsionada pelo Projeto RUSHMORE, pelo lançamento global das motocicletas Street™ 500 e Street™ 750 e pela grande repercussão do Projeto LiveWire™, a Harley-Davidson segue o ritmo com a introdução da linha 2015 no mercado estadunidense. 

Combinando design fantástico, sistema de áudio premium e excelente ergonomia, a empresa expande seu portfólio com novas opções de modelos e oferece aos motociclistas mais possibilidades para curtirem a estrada.

“A ampla linha 2015 demonstra nosso comprometimento em entregar motocicletas fantásticas aos clientes”, explica Matt Levatich, presidente e chefe de Operações da Harley-Davidson Motor Company. “Fazemos questão de estar sempre junto deles, e tudo o que realizamos tem como objetivo principal entregar o que esperam e desejam da Harley-Davidson.”

Novidades da linha da Harley-Davidson que nesta terça-feira (26) começou a chegar aos concessionários dos Estados Unidos.

Harley-Davidson Road Glide®


Após o intervalo de um ano, essa autêntica bagger está de volta, com uma nova carenagem fixa montada sobre o garfo, com abertura de ar que diminui a turbulência, faróis duplos de LED Daymaker™ e um guidão mais recuado e com novo ângulo, aprimorando sua ergonomia.

Harley-Davidson Road Glide Special®


A versão mais completa do modelo vem de série com sistema infotainment Boom!™ Box, suspensão ajustável e freios Reflex™ com ABS.

Harley-Davidson Trike Freewheeler™


A Harley-Davidson expande sua atuação no mercado de três rodas com o lançamento desse modelo. 

Desde o guidão mini ape-hanger, até o para-lamas estilo bobtail, o triciclo Freewheeler™ alia estilo custom e facilidade de condução. A nova traseira confere ao modelo um perfil baixo e alongado.

Novo sistema de freios para a família Softail®
A inovação oferece melhor capacidade de resposta e diminui o esforço feito no manete em 40%. 

Dentre os novos componentes do freio dianteiro, estão uma pinça com quatro pistões de 34mm e 32mm, pastilhas com material de alta performance, cilindro mestre renovado e um disco de 300mm. 

Além disso, a pinça e o cilindro mestre foram reestilizados, garantindo um design mais bonito às motocicletas.



Harley-Davidson Electra Glide® Ultra Classic® Low


Harley-Davidson Ultra Limited Low




Fat Boy® Special com novos freios
A Harley-Davidson oferece um conjunto de melhorias na ergonomia dos modelos Touring. 

Entre elas, destaca-se o banco mais baixo, oferecendo mais confiança aos motociclistas, combinado com o pacote completo de recursos do Projeto RUSHMORE, além do autêntico estilo da marca.

Harley-Davidson CVO™ Street Glide®


Com um novo sistema de áudio Boom! que gera 600 watts de potência através de quatro alto-falantes dianteiros e três traseiros, essa bagger de produção limitada proporciona excelente qualidade sonora. A moto também garante exclusividade, com quatro opções de pintura especial.

Harley-Davidson CVO™ Road Glide® Ultra


Essa motocicleta premium traz uma aerodinâmica fantástica, itens de luxo e a imponente performance do motor Screamin’® Eagle Twin-Cooled™ Twin Cam 110™.

Em toda a linha 2015, a Harley-Davidson oferece novas opções de estilo, com oito cores inéditas, incluindo as chamadas “Black Magic” e “Radioactive Green”, além das novas cores da pintura especial Hard Candy Custom™ – Cancun Blue Flake e Quicksilver Flake.

No que se refere à customização, a tradição da Harley-Davidson é levada ao limite. Este ano, centenas de novos componentes de peças e acessórios estarão sendo lançados. 

Os motociclistas de todo o mundo ainda terão à disposição novas jaquetas, botas, capacetes, camisetas e muito mais.

“O lançamento da linha 2015 da Harley-Davidson nos Estados Unidos nos enche de orgulho, por ver que a empresa segue firme em sua filosofia de lançar os produtos que nossos clientes no mundo inteiro desejam, e que complementam o seu estilo de vida. A Harley-Davidson do Brasil está fazendo estudos de mercado para avaliar quais modelos se encaixam no perfil do consumidor brasileiro e trazê-los no momento oportuno”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.


Harley-Davidson do Brasil
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Guilherme Giannico
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