Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AUDI CONTINUA SUA EXPANSÃO PELO BRASIL E ABRE MAIS UMA CONCESSIONÁRIA, AGORA NA CAPITAL DE MATO GROSSO. A LOJA DE CUIABÁ, DO GRUPO SAGA, SERÁ INAUGURADA DIA 26 E CONTARÁ EM SEU SHOWROOM COM 11 MODELOS DA MARCA, ENTRE ELES O A3 QUE SERÁ PRODUZIDO NO PAÍS


São Paulo, 24 de fevereiro de 2015 – 
“A Audi Center Cuiabá potencializará a presença da Audi na região, que vem apresentando demanda crescente por veículos premium, especialmente por modelos da marca. Por isso, a primeira loja da Audi na capital do Mato Grosso é essencial para a estratégia de crescimento da marca no país, que visa garantir presença em todo o Brasil, principalmente em mercado potenciais como Cuiabá”, comenta Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. 

A Audi inaugurará sua primeira loja na capital do Mato Grosso, no próximo dia 26. A revenda será a quarta da marca no Centro-Oeste, importante mercado para a companhia no Brasil. 

Na concessionária, além de 11 modelos do portfólio da marca no showroomentre eles o A3 Sedan, que vem sendo reconhecido pelas principais premiações do setor automotivo, os clientes poderão encontrar toda a linha da Audi Accessories, para customização dos modelos, e um serviço de pós-vendas, que seguirá o padrão de excelência em atendimento da Audi no mundo, com profissionais qualificados e treinados pela fábrica.

Dados de mercado apontam que a região Centro-Oeste foi a que mais apresentou crescimento do mercado automotivo, com alta de mais de 68%. 


Somente em 2014, o A3, primeiro sedã compacto premium do mundo, que tem motor forte e eficiente, além da excelência na tecnologia de baixo peso e sistemas de assistência ao motorista, conquistou o Americar, promovido pela Associação América Latina de Imprensa de Carros, o 10 Best da Car & Driver como Melhor Sedã Premium e, mais recentemente, foi eleito o Melhor Carro Importado no Prêmio Top Car TV.


“O A3 Sedan é uma das grandes apostas para a região por ser um modelo que oferece tecnologia e sofisticação a um preço competitivo”, destaca Hanna Ferrante, gerente-geral da Audi Center Cuiabá. 

A loja será comandada pelo Grupo Saga, que também é o representante da Audi em Uberlândia, MG.

A Audi, além de promover a expansão da sua rede, que deverá chegar a 50 lojas no país em 2015, também está investindo na produção local no Brasil, que terá início no segundo semestre de 2015 em São José dos Pinhais, no Paraná, com investimentos de R$ 500 milhões para produzir o A3 Sedan e o SUV Q3. 

No ano passado, a marca bateu recorde histórico de vendas no Brasil, crescendo acima da média de mercado no segmento em que atua: foram 12.488 carros entregues, registrando um aumento de 86,6% nas vendas.

Serviço
Audi Center Cuiabá

Data: 26 de fevereiro de 2014

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 1682.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A JAPONESA PIROU - NISSAN NEW MARCH 1.6 S PELO PREÇO DA VERSÃO 1.0 ESTÁ EM PROMOÇÃO ATÉ O FIM DESTE MÊS DE FEVEREIRO POR R$ 39.990, MODELO 15/15. VEJA CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO NO


Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2015 – As concessionárias Nissan de todo o País estão oferecendo, até o fim desse mês, a versão 1.6 S do compacto New March pelo mesmo valor sugerido da 1.0 SV. 


Dessa forma, o preço fica em R$ 39.990. 

As unidades são ano-modelo 15/15 com pintura sólida (preto Premium e vermelho Alert) e frete incluso.

A condição é válida para pagamento à vista, mas o modelo pode ser comprado com entrada de R$ 26.700, saldo financiado em 36 meses com parcelas de R$ 399 e taxa zero de juro.

O Nissan New March 1.6 S sai de fábrica com os seguintes de itens de série:
ar-condicionado; 
direção elétrica progressiva; 
computador de bordo; 
abertura interna da tampa do bocal do tanque de combustível; 
vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque” para o vidro do motorista; 
chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas; retrovisores externos com regulagem elétrica; botão da alavanca do freio de estacionamento e maçanetas internas de abertura das portas cromadas, entre outros. 

O modelo também tem nota “A” em consumo na categoria e no ranking geral do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

A BMW JÁ COLOCOU À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS DO BRASIL A QUINTA GERAÇÃO DO NOVO MODELO M3 SEDAN. QUE CUSTA QUASE, QUASE R$ 400 MIL. COM UM PROPULSOR BITURBO DE 3 LITROS, DE SEIS CILINDROS, QUE GARANTE 431 HP E 550 Nm DE TORQUE, M CHEGA A OS 100 KM/H EM MÍSEROS 4,1 SEGUNDOS. PARA ABRIR O APETITE, A BMW CRIOU UM PLANO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO: COM 40% DE ENTRADA A PRESTAÇÃO MENSAL É DE APENAS R$ 5.196,00, MAS TERMINA DIA NO PÓXIMO DIA 28 DESTE MÊS DE FEVEREIRO.


Em toda a história da BMW, nenhum modelo representou melhor a esportividade da marca do que o BMW M3. 

Suas linhas diferenciadas, motorização de alto desempenho e dinâmica balanceada, típica dos produtos da marca, fazem sucesso há mais de três décadas e tornaram a divisão BMW M uma referência no segmento de esportivos. 

Agora, na carroceria sedã, o modelo une todos os atributos de um verdadeiro esportivo com a conveniência de um BMW Série 3 de cinco portas. 

Disponível a partir deste mês na rede de concessionárias da marca, em diversas opções de cores e acabamentos, o novo BMW M3 Sedan chega por R$ 399.950,00.

“O BMW M3 é um dos produtos mais icônicos da BMW. Em sua quinta geração e na configuração sedan, mostra versatilidade para agradar tanto aqueles que procuram o máximo de desempenho quanto quem busca um automóvel para utilização diária”, comenta Nina Dragone, diretora de marketing da BMW do Brasil.


Design esportivo e funcional
*Revestimento em couro Merino (silverstone/preto) do Novo M3 Sedan

O modelo combina características de um veículo de alto desempenho, com praticidade de um sedan de cinco portas, tornando o uso diário ainda mais prazeroso. 

Com objetivo de otimizar a “relação peso/potência” e tornar o consumo de combustível ainda mais eficiente, diversos componentes do novo M3 Sedan foram construídos em materiais leves, como alumínio e fibra de carbono, tornando-o mais leve se comparado à geração anterior.

O design exterior chama atenção pelas curvas marcantes que acentuam a esportividade e, ao mesmo tempo, contribuem na aerodinâmica do veículo como a exclusiva grade dianteira com aletas duplas, para-choques dianteiros encorpados e caixas de rodas traseiras alargadas. 

As rodas seguem o padrão da linha M, feitas em liga-leve aro 19” com design único, que proporciona uma visão completa dos discos e pinças de freio esportivos.

Por dentro, funcionalidade e beleza mais uma vez se encontram. 

Os bancos dianteiros com ajustes elétricos e função memória possuem formato esportivo, para oferecer a melhor posição de pilotagem, porém, sem perda de conforto. 

Os logos “M” também estão presentes nas soleiras e marcam os assentos dianteiros com luzes de boas-vindas. 

Para facilitar o acesso à bagagem, o porta-malas conta com abertura e fechamento automáticos.

Estão disponíveis revestimentos em couro Merino nas cores silverstone, laranja sakhir, bege, marrom e preto. 

Colaborando com o visual esportivo, o interior recebeu acabamento em fibra de carbono.

No painel está a tela 8,8’ de alta definição (1.280x480 pixels), para navegação e controle dos sistemas de entretenimento. 

O motorista comanda todo o sistema pelo iDrive touch controller, localizado no painel central, que tem manejo fácil e intuitivo. 

Além da câmera de ré com função Top View, que auxilia nas manobras de estacionamento, os retrovisores externos com novo design são rebatidos eletricamente, para auxiliar em vagas estreitas.

O novo BMW M3 Sedan traz, ainda, o sistema Head Up Display, que projeta informações importantes como velocidade no campo de visão do motorista, para o mesmo não precise desviar o olhar da via.

A conectividade também está presente, graças ao pacote completo de facilidades do BMW ConnectedDrive: BMW Live, BMW Apps, BMW Teleservices e Bluetooth Audio Streaming, além de 20GB de capacidade em um disco interno do próprio automóvel, o qual armazena áudio de dispositivos externos como USB ou CD. 

Para garantir o entretenimento a bordo, o modelo tem sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e 600w de potência.

Além de eficiência aliados à esportividade, a nova geração do BMW M3 Sedan conta com itens tecnológicos de segurança como oito airbags, controle de estabilidade e tração e faróis com tecnologia Full LED, além de regeneração de energia de frenagem, função Auto Start/ Stop e Driving Experience Control com modo Eco Pro. 

Com o controle de cruzeiro com função freio, é possível manter a velocidade na estrada para uma direção ainda mais confortável em viagens.


Coração “M”
*Detalhe frontal do Novo BMW M3 Sedan

No novo BMW M3 Sedan, tecnologia e inovação colaboram para o puro prazer de dirigir com alto desempenho. 

Fruto de anos de experiência dos engenheiros da BMW, o sistema M TwinPower biturbo 3.0L e seis cilindros, com Valvetronic, proporciona respostas rápidas ao toque no acelerador. 

São 431 hp de potência e 550 Nm de torque à disposição entre
 1.850 a 5.500 RPM. 

A dupla saída de escape, além de colaborar com o desempenho do conjunto motriz, também ajuda a produzir um ronco ainda mais forte e encorpado. 

A transmissão é de dupla embreagem automatizada, “M” Double Clutch (DKG), de sete velocidades. 

O volante conta agora com paddle shifts, mais esportividade para troca de marchas. 

Com este conjunto, atinge os 100 km/h em apenas 4,1 segundos, o que pode ser comprovado pelo próprio condutor por meio da tecnologia Launch Control.

Plano de financiamento especial

O modelo também pode ser adquirido por meio de planos especiais oferecidos pela BMW Serviços Financeiros, como o Sign & Go. 

Neste plano, o cliente pode dar uma entrada entre 0% e 49%, 24 parcelas mensais reduzidas mais parcela final de 50% do valor do veículo com a garantia de recompra pelo concessionário ao término deste período. 

O veículo poderá ainda ser utilizado como entrada para um novo financiamento, propiciando a troca do BMW a cada dois anos.

No plano BMW Sign & Go, com uma entrada de 40%, por exemplo, a parcela mensal para o modelo BMW M3 Sedan fica apenas R$ 5.196. Essa condição é válida até o final de fevereiro.

Os concessionários autorizados BMW podem ser acionados pelos clientes para detalhar o plano de financiamento Sign & Go e outras modalidades.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse:


www.bmw.com.br

Redes sociais: www.bmw.com.br/interatividade

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O CHASSI DO FURGÃO SPRINTER DA MERCEDES-BENZ FOI ESCOLHIDO PELA FRANQUIA LET'S CUPCAKE COMO CHASSI DE SEUS FOOD TRUCKS. EM APENAS QUATRO MINUTOS O COMERCIANTE DESACOPLA A CARROCERIA E INSTALA SUA LOJA.


Com o maior e mais completo portfólio de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de 50 modelos, a linha Sprinter da Mercedes-Benz tem se destacado pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para atender uma ampla diversidade de aplicações. 


São vários entre-eixos (comprimentos), PBT’s (carga útil), e altura de teto adaptando-se às mais diversas necessidades dos clientes.

Uma das principais características do empreendedor é a criatividade para atuar em novas oportunidades de negócios, destaca Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing da Sprinter no Brasil. 

“A linha Sprinter, com sua ampla gama de modelos e versões, oferece o veículo certo para atender qualquer tipo de empreendimento, garantindo aos clientes mais rentabilidade”, afirma Garcia.

A franquia Let’s Cupcake escolheu o chassi Sprinter como food truck para realizar uma atividade inovadora. 

“Levamos às ruas uma fábrica de bolinhos sobre rodas. Cada veículo propicia aos clientes a possibilidade de montar o seu próprio cupcake. Escolhemos o produto Mercedes-Benz pela sua robustez, versatilidade e a fácil dirigibilidade”, comenta a proprietária Flávia Bravo.

Diversos setores do comércio também podem adequar com muita praticidade suas lojas e/ou prestação de serviços nos furgões e chassis da linha Sprinter. 

Um exemplo é a temakeria sobre rodas, com a inovação de uma carroçaria removível instalada sobre o chassi Sprinter, chamada de “Stop and go”. 

Em apenas quatro minutos, de maneira prática e rápida, o cliente desacopla a carroçaria, instalando sua loja, com todos os equipamentos necessários para a operação do negócio, em pontos de seu interesse, aumentando a praticidade no atendimento aos seus clientes. 

Ele pode, por exemplo, deixar a temakeria em um local atrativo de manhã e retirar mais tarde.

Liderança de vendas em Janeiro Em continuidade aos bons resultados obtidos em 2014, quando obteve um aumento de participação de mercado de 1 ponto percentual, a empresa foi líder em vendas no mercado de comerciais leves (veículos entre 3t e 5t) no primeiro mês do ano de 2015, com 785 unidades emplacadas.

“O reduzido custo operacional e o excelente custo/benefício são os diferenciais da Sprinter, que proporciona mais disponibilidade para o transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente”, destaca Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing da Sprinter no Brasil.

A Mercedes-Benz oferece um amplo pacote de serviços de pós-venda e soluções que possibilitam aos empresários extraír o máximo de rentabilidade de seus negócios. 

A marca possui hoje mais 180 concessionários em todo território nacional.

Portifólio de produtos da linha Sprinter

Modelo
Motor
PBT (kg)
Entreeixos (mm)
Chassi 311 CDI Street
OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm
30,5 kgfm @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500
3.665/4.325
Furgão 311 CDI Street
3.500
3.250/3.665/4.325
Chassi 415 CDI
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgfm @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880
3.665
Furgão 415 CDI
3.880
3.250/3.665/4.325
Chassi 515 CDI
5.000
3.665/4.325
Furgão 515 CDI
5.000
4.325
Van 415 CDI
(9+1 / 15+1)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33,6 kgfm @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880
3.665
Van 515 CDI (17+1)
5.000
4.325
Van 515 CDI (20+1)
5.000
4.325

sábado, 21 de fevereiro de 2015

MERCEDES-BENZ FACILITA O ACESSO A SEU NOVO CANAL DE VÍDEOS BRANNEL CHANNEL APRIMORANDO SEUS INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO DE COMPARTILHAMENTO, QUE AGRPA O PORTFÓLIO DA MONTADORA POR SEGMENTO: CAMINHÕES, ÔNIBUS, SPRINTER E AUTOMÓVEIS.


O Brand Channel oficial da Mercedes-Benz do Brasil no Youtube foi remodelado e está ainda mais atrativo para os navegantes. 

A partir de agora, o canal está organizado por segmentos de caminhões, ônibus, Sprinter e automóveis, facilitando ainda mais as buscas e compartilhamentos pelos clientes, parceiros, admiradores da marca e demais interessados.

“O design refinado, a navegação intuitiva e a fácil integração com as redes sociais deixam tudo muito mais simples nesse novo Brand Channel. 
Nosso canal oficial torna-se também um novo meio de contato do cliente com a marca, o que contribui para ampliar relacionamentos e potencializar negócios”, afirma Cláudia Campos, gerente de Marketing e Comunicação Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Criado em 2010, o canal de vídeos da Mercedes-Benz do Brasil no Youtube mantém-se constantemente atualizado e com novidades. 

Só em 2014, foram 47 vídeos publicados por todas as unidades de negócio da Empresa. Alguns vídeos de caminhões, por exemplo, tiveram mais de 1 milhão de visualizações. 

Acesse o Brand Channel da Mercedes-Benz do Brasil pelo endereço:www.youtube.com/mercedesbenzbrasil.

Ou também pelo site da empresa www.mercedes-benz.com.br, seguindo o ícone Mundo Mercedes-Benz/Multimídia/Vídeos.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A MAIORIA CARROS VENDIDOS NO BRASIL JÁ OFERECE ALGUM TIPO DE CONEXÃO COM TELEFONES CELULARES. MAS PARECE QUE NOS EUA AS COISAS NÃO ESTÃO COMO SE PRESUMIA, POIS ESSES SISTEMAS SURGEM COM DEFEITOS RESULTANTES DE ERROS DE PROJETO E AS CONCESSIONÁRIAS NÃO SABEM CONSERTÁ-LOS. LEIA


Alta Roda
 

Nº 824 — 19/2/15
Fernando Calmon


CAPRICHOS DA TECNOLOGIA

A conectividade veio para ficar, mesmo que em diferentes níveis de tecnologia, de preço e de infraestrutura. 

Há grandes diferenças também entre países porque o poder aquisitivo está no centro das escolhas do consumidor e, assim, carros mais baratos têm limitações de preços e oferta de equipamentos. 


No Brasil, os telefones inteligentes respondem atualmente por dois terços das vendas de celulares e a maioria dos modelos de veículos à venda permite, pelo menos, uma conexão Bluetooth sem-fio para um sistema viva-voz.

Centrais multimídias, de vários tamanhos e preços, estão prontas para receber comandos de voz até em carros compactos. 

Mas agora surgem alguns problemas e, mesmo nos EUA onde tudo começou, já preocupam. 

Os fabricantes de automóveis enfrentam desafios com essa tecnologia e causam frustrações aos clientes pela forma como os novos sistemas funcionam mal ou deixam a desejar.

A empresa de pesquisas de mercado J.D. Power publicou recentemente um relatório apontando que dificuldades da tecnologia de conectividade são os defeitos com maior número de queixas entre compradores americanos de carros novos. 

E a reclamação mais recorrente? Justamente o sistema a bordo de reconhecimento de voz. 

Conectividade por Bluetooth e erros de navegação foram assinalados ao lado do “clássico” ruído de vento, que até hoje incomoda, por razões de projeto, acabamento ou de erros na linha de montagem.

Esses, digamos, deslizes acontecem em um momento de grande procura por itens tecnológicos. 

“Tais defeitos são inerentes a erros de projeto e não podem ser consertados na rede de concessionárias. Denotam angústia para quem compra um carro novo”, apontou a pesquisa. 

É possível, por exemplo, reencaixar uma peça qualquer mal colocada, mas se há deficiência em um sistema, nada feito.

Os defeitos mais citados são: não reconhecimento ou interpretação errônea dos comandos verbais (63%), idem para nomes e/ou palavras (44%) e números (31%). 

A soma passa de 100% porque mais de uma falha pode ser apontada no mesmo veículo. 

Proprietários também se queixaram de confusão entre botões e comandos distribuídos em raios do volante, painel e console que prejudicam o grau de intuitividade necessário para se usar de forma eficiente soluções tão bem-vindas.

Alguns fabricantes, no entanto, detectaram e resolveram grande parte das críticas simplesmente realocando (e melhorando) o microfone que saiu do sistema multimídia embutido no painel para o teto, junto ao para-brisa. 

Os motoristas falam e dão ordens verbais enquanto dirigem, sem tirar os olhos do caminho. 

Assim o microfone precisa de uma colocação compatível para o correto reconhecimento de voz. 

Essa mudança pode ser simples quando se muda o projeto na fábrica ou no fornecedor. Para os veículos em circulação é quase impossível fazer adaptações.

Outra conclusão do estudo é que nos EUA o fator preço tem peso, embora sem a mesma intensidade daqui. 

Entre os compradores 70% indicam interesse por comandos de voz, mas quando informados do custo de US$ 500 (R$ 1.400) a intenção de compra cai para 44%.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ESTUDANTES DO AMAZONAS CONSTROEM CARRO OFF-ROAD PARA COMPETIÇÃO EM SÃO PAULO. O PROJETO ENVOLVE 20 ESTUDANTES DA UEA NA CONSTRUÇÃO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD PARA DISPUTAR A COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL-PETROBRAS




Na 21ª edição, a competição reunirá 76 carros, projetados por mais de 1,2 mil estudantes de engenharia, de 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos.

A competição será realizada entre os dias 5 e 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba/SP.

As três instituições que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. 

O Brasil já venceu cinco vezes a competição realizada pela SAE International.

Os universitários amazonenses compõem a equipe Baja UEA, única da região Norte na competição. 

Estreante, a equipe investiu bastante no carro. Na construção do chassi, os alunos usaram dispositivos de fixação e gabaritos nos tubos do próprio chassi. 

“Um sistema barato e simples, que fabricamos antes de iniciar a construção do chassi”, diz Flávio Gabriel da Rocha, estudante do 9º período de Engenharia Mecânica, capitão da equipe.

Na suspensão traseira do carro, os estudantes desenvolveram alavancas de auxílio ligadas entre o chassi e o braço interior, que multiplicam a força aplicada no amortecedor. 

“Para as provas de suspension and traction e o enduro de resistência, priorizamos o desempenho da frenagem e da retomada para uma rápida resposta do veículo”, conta o capitão da equipe, que também priorizou o desempenho em curvas ao desenvolver a própria suspensão e a direção do veículo.

Para Rocha, o aprendizado é o grande legado da competição, na qual espera representar bem a UEA e o Amazonas. 

“É muito difícil implantar esse tipo de projeto numa universidade e, principalmente, num Estado com muito pouco acesso a matérias-primas e produtos correlatos”, comenta o capitão da equipe que desde 2011 tenta viabilizar o projeto off-road na instituição.

Carros


Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. 

Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 5 (quinta-feira) – Das 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. Das 10h30 às 19h – Inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 

Dia 6 (sexta-feira) 
Das 8h às 19h – Inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. Das 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

Dia 7 (sábado)
Das 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 

Das 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e suspension and traction) e repescagem de segurança. 

Das 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 

Das 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 

Das 11h30 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 

Às 19h – Briefing com pilotos.

Dia 8 (domingo)
Às 9h15 – Formação do grid de largada. 

Das 10h às 14h – Enduro de resistência. 

Às 15h – Cerimônia de encerramento.

Equipes na 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Total: 76 equipes inscritas 
• 16 Estados mais DF e EUA 
• 70 instituições de ensino
(em 2014 foram 72 equipes inscritas 
• 17 Estados mais DF 
• 66 instituições de ensino)

CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)
Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 34)
Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade Gama – equipe Unbaja (carro 68)


Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMT Baja SAE (carro 44)

NORDESTE (7 Estados – 10 equipes – 9 instituições)

Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 49)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Fortaleza (Unifor)– equipe Bajão de Dois(carro 75)

Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipe UFPBaja Inelutável (carro 42)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja FCA 1 (carro 1) e Mangue Baja FCA 2 (carro 2)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) – equipe Corisco (carro 20)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 13)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 9)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 50)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 71)

NORTE (1 estado – 1 equipe – 1 instituição)

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 60)


SUDESTE (4 Estados – 47 equipes – 42 instituições)

São Paulo
Grande São Paulo – (9 equipes / 7 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1(carro 4)e FEI Baja 2 (carro 5)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) – equipe Fatecnólogos (carro 25)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 – Dakar (carro 15 )e Mauá 2 – Kalahari (carro 16)
Universidade de São Paulo (USP) – equipe Poli Taurus (carro 3)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 41)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 43)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 63)

São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Centro Universitário Claretiano – equipe Clarengex(carro 64)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – equipes EESC USP Mohawk (carro 18) e EESC USP Fawkes (carro 19)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja(carro 67)
Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) – equipe Torque Baja(carro 55)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe Ita Omega Baja (carro 22)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 8)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) –Campus Ilha Solteira – equipe TecIlha Baja (carro 36)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Bauru – equipes PAC Baja 1 (carro 37) e PAC Baja 2(carro 38)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 40)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) – equipe Baja Unimep (carro 28)

Minas Gerais – (11 equipes / 11 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 27)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe NP Race (carro 47)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – equipe Corsários (carro 65)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci (carro 33)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira – equipe Mountain Baja (carro 53)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Baja UFOP (carro 58)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 10)
Universidade Federal de SãoJoão Del Rei (UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 7)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado (carro 56)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja (carro 21)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço (carro 31)

Espírito Santo
– (4 equipes / 4 instituições)
Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) – equipe FAESA BAJA(carro 57)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – equipe Samabaja (carro 51)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 48)
Universidade Vila Velha (UVV) – equipe Baja UVV(carro 62)


Rio de Janeiro
- (10 equipes /9 instituições)
Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) – equipe AEDBaja (carro 45)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe MudRunner (carro 39)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – equipe Reptiles (carro 73)
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – equipe Motor Serra (carro 52)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe UERJ Quarter Mile (carro 54)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 35)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé – equipe Ali Babaja (carro 59)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipes Tuffão A (carro 23) e Tuffão B (carro 24)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 30)

SUL (3 Estados – 14 equipes – 14 instituições)
Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Lince (carro 32)

Rio Grande do Sul (5 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário Univates– equipe Baja Univates Team(carro 61)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 76)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 26)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 14)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM Team (carro 29)

Paraná (7 equipes / 7 instituições)
Faculdade Assis Gurgacz (FAG) – equipe Força Baja(carro 69)
Pontifícia Universidade Católica do Panará (PUC-PR) – equipe CWBaja (carro 66)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – equipe Baja Cataratas (carro 12)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 17)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Cornélio Procópio – equipe ProcoBaja (carro 72)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba – equipe Imperador UTFPR (carro 11)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)–Campus Ponta Grossa –equipe Gralha Azul (carro 70)

EXTERIOR (1 equipe – 1 instituição)
Estados Unidos
Rochester Institute of Technology – equipe RIOT Racing (carro 74)

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. 

O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL. 

No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. 

No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. 

A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. 

Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários Estados do País, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

MERCEDES-BENZ DENTRO DE UM ANO E MEIO ESTARÁ VENDENDO NO PAÍS O PRIMEIRO MODELO FABRICADO NO BRASIL. QUEM O ADQUIRIR ANTES LEVERÁ O IMPORTADO DA ALEMANHA, MAS A MONTADORA GARANTE QUE A QUALIDADE DE AMBOS SERÁ IGUAL E ECONOMIA GARANTE CONSUMO REDUZIDO. O PREÇO SAIRÁ DE R$ 130 MIL NA VERSÃO C 180. GENEBRA ABRE AS PORTAS DIA 5 DE MARÇO, E A ESRELA SERÁ O QUINTINO ELÉTRICO QUE CHEGA A 200 KM/H E TEM AUTONOMIA DE 1.000 KM.


Coluna nº 0815 - 18 de Fevereiro de 2015
____________________________________



C, o carro chefe da Mercedes

Quem comprar o Mercedes C nos próximos 18 meses, receberá produto alemão, importado. A partir daí, nacional, feito em Iracemápolis, SP.

É adequação às regras oficiais para inviabilizar o mercado dos importados com elevada taxação alfandegária de 35% sobre os custos, e a outros 30 pontos percentuais sobre o IPI, turbinando recolhimento aos cofres públicos.

No interior paulista montará o SAV GLA e o Classe C. Razões simples. 


O mercado local devora veículos com jeito de valentia, como sugere a morfologia do recém lançado GLA e, por outro lado, muito valoriza os sedãs de tamanho médio, como o Classe C, o mais vendido dentre os Mercedes importados.

Quinta geração do código W205, segue a vertente mundial: cresce em medidas – agora 4,68m de comprimento, 1,81m de largura e 1,46m de altura. 


Bem proporcionado, oferece 480 litros de espaço para bagagens, boa distância entre os bancos e, uma das referências de seu bom rendimento mecânico, o coeficiente aerodinâmico de 0,24. 

Tudo consequência da inspiração no topo de linha Classe S, hoje na confortável posição de parâmetro e alvo dos concorrentes.

Linha tem três degraus básicos: C 180, 1,6 litro e 158 cv; C 200, 2 litros e 184 cv; e C 250, mesmos 2.000 cm3 porém gerando 211 cv. 


O salto de 26, 27 cv entre elas é bem perceptível. Decoração Avantgarde e Exclusive para o C 180; Avangarde no C 200; e Sport para o C 250, com interior diferenças externas nos painéis frontal e posterior desenhadas pela AMG, empresa desenvolvedora de equipamentos pró performance, agora associada à Mercedes.

Na prática
Automóveis com linhagem têm características próprias. 


Guie um deficiente visual a um Mercedes, ao sentar no banco do motorista, pelo contato com o volante ovalado, saberá tratar de carro alemão – Audi e Mercedes, aprenderam isto com a Auto Union. 

Peça para fechar a porta, e pelo som traduzindo resistência, saberá ser Mercedes. Coisas da história. 

É a sensação de boa construção intrínseca à marca.

Usuários frontais são bem recebidos, bancos com regulagem elétrica – do motorista com memória de três posições, volante ajustável eletricamente em altura e profundidade. Alavanca de marchas sob o volante, abaixo dos comandos para interferir. 


Transmissão automática, sete velocidades, com as finais longas, aproveitando a amplitude dos 27,5 mkgf de torque. 

A harmonia permite tanto esticar o vigoroso motor de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo alimentador, cobrando virilidade, quanto deixá-lo escolher a marcha de seu agrado em função da regulagem solicitada. 

Assim, cruza a 120 km/h, em 7ª marcha, abaixo de 2.300 rpm. 

Na prática, em viagem S. Paulo-Brasília, marcou surpreendentes 14,4 km/litro. O tanque de 66 litros permite, no caso, enorme autonomia, uns 950 km.

Condução é muito agradável em reações e os parâmetros podem ser mudados entre economia máxima, conforto e esporte, regulando as reações de motor, faixa de mudança de marchas, resiliência dos amortecedores. 


Direção com assistência elétrica e nova suspensão frontal por braços superior e inferior, substituindo o sistema McPherson. 

Tem-se o carro em mãos para acelerar, frear e é muito bom em curvas. 

O acerto de direção e suspensão é primoroso.

O C 200, versão intermediária, é de boa posição, superior em potência e itens aos 180, perdendo para o 250. 


Base de preço para negociar, considere R$ 130 mil para o 180; R$ 140 mil para o 200; e R$ 180 mil pelo 250. O C 180 será o mais vendido.

Visão pessoal
Automóvel bem composto, sólido, confortável, surpreendentemente econômico. Fosse comprar optaria pela versão 200. 


A manobrabilidade é excepcional, assim como o baixo consumo.

Pode melhorar no nacional: 

1. Câmera de ré, mandatória em veiculo deste porte – se tem em Kia Soul e Renault Fluence, não há justificativa para a ausência;

2. Altura livre do solo da suspensão frontal: em padrão de incivilização brasileira exige atenção redobrada para as deficiências do piso. 


Três centímetros a mais iriam muito bem;

3. Regulagens gerais via tela. Merece caminhos mais fáceis ante a idade dos usuários. Hoje tem lógica de adolescente.


Mercedes Classe C


Mais sobre o picape Fiat
Primeiro produto com a marca Fiat a deixar a nova fábrica multi marca erigida em Goiana, Pernambuco, será o picape ainda sem nome, mas conhecido como Stradão, referência a modelo menor e líder de mercado.


Informações dão conta da motorização inicial, 1.8 EtorQ, e aplicação de câmbio CVT – de polias variáveis – e uso como automático. 

Há possibilidade de versão diesel e transmissão automática de nove velocidades, aproveitados ao Jeep Renegade, primeiro produto das novas instalações industriais. 

O picape utiliza a mesma plataforma. No mesmo projeto, tração nas 4 rodas e reduzida, como uma das versões do Renegade.


Como reagirá em subidas um picape com tração dianteira? Perguntei ao Cláudio Demaria, tipo engenheiro-chefe na Fiat. 

Segundo ele, os testes com o Renegade e o picape tem surpreendido. 

E no caso do picape, para auxiliar nas solicitações que podem motivar o patinamento das rodas, virá de fábrica com diferencial dotado de sistema blocante mecânico. 

Em testes, informou, saiu-se bem em subidas com 29 graus de inclinação. Indaguei: tipo arrancar carregado em rua íngreme em Ouro Preto  – a agradável cidade histórica mineira é pródiga em ladeiras de primeira marcha e não qualidade. Pior, explicou.

Roda-a-Roda

Mostra - Salão de Genebra, a partir de 5 de março, caracteriza-se por exibir caminhos e conquistas tecnológicas. 


Destas, pode se tornar referência a do QUANTiNO, veículo elétrico com inovadora tecnologia de baixa tensão.

Mudança – O sistema, antes apenas aplicável a veículos de baixa potência – e rendimento, como carrinhos de golfe, altera barreiras, permite o uso de quatro motores elétricos – 4 x 25W – ou 136 cv, velocidade de 200 km/h e autonomia superior a 1.000 km. 


Linhas esportivas, quatro lugares, rodas 22”, com 3,91m de comprimento – um Fiat Palio e dois dedos.

Caminho - Considere o QUANTiNO efeito demonstração da tecnologia. 


Ela terá aplicação em toda sorte de veículos elétricos.

Mais – Na mostra, em estande com 1.000 m2, TAG Heuer, fabricante de relógios tecnologicamente refinados, comemorará os 30 anos de parceria com a equipe Mc Laren de Fórmula 1 com exposição de fotos. 


Destaque para Ayrton Senna, rallyes e a Fórmula E, para carros elétricos.
QUANTiNO, elétrico, 200 km/h, autonomia 1.000 km. Caminho?

Das pistas... – Pistas de corrida são laboratórios especiais, e o circuito francês de Sarthe, com a prova de resistência 24 Horas de Le Mans 2014, viu os fortes faróis dos Audi R8 LMR. 


Tinham o facho alto por tecnologia Laser com diodos de alta intensidade, e capacidade de iluminação duas vezes superior ao LED. 

Estarão no novo R8, criando novo parâmetro na classe.

Mudança – Diz o acreditado jornal inglês Financial Times, Apple recruta especialistas em automóveis, tecnologia da mobilidade, eletricidade, conectividade, design e manufatura, para ultra secreto laboratório de pesquisas, buscando produto e viabilidade para veículo possivelmente suburbano, elétrico – e autônomo.

II – Automóvel está se transformando em coisa eletrônica e com comandos externos ao motorista, tipo cruza com SmartPhone ...

Fim
– Substituição na fábrica da Mini em Oxford, Inglaterra: saem os dois lugares Coupé e Roadster – o conversível -, entram novos Mini de 3 e 5 portas.

Jogo duro – Projeto especial da Ford, o Police Interceptor 2016 chega à maturidade, com 55% das vendas no segmento. 


Especializado, para resistir às extremas exigências da atividade policial. 

Versões sedã e utilitário, tração nas 4 rodas. Não usa chassi, mas monobloco com reforços estruturais periféricos.

Superioridade – No Brasil, nada disto. Aqui, no máximo SUVs de luxo ou automóveis, sem preparação, são aplicados em tal serviço. 


Aliás o País, além de não ter marca e produto próprios, também se descuida das exigências para veículos com aplicações especiais, como táxis, ambulâncias, carros de polícia, de serviço público. 

Nossa riqueza permite comprar veículos inadequados, de elevada manutenção e vida menor ante os projetados para tais usos.

Bond – Jaguar e Land Rover mantém-se como ferramenta de marketing em Spectre, 24º filme da série James Bond. 


Um carro-conceito Jaguar, o C-X75 – construído junto com a Williams da Fórmula 1 – terá movimentado pega com outro inglês, um Aston Martin DB 10 nas ruas de Roma. Estreia em novembro.

Ocasião – Com a queda de vendas ano passado e previsões desanimadas para este, fabricantes e importadores agem para fomentar vendas de veículos O Km. 


BMW e seu braço financeiro sugerem os modelos da série 3 e de Mini com entrada de metade do valor e saldo em 24 e 18 meses sem juros explicitados.

Binóculo – Melhor proposta a clientes vendo tais alemães como inatingíveis, entrada entre 0 e 49%; 24 prestações contidas; final de 50% do valor do contrato. 


Concessionário garante a recompra e valor pode ser entrada na compra de modelo novo. Vale também para motos F 800GS e 1200 GS.

Idem – Volvo tomou o mesmo ônibus. Vende o hatch V40 com 50% de entrada; 23 prestações de R$ 1.927,00; saldo final.

Versão – Sem modelo novo para apresentar, Honda resgatou versão de topo EXR e incrementou a agora intermediária LXR. 


No primeiro, absorveu a grade frontal, faixa cromada na tomada de ar do para choques. LXR agregou eletrônicos controle de tração/estabilidade e auxiliar para partida em subidas.

Foco – LXR e EXR com motor flex 2.0, variador de válvulas, 150 cv gasálcool, cinco 5 cv a mais se álcool. 


Novo multi mídia, monitor LCD 7”, e o sistema de avisar motorista sobre trânsito opera pelo rádio. 

Preços: EXR R$ 88.400; LXR R$ 78.400; LX 1.8 R$ 73.900; LX mecânico R$ 70.900.

Nacionalização – BMW marcou data para a virada industrial no país: outubro. 


Terá, então, montagem completa com alinhamento, armação da carroceria, solda e pintura. 

Até lá, quatro produtos em produção: BMWs 320 e X1, já em supérflua montagem; Série 1, com motor 3 cilindros, turbo, tradição dianteira, como o Mini Countryman.

Futuro – Projeção de vendas de automóveis O Km e mudança do mercado turbinaram decisão da BorgWarner em criar novo centro de pesquisa e desenvolvimento na agradável Itatiba, SP. Projeta, em 2020 venderá turbo para 1 milhão de veículos/ano. Mais, se governo regrar melhor emissões e consumo.

Oferta – Rentcars.com agência de viagens online e locadora Localiza oferecem promoção: reservas confirmadas até 28 de 
feveiro e uso até 30 de novembro, carros compactos pagarão aluguel de econômicos.

Acerto – Shaanxi Automotive Group fez joint venture – junção de duas companhias para formar terceira - com a Shacman na fábrica em implantação por esta em Tatuí, SP, projetando montar caminhões a partir de 2016.

Emoções – Mitsubishi criou facilidades para interessados disputar sua 16ª temporada, onde atração serão protótipos baseados no crossover ASX. 


Não precisa comprar para alinhar, pois o plano Sit&Drive garante ao veículo, preparação e assistência nas provas. Tipo pagou, correu.

Mais - Nas outras categorias, a novidade da venda dos picapes L200 Triton ER aos pilotos. Temporada começa dia 28, em Ribeirão Preto, SP. 


Curiosidade é categoria para TR4, recém descontinuado pela marca. 
Informações? (19) 3818-8888; Email: mitsubishicup@mmcb.com.br

Festa – Motos Traxx TSS 250 e Fly 250, a ser produzidas pela empresa em Manaus, foram incluídas por internautas chineses no grupo das Top 10. Traxx pertence à Jialing, maior fabricante daquele país.

Racional – Randon Consórcios administrará o este grupo de poupança comum da nascente DAF Caminhões. Ideia é fomentar vendas em época de juros altos.

____________________________________

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O AUDI R8, O CARRO DE CORRIDA DA MARCA, TERÁ SEUS FARÓIS DE LED SUBSTITUÍDOS POR LUZ A LASER COM ALTA INTENSIDADE LUMINOSA E LONGO ALCANCE


Ingolstadt, 16 de fevereiro de 2015 - A Audi está anunciando os faróis do novo R8 como o primeiro de uma série de destaques tecnológicos deste carro esportivo de alta performance. 

O R8 utiliza faróis de LED que, opcionalmente, podem ser suplementados por um módulo de facho alto a laser.

O novo R8 vai estabelecer novos parâmetros entre os carros esportivos de alto desempenho, entre eles sua tecnologia de iluminação. 

Como opção, o último modelo desenvolvido pela Audi pode ser equipado com um projetor de laser como farol alto. 

A principal vantagem da iluminação a laser é que ela utiliza diodos de laser de alta intensidade, que geram muita energia luminosa a partir de um pequeno componente. 

Comparados aos faróis altos de LEDs, os fachos altos a laser têm o alcance quase dobrado.

Cada farol contém um módulo laser que opera com quatro diodos laser de alta intensidade. 

O módulo reúne os quatro raios laser de alta intensidade e, a seguir, um conversor de fósforo transforma a luz azul em luz branca pura. 

Uma característica que identifica os faróis a laser é sua assinatura luminosa azulada. 

O equipamento de série do R8 inclui um sistema de faróis de LEDs. Todas as funções de iluminação são produzidas por 37 LEDs em cada farol.

O projetor de laser para luz alta estreou na metade de 2014 no Audi R8 LMX, uma edição limitada da série anterior do R8. 

Pouco antes disso, ele foi usado no carro de corridas Audi e-tron quattro, na prova 24 Horas de Le Mans. 

O projetor de laser é a mais recente tecnologia de produção de uma longa linhagem de inovações em iluminação. 

A Audi introduziu a tecnologia LED no mercado pela primeira vez em 2004, nas luzes de condução diurna do Audi A8 L W12. 

Tecnologias como as luzes diurnas com LEDs, faróis Matrix Lighting e o projetor de farol alto a laser são exemplos importantes da tecnologia que contempla os valores essenciais da marca Audi: evolução constante, esportividade e sofisticação.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.