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quarta-feira, 29 de abril de 2015

FIAT CHRYSLER INAUGUROU EM PERNAMBUCO A MODERNA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS DA JEEP QUE GARANTE 10 MIL EMPREGOS, 5.300 DIRETOS E INVESTIMENTO DE R$ 7 BILHÕES.


Revolução: assim o CEO mundial da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, definiu a implantação do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). 


“Em todas as minhas experiências pelo mundo, é aqui em Pernambuco que vi acontecer a maior revolução. Ela começou há cinco anos, quando acreditamos que no meio de uma plantação de cana-de-açúcar fosse possível criar uma das fábricas mais competitivas do mundo. Esta revolução foi escrita, passo a passo, pelo povo daqui, por quem em Pernambuco nasceu e cresceu, e agora está mudando em profundidade este Estado”, destacou o executivo em seu discurso na cerimônia inauguração do complexo industrial, realizada nesta terça-feira, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador do Estado, Paulo Câmara.


O fio condutor da cerimônia foram os diversos depoimentos de funcionários do Polo Automotivo Jeep, que tiveram suas vidas revolucionadas após a chegada do empreendimento ao local. 

Adriano Damasio estava desempregado há seis meses e provia o sustendo da família catando caranguejo no mangue quando foi avisado por um amigo que a Jeep estava recrutando funcionários para a nova fábrica. 

Com apenas R$ 2 no bolso, usou o dinheiro para imprimir um currículo e entrou no processo seletivo. 


Selecionado, recebeu treinamento e hoje é líder de equipe na fábrica. 

Sua vida mudou: “Hoje, acordo sonhando e durmo sonhando. Não tenho mais medo porque o medo é adversário dos sonhos", diz.

A presidente da República, Dilma Rousseff, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Nordeste e, nesse sentido, destacou a importância do investimento feito pela empresa na região. 

"A FCA tem um longo histórico de investimentos no Brasil e já podemos considera-la brasileira", ressaltou.


Estudo realizado pela consultoria Ceplan projeta que, em 2020, o Polo Automotivo Jeep vai contribuir com 6,5% do PIB de Pernambuco. 

Será uma curva ascendente, considerando que já em 2015, primeiro ano de operação, terá participação de 2,5% no conjunto de riquezas produzidas dentro do Estado. 

Tal geração de riquezas será feita predominantemente com o emprego de mão-de-obra local, o que significa que produzirá efeitos sociais positivos.

O investimento total superou os R$ 7 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões na fábrica Jeep, R$ 2 bilhões no Parque de Fornecedores e o restante destinado a desenvolvimento de produtos e outros investimentos. 

A fábrica Jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. 

No perímetro fabril, ergue-se também o Parque de Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. 


O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados.

O empreendimento empregará até o final do ano mais de 9 mil trabalhadores, sendo 3,3 mil na planta Jeep, 4,9 mil no Parque de 

Fornecedores e 850 em serviços gerais. Deste contingente, 82% são nordestinos e 78%, pernambucanos.

No âmbito da estratégia da FCA, a planta reforça a presença do grupo no Brasil, agregando ao seu portfólio produtos de uma marca forte e em expansão, além de possibilitar a entrada no segmento de SUVs, de grande potencial de crescimento. 

Também será essencial para que a FCA alcance suas metas de expandir aceleradamente a presença global da marca Jeep.

Confira abaixo a íntegra dos discursos de Sergio Marchionne, CEO da FCA, e John Elkan, presidente do Conselho de Administração da FCA.


JOHN ELKAN
Bom dia! obrigado, Gloria, e obrigado, Jamile e Toninho, por sua carta, que contêm os desejos seus e de tantas crianças desta terra.

Para mim é uma honra e sobretudo uma grande emoção estar aqui hoje.

Antes de tudo por um motivo pessoal: passei importantes anos da minha infância no Brasil e sinto uma ligação particularmente viva e forte com esta magnífica terra.

Mas estou emocionado também por outro motivo.

De fato, hoje estamos celebrando o início de um novo capítulo da longa e rica história que liga o nosso Grupo a este País.

É uma história de sucesso de quase quarenta anos, crescendo junto com o Brasil e mantendo a liderança do mercado nacional. 

É também uma história de progresso, como demostra os mais de trinta mil homens e mulheres que, com seu trabalho, deram uma contribuição fundamental para industrializar e tornar o Brasil um país mais moderno e forte.

Nestas quatro décadas, foram muitos os objetivos que alcançamos juntos. 

Somando nossos esforços aos das autoridades locais e nacionais, passo a passo percorremos um longo caminho. 

Construímos um modelo industrial responsável e respeitoso do território. 

Estreitamos ligações com as comunidades locais, dando vida a muitos projetos no campo do meio ambiente, da educação, da cultura e da formação para o trabalho. Investimos na paixão, na inteligência e na tenacidade deste País e agora… estamos prontos para ir além.

Graças à união da Fiat com a Chrysler, de fato, hoje estamos mais fortes, e sobretudo estamos prontos para lançar um novo grande desafio: concretizar aqui, em Pernambuco, o nosso maior projeto de desenvolvimento industrial, para fazer a Jeep crescer a um nível jamais alcançado em sua história.

É um projeto muito ambicioso, que não poderíamos ter começado sem o apoio e a determinação do Governo do Brasil e de Pernambuco. 

Conheço o esforço que este País está fazendo para levar o progresso econômico e o desenvolvimento social para todos os cantos do Brasil, para aqueles lugares onde, por anos, muitos brasileiros tiveram de enfrentar uma vida dura e áspera… uma vida Severina, para usar as palavras de João Cabral de Melo Neto, o grande poeta que nasceu muito próximo daqui, no Recife, e que melhor que qualquer outro soube falar desta terra e da sua gente.

Compartilhamos a visão de que é preciso difundir o progresso. 

Por isto, em nome da Fiat Chrysler Automobiles estou orgulhoso em poder dar a nossa contribuição, como confirmação da grande confiança que renovamos nas perspectivas do Brasil. 

 Daqui a pouco, junto a Sergio Marchionne e à Presidente Dilma Rousseff vamos inaugurar o Polo Automotivo Jeep.

E cada Jeep que sair das linhas de montagem levará para todo lugar o nome desta fábrica, e levará consigo também um desejo e uma esperança: a esperança de um País que está trabalhando para construir o seu futuro, para dar-lhe a forma que quiser, exatamente como o ferrageiro de Carmona de Cabral de Melo Neto:

“Domar o ferro à força,

não até uma flor já sabida,

mas ao que pode até ser flor

se flor parece a quem o diga”*

Grazie!

*de Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto (O ferrageiro de Carmona)

SERGIO MARCHIONNE
(O CEO da FCA foi chamado ao palco pela mestre de cerimônia Glória Maria, que o definiu como um líder de revoluções da indústria automobilística.)

Acabaram de me chamar de revolucionário, e eu tomo isso como um grande cumprimento.

Mas as verdadeiras revoluções não são feitas de cima para baixo. 

Começam pelas pessoas comuns, de sua vontade de resgate, de sua coragem para mudar as regras do jogo, de sua capacidade de transformar o ordinário em extraordinário.

Em todas as minhas experiências pelo mundo, é aqui em Pernambuco que vi acontecer a maior revolução.

Ela começou há cinco anos, quando acreditamos que no meio de uma plantação de cana-de-açúcar fosse possível criar uma das fábricas mais competitivas do mundo.

Então, esta revolução foi escrita, passo a passo, pelo povo daqui, por quem em Pernambuco nasceu e cresceu, e agora está mudando em profundidade este Estado.

É a revolução de quem nunca havia construído um carro em toda sua vida, mas possui um elemento muito mais precioso e forte que a experiência: a curiosidade e a vontade de aprender.

É a revolução de quem levanta de madrugada com um grande sonho – aquele de construir um futuro melhor para si e para sua família – e passa o resto do dia a realizá-lo.

E é a revolução de quem assume para si o empenho de mudar as coisas, de demonstrar que é sempre possível criar algo novo e melhor.

Quando eu ainda não conhecia Pernambuco, me contaram uma espécie de lenda. 

Falaram que as pessoas daqui pensam que seja o rio deles que criou o oceano.

Agora entendi o sentido daquela história.

Nessa atitude não existe arrogância, mas há o orgulho pela própria terra e pelo próprio trabalho.

Há a vontade de fazer as coisas e fazê-las bem.

Há a natureza autêntica e batalhadora de quem não se deixa dobrar pela dificuldade, mas vai adiante até conseguir o que quer.

Isso explica porque, quando saiu o primeiro Renegade da linha, o hino de Pernambuco surgiu espontaneamente nos lábios de todos.

Talvez vocês estivessem esperando um discurso diferente vindo do CEO da sétima maior fabricante mundial de carros.

Pensavam que eu falaria de quanto este polo industrial é importante para o desenvolvimento da Jeep como marca global e para alcançar o volume de 1,9 milhões de Jeeps vendidos no mundo até 2018.

Ou que eu falasse sobre o nível de qualidade e de tecnologia do complexo produtivo, além da eficiência e da flexibilidade da fábrica, que tornam este um modelo de excelência em todo o sistema FCA.

Ou talvez pensassem que eu lhes diria quanto o Brasil é crucial nos nossos planos de desenvolvimento internacional; e quanto nos sentimos honrados, por nosso lado, em poder contribuir para o crescimento econômico e social desta ampla área do País.

Isso é certamente verdadeiro. Não é por acaso que no dia 13 de outubro, dia do nascimento oficial da Fiat Chrysler Automobiles e da cotação na Bolsa de Nova York, a bandeira brasileira se abria ao vento sobre Wall Street.

Mas acredito que, como em todas as histórias de sucesso, são as pessoas que fazem a diferença.

Hoje não celebramos um complexo industrial, uma marca ou um produto.

Celebramos o espírito de Pernambuco e de sua gente.

Sem a presença deles, o nosso projeto, ainda que ambicioso, não teria sucesso.

Por isso eu queria agradecer, em nome de toda FCA, as pessoas que trabalham aqui – todos e cada um deles.

Obrigado pelo que fizeram até agora.

Obrigado por terem feito viver, em cada fase deste projeto, os seus valores morais, de honestidade e de transparência.

Obrigado também por terem trazido os valores sadios desta terra: a paixão, a determinação, o espírito de aventura e de sacrifício, a liberdade.

Com o seu exemplo – simples e autêntico – vocês são as melhores testemunhas do que significa o nome Jeep, que levam impresso no peito.

Antes de concluir, gostaria de acrescentar ainda uma coisa.

Gloria (Maria, mestre da cerimônia) dizia que estou me tornando um pouco brasileiro. Creio que tenha razão.

Passei os últimos 40 anos viajando e trabalhando pelo mundo, com empresas, pessoas e culturas diferentes.

Mas é verdade: amo o Brasil. Eu mesmo me sinto um pouco brasileiro.

Com o apoio de Casa Fiat de Cultura, adquiri vários quadros de artistas brasileiros, dentre os quais Guignard, de Paula e Cícero Dias, que nasceu aqui mesmo em Pernambuco.

Esta terra tem uma magia particular, tem a capacidade de colocar as pessoas em contato consigo mesmas, de fazê-las sentir-se em casa. 

Não há outro lugar no mundo que exerça o mesmo efeito sobre as pessoas.

Gostaria de mostrar um vídeo, que talvez expresse melhor que muitas palavras aquilo que quero dizer.

Vi este vídeo mais ou menos um ano e meio atrás pela primeira vez.

E fiquei totalmente arrepiado.

Naquele dia, eu assisti e assisti, sete vezes seguidas.

Não precisei de tradução porque é algo que chega direto no coração.

Este é o meu Brasil.

terça-feira, 28 de abril de 2015

A IVECO APRESENTA NA AGRISHOW, QUE ACONTECE ATÉ 1º DE ABRIL, EM RIBEIRÃO PRETO, 23 NOVOS PRODUTOS CRIADOS PARA PROTEÇÃO, LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE MOTORES DA MARCA.


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A Iveco preparou uma novidade para os clientes que visitarem o estande da montadora na Agrishow 2015. 

Trata-se de uma nova linha de lubrificantes, produtos de limpeza, de proteção, além de adesivos e materiais vedantes desenvolvidos especialmente para que o cliente Iveco tenha garantia de fábrica em todos os produtos utilizados na manutenção e conservação de seus veículos.

A nova gama de produtos possui 23 itens como desingripantes, water off, silicone acético, trava rosca e tinta colorida. 

Os produtos serão distribuídos por meio da CNH Industrial Parts & Service, que é a unidade da CNH Industrial responsável por fornecer peças de reposição à fabricante de veículos comerciais. 

Os clientes Iveco poderão adquirir os produtos através da rede concessionária.

A gerente de Marketing de peças da montadora, Regina Barbosa, explica que esta é a primeira vez que a Iveco terá um material exclusivo para manutenção de conservação de veículos. 

“A iniciativa faz parte do compromisso da Iveco de fornecer ao cliente produtos homologados e certificados pela engenharia da fábrica. É nossa garantia de que o material utilizado nos veículos seja produzido e pensado para um Iveco”, explica Barbosa.

Além da qualidade dos novos produtos, a Iveco ressalta que a lista de preços da nova gama de produtos está extremamente competitiva. 

“No estudo de mercado que realizamos, constatamos que existe uma enorme vantagem em adquirir esta nova linha tanto para as oficinas das concessionárias, que utilizam os produtos em grande escala, quanto para os clientes que adquirirem os produtos no balcão. Conseguimos juntar qualidade e ótimos preços”, afirma.

Iveco
Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. 

A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. 

A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. 

Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

Para mais informações da Iveco, visite www.iveco.com.br

Para mais informações da CNH Industrial, visite: www.cnhindustrial.com

AUDI APRIMORA O SISTEMA MATRIX LASER DE ALTA RESOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO E MELHORA SENSIVELMENTE OS FARÓIS DE SEUS VEÍCULOS E POSSIBILITA NOVOS TIPOS DE FUNÇÕES DE LUZ DE ASSISTÊNCIA


Ingolstadt, 28 de abril de 2015
– A Audi está ampliando ainda mais sua liderança na tecnologia de iluminação automotiva. 

No projeto patrocinado “Luz laser inteligente para faróis dianteiros adaptáveis compactos e de alta resolução” (iLaS), a marca dos quatro anéis está trabalhando nos faróis dianteiros do futuro com parceiras da indústria e do meio científico. 

A tecnologia Matrix Laser e sua alta resolução tornarão a iluminação viária ainda mais flexível e altamente versátil – em todas as situações.

A tecnologia Matrix Laser se baseia no LaserSpot para faróis altos, que a Audi foi pioneira ao introduzir a tecnologia no Audi R8 LMX. 

Pela primeira vez, lasers brilhantes estão tornando possível integrar a tecnologia de projetores em um farol dianteiro compacto e potente.

O novo sistema opera com um micro-espelho de movimentos rápidos, que redireciona o feixe de laser. 

Quando o veículo está em baixa velocidade, a luz é distribuída para uma área de projeção maior, e o caminho é iluminado com grande alcance. 

Em velocidades mais altas, o ângulo de abertura é menor, e a intensidade e o alcance da luz são incrementados significativamente. Isso é especialmente vantajoso ao dirigir em rodovias. 

Além disso, a luz pode ser distribuída de forma precisa. Isso significa que a claridade das diferentes zonas de iluminação pode ser alterada controlando-se o tempo de resposta da iluminação nas zonas específicas.

Também é novidade a ativação e desativação inteligente e ultrarrápida dos diodos laser com relação à posição dos espelhos. Isso torna a expansão ou retração do feixe luminoso mais dinâmica e altamente variável. 

Como ocorre com os atuais faróis dianteiros LED Matrix da Audi, o caminho é sempre intensamente iluminado sem ofuscar os outros motoristas. 

A diferença crucial é que a tecnologia Matrix Laser oferece uma resolução dinâmica ainda mais precisa e, portanto, um maior grau de utilização, proporcionando mais segurança para o tráfego viário.

Na nova tecnologia, diodos laser azuis da OSRAM irradiam sua luz, com um comprimento de onda de 450 nanômetros, sobre um espelho em rápido movimento de três milímetros. 

Esse espelho redireciona a luz laser azul para um conversor, que a converte em luz branca e a projeta sobre a estrada. 

O espelho usado para obter esse efeito, fornecido pela empresa Bosch, é um sistema micro-óptico que possui um controle eletromecânico e é baseado na tecnologia de silício. 

Ele é bastante robusto e possui uma vida útil extremamente longa. 

Tais componentes também são usados em acelerômetros e unidades de controle para prover controle eletrônico de estabilidade.

A Audi tem sido há muitos anos a líder na tecnologia de iluminação automotiva. Algumas das principais inovações da marca são:

· 2003: Audi A8 com luz adaptável

· 2004: Audi A8 W12 com luzes diurnas LED

· 2008: Audi R8 com faróis dianteiros inteiramente LED

· 2010: Audi A8 no qual os faróis dianteiros são conectados em rede com os dados de navegação

· 2012: Audi R8 com luzes indicadoras de direção dinâmicas

· 2013: Audi A8 com faróis dianteiros LED Matrix

· 2014: Audi R8 LMX com tecnologia LaserSpot para os faróis altos

No âmbito do projeto “iLaS” de três anos, a Audi está trabalhando com suas parceiras Bosch, Osram e o Lichttechnischen Institut (LTI; “Instituto de Tecnologias da Iluminação”) do Karlsruhe Institute for Technology (Instituto Tecnológico Karlsruhe/KIT). 

O projeto é patrocinado pelo Ministério Federal Alemão para Educação e Pesquisa.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

RENAULT CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NO BRASILEIRO DE MARCAS. GABRIEL CASAGRANDE, EQUIPE CA TEAM OCUPOU O LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO EM NOVA SANTA RITA


A Renault conquistou no último sábado sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Marcas com o Novo Fluence 2015. 

O lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo curitibano Gabriel Casagrande, da equipe C2 Team, na prova realizada no Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre.

A primeira bateria foi extremamente movimentada, com duas intervenções do Safety Car. 

Começou com Vicente Orige e Vitor Meira mantendo os Honda Civic nas duas primeiras posições, mas Gabriel Casagrande, que largou na terceira posição, colou nos pilotos da marca japonesa com o Renault Fluence já na terceira volta. 


Após a primeira saída do carro de segurança, na volta sete, Casagrande colocou por dentro na curva 1, ultrapassou Orige e assumiu a liderança.

As emoções vieram nas voltas finais, com uma intervenção do safety car, Casagrande começou a sofrer pressão do estreante Luiz Razia, mas soube administrar bem a vantagem, cruzando a linha de chegada com o Fluence na primeira colocação.

"Quero agradecer à Renault pela confiança, porque eles poderiam ter escolhido outras equipes e eles optaram pela C2, confiaram na nossa estrutura e no nosso trabalho. Estou muito feliz em ter sido o primeiro a conquistar esta vitória para a montadora no campeonato de marcas, sei que vamos lutar pelo título. O carro é muito bom, muito rápido, e temos tudo para conquistar muitos resultados bons e brigar pelo campeonato no final da temporada", comemorou Casagrande.

Gabriel Casagrande pertence a nova safra de pilotos que competem em categorias nacionais. Foi vice- campeão do Campeonato Brasileiro de Turismo em 2013. 


Na temporada passada se dividiu entre o Campeonato Brasileiro de Marcas e a Stock Car. 

No Marcas, Casagrande venceu duas provas e conquistou uma pole position.

Seu companheiro de equipe é o paulista Beto Cavaleiro, que tem passagens por importantes categorias de carros de turismo no país e esteve na disputa das duas últimas temporadas da Stock Car. 

Em 2014, participou de uma etapa do Brasileiro de Marcas, e optou por seguir na categoria em 2015.

A outra equipe representante da Renault no Campeonato Brasileiro de Marcas é a Full Time Sports, com Rubens Barrichello e Eduardo Rocha nos cockpits dos modelos Fluence. 

“É um grande prazer aceitar esse novo desafio junto com a Renault, que está voltando ao automobilismo nacional, e me sinto honrado em fazer parte desse momento. Vou correr em casa, com a Full Time Sports, e acredito que será um campeonato bem competitivo. Será um carro novo, um desafio novo, mas com a velha e sempre paixão pela velocidade. Será uma grande alegria conhecer mais uma categoria", comenta Barrichello.

A segunda bateria, no domingo, foi vencida pelo piloto Nonô Figueiredo, da Chevrolet. 

O Fluence 2015 mais bem posicionado foi o de Barrichello, na sétima posição. 


Após quatro provas realizadas, quatro marcas diferentes chegaram em primerio lugar, mostrando todo o equilíbrio e forte competitividade do campeonato.

A tarceira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas acontecerá no Autódromo Internacional de Curitiba, no fim de semana de 31 de maio.

O automobilismo no DNA da Renault
Tudo começou em 1898, quando Louis Renault percebeu que as competições automobilísticas eram uma ótima vitrine para exposição de seus veículos, e competiu em algumas provas, juntamente seu irmão Marcel, com um carro que construiu na época.

Mas foi na Fórmula 1 que a marca alcançou as mais importantes conquistas. 

A Renault fez sua estreia na categoria em 1977 e nesses 37 anos, foram 12 títulos mundiais de Construtores e 11 de Pilotos.

Além disso, a Renault organiza na Europa o World Series, evento que reúne três categorias. 

São elas: a Fórmula Renault 3.5 Series e a Fórmula Renault 2.0, onde 60% dos pilotos que passam por estas categorias chegam até a Fórmula 1. 

Alguns deles são: Nico Rosberg, Kimi Haikkonen, Pastor Maldonado, Romain Grosjean, Felipe Massa e outros. 

Outra categoria é a Clio Cup, que utiliza o Renault Clio, modelo europeu semelhante aos utilizados nas ruas. 

O World Series também serve para a Renault promover ações com clientes da marca, como Track Days, gincanas e voltas rápidas em carros de competições.

Copa Petrobras de Marcas - 1ª bateria:
1. 83. Gabriel Casagrande - C2 Team 
(Renault Fluence) - 23 voltas em 26min39s035 

2. 28. Luiz Razia - Toyota Bassani (Toyota Corolla) - a 1s410 

3. 3. Vitor Meira - JLM Racing (Honda Civic) - a 4s238 

4. 43. Vicente Orige - JLM Racing (Honda Civic) - a 4s546 

5. 1. Thiago Marques - RZ Motorsport Toyota (Toyota Corolla) - a 6s434 

6. 11. Nonô Figueiredo - Onze Motorsports(Chevrolet Cruze) - a 8s890 

7. 8. Willian Freire/Thiago Oliveira - KFF Pro Racing (Chevrolet Cruze) - a 10s017 

8. 59. Renan Guerra - Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 10s981 

9. 99. César Bonilha - Jupiter Racing Team (Ford Focus) - a 15s806 

10. 98. Carlos Souza - KFF Pro Racing (Chevrolet Cruze) - a 15s812 

11. 53. Ronaldo Kastropil. Jupiter Racing Team. Ford Focus - 16s221 

12. 7. Beto Cavaleiro - C2 Team (Renault Fluence) - a 20s957 

13. 111. Rubens Barrichello - Full Time Sports (Renault Fluence) - a 7s236* 

14. 17. Daniel Kaefer - RZ Motorsport Toyota (Toyota Corolla) - a 7s520** 

Não completaram 75% da prova 

15. 13. Eduardo Rocha - Full Time Sports (Renault Fluence) - a 9 voltas 

16. 12. Guilherme Salas - Onze Motorsports (Chevrolet Cruz) - a 11 voltas 

17. 9. Rodrigo Baptista - Toyota Bassani (Toyota Corolla) - a 13 voltas 

18. 57. Felipe Tozzo JLM Sport (Honda Civic) - a 20 voltas 

19. 31. Willian Starostik - Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 20 voltas 

20. 0. Gustavo Martins - JLM Sport (Honda Civic) - a 7 voltas***

* #111Penalizado em 20 segundos no tempo de prova por atitude anti-desportiva contra #99 

* #17*Penalizado em 20 segundos no tempo de prova por ultrapassagem irregular contra #8 utilizando traçado não-oficial 

*** #0 Excluído da prova por atitude anti-desportiva contra #2

Copa Petrobras de Marcas - 2ª bateria:
1. 11. Nonô Figueiredo - Chevrolet Cruze – 22 voltas em 26min07s908

2. 1. Thiago Martins - Toyota Corolla – a 1s196

3. 43. Vicente Orige - Honda Civic - a 2s826

4. 0. Gustavo Martins - Honda Civic - a 5s877

5. 12. Guilherme Salas - Chevrolet Cruze - a 6s176
6. 98. Carlos Souza - Chevrolet Cruze - a 6s609

7. 111. Rubens Barrichello - Renault Fluence - a 7s559

8. 13. Eduardo Rocha - Renault Fluence - a 7s686

9. 9. Rodrigo Baptista - Toyota Corolla - a 8s001

10. 31. William Starostik - Ford Focus - a 13s879

11. 7. Beto Cavaleiro - Renault Fluence - a 19s741

12. 59. Renan Guerra - Ford Focus - a 24s656

13. 53. Ronaldo Kastropil - Ford Focus - a 1 volta

14. 57. Felipe Tozzo - Honda Civic - a 1 volta

15. 3. Vitor Meira - Honda Civic - a 1 volta

16. 83. Gabriel Casagrande - Renault Fluence - a 5 voltas

17. 99. Cesar Bonilha - Ford Focus - a 11 voltas

18. 28. Luiz Razia - Toyota Corolla - a 13 voltas

19. 17. Daniel Kaefer - Toyota Corolla - a 20 voltas

20. 8. William Freire/Thiago Oliveira Chevrolet Cruze - a 21 voltas

SUBARU PARTICIPA DA AGRISHOW 2015. NO ESTANDE ESTARÃO EXPOSTOS OS MODELOS FORESTER, O CROSSOVER XV E O ESPORTIVO WRX STI, TODOS COM TRAÇÃO INTEGRAL, O QUE É IMPORTANTE PARA QUEM OPERA NO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO.


São Paulo, 27 de abril de 2015 - A SUBARU está presente na edição 2015 da Agrishow, considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo onde são apresentadas todas as novidades em produtos, máquinas e veículos desenvolvidos para este importante setor econômico. 

O evento começa hoje (27/04) e se encerrará no dia 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP), a capital brasileira do agronegócio.

Durante a Agrishow, a SUBARU apresentará aos visitantes toda a robustez, inovação, performance e versatilidade da sua linha de veículos, importados e comercializados pela CAOA no Brasil. 


No espaço da marca na Agrishow 2015, os visitantes conhecerão de perto o best seller de vendas da empresa no País em 2014, o SUBARU Forester XT Turbo, que possui características mecânicas e de desempenho que atendem plenamente às necessidades e anseios dos clientes do segmento do agronegócio.


Os outros modelos da Subaru presentes na Agrishow são: o sedan esportivo SUBARU WRX STI, próximo lançamento da SUBARU no mercado nacional, e o crossover SUBARU XV.

O SUBARU Forester é um dos utilitários esportivos mais conceituados no mundo, pois oferece desempenho, conforto e segurança em qualquer tipo de terreno. 

O sucesso do modelo é comprovado pela robustez e qualidade, que o credenciam como um veículo adequado às mais severas exigências dos consumidores brasileiros, incluindo os do setor agrícola.


Recentemente, o SUBARU Forester conquistou três importantes reconhecimentos no Brasil. 

Ele foi eleito como veículo mais econômico e de melhor eficiência energética na categoria “grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), recebeu o título de “O Melhor SUV 2015”, no prêmio “Ten Best”, promovido pela prestigiada revista Car and Driver, e foi eleito “Compra do Ano 2015”, na categoria “Crossover Premium”, no concurso realizado pela conceituada revista MotorShow.

Aliando amplitude e conforto, ele possui ampla lista de equipamentos: revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, faróis de xenônio, rodas aro 18”, teto solar panorâmico e sistema de áudio com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos.

O SUBARU Forester está disponível em duas versões de acabamento: a Sport, equipada com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm) e a XT Turbo, com motorização 2.0 litros turbo (240 cv / 35,7 kgfm). 

Ambas contam com o sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e trabalham em conjunto com a última geração do câmbio automático Lineartronic, que também oferece a possibilidade de troca manual de marchas no volante (paddle shifts).


SUBARU XV
Este crossover é a combinação perfeita entre performance para enfrentar os mais diversos terrenos, com funcionalidade e versatilidade. 

Externamente, o XV apresenta um design marcante, que usa linhas fluídas e modernas em uma carroceria robusta, típica dos veículos SUV, além de simbolizar a união entre a funcionalidade de crossover com a personalidade urbano.


O interior do veículo proporciona uma experiência única, devido às amplas dimensões, utilização de materiais selecionados e completa lista de equipamentos, como teto solar, faróis de xénon, ar-condicionado dual zone, entre outros.

O SUBARU XV tem tração integral SAWD, motor Boxer 2.0 (150 cv) e câmbio automático Lineartronic – com opção de troca sequencial de marchas no volante. Com esse conjunto mecânico, o modelo proporciona o máximo de performance e dirigibilidade, com baixos níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes.

SUBARU WRX STI


A legião de fãs da SUBARU e os apaixonados por velocidade encontrarão no SUBARU WRX STI, que será importado e vendido pela CAOA no final deste semestre, a adrenalina de um verdadeiro esportivo. 

Ele sintetiza o know-how e inovação da Subaru Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de competição.


Equipado com motor Boxer turbo 2.5 litros, com duplo comando variável de válvulas, de 300 cv de potência máxima e câmbio manual de seis marchas, de engates rápidos e precisos, o WRX STI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 s e atinge a velocidade máxima de 255 km/h.

O WRX STI possui desenho moderno e marcante, que parece querer “devorar” o asfalto à sua frente. 

As rodas BBS de 18” e o imponente aerofólio traseiro reforçam a jovialidade.


Em termos de segurança, aderência e prazer de condução, o modelo conta com: SUBARU Intelligent Drive (SI DRIVE), que permite ao motorista optar entre três modos de condução; sistema de freios esportivos da Brembo; tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e diferencial central controlado pelo condutor.



domingo, 26 de abril de 2015

5º RALLY TRANSBAHIA CHEGA AO FIM, EM CAMAÇARI, DEPOIS DE MAIS DE 600 QUILÔMETROS DE POEIRA, LAMA E MUITA ADRENALINA. COMPETIÇÃO FOI SUCESSO ABSOLUTO. VEJA LISTA DE VENCEDORES




Camaçari (BA) – Os campeões do Rally Transbahia 2015 cruzaram a rampa de chegada neste domingo em Camaçari, na região metropolitana da capital Salvador (BA). 

Público, pilotos e organizadores celebraram ao lado de competidores vindos de todas as regiões do País. 


Fotos: Angelo Savastano

Foram três dias de disputas e muita emoção em mais de 600 quilômetros, que tiveram início em Camaçari e passagem pelas cidades de Alagoinhas e Conde.

A prova ainda somou pontos para o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para motos e quadris e para a disputa nacional de Rally de Regularidade para carros. 

O catarinense Guilherme Cascaes faturou o tricampeonato das motocicletas e a dupla Ricardo Barra / Vanderlei Hirt foi a grande vencedora dos carros, todos da categoria Master. 


Entre os quadriciclos, Pedro Costa conquistou o segundo título consecutivo da categoria Graduados, sendo que o baiano ainda possui em seu currículo uma taça da Novatos.

“Recebemos elogios dos pilotos e navegadores e cumprimos o nosso dever”, comentou José Carlos Ribeiro da Conceição, o Zé do Rádio, diretor da Adrenalina Eventos, responsável pelo Rally Transbahia. 


Destaque das motos, Cascaes resumiu como foi a prova. “A disputa teve médias justas e bastante trilha. Foi um consenso, todos gostaram bastante. Estou muito feliz pelo desempenho e a chuva de hoje foi um tempero a mais”, comentou. 

Além do terceiro título no Transbahia, Pedro Costa confirmou o bicampeonato brasileiro da modalidade.

“A prova foi muito interessante e os locais, bem escolhidos. Fiquei bastante satisfeito com a vitória e pretendo voltar no ano que vem”, revelou o piloto fluminense Ricardo Barra.

Resultados Finais - Rally Transbahia

MOTOS

Master
1º - Guilherme Cascaes - 137 pontos
2º - Daniel Crema - 129
3º - Emerson Loth "Bombadinho" - 114

Sênior
1º - Claudio Hiert - 138
2º - Marcelo Fabro - 135
3º - Fabio Manoel de Souza - 112

Over 40
1º - Sandro Hoffmann - 147
2º - Clecio Hiert - 124
3º - Gilso Moraes - 118

Over 50
1º - Pericles Dutra - 150
2º - Eduardo Miota Corona - 128
3º - Robert Roger Schmitt - 118

Júnior
1º - Almir Magalhaes Netto - 115
2º - Tiago Bamberg Tude - 77
3º - Bruno Pereira Mourao - 72

Over 55
1º - Altair Bordignon - 142
2º - Villegaignon Lage de Oliveira - 86
3º - Amilar José Rodrigues - 70

Novato
1º - Giovanni C Galzerano - 125
2º - José Henrique M. dos Santos - 111
3º - Helânio Gonçalves de Almeida - 97

Duplas
1º - Claudio Alcantara Conceiçao / Felipe Alcântara - 122
2º - Luiz Couto Filho / Charles Patrocínio - 91

Moto Rally
1º - Flávio Câmara - 225
2º - Adriano Furtado - 194
3º - José Renato Cagnon - 184

QUADRICICLOS

Graduados
1º - Pedro Henrique Costa - 216
2º - Wescley Dutra Fortaleza - 201
3º - Paulo Roberto Kitagawa - 170

Novato
1º - Paulo Henrique C.de Souza - 225

CARROS

Master
1º - Ricardo Barra / Vanderlei Hirt - 158
2º - Braulio Ferreira da Silva / Matheus Mazzei - 147
3º - Magno Aragão / Paulo Renato Carvalho - 138

Graduado
1º - Jean Paulo Kamil / Leonardo Martins - 164
2º - Roberto Bontempo / Cristiano Serpa - 150
3º - Luis Miguel Sono / Rosi Vasconcelos - 140

Turismo
1º - Carlos Eduardo M. de Andrade / Francisco Jardel Almeida - 175
2º - Cláudio Caldas de A. Lemos / Any Karoline Lemos - 160
3º - Cleber Silva de Cerqueira / Carlos Edno Santana - 122

O CUSTO DOS AUTOMÓVEIS NO BRASIL É UM ASSUNTO QUE PREOCUPA SOBREMANEIRA OS CONSUMIDORES. AFINAL UM CARRO POR AQUI CUSTA O DOBRO DO QUE NA EUROPA, NO JAPÃO E NOS ESTADOS UNIDOS. ESSE ABUSO É ATRIBUÍDO, REGRA GERAL, À GANÂNCIA DAS MONTADORAS, MAS O QUE DIZER QUANDO SE ESCLARECE QUE DE 34% A 38% DO PREÇO É COMPOSTO DE IMPOSTOS, TAXAS, ETC?


Por que o carro no Brasil custa caro? 
O que ninguém fala.

Orlando Merluzzi

As publicações sobre esse tema geralmente colocam as montadoras como vilãs praticantes de margens de lucro abusivas. 

A realidade é diferente e para fazer essa análise de modo independente e sem emoção ideológica é preciso também conhecer o lado interno das montadoras, algo que nem toda mídia do setor conhece.

A razão dos veículos produzidos no Brasil custarem o dobro do que em outros países não se justifica apenas com a carga tributária e com as margens de lucro das fábricas. 

Afirmo que as margens das montadoras não são tão elevadas assim e há no Brasil montadoras que perderam muito dinheiro nos últimos anos. 

É certo que algumas ganharam muito dinheiro também.

A carga tributária por aqui está entre 
34% e 38% do preço final do veículo. 

Países europeus cobram em média a metade desse valor (14% a 18%). 

No Japão é 9% e nos EUA 
chega a 7%, em média.


Mas tem muito mais coisa que precisa ser considerada nessa análise e que prefiro chamar de “realidade local” e não de “custo Brasil”.

A mão-de-obra para a indústria custa em média 2,5 vezes o salário que o funcionário recebe e não são somente os encargos sociais e benefícios que compõe esse custo extra. 

A necessidade de treinamento e desenvolvimento de competências no Brasil custa mais caro do que em outros países.

O nível de educação básica no País é baixo, comparado com países desenvolvidos ou até em desenvolvimento. 

Isso não é um problema somente nosso e geralmente ocorre nos países latino-americanos. 

Essa questão implica diretamente na produtividade. Só a Índia e a Espanha possuem produtividade menor do que a nossa. 

A baixa produtividade resulta em aumento de custo da produção.

Um funcionário que recebe no Brasil 
R$ 5.000 / mês custa para 
montadora R$ 12.500 / mês. 

O fornecedor também tem esse custo extra. A empresa de limpeza, de segurança, de transporte, alimentação e outros serviços carregam também esses custos, o que por sua vez será naturalmente incorporado nos custos da operação da montadora.

O frete que leva o veículo da fábrica para as concessionárias custa mais caro do que em países desenvolvidos. 

Quem paga o frete é o cliente final.


Adicione-se a isso os elevados custos logísticos e também as taxas cartoriais.
Há alguns casos emblemáticos de veículos produzidos aqui e exportados para países em que são vendidos mais barato do que o preço de varejo no Brasil. 

Não demorou para que alguns setores da mídia apontassem a ganância de lucro no Brasil, em benefício das vendas mais baratas para países como México e Argentina.

Qualquer gestor com curso básico de administração sabe o que significa venda de oportunidade com contribuição marginal. 

Esses casos ainda são suportados por incentivos fiscais e tributários no país comprador e exportador, além dos efeitos de variação cambial que incidem diferentemente em cada país e acentuam-se quando a montadora possui operações nos dois países, permitindo compensações bilaterais. 

Trata-se de gestão econômica. 

Essa análise complexa não é tão simples quanto parece e requer conhecimento das operações. 

É leviano afirmar que as montadoras vendem mais barato para o exterior e aumentam o preço no mercado interno.

O investimento realizado no Brasil precisa dar retorno aos investidores, senão, eles vão investir em outros países. 

A montadora ou os fornecedores estrangeiros que investem aqui não são entidades beneficentes. 

Todos estão aqui para ganhar dinheiro e justificar para seus acionistas o investimento que foi feito no Brasil.

As taxas de retorno sobre investimentos no Brasil devem ser maiores do que as taxas de retorno em locais estáveis como EUA, Europa e Ásia, simplesmente porque no Brasil o custo anual do capital está bem acima de 12% enquanto em países estáveis, com “rating” de investimento saudável e com inflação abaixo de 4% ao ano, a taxa de retorno esperada é bem menor do que isso, geralmente a metade. 

Para taxas de retornos maiores as margens têm que ser maiores, obrigatoriamente. Não há milagre.

Tudo isso vai para o preço do veículo.

O Brasil nos últimos 40 anos não adotou uma política que incentivasse o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia ou transformação com grande valor agregado no produto final. 

Por enquanto, seguimos sendo exportadores de insumos básicos e commodities e graças a indústria automobilística o Brasil pode se destacar dos demais países latino-americanos.

Porém, agora perdemos a posição para o México, que foi mais competente em fazer acordos bilaterais com vários países do mundo, enquanto o Brasil segue perdendo tempo com acordos comerciais que pouco agregam as nossas balanças.

É por isso tudo que o carro 
custa tão caro no Brasil. 

Qualquer negócio estruturado de prestação de serviços no País possui margens muito maiores do que as margens praticadas pela indústria automobilística. 

Bancos, construção civil, padarias, restaurantes, indústria de bebidas, indústria de cigarros, indústria do entretenimento, todos esses setores praticam margens de lucro muito mais elevadas do que as montadoras, mas atacá-los “não dá Ibope” como atacar as montadoras.

As montadoras são tão vilãs 
quanto são vítimas.

Vamos seguir torcendo para que os novos investimentos desistam de tomar a direção de outros países e retornem para o Brasil. 

Neste mês de abril de 2015, o Brasil acaba de perder mais uma 
montadora para o México.

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Fonte: Oleodieselnaveia.com / Ricardo Fernandes

VOLVO LANÇA MANUAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE NORMA DE GESTÃO EM SEGURANÇA VIÁRIA. SERÃO REALIZADOS NOVOS ENCONTROS EM SÃO PAULO, GOIÂNIA, SALVADOR E FORTALEZA. O OBJETIVO É EXPANDIR A BUSCA DE SOLUÇÕES QUE ELEVEM A SEGURANÇA NO TRÂNSITO E REDUZAM O NÚMERO DE ACIDENTES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS


O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) está lançando o Manual da ISO 39.001, norma internacional de certificação em gestão de segurança viária. 

 O material está disponível para download no portal do PVST e orienta as empresas como obter a certificação.

O manual faz parte de um conjunto de ações realizadas pela Volvo para fortalecer no Brasil a visão do “Zero Acidentes”, adotada recentemente pelo Grupo Volvo, que tem como ideal de futuro zerar os acidentes envolvendo os seus produtos, 
afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina

A norma ISO 39.001 estabelece o roteiro para implementação de um sistema de gestão para que empresas e empresários do setor de transporte avancem em práticas de segurança viária. 

Como a norma, lançada no exterior em 2012, ainda não foi traduzida no Brasil, o manual antecipa detalhes dos requisitos exigidos para sua implantação e mapeia ações a serem adotadas. 

O objetivo é possibilitar aos transportadores e operadores de transporte uma visão do caminho que devem percorrer para a adoção de um sistema próprio e organizado para a gestão da segurança viária.

A decisão de lançar o Manual da ISO 39.001 veio dos seminários regionais promovidos pelo PVST, entre setembro e novembro de 2014, que reuniu mais de 450 lideranças do setor do transporte de cargas, do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, 
explica Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Apesar de ainda ser recente, organismos responsáveis pelas certificações de Norma ISO estimam que uma nova norma atinge um grau de maturidade a partir do quarto ano de sua criação. 

Estima-se que dezenas de empresas já tenham sido certificadas no mundo. 

No Brasil, a receptividade observada nos seminários do PVST em relação à chegada da ISO foi muito boa, o que nos leva a crer que cedo veremos empresas nacionais certificadas. 

As empresas que já possuem outras ISO (9000, 14001), certamente não encontrarão grandes dificuldades de implementá-la”, destaca Paulo Cesar Gottlieb, da TRS Engenharia, responsável pelo Manual.

De acordo com Gottlieb, no Reino Unido, uma transportadora certificada pela ISO 39.001 obteve 10% de redução do valor em seu seguro, o que garantiu não só o pagamento da certificação, mas a manutenção do sistema pelos próximos sete anos. 

“Acredito que aqui também as empresas descobrirão os benefícios trazidos pela implementação da norma”, reforça.

Com essa ação a Volvo, mais uma vez, confirma seu comprometimento na busca de soluções que contribuam para aumentar a segurança no trânsito. 

Este ano, os encontros com transportadoras de cargas para discutir formas de reduzir os acidentes no transporte comercial e de implantar a ISO 39001 serão entre maio e julho. 

Estão previstos encontros regionais em São Paulo, Goiânia, Salvador e Fortaleza. A participação nos eventos é gratuita e as inscrições podem ser feitas no portal do PVST, a partir de maio.

As datas serão anunciadas dentro dos próximos dias.

O manual pode ser acessado para download no portal do PVST: www.pvst.com.br

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