Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FORD RECEBE PADRÃO “A”, NOTA MÁXIMA EM CONSERVAÇÃO DE ÁGUA NO MUNDO, SEGUNDO AGÊNCIA AMBIENTAL


A Ford Motor Company recebeu o padrão “A” em conservação de água em todos os países em que opera com instalações fabris e escritórios, incluindo o Brasil. 

Essa é a nota máxima da agência CDP, entidade de avaliação ambiental: de 2000 a 2014, a Ford cortou seu consumo total de água em 62%, o equivalente a mais de 37 bilhões de litros.

Foram avaliadas mais de 400 empresas multinacionais, conforme o relatório que foi divulgado durante a reunião de líderes mundiais realizada em Tóquio para debater os desafios globais da água. A Ford foi uma das oito únicas empresas reconhecidas com nota A.

“A necessidade de conservação da água é urgente e a Ford está no topo da lista nessa área”, disse Cate Lamb, diretora da CDP. “Mais que atender à necessidade de ser ambientalmente responsável, a Ford está contribuindo para a construção de uma economia sustentável.”

Para a Ford, a economia de água vai muito além da preocupação ambiental. “O acesso a água potável, limpa e acessível é um direito humano básico. Trabalhamos continuamente para definir metas anuais de redução do consumo e, ao mesmo tempo, adotamos tecnologias inovadoras de produção para nos ajudar a atingir essas metas”, diz Andy Hobbs, diretor de Qualidade Ambiental da Ford.


Novas tecnologias
Segundo os especialistas, historicamente, a água foi um recurso relativamente barato, cujo custo social e econômico cresce vertiginosamente. 

Já há mais de uma década, a Ford implementou um política interna, chamada Iniciativa Global de Gerenciamento de Água, para buscar soluções e orientar o seu trabalho de conservação. 

Nesse período, várias novas tecnologias foram introduzidas em suas fábricas mundiais, entre as quais um processo de usinagem com quantidade mínima de óleo, que economiza milhares de litros de água por ano.

“Nossos esforços para a economia de água vêm evoluindo ano a ano. Vamos além de simplesmente reduzir o consumo de água. Conscientizamos o nosso pessoal em nossas instalações para trabalhar de modo mais abrangente. Incluímos os nossos fornecedores e as comunidades onde trabalhamos nessa meta. Como líderes da indústria automotiva, e empregando diretamente mais de 195.000 pessoas no mundo, podemos obter resultados que se estendem também para as casas de todos os nossos colaboradores”, destaca o executivo da Ford.

FORD MUSTANG SERÁ UMA DAS ESTRELAS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE LAS VEGAS - SEMA -, APRESENTANDO OITO VERSÕES ENTRE ELAS A COM MOTOR DE 912 CV. A MAIORIA DESSE ÍCONE DA FORD TERÁ MOTORES 2.3 ECOBOOST


O Ford Mustang, como é tradição, é o carro mais esperado da Sema, maior feira de personalização e acessórios de veículos do mundo, que será realizada em Las Vegas no próximo mês. 


Como se costuma dizer, Sema sem Mustang não é Sema e a Ford exibirá nada menos que oito versões do esportivo, tunadas em parceria com as principais preparadoras do mercado. 

Veja os veículos no vídeo neste link.
A tendência de uso de motores com blocos menores e mais eficientes, chamada “downsizing”, está presente no show: a maioria dos Mustangs no estande é equipada com versões modificadas do motor 2.3 EcoBoost, sem deixar de lado a potência. Veja a seguir as versões que serão expostas pela Ford na Sema 2015.

Mustang Bisimoto 
O Mustang tunado pela produtora de peças de alta performance tem impressionantes 912 cv. 

Seu motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros teve a potência triplicada com mudanças que incluem pistões, sistema de injeção e intercooler. Conta também com freios com quatro pistões e bancos de corrida Momo.


Mustang Motoroso
Um dos veículos mais personalizados do mercado norte-americano, o Mustang foi escolhido pela Motoroso para promover o seu site de mídia social automotivo. 

O modelo com motor V8 5.0 litros supercharger de 737 cv tem rodas vermelhas de 21 polegadas e kit de suspensão Eibach. 

O porta-malas exibe uma tampa customizada com vários iPads para as pessoas conhecerem o carro usando um aplicativo Motoroso.


Mustang TS Designs
O carro traz uma traseira mais larga para acomodar os pneus de 13" de largura. Os pneus extralargos são combinados com o pacote de dirigibilidade Steeda Autosports Stage 3 e suspensão rebaixada para garantir tração máxima. A pintura em dois tons, vermelho e preto, cria um visual sedutor.


Mustang Mad Industries
Esse Mustang GT conversível tem carroceria preta, contrastando com as rodas, grade e interior em azul brilhante. 

O acabamento interno em couro e camurça permite ao motorista esperar confortavelmente o momento certo para despejar seus 735 cv de potência na pista. Freios Wilwood Aerolite e rodas de 21” com pneus de ultra alto desempenho são usados para domar a força desse garanhão.


Mustang Ice Nine Group
Inspirada no novo Shelby GT350R e nos carros da categoria DTM Touring, a Ice Nine transformou o Mustang EcoBoost fastback em um monstro de 481 cv. 

O modelo traz tudo o que é preciso para rasgar a pista: turbo Garrett GTX3076R, sistema de escape protótipo Corsa e tunagem personalizada da Dead Hook Motorsports. 

Para completar, tem suspensão da Air Lift Suspension e gaiola de seis pontos, com eliminação do banco traseiro.


Mustang Dragg – Este é o tipo de carro que você não quer ver no seu retrovisor. O estilo intimidador é destacado pelas luzes, acessórios e pintura com faixas azuis e brancas nas laterais sobre carroceria preta. 

Desenvolvido para a polícia, combina visual forte e elegante com alto desempenho e economia do motor 2.3 EcoBoost.


Mustang CGS Performance Products
Com pintura branca e faixas vermelhas, acabamento de couro exclusivo, rodas customizadas de 21” na frente e 22" na traseira e um ronco gutural, esse conversível atrai a atenção em qualquer lugar. 

Embora pareça lento perto dos outros Mustangs selvagens da exposição, as modificações no motor fazem o carro acelerar sem a menor hesitação. É um clássico de excepcional aparência que brilha nos mais finos detalhes.


Mustang Bojix
O EcoBoost Mustang da preparadora canadense equilibra bom gosto e agressividade com um toque de inspiração europeia na carroceria branca com faixas prata e laranja. 

Mas é bem mais que um “rostinho bonito”, com várias modificações no motor e chassi para um desempenho igualmente arrebatador. 

Entre outros itens, traz sistema de alimentação, escapamento, intercooler do turbo e bateria especiais, elementos da suspensão da Steeda Autosports e freios Brembo de 15” com seis pistões.

PRF COMPRA 54 CAMINHÕES IVECO TECTOR COM PLATAFORMA PARA TRANSPORTE DE VEÍCULOS EM ALAGOAS, MATO GROSSO DO SUL, PARÁ, PERNAMBUCO, TOCANTINS, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, RIO GRANDE DO NORTE, SANTA CATARINA E SÃO PAULO

Polícia Rodoviária Federal adquire 54 unidades do Iveco Tector 240E28 com plataforma para transporte de veículos

Quem circula pelas estradas atendidas pela Polícia Rodoviária Federal agora tem à disposição a tecnologia e confiabilidade de 54 modelos Tector 240E28, da Iveco. 

Os caminhões contam com plataforma para reboque e já estão em operação em Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

"A parceria da Iveco com o poder público reforça o compromisso que temos com o Brasil", diz Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco.

Responsável pelo policiamento ostensivo em 65 mil quilômetros de rodovias em todo o País, a Polícia Rodoviária Federal escolheu o Tector por confiar na versatilidade do modelo, que garante o auxílio emergencial para os motoristas com segurança e agilidade.

O Tector, que transita entre os médios e semipesados, é perfeito para aqueles que buscam um veículo que proporcione baixo custo operacional e alta rentabilidade na operação. 

Conforto para o motorista, economia de combustível, potência e durabilidade são algumas das características de um caminhão que conta com excelente avaliação entre os proprietários.

Iveco Tector
Os diversos modelos da linha Tector podem facilmente dar conta de qualquer tipo de demanda, desde entregas comerciais menores até transporte de grãos. 

Com duas opções de câmbio e quatro de entre-eixos que resultam num total de 16 versões, o veículo se destaca pela versatilidade e oferece 41 configurações possíveis. 

O caminhão conta com o motor NEF 6 Euro V da, FPT Industrial, que proporciona 5% de redução no consumo de combustível e o melhor desempenho, com potências máximas de 218 cv e 280 cv. 

Com cabine ampla, revestimentos de qualidade, espelhos elétricos e comandos práticos e de fácil acesso, o Tector é o mais moderno caminhão semipesado do mercado latino-americano. 

Destaque para a versão Stradale, a top de linha, mais apropriada para transporte interurbano, e para a versão de entrada Tector Attack, a de melhor custo-benefício do segmento.

CHEVROLET PROMOVE GINCANA ON STAR COM YOUTUBERS HOJE DAS 14H ÀS 17,30H, AO VIVO PELA INTERNET. A APRESENTAÇÃO SERÁ DE CAIO NOVAES. O OBJETIVO É PROMOVER O ONSTAR JUNTO AO PÚBLICO JOVEM, MOSTRANDO SUA EFICIÊNCIA COM O COPILOTO EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA


São Caetano do Sul - A Chevrolet realizará nesta quarta-feira (28) uma gincana com a participação dos mais populares Youtubers do país. O objetivo é promover a nova tecnologia de conectividade da GM no Brasil.

A gincana “OnStar A Toda Prova” será mediada pelo apresentador Paulo Bonfá e será transmitida ao vivo na internet pelos canais www.chevrolet.com.br/onstaratodaprova e www.youtube.com.

Os quatro influenciadores participantes são Mariana Lima (Marimoon), Iberê Thenório (Manual do Mundo), Caio Novaes (Ana Maria Brogui) e Cauê Moura (Desce a Letra). 

Todos eles competirão em oito desafios, e o vencedor receberá um prêmio que será divulgado no final da ação.

Cada jogador vai estar a bordo de um Chevrolet Cruze e terá que resolver desafios e enigmas divertidos com ajuda do OnStar, que conecta o motorista a um centro de atendimento 24h e oferece diversos serviços de segurança, navegação e conectividade.


“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir. E nesse game interativo com os Youtebers, com a ajuda das torcidas e dos espectadores, vamos colocar o OnStar A Toda Prova”, destaca Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet.

O objetivo desta ação é promover o OnStar junto ao público jovem, mostrando que o sistema funciona como um ótimo copiloto em diversas situações do cotidiano.

O desafio começa no shopping Cidade São Paulo e seguem para os passos seguintes sempre orientados pelas atendentes do OnStar.

Perfil dos Youtubers
Ana Maria Brogui (Caio Novaes)
Ana Maria Brogui é o primeiro programa de culinária do Youtube Brasil. 

Apresentado por Caio Novaes, tenta mostrar que cozinhar não é tão complicado quanto parece.

Desce a Letra (Cauê Moura)
Cauê Moura criou o canal Desce a Letra para expor sua opinião sobre os temas do cotidiano, politica e religião e falar sobre reportagens estranhas no mundo com o Giro de Quinta.

Manual do Mundo (Iberê Thenório)
No Manual do Mundo, Iberê Thenório ensina um pouco de tudo: experiências, mágicas, origamis, receitas, brincadeiras, dicas para a casa, sempre de maneira simples e divertida.

Marimoon (Mariana Lima)
Mariana Lima criou o canal MariMoon para apresentar dicas de moda, entretenimento e beleza, ela também fala sobre viagens, música e life style.

O sistema OnStar
Algumas tecnologias são tão inovadoras que acabam mudando a maneira como o condutor interage com o veículo. Uma delas é o OnStar, que estreou no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões.

Inédita em carros nacionais, a tecnologia OnStar oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país. O melhor de tudo: ela é muito simples de ser utilizada.

Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia. Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o envio de destinos ao GPS do veículo, bastando informar o endereço ou o nome do estabelecimento.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MARCOPOLO VENDE 100 ÔNIBUS PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE FORTALEZA, COM AR CONDICIONADO

   Foto: Gelson Mello da Costa


Os operadores de transporte urbano, rodoviário e de fretamento de Fortaleza adquiriram 100 ônibus Marcopolo dos modelos Novo Torino, Paradiso e Ideale. 

Os veículos serão incorporados à frota das empresas Via Urbana, Auto Viação Dragão do Mar, Viação Metropolitana (ViaMetro), Auto Viação Fortaleza, Viação Siara Grande, Empresa São Paulo, Expresso Novo Maranguape, Viação Princesa do Inhamuns, Organização Guimarães, Maraponga Transporte e Fretcar Transporte.

Segundo Paulo Corso, diretor de Operações Comerciais da Marcopolo, as operadoras têm programas contínuos para a modernização de suas frotas com veículos da marca. 


“Um dos diferenciais é que, a partir de agora, todos os ônibus precisam ser equipados com sistema de ar-condicionado, além de diversas inovações tecnológicas que ampliam os padrões de conforto, segurança e bem-estar dos usuários do transporte público da capital cearense”, explica o executivo.

Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o Novo Torino é o ônibus urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria brasileira. 


O modelo atual, lançado no mercado no ano passado, foi projetado para oferecer mais espaço, conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

Com duas diferentes configurações, os ônibus Torino desenvolvidos para as empresas operadoras de Fortaleza têm capacidade para transportar 33 e 36 passageiros sentados e possuem duas versões de chassi Mercedes-Benz, OF-1519 e OF-1721. 


Os veículos contam com poltronas City com apoio de cabeça, sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio) e poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes, elevador automático e área reservada para cadeirantes.

Os Paradiso 1200 possuem chassis Mercedes-Benz O500R 1830 e têm 13,10 metros de comprimento, capacidade para 46 passageiros sentados, com poltronas Executiva 1060 Soft, vidros colados, preparação de sistema áudio e vídeo, toalete, geladeira e sistema de ar-condicionado. 


Já os ônibus Ideale possuem chassis Mercedes-Benz OF 1721, 48 poltronas Executiva 970 soft e sistemas de áudio e vídeo e ar-condicionado.

O FUTURO DOS CARROS E DOS SEGUROS AUTOMOTIVOS

Muito se fala de tudo que teremos no futuro. E quando o assunto é carro, não tem como não lembrar também. 

E em um futuro não tão distante, teremos os famosos (e já conhecidos) carros autônomos. Mas como ficarão os seguros se poderemos dirigir sem as mãos? Vale a pena pensar...

Se nunca se imaginou em um carro autônomo, onde não terá que fazer nada para que ele ande, é hora de começar a refletir porque os carros do futuro estão bem próximos.

A indústria automotiva já realiza testes em diversos modelos e a previsão é de que leve de 20 a 30 anos para fazerem parte de nossa realidade. Até a Google já tem seu próprio modelo em fase de testes na Califórnia, EUA.

A ideia dos novos modelos é não apenas facilitar nossa vida para que não tenhamos que nos preocupar em dirigir, como também evitar acidentes de trânsito, uma vez que ele receberá uma programação específica para se sair bem em diversas situações.

Mas os motoristas estão contentes com essa revolução dos carros?

Parece ser interessante a ideia de não ter que dirigir um carro e deixar que ele faça tudo sozinho, mas uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan mostra que 43,8% das pessoas não veem vantagem nesses carros do futuro, preferindo os modelos já existentes hoje. 

Mas há ainda 40,6% dos motoristas que até queriam algo mais sofisticado, porém com um modelo que não fosse totalmente autônomo, onde ainda pudessem ter uma parte do controle. 

Sobraram apenas 15,6% de pessoas que gostariam desse automóvel do futuro que já são conhecidos nos filmes.

Mas a verdade é que as montadoras estão investindo em pesquisas e buscando criar esses novos modelos para acompanhar as tendências mundiais.

E como ficam os seguros de carro diante dessa tecnologia?

Há quem pense que os seguros podem ser extintos porque se a ideia é evitar acidentes, não haverá mais motivos para contratar um. Mas isso é mera ilusão!

Há motivos para isso:
· Mesmo com a diminuição dos acidentes, não podemos dizer que não haverá mais nenhum acidente. 

Com certeza isso deixará o seguro auto mais barato, o que será vantajoso, mas não eliminará de vez esse risco.

· Roubos e furtos continuarão a existir, infelizmente. Isso é fácil de prever, visto que a cada dia o número de ocorrências nessas áreas aumenta muito.

· Problemas com desastres naturais ainda existirão, afinal, não tem como prever quando uma árvore vai cair, uma região alagar ou um incêndio acontecer.

E se somente 18% dos entrevistados pela Insurance.com comprariam um carro autônomo, ao saberem que o valor do seguro auto fica mais barato, 32% provavelmente comprariam um e 52% pensariam na possibilidade.

Mas como economizar com o seguro auto agora?

É muito bom sonhar que futuramente o seguro auto possa ficar mais barato porque com a diminuição de sinistros por acidentes de trânsito, o valor das indenizações diminuirá. 

Porém, se a estimativa é de que esses carros cheguem somente em 20 ou 30 anos, melhor cuidar do seu atual carro, não é mesmo?

Melhor então se atentar a algumas dicas infalíveis para economizar com seu seguro:
1 – Pesquise muito: não adianta fechar com a primeira empresa achando que está fazendo um bom negócio. 

A pesquisa pelas seguradoras mais confiáveis garante o melhor custo-benefício para seu seguro.

2 – Instale equipamentos de segurança no carro: ter alarme, rastreador e bloqueador veicular deixa o valor do seguro mais barato porque diminui as chances de roubos e furtos.

3 – Contrate somente o que for usar: há muitas coberturas adicionais em um seguro, mas nem sempre você precisará de todas.

Seguindo essas dicas infalíveis você consegue economizar com o seguro tanto agora como com Num carro do futuro.

CARLOS EDUARDO OGLIARI É NOMEADO DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DA MARCOPOLO

Foto: Júlio Soares

Caxias do Sul (RS) – 27 de outubro de 2015
- Carlos Eduardo do Nascimento Ogliari é o novo diretor de Recursos Humanos da Marcopolo S.A., função que era exercida até então pelo CEO.

O executivo assumiu as atividades desde o dia 5 de outubro e terá como responsabilidade a condução da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.

Para Carlos Eduardo Ogliari, a decisão de integrar o quadro da Marcopolo está baseada no alinhamento dos valores corporativos da empresa com a ética, a sustentabilidade e o respeito às pessoas. 

“O desafio será atender as metas de crescimento da companhia, sempre com foco na gestão de pessoas. Elas são o centro da equação do negócio e sem elas não há produção e nem geração de riquezas”, destaca o executivo.

Carlos Eduardo Ogliari atuava no Grupo Volvo na América Latina, onde se concentrou nos últimos 20 anos, como diretor das áreas de Recursos Humanos e de Assuntos Governamentais e Institucionais. Anteriormente também atuou na Klabin Fabricadora de Papel e Celulose.

“Estou sempre aberto a aprender coisas novas e a contribuir. Para mim é um orgulho fazer parte de uma das principais multinacionais brasileiras nesta nova fase da minha carreira profissional e faço questão de agradecer à Volvo pelo bonita história construída nos últimos 20 anos”, enfatiza.

Carlos Eduardo Ogliari, 49 anos, é natural de Curitiba, casado e tem dois filhos. Graduado em Administração de Empresas pela UEPG, possui pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela UFPR e é Mestre em Administração - Gestão de Negócios pela FGV.

LIMITE DE 50 KM/H EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS CORREDORES VIÁRIOS DE SÃO PAULO AJUDAM A PRESERVAR OS CARROS, AO DIMINUIR OS IMPACTOS DA SUSPENSÃO, ELEVANDO A SUA VIDA ÚTIL, ALÉM DE DIMINUIR O ÍNDICE DE ACIDENTES


A redução da velocidade em algumas das principais vias da cidade de São Paulo tem dividido as opiniões em relação às vantagens e desvantagens de trafegar em até 50 km/h. 

Criada com o objetivo de prevenir novos casos de acidentes com vítimas fatais, o fato é que a exigência ajuda a preservar o bom estado do veículo, aumentando sua vida útil. Segundo informações da fabricante mundial de amortecedores, Monroe, o novo limite diminui o trabalho da suspensão.

O coordenador de Treinamento Técnico da empresa, Juliano Caretta, explica que a regra atual provoca a diminuição da intensidade de absorção dos choques e vibrações. 


"O impacto de passar em um buraco ou lombada a 50 km/h é menor do que a 70km/h, o que prolonga a durabilidade da suspensão", informa Caretta. 

"Em baixa velocidade também haverá uma parada mais curta e um trabalho um pouco mais suave dos componentes do freio", acrescenta.

De acordo com o especialista, a redução da velocidade também promove a diminuição do consumo de combustível. 

Porém, é importante salientar que congestionamentos, a pressão dos pneus, a rotação do motor, as constantes trocas de marcha, o uso do ar condicionado e, até mesmo, rodar com as janelas abertas diminuem essa economia.

Outras ações como revisar o veículo periodicamente, seguindo as instruções da fabricante, abastecer com combustível de qualidade e instalar peças com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), também ajudam na conservação do veículo e segurança do motorista e passageiros.


A ALIANÇA RENAULT-NISSAN PROPORCIONARÁ A 200 PARTICIPANTES DA CÚPULA COP21, A CONFERÊNCIA DO CLIMA 2015, DE PARIS, QUE ACONTECERÁ DE 30 DE NOVEMBRO A 11 DE DEZEMBRO, A EXPERIÊNCIA DE CONHECER E SENTIR UM CARRO 100% ELÉTRICO. ESSA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA QUE OS GOVERNOS - INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE O GOVERNO BRASILEIRO - QUE COMPÕEM AS NAÇÕES UNIDAS SE COMPROMETAM DE VERDADE PELA UTILIZAÇÃO DOS VEÍCULOS EMISSÃO ZERO


Pela primeira vez, as Nações Unidas utilizarão uma frota de 200 carros 100% elétricos no traslado de seus delegados durante a cúpula COP21, sobre o clima, que acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro.

As duas centenas de veículos serão cedidos pela Aliança Renault Nissan para a conferência do Clima (Paris 2015) e deverão percorrer 400.000 km durante o evento.


A frota será formada por modelos Renault ZOE, Nissan LEAF e Nissan e-NV200, que serão dirigidos por 200 colaboradores das montadoras.


Parceira oficial da Conferência das Nações Unidas para o clima, a COP21 que acontecerá em Paris, a Aliança disponibilizará 200 carros 100% elétricos durante a cúpula anual .


Na 21ª Conferência Anual das Partes (chamada de COP21) são aguardados mais de 20.000 participantes credenciados pela ONU provenientes de 195 países.

“Os veículos elétricos são um meio de transporte prático e acessível, que permitem reduzir consideravelmente as emissões de CO2", 
declarou Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan

Ghosh ressaltou que os carros elétricos reduzem os poluentes atmosféricos regulamentados dos motores, melhorando assim a qualidade do ar das nossas cidades. Juntos, os setores públicos e privados podem acelerar a transição para uma sociedade zero emissão.

A frota de veículos da COP21 será formada pelo compacto urbano Renault ZOE, o hatch compacto Nissan LEAF e o Nissan e-NV na versão sete lugares. 

Os veículos estarão à disposição para o transporte dos delegados 24 horas por dia, sete vezes por semana, entre o local da conferência - o Pavilhão de Exposições Le Bourget - e a cidade de Paris, como complemento ao sistema de transporte público.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

COM O CONHECIMENTO RECONHECIDO NO CAMPO DOS VEÍCULOS CONECTADOS AUTÔNOMOS, A PSA PARTICIPA ATIVAMENTE FUTURECOM 2015

A PSA Peugeot Citroën participará, de 26 a 29 de outubro, do maior evento de Telecom e de Tecnologia da Informação da América Latina, o Futurecom 2015, que discutirá o impacto das novas tecnologias no mundo em que vivemos.

Além de apresentar todo o seu conhecimento no campo dos veículos conectados e autônomos, onde o Grupo PSA já roda com protótipos na Europa, o diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas América Latina da PSA, Fabrício Biondo, participará do primeiro painel de debates sobre veículos conectados no Brasil.

Denominado “O Fascinante Mundo dos Carros Conectados e a Revolução no Setor Automotivo”, o painel é resultado de um trabalho conjunto entre a KPMG e o Futurecom, reunindo a PSA e outras montadoras, além de fornecedores, empresas de tecnologia e telecomunicações. 

Os tópicos principais de discussão envolverão os aspectos positivos e eventualmente críticos na utilização de carros conectados, possíveis influências em segmentos de negócio adjacentes, bem como a convergência cada vez mais intensa entre as indústrias automotiva, telecomunicações e tecnologia.

“A conectividade nos veículos é uma realidade para a PSA e estamos muito focados neste tema. Somos pioneiros em diversas tecnologias relacionadas à conectividade”, declarou Fabrício Biondo. 

“O veículo conectado oferecerá uma grande variedade de serviços ao motorista para simplificar o seu dia a dia. Ele economizará tempo, tornará o roteiro mais seguro e dinâmico ao sinalizar acidentes ou engarrafamentos, por exemplo. O motorista estará conectado às redes sociais e poderá interagir com aplicativos que o deixarão totalmente conectado ao que ele já experimenta hoje com seu smartphone”, adicionou Biondo.

Para a PSA, a conectividade é um requisito para a condução autônoma do futuro, com a comunicação de veículo a veículo e de veículo à infraestrutura. 

“A conectividade coloca mais inteligência no veículo, sempre aprimorando a experiência do cliente. Já a condução preditiva do futuro se refere ao veículo saber aonde o motorista deseja ir e predizer os seus futuros entretenimentos. Estamos caminhando neste sentido. No início de outubro, levamos um veículo em condução 100% autônoma de Paris até Bordeaux, uma distância de 580 km. Como disse nosso presidente mundial, Carlos Tavares, na ocasião, os veículos autônomos deixaram de ser ficção científica”, completou Fabrício Biondo.

Além da sua participação no painel referido, o Grupo PSA também estará representado no evento com a exposição de um Peugeot 2008. 

Ele representa bem o conceito de conectividade da montadora – no presente e no futuro - com aplicativos que permitirão aos visitantes conhecer um pouco mais sobre as tecnologias aplicadas nos veículos do Grupo. 

Os cerca de 14 mil visitantes esperados poderão conhecer, por exemplo, o aplicativo Link MyPeugeot, já ativo no Brasil e que permite uma conexão entre a central multimídia do veículo e o celular do motorista. 

O aplicativo oferece recursos como o acesso às estatísticas do veículo em percursos utilizados, permitindo que o condutor aperfeiçoe o consumo de combustível ao compará-las. 

Outra funcionalidade é manter os proprietários sempre informados sobre as próximas revisões através de alertas.

Uma função adicional com a qual os visitantes poderão interagir no Peugeot 2008 é a MirrorScreen, tecnologia que está incorporada à Central Multimídia e que permite duplicar aplicações e conteúdos compatíveis de um smartphone, controlando-as por meio da tela touch screen de 7” no painel do veículo, através dos comandos do volante ou de voz.

A PSA FECHA 3º TRIMESTRE DO ANO COM ALTA DE 3,2%, FATURANDO 12,4 BILHÕES DE EUROS E CRESCIMENTO DE 1% DA DIVISÃO DE AUTOMÓVEIS. GLOBALMENTE, OS VOLUMES DE VENDA RECUARAM, MAS EM ALGUMAS REGIÕES HOUVE COMPENSAÇÃO QUE DEU CONFIANÇA AO GRUPO NO AVANÇO DO PLANO "BACK IN THE RACE"


No terceiro trimestre de 2015, o faturamento da PSA Peugeot Citroën fechou em 12,390 bilhões de euros, uma progressão de 3,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2014. 

O faturamento da divisão Automotiva, sem contabilizar o resultado das joint ventures chinesas, elevou-se a 8,052 bilhões de euros, em alta de 1,0% em relação a 2014. 

O faturamento de veículos novos cresceu 2,6%, impulsionado, sobretudo pelo efeito positivo dos preços de 1,2% e pelo impacto dos volumes e do mix de produtos, favoráveis em 0,8% cada.

O faturamento pro forma1 da divisão Automotiva, incluindo nossa parte das joint ventures chinesas, eleva-se a 9,134 bilhões de euros, revelando um leve crescimento ante 2014.

Os volumes de vendas recuaram globalmente 4,3%, mas cresceram 0,8% excluindo-se a China no terceiro trimestre de 2015.

Na Europa, o crescimento das vendas acentuou-se (6,1% no terceiro trimestre ante 2,9% no primeiro semestre), puxado pela alta do mercado e pelo sucesso de nossas gamas de produtos. 

Paralelamente, o Grupo prosseguiu com sua política de melhoria do posicionamento dos preços de suas três marcas - Peugeot, Citroën e DS – e com seus esforços para aumentar a produtividade.

Na Ásia, com a desaceleração do crescimento do mercado chinês, o Grupo procedeu a um ajuste de seus estoques no terceiro trimestre. 

O nosso faturamento caiu 17%, enquanto as entregas ao cliente tiveram uma ligeira baixa de 3%.

Na América Latina e na Eurásia, o Grupo prosseguiu com sua política de redimensionamento dos custos fixos visando recuperar o equilíbrio financeiro até 20172. 

As vendas caíram 23% e 45% no período, em mercados que também registraram um declínio importante de 13% e 27% respectivamente.

Nas regiões Oriente Médio-África e Índia-Pacífico, as vendas do Grupo também recuaram 7% e 24%, mas mantêm um crescimento global no acumulado do ano de 14% e 15%, respectivamente.

No final de setembro de 2015, os estoques (exceto China) totalizavam 382.000 veículos (incluindo o estoque das redes), o que representa uma queda de 11.000 unidades em relação ao final de setembro de 2014.

O faturamento da Faurecia no terceiro trimestre ficou em 4,749 bilhões de euros, em alta de 8,3%.

O faturamento do Banco PSA Finance, considerado em sua totalidade, foi de 394 milhões de euros3 no período, acusando uma queda de 44 milhões de euros, versus o 3º trimestre de 2014.

Por ocasião da publicação do faturamento, Jean Baptiste de Chatillon, Diretor Financeiro Mundial do Grupo PSA Peugeot Citroën, declarou: “O Grupo todo se mobilizou para executar integralmente o Plano ‘Back in the Race’; os resultados desta mobilização num contexto externo mais difícil no terceiro trimestre são um verdadeiro sucesso e contribuem para nossa confiança na realização de nossos objetivos.”


Perspectivas de Mercado
O Grupo prevê um mercado automotivo em alta na Europa em 2015, com um crescimento de 8%; um crescimento de cerca de 3% na China; um mercado em baixa de cerca de 15% na América Latina e de aproximadamente 35% na Rússia.

O Grupo não altera suas perspectivas operacionais a médio prazo no decorrer do ano

O Grupo tem o objetivo de gerar 2 bilhões de euros de fluxo de caixa livre operacional no período 2015-2017. 

Também pretende alcançar uma margem operacional4 de 2% na divisão Automotiva em 2018, com uma meta de 5% no período do próximo plano de médio prazo de 2019 a 2023.

1 - Faturamento pro forma incluindo a contribuição de 50% das JV chinesas

2 - Resultado operacional corrente

QUEDA DO REAL E AUMENTO DE INFLAÇÃO PROVOCAM AUMENTO EM 3% DOS ÔNIBUS E CAMINHÕES DA MONTADORA SUECA, SCANIA. E ADIANTA NOVO REAJUSTE DE 10%, EM JANEIRO DE 2016


Em nota à enviada há pouco à Imprensa brasileira a Scania, anunciou um aumento de 3% no preço dos ônibus e caminhões que fabrica, devido à elevação dos custos de produção.

A montadora sueca ainda adiantou que em janeiro de 2016 aplicará nova correção dos preços, em 10%.

A alta da inflação e a desvalorização cambial, são as responsáveis pelo aumento de 13% nos preços dos veículos e produtos que a Scania terá em vigor ao romper de 2016.

NISSAN PARTICIPA DO SEMA SHOW, QUE ACONTECERÁ NOS DIAS 3 A 6 DE NOVEMBRO, EM LAS VEGAS - O MAIOR SALÃO DE CUSTOMIZAÇÃO DO PLANETA - COM TRÊS VARIANTES DA PICAPE TITAN XD 2016, ALÉM DE SEU SUPERESPORTIVO GT-R


Las Vegas, Estados Unidos – O retorno da Nissan ao SEMA Show, maior evento especializado do mundo em preparação de carros, realizado anualmente em Las Vegas, Estados Unidos, com um dos seus maiores lançamentos de 2015: a totalmente nova Nissan Titan XD 2016. 


A marca japonesa apresentará três unidades preparadas da picape grande em seu estande, que estarão juntas ao Nissan GT-R NISMO e novidades como uma nova linha de acessórios originais.

O estande da Nissan terá duas unidades da Nissan Titan XD especialmente preparadas com os acessórios originais da Nissan, com destaque para a nova linha com 50 itens. 

Um reboque integrado da picape será acoplado a um projeto único, em formato de trailer, produzido pela Cummins, que será revelado apenas no começo do evento, que vai de 3 a 6 de novembro, no Centro de Convenções de Las Vegas.


A terceira unidade da Nissan Titan XD 2016 em exposição será um projeto em colaboração com a SEMA (Specialty Equipment Market Association, associação estadunidense de equipamentos especiais), resultado de uma sessão recorde de mensuração iniciada em abril. 

Baseado em um modelo PRO-4X, a picape foi entregue na sede da SEMA, na Califórnia, em setembro. 

Desde então tem passado por muitas modificações pela equipe e membros da associação. 

A unidade ficará em exposição na área da SEMA em seu maior lobby, na entrada do evento.


E não seria um evento de preparação da SEMA sem um Nissan GT-R, superesportivo que, pela primeira vez, será exibido na versão NISMO N-Attack Package. Desenvolvido pela NISMO, a divisão de automobilismo da Nissan, o pacote NISMO N-Attack consiste no desenvolvimento específico de cada peça do modelo que ajudou a Nissan a quebrar o recorde da pista de Nürburgring, na Alemanha, quando o Nissan GT-R NISMO marcou a volta mais rápida de todos os tempos já feita por um carro de produção.


Diversos especialistas da Nissan de várias partes do mundo, de executivos de desenvolvimento de produto a marketing e acessórios, estarão presentes no evento, incluindo Hiroshi Tamura, especialista-chefe dos modelos GT-R, Z e NISMO, assim como profissionais que desenvolveram a picape grande TITAN.

PILOTOS DO MITSUBISHI MOTORSPORT NORDESTE ENFRENTAM MATA NATIVA E DUNAS NA ETAPA FINAL REALIZADA EM FORTALEZA, QUE CONTOU COM PARTICIPANTES DE TODO O BRASIL


Em um dia repleto de aventura e diversão em família, a Nação 4x4 se reuniu para a final do Mitsubishi Motorsports Nordeste 2015, rali de regularidade que está em sua 21ª temporada. 

O palco para o fechamento da temporada foi Fortaleza (CE), uma das cidades mais tradicionais da competição.

"Eu gosto muito do clima de rivalidade misturado com a diversão em família. Esse ano, levei meu filho João Henrique de ‘zequinha’ para se divertir também", conta João Marcelo Ferreira de Menezes, que participa há três anos na categoria Turismo Light, para iniciantes.


As duplas se aventuraram em meio a trilhas que passaram por dunas e trechos de mata nativa. Um verdadeiro desafio 4x4 para os participantes. 

"A prova foi excelente, digna de final do campeonato. Como sempre, o nosso Pajero não deu nenhum susto e enfrentou a trilha sem qualquer problema", explica o navegador Leonardo Bezerra, que compete na categoria Graduados, destinada a quem já tem muito experiência.


Outra dupla que aprovou o trajeto foi Ivanildo Lopez, que a bordo de seu Pajero não perde uma etapa há quatro anos. 

"Uma das coisas que mais gosto é o visual da prova. Além da competição, passamos o dia em meio a paisagens muito bonitas. É uma oportunidade para conhecer as belezas naturais de nossa região", explica o piloto da categoria Turismo, ideal para aqueles que têm experiência intermediária.

Campeões do dia
No fim da etapa, as melhores duplas foram premiadas. Também subiram ao pódio os campeões do ano nas categorias Graduados e Turismo.

Na Turismo Light, quem venceu a etapa foi a dupla Aristófanes Brasileiro e Hyung de Amorim, de Fortaleza. 

"É a primeira vez que participamos do Mitsubishi Motorsports. A prova foi show! Saíamos felizes com nossa vitória de estreantes", comemora Aristófanes. 


Para Hyung, o que mais chamou a atenção foi o clima de diversão entre pais, filhos e amigos. "Participamos de outras competições e em nenhuma delas encontramos um clima tão leve e tantas famílias curtindo juntas", comenta o navegador.

A dupla Danilo Rego e José dos Santos Júnior, conquistou o primeiro lugar da etapa na categoria Turismo. 

"Viemos de Salvador para competir. Fechar o ano com uma vitória em Fortaleza, onde há tantos competidores de alto nível, é muito bom", comemora Danilo.


Já os campeões de 2015 foram Romulo Lima Junior e Humberto Waldy Neto. "Começamos a competir ano passado, na Turismo Light. Esse ano subimos de categoria e conquistamos o título da temporada. Estamos muito empolgados para participar na categoria Graduados e buscar mais bons resultados", conta Humberto. 

O piloto ganhou uma viagem, para quatro pessoas, para a Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha, oferecida pelo Circuito Elegante.

Já na Graduados, Paulo Roberto Goes e Jhonatan Ardigo conquistaram uma vitória dupla. 

Além de chegar em primeiro lugar na etapa, o piloto e o navegador também alcançaram o título da temporada. 

"Somos de Santa Catarina e competir no Nordeste é um desafio muito grande. Não estamos acostumados com areia, um piso que predomina nessa região. Mas conseguimos ser regulares em todas as etapas e terminamos em primeiro lugar na classificação geral. Ano que vem buscaremos mais um título", comemora Paulo.

A dupla ganhou uma viagem para esquiar no Chile. O piloto irá com acompanhante para o complexo Valle Nevado. 


Já o navegador, também com acompanhante, desfrutará da estação de Portillo. As viagens são cortesia da operadora Maktour.

Mitsubishi Pró-Brasil 
A Mitsubishi Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos, entregues ao Lar Amigos de Jesus e para Vicentinos da Igreja de Nazaré.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral, Artfix e Air Etihad.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/Mundomit). Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.
Resultados - 4ª etapa - Fortaleza (CE)


Categoria Graduados
1) Paulo Roberto Goes / Jhonatan Ardigo - Joinville (SC) - 576 pontos perdidos
2) Terencio Felix / Brunos Dantas - Natal (RN) - 976 pp
3) Alexandre Sales / Wellington Rezende - Natal (RN) - 1532 pp
4) Ciro Jucá / Paulo Magalhães - Recife (PE) - 2077 pp
5) Eduardo Rebouças / Jose Maria - Fortaleza (CE) - 4853 pp


Categoria Turismo
1) Danilo Andrade Peixoto Rego / Jose Pereira dos Santos Junior - Salvador (BA) - 2302 pontos perdidos
2) Romulo Lima Jr / Humberto Mileiro Neto - Fortaleza (CE) - 4279 pp
3) Pedro Barbosa / Sirio Silva - Fortaleza (CE) - 6460 pp
4) Lincoln Ferreira / Placido Ferreira - Fortaleza (CE) - 6792 pp
5) Marcio Botelho / Leandro Belizario - Fortaleza (CE) -10747 pp


Categoria Turismo Light
1) Aristófanes Brasileiro / Hyung Barreto de Amorim - Fortaleza (CE) - 613 pontos perdidos
2) Bruno Recamonde / Arthur Castelo Branco - Fortaleza (CE) - 623 pp
3) Samuel Pinheiro / Daniel Ximenes - Fortaleza (CE) - 627 pp
4) Dalmo Mendes / Francisco Dalter Mendes - Fortaleza - CE) - 655 pp
5) Eduardo Lopes / Érico Sousa - Fortaleza - (CE) - 772 pp

Resultado acumulado Mitsubishi Motorsports Nordeste - Campeonato 2015

Categoria Graduados - Pilotos
1) Paulo Roberto Goes - Joinville (SC) - 86 pontos
2) Terencio Felix - Natal (RN) - 72 pontos
3) Fabio Carvalho - Belo Horizonte (MG) - 70 pontos
4) Fernando Oliveira - Teresina (PI) - 68 pontos
5) Romulo Silva - Fortaleza (CE) - 66 pontos

Categoria Graduados - Navegadores
1) Jhonatan Ardigo - Joinville (SC) - 86 pontos
2) Bruno Dantas - Natal (RN) - 72 pontos
3) Claudio Flores - Belo Horizonte (MG) - 70 pontos
4) Jean Paul Bernhardt - Teresina (PI) - 68 pontos
5) Vinicius Silva - Fortaleza (CE) - 66 pontos

Categoria Turismo - Pilotos
1) Romulo Cavalcanti Lima Junior - Fortaleza (CE) - 91 pontos
2) Danilo Andrade Peixoto Rego - Salvador (BA) - 88 pontos
3) Pedro Barbosa - Fortaleza (CE) - 79 pontos
4) Fernando Siqueira- Fortaleza (CE) - 78 pontos
5) Márcio Botelho - Fortaleza (CE) - 64 pontos

Categoria Turismo - Navegadores
1) Humberto Waldy Milerio Neto- Fortaleza (CE) - 91 pontos
2) Jose Pereira dos Santos Junior - Salvador (BA) - 88 pontos
3) Sirio Silva - Fortaleza (CE) - 79 pontos
4) Fabio Saboia - Fortaleza (CE) - 78 pontos
5) Leandro Belizário - Fortaleza (CE) - 63 pontos

Clique aqui e veja os resultados completos do Mitsubishi Motorsports Fortaleza.

BRASILEIRO PILOTANDO UMA YAMAHA FIC OU EM SÉTIMO LUGAR, ENTRE MAIS DE 200 COMPETIDORES NO BAJA PORTALEGRE, NO ALTO ALENTEJO, EM PORTUGAL, NA CLASSE TT2



Portalegre, Portugal – O catarinense Ricardo Martins teve estreia de destaque no tradicional Baja Portalegre 500, em Portugal. 


O piloto de rali do Team Rinaldi foi o sétimo mais rápido entre as motos da 29ª edição da prova, além de confirmar o quinto lugar na classe TT2. 

O desafio, que terminou neste sábado, somou 500 quilômetros em dois dias de disputas.

“A prova foi de alto nível técnico e eu aprendi bastante. Estou contente de ter vindo para Portugal, ainda fiz muitas amizades”, contou Martins. 




Após ficar em 23º no prólogo, o brasileiro fechou o primeiro dia em 11º lugar e buscou mais posições na etapa final, confirmando a sétima colocação das motos.

“O evento reuniu mais de 200 motos inscritas, 81 delas participantes do Campeonato Português. Estou muito feliz de ficar no Top 10, os portugueses conhecem o terreno e treinam por aqui antes das corridas. Eles disseram que é muito difícil um competidor de fora ter destaque”, continuou o piloto do Team Rinaldi.

“Tenho certeza de que a experiência irá render frutos nos campeonatos do Brasil”, concluiu Martins. Em 2015, o piloto já assegurou a taça da classe Production Aberta no Campeonato Brasileiro de Rally Baja, do qual é o líder das motos.



domingo, 25 de outubro de 2015

PEDRO SAMPAIO É O MELHOR BRASILEIRO NA CLASSE PARA 600 CC DO MOTO GP E SOBE AO PÓDIO, NA ETAPA DE SANTA CRUZ DO SUL


Santa Cruz do Sul (RS) – Pedro Sampaio foi o melhor brasileiro da classe GP 600 na sétima e penúltima etapa do Moto 1000 GP, o campeonato nacional de motovelocidade. 

O piloto gaúcho, de 17 anos, subiu no pódio em terceiro lugar, atrás do vencedor Juan Solorza, da Argentina, e do uruguaio Maximiliano Gerardo. 

A prova foi realizada neste domingo no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS).


Sampaio dedicou a temporada 2015 ao Campeonato Europeu de SuperStock 600, onde ganhou experiência dentro e fora das pistas. 

Como é o atual vice-campeão brasileiro da classe para motos de 600 cilidradas, ele disputou a prova do Moto 1000 GP com o numeral 2 em sua Yamaha YZF-R6.

“Estou feliz de retornar ao Brasil com pódio em casa, aqui no Rio Grande do Sul”, disse Sampaio. Ele iniciou a corrida na quarta colocação do grid. 

“Eu não fiz uma boa largada, perdi posições na primeira curva por ter freado cedo demais, mas consegui imprimir um ritmo forte e terminar como o melhor brasileiro. Outra dificuldade do final de semana foi o acerto ideal da motocicleta”, concluiu o atual bicampeão gaúcho da classe 600cc.


Pedro Sampaio tem patrocínio de Pastorello Estruturas Metálicas, Nexx, Anker e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves (RS). 

O piloto conta com o apoio de Falk Racing, Motoclube 36, MG Bikes e Motoclube de Bento Gonçalves.

Resultado – 7ª etapa Moto 1000 GP
Corrida GP 600

1º) Juan Solorza (Argentina)
2º) Maximiliano Gerardo (Uruguai)
3º) Pedro Sampaio (Rio Grande do Sul)
4º) Sebastian Salom (Argentina)
5º) Lucas Bittencourt (Paraná).


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.