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sexta-feira, 29 de julho de 2016

O LANÇAMENTO DOS MODELOS NOVO ONIX E NOVO PRISMA 2017 SURGE COMO A GRANDE NOTÍCIA DA SEMANA. HONDA LANÇA NOVO CIVIS COM PREÇOS BEM SALGADOS E A FORD O NOVO FORD EDGE. ESTUDOS NA ALEMANHA GARANTEM QUE O USO DOS CINTOS DE SEGURANÇA POR CRIANÇAS NO BANCO TRASEIRO DIMINUI EM 50% AS LESÕES GRAVES E FATAIS



Alta Roda 

Nº 899 — 29/7/16

Fernando Calmon



MUDAR, MESMO VENCENDO


Quando a GM decidiu renovar toda sua gama de produtos no Brasil no intervalo de praticamente um ano, em 2012, sabia que quatro anos depois, em 2016, teria que repetir a maratona de lançamentos. 

Foram seis, em sete meses. Estreiam agora, de uma só vez, Onix e Prisma 2017 com duplo desafio: aperfeiçoar o visual e, ao mesmo tempo, atender as normas obrigatórias de eficiência energética de outubro próximo.

A renovação de estilo do Onix, atual líder de vendas do mercado, apesar de não acentuada, é fácil de reconhecer em razão de mudanças no capô, grade, para-choque e faróis. 

Um par de lanternas dianteiras no formato de fileira de LEDs pode até ser confundido com um farol DRL verdadeiro. 

No caso, se trata apenas de “assinatura visual” e, pela nova lei, obrigará o motorista a ligar os faróis baixos convencionais. 

Caberá às concessionárias explicar aos compradores, para evitar multas.

Quanto ao Prisma, além das mudanças na parte dianteira, recebeu novas lanternas traseiras e um discreto defletor na tampa do porta-malas. 

Foi uma solução de compromisso, pois sedãs compactos costumam dar mais trabalho aos desenhistas pelo desbalanceamento de volumes entre frente e traseira. 

Ajudou no equilíbrio de linhas e dinâmico do Onix/Prisma a diminuição de 1 cm na altura total por meio de mudanças nas suspensões. Isso é muito raro de acontecer em modelos produzidos para o país dos quebra-molas ou lombadas. A maioria dos carros fica mais alta aqui do que no exterior.

Porém, como esperado, a marca Chevrolet também embarcou na onda “aventureira” dos hatches compactos e apresentou o Onix Activ. 

A fórmula é a de sempre: altura de rodagem (3 cm maior, incluindo suspensões e pneus), acabamento diferenciado, barras de teto e mais equipamentos. 

Esta versão ainda não tem preço anunciado. O Onix começa em R$ 44.890 com motor de 1 litro e vai a R$ 59.790, de 1,4 L; Prisma entre R$ 53.690 e 64.690, de 1,4 L. 

A empresa ainda não divulgou também o preço do sedã com motor de 1 L. 

O sistema OnStar oferece mais um pacote de serviços. Há, também, monitoramento de pressão de pneus.

A GM surpreendeu os competidores ao diminuir o consumo de combustível, obrigatório no programa Inovar-Auto, sem lançar nova família de motores. 

Avaliou o automóvel como um todo. Começou pela fórmula tradicional de pneus verdes e direção eletroassistida. 

Diminui o peso total do Onix em 32 kg e do Prisma em 34 kg, o que seria, mais ou menos, o ganho de massa se utilizasse um propulsor de três cilindros. 

Manteve os quatro cilindros e fez vários aperfeiçoamentos internos. Adotou câmbio de seis marchas, tanto manual (agora) quanto automático (já existente e reprogramado para menor consumo), além de ajudar na diminuição de rotações e nível de ruído a bordo.

Os modelos Chevrolet foram os últimos a aderir ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). 

Neste período a engenharia estudou o ciclo de medição de consumo em laboratório e concluiu que estava apta a atender ao prazo fatal, com nota A no segmento, a preço conveniente. 

No entanto, não vai “escapar”, adiante, do motor de três cilindros já existente na Europa, quando se anunciar a segunda rodada do PBEV, a partir de 2018.


RODA VIVA

HONDA mudou de estratégia em relação à décima geração do Civic (quinta, no Brasil). Manteve o motor flex de 2 litros em três versões tradicionais. 

Lança uma quarta versão, Touring, para concorrer com modelos mais caros das marcas alemãs. 

O motor de 1,5 litro turbo, injeção direta, 175 cv e 22,4 kgfm, inicialmente apenas a gasolina, será flex quando nacionalizado.

PRIMEIRAS unidades chegam ao mercado no final de agosto. O Civic cresceu em dimensões internas e ganhou espaço no banco traseiro. 

Ficou mais baixo e aerodinâmico sem afetar o conforto dos ocupantes. O motorista tem melhor visibilidade e resposta mais direta da direção. Câmbio automático CVT, de sete marchas virtuais, tem trocas até aceitáveis.

PREÇOS do novo Civic subiram bastante. Começam em R$ 87.900 e vão a R$ 124.900. Provavelmente, a Honda decidiu segurar a demanda inicial via preço até o mercado voltar a crescer e permitir abrir a segunda fábrica, que está pronta. 

Como a situação pode perdurar mais um ano, o preço ficaria “congelado” e a inflação afetaria os concorrentes.

OUTRO modelo que recebeu impacto da desvalorização cambial e do imposto adicional de importação dos EUA é a nova geração do SUV médio-grande Ford Edge. 

O preço da versão única alcança R$ 229.900. Tem tração 4x4 e pacote tecnológico que inclui controle de cruzeiro adaptativo, câmara frontal de visão 180° e cintos de segurança infláveis no banco traseiro.

ESTUDOS feitos na Alemanha indicam que uso de cintos de segurança traseiros por crianças pode diminuir em mais de 50% lesões graves e/ou fatais em acidentes. 

Mesmo que os cintos, projetados para adultos, não sejam adequados para crianças, melhor ter essa proteção mínima do que nenhuma. Certo é seguir a legislação pela idade da criança.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

COM O LANÇAMENTO DO SEDAN COMPACTO NOVO PRISMA A GM FECHA O CICLO DO PROJETO DE IGUALAR A "LINGUAGEM" DA MARCA EM TODOS OS SEUS MODELOS, QUE CONTAM COM DIREÇÃO ELÉTRICA, ON STAR, MYLINK DE 2ª GERAÇÃO, CÂMERA DE RÉ, FARÓIS DE LED, MONITORAMENTO DA PRESSÃO DE PNEUS, NOVOS MOTORES E CÂMBIO DE SEIS MARCHAS E O SISTEMA ECO. O CARRO ESTÁ À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS COM TRÊS ANOS DE GARANTIA. A VERSÃO LT CUSTA R$ 53.690 E A LTZ R$ 64.690,00

São Caetano do Sul - Assim como o Novo Onix, o Novo Prisma evolui em conectividade, sofisticação e design com a chegada da linha 2017. São mudanças importantes que reforçam a imagem inovadora da Chevrolet no segmento.

Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o Novo Prisma passa a vir equipado a partir de agora com o inovador sistema OnStar. 

A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.

Alterações visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o sedã da Chevrolet, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.

Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas agora de seis marchas. 

Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.

Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir.


Amplo espaço para passageiros e bagagens continuam sendo virtudes do modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ.

Totalmente desenvolvido no Brasil, o sedã passa longe da ideia de ser uma mera versão três volumes do Onix. 


Com seu estilo único e atual, o Prisma tem características próprias e tecnologias exclusivas que lhe conferem identidade única e personalidade imponente.

Um leque de cinco opções de cores valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status.

Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Espaçoso e com perfil esportivo
Lançada em 2013 no Brasil e atualmente o sedã compacto de maior sucesso comercial do País, a segunda geração do Prisma passa por sua primeira reestilização. 

As alterações seguem a nova linguagem global de design da Chevrolet e reforçam o caráter dinâmico do modelo.

“Toda a parte frontal e traseira do Prisma foram completamente redesenhadas para dar ainda mais refinamento e esportividade ao conjunto. Com isso, o modelo mantém o amplo espaço, tão valorizado pelas famílias, agregando jovialidade às linhas do sedã”, explica Wagner Dias, diretor de Design da GM.


Na dianteira, o capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz mais vincos esculpidos. 

Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto os filetes de LED criaram uma assinatura luminosa.

Chama a atenção a alteração da grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. 

Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos da marca Chevrolet.

As linhas do para-choque do Novo Prisma são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. 

O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.

Na traseira, destacam-se as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça.

Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica que o carro possui novos sistemas para melhor eficiência energética.

O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento: 500 litros, maior inclusive que o de sedãs médios.

Compartilhando de algumas dimensões do Novo Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma é pouco mais de 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.


Já em sua lateral, há um jogo interessante de luz e sombra proporcionado pelas linhas contínuas. 

A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas mantém a impressão de que o carro está levemente angulado e pronto para acelerar.

Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet foram criadas ainda rodas 15 polegadas com novo design, de cinco aros e superfície usinada com fundo cinza metálico.

Os chamados “efeitos de jóia” conferem novos detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos mais confortáveis com acabamento premium e tecido de alto relevo, puxadores de portas mais ergonômicos e painel de instrumentos com novo grafismo, sistema multimídia MyLink de segunda geração, câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros. 

Destaque também para os painéis de porta mais ergonômicos com puxadores e comandos dos vidros reposicionados. As mudanças reforçam a sofisticação do Prisma frente a concorrência.

OnStar em todas as versões do sedãPara marcar a chegada do Novo Prisma, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados para o veículo.

Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações - além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.

Câmera de ré e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.


“A oferta do sistema OnStar e do MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Prisma colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente é uma vantagem competitiva importante que deve manter o Prisma no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Na linha 2017 do Prisma, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inédito em veículos de produção nacional.

A ferramenta é útil já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. 

O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento facilitando o trabalho da polícia.

O OnStar permite que o usuário do Novo Prisma receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como já ocorre no Novo Cruze.


Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. 

Isso é possível, pois há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. 

Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

Para o sedã compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.


Carro pensado para famílias conectadasMais um diferencial competitivo importante do Novo Prisma é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como Android Auto e Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.


Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastantes populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Prisma é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch

Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. 


Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso, a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.


Equipado para ter maior valor percebidoDesign, espaço interno, confiabilidade mecânica e ampla oferta de itens de conectividade são as principais características e qualidade do carro, de acordo com usuários.

Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet, as configurações foram otimizadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia do consumidor em relação ao modelo.

Por isso o Novo Prisma vem desde a versão de entrada (LT 1.4 ECO) muito bem equipado de fábrica.

Conta com OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros (dianteiros) elétricos, painel com velocímetro digital, bússula e alerta de mudança de marcha, multimídia MyLink de última geração, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, direção com regulagem de altura, adesivo da coluna B, rodas aro 15 com novas calotas, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, espelho nas sombreiras, detalhes internos cromados, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e bagageiro, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

Transmissão automática de seis velocidade com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.

A versão de luxo LTZ agrega acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro), computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com espuma mais macia e com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).


Novo Prisma estreia 
inicialmente com motor 1.4 ECOAssim como o design e o conteúdo, a parte mecânica do Novo Prisma também incorpora importantes evoluções.

O modelo juntamente com o Onix são os primeiros da linha Chevrolet no país a adotarem o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, tecnologia, emissões e eficiência energética.

As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.

O motor 1.4 da nova geração SPE/4 ECO traz “powercell” (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.


O conjunto de pistões e bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alteração.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. 

Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.

O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas – com menor atrito -, trocadores de calor mais modernos e menor qualidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silenciosa, leve e eficaz.

O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. 

Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. 

Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.

O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Prisma. 

Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. 

Na média, o carro ficou 33 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos novos conteúdos tecnológicos.

Freios mais eficientes e de baixo arrasto e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Prisma alcançasse até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet.

Assim, o Novo Prisma 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 na cidade. 

Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. 

Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.

O carro alcança 180 km/h e é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 10,5s.


Mais conforto no trânsito urbano e
mais estabilidade na estrada
Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Novo Prisma, como a direção elétrica progressiva inteligente. 

Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. 

Com esse ajuste, o motorista irá sentir um saldo de conforto no trânsito urbano e expressiva melhora no comportamento dinâmico do sedã em altas velocidades.

O Novo prisma chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

HYUNDAI NEW iX35 COM TAXA ZERO ATÉ ESTE FIM DE SEMANA NA REDE CAOA, POR R$ 99.990,00



São Paulo, 28 de julho de 2016 – A rede de Concessionárias CAOA mantém até o fim desta semana uma campanha com condições especiais envolvendo todas as lojas do Grupo no território nacional. 

Nos financiamentos será oferecida taxa zero para a o Hyundai New iX35, fabricado na planta da CAOA Montadora, em Anápolis, GO.

Durante a campanha, entre outras opções de taxas e prazos, será possível adquirir, por exemplo, o SUV Premium iX35 ao preço de R$ 99.990,00 com entrada a partir de 60% e saldo financiado em até 24 parcelas. 

No site www.caoa.com.br é possível verificar a loja mais próxima e outras ofertas imperdíveis. Promoção válida até 31 de julho de 2016.

CHEVROLET LANÇA O SEU MODELO ONIX COM ALTERAÇÕES NA CARROCERIA, PRINCIPALMENTE NA FRENTE, NOVA GERAÇÃO DE MOTORES, 1.0 E 1.4. SÃO NOVOS OS CONJUNTOS DE SUSPENSÃO E FREIOS, QUE COMPÕEM O SISTEMA ECO, GERANDO 18% NO CONSUMO. A DIREÇÃO AGORA É ELÉTRICA E O CÂMBIO DE SEIS MARCHAS. O ONIX, MODELO MAIS VENDIDO NO PAÍS, PASSA A CONTAR, NO MODELO 2017, COM O MULTIMÍDIA MYLINK DE SEGUNDA GERAÇÃO E O PROTEC DO ONSTAR. O ONIX É O CARRO MAIS VENDIDO NO PAÍS. A VERSÃO 1.0 CUSTA R$ 44.890 E A 1.4 R$ 59.790,00



São Caetano do Sul - Modelo que popularizou os sistemas multimídia no País, o Onix dá um outro salto em conectividade com o lançamento da linha 2017, posicionando-se mais uma vez na vanguarda de seu segmento.

Além de um sistema multimídia que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o hatch compacto da Chevrolet passa a vir equipado agora com o inovador sistema OnStar.

A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.

Mudanças visuais expressivas na dianteira e traseira, interior com maior valor agregado e a maior oferta de itens de segurança e conveniência também caracterizam o Novo Onix.


O carro recebeu ainda um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível e conforto.

Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas de seis marchas a partir de então.

Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. 


Já a adoção da direção elétrica e a nova calibração da suspensão deixam o veículo mais estável e agradável de dirigir.

A cabine espaçosa e aconchegante é uma conhecida qualidade do Onix e o acabamento foi aperfeiçoado no novo modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ.

Um leque de cinco opções de cores valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmoniza-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de jovialidade e requinte.


Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite para a carroceria, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Em sintonia com a nova 
linguagem global de design da Chevrolet
Lançado no fim de 2012 e atualmente o veículo mais vendido do Brasil, o Onix passa por sua primeira reestilização. 

As mudanças são significativas e colocam o veículo em sintonia com o estilo de outros modelos de sucesso da Chevrolet no mundo.

“O Novo Onix está mais refinado, com superfícies bem trabalhadas, materiais mais nobres e elementos estéticos inéditos. Tudo isso mantendo a forte identidade e o amplo espaço interno que consagraram o modelo no mercado nacional”, observa Wagner Dias, diretor de Design da GM.


Toda a parte frontal é nova. O capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz vincos esculpidos que reforçam a esportividade e o dinamismo do conjunto. 

Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa marcante.

A alteração de maior impacto, porém, está na grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo.

Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos Chevrolet.

As linhas do para-choque do Novo Onix são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro com aspecto mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. 

O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.

Na traseira, destacam-se as lanternas mais esportivas e o para-choque remodelado. A peça de proteção recebeu um aplique na parte inferior que envolve inclusive a área reservada para a placa do veículo. 


Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica a tecnologia que foca eficiência energética.

Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.

A lista de novidades é extensa também no habitáculo. Novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. 

Todas as mudanças visam reforçar a sofisticação e a hegemonia do Onix perante a concorrência.

OnStar de série em todas as versõesPara marcar a chegada do Novo Onix, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados.

Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações - além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.

O sensor de estacionamento traseiro e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o avançado sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.


“A oferta do sistema OnStar e do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Onix colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. 


Certamente isso é uma vantagem competitiva importante e deve manter o Onix no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Estreia com a linha 2017 do Onix um novo serviço OnStar: o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em um automóvel nesta faixa de preço.


A ferramenta é bastante útil, já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. 

O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix.

O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze e na Nova S10.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

Câmbio manual agora é de seis velocidades

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. 

Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

Para o hatch compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.


MyLink de segunda geração 
com Android Auto e Apple CarPlay
Mais um diferencial competitivo importante do Novo Onix é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.


Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.

A Chevrolet lembra que a disponibilidade de algumas funcionalidades está atrelada ao sistema operacional do smartphone do usuário.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Onix é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. 

Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. 

Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.


Completo desde a 
configuração de entradaDesign, espaço interno, baixo custo de manutenção, alto valor de revenda e ampla oferta de itens de conectividade são as principais características e qualidades do carro, segundo usuários.

Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet, novas configurações foram criadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia em relação ao modelo.

Por isso o Novo Onix vem desde a versão de entrada (LT 1.0 ECO) mu
ito bem equipado de fábrica.


Conta com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).

Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas.


Transmissão automática de seis velocidades com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.

A versão de luxo LTZ agrega detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).


Sistema ECO reduz em até 18% o consumo de combustível do hatch
Assim como o design e o conteúdo, a parte mecânica do Novo Onix também incorpora importantes evoluções.

O modelo é o primeiro da linha Chevrolet no país a adotar o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.

As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso.

Junto com o Onix 2017 estreiam os motores 1.0 e 1.4 da nova geração SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.


O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alterações.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. 

Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.

O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas - com menor atrito -, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas.


Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. 

Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.

Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro ganha um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para tal.

O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Onix. 

Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. 

Na média, o carro ficou 32 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos conteúdos tecnológicos.

Freios mais eficientes energeticamente e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Onix alcançasse até 18% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.


O Novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. 

Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. 

Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.

O modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.


Dirigibilidade ficou mais refinada 
com adoção de direção elétrica
Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Novo Onix, como a direção elétrica progressiva inteligente. 

Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. 

Com esse ajuste, o motorista irá sentir um salto de conforto no trânsito urbano e uma expressiva melhora no comportamento dinâmico em altas velocidades.

O Novo Onix chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.

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