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sábado, 30 de março de 2019

Fernando Calmon garante "Exportar é crucial"




Fernando Calmon         

Nº 1.038 — 30/3/19




EXPORTAR É CRUCIAL

Como o Brasil poderá se inserir no contexto de abertura de mercado que vem sendo prometida pelo ministro da Economia Paulo Guedes? Este foi um dos temas mais debatidos no Congresso Latino-Americano da Indústria Automobilística, que acaba de ser realizado pela Editora Autodata. Há duas frentes imediatas em discussão em relação aos veículos: comércio sem barreiras tarifárias com União Europeia e com o México.

Pelas regras do Mercosul, só o bloco de quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) pode negociar. Um acordo esteve próximo no ano passado e a transição seria longa, de 10 a 15 anos, até o Imposto de Importação sobre veículos passar a ter alíquota zero. 

Para aumentar as incertezas, o novo governo brasileiro estuda alternativas, entre elas um acerto direto com os europeus. Seria um sério revés para o Mercosul que, depois de 24 anos, nem ao menos conseguiu se estabelecer como zona de livre comércio.

No entanto, o Brasil se entendeu, há pouco mais de uma semana, com o México. Ao contrário do regime vigente no Mercosul (para cada dólar importado por um país, 1,5 dólar pode ser exportado para o outro), passou a vigorar o livre comércio, sem cotas ou impostos alfandegários. 


Os mexicanos hoje produzem mais que o Brasil e ainda receberam grandes investimentos de marcas europeias e asiáticas. Significa que vários modelos, inclusive de marcas premium,  poderiam chegar aos portos por preços bastante competitivos, pois os custos de fabricação no México são de 20% a 25% menores que os daqui.

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen no Brasil, lembrou durante o congresso um ponto importante. O nível de componentes realmente produzidos no México é baixo. Para exportar, agora livremente para cá, pelo menos 40% das peças precisariam ser de origem mexicana. 

E isso está difícil de comprovar, pois eles se beneficiam de componentes bem mais baratos, importados em altos volumes de vários países, em especial dos EUA. Aqui, ao contrário, a indústria de autopeças tem forte presença, mas enfrenta o penoso custo Brasil.

O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, apontou as distorções ao comparar preços. Excluídos os impostos, aqui e no exterior, o Brasil apresenta valores menores. 

Seríamos, então, competitivos para exportar, mas isso deixa de ocorrer porque não há desoneração total quando se vende ao exterior, como outros países o fazem. Com exportações maiores, escala de produção subiria e cairiam custos internos. Isso o México faz muito melhor que o Brasil.

Um programa sério de exportação teria de começar com a total retirada de tributos, sem gerar créditos que se acumulam, como os do ICMS. Só no Estado de São Paulo as fabricantes têm entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões a receber. 

Também seria necessário aumentar o conteúdo tecnológico (comprando e vendendo, de e para o exterior, isento de impostos), a produtividade nas fábricas e, claro, investir muito, mas muito mesmo, em infraestrutura.

O País precisa abrir sua economia. Mas sem um processo ordenado e simultâneo de aumento de competitividade da indústria e do setor de serviços, isso não será possível.

ALTA RODA

ONIX passa a ser nome mundial em compactos da GM, inclusive na China. Haverá cinco silhuetas: hatch, sedã, SUV (Tracker), monovolume (Spin) e picape (Montana). Prisma poderá se chamar Onix sedã, vai crescer e ocupar o lugar do Cobalt. Coluna antecipa início de produção em Gravataí (RS): setembro e novembro deste ano, sedã e hatch, respectivamente. No mercado, 30 dias depois.

OITAVA geração do Porsche 911 chega em maio ao Brasil. Carrera S, R$ 679.000 e 4S (tração 4x4), R$ 719.000. Potência (450 cv) e torque (54 kgfm) subiram. Em dirigibilidade surpreende: ainda melhor em curvas. Apesar de mais largo e usar rodas de 20 pol. de diâmetro na frente e 21 pol. atrás, massa diminuiu 24 kg. Eletroassistência melhorou resposta do pedal de freio.

PRIMAZIA mundial do novo 911, detecção de pista molhada por meio de microfones nas caixas de rodas reprograma parâmetros de desempenho. Linhas estão ainda mais harmônicas: teto em angulação pronunciada, maçanetas das portas embutidas, desenho do defletor atrás e fina faixa luminosa unindo as lanternas traseiras. Interior, foi todo renovado.

JEEP Renegade Limited recebeu retoques frontais com inspiração moderna no utilitário original dos anos 1940. Boa evolução foi o para-choque dianteiro igual ao da versão 4x4 a fim de aumentar o ângulo de entrada, agora compatível à proposta do modelo. Antes raspava facilmente em lombadas e valetas. Nova tela multimídia ficou bem melhor que a anterior.

BURACOS de todos os tipos e tamanhos em ruas e até em estradas infernizam a vida dos brasileiros. Depois das fortes chuvas de verão, situação piorou. A ponto de a Dunlop relembrar que, desde 2015, oferece garantia de reposição de pneus danificados de forma irreversível, quando vendidos na sua rede autorizada. Verdadeiro seguro contra irresponsabilidade dos governos.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

sexta-feira, 29 de março de 2019

T-Cross em três versões, o novo SUV da Volkswagen, lançado no Rio de Janeiro, vem aumentar a temperatura nesse mercado pelo bom padrão de qualidade, desempenho, economia e conforto. O mais barato com motor 1.0 turbo custa R$ 84.990 e o mais carro 1.4 turbo R$ 117.490. Assista o vídeo de Regis Narazaki falando do carro


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

A Volkswagen lançou, nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro um novo SUV compacto que vai incendiar ainda mais o já escaldante mercado do segmento com o T-Cross 2019, 1.0 em três versões: 200 TSI manual, e 200 TSI  e 200 TSI Conforline, automáticas, que se juntam ao já lançado T-Cross TSI 1.4, 150 cv., todas turbinadas.



Ao andar no carro, no trecho entre o Rio de Janeiro e Mangaratiba, tive a nítida sensação de que a VW investiu no padrão de qualidade do T-Cross que apresenta acabamento premium, excelente desempenho garantido pelo motor TSI, economia, baixo ruído no habitáculo e conforto, graças a uma suspensão e um bom isolamento acústico.



Assista o vídeo:
https://youtu.be/bbMFGWNnSo4

O T-Cross entra no mercado para concorrer com SUVs já conhecidos, como o Jeep Renegade, líder de vendas, Honda HR-V, Hyunday Creta, Nissan Kicks e ainda pode fazer sombra a seu primo rico Audi Q3. Em acabamento, desempenho, não fica atrás de nenhum dos concorrentes.



Tive a sorte de poder avaliar na  ida o T-Cross 200 TSI Confortline 1.0 e na volta o 250 TSI 1.4, em diversos panoramas: trânsito urbano intenso, pisos irregulares e estrada. Sob chuva torrencial, no regresso de Mangaratiba, tive a certeza do alto nível de segurança do carro.



A VW ressaltou no T-Cross o nível máximo de 5 estrelas de segurança veicular e de pedestres reconhecido pelo Instituto Latincap. 



O carro, além de elementos estruturais em aço de alto desempenho, mais eficientes no caso de acidentes, inclusive de proteção em eventuais atropelamentos, tem seis air bags frontais, laterais e de cortina, já na versão de entrada, sistema blocante que impede, após um choque o carro continue andando, evitando batidas sequentes. 



Durante o breefing explicativo pelos responsáveis dos setores envolvidos na produção do T-Cross, foi entregue o certificado à VW o certificado do Latincap atestando o nível máximo de segurança do carro.



O novo T-Cross é o primeiro SUV da marca feito no Brasil, tem três anos de garantia, não possui mais o tradicional Manual, que o proprietário passa a consultar na internet, baixando o respectivo aplicativo, inclui no preço as três primeiras revisões gratuitas e a VW garante que tem o menor custo de reparos do mercado.




A linha 2019 tem mais 9 cm de comprimento e 11 mm de altura do que o modelo anterior, e o espaço para os passageiros é generoso, inclusive no do banco traseiro.



O porta-malas de quase 400 litros. 



No volante, coberto de couro, há o controle automático de velocidade (vulgo piloto automático), do som, ligação de celular, comandos do som, viva voz e atrás as borboletas para troca manual das marchas (paddle shift).



No painel de instrumentos, com uma tela de 8" e funções de condução, navegação e assistência, dividindo conta-giros, do velocímetro é analógico na versão 200 TSI Confortline, mas na 250 TSI é de cristal líquido, mas ambos têm indicador digital de velocidade. 



A diferença entre o 250 e o 200 está também nas rodas de liga leve, no primeiro de 17" e pneus 205/55, que no 200 de 16" e pneus 205/60. 



A motorização do T-Cross é flex e torna o carro atraente pelo desempenho proporcionado pelo turbo. A versão Confortline  que testei vem com motor 1.0 tem 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a partir das 2.000 rpm. 



O 250 TSI possui motor 1.4 de 150 cv e o torque máximo de 25,5 kgfm começa nas 1.500 rpm, ambos com câmbio automático de seis velocidades Triptonic.



Com essa motorização, segundo a VW, o 200 TSI faz 7,5 km/l na área urbana e 9,2 km, na estrada, abastecido com etanol e 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada e 13 km/l, com gasolina. Já no 250, o consumo na cidade, com etanol, é de 7,4 km/l e na estrada 9 km/l,  e com gasolina o consumo sobe para 10, 5 km/l na cidade e 13 km/l, na estrada.


Em termos de desempenho, a turbina faz a diferença no 200 TSI 1.0 automático, levando o carro de 0 a 100 km/h - de acordo com a VW - em 10,5 s e a 185 km/h. Enquanto o 250 TSI 1.4 bastam 9 s para chegar ao 100 km/h (5 s menos do que o Audi A3 Sportback 1.4 turbo de 125 cv). e vai ao máximo de 190 km/h.


No painel coberto de plástico endurecido - o carro merecia um painel emborrachado - reside a central de mídia com um monitor de 12,5" sensível ao toque (touch) onde pode ser feito todo o controle de som, mídia, navegação, ligações telefônicas, etc. 


O Confortline e o 250 têm teto solar, no segundo, panorâmico duplo, luz diurna em LED, faróis e lanternas de neblina e faróis. 


O carro possui Park Assist 3.0 que estaciona o carro em vagas paralelas e transversais semi autonomamente e freio de manobra. Assista o vídeo:



Os preços do T-Cross começam em:
R$ 84.990 pelo 200 TSI Câmbio Manual; 
R$ 94.490 pelo 200 TSI câmbio automático; 
R$ 99.990 pelo 200 Comfortline TSI câmbio automático;
R$ 109.990 pelo 250 TSI Highline câmbio automático e
R$ 117.490 pelo 250 TSI First Edition 250 TSI câmbio automático.



quinta-feira, 28 de março de 2019

El nuevo BMW Serie 1: fase final de pruebas en Miramas. El amplio ajuste fino en el campo de pruebas de BMW en el sur de Francia agudiza el carácter independiente del nuevo BMW Serie 1.




Múnich. Los vehículos de pre-serie camuflados de la tercera generación de la Serie 1 de BMW todavía están experimentando extensas pruebas de manejo en el campo de pruebas de BMW en Miramas, al sur de Francia. 

Las diversas pistas de manejo de la instalación ofrecen las condiciones óptimas para refinar la agilidad y la dinámica del nuevo BMW Serie 1. Esto fue precedido por cinco años de intenso trabajo de desarrollo y el cambio a la moderna arquitectura de tracción delantera de BMW.

Un auténtico BMW con un carácter individual.
El nuevo BMW Serie 1 establecerá nuevos estándares en la clase compacta Premium en términos de dinámica de conducción, al mismo tiempo que ofrece mucho más espacio interior. 


Con una configuración de suspensión de vanguardia, tecnologías innovadoras y la integración de todos los componentes y sistemas de control relacionados con la dinámica de conducción, el Serie 1 de BMW logra una mayor agilidad tanto con la nueva tracción delantera como con la tracción integral inteligente BMW xDrive. 

“Nuestros clientes sentirán directamente la capacidad de respuesta rápida y precisa que proporciona una experiencia de conducción optimizada. El BMW Serie 1 será un auténtico BMW con un carácter individual ", dice Peter Langen, jefe de Dinámica de Manejo en BMW Group.

Transferencia de tecnología desde el BMW i3.
En el nuevo BMW Serie 1, BMW ha utilizado toda la experiencia adquirida en los últimos años con los modelos con tracción delantera de BMW Group. 


Un elemento crucial para la agilidad excepcionalmente alta del vehículo es la tecnología ARB (limitación de deslizamiento de la rueda contigua del actuador) conocida por el BMW i3s, que ahora celebra su debut en un vehículo con motor de combustión. 

Esta transferencia de tecnología de la marca BMW i a la marca central BMW mejora la tracción de manera decisiva, mientras que que facilita un control mucho más sensible y más rápido.


La tecnología ARB, que es estándar en el BMW Serie 1, cuenta con un sistema de control de deslizamiento posicionado directamente en la unidad de control del motor en lugar de en la unidad de control para la función DSC (Control de estabilidad dinámica). 

Sin largos trayectos de señal, la información se transmite tres veces más rápido, y la velocidad de regulación percibida por el conductor es hasta diez veces más rápida. 


En estrecha coordinación con la función DSC, la limitación de deslizamiento de la rueda contigua del actuador reduce significativamente el subviraje de potencia que generalmente se experimenta con los vehículos con tracción delantera, pero sin intervención de control para estabilizar la dinámica lateral. 

El Performance Control de BMW (yaw moment distribution) también se incluye de serie y, además, aumenta la agilidad del BMW Serie 1 mediante la intervención dinámica de frenos. Además, la rigidez torsional de la estructura de la carrocería se ve reforzada por el uso dirigido de puntales adicionales, como un "puntal de boomerang" estándar en la parte trasera. 


"A través de esta amplia integración de todos los aspectos relacionados con la dinámica de conducción, así como de la nueva e innovadora función de control de tracción, estamos creando una experiencia de conducción completamente novedosa", dice Holger Stauch, gerente de proyectos de la Serie 1 de BMW.

El motor de 4 cilindros BMW Group más poderoso para el nuevo modelo de gama alta.
Un motor de 4 cilindros recientemente desarrollado se destaca en el portafolio del nuevo BMW Serie 1. El BMW M135i xDrive (consumo de combustible combinado: 14.08-14.71 km/l; emisiones de CO2 combinadas: 155-162 g/km)* cuenta con el motor de 4 cilindros más potente de BMW Group con 2 litros de capacidad y la tecnología BMW TwinPower Turbo. 


La unidad de potencia entrega 225 kW (306 hp), lo que garantiza propiedades de manejo extremadamente dinámicas a través de soluciones técnicas individuales, como un motor de cigüeñal reforzado, nuevos pistones y bielas, un turbocompresor de escape más grande y válvulas de inyección de combustible optimizadas.

Más espacio interior.
El BMW Serie 1 ha dado un gran salto hacia adelante en términos de espacio interior. Gracias a la nueva arquitectura de tracción delantera con motores transversales y un túnel central bajo, ahora hay mucho más espacio disponible que en el modelo predecesor, especialmente en los asientos traseros. 


Por ejemplo, el espacio para las piernas de los pasajeros de los asientos traseros ha aumentado en 33 milímetros y el espacio para la cabeza en la parte posterior en 19 milímetros. 

Ahora es más fácil acceder al compartimiento trasero y la capacidad del maletero se ha incrementado en 20 litros, a 380 litros. Por lo tanto, el nuevo BMW Serie 1 combina características de manejo sobresalientes con un espacio significativamente mejorado.


quarta-feira, 27 de março de 2019

Cachoeiras, cultura e história na encantadora cidade mineira de Macacos, a 25 km de Belo Horizonte é boa alternativa para um fim de semana, garante a coluna Minas Turismo Gerais



Coluna
Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira




Macacos encanta com sua beleza natural 




Macacos é um pequeno e agradável distrito, localizado à 25 quilômetros de Belo Horizonte, que vem conquistando mineiros e turistas de outros estados que buscam um ambiente tranquilo para descansar e sair da rotina. 


Quem já conhece Macacos, sabe bem como é revigorante passar ao menos um final de semana por lá, desfrutando de uma boa comida e ótimas pousadas. O distrito ainda oferece passeios de aventura e possui belezas naturais de fácil acesso.

O nome oficial do distrito é São Sebastião das Águas Claras, Macacos é um nome popular e todos o conhecem por esse nome. Apesar da proximidade com a capital, o distrito pertence à Nova Lima, cidade vizinha à Belo Horizonte.


O povoamento do distrito iniciou-se no século XVIII, com a descoberta de ouro na região. Os bandeirantes portugueses chamavam os contrabandistas de ouro da região de “Macacos” daí surgiu o nome popular do distrito. 

A principal atividade econômica do distrito era a pequena agricultura, porém, nos últimos anos, o turismo cresceu muito por lá, principalmente o turismo de aventura e o turismo gastronômico.

Rodeada por rios e montanhas, o distrito de Macacos vem encantando cada vez mais os turistas, o lugar é muito gostoso. 

Quem mora em BH costuma fazer um bate e volta até Macacos, mas o mais gostoso é se hospedar por lá, ao menos por um final de semana. Tome cuidado com a estradinha que leva até o distrito, pois esta não possui acostamento e exige cautela por ser um trecho entre serras.

Macacos tem inúmeras opções de hospedagens, tem pousada em tudo quanto é canto e de tudo quanto é jeito, das mais simples às mais luxuosas... 


Os chalés Do Beto oferecem um refúgio cheio de cor na exuberante Mata Atlântica, perto da belíssima Lagoa Azul. Você pode percorrer trilhas ecológicas e aproveitar as bicicletas gratuitas. 

As acomodações do Chalés do Beto são claras e incluem cozinha totalmente equipada e integrada com área de estar, TV e DVD player. Além disso, possuem sala de jantar, sofá e varanda com rede e churrasqueira. Há um jardim de ervas orgânicas na propriedade. 

E você pode desfrutar do serviço de translado gratuito do ponto de ônibus para a pousada. Para sua comodidade, o estacionamento privativo é gratuito no local. Essa acomodação também tem uma das localizações mais bem avaliadas em Macacos! Informações (31)99114-6796



Chalés do Beto, em Macacos 


Capela de São Sebastião A Capela de São Sebastião foi erguida em meados do século XVIII no centro do Arraial de Macacos. No interior da capela, um singelo acervo com destaque para o Altar-Mor e as diversas imagens em madeira. 


Em frente a capela há um grande cruzeiro de madeira. A capela foi completamente restaurada no ano de 1988, preservando suas características originais. A Capela de São Sebastião é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima. 



Capela de São Sebastião 


Passeio de quadriciclo A atração mais radical de Macacos é o passeio de quadriciclo, que percorre boa parte do arraial e leva os turistas a uma aventura em meio a mata nativa que emoldura o arraial. Em alguns trechos do passeio, é necessário passar por dentro de riachos, deixando o passeio ainda mais radical. O passeio dura cerca de 1h30 e deve ser agendado com alguns dias de antecedência, para não correr o risco de ficar sem. Quadriadventure (31) 98393-5337
Passeio: R$160 (até duas pessoas por veículo)
Sábado, Domingo e Feriado, saídas as 10h, 11h40, 13h40 e 15h40.


Cachoeiras


Cachoeiras encantam os turistas 

Caso tenha interesse, peça ao pessoal da pousada em que estiver hospedado para lhe dar mais informações. A Cachoeira de Macacos é a mais famosa delas e possui fácil acesso, próxima ao Orangotango’s Bar. A gastronomia é um dos pontos fortes de Macacos e há vários restaurantes espalhados pelo arraial, dos mais simples aos mais sofisticados, tem restaurante pra tudo quanto é gosto.




Tirolesa a 100 Km por hora 


Muita emoção na tirolesa Belo Horizonte comemora a retomada das atividades da maior tirolesa em extensão do Estado de Minas Gerais e a maior entre as capitais brasileiras. A Tirolesa BH está de volta! Reativada no início de março, ela agora amplia a opção turística e de entretenimento na cidade. 

Com 800 metros e velocidade que pode chegar a cerca de 100 Km/h, a atração, destinada a adultos e crianças a partir de 5 anos, percorre um dos mais belos cartões postais da cidade, começando no Mirante do Mangabeiras e terminando na Praça de Esportes do Parque das Mangabeiras, - a maior reserva ambiental da capital mineira e um dos mais extensos parques urbanos da América Latina. 

O vão da torre até a chegada tem 70 metros de altura - da torre até o parque. A atração tem como objetivo estimular e fomentar o turismo no município, além de valorizar uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, proporcionando lazer e entretenimento aos visitantes. 

“A proposta é criar um receptivo atraente para a apreciação da linda vista de Belo Horizonte e da Serra do Curral, uma beleza singular que merece o nosso carinho e atenção”, ressalta a gerente da Tirolesa BH, Denise Silva. 

Os interessados podem comprar os ingressos antecipados nos sites www.tirolesabh.com. br – www.sympla.com.br ou no Mirante do Mangabeiras. 

Ao efetuar a compra, o cliente escolhe o dia e horário da descida, podendo ser entre terça-feira e domingo. Preços a partir R$ 50,00 para cada salto. Além da experiência na tirolesa, os visitantes poderão usufruir de toda a estrutura que está disponível no mirante. 

O serviço de vans gratuitas vai realizar o traslado do estacionamento do Parque das Mangabeiras até o mirante, serviço disponível também para os visitantes que só desejarem contemplar a vista. 

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Belo Horizonte, que concedeu o uso para a empresa Tirolesa BH por meio de licitação. 

A atração conta com a assessoria do Projeto Aventura, empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado, responsável também pelo treinamento da equipe e por uma assessoria técnica especializada. 


A tirolesa é plena adrenalina

O equipamento com 
800 metros de extensão projetada dentro das rigorosas normas de segurança nacionais e internacionais e é composto por materiais de alta resistência. 


A instalação da tirolesa está em consonância com todas as regulamentações e normas ambientais. Mirante Considerado área de preservação ambiental, o mirante está localizado no Mangabeiras, atrás do Palácio do Governador, em uma área de aproximadamente 35.400 m². 

Com dois decks de madeira instalados, medindo cada um cerca de 125 m², o espaço proporciona aos visitantes uma linda visão panorâmica da cidade e do Parque das Mangabeiras. Serviço: Tirolesa BH Local da atração: Mirante do Mangabeiras - Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras Atrás do Palácio Mangabeiras. 

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, de 10h às 18h. Venda de ingressos: No local (de 10h às 18h) ou pela internet no site www.tirolesabh.com.br - Preços a partir de R$ 50,00 

Voe por Minas

O Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional – Modal Aéreo, lança um novo hub, conectando Uberlândia aos municípios de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio. 


A novidade foi motivada pela conectividade existente entre o aeroporto de Uberlândia e a cidade de São Paulo, que já vinha sendo trabalhada por aviações comerciais. 

As viagens começaram no dia 11/ de março, em aeronaves Cessna Grand Caravan 208 B, que transportam até nove passageiros. 

As passagens podem ser adquiridas pelo site do projeto www.voeminasgerais.com.br ou pelo telefone (31) 3207-8888 e nos aeroportos participantes. O valor dos bilhetes varia de R$ 120 a R$ 820, de acordo com a distância percorrida. 


Aeroporto da Pampulha, onde funciona o Voe Minas 

O projeto busca fomentar os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do Estado e facilitar o deslocamento da população entre o interior e a capital, Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis.


Para Minas Gerais, que possui uma área total de quase 600 mil quilômetros quadrados, o investimento na regionalização por meio do transporte aéreo é estratégico para atender a meta de redução das desigualdades nos 17 territórios de desenvolvimento. 

Os 17 municípios atendidos atualmente são: Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Caratinga, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia, Varginha e Viçosa. 

Em Ipatinga, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os voos estão suspensos no Aeroporto Regional do Vale do Aço.

Patos de Minas para Uberlândia Os horários de decolagem em Patos de Minas para Uberlândia são: segundas-feiras, às 7h50 e às 16h15; quartas-feiras, às 7h50; quintas-feiras, às 16h50; e sextas-feiras, às 14h55.


De Uberlândia a Patos de Minas, estão disponíveis: segundas-feiras, às 13h20 e às 18h50; terças-feiras, às 13h20; quartas-feiras, às 13h20; quintas-feiras, às 13h20; e sextas-feiras, às 19h10. O valor dos bilhetes varia de R$ 370 a R$ 410.

Araxá para Uberlândia Os horários de decolagem em Araxá para Uberlândia são: segundas-feiras, às 11h20; terças-feiras, às 8h20; quartas-feiras, às 12h; quintas-feiras, às 8h20; e sextas-feiras, às 11h20.De Uberlândia para Araxá, estão à disposição os horários: segundas-feiras, às 10h20 e às 18h50; quartas-feiras, às 10h20; e sextas-feiras, às 10h20 e às 19h10.Os preços das passagens variam entre R$ 310 e R$ 340. 


Patrocínio para Uberlândia De Patrocínio para Uberlândia, os horários são: segundas-feiras, às 16h55, e sextas-feiras, às 14h15. De Uberlândia a Patrocínio, estão disponíveis os seguintes horários: quartas-feiras, às 10h20, e sextas-feiras, às 13h20.O valor dos bilhetes vai de R$ 260 a R$ 290.

O Voe Minas Gerais completou dois anos em operação em agosto de 2018. Nesse período, aproximadamente 23 mil passageiros foram transportados em 6.535 voos.


A taxa média de ocupação dos voos atingiu percentual acima de 60%, com receita da venda de passagens totalizando R$ 7,5 milhões. O subsídio por passageiro tem apresentado constante diminuição no decorrer do projeto, tendo chegado, em julho, a R$ 119,31, por passagem.

Brasil dispensa vistos para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália

O decreto do presidente Jair Bolsonaro que dispensa visto de entrada no Brasil para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira. 


A medida entra em vigor a partir do dia 17 de junho e foi preparada para coincidir com a visita oficial de Bolsonaro aos Estados Unidos. 

De acordo com o texto, os turistas dos quatro países poderão permanecer no Brasil por um prazo de 90 dias, prorrogável por igual período, desde que não ultrapasse 180 dias em um ano.
_________________________________________________________________________sergio51moreira@bol.com.br

Azul e Tastemade preparam cardápio internacional com a ajuda de seus seguidores. Fãs da companhia aérea e da rede de comida poderão escolher pelas redes sociais qual será o menu a bordo em maio, nos voos para os Estados Unidos e Portugal



São Paulo, 27 de março de 2019 – Quem voar de Azul entre Campinas e Estados Unidos ou Portugal ao longo de maio vai poder se deliciar com pratos inspirados em famosas receitas da Tastemade Brasil. 


Em uma ação inédita, as duas empresas estão convidando seus seguidores para escolherem pelas redes sociais quais serão as delícias que farão parte do cardápio internacional da Azul.

“Estamos sempre inovando em nossos produtos pensando em oferecer aos nossos Clientes experiências especiais. Com essa parceira com a Tastemade Brasil, quem voar com a gente poderá reproduzir os pratos que eles comeram a bordo e relembrar da incrível viagem que fizeram”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.

Para definir quais serão as refeições que estarão disponíveis no menu da Azul, basta acessar as redes sociais da Tastemade em março e escolher dentre as selecionadas quais devem estar a bordo. 

As receitas que participam da ação são reveladas semanalmente às terças e sextas. Ao final de março, os pratos principais e sobremesas mais votados serão os escolhidos para estrelar os menus de maio da Economy e Business da Azul.

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