Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Falha na vedação do servo freio dos modelos Renault Duster e Oroch podem causar acidente. A Renault convoca os proprietários desses modelos para agendarem o recall numa concessionária. Veja se seu carro é um dos 11.667 atingidos pela avaria




Os proprietários de todas as versões dos modelos Renault Duster e Duster Oroch fabricados entre 23 de agosto de 2017 e 8 de março de 2018 devem comparecer a uma concessionária da marca para verificação e/ou substituição do servo freio. 

Foi detetada uma falha em 11.667 unidades (5.171 Duster e 6.496 Duster Oroch) na vedação do servo freio, podendo resultar no endurecimento do pedal de freio e, em casos extremos, na falta de frenagem com possível acidente, de que por enquanto a Renault não tem conhecimento que tenham ocorrido.

A numeração não sequencial dos chassis envolvidos de Duster vão de JJ010976 até JJ997934, de JM417734 até JM422460 e de KJ223976 até KJ307279

Os chassis de Duster Oroch vão de JJ000117 até JJ999496 e de KJ209921 até KJ311299.

A verificação e/ou substituição é realizada em até 2h30. O serviço é gratuito e deve ser agendado em uma concessionária Renault. 


Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 055 5615 ou pelo site www.renault.com.br.

domingo, 28 de abril de 2019

A Embratur, o Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil no Peru e o Comitê Descubra Brasil, realizaram, no Peru, um grande workshop para o trade turístico peruano, para atrair turistas daquele país






Mais de 400 operadores de turismo e agentes de viagem do Peru participaram, nesta quinta-feira (25), do 7º Workshop Brasil Sensacional, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil no país e Comitê Descubra Brasil.

O objetivo do workshop é divulgar no Peru os destinos turísticos brasileiros entre os profissionais do setor, em especial Bahia e Santa Catarina, assim como das cidades de Bento Gonçalves, Foz do Iguaçu, Gramado e Salvador, que enviaram representantes para apresentação de atrativos. Foram realizadas rodadas de negócios, seminários e distribuição de material informativo sobre os produtos do Brasil.

Leila Holsbach, da Embratur, durante apresentação no workshop

Durante sua apresentação, a coordenadora-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Leila Holsbach, fez um panorama do turismo internacional no Brasil, com foco no perfil do visitante peruano, e destacou a CONMEBOL Copa América 2019, o principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. 

A competição, que acontecerá de 14 de junho a 7 de julho, será organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. O Brasil receberá a competição pela quinta vez na história.

“Este evento é um dos maiores de promoção turística do Brasil no Peru e uma oportunidade para o estreitamento de relações bilaterais. Cerca de 120 mil peruanos viajam para o Brasil todos os anos. Espera-se que o número de turistas peruanos no Brasil aumente em 2019, especialmente pela realização do torneio de futebol, juntamente às ações desenvolvidas pela Embratur neste mercado, que é tão importante para o desenvolvimento do turismo do nosso país”, informou Leila Holsbach.

Atualmente, há 188 voos mensais diretos entre Lima e as cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, com capacidade para transportar mais de 38 mil pessoas por mês.

Ação em conjunto – A Embratur e o Comitê Descubra Brasil realizarão uma campanha de promoção turística de destinos e produtos brasileiros em salas de cinema durante a semana de estreia do filme “Vingadores: Ultimato” no Peru. 

Os spots publicitários, promovendo as cidades de Bento Gonçalves e Rio de Janeiro, serão projetados em salas de cinema dos principais centros comerciais de Lima. A campanha faz parte da estratégia de divulgação de atrativos brasileiros para o público final.

Lançados os modelos 2019 da Husqvarna Motorcycles para motocross, uso normal e a supermoto. Os preços variam entre R$ 64 mil e R$ 75 mil

                                            Enduro

TE 250i
Uma revolução na tecnologia de 2 tempos, a TE 250i leva a simples e baixa manutenção a 2 tempos e a torna ainda mais simples. 

Com a adição de injeção eletrônica de combustível, o reabastecimento é auto-ajustado, garantindo uma entrega de potência perfeitamente controlada a cada momento. 

Além disso, o óleo a 2 tempos é bombeado de forma independente em proporção regulada, eliminando a necessidade de pré-misturar combustível e óleo, o que significa menos tempo de preparação e mais tempo na pista.



Motor
 Design:1 Cilindro, Motor de 2 tempos
 Deslocamento:249 cm³
 Diâmetro:66,4 mm
 Curso:72 mm
 Partida: Elétrica e a pedal
 Transmissão: 6 velocidades
 Embreagem: Úmida, multi--disco DDS, sistema hidráulico 

Magura
 EMS: Synerject
 Emissão de CO2:67

Chassi
 Design do Quadro: 25CrMo4, quadro de aço de tubo central
 Suspensão Traseira: WP amortecedor com ligamento
 Curso de suspensão (frente): 300 mm
 Curso de suspensão (traseira): 330 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro: 260 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro: 220 mm
 Corrente: X-Ring 5/8 X 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção: 63,5°
 Distância ao solo: 370 mm
 Altura do assento: 960 mm
 Capacidade do tanque (aprox.): 9,25 l
 Peso sem combustível: 105,2 kg



Valor: R$ 64.000,00



TE 300i - UMA ABORDAGEM INTELIGENTE
Oferecendo versatilidade inigualável, A TE 300i aproveita o equilíbrio perfeito de potência e agilidade. Com injeção eletrônica de combustível, o confiável 2 tempos é extremamente simples de gerenciar. 

Ao garantir a entrega de combustível perfeita para cada condição, o sistema fornece potência suave e precisa a cada vez, eliminando a necessidade de alterações da injeção de combustível. 

Ao usar um tanque de óleo e uma bomba separados, o óleo de 2 tempos é fornecido independentemente em proporções reguladas, eliminando a necessidade de pré-misturar óleo e combustível.

Motor
 Design:1 Cilindro, Motor de 2 tempos
 Deslocamento: 293.2 cm³
 Diâmetro: 72 mm
 Curso: 72 mm
 Partida: Elétrica e a pedal
 Transmissão: 6 velocidades
 Embreagem: Úmida, multi-disco DDS, sistema hidráulico 



Magura
 EMS: Synerject
 Emissão de CO2: 67

Chassi
 Design do Quadro: 25CrMo4, quadro de aço de tubo central
 Suspensão Traseira: Amortecedor WP com ligamento
 Curso de suspensão (frontal): 300 mm
 Curso de suspensão (traseira): 330 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro: 260 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro: 220 mm
 Corrente: X-Ring 5/8 x 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção: 63.5°
 Distância ao solo: 370 mm
 Altura do assento: 960 mm
 Capacidade do tanque (aprox.): 9.25 l
 Peso sem combustível: 105.4 kg



Valor – R$ 69.000,00




TX300 - VANTAGEM DE 2 TEMPOS
A nova TX 300 é equipada com a mais recente tecnologia para lidar com o terreno cross-country mais difícil. É leve e ágil com um motor de dois tempos especialmente concebido para o efeito, que oferece uma potência suave e tratável com um mínimo de vibração. 

Com um design de chassis inovador, a TX 300 possui a quantidade correta de estrutura flexível, juntamente com um pacote de suspensão avançado fácil de ajustar, para garantir excelente manuseio e facilidade de uso. 

Com uma grande capacidade de combustível e a capacidade de ajustar as características do motor de acordo com a preferência ao apertar um interruptor, a TX 300 é a escolha preferida para a competição off-road de pista fechada da gama de Motocicletas Husqvarna.



Motor
 Design:1 Cilindro, Motor de 2 tempos
 Deslocamento:293.2 cm³
 Diâmentro:72 mm
 Curso:72 mm
 Partida: Elétrica
 Transmissão:6 velocidades
 Embreagem: Úmida, multi-disco, sistema hidráulico 

Magura
 EMS: Kokusan


Chassi
 Design do Quadro:25CrMo4, steel central-tube frame
 Suspensão Dianteira: WP-USD, AER 48, Ø 48 mm
 Suspensão Traseira: Amortecedor WP
 Curso de suspensão (frontal):310 mm
 Curso de suspensão (traseira):300 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro:260 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro:220 mm
 Corrente:5/8 X 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção:63.9°
 Distância ao solo:370 mm
 Altura do assento: 950 mm
 Capacidade do tanque (aprox.):10 l
 Peso sem combustível:99 kg



Valor – R$ 65.000,00



FX 350 - VERSATILIDADE INCONDICIONAL
Com uma relação peso-potência melhor do que a maioria das 450's, a nova geração do FX 350 leva uma sensação mais leve e ágil, tornando-a uma moto para uso off-road de circuito fechado difícil de bater. 

Seu avançado sistema eletrônico com mapas de potência do motor selecionáveis e controle de tração, permite ao usuário alterar facilmente as características do motor em tempo real. 

Com seu motor leve de alto desempenho e suspensão de ponta em WP, a FX 350 proporciona ao piloto excelente manuseio com potência tracionável para atravessar o terreno mais desafiador.

Motor
 Design:1 Cilindro, Motor de 4 tempos
 Deslocamento:349,7 cm³
 Furo:88 mm
 Curso:57,5 mm
 Partida: Elétrica
 Transmissão: 6 velocidades
 Embreagem: Úmida, multi-disco DDS, sistema hidráulico 



Magura
 EMS: Keihin EMS

Chassi
 Design do Quadro:25CrMo4, estrutura central em tubo de aço
 Suspensão Dianteira: WP-USD, AER 48, Ø 48 mm
 Suspensão Traseira: Amortecedor WP com ligação
 Curso de suspensão (frente):310 mm
 Curso de suspensão (traseira):300 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro:260 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro:220 mm
 Corrente: X-Ring 5/8 X 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção:63,9°
 Distância ao solo:370 mm
 Altura do assento:950 mm
 Capacidade do tanque (aprox.):8,5 l
 Peso sem combustível:100,6 kg



Valor – R$ 65.000,00

Motocross


FC 450 ROCKSTAR MASTERSTROKE
O auge do motocross Husqvarna, a FC 450 utiliza técnicas avançadas de engenharia para extrair 63 hp do motor de 450cc, mas também posicionar o motor mais perto do centro de gravidade para proporcionar melhor pilotagem e maniabilidade. A adição do controle de largada significa uma aceleração perfeita, enquanto a ergonomia e o controle de tração líderes da categoria mantém o piloto no controle total.

Motor
 Design:1 Cilindro, Motor de 4 tempos
 Deslocamento:449,9 cm³
 Diâmetro:95 mm
 Curso:63,4 mm
 Partida: Partida elétrica
 Transmissão:5 velocidades
 Embreagem: Multi-disco, sistema hidráulico 



Magura
 EMS: Keihin EMS

Chassi
 Moldura: Moldura de aço central de tubo
 Suspensão Dianteira: WP-USD, AER 48, Ø 48 mm
 Suspensão Traseira: Amortecedor WP com ligação
 Curso de suspensão (frente):310 mm
 Curso de suspensão (traseira):300 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro:260 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro:220 mm
 Corrente:5/8 X 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção:63.9°
 Distância ao solo:370 mm
 Altura do assento:950 mm
 Capacidade do tanque (aprox.):7 l
 Peso sem combustível:101 kg



Valor – R$ 69.000,00


Supermoto


FS 450 SUPERMOTO - DESEMPENHO FORMIDÁVEL
Deslize para o futuro na nova geração FS450 da Husqvarna Motorcycles com a mais avançada máquina de 450 cc de produção. 

Com um quadro moderno e um design elegante concebido para proporcionar maior controle e conforto, nunca foi tão fácil encontrar o seu limite na pista. 

Beneficiando-se de técnicas de engenharia de alta tecnologia, a arquitetura aprimorada do motor compacto de 63 cv e 450 cc resulta em uma pilotagem e maniabilidade aprimorados, dando total confiança ao piloto.



Motor
 Design:1 Cilindro de 4 tempos
 Deslocamento:449,9 cm³
 Diâmetro:95 mm
 Curso:63,4 mm
 Partida: Elétrica
 Transmissão:5 velocidades
 Embreagem: Embreagem chinelo Suter, Hidráulica 

Magura
 EMS: Keihin EMS



Chassi
 Quadro:25CrMo4 quadro de aço de tubo central
 Suspensão Dianteira: WP-USD, AER 48, Ø 48 mm
 Suspensão Traseira: Amortecedor WP com ligamento
 Curso de suspensão (frente):280 mm
 Curso de suspensão (traseira):266 mm
 Freio dianteiro: Freio a disco
 Freio traseiro: Freio a disco
 Diâmetro do disco do freio dianteiro:310 mm
 Diâmetro do disco do freio traseiro:220 mm
 Corrente:5/8 x 1/4"
 Ângulo da cabeça de direção:63,9°
 Distância ao solo:290 mm
 Altura do assento:890 mm
 Capacidade do tanque (Aprox.):7 l
 Peso sem combustível:102,9 kg



Valor – R$ 75.000,00



Fórum Gramado de Estudos Turísticos terá como palestrante o criador do Cirque de Soleil




Chevrolet realiza da próxima semana de segunda (19) a sábado (4/5) um feirão de fábrica no Barra Shopping e o Chevrolet Prime, promovendo seus modelos premium Equinox, Cruze, Traker e Trailblazer com motor 2.8 turbo diesel e toda a sua gama com descontos



 Toda a gama estará à venda no Barra Shopping

Rio de Janeiro (RJ)  A Chevrolet promove uma ação inédita no Rio de Janeiro. Trata-se do Chevrolet Prime, evento que reúne modelos premium da marca como Equinox, Cruze, Tracker e Trailblazer.
Os consumidores poderão conhecer e testar os modelos que estarão expostos no estande da Chevrolet montado no estacionamento do BarraShopping entre 29 de abril e 4 de maio.


Modelos premium


Trailblazer une a valentia de um verdadeiro utilitário esportivo 4x4 com o conforto de um modelo de sete lugares. É oferecido apenas na versão com acabamento de luxo (LTZ) e duas opções de motorização: 2.8 Turbo Diesel com mais de 50 kgmf de força ou V6 3.6 com injeção direta de gasolina e 279 cavalos de potência.


Equinox é o SUV da Chevrolet mais vendido no mundo. No Brasil, o veículo se destaca pelo conteúdo acima da média da categoria. Debaixo do capô está o motor 2.0 turbo de 262 cv que trabalha em conjunto com a transmissão automática de nove marchas. A novidade para 2019 é o detector de pedestre, capaz de identificar o risco de um atropelamento e frear o veículo para mitigar o acidente.


Tracker é o SUV urbano da Chevrolet. Diferencia-se em sua categoria pelo motor turbo e transmissão automática de seis marchas de série. Na linha 2019, estende o controle eletrônico de estabilidade e tração também para o modelo de entrada. Outra novidade é a versão Midnight, com carroceria e acabamentos em preto, inspirado em carros customizados.


Cruze é um dos mais premiados Chevrolet por seu elevado nível tecnológico. Além de motor turbo, conectividade total e acabamento premium, o modelo oferece sistemas semi-autônomos de condução e de estacionamento. A versão Black Bow Tie, acessorizada de fábrica, estreia com a linha 2019, comercializado nas versões sedã ou hatch, onde o Cruze é o líder de vendas.

Conectividade total
Os modelos da Chevrolet se destacam ainda pela sofisticação e pelos itens de segurança e sistemas de conectividade total, como o multimídia MyLink (compatível com Android Auto e Apple CarPlay) e o OnStar, que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico avançado ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone.

O público poderá testar o inovador OnStar. Sistema avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.


Bolt na exposição                                                              
O público que comparecer ao evento vai conhecer em detalhes o Bolt, carro 100% elétrico da Chevrolet que é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. Vale ressaltar que o brasileiro roda, em média, 40 km em seus deslocamentos diários.

O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas.

A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 km.

Além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina.

O Bolt EV ainda oferece o alto torque característico dos motores elétricos. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas na casa dos 6,5 segundos.

Onix, o carro mais vendido no Brasil

Tradicional feirão de fábrica
No final de semana (sexta-feira 3 e sábado 4 de maio), será realizado no mesmo local o tradicional feirão de fábrica da Chevrolet, onde todos os modelos da marca  estarão a disposição dos consumidores.

Os clientes que comparecerem ao feirão contarão com inúmeras promoções nos preços e também nas condições de financiamento. Todos os modelos da linha Chevrolet estarão a disposição com planos de pagamento com prazos de até 60 meses.




“A ação de varejo é mais uma grande oportunidade para os consumidores comprarem um Chevrolet. Preparamos grandes promoções. O feirão também é uma oportunidade para o consumidor conhecer as novas tecnologias da marca”, diz Arthur D'Avila, gerente Regional de Operações.

A Chevrolet Serviços Financeiros vai montar uma completa estrutura no local para dar total suporte de financiamento ao consumidor.

Prisma


Serviço
Evento: Chevrolet Prime e feirão de fábrica no RJ
Data: 29 de abril a 4 de maio de 2019
Local: No estacionamento do Barra Shopping – Av. Das Américas 4666/5000 – Barra da Tijuca
Horário: 10 às 22 horas.

sábado, 27 de abril de 2019

Sobre a necessidade de uma política contundente para o turismo brasileiro. - Belezas naturais e históricas e culturais, música e gastronomia não faltam pelo Brasil

   Fotos: Divulgação
Por Júlio Gavinho*
Reciclando algumas linhas daqui e dali, achei uns pensamentos de uns anos atrás bem atuais. O Brasil recebeu em 2014, 656.000 turistas americanos. Eles vieram ocupando cerca de 40 poltronas por dia nos voos entre a América e o Brasil, espremidos entre 208 brasileiros em cada 767-300, 777 ou A330. 

São cinco brasileiros para cada americano em rotas majoritariamente “Floridas” (91 vôos por semana), mas que também incluem os hubs de Atlanta (21 semanais), Dallas (15 voos por semana) e Houston (14 weekly flights). 


Este número, cerca de 1.800 americanos movimentando os aeroportos brasileiros por dia, representa 0,5% dos norte americanos que viajaram para fora do seu país segundo a revista Época. Considere que os americanos são os number two na emissão internacional de turistas atrás apenas da Alemanha e aí se prepare para formar opinião.
Mais ou menos na mesma época  (2016), a Índia recebeu pouco mais de 1.200.000 turistas americanos, com seus tênis coloridos, indefectíveis bonés e garrafas de água mineral. A água que, aliás, virou aliada e companheira de todos nós na Índia rivalizando com os curries e os masalas.

Vamos olhar mais de perto e observar que a Índia também exige e cobra por VISA de turista dos Americanos. O processo hindu leva uns dias e custa. A Índia fica longe  da América, fala um inglês típico e a alimentação oferece desafios sérios aos paladares menos acostumados ao “diferente”.
Porque fazem todo este sacrifício então, os 1% de viajantes internacionais norte-americanos? Porque a Índia oferece uma experiência que não pode ser vivida em nenhum outro lugar, só na Índia. 


E isto têm um preço, que  pago para os hindus, representou 23.000.000 de turistas em 2014, contando quase 7% do PIB do país e empregando 37.000.000 de pessoas, quase todas das castas mais baixas.
Porque então  falar da Índia? Porque muitos acreditam que as dificuldades do Brasil no cenário turístico mundial se devem ao fato de estarmos longe, não falarmos inglês, o VISA ser exigido e cobrado de vários turistas estrangeiros e a nossa indigesta feijoada não ser amigável aos gringos em geral.
Vamos falar de outra coisa, então. Segundo o ex-governador da Flórida, Rick Scot, falando para hoteleiros, operadores de receptivo, restaurantes e transportadores turísticos, em números de 2014, 97.000.000 milhões de turistas visitaram Orlando, sendo 1.500.000 de brasileiros. Vamos somar ao contrário os britânicos, japoneses, canadenses, os mexicanos e os inca-venusianos e chegaremos ao percentual de cerca de 85% de turistas americanos na Flórida.


Porque tantos americanos assim? Primeiro e óbvio motivo é o ineditismo. Some aí praias caribenhas, comida do sul, paraíso de compras com descontos e a Disney. Onde é que isso existe em escala mundial, daquela forma? Para completar, não precisam de passaporte, porque falam a sua língua e  porque não há barreira gastronômica.
Isto talvez explique os irrisórios investimentos em publicidade da Flórida em qualquer lugar que não seja a América. O cinema, séries de TV e os turistas  que frequentam toda a região anualmente fazem a propaganda que eles precisam. 


Pense agora  que o cinema fez a nossa cabeça quanto ao nosso desejo de visitar a Índia, Paris, a Flórida e Nova York. Agora pense no Brasil e constate que com o lugar mais belo do mundo nas mãos, apenas conseguimos vender nossas deficiências e dificuldades mais sérias. Não há nenhum belo VT comercial na CNN que consiga vencer o Zé Pequeno ou nosso Nacional Kid de preto, o Capitão Nascimento.


A política de turismo que precisa ser implantada inclui, é claro, um film comission atuante, publicidade e feiras internacionais, isenção de tarifas para charters, etc.  Carecemos de uma ação coordenada que dê segurança e tranqüilidade para quem quer curtir um samba, dançar um forró, ou qualquer um dos atrativos de nosso país. 


Este não é um caso de varejo (se uma cidade ou outra é mais ou menos segura), mas sim de atacado. Precisamos que nossa imagem seja reconstruída com urgência sob pena de dependermos da balança Brasil/Argentina ou dos nossos próprios bolsos – que, aliás, já estão pagando nossa conta turística faz tempo.
Uma vez, em uma conversa com um amigo de Chicago, ele me disse: “americanos gostam de lugares com sol o tempo todo, com comida exótica e miscigenada, música hipnótica e sexy, alguma história, paisagens fulgurantes tropicais e diversidade étnica.” E eu, claro, respondi: “My friend, o Brasil é o seu lugar!” e ele me respondeu: “Não! Eu estava falando da Jamaica!” Precisamos de uma política contundente que ajude a mudar isso.


________________________________________________
*Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel,  sócio e Diretor da MTD Hospitality 


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.