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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Promoção Last Week Jeep® fecha o ano da marca líder em SUVs - São mais de mil ofertas distribuídas em toda a rede de concessionárias - Há preços e taxas de financiamento especiais, disponíveis no site ofertas.jeep.com.br


Vai até o próximo domingo (22/12) a Last Week Jeep®, com mais de mil ofertas. Esta é a última oportunidade do ano para adquirir os SUVs mais vendidos do Brasil com condições muito atraentes. A campanha tem abrangência nacional, envolvendo as 191 lojas da marca Jeep no país.
A iniciativa é voltada exclusivamente para o ambiente digital e está disponível no site da Jeep, no endereço ofertas.jeep.com.br, fazendo uma conexão direta com o estoque das concessionárias. A ação é similar a Black Week Jeep, que ocorreu no fim de novembro e ofereceu 1.500 ofertas.
Além dos descontos nos preços, o Jeep Bank preparou taxas de financiamento especiais. Para uma compra com 50% de entrada e saldo em 12 parcelas, os juros são de 0,75%. Com o mesmo sinal e restante em 36 meses, a taxa é de 0,87% ao mês.

Fiat fecha parceria com marca de café italiana illy - Concessionárias poderão adotar a cafeteria illy em conjunto com espaço de coworking - Ambas as marcas possuem origem italiana - Primeiro espaço illy em unidade da rede Fiat foi inaugurado em Valinhos (SP)



Com a nova identidade visual de suas concessionárias, a Fiat está começando um novo capítulo em sua história. A ideia é trazer, principalmente, uma melhor jornada para o cliente por meio de uma melhor experiência não só ao dirigir os carros da marca, mas também no momento da pesquisa, compra e no pós-vendas. 
A italianidade tem forte presença nessa nova fase da marca e uma das formas de se apresentar é por meio da parceria firmada entre a Fiat e a illycaffè, líder global em café de alta qualidade e cultivado de maneira sustentável fundada na Itália há mais de 80 anos.
“Nosso objetivo é a melhoria da experiência do cliente no ponto de venda de forma geral. Assim, aproveitamos a sinergia entre as paixões em comum dos brasileiros e italianos pelos automóveis e pelo café. Unimos nossas marcas com a mesma origem em uma parceria inédita, que se concretiza na rede de concessionários. Temos certeza de que essa iniciativa vai surpreender nossos clientes, que poderão se encantar com o design italiano de nossos carros, com o cuidado que oferecemos no atendimento e nos serviços, além de, claro, com o café super exclusivo que será oferecido a cada um deles”, comenta Herlander Zola, diretor da marca Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat no Brasil. 

A partir do início da parceria, firmada recentemente, toda concessionária que implantar a nova identidade visual poderá também contar com uma cafeteria illy junto a um espaço de coworking. Assim, o cliente poderá usar a unidade para pesquisar, comprar e fazer a manutenção de seu carro e ainda como local de trabalho enquanto degusta um café expresso. Isso já acontece na concessionária do grupo SIM, de Valinhos (SP), primeira com a nova identidade visual da Fiat. 
“Essa parceria chega no momento certo para nós. Depois de 10 anos desenvolvendo o mercado nas grandes cidades, agora queremos aumentar nossa capilaridade e atingir as cidades longe dos grandes centros. Esse acordo com a Fiat, que possui mais de 500 concessionárias em todo o país, poderia definitivamente nos ajudar a mudar os caminhos de nossa marca aqui”, afirma Frederico Canepa, diretor geral da Illy no Brasil. “Nossas semelhanças vão além da origem. A illycaffè tem tradição de inovação no mercado assim como a Fiat, que é clássica, mas de vanguarda. Apostamos muito nessa parceria”, complementa.

Grupos PSA e FCA se fundem e criam uma nova era da mobilidade sustentável. Será o quarto maior conglomerado automotivo do mundo




• Combina as capacidades amplas e crescentes das duas companhias para enfrentar o desafio de modelar a nova era da mobilidade sustentável
• Companhia combinada será o quarto maior fabricante de veículos global em volume e terceiro maior em receita, com vendas anuais de 8,7 milhões de unidades e receitas combinadas de cerca de 170 bilhões de euros
• Cria-se um negócio diversificado com uma das maiores margens nos seus principais mercados da Europa, América do Norte e América Latina e a oportunidade de reformular a estratégia em outras regiões
• Fusão proporcionará cerca de 3,7 bilhões de euros estimados de sinergias anuais em pleno funcionamento, sem fechamento de fábricas como resultado da operação – espera-se que as sinergias sejam positivas em termos de fluxo de caixa líquido a partir do primeiro ano
• Sólido balanço combinado e elevado nível de liquidez proporcionam flexibilidade financeira com a expectativa de uma nota de crédito de grau de investimento
• Companhia combinada irá alavancar a eficiência de investimento numa escala maior para desenvolver soluções inovadoras de mobilidade e tecnologias de ponta em novas fontes de energia para veículos, condução autônoma e conectividade
• Portfólio amplo de marcas icônicas bem consolidadas que oferece os melhores produtos da categoria, cobrindo os principais segmentos do mercado de veículos e proporcionando uma maior satisfação aos clientes
• Excelente relação de trabalho entre as duas equipes de direção, que compartilham históricos de sucesso em recuperação de companhias, criação de valor e combinações bem-sucedidas de fabricantes de veículos
• Estrutura sólida de governança para respaldar o desempenho da companhia combinada, tendo John Elkann como presidente do Grupo e Carlos Tavares como CEO, com uma maioria de Conselheiros

AVISO IMPORTANTE

Ao ler o comunicado a seguir, você concorda em ficar vinculado às seguintes limitações e qualificações:

Esta comunicação é apenas para fins informativos e não se destina e não constitui uma oferta ou convite para trocar, vender ou solicitar uma oferta para subscrever ou comprar, ou um convite para trocar, comprar ou subscrever quaisquer títulos, qualquer parte de negócio ou ativos aqui descritos, ou quaisquer outros interesses ou pedido de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição em relação à operação proposta ou de outra forma, nem haverá qualquer venda, emissão ou transferência de títulos em qualquer jurisdição em violação da lei aplicável. Esta comunicação não deve ser interpretada de maneira alguma como uma recomendação para qualquer leitor da mesma.

Esta comunicação não constitui um prospecto, uma declaração de divulgação de produtos ou outro documento de oferta para efeitos do Regulamento (UE) 2017/1129 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de junho de 2017.

Uma oferta de títulos nos Estados Unidos nos termos de uma operação de combinação de negócios só será efetuada, se necessário, através de um prospecto que faça parte de uma declaração de registo efetiva apresentada junto à US Securities and Exchange Commission (“SEC”). Aos acionistas de Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) e Peugeot S.A. que são cidadãos dos EUA ou que estão localizados nos Estados Unidos, é recomendada a leitura da declaração de registo quando e se esta for declarada efetiva pela US Securities and Exchange Commission, uma vez que conterá informações importantes relativamente à operação proposta. Pode-se obter cópias de todos os documentos relativos à operação proposta arquivados na SEC, documentos incorporados por referência e arquivos da FCA na SEC no site da SEC em http://www.sec.gov. Além do mais, a declaração efetiva de registo será disponibilizada gratuitamente aos acionistas nos Estados Unidos.

Rueil-Malmaison e Londres, 18 de Dezembro de 2019

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) (NYSE: FCAU / MTA: FCA) e a Peugeot S.A. (“Groupe PSA”) assinaram hoje um Acordo de Combinação vinculativo que prevê uma fusão 50/50 dos seus negócios para criar o quarto maior fabricante de veículos global em termos de volume e o terceiro maior em receita. A combinação proposta será uma líder na indústria, com administração, capacidades, recursos e escala para capitalizar com sucesso as oportunidades apresentadas pela nova era da mobilidade sustentável.

Com sua solidez e capacidade financeira combinada, a entidade resultante da fusão estará particularmente bem posicionada para fornecer soluções inovadoras, mais limpas e sustentáveis em mobilidade, tanto num ambiente de rápida urbanização quanto em áreas rurais ao redor do mundo. Os ganhos em eficiência derivados de maiores volumes, bem como os benefícios da união dos pontos fortes e competências principais das duas companhias, garantirão que o negócio combinado possa oferecer a todos os seus clientes os melhores produtos, tecnologias e serviços, além de responder com maior agilidade à mudança que está ocorrendo neste setor extremamente exigente.

A companhia combinada terá vendas anuais de 8,7 milhões de veículos, com receitas combinadas de aproximadamente 170 bilhões de euros[1], lucro operacional recorrente de mais de 11 bilhões de euros[2] e uma margem de lucro operacional de 6,6% - em uma base agregada simples dos resultados de 2018[3]. O sólido balanço combinado proporciona flexibilidade financeira significativa e uma ampla margem de manobra para executar planos estratégicos e investir em novas tecnologias durante todo o ciclo.

A entidade combinada terá uma presença global equilibrada e rentável, com um portfólio de marcas icônicas e altamente complementares, que cobrem todos os principais segmentos de veículos - desde automóveis de luxo, premium e de passageiros, até SUVs, picapes e veículos comerciais leves. Isso será respaldado pela força da FCA na América do Norte e na América Latina e pela sólida posição do Grupo PSA na Europa. O novo Grupo terá um equilíbrio geográfico muito maior, com 46% das receitas derivadas da Europa e 43% da América do Norte, com base nos dados agregados de 2018 de cada companhia. A combinação dará à nova companhia a possibilidade de reformular a estratégia em outras regiões.

As eficiências que serão obtidas com a otimização dos investimentos em plataformas de veículos, famílias de motores e novas tecnologias, na medida em que aproveitam a maior escala, permitirão melhorar a performance de compras e criar valor adicional para seus públicos de interesse. Mais de dois terços dos volumes estarão concentrados em duas plataformas, com aproximadamente 3 milhões de automóveis por ano em cada uma delas – plataforma pequena e plataforma compacta/média.

Espera-se que essas eficiências em matéria de tecnologia, produtos e plataformas representem aproximadamente 40% do total de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais quando em pleno funcionamento, enquanto as compras – beneficiando-se principalmente da escala e do melhor alinhamento de preços – representarão mais 40% das sinergias. Outras áreas, que incluem marketing, TI, despesas gerais e administrativas (G&A) e logística, representarão os 20% restantes. Essas estimativas de sinergias não são baseadas em quaisquer fechamentos de fábricas como resultado da transação. Projeta-se que as sinergias estimadas terão fluxo de caixa líquido positivo a partir do primeiro ano e que aproximadamente 80% das sinergias serão alcançadas até o quarto ano. O custo total único para alcançar as sinergias é estimado em 2,8 bilhões de euros.

Essas sinergias possibilitarão ao negócio combinado investir significativamente nas tecnologias e serviços que irão modelar a mobilidade no futuro, ao mesmo tempo em que cumpre os exigentes requisitos regulamentares globais em matéria de CO2. Com uma presença global já forte na área de Pesquisa e Desenvolvimento, a entidade combinada terá uma plataforma robusta para promover a inovação e impulsionar o desenvolvimento de capacidades transformacionais em novas fontes de energia para veículos, mobilidade sustentável, condução autônoma e conectividade.

A entidade resultante da fusão se beneficiará de uma estrutura de governança eficiente desenhada para promover uma performance eficaz, com um Conselho de Administração composto por 11 membros, cuja maioria será independente[4]. Cinco membros do Conselho serão nomeados pela FCA e seu acionista de referência (incluído John Elkann como presidente) e cinco serão nomeados pelo Groupe PSA e seus acionistas de referência (incluído o diretor não executivo independente sênior e o vice-presidente). No fechamento, o Conselho incluirá dois membros representando os empregados da FCA e do Groupe PSA[5]. Carlos Tavares será o Chief Executive Officer para um mandato inicial de cinco anos e será também membro do Conselho de Administração.

Carlos Tavares, Mike Manley e suas equipes executivas têm um forte histórico de sucesso na recuperação de companhias e na combinação de fabricantes de veículos com culturas diversas. Essa experiência irá respaldar a rapidez de execução da fusão, suportada pelos fortes desempenhos recentes das companhias e pelos balanços já sólidos. A entidade resultante da fusão irá se mover com rapidez e eficiência numa indústria automotiva em rápida e profunda mudança.

A empresa controladora do novo grupo, sediada na Holanda, será listada na Euronext (Paris), na Bolsa Italiana (Milão) e na Bolsa de Valores de Nova York, e se beneficiará de sua sólida presença na França, Itália e Estados Unidos.

De acordo com o estatuto social proposto para a companhia combinada, nenhum acionista terá o poder de exercer mais de 30% do total de votos expressos nas Assembleias Gerais. Também está previsto que não haverá transferência dos direitos de voto duplo existentes, mas que serão concedidos novos direitos de voto duplo após o período de três anos da finalização da fusão.

Uma suspensão das participações da EXOR N.V., da Bpifrance[6], da Dongfeng Group (DFG) e da Família Peugeot (EPF/FFP) será aplicável por um período de sete anos após a conclusão da fusão, exceto que EPF/FFP será autorizada a aumentar a sua participação até um máximo de 2,5% na entidade resultante da fusão (ou 5% ao nível do Groupe PSA) através da compra de ações da Bpifrance e/ou DFG e/ou do mercado[7]. A EXOR, a Bpifrance e a EPF/FFP estarão sujeitas a um período de bloqueio de três anos relativamente às suas participações, com exceção de que a Bpifrance será autorizada a reduzir a sua participação em 5% no Groupe PSA ou 2,5% na entidade resultante da fusão. A DFG concordou em vender e o Groupe PSA concordou em comprar 30.7 milhões de ações antes da conclusão (essas ações serão canceladas). A DFG estará sujeita a bloqueio até a conclusão da transação para o balanço da sua participação no Groupe PSA, resultando numa participação de 4,5% no novo grupo.

EXOR, Bpifrance, Família Peugeot e Dongfeng comprometeram-se irrevogavelmente a votar a favor da transação nas assembleias de acionistas da FCA e do Groupe PSA.

Antes da conclusão, a FCA distribuirá aos seus acionistas um dividendo especial de 5,5 bilhões de euros, enquanto o Groupe PSA distribuirá aos seus acionistas a sua participação de 46% na Faurecia. Além disso, a FCA continuará a trabalhar na separação da sua holding na Comau, que será separada imediatamente após a conclusão, em benefício dos acionistas da companhia combinada. Isso permitirá que os acionistas do grupo combinado compartilhem igualmente as sinergias e os benefícios que resultarão de uma fusão, enquanto reconhece o valor significativo dos ativos e pontos fortes da PSA e FCA em termos de participação de mercado e potencial de marca. Cada companhia tem a intenção de distribuir um dividendo ordinário de 1,1 bilhão de euros em 2020, relativo ao exercício fiscal de 2019, sujeito à aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas de cada companhia. No fechamento, os acionistas do Groupe PSA receberão 1.742 ações da nova companhia combinada para cada ação do Groupe PSA, enquanto os acionistas da FCA terão uma ação da nova companhia combinada para cada ação da FCA.

Espera-se que a finalização da combinação proposta ocorra dentro de 12 a 15 meses, estando sujeita às condições habituais de conclusão, incluindo a aprovação pelos acionistas de ambas as companhias em suas respectivas Assembleias Gerais Extraordinárias e a satisfação dos requisitos antitruste e regulatórios.

Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Groupe PSA, afirmou: “A nossa fusão é uma enorme oportunidade para assumir uma posição mais forte na indústria automotiva na medida em que buscamos dominar a transição para um mundo de mobilidade limpa, segura e sustentável e fornecer aos nossos clientes produtos, tecnologia e serviços de classe mundial. Confio plenamente que, com seu imenso talento e mentalidade colaborativa, nossas equipes terão sucesso em oferecer o máximo desempenho com vigor e entusiasmo”.

Mike Manley, CEO da FCA, acrescentou: “Esta é a união de duas companhias com marcas incríveis e uma mão-de-obra qualificada e dedicada. Ambas enfrentaram os tempos mais difíceis e emergiram como competidores ágeis, inteligentes e formidáveis. Os nossos colaboradores partilham um traço comum – enxergam os desafios como oportunidades a serem abraçadas e como o caminho para nos tornarmos melhores no que fazemos”.

Informações sobre o evento para a Imprensa e Analistas/Investidores:

FCA e Groupe PSA irão organizar conjuntamente um webcast e uma teleconferência para analistas, investidores e media às 3:00 pm CET / 2:00 pm GMT / 9:00 am EST de quarta-feira, dia 18 de dezembro.

As informações para acessar esses eventos estão disponíveis nos sites corporativos da FCA (www.fcagroup.com) e Groupe PSA (www.groupe-PSA.com). Para aqueles que não puderem participar das sessões ao vivo, permanecerão arquivados os replays gravados no site corporativo de cada companhia.

Para acessar fotos e vídeos, favor visitar o website corporativo da FCA (www.fcagroup.com) ou do Groupe PSA (www.groupe-PSA.com).

Conselheiros

O Goldman Sachs International atuou como consultor financeiro principal da FCA. Bank of America Merrill DAC da Lynch International, Barclays Bank PLC, Citigroup Global Markets Limited, d'Angelin & Co. Limited, J.P. Morgan Securities plc e UBS A.G. London Branch também prestaram consultoria financeira para a empresa. Sullivan & Cromwell LLP, De Brauw Blackstone Westbroek e Darrois Villey Maillot Brochier atuaram como consultores jurídicos da FCA.

Messier Maris & Associés atuou como consultor financeiro principal da PSA. Morgan Stanley também forneceu assessoria financeira à empresa. Bredin Prat atuou como consultor jurídico da PSA.

Contatos:

Questões de Investidores:

FCA

Joe Veltri, +1 248 576 9257​

investor.relations@fcagroup.com

Groupe PSA

Andrea Bandinelli, + 33 6 82 58 86 04

communication-financiere@mpsa.com

Questões de Imprensa:

FCA

Niel Golightly, +1 248 933-6285

niel.golightly@fcagroup.com

Shawn Morgan, +1 248 512-2692

shawn.morgan@fcagroup.com

Andrea Pallard, +39 0110030675

andrea.pallard@fcagroup.com

Fernão Silveira, +55 11 4949-3901

fernao.silveira@fcagroup.com

Leonardo Guan, +86 21 2218 7896

corp.communication@fcagroup.com.cn

Groupe PSA

Bertrand Blaise, +33 6 33 72 61 86

bertrand.blaise@mpsa.com

Pierre Olivier Salmon, +33 6 76 86 45 48

pierreolivier.salmon@mpsa.com

Karine Douet, +33 6 61 64 03 83

karine.douet@mpsa.com

REINO UNIDO/ESTADOS UNIDOS

Sard Verbinnen & Co

Jon Aarons, Robert Rendine

+44 20 7467 1050/+1 212 687 8080

fca@sardverb.com

ITÁLIA

Community, Strategic Communications Advisors

Auro Palomba, Marco Rubino

+39 02 89404231

fca@communitygroup.it

FRANÇA

Image 7

Anne-France Malrieu, Flore Larger

+33 1 53 70 74 95/+33 1 53 70 74 90

fca@image7.fr

Sobre a FCA

Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um fabricante automóvel global que desenha, projeta, fabrica e comercializa veículos num portfólio de marcas fantásticas, que inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep®, Lancia, Ram e Maserati. Também vende peças e serviços sob a marca Mopar e opera nos sectores dos componentes e sistemas de produção sob as marcas Comau e Teksid. A FCA emprega cerca de 200.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a FCA, visite www.fcagroup.com.

Sobre o Groupe PSA

Groupe PSA cria experiências automotivas únicas e fornece soluções de mobilidade que visam atender às expectativas de todos os clientes. O Grupo, que emprega 210 000 pessoas, tem cinco marcas automotivas, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall e propõe uma ampla gama de serviços inteligentes e de mobilidade sob a marca Free2Move. Seu plano estratégico ‘Push to Pass’ constitui um primeiro passo rumo à sua visão de Grupo para ser “um fabricante mundial de automóveis com eficiência de ponta e um fornecedor líder de mobilidade com o propósito de manter uma relação duradoura com os clientes”. Um dos pioneiros no campo dos veículos autónomos e conectados, o Groupe PSA está também envolvido em atividades financeiras por meio do Banque PSA Finance e de equipamentos automotivos através de Faurecia.

Mediateca: medialibrary.groupe-psa.com / @GroupePSA_EN

DECLARAÇÕES DE PERSPECTIVA FUTURA

Este documento contém declarações prospectivas. Em particular, essas declarações prospectivas incluem declarações relativas ao desempenho financeiro futuro e as expectativas da FCA e PSA (as "Partes") quanto à realização de determinadas métricas direcionadas em qualquer data futura ou período futuro. Essas declarações podem incluir termos como “pode”, “irá”, “espera”, “poderia”, “deveria”, “pretende”, “estimar”, “antecipar”, “acreditar”, “permanecer”, “no caminho certo ”,“ Design ”,“ meta ”,“ objetivo ”,“ meta ”,“ previsão ”,“ projeção ”,“ perspectiva ”,“ perspectivas ”,“ plano ”ou termos semelhantes. Declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro. Em vez disso, baseiam-se no estado atual de conhecimento das Partes, expectativas e projeções futuras sobre eventos futuros e são, por natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Eles se relacionam a eventos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não deve ser depositada confiança indevida neles.

Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos em previsões futuras como resultado de vários fatores, incluindo: a capacidade do PSA e da FCA e / ou do grupo combinado resultante da transação proposta (juntamente com as Partes, as “Empresas ”) Lançar novos produtos com sucesso e manter volumes de remessa de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, sujeitos a ciclicidade; mudanças nas condições políticas e econômicas locais, mudanças na política comercial e imposição de tarifas ou tarifas globais e regionais direcionadas à indústria automotiva, promulgação de reformas tributárias ou outras mudanças nas leis e regulamentos tributários; a capacidade das empresas de expandir algumas de suas marcas globalmente; a capacidade das empresas de oferecer produtos inovadores e atraentes; a capacidade das empresas de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo características aprimoradas de eletrificação, conectividade e direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo reclamações de responsabilidade e garantia do produto e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais materiais relacionadas ao cumprimento das normas ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de concorrência na indústria automotiva, que pode aumentar devido à consolidação; exposição a déficits no financiamento dos planos de pensão de benefício definido das Partes; a capacidade de fornecer ou providenciar acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar recursos para executar os planos de negócios das empresas e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados das operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos das empresas; a capacidade das empresas de obter benefícios antecipados de acordos de joint venture; rupturas decorrentes de instabilidade política, social e econômica; riscos associados ao nosso relacionamento com funcionários, revendedores e fornecedores; aumentos de custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas; desenvolvimentos nas relações trabalhistas e industriais e desenvolvimentos nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações nas taxas de câmbio, alterações nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; incertezas sobre se a combinação de negócios proposta discutida neste documento será consumada ou quanto ao momento da mesma; o risco de que o anúncio da combinação de negócios proposta possa dificultar as partes a estabelecer ou manter relacionamentos com seus funcionários, fornecedores e outros parceiros de negócios ou entidades governamentais; o risco de que os negócios das Partes sejam impactados adversamente durante a pendência da combinação de negócios proposta; riscos relacionados às aprovações regulatórias necessárias para a combinação; o risco de que as operações da PSA e da FCA não sejam integradas com sucesso e outros riscos e incertezas.

Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são válidas apenas a partir da data deste documento e as Partes renunciam a qualquer obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas publicamente. Informações adicionais sobre as Partes e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros das Partes, estão incluídas nos relatórios e arquivos da FCA com a Securities and Exchange Commission dos EUA, os arquivos da AFM e CONSOB e PSA com a AFM.

1 Representa as Receitas Líquidas da FCA, com exclusão de Magneti Marelli, e Receitas do Groupe PSA com exclusão de Receitas da Faurecia para terceiros.

2 Em consonância com o código de governança holandês

3 Representa as Receitas Líquidas da FCA, com exclusão de Magneti Marelli, e Receitas do Groupe PSA com exclusão de Receitas da Faurecia para terceiros.

4 Representa o EBIT ajustado FCA, com exclusão de Magneti Marelli, e Lucro Operacional Recorrente do Groupe PSA com exclusão de Faurecia.

5 Com a exclusão de Faurecia e Magneti Marelli.

6 Para cumprir o objetivo de ter uma "maioria de diretores independentes", 5 dos 9 diretores não executivos devem ser independentes.

7 Os representantes dos funcionários deverão ser eleitos segundo as normas de lei em todos os níveis.

8 A Bpifrance incluirá conjuntamente a Bpifrance Participations S.A. e sua subsidiária integral Lion Participations SAS

9 Até 1% das ações da entidade resultante da fusão mais a percentagem de ações vendidas por Bpifrance Participations SA, com exceção da Família Peugeot (sujeito ao máximo total de 2,5%)

Urubici um destino que produz o vinho de altitude desponta no turismo a partir da Rota dos Jesuítas. A cidade recebeu o XXXVI Congresso Nacional da Abrajet. O próximo congresso será no Pará. Assista o vídeo no YouTube: https://youtu.be/ZKRTxcj8wPY




Texto: Arnaldo Moreira 
Abrajet Rio de Janeiro


Aos poucos, cerca de 100 jornalistas especializados em turismo foram chegando ao novo Aeroporto de Florianópolis, gente de todo o Brasil que não se via há tempo e se reencontrava com um objetivo comum, realizar o XXXVI Congresso Brasileiro da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, a Abrajet. Destino Urubici, uma cidade embrenhada na serra catarinense, que a maioria não conhecia e encantou a todos. 


À frente do evento, que aconteceu de 27 de novembro a 1 de dezembro, o presidente nacional da Abrajet, Evandro Novak e sua esposa, Maely Novak.


De onde vem o nome de Urubici? Conta a lenda que um silvícola que acompanhava uma expedição encontrou um pássaro morto na margem de um rio e teria chamado a atenção do índio que o acompanhava dizendo-lhe: “Olha um uru, Bici”, nome do índio. E os exploradores acabaram designando a região como Ubirici, inclusive nome de um rio da região.




Os jornalistas embarcaram em ônibus que venceram os 169 km que separam Florianópolis de Urubici, serra acima, num dia nublado que à medida em que subíamos, a estrada era envolta em nevoeiro. Foram quase 4h de viagem, vencendo as curvas apertadas da serra, até o portal dando as boas-vindas aos visitantes.



Seria ali que essa quase uma centena de profissionais iria realizar as tarefas que os levaram a Urubici: o realizar o congresso, conhecer a região e divulgá-la para todo o Brasil. 



A recepção oferecida pela prefeitura local no Urubici Park Hotel, já reuniu todos no começo da noite e ali mesmo começaram as conversas sobre a Abrajet, afinal muitas questões relacionadas com o futuro da entidade seriam discutidas.



Palestras
O congresso foi instalado pelo presidente Evandro Novack com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, representantes do trade turístico catarinense e jornalistas dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.




Evandro agradeceu ao prefeito Antônio Zilli, de Ubirici, que pela terceira vez ocupa o comando do município, a absoluta colaboração na organização do Congresso, com apoio incondicional de hoteleiros da região, especialmente Wirto Schaeffer, do Urubici Park Hotel, e Rómulo Haberbeck de Oliveira, sócio do Hotel Fazenda Serra do Panelão.




“Santa Catarina é um estado muito acolhedor, mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, unir os jornalistas especializados em Turismo, no Planalto Serrano. Vamos surpreendê-los com o que há de especial na Serra Catarinense. Não tenho dúvidas que vão se apaixonar com a charmosa e propulsora cidade de Urubici e o potencial da nossa serra”, ressaltou o Evandro Novack.
O presidente explicou que pretende propor uma experiência aos jornalistas que vá da gastronomia ao potencial turístico, da aventura aos vinhos de altitude, produzidos na região de Urubici, do lazer ao atrativo das cachoeiras e passeios.
“O Prefeito Antônio Zilli tem despertado cada vez mais o município para o potencial turístico, acertou em sediar o Congresso da Nacional da Abrajet”, concluiu.
Pista de gelo


Maria Alexandre de Souza gerente do SESC, em Urubici e São Joaquim, falou do projeto de turismo para Ubirici que prevê a preparação e aperfeiçoamento dos atendentes turísticos nas várias áreas do trade aproveitando a mão de obra local preparando-a para o melhor atendimento ao turista. O SESC está preparando um projeto que cria uma pista de patinação no gelo, já que a região montanhosa registra temperaturas baixas no Inverno, e ainda aproveitar turisticamente a colheita das maças, principalmente o tipo gala, fruto típico da região.




Após a palestra sobre o potencial Turístico de Urubici, foi registrado o primeiro resultado prático do congresso: a assinatura do Acordo de Cooperação entre as entidades ABRAJET e AFEET Brasil, seguindo-se a palestra do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Ivan Naatz, que enalteceu o potencial turístico de Santa Catarina.




Ivan Naatz considerou que o desenvolvimento do turismo no estado tem de levar em conta uma série de fatores, entre eles a realização de projetos de saneamento ambiental, o fornecimento de energia elétrica ao interior catarinense que viabilizem o turismo rural.
Apontou ainda a necessidade de uma boa sinalização turística nas estradas e cidades e atribuiu à formação técnica e qualificação profissional de quem trabalha em hotéis, restaurantes, agências de viagens, aeroporto entre outros setores do trade, pois a cada dia os turistas estão cada vez mais exigentes.

O deputado revelou que a maioria dos turistas que vão a Santa Catarina, na sua maioria são paulistas seguidos do argentinos, uruguaios, paraguaios e estrangeiros de outros países. Depois citou o exemplo de Portugal que depois de uma crise profunda apostou no turismo para crescer econômica, financeira e socialmente.


“Ubirici deu um salto muito grande nos últimos 20 anos com o turismo, atividade que desenvolve qualquer cidade ou região que se dedique a ele e é fonte eficaz de distribuição de renda”, disse o deputado Ivan ao sugerir que todos devem exigir dos governos saneamento básico, limpeza das praias. E fez uma grave denúncia: “Não há um ponto de água doce que chegue ao mar que não esteja contiaminado”, ressaltou.

Para o Brasil se desenvolver com o turismo, deixou claro o presidente da Comissão de turismo da Alesc, terá de investir em infraestrutura rodoviária e na conectividade ao longo das rodovias para que os motoristas possam contar com Internet.




Bob Santos, secretário Institucional do Ministério do Turismo, que se confessou apartidário, “nunca fui e nem sou filiado a nenhum partido político, meu partido é o turismo”, ocupou o espaço seguinte dedicado a palestras para falar sobre “o que representa a isenção de vistos de Turistas, para o fomento do Turismo no Brasil.

Ele começou por dizer que com a transformação da Embratur numa agência de promoção turística poderá ter o seu orçamento que hoje é de R$ 30 milhões para R$ 600 milhões, permitindo que a entidade possa realizar um trabalho de divulgação do País, participando de feiras e outros eventos de turismo que acontecem pelo mundo.

A isenção dos vistos concedido pelo governo brasileiro aos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão já mostrou resultado, em um ano de liberação, com a chegada de mais 35,23% de turistas estrangeiros, em relação a 2018,  que devem ser muito mais significativos nos próximos anos. Comentou que o governo está trabalhando a extensão desses vistos unilateralmente também com a China – que deverá ser liberado em três meses, mas reconheceu que o problema para fechar o acordo com a China é a falta de conectividade -, Índia e Katar.

De acordo com o secretário da Embratur, em cada 100 pedidos de vistos de brasileiros para os Estados Unidos 98 são atendidos, e a receita dos vistos para Estados Unidos cobre as despesas de todos os consulados estadunidenses no mundo.

O E-Visa eletrônico já gerou 257% a mais turistas do Canadá, 237% do Japão, 128% dos EU – os turistas que mais gastam no Brasil -  e 20% da Austrália e o Brasil estará  na BTL e na FIT. Ele comentou ainda a criação do Sistema Nacional de Segurança Turística operado pelas polícias e bombeiros.

Os cassinos estão também na ordem do dia e deverão ser alvo de uma MP que será submetida ao Congresso Nacional. Bob Santos explicou que os cassinos serão implantados em diversos estados que funcionarão em resorts cassinos integrados a serem estabelecidos por lei. E deu no final uma dica diante das observações dos jornalistas que criticaram o alto preço das passagens aéreas: "a melhor hora para comprar passagens aéreas mais em conta é entre as 22 h e as 6 h da manhã".

O prefeito de Urubici, Antônio Zilli, que no coquetel na véspera recepcionou e deu as boas-vindas aos jornalistas, situou a cidade como um pólo turístico importante na serra catarinense. Lembrou que, nos últimos 20 anos, Urubici passou de um município agrícola a um destino turístico que no Inverno e nos fins de semana e feriadões vê sua população de 12 mil habitantes ser dobrada por turistas de São Paulo, do Paraná, Rio Grande do Sul, da própria Santa Catarina, Rio de Janeiro e do exterior, que ocupam as mais de 4,5 mil camas, em 300 pousadas.



Carta de Urubici
Ao final das palestras foi assinada a Carta de Urubici reivindicando a conclusão de três obras da de extrema importância para o desenvolvimento turístico não apenas de Urubici, mas também de municípios vizinhos: conclusão das obras da Rodovia SC 370, com a pavimentação inclusive da Serra do Corvo Branco; dos Caminhos da Neve – BR 438 e da Serra da Rocinha, Rota dos Jesuítas – BR 285.




O documento – que posteriormente foi entregue ao ministro do Turismo, Álvaro Antônio – foi assinado pelos prefeitos de Urubici, Antônio Zilli, e de Bom Retiro, Everaldo Capristano, pelo presidente da Comissão de Turismo da Alesc, deputado Ivan Naatz, Bob Santos, secretário de Relações Institucionais do MTur, secretário de Comunicação do Estado de Santa Catarina, Ricardo Gomes Dias e pelo presidente Nacional da Abrajeu, Evandro Novack.

Abrajet em pauta
Os jornalistas reuniram-se de manhã, do dia 29, para a realização da reunião do Conselho Nacional da Abrajet que tratou de assuntos inerentes à entidade e à tarde fizeram sua assembleia geral. Evandro num rápido balanço sobre sua gestão ressaltou que em apenas sete meses elevou o número de associados da Abrajet de 54 para 260, com a ativação de cinco seccionais e pretendo ampliar o número de seccionais das atuais 17 para 22 representações no País.



Na assembleia geral, a presidente da Abrajet do Pará, Christina Hayne, apresentou a candidatura do Estado para sediar o próximo congresso, em 2020, no período de 24 a 28 de junho, época em que acontece a grande festa amazonense da disputa histórica entre os bois Azul e Vermelho, em Parintins. A sede do congresso será na cidade de Santarém, com visitas a Alter do Chão e Parintins. 




O secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, viajou a Urubici para garantir o apoio da prefeitura à Abrajet Pará. Na ocasião, Diego apresentou um vídeo com as belezas naturais e turísticas de Santarém 

Homenagens





A Abrajet Nacional homenageou com o Prêmio Airson Soares as pessoas que se desdobraram para permitir a realização do Congresso em Ubirici. Foram homenageados Wirto Schaeffer, do Urubici Park Hotel, e Rómulo Haberbeck de Oliveira, sócio do Hotel Fazenda Serra do Panelão, o prefeito Antônio Zilli  e por decisão também unanime do conselho da Abrajet, a esposa de Evandro, Maely Novack. 

















Pelos campos e montanhas
O último dia foi dedicado à exploração da região da serra e conhecer pousadas que praticam o turismo rural e a gastronomia caseira, de inspiração italiana.




Os proprietários das pousadas criaram o projeto “Acolhida na Colônia” que conta com 24 pequenas pousadas, “destinadas a turistas que querem conhecer e desfrutar das coisas do campo.

Estivemos no sítio Arroio da Serra, da família Ismael, fundada em 1924, e que desde 2009 passou a explorar o turismo rural.




Controle aéreo de Urubici
Os jornalistas visitaram o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) localizado no Morro da Igreja a 1.822 m de altura, o local habitado mais alto do Sul do Brasil, onde no Inverno não é raro se registrarem temperaturas mínimas em torno de 0 grau e o local é fustigado por rajadas de vento  que já chegou a 160 km/h. 

Ali operam 40 militares da Aeronáutica, sob o comando do Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães, cuja tarefa é garantir os meios necessários para o controle, segurança e defesa dos espaço aéreo nacional na região Sul brasileira através de radares de vigilância e de meteorologia e sistemas de telecomunicações, que permitem a comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo.

É no Morro da Igreja que se vislumbra o mais belo panorama da região, de onde se enxerga o litoral sul catarinense. Ali se encontra a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela, rodeada de majestosos paredõesque compõe as belezas com inscrições rupestres da época das cavernas, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Passamos pela Cascata do Véu da Noiva, uma queda de água de 62 m que despenca pelo paredão formando uma piscina, que nesta época dada a escassez de chuva não mostra o esplendor do véu.

Na região rica em quedas de água dada a sua geografia montanhosa existe ainda a Cascata do Avencal, com água despencando em queda-livre de mais de 100 metros de altura.



Rota dos Jesuítas
Um meio de desenvolver turisticamente a região é a exploração turística da Rota dos Jesuítas, que tem no hoteleiro Wirto Schaeffer o seu maior e mais ferrenho defensor que vem há 15 anos lutando para a concretização da ligação rodoviária de Florianópolis a Gramado pelo chamado Caminho da Neve, via Urubici. 

Há 370 anos, o rei da Espanha abriu essa passagem para construir São Miguel e Santo Antônio das Missões. Essa estrada passa pela Pequena Alemanha, onde foi realizada a primeira Ocktober Fest, Nova Veneza, que faz Carnaval de Máscaras, Lauro Müller, sobe a serra do Rio do Rastro e subindo chega a Urubici, onde tem o Campo dos Padres, onde os jesuítas foram morara depois de expulsos de Portugal pelo Marquês de Pombal. Faltam apenas 9 km de asfalto para completar a estrada que levará Florianópolis, Gramado e Urubici às Missões e de lá para a Argentina, economizando 80 a 100 km a menos do que pela atual estrada.



Morro do Campestre
Um grupo que havia visitado a pousada Sítio Arroio da Serra foi conhecer o Morro do Campestre de onde se tem mais uma das belas vistas de Urubici. 


O jornalista Jairo Peres, de Goiás, contemplando a paisagem

Subi a escada acabada de construir, muito bem proporcionada, com degraus e espaços inclinados que facilitam na subida até o topo a 1.075 m, acima do nivel do mar.

Hotel no centro
O Urubici Park Hotel localizado no centro da cidade tem 41 apartamentos de quatro tipos: Master I e II, Suíte Alpine, Classe Turismo e Standard. Preços incluem café da manhã colonial. O hotel conta ainda com salões para festas e eventos e wi-fi eficiente e restaurante aberto à população.

Vinho de altitude




No Hotel Fazenda Serra do Panelão, situado no alto da serra com altitude média de 1.350 metros acima do nível do mar, os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer o vinho de altitute oferecido por Rómulo Haberbeck e se divertiram em meio a uma noite de música, em que se apresentaram também o cantor e músico português Mário Moita, convidado da Abrajet.

O hotel Serra do Panelão oferece aos seus hóspedes todo o conforto e hospitalidade da serra catarinense em meio a um clima tipicamente de montanhas do sul do Brasil, o ar puro, as águas de nascentes cristalinas assim como, uma vegetação densa, disponibilizando toda essa biodiversidade que está muito bem dimensionada nos 300 hectares que pertencem a Fazenda.

Definição
O prefeito Antônio Zilli foi quem melhor definiu o Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo de Urubici: “É um novo alento para o município, onde mostramos o potencial turístico. Santa Catarina é um estado muito acolhedor mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, mostrar as belezas naturais, a gastronomia do Planalto Serrano Catarinense”.



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Assista o vídeo no canal do Arnaldo Moreira no YouTube

https://youtu.be/ZKRTxcj8wPY
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Nota de pesar
Durante o congresso os jornalistas receberam a notícia do falecimento do jornalista Dirceu Ezequiel, ex-presidente da Abrajet Rio de Janeiro e emitiu a seguinte nota de pesar:
“O Conselho Nacional e as Seccionais da ABRAJET estão consternados com o falecimento do jornalista Dirceu Ezequiel, ex-presidente da ABRAJET Nacional. Nesse momento de dor, lamentamos a perda de um excelente jornalista que tratou o turismo com respeito e profissionalismo, e de um abrajetiano que muito contribuiu para o crescimento e valorização da entidade com a sua capacidade profissional.
Nossa eterna saudade.
Conselho Nacional da ABRAJET.
Gestão 2018/2020”.
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