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domingo, 26 de abril de 2020

Audi em Casa: ação digital promove diálogos entre embaixadores da marca





São Paulo, 24 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia na sexta-feira, 24, a ação digital Audi em Casa. Composta por uma série de quatro lives no Instagram e artigos no LinkedIn, a campanha promoverá entretenimento com conteúdo informativo para seguidores, clientes e fãs da marca nas mídias sociais. Os embaixadores da Audi serão os protagonistas dos diálogos que abordarão temas que já são de interesse dos clientes atuais e potenciais como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e esporte.

 

As lives acontecerão todas as sextas-feiras, às 16h, no Instagram da Audi do Brasil (@audibr). As transmissões ao vivo contarão com a presença da dois participantes: um mediador, pelo Instagram da Audi do Brasil (@audibr), e um convidado, que participará por sua conta individual da mesma plataforma. Após a live, o convidado da semana publicará um artigo sobre o tema no LinkedIn da marca.

Os embaixadores da marca Alex Atala, como mediador, e Isabelle Drummond, como convidada, estrearão a campanha na sexta-feira, 24, para uma conversa sobre empreendedorismo e impacto social. Na mesma data, um artigo assinado por Isabelle Drummond será publicado no LinkedIn da Audi do Brasil.

Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da Audi do Brasil, lembra que “no início da quarentena criamos a hashtag #DeixeSeuCarroNaGaragem, mas queríamos ter uma outra forma de manter a relação da marca com nossos clientes neste momento em que eles não estão acelerando seus Audi. Daí surgiu a ideia da iniciativa”.

O gerente de marketing da marca, Marcio Avolio, complementa: “ao promover conteúdo de qualidade, com assuntos relevantes ao público, poderemos levar entretenimento e reflexão durante o período de quarentena e também trabalhar na mudança que queremos para nossa sociedade”.

Na avaliação do embaixador e chef Alex Atala, a transformação da sociedade rumo a um pensamento mais sustentável não é recente. Ele acredita que essa transformação vem se estruturando desde antes dessa crise e ganhará ainda mais força com o cenário atual. 

O chef já vem promovendo, nos últimos anos, esta discussão em fóruns relacionados ao alimento e se sentiu honrado em poder ampliar este diálogo com a Isabelle por meio desta iniciativa da Audi.

Para a atriz, empreendedora e embaixadora Isabelle Drummond, convidada da primeira live, “neste momento, é ainda mais importante intensificarmos esse espaço de diálogo com o público. 

A saúde é o assunto do momento e devemos dar atenção a ela, mas também precisamos discutir o que queremos para o futuro da sociedade e do planeta. Conversar sobre sustentabilidade e ações que podem mudar o mundo é fundamental para sairmos do período de distanciamento com planos definidos rumo a atitudes mais sustentáveis”.

#DeixeSeuCarroNaGaragem e #AudiJuntos
Apenas alguns dias após a confirmação da transmissão sustentada do coronavírus e do início do distanciamento social no Brasil, a Audi do Brasil lançou a campanha digital #DeixeSeuCarroNaGaragem, com o objetivo de incentivar as pessoas a, se possível, ficarem em suas residências e saírem apenas quando necessário. 

Assim, as ruas também ficam livres para quem realmente precisa sair. Inúmeros clientes, fãs, colaboradores da marca e jornalistas aderiram à campanha e postaram fotos de seus carros na garagem.

hashtag #AudiJuntos foi divulgada alguns dias depois, em conjunto com uma série de imagens das quatro argolas se distanciando, com o objetivo de fortalecer a mensagem do isolamento social.

Grupo Volkswagen Argentina comemora 40 anos no país





O Grupo Volkswagen Argentina possui fábricas em Pacheco e Córdoba e emprega mais de 5 mil pessoas.
. Em 2019, terminou como líder em vendas pelo 16º ano consecutivo e atingiu os marcos de produção de 1,5 milhão de unidades produzidas em Pacheco e 14 milhões de transmissões produzidas em Córdoba.
. Atualmente, o grupo está investindo mais de 800 milhões de dólares no país, o que mostra sua confiança e compromisso com a Argentina.


O Grupo Volkswagen Argentina comemora 40 anos de presença no país, apostando na indústria nacional argentina com presença em cada província do país por meio de uma ampla rede de concessionários oficiais. 

Em 2019, terminou como líder em vendas pelo 16º ano consecutivo no país, graças à excelente aceitação de suas marcas Volkswagen, VW Caminhões e Ônibus, Audi e Ducati. O Grupo possui fábricas em Pacheco, onde produz a picape Amarok que é exportada para diferentes destinos ao redor do mundo, e Córdoba, onde são produzidas caixas de transmissão 100% para exportação.

"É um orgulho fazer parte dessa grande família, com colaboradores que nos acompanharam desde o início, outros que ingressaram nos tempos da Autolatina e muitos que começaram a trabalhar nos últimos anos. A Argentina tem um vínculo estreito com a nossa marca, foi o 8º país fora da Alemanha onde a VW decidiu produzir veículos, fabricamos mais de 10 modelos localmente, muitos deles ícones da indústria automotiva nacional. A Argentina é um país com grandes fãs de nossa marca, em que somos líderes por 16 anos consecutivos e onde continuamos a investir e produzir com o futuro em mente", Thomas Owsianski, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina.

Atualmente, o Grupo Volkswagen Argentina está em processo de modernização de suas plantas de produção, graças a um investimento de mais de 800 milhões de dólares. O referido investimento confirma o forte compromisso que o Grupo Volkswagen tem com a República Argentina e garante a sustentabilidade das fábricas em Pacheco e Córdoba.

Um investimento de US$ 650 milhões será destinado à fábrica de Pacheco para a implementação da nova plataforma global MQB A, onde será produzido o novo SUV Projeto Tarek e uma nova cabine de pintura a água, a primeira e única no país que possui tecnologia Primerless + à base de água, que permite uma economia média de 80% no consumo de água, energia e uma redução substancial na emissão de partículas.

Um total de US$ 150 milhões foi alocado na fábrica de Córdoba para a produção de uma nova caixa de transmissão MQ281 de 6 velocidades. Essa transmissão será 100% para exportação para a Europa e começará a ser produzida durante o primeiro semestre deste ano.

Ambos os projetos implicam um salto tecnológico no nível do produto e no processo produtivo que oferece maior flexibilidade para a produção de novos modelos, o que garantirá a sustentabilidade de nossas plantas nos próximos anos.

Os primeiros passos
A Volkswagen iniciou suas operações na Argentina em 1980, com a aquisição da Chrysler Fevre Argentina e as duas fábricas em San Justo e Monte Chingolo, Buenos Aires. Até aquele ano, a Volkswagen produzia em sete países além da Alemanha, e a Argentina foi o oitavo. 


O clássico VW 1500 foi produzido no país, incorporando novas técnicas de fabricação, tornando-se a primeira empresa a usar o sistema de proteção anticorrosiva e controle de qualidade de cataforese, ganhando reconhecimento e prestígio. Além disso, a Volkswagen começou a importar modelos diferentes, incluindo o ícone da marca VW Fusca e VW Passat.

Desde a sua criação na Argentina, a Volkswagen aposta na indústria nacional; em 1982, apresentou a linha de utilitários, entre as quais a Kombi e a Boxcar. Em 1983, foram lançados o VW Gacel (Voyage no Brasil) precedido pelo VW Carat e Senda, que mostrou uma nova gama de modelos com excelente aceitação no mercado argentino.

De 1987 a 1994, a Volkswagen firmou uma joint venture estratégica com a Ford, na qual criou a Autolatina e transferiu suas operações para o Centro Industrial General Pacheco. 


Foram comercializados modelos de sucesso como o VW Gol, o modelo mais vendido na história do país, o VW Saveiro que incorporou a marca no segmento de Veículos Comerciais Leves e o VW Quantum. Em meados de 1994, Ford e Volkswagen tomaram a decisão de dissolver a Autolatina e, assim, as operações do Grupo Volkswagen Argentina começaram.

Construindo a indústria nacional
Em 1995, foi inaugurado a fábrica de Pacheco do Grupo Volkswagen Argentina, com produção em série da segunda geração do Gol, das quais 190.511 unidades foram produzidas até 2003. 


Em 1996, o Polo Classic foi lançado, primeiro com motor a diesel e posteriormente Naftero e Caddy, dos quais um total de 287.350 veículos foram produzidos até 2008. Nesse mesmo ano, começou a produção do Fox de cinco portas, dos quais 10.780 veículos foram fabricados até 2010. 

De 2006 a 2019, foram produzidas 442.712 unidades de Suran (Spacefox no Brasil), um modelo de muito sucesso no mercado local que ainda está presente entre os 20 carros mais vendidos no país.

Em 2009, foi iniciada a produção da Amarok, a primeira picape do grupo em todo o mundo. Este projeto é muito importante para a fábrica de Pacheco, pois mostra a excelente qualidade dos produtos do Grupo Volkswagen Argentina, que foi selecionada entre as mais de 60 plantas de produção da marca Volkswagen no mundo para realizar um dos projetos mais inovadores do momento. 


Atualmente, mais de 568 mil Amarok já foram fabricadas, sendo o modelo com o maior número de unidades produzidas na fábrica de Pacheco. Atualmente, a fábrica possui mais de 3.800 funcionários e a Amarok está sendo produzida para mais de 35 destinos no mundo.

Por sua vez, em 1996 foi inaugurada a fábrica de Córdoba, que desde então mantém uma atividade de exportação acentuada. Atualmente, a unidade possui mais de 1.500 funcionários e exporta toda a sua produção. 


A fábrica possui três plantas de produção, o MQ 200 A; o MQ 200 B e o MQ 250. Possui uma média de produção anual de 609 mil transmissões por ano. Da mesma forma, é importante destacar que é uma das oito fábricas do Grupo Volkswagen no mundo que produz caixas de transmissão. 

Seu excelente nível de qualidade, a aplicação permanente de sistemas e processos de produção ajustados aos padrões internacionais; a aptidão profissional de seus empregados e o apoio constante de fornecedores constituem um conjunto de reputação marcante que permite que ela seja posicionada como a mais importante fábrica da Volkswagen fora da Europa.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon


Coluna                          
Fernando Calmon 

Nº 1.094 — 23/4/20





VW Nivus estreia na
última semana de junho


Primeiro SUV compacto em estilo cupê, projetado e fabricado no Brasil, está sendo revelado aos poucos. Posso antecipar com exclusividade que será na última semana de junho.

O cronograma original de sete etapas foi mantido desde quando se falou do carro oficialmente, na Alemanha, em agosto do ano passado. 

Em dezembro se apresentou um esboço, em março último um filme teaser do seu interior, na semana passada revelaram-se alguns dados básicos acompanhados de fotos com disfarce que podiam ser “limpas” por especialistas em estilo. A quinta será no próximo dia 29 sobre o sistema multimídia de alta definição e novos recursos.

Em meados de maio, haverá apresentação estática para a imprensa. Não se sabe se será presencial ou remota por streaming, pois dependerá do cronograma paulistano de liberação de grupos.


O Nivus tem a mesma distância entre eixos do Polo (2,56 m; Tracker, 2,57 m). Trata-se de um modelo totalmente novo e particularmente atraente pelo desenho do teto e equilíbrio de linhas. É 2,7 cm mais alto que o Polo e mais baixo que o T-Cross, na maior parte em razão dos pneus, mas a VW não informou agora o vão livre. 

O balanço traseiro maior permitiu um porta-malas de 415 litros (HR-V, 437 litros). Esse volume excede o do T-Cross com encosto do banco na posição normal. Tampouco antecipou a distância da cabeça dos passageiros no banco traseiro ao teto.

Entre itens exclusivos no segmento de SUVs compactos destacam-se faróis e todas as lanternas de LED, além de controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Há também alerta visual de distância de segurança ao veículo da frente e frenagem emergencial automática a até 50 km/h (no Tracker, 80 km/h). Este equipamento evita boa parte das colisões em tráfego urbano.

Previsões para 2020
estão mais difíceis

O grau de incerteza vem aumentando à medida que a paralisação das atividades econômicas, em níveis diferentes em cada Estado, se estende por mais tempo em razão do isolamento social adotado devido ao novo coronavírus. São Paulo, maior produtor e consumidor de veículos, continuará com a quarentena até 10 de maio, embora alguma flexibilização possa ocorrer.

As vendas de automóveis e caminhões, em abril, devem apresentar um tombo histórico em relação a março. Existem promoções este mês que adiam o início do pagamento das primeiras prestações, sendo que a Fiat assume cinco prestações para o cliente. Não se sabe em que nível as promoções continuarão em maio, pois depende de fôlego financeiro.

A esperança é que alguns Detrans voltem a operar e isso apareça na estatística de emplacamentos do Denatran. Números muitos negativos desanimam os compradores.

O Brasil já enfrentou redução anual de 41% do mercado interno. Foi em 1981 sobre 1980, em razão da disparada do preço dos combustíveis. Agora mesmo com preço do petróleo em queda livre, os três milhões de veículos previstos devem diminuir entre 28% e 38%, segundo três consultorias (Bright, Francisco Mendes e IHS Markit). 

Mas vai se recuperar, com otimismo, em até 20% em 2021.
Esses números terão de ser revisados constantemente, pois dependem de quanto a economia brasileira encolherá este ano, estimado em até 5% e também da inadimplência. Daí as dificuldades das previsões. Cássio Pagliarini, da Bright, acredita em aumento de preços.

“Entendemos que não existe escapatória em razão da valorização do dólar, apesar dos incentivos para eliminar os excessos de estoque. Os usados estão sendo comercializados por concessionárias e lojistas abaixo dos preços históricos para fazerem caixa. Locadoras também devem vender frota subutilizada. Para complicar as coisas, isso aumenta a distância de preço entre novo e usados.”

Este problema do dólar atingirá mais profundamente os últimos lançamentos que incorporam vários itens tecnológicos e também os que virão neste e nos próximos anos. Haverá atrasos no desenvolvimento de novos modelos, pois o dinheiro de investimentos terá de ser realocado para sustentação de empregos e promoção de vendas.

Muitas coisas devem mudar na indústria automobilística mundial, passados os efeitos da pandemia Covid-19. O mais provável é um rearranjo das fontes de produção com diminuição progressiva de concentração na China.

Surge, assim, uma oportunidade boa para o Brasil, por sua indústria de autopeças relativamente diversificada. Com a escalada do dólar frente ao real as autopeças nacionais, antes pouco competitivas, poderão ganhar protagonismo. O problema são os itens de maior conteúdo tecnológico porque a escala de produção é fator determinante do preço final.

Por outro lado, fornecedores de primeiro nível (incluídos os chamados sistemistas) podem dar respostas relativamente rápidas, mas aqueles de segundo e terceiro níveis precisarão de ajuda, independentemente de ações governamentais. 

As próprias fábricas de veículos deverão incentivar alguma produção local de itens mais sensíveis, inclusive os de segurança ativa e passiva, que têm um cronograma obrigatório de implantação dentro do programa Rota 2030.

SUV 100% elétrico Audi e-tron chega ao mercado brasileiro. ● Autonomia de até 436 km (ciclo europeu WLTP) garante liberdade também para longas distâncias. Custa R$ 459.990 no lançamento



Veículo é o primeiro elétrico da marca no Brasil e faz parte da estratégia da empresa de ser totalmente neutra em carbono até 2050.

São Paulo, 24 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia um novo capítulo em sua consagrada história de 25 anos de presença no País: o SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, chega ao mercado brasileiro a partir de abril como o personagem principal da estratégia de sustentabilidade da empresa, cujo compromisso é ser neutra em carbono até 2050. 

O modelo já está disponível em concessionárias que possuem a bandeira e-tron, com preço público sugerido a partir de R$ 499.990,00, e possui 4 anos de garantia no veículo e 8 anos nas baterias. Durante o período de lançamento, existem condições exclusivas: preço especial de R$ 459.990,00, 4 anos de manutenção inclusos e valorização de R$15.000,00 na troca do usado.

“O e-tron é um verdadeiro marco na história da Audi no mundo todo, pois é o primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora chegou a vez do Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. É um veículo extremamente inovador e incrível de dirigir, que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um grande Audi. É o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema Vorsprung durch Technik, que significa evolução através da tecnologia”, avalia Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.


Motores elétricos e nova tração quattroO Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, chega ao Brasil com uma das construções mais impactantes da marca. Montado sobre a plataforma MEB, o novo modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.


Uma nova geração da tração quattro – a tração elétrica nas quatro rodas – garante excelência em aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo. 

Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.


Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.

Baterias e sistemas de recuperaçãoO sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. O veículo possui autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP), ideal para percorrer longos trajetos, e pode recarregar de diversas formas.

Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.


Na maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo elétrico durante a noite, como os smartphones. Nesse caso, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial. Os clientes também podem definir suas próprias prioridades, como programar o horário de carregamento de acordo com o horário que oferece valor reduzido da energia.

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.

Um fato totalmente novo é que o motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis utilizando as aletas localizadas atrás do volante, que lembram os tradicionais shift-paddles.


No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo, fazendo com que o SUV elétrico reduza a velocidade notavelmente enquanto produz eletricidade – o motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador, criando a sensação de pedal único. 

Em baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do freio.

Além de ajustar manualmente o nível de recuperação com as aletas do volante, o motorista também pode selecionar o modo automático na MMI. Assim, o modelo aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. A Audi é o primeiro fabricante do mundo a usar esse tipo de sistema em um veículo elétrico produzido em série.

O gerenciamento térmico do sistema de bateria é um capítulo à parte: um total de 22 litros de líquido de arrefecimento flui através dos 40 metros de conexões no Audi e-tron, garantindo que as baterias sejam mantidas, na maior parte das vezes, dentro de sua faixa ideal de eficiência de 25ºC a 35ºC em várias situações, desde um dia frio no inverno até os dias quentes de verão, o que contribui para a vida útil.


Retrovisores virtuais: aerodinâmica e esportividade
A aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na eficiência. Um dos destaques são os retrovisores externos virtuais – uma novidade mundial em modelos de produção em série. 

Quando equipado com esta tecnologia inovadora, o Audi e-tron alcança um coeficiente de arrasto de 0,27, melhor resultado no segmento de SUV, aumentando muito sua eficiência e contribuindo para sua autonomia.


Os retrovisores virtuais não apenas reduzem o arrasto, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo. O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente. 

Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado. Graças ao processamento sofisticado de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como o reflexo direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de não embaçar em dias chuvosos.

Outras soluções aerodinâmicas também foram adotadas, como a suspensão a ar, que se ajustam individualmente às condições da estrada. Dependendo da velocidade e preferência do motorista, a altura da suspensão varia até 76 milímetros. Especialmente em viagens mais longas, uma altura de condução mais baixa melhora a aerodinâmica e também contribui para a autonomia.


É possível destacar ainda a parte inferior do veículo totalmente forrada com placa de alumínio, que além de proteger a bateria também reduz o arrasto, e a entrada de ar frontal ajustável na grade dianteira conhecida como Singleframe, que pode se abrir e fechar dependendo das condições.

Toda essa eficiência aerodinâmica resulta em um silêncio que merece atenção especial. Os únicos sons perceptíveis são do rolamento dos pneus na superfície e do suave funcionamento dos motores elétricos. O conforto acústico é um dos pontos fortes de todos os modelos Audi e o e-tron aumenta ainda mais essa experiência.


Direção eletrizante e dimensões
A sensação de dirigir o Audi e-tron é de muita esportividade e excelente dinâmica. Um fator-chave para isso é a posição baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado: entre os eixos, na forma de um bloco plano e largo, e abaixo do habitáculo reservado aos passageiros. 

Desta forma, a distribuição de peso é perfeitamente equilibrada em 50:50 nos eixos. A bateria é fixada à estrutura do corpo do Audi e-tron em 35 pontos, o que aumenta sua rigidez torcional e contribui para o alto nível de segurança. Comparado a um SUV convencional, o Audi e-tron oferece rigidez torcional 45% maior, um parâmetro essencial para excelência na dirigibilidade.


Dependendo do modo de direção selecionado no Audi drive select, o sistema também influencia a suspensão padrão com amortecedores adaptáveis. Como resultado, existe uma grande diferença entre conforto para rodar suavemente ou escolher uma dirigibilidade mais esportiva.

O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de espaço incrível para o passageiro no assento central do banco de trás.

A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. 

A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.


Eletrificação visual: exterior e interiorComo representante elétrico da gama de veículos SUV da marca, o e-tron tem a grade Singleframe de design octogonal com linhas verticais e horizontais. Na extremidade inferior, o modelo é amplamente fechado, identificando-o como um modelo totalmente elétrico. 

A linha de ombro desenhada desde os faróis Full LED até as lanternas dá ao Audi e-tron a impressão de um modelo ainda mais próximo do chão. Com o teto solar panorâmico Open Sky, o modelo intensifica a sensação de leveza e espaço amplo.

Na borda inferior dos faróis, quatro linhas horizontais criam a assinatura e-tron nas luzes diurnas. Pela primeira vez, isso é integrado diretamente aos faróis. 


Na parte traseira, a assinatura ótica mantém o design inaugurado no Audi Q8 e chama a atenção para a ausência dos tubos de escape. Na lateral do veículo, destaca-se o logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador.

Dentro do veículo, o design incorpora desempenho, inteligência e leveza. Os assentos possuem costura que lembra placas de um circuito elétrico, com ajuste de lombar e com memória para o motorista. 

A área do motorista foi projetada para que os dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, sejam levemente direcionados para o condutor.

No visor superior, o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron – onde eles podem ativar um timer de carregamento ou especificar o tipo de regeneração, por exemplo. Na parte inferior, o motorista gerencia a entrada de texto, as funções de conforto e o ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente no seletor de modo de direção.

Versões, preços e opcionaisO Audi e-tron será comercializado em duas versões recheadas de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.


Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. 


A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução.

Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

A versão topo de linha é a Performance Black, que agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior na cor preta.


No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. 


Este último é um pacote que contempla tecnologias inovadoras como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo. São 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom.


Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.

Produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o Audi e-tron tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. Seu preço público sugerido será de R$499.990,00 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black. 
Contudo, durante o período de lançamento haverá condições especiais: as versões serão negociadas, respectivamente, por R$459.990,00 e R$499.990,00, além de valorização de até R$15.000,00 na troca do veículo usado e 4 anos de manutenção já inclusos.

Estratégia de eletrificação e infraestrutura de recargaO Audi e-tron SUV fez sua estreia no Brasil no primeiro semestre de 2019, ao ser apresentado ao lado da embaixadora Isabelle Drummond, durante a avant première do filme Os Vingadores: Ultimato, patrocinado globalmente pela marca das quatro argolas. 


Após avaliações de compatibilidade com a infraestrutura local, avaliação de performance e autonomia em diferentes condições de temperatura e pisos mais comuns em solo brasileiro, o modelo chega definitivamente ao mercado em abril de 2020.

A Audi anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar os pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade.


Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

Concessionárias e-tron
A Audi também anunciou recentemente as 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron. Cada uma delas já possui representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas as concessionárias também terão pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.


Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.


Fiat doa ambulâncias Ducato para hospitais de campanha apoiados pela FCA em MG e PE





A Fiat solidária n
o combate à propagação da Covid-19 trnsformou dois forgões Ducatos em ambulâncias que foram doadas para apoiar os hospitais de campanha instalados com apoio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) nas cidades de Betim (MG) e Goiana (PE).




quinta-feira, 23 de abril de 2020

CAOA realiza serviço a domicílio neste momento de coronavírus. Clientes poderão adquirir seus novos veículos completamente higienizados e de forma segura sem sair de casa




A CAOA iniciou uma nova forma de comercialização dos seus veículos no Brasil também na rede Ford. Com a ação, os clientes serão atendidos por um vendedor autorizado e, se desejarem, poderão realizar o test drive do veículo de maneira segura, sem riscos à sua saúde.

Para solicitar o retorno de um consultor, o consumidor pode acessar o site www.caoa.com.br ou solicitar o contato pelo whatsapp: 11 94294-5880. 


Dessa forma, o cliente será direcionado para um especialista que tirará todas as dúvidas, consultará condições de financiamento, realizará os procedimentos para a aquisição e fará a avaliação do veículo usado para troca. 

Caso o cliente se interesse, ele poderá ainda agendar um test drive em veículos que passam por higienização completa a cada uso. Os profissionais da CAOA também realizam procedimentos extras de higiene, seguindo as recomendações e orientações de saúde, garantindo a segurança dos clientes.

A ação tem validade para venda de veículos zero quilômetro e contemplam todas as concessionárias CAOA Ford do Brasil.

A iniciativa pioneira da CAOA revela a preocupação com a manutenção das normas de higiene e saúde, com foco no consumidor, e a personalização no atendimento e a qualidade dos serviços prestados pela CAOA, que é referência em venda e pós-venda no País, buscando sempre a satisfação total de seus clientes. A ação tem ainda como objetivo oferecer aos consumidores CAOA uma nova opção de compra dos produtos neste período de quarentena.

PromoçãoA Rede Ford CAOA, maior distribuidor da marca Ford na América Latina, está realizando uma ação promocional especial para os modelos Ford KA, sucesso de vendas da marca.

Com o valor do KA Hatch SE, R$ 42.990,00, você acrescenta 10 x de R$ 299,00 no cartão de crédito, sem juros, e leva um KA Sedan SE 1.0. Financiamentos podem ser feitos ainda com carência de 180 dias.

Em tempos de quarentena, saiba a melhor maneira de higienizar seu carro. O álcool em gel é mesmo ideal para a higienização do interior do seu veículo?




É fato que a chegada do COVID-19 mudou drasticamente os hábitos de grande parte das pessoas. Itens como luvas, máscaras e álcool em gel se tornaram os maiores aliados na luta contra o coronavírus, além de artigos raros de serem encontrados.

Se não faltam informações sobre como cada um de nós podemos nos prevenir da melhor forma contra a pandemia, pouco se fala sobre os cuidados que devemos tomar com os nossos carros.


Assim como as compras, as entregas e as nossas roupas devem ser devidamente higienizadas quando não estamos em casa, os nossos veículos também devem receber o mesmo cuidado.

No caso deles, ao contrário do que se pode pensar, o uso do álcool em gel, assim como qualquer solvente à base de benzina petróleo ou querosene não são recomendados para a higienização do interior do nosso veículo. 


Isso porque suas substâncias não apenas podem descolorir, mas também ressecar a superfície de couro, tecido ou plástico que revestem os bancos, painel, portas e volantes dos nossos veículos.

Para Fábio Maggion, supervisor de engenharia da Mitsubishi no Brasil, “a forma correta de higienizar o interior de um veículo é usando apenas um pano humedecido em uma solução de água e sabão neutro e, em seguida, remover essa solução em um pano com apenas um pouco de água”.
Segundo a UNESCO, o uso do sabão é extremamente eficaz para quebrar a membrana lipídica oleosa que envolve o COVID-19, evitando a contaminação.


Caso o uso do álcool em gel ou das substâncias acima já tenham afetado as peças ou bancos do veículo, Maggion recomenda que os reparos sejam feitos na rede de concessionárias autorizadas de cada marca.

BMW Service e MINI Service continuam a assegurar assistência e serviço aos seus Clientes





Durante este período de pandemia, as redes de concessionários BMW Service e MINI Service continuam em constante funcionamento, de maneira a fornecerem o melhor serviço possível aos seus Clientes, visto que os mesmos também podem adquirir peças originais da marca.  Desta forma, a rede de concessionários adaptou os seus processos e equipas às medidas de distanciamento social impostas pelo Governo português.

Tendo como foco responder, com o melhor serviço possível, às necessidades e exigências dos seus Clientes, o BMW Group também prolongou até dia 30 de abril os prazos das garantias BMW e MINI, bem como, dos contratos de manutenção BMW e MINI Service. Assim, o BMW Group fornece a devida tranquilidade aos seus Clientes, de maneira a beneficiar dos respetivos programas, oferecendo mais tempo de ajustamento na programação da ida à oficina.  

O serviço de Pick-Up & Delivery também foi reforçado, de forma a permitir aos Clientes que permaneçam em suas casas, enquanto a sua viatura vai à oficina. Através deste serviço, o Cliente apenas precisa de efetuar a marcação do serviço online em www.marcacoes-online.bmw.pt  ou www.marcacoes-online.mini.pt, selecionando o Ponto de Serviço Autorizado da sua preferência, indicar o serviço após-venda pretendido e, por fim, selecionar como Solução de Mobilidade o Pick-Up & Delivery, informando o dia, a hora e o local de recolha e entrega da viatura.


Na hora agendada, um motorista com equipamento individual de proteção irá recolher o BMW ou MINI, cumprindo todos os procedimentos de higiene e segurança da viatura, quer no momento de levantamento, quer no de entrega.


Para que o Cliente acompanhe o respetivo serviço no seu BMW ou MINI, o BMW Group dispõe de meios digitais de comunicação interativa, com o envio por email do vídeo do diagnóstico da viatura, bem como o relatório orçamentado das necessidades de intervenção prioritárias para respetiva análise e aprovação.


O BMW Group está empenhado em levar o Serviço Após Venda aos seus Clientes ou prestar-lhe as condições de segurança necessárias para que possam manter os seus veículos nas melhores condições possíveis, garantindo a contante excelência do serviço prestado aos Clientes BMW e MINI.

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