Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 30 de julho de 2021

COLUNA MECÂNICA ONLINE




COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


30 | JULHO | 2021




Fim de linha para os motores de combustão



Pergunta simples, que qualquer milhão de reais ajudaria na resposta, não é mesmo? Quem tem uma bola de cristal para afirmar sobre o melhor combustível para substituir a gasolina nos automóveis? Será que isso é possível? É o fim dos motores de combustão?

Muitas marcas já anunciaram que vão parar de investir nos motores de combustão interna. Com regulamentações mais restritivas e avanço dos elétricos, cada vez mais fabricantes deixarão os combustíveis fósseis de lado.

Se você acredita que ainda vai demorar até os carros a bateria substituírem os propulsores a combustão, é melhor avisar a Jaguar. A montadora britânica de modelos de luxo afirmou que vai passar a oferecer uma linha de produtos 100% elétricos nos próximos anos.

A Ford, especificamente a sua divisão europeia, também já anunciou seus planos de eletrificação. Por lá, a empresa pretende passar a oferecer um catálogo formado apenas por veículos elétricos ou híbridos já a partir de 2026. Ou seja, em menos de 5 anos, não existirão mais carros da Ford movidos apenas por gasolina ou diesel por lá.

A partir de 2030, a Volvo pretende vender apenas veículos 100% elétricos. E ela já avisou: os atuais propulsores a combustão, 1.5 e 2.0 turbinados, não terão continuidade.



Após o escândalo do Dieselgate, onde a Volkswagen foi severamente punida por mascarar as emissões de propulsores a diesel, a empresa alemã passa por uma completa evolução. A marca já anunciou uma nova família de veículos elétricos chamada de ID. No final de março, confirmou que os atuais propulsores a combustão serão seus últimos. A partir de 2030, a companhia irá oferecer apenas veículos movidos por baterias.

A norte-americana General Motors, controladora de marcas como Chevrolet e Cadillac, também vai deixar de oferecer modelos a combustão completamente já em 2035, mesmo ano em que pretende ser totalmente “carbono neutra” em todas as suas operações globais.

A alemã Mercedes-Benz também já confirmou sua data para ser 100% elétrica: 2039. A empresa espera que, até lá, torne-se uma companhia livre de emissões de carbono. Hoje, a marca possui a linha de elétricos EQ, já formada pelos SUVs EQC (vendido no Brasil) e EQA.

Ainda sem confirmar quando terá 100% dos modelos elétricos, a Audi pretende lançar 30 novos modelos eletrificados até 2025 (híbridos ou elétricos), sendo que 20 deles serão totalmente movidos por baterias. Os atuais motores a combustão da empresa também devem ser seus últimos.

Responsável por Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën, a Stellantis vai trazer seu primeiro modelo totalmente elétrico para o Brasil em agosto, o 500e. O grupo ainda não possui uma data definida para oferecer apenas veículos elétricos ou eletrificados globalmente, mas, na Europa, isso deve ocorrer a partir de 2025. 
Já estou convencido que o fim da linha para os motores de combustão está próximo, mas qual será o próximo combustível?

Tudo vai depender do uso do veículo. Simples. É importante considerar o aspecto ambiental e econômico para sua escolha. Estima-se que o setor de transportes seja responsável por aproximadamente 30% do consumo de energia do mundo e por 16% das emissões de gases de efeito estufa.

A escolha da melhor solução tecnológica para encontrarmos a eficiência energética consiste na avaliação local, ou seja, da região, o que muitas vezes implica que o melhor para o seu vizinho, pode não ser a melhor solução para você. Talvez a escolha da Europa não seja a melhor para a América do Sul.

O desenvolvimento tecnológico das regiões é outro aspecto importante dessa escolha, assim também como as condições rodoviárias, massa e até mesmo os materiais em sua composição.

Diferente do que vivemos atualmente, não teremos uma única matriz energética em nossos transportes. Nesse momento já podemos afirmar que estamos iniciando a fase de transição da matriz energética do transporte mundial.

A eletrificação do transporte rodoviário é uma tendência global, embora os veículos com motores elétricos alimentados por baterias nos tragam incertezas nos ganhos ambientais, conforme a região, são eles que estão abrindo as portas para esses recursos tecnológicos, a nova realidade.

E os motores diesel? Alternativas como o biogás e hidrogênio são alternativas eficientes e ambientais para substituir o diesel como combustível nos caminhões, por exemplo.

O biogás - produzido pela decomposição de matéria orgânica por bactérias - e as células de combustível alimentadas por hidrogênio são apontadas como as alternativas mais promissoras no quesito de redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Gás natural? De origem fóssil, ele praticamente não reduz as emissões de gases de efeito estufa, embora provoque redução na emissão de material particulado. 
Já o gás natural comprimido (GNC) suas emissões variam conforme a eficiência e os possíveis vazamentos de metano durante o transporte do gás natural. 

E o biodiesel, apresenta poucas vantagens ambientais, devido alto consumo energético e emissões elevadas na fase de produção.

Elétricos ou hidrogênio? Os dois. Nesse momento já estamos vendo os veículos híbridos ou elétricos no mercado. Alguns híbridos combinam motor de combustão interna e motor elétrico com baterias. É uma transição.

Temos os totalmente elétricos, mas com baterias, serão o próximo passo. A evolução realmente vai acontecer com os elétricos movidos a hidrogênio.

===================================================================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/


Podcast NISSAN NO AR Episódio 3: Cores no Design

 

América do Sul – Você sabia que a cor de lançamento do Novo Nissan Kicks, chamada de Azul Elétrico, foi escolhida por que transmite intensidade e energia na sua coloração forte? E que a definição de uma cor nova para um modelo leva em conta diversas tendências avaliadas entre três a cinco anos de estudos? Não? Então, você não pode perder estas e outras curiosidades que estão no terceiro episódio do podcast Nissan No Ar, "Cores no Design", que já está disponível gratuitamente no Spotify e no Deezer.

Desta vez vamos descobrir como os designers buscam referências para escolher as cores de um veículo que será lançado. Cultura, moda, celulares, arquitetura, mídias sociais e até o estado de espírito dos consumidores em tempos de pandemia podem influenciar e direcionar as ideias dos profissionais.

Os especialistas que participam deste episódio são Leticia Bonjorno, designer de Color&Trim do Estúdio de Design da Nissan na América Latina (NDLA), que fica em São Paulo, e Lui Strambi Farina, químico sênior e líder de cores automotivas da PPG Brasil.

#NissanNoAr é o novo espaço de comunicação da marca que aposta na inovação para as novas gerações oferecendo um conteúdo único, diferente e imperdível. Criado especialmente para se conectar com novas audiências interessadas em conhecer mais sobre mobilidade, design, tecnologia, conectividade, cultura e tendências.

#NissanNoAr #Design

Escute o 3º episódio, Cores no Design:
Link do Spotify:
https://open.spotify.com/episode/2VFtw2nLeSzPoUUh0jql6g?si=ae7f99d3d2b04dfc

Link do Deezer:
https://deezer.page.link/c2BocSJsXLdv1z82A

COLUNA MINAS TURISMO GERAIS



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira 



Turismo brasileiro perdeu R$ 376,6 bilhões desde o início da pandemia

As atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 376,6 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no País, em março de 2020, até maio deste ano, calcula a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O setor chegou a maio de 2021 operando com aproximadamente 52,6% da sua capacidade mensal de geração de receitas.

“O setor de turismo está com um faturamento em torno de R$ 22 bilhões por mês, quando era para estar faturando cerca de R$ 40 bilhões num mês normal, que era o que costumava movimentar no pré-pandemia. Ainda está muito ocioso, especialmente no segmento de hotelaria”, justificou o economista Fabio Bentes, responsável pelo levantamento da CNC.

Em maio deste ano, os serviços turísticos operavam 34,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020, no pré-covid.

“Acho que a recuperação mesmo fica para o final de 2022 e início de 2023”, previu Bentes, sobre o retorno do setor ao nível pré-pandemia. “Estamos esperando um crescimento de 17,8% no turismo em 2021, mas no ano passado caiu 36,6%. A vacinação vai avançar, mas não tanto a ponto de voltar tudo à normalidade no fim deste ano, embora alguns governos tenham ensaiado um movimento de reativar Réveillon e Carnaval. Os serviços não conseguem repor em um ano tudo o que foi levado pela pandemia”, completou.


Mais da metade do prejuízo acumulado pelo turismo até agora ficou concentrado nos estados de São Paulo (R$ 152,1 bilhões) e Rio de Janeiro (R$ 45,9 bilhões).

O agregado especial de atividades turísticas cresceu 18,2% em maio ante abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa a segunda taxa positiva consecutiva, período em que acumulou um ganho de 23,3%, após uma queda de 26,5% em março, “mês em que houve mais limitações ao funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais”, justificou o IBGE.

O segmento ainda precisa crescer 53,1% para retornar ao nível de fevereiro de 2020, no pré-covid.


COPA E TAP AMPLIAM FREQUÊNCIAS NO 
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BH


O aumento da demanda fez com que as companhias aéreas internacionais TAP e Copa ampliassem a frequência de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Desde o último domingo (18), a Copa passou a operar aos domingos, segundas-feiras e quintas-feiras. Já a TAP, programou a ampliação para agosto, com voos aos sábados, domingos e quintas-feiras.  

“Nosso intuito é manter a conectividade com os demais aeroportos pelo mundo, sempre com a máxima segurança para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária nesses tempos de pandemia do coronavírus. A expectativa é de abertura das fronteiras e aumento da movimentação de passageiros internacionais. Além disso, com a autorização do governo americano também esperamos dar início às operações da Eastern Airlines”, ressalta Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.  ​​


Também o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte segue atuando para fortalecer seus negócios perante o mundo e neste mês, associou-se à Câmara Portuguesa de Minas Gerais uma parceria que fomenta as relações comerciais com o país europeu.   "Este é mais um importante passo que damos rumo à efetivação de nossa presença na Europa, que faz parte da estratégia de ampliarmos nossa rede de relacionamentos qualificados visando a atração de negócios para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e para o Estado de Minas Gerais." Aponta Vinícius Silva , Coordenador de Inteligência de Mercado 


A parceria é um passo importante em direção à internacionalização dos negócios e da consolidação do aeroporto como um hub logístico que conecta o Brasil ao mundo. Além da Câmara de Portugal, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte também possui parcerias com as Câmaras da Índia, Itália e China.


Faturamento pré-pandemia no 1º semestre

Diante dos efeitos da pandemia ainda complicando a vida do setor de turismo, um total de 67% das operadoras de turismo do Brasil registraram no primeiro semestre deste ano um faturamento de até 25% do que costumava ser antes da pandemia. Os números foram divulgados na terça-feira (20) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Segundo dados do Boletim Mensal Braztoa, apenas 11% das empresas que responderam ao questionamento (72% das associadas) disseram que estão faturando o equivalente ou mais do que no período pré-pandemia. Os questionamentos foram respondidos entre o dia primeiro e nove de julho.

O mês de junho demonstra uma melhora. Um total de 52% dos entrevistados apontou que o seu faturamento equivale até 25% do que costumava ser em igual mês de 2019. Outros 11% destacaram ter faturado entre 26% e 50% do que costumava ser antes da pandemia e 11% já sinalizaram crescimento.

A pesquisa mostrou um cenário de retomada para o negócio. Dos entrevistados, 30% disseram esperar ter o mesmo volume médio de faturamento no primeiro semestre de 2022. Na outra ponta, 4% disse não esperar retomar os mesmos níveis de faturamento de antes.

Connection Experience


Dois dias intensos com muito conteúdo, networking e jornada de experiências. Conexões com palestrantes internacionais e cases brasileiros estarão no palco central do Connection Experience, em Canela (RS). O evento acontece de forma híbrida de 9 a 10 de setembro, exclusivo para 250 pessoas de forma presencial, em que será oportunizado visitas técnicas em pontos turísticos da cidade. Há a possibilidade do participante adquirir acesso on-line apenas para as palestras.

Registro do evento no ano passado

No eixo Natureza, Diversidade e Turismo a palestrante será Ana Báez, da Costa Rica. Ela é presidente e consultora sênior da Turismo & Conservación Consultores S.A e apontará o potencial turístico do país. A Costa Rica tem mais de 100 áreas de preservação ambiental, 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. E ainda, os 112 vulcões do país destacam-se como alguns dos principais atrativos turísticos da região. Por conta desses fatores, a Costa Rica é considerada um dos melhores destinos para quem procura contato com a natureza. 

Para fazer uma conexão com o Brasil, Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, apresentará a atuação fortíssima do grupo no setor de negócios turísticos em Unidades de Conservação, e que atuam em diferentes e importantes parques nacionais brasileiros. Os atrativos que o grupo administra são Cataratas do Iguaçu, Paineiras do Corcovado, AquaRio, BioParque do Rio, Marco das Três Fronteiras, EcoNoronha e AquaFoz. Dentre os assuntos, a visão do mercado, da operação, da experiência e do alinhamento com critérios de sustentabilidade serão apresentados aos participantes.

No eixo Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização, a palestrante será da Itália, Maria Elena Rossi, que atua na Divisão de Promoção de Marketing e Gestão da Agência Nacional de Turismo. A conexão será feita com o chef Daniel Paiva, graduado em Gastronomia com formação em Portugal e Itália, além de atuar em consultorias e na docência. Nos últimos anos, a gastronomia tem aderido a um movimento que ganha força em diferentes contextos: as experiências. Mais do que apenas servir comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar em formas de impactar positivamente o cliente, levando em conta sentidos diferentes. 

A Itália é referência mundial em gastronomia, tem bases fortes na identidade cultural e territorial, sendo berço de movimentos importantes e grandiosos globalmente, como o Slow Food (comida lenta para experienciar). O país detém inúmeras e diversificadas indicações geográficas e denominações de origem controladas.  Suas fortes ligações com o Brasil, pela história da imigração, formam vínculos com o país, o que torna sempre oportuno o intercâmbio, em especial na Serra Gaúcha, cuja cultura alimentar expressa a força das origens de seus imigrantes. 

No painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, o gaúcho Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e proprietário da primeira Pousada Olival na Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul, vai explanar exemplos que se consolidam como referência no assunto. A Vila do Segredo nasceu com o intuito de deixar um legado para as gerações futuras, e veio ao encontro da nova fronteira agrícola, a Olivicultura.

Para debater sobre o Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, a palestrante será Dalma Diaz, cofundadora da Gastronomy Patagônia, do Chile. O país é um destino que se destaca pela diversidade de seu território que faz ser uma importante referência na produção vitivinícola no mundo. Os férteis vales situados entre a cordilheira e o mar no Chile são cenários ideais para o cultivo de uvas que dão vida a alguns dos melhores vinhos do mundo.

A conexão com o Brasil será com o palestrante Eduardo Bassetti, proprietário da Vinícola Villaggio Bassetti, em São Joaquim, Santa Catarina. O Estado conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade tendo a recente Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Esse potencial surgiu a partir de uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, que garantem um alto padrão de produção. No Connection Experience você vai conhecer a Rota dos Vinhos de Altitude, que reúne belas paisagens catarinenses e uma produção rica e variada.

O participante que adquirir o pacote presencial por apenas R$499,99, terá acesso a todas as palestras, networking de qualidade garantido e jornada de experiências, simplesmente, pelos melhores pontos turísticos de Canela que envolvem Natureza, Gastronomia e Turismo Rural. 

Garfo e Bombacha (palestras);Pé na Cascata Explorer;Vitivinícola Jolimont;Parque Terra Mágica Florybal;Alpen Park e Skyglass

O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro - no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e Bombacha - espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é a Brocker Turismo e apoio da Vitivinícola Jolimont. Mais informações e toda a programação do Connection Experience você encontra no site www.festurisgramado.com/connection. 

___________________________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br

 

E o futuro nunca mais foi o mesmo! • Com a chegada do Traction Avant, a Citroën rescreveu a história do automóvel. E foi a primeira vez, de muitas outras • Em 1934 nascia a tradicional configuração de milhões de automóveis atuais: estrutura monobloco com tração dianteira • Carro mais significante e revolucionário de seu tempo, o Citroën Traction Avant é um marco no mundo motorizado



1953

 A Citroën é dona das mais ricas e deliciosas histórias no mundo do automóvel. Invenções, novas tecnologias, carros à frente de seu tempo, peças publicitárias marcantes, até o seu próprio logotipo... Independente da época, a tradicional marca francesa definitivamente se fez presente. E essa riqueza histórica muitas vezes mudou a própria história. 

Hoje os milhões de automóveis produzidos ao redor do mundo na configuração monobloco e tração dianteira tiveram suas origens, em escala produtiva, no modelo Traction Avant, até hoje um dos Citroën mais icônicos e desejados por entusiastas e colecionadores em todo o planeta que em Portugal era conhecido como arrastadeira.

1954

E contar essa história tão revolucionária permite criar laços com a sociedade automotiva, preservar valores e desafiar o futuro, como a Citroën já fez tão bem no passado. Nesse sentido, vamos relembrar um pouco dos modelos mais marcantes, as tecnologias mais inovadoras e, claro, as aventuras incomparáveis dessa Marca que tem o cliente como inspiração em tudo que realiza! Nada mais justo iniciarmos essa jornada com o Traction Avant.

A REVOLUÇÃO QUE MUDOU O PADRÃO DOS CARROS, PARA SEMPRE  

Carro mais significante e revolucionário de seu tempo, o Traction Avant foi um marco na história – tanto a da Citroën, quanto a do mundo. Concebido num tempo em que os conceitos automobilísticos se estabeleciam, o modelo mais ambicioso e fruto da imaginação de André Citroën veio e subverteu a realidade automotiva. Tanto por isso, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários durante seus 23 anos de vida. 

Apresentado em abril e lançado em maio de 1934, antecipou o padrão motriz dos carros do futuro ao unir tração dianteira e carroceria monobloco e levar a combinação à larga escala. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat em apenas 18 meses, resumiu as aspirações de uma elite intelectual como nenhum automóvel de sua era. Sofisticado, audacioso, elegante, transgressor e prolífico, também era um fiel e impecável tradutor do etos da Citroën, oxigenada desde o nascimento pelo desafio ao impossível. 

Equipada com um motor de 1.303 cm3 e 32 cv, a versão 7A é uma das mais raras, pois soma 7.000 unidades fabricadas até julho de 1934. Depois vieram os modelos 7B (1.628 cm3 e 38 cv) e 7 Sport ( 1.910 cm3 e 48 cv). Os números se referiam ao sistema europeu de taxação de impostos, baseado na dimensão dos cilindros. Era possível escolher entre as carrocerias Berline (sedã), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares). 

Cabriolet 1938

Em 1938 chegava a versão 15-Six G, dotada de motor seis-cilindros de 2.867 cm³ e 77 cv e suspensão hidropneumática, que misturava gás e fluído. Não surpreende o apelido “Queen of the Road”, a rainha da estrada, cuja missão é entregar não apenas vanguardismo e imponência aos olhos, mas também conforto e impavidez no rodar. A troca das três marchas do câmbio manual eram um balé, tal a vivacidade do movimento da mão direita. 

O mais popular sem dúvida fora o 11. Das 759.123 unidades produzidas do Traction Avant, mais de 620 mil foram deste modelo, destacado pelas configurações Familiale, de nove lugares, e Coupé, de cinco postos. 

Largo, o Traction Avant exigia perícia nas estreitas ruas europeias pré-guerra. A suspensão independente com barra de torção e o moderno sistema de direção recompensavam o desafio com um guiar vívido e inspirador. Mas, também sabia ser gentil: para facilitar a vida dos mecânicos, motor, câmbio, radiador, e suspensão dianteira eram acessíveis por um capô na longitudinal. 

Desenhado por um escultor que jamais desenhara um carro, talvez por isso mesmo Flaminio Bertoni tenha sido a escolha perfeita para materializar a criatura vislumbrada por Citroën. Havia também a obsessão por forma e função, materializada nas maçanetas Art Deco, belas e práticas. 

1953

André Citroën e Traction Avant, contudo, conviveram por pouco tempo, pois o fundador da marca faleceu em 1935, mas o DNA da Citroën, contudo, já estava definido. Em julho de 1957, após 23 anos, o Traction Avant se aposentava.

Quer saber mais sobre a história da Citroën? Conheça o website “Citroën Origins” 

Para uma verdadeira imersão automobilística, com direito a informações técnicas, propagandas antigas, inovações e até mesmo o som dos motores e buzinas dos principais modelos que a Citroën produziu nos últimos 102 anos, acesse o website “Citroën Origins” e viaje ao longo da história. 

1955

Desde 1919, a Citroën desenvolve automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a serenidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma vasta gama de modelos, desde o Ami - um objeto de mobilidade elétrica pensado para a cidade -, até sedans, SUVs e veículos comerciais leves, a maioria deles disponível com motorizações híbridas ou elétricas. Marca pioneira em serviços e na atenção dispensada aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e possui uma rede de 6.200 pontos de venda e serviços em todo o mundo. 

quinta-feira, 29 de julho de 2021

VW América Latina apresenta ótimos resultados no 1º semestre de 2021. • Região alcançou 4,72% de participação de mercado, batendo recorde para este período. • As vendas e o número de carros produzidos para a região LAM, que inclui mais de 30 países latino-americanos (excluindo Argentina, Brasil e México), dobraram. • O e-up! foi apresentado no Uruguai, o primeiro veículo 100% elétrico da região. • Os lançamentos de Nivus, Taos, Teramont, Polo e Virtus GTS e T-Cross TSI em diferentes países da região ajudaram a alcançar esses resultados.

 



General Pacheco – 29 de julho de 2021 - Volkswagen América Latina comemora ótimos resultados no primeiro semestre de 2021. A marca atingiu 4,72% de Market Share, sendo o maior desempenho histórico para este período (+0,57pp vs 2020), com excelente resultado especialmente nos mercados do Chile, Paraguai e Bolívia (+1pp vs 2020). Também houve aumento nas vendas de 265% em relação a 2020 (21.958 unidades) e crescimento de 210% na produção de veículos para a região (26.901 unidades).

Durante o primeiro semestre de 2021, a marca continuou desenvolvendo a estratégia Nova Volkswagen na região, com importantes lançamentos e ações que permitiram mais proximidade com os fãs da marca em diferentes partes da América Latina.

A Volkswagen apresentou o e-up! no Uruguai, o primeiro modelo 100% elétrico da região e um marco fundamental em relação à estratégia de eletrificação do Grupo na América Latina. A estratégia global da VW prevê a neutralidade de carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para alcançar esse objetivo. Da mesma forma, a ofensiva do SUV foi aprofundada com o lançamento do Nivus no Chile, Colômbia, Peru, América Central e Caribe; o VW Teramont em Honduras, Guatemala, Salvador e Panamá; a adição do T-Cross TSI e o lançamento regional dos Taos, o primeiro SUV produzido pela marca na Argentina para a região. Além disso, o Polo e o Virtus GTS foram lançados no Chile, com uma campanha digital de sucesso, ampliando assim sua gama de veículos em toda a região que inclui mais de 30 países na América do Sul, América Central e Caribe (exceto Brasil, Argentina e México).

A marca continua fazendo um ótimo trabalho no que diz respeito à digitalização e proximidade com seus clientes, com propostas de pós-venda atraentes para usuários da marca. Um exemplo claro disso foi a apresentação do desenvolvimento local Car Connect no Equador, uma plataforma completa que conecta o usuário com o carro por meio de um aplicativo de telefone.

"A América Latina é um mercado com grande potencial de crescimento, fundamental para a estratégia regional do Grupo Volkswagen. Esses resultados positivos que vemos hoje são sustentados por lançamentos locais, como Nivus, T-Cross e recentemente Taos, modelos desenvolvidos 100% por e para a região que aprofundam a ofensiva do SUV da marca globalmente. Além disso, ter apresentado o e-up! no Uruguai é um marco fundamental para a estratégia de eletrificação da região", disse Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

"Esses resultados demonstram o comprometimento e o trabalho de toda a equipe, com projeções favoráveis para o restante do ano. Estamos no caminho certo e continuaremos fortalecendo nossa estratégia Nova Volkswagen, com mais digitalização e foco sempre na proximidade do nosso cliente", disse Thomas Owsianski, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina e vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen para a América do Sul.

Atualmente, a Volkswagen conta com uma rede de 27 importadores distribuídos em mais de 30 países da América do Sul, América Central e Caribe (exceto Brasil, Argentina e México), complementados por 168 pontos de venda e pós-venda.

Dessa forma, a Volkswagen renova seu compromisso com a região, bem como sua vocação para manter e consolidar sua forte presença nos países que a compõem. Tudo isso a partir de mais investimentos, uma rede de importadores profissionais, lançamentos e novidades, com inovação e tecnologia, para alcançar a mais alta qualidade de seus produtos, vendas e satisfação do cliente.


COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.160 — 29/7/21

 



CARRO JÁ PODE MONITORAR

SAÚDE DO MOTORISTA

 


À medida que a idade média dos motoristas aumenta, a probabilidade de emergências ao volante devido a doenças avança. Pessoas com doenças pré-existentes não podem usar o carro ou só fazê-lo de forma limitada. A empresa de engenharia IAV e a Universidade de Oldenburg, ambas na Alemanha, desenvolveram um assistente digital que monitora o estado de saúde do motorista, detecta com precisão mudanças que vão desde falta de ar a ataque cardíaco e inicia automaticamente medidas de socorro em caso de emergência.

"Os sistemas existentes, como detecção de fadiga ou assistência de emergência, não sabem praticamente nada sobre o estado de saúde do motorista. Eles não intervêm ou o fazem tarde demais em emergências de saúde", disse Mark Busse, da IAV.

Chamado Car That Cares (em tradução livre, O Carro Que Cuida [de você]), consiste de uma cinta torácica certificada que detecta pulso e frequência respiratória, software com suporte de IA (Inteligência Artificial) incluído no veículo e uma infraestrutura de nuvem segura e inteligente.

Graças ao design modular também será possível integrar outros recursos de medição e sensores em um estágio posterior: por exemplo, determinar saturação de oxigênio e níveis de açúcar no sangue. A infraestrutura de dados segura pode ser projetada de forma flexível e, portanto, adaptada aos regulamentos de proteção de dados do respectivo país.

Na nuvem, a IA analisa os dados, cria um perfil digital do motorista e transmite valores limites relevantes para o veículo. Assim que o software detecta anomalias que comprometam saúde e segurança, ativa as funções de assistência e automação do veículo. Algoritmos de aprendizado de máquina são treinados para detectar variações, online e off-line, no estado de saúde do motorista. Incluem comprometimento de leve a grave e emergências, a exemplo de dificuldade respiratória, ataque cardíaco ou perda de consciência.

O sistema responde de forma consistente e ao mesmo tempo adequada à situação. Em dificuldade respiratória leve, por exemplo, avisa o motorista por meio da central de infotenimento. Se necessário, ativa o recurso de alerta de saída de faixa e reduz a velocidade.

Em emergências, como um ataque cardíaco ou perda de consciência, o veículo procura o acostamento da estrada e para em segurança, além de iniciar uma chamada de socorro médico e ambulância. O motorista tem opção de interromper as medidas a qualquer momento.

Nos testes iniciais em um automóvel foram feitas simulações com sucesso. O assistente de saúde precisa ser integrado durante a fase de desenvolvimento de novos modelos. Trata-se de um avanço para segurança de trânsito. Acontecem acidentes de alto potencial de gravidade quando o motorista passa mal ao volante e não há outra pessoa a bordo capaz de ajudar.

O Car That Cares pode ser instalado igualmente em caminhões e ônibus. Como estes pesam várias toneladas, o acidente pode atingir proporções bem maiores. Da mesma forma, gerencia os riscos até a parada completa do veículo.


ALTA RODA

SISTEMA Nacional de Alertas Rápidos de Recall estava obsoleto e foi inativado. Um novo está sendo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor e a Universidade de Brasília que cuidará da prototipação. Anfavea participará do grupo de trabalho pois veículos automotores representam a maioria dos comunicados. Tudo estará centralizado numa base de dados com informações para consumidores e outros órgãos. Bom lembrar: quem não atender a um recall terá ressalva impressa na documentação do carro.

PROCURA por veículos para PcD (Pessoas com Deficiência) está em expansão depois do limite de preço para modelos elegíveis ter subido de R$ 70.000 para R$ 140.000. No entanto, falta muitas vezes o esclarecimento de que, no caso do IPI, a alíquota só estará zerada até 31 de dezembro deste ano. Para o desconto tornar-se permanente terá de haver nova negociação com o Governo Federal. Isso sem contar que os Estados não tomaram a mesma iniciativa em relação ao ICMS e o preço não caiu tudo que deveria.

NOVO VW Taos é próximo ao T-Cross por dividir o mesmo trem de força. Isso implica desempenho um pouco inferior, pois pesa 128 kg a mais. Porém posso classificá-lo como mais “adulto” por acomodar melhor cinco ocupantes e ter porta-malas maior (498 litros, sem o tampão interno). Sua suspensão traseira independente também é melhor, numa avaliação mais longa. Esse conjunto pede um tanque de combustível uns 5 litros maior para conveniência em viagens. Controle de cruzeiro adaptativo inclui a útil função para-e-anda.

BUGGIES ainda são indispensáveis nas areias e dunas das praias brasileiras, para fins turísticos. Fyber, do Ceará, já produziu cerca de 15.000 unidades desde 1983. A alemã Axxola decidiu investir R$ 30 milhões na empresa para construir uma fábrica definitiva em Paracuru (CE) e ampliar a produção para até 1.000 unidades/ano. A cidade ficou conhecida por ser uma das melhores para prática de kitesurf do mundo e atrai turistas de vários países.

____________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br



 

Baseado no Nivus, Volkswagen Taigo é apresentado na Alemanha. – Design do Taigo foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone e Marco Pavone




Wolfsburg/São Bernando – A Volkswagen acaba de apresentar oficialmente o Taigo, o novo SUV cupê da marca, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro modelo fabricado e comercializado no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul. Com um detalhe: o design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.

“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, revela José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, que desde o início tinha a ideia de desenhar um produto com uma pegada cupê e ao mesmo tempo muito funcional. “Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores. E estabelecemos uma ‘democratização’ desta silhueta (cupê) em um segmento um pouco mais compacto”, completa o executivo.

Irmão gêmeo do José Carlos, o designer Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha, trabalha em conjunto com todos os centros de design da VW no mundo. E com o Taigo não seria diferente: “Lembro da linha da coluna C, que foi prolongada por todo o contorno da traseira, dando um toque mais fluido, ousado e preciso “.

O Taigo traz o design exclusivo do Nivus, muito elogiado pela imprensa especializada em todo o mundo. Com linhas marcantes e robustas, que transmitem forte apelo emocional, o modelo se destaca pela arrojada silhueta cupê, que agrega uma esportividade única em sua categoria. Aliás, o Taigo será o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 SUV, mostrando que inovar está no DNA da Volkswagen em todos os mercados!

O estilo singular do Taigo fica completo com as belas rodas de liga leve e a iluminação 100% em LED, que refinam a personalidade do novo ‘caçula’ da Volkswagen.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB, garantindo os mais avançados processos de produção do grupo em todo o mundo. Esta plataforma também assegura elevado nível de segurança e conforto aos passageiros.

E por falar em plataforma, as medidas do Taigo são idênticas às do Nivus, proporcionando agradável espaço interno aos ocupantes. O modelo tem 4.266 milímetros de comprimento, sendo 2.566 milímetros de distância entre os eixos; 1.494 milímetros de altura e 1.757 milímetros de largura. Já o porta-malas é referência em capacidade, com 415 litros.



Com relação a equipamentos de conforto e segurança, o Taigo segue a linha do Nivus, oferecendo muitos itens, todos atrelados a tecnologias de última geração. Alguns bons exemplos são ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre muitos outros.

Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina. Desta maneira, o crossover cupê garante performance e eficiência com muita confiabilidade, proporcionando uma condução extremamente agradável e divertida.



Em pouco mais de um ano desde seu lançamento 100% virtual, o Nivus conquistou mais de 10 prêmios no Brasil e na América do Sul. Entre eles, o mais relevante: ‘Carro do Ano 2021’, organizado pela Revista Autoesporte. Então, se o Taigo seguir os mesmos passos do ‘irmão’, também será um grande sucesso na Europa.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Fiat apresenta interior do novo SUV Pulse • Teaser da marca dá mais detalhes da cabine de um dos lançamentos mais aguardados do ano. Assista o vídeo

 


ASSISTA O VÍDEO 

https://youtu.be/8nzNRQwoTbs

Após apresentar o design surpreendente de seu novo SUV e engajar milhares de pessoas que ajudaram a escolher o nome Pulse, a Fiat revela imagens em foto e vídeo do interior de um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro.

A personalidade própria do SUV encontrada do lado de fora agora é evidenciada também por meio do acabamento da cabine e na oferta de equipamentos.



Com um interior único dentro da gama Fiat, o Pulse apresenta um novo volante multifuncional esportivo com base achatada e detalhes cromados, que estampa o Logo Script ao centro, além do revestimento em couro com costura aparente.

“De forma inédita na gama Fiat, os acabamentos internos do Pulse que foram desenvolvidos garantem um ambiente moderno e de conforto para os ocupantes. Trouxemos novas tecnologias que ajudam a diferenciar as superfícies, como texturas a laser e tecidos exclusivos, além de pinturas e acabamentos especiais”, afirmou Isabella Vianna, gerente de Cores e Materiais, Mopar, Graphic e Realidade Virtual do Design Center América do Sul.



O SUV também contará com cluster digital de 7” colorido e personalizável. Partida remota, ar-condicionado automático digital e central multimídia flutuante de 10,1” na horizontal, em posição voltada ao motorista, é outro equipamento de última geração que oferecerá ao consumidor o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados mais moderna da categoria.

Em breve, novos conteúdos serão informados daquele que promete ser a mais nova referência no segmento.



domingo, 25 de julho de 2021

Com o investimento de R$ 10 bilhões, a Chevrolet lança até o final do ano quatro novos modelos, um por mês a partir de setembro, através de uma web série nas próximas semanas

 



São Caetano do Sul – Depois de comunicar a retomada dos investimentos de R$ 10 bilhões no país e de confirmar o desenvolvimento da futura geração da picape Montana, a GM vai revelar os quatro próximos produtos Chevrolet que lançará até o fim deste ano no Brasil.

“A Chevrolet está preparando uma grande ofensiva no segundo semestre, que inclui novidades nos mais estratégicos e promissores segmentos do mercado. Vamos ter uma novidade por mês a partir de setembro”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Os produtos serão anunciados um a um através de websérie promovida pela marca a partir da próxima semana. A sequência de divulgação dos vídeos não corresponde necessariamente a ordem da chegada dos modelos às concessionárias.

As novidades focam públicos com necessidades e anseios distintos e vão inovar também ao incorporar tecnologias inéditas para a marca, reforçando o portfólio vencedor da Chevrolet no País.

SM Kart Competition: Otazú vence e assume liderança do campeonato Alberto Otazú venceu duas das quatro etapas

 


Alberto Otazú (Cardoso Funilaria e Pintura/Bianchi Automóveis/AVSP/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck/Imab Metalúrgica/Concept Kart) alcançou o sucesso em mais uma prova do SM Kart Competition. No último fim de semana (24/7) ele largou da pole position da categoria Graduados e venceu de ponta a ponta a quarta etapa, realizada no Kartódromo de Interlagos.

“Eu larguei bem, fiz uma primeira volta muito rápida e aproveitei que seis pilotos ficaram brigando pela segunda posição pra abrir uma grande vantagem. Ainda bem, porque o meu kart não era dos melhores e, por isto, só mantive a regularidade para abrir quase 10 segundos de vantagem”, contou Otazú, que com esta segunda vitória reassumiu a liderança do campeonato, passando a somar 254 pontos, 59 de vantagem sobre Everton Carajeleascow, e 80 de folga sobre Marcos Takuma.

A quinta etapa da SM Kart Competition será realizada dia 14 de agosto, novamente no Kartódromo de Interlagos.


Confira os dez primeiros da Graduados da SM Kart Competition: 1) Alberto Otazú, 16 voltas em 17min42s757; 2) Jorg Sobrinho, a 9s887; 3) João Gabriel Oliveira, a 10s151; 4) Marcos Takuma, a 10s345; 5) José de Jesus, a 10s415; 6) Rodrigo Oliveira,10s756; 7) Bruno Freitas, a 11s929; 8) Paulo Policeno, a 12s422; 9) Edu Abrantes, a 13s652; 10) Peterson Rodrigues, a 14s406.

Os dez primeiros no campeonato da Graduados são: 1) Alberto Otazú, 254; 2) Everton Carajeleascow, 195; 3) Marcos Takuma, 174; 4) Rodrigo Oliveira, 160; 5) Rogério Cebola, 152; 6) João Gabriel, 125; 7) Iuri Bustamante, 123; 8) Bruno Freitas, 116; 6) João Vitor Oliveira, 115; 10) Jorge Sobrinho, 112.

Alberto Cesar Otazú tem o apoio de Bianchi Automóveis, Cardoso Funilaria e Pintura, No Fire Services, Rolley Ball, Speed Truck, IMAB Metalúrgica, TS Sports, Autódromo Virtual de São Paulo (AVSP), Concept Kart. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde, Direção para a Vida e Rotary Club Ponte Estaiada.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.