Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 29 de agosto de 2021

COLUNA MECÂNICA ONLINE



COLUNA MECÂNICA ONLINE®


30 | AGOSTO | 2021 | 



Milhares de carros continuam circulando com airbags potencialmente fatais. Maior recall automotivo da história continua fazendo vítimas


Ganhe R$ 500,00 em abastecimento. Concorra ao sorteio de veículos. Campanhas e mais campanhas buscam avisar ao consumidor que ele está correndo perigo e precisa atender o chamamento emergencial e levar seu veículo para a substituição dos airbags.

Há menos de uma década, o potencial de explosões de airbags da Takata com defeito em um acidente explodiu na crise de segurança mais complexa e de longo alcance da história da indústria automobilística global. São milhares de veículos que continuam circulando com airbags potencialmente fatais.

Na semana passada a BMW convocou mais de 51 mil clientes para realização do recall dos airbags no Brasil em modelos fabricados entre junho de 2004 e dezembro de 2016.


A marca é apenas mais uma entre vários fabricantes envolvidos no recall dos airbags da Takata no Brasil. Toyota, Honda, Nissan, Fiat, Chrysler, Jeep, Mitsubishi, Mercedes-Benz, BMW, Honda Motos, Ferrari, Audi, Subaru, Ford, Renault, Chevrolet e Volkswagen. Ao todo, mais de 30 montadoras foram afetadas.


O que pode acontecer? Qual o risco que realmente existe? A resposta está na química dentro do airbags, que trabalha para inflá-lo durante um acidente. Em uma batida, o airbag explode com uma força maior, liberando fragmentos de metal nos ocupantes do veículo. Isso pode causar sérios ferimentos e até a morte. O maior risco está nos veículos antigos, especialmente naqueles que rodam por lugares quentes e úmidos.

No mês passado, mais de 14 milhões de veículos ainda não haviam sido consertados apenas nos Estados Unidos, além de um número desconhecido, mas provavelmente substancial, no resto do mundo.


Isso significa que milhões de proprietários de automóveis - especialmente em países com fraca proteção ao consumidor - podem permanecer inconscientes de que o propelente usado nos airbags de seus carros pode ser deflagrado como resultado do calor e da umidade, transformando seus veículos em potenciais riscos de explosão.

Pelo menos 37 mortes e 450 ferimentos supostamente relacionados às peças defeituosas em todo o mundo foram relatados aos reguladores de segurança automotiva dos EUA. 


Das mortes, 19 ocorreram nos Estados Unidos, enquanto outras ocorreram em todos os cantos do globo, incluindo Guiana Francesa, Nigéria, Brasil, Austrália e China.


Enquanto no resto do mundo a taxa de atendimento ao recall fica acima de 80%, no Brasil apenas cerca de 50% dos veículos envolvidos foram até as concessionárias para substituição do componente defeituoso.

Desde 2019 o documento do veículo, CRLV, passou a informar quando existe alguma convocação de recall não atendida.

======================================================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido

Heróis na estrada


 

Chevrolet Serviços Financeiros e Consórcio Chevrolet são indicados ao Prêmio Reclame Aqui 2021. As empresas foram indicadas nas categorias Financiamento de Autos e Consórcio.

Chevrolet Serviços Financeiros e o Consórcio Chevrolet foram indicados para as categorias Financiamentos de Autos e Consórcio no Prêmio Reclame Aqui 2021. As votações começam dia 1º de setembro, às 13h, e se encerram no dia 31 de outubro. O resultado será divulgado dia 6 de dezembro deste ano."É uma grande honra participar mais uma vez do Prêmio Reclame Aqui, com indicações em duas categorias. Isso mostra o nosso compromisso e a nossa dedicação diária em oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes. Estamos ansiosos e aproveitamos para convidar a todos para votar e nos ajudar a alcançar mais esse reconhecimento", comentou Paulo Noman, presidente da Chevrolet Serviços Financeiros e do Consórcio Chevrolet.

Considerada a maior premiação do atendimento brasileiro, o Prêmio Reclame Aqui reconhece as empresas que mais respeitam o consumidor, valorizando o atendimento e proporcionando uma experiência positiva. Com 10 edições, foram mais de 1.000 marcas reconhecidas, 10 cerimônias, centenas de profissionais de atendimento premiados, milhões de votos populares.

Esta é a segunda vez que a Chevrolet Serviços Financeiros participa do Prêmio Reclame Aqui. A Chevrolet também foi indicada e concorre na categoria montadora. A novidade este ano é a indicação do Consórcio Chevrolet, que concorre pela primeira vez ao prêmio.

No Prêmio Reclame Aqui 2020, a Chevrolet Serviços Financeiros conquistou o Top 3 em melhor atendimento para o consumidor na categoria Financiamento de Autos. "São mais de 90 anos de história, sempre ao lado dos nossos clientes criando novos produtos e soluções para garantir a realização de conquistas", afirma Paulo Noman.

Para mais informações sobre o prêmio, assim como participar das votações, visite o site https://premio.reclameaqui.com.br/

Para conferir mais detalhes sobre a Chevrolet Serviços Financeiros e o Consórcio Chevrolet, clique aqui .

Sobre a Chevrolet Serviços Financeiros
A Chevrolet Serviços Financeiros está entre as líderes de mercado de financiamento automotivo no Brasil e é uma marca do Banco GM S.A, representação local da GM Financial, subsidiária global de financiamento cativo de propriedade integral da General Motors. Com operações no Brasil desde 1930, oferece soluções de financiamento, consórcio e seguros, com um portfólio de produtos inovadores, e uma linha completa de alternativas para financiar e expandir os negócios dos concessionários.

Sobre o Consórcio Chevrolet
Marca líder entre as administradoras ligadas às montadoras com 43 anos de atuação no mercado, o Consórcio Chevrolet reúne muitas conquistas ao longo da sua história. Sempre pensando em como propiciar as melhores condições, com facilidade, tranquilidade e segurança para os clientes planejarem a aquisição do veículo zero-quilômetro.

O Consórcio Chevrolet faz parte da Chevrolet Serviços Financeiros que, por sua vez, oferece soluções de financiamento, consórcio e seguros, com um portfólio de produtos inovadores.

Podcast NISSAN NO AR Episódio 5: A internet nos automóveis Neste quinto capítulo, a conectividade é a grande protagonista: a interação entre os usuários, seus veículos e a sociedade, com a evolução do conceito de mobilidade nas grandes cidades e o que vem por aí

 



América do Sul – "A internet nos automóveis", o quinto episódio do Nissan No Air, já está disponível no Spotify e no Deezer. Hoje em dia, as funções que os veículos tinham originalmente foram ampliadas. Graças à conectividade e integração, os carros oferecem novas soluções, tornando os trajetos mais eficientes e permitindo que os usuários estejam em contato com o meio e os outros veículos.

Como sociedade, nos encontramos imersos em uma mudança de paradigmas onde a relação não acontece apenas entre seres humanos, sendo também possível uma conexão entre pessoas e máquinas, bem como dos dispositivos entre si. Neste contexto em constante evolução, a Nissan materializa sua proposta em um dos pilares da Nissan Intelligent Mobility, que, graças a uma série de tecnologias integradas em seus veículos, propõe a interação do usuário com o entorno e o carro, por meio da comunicação e conectividade.

Neste cenário, como está essa integração? Qual é o futuro, os próximos passos? Os entrevistados especialistas que participam deste episódio são Marcus Krauspenhar, diretor de Business Strategy da Nissan América do Sul, e Mário Lafitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para a América Latina.

"Estamos no ar! Onde e quando você quiser escutar, o podcast da Nissan América do Sul faz um convite para conhecer os bastidores e as novas ideias sobre mobilidade, design, tecnologia, conectividade e tendências, nas vozes de especialistas da América Latina".


#NissanNoAr #Integração #ainternetnosautomóveis

Escute o 5º episódio, A internet nos automóveis:

Spotify
https://open.spotify.com/episode/32szMguTbpknimXMnCcPRu?si=tHOgvtHiTYWHu1l0hwTwQg&dl_branch=1
Deezer
https://deezer.page.link/sX4VfdU51W325ksH8

sábado, 28 de agosto de 2021

Jeep® anuncia cartão de crédito com benefícios exclusivos em parceria com a Mastercard. - O cartão será o primeiro do Brasil feito com material da reciclagem de plásticos retirados do mar. - De produtos da Jeep® Gear até desconto no próximo Jeep, o Jeep Card trará inúmeros benefícios. - Clientes também poderão usar o nome social gravado no cartão, o que permitirá que a pessoa utilize o cartão e seja reconhecida como quiser. - O usuário poderá acumular pontos a cada compra

 


A Jeep® oferece inúmeras possibilidades para seus clientes. Além de experimentar a liberdade com seus carros, eles podem se vestir com itens da marca Jeep Gear, conseguem viver uma aventura com o App Jeep Trilhas e ainda contam com a plataforma de conectividade, Adventure Intelligence, que facilita a vida do usuário. Ainda em 2021, a Jeep estará presente até mesmo na hora do Jeepeiro realizar uma compra. Isso porque a marca trará mais uma novidade para seus clientes: o Jeep Card, um cartão de crédito diferenciado, em parceria com a Mastercard – líder no mercado brasileiro de cartões - e que traz inúmeras vantagens. Com ele, o consumidor poderá trocar os pontos por serviços ou descontos na Rede Jeep.

“A Jeep quer sempre estar próxima dos seus clientes e o Jeep Card será mais uma forma de unir essa comunidade que ama viver o espírito Jeep. O cartão, uma extensão da marca, será focado em proporcionar experiências únicas e em expandir a jornada do cliente. Exclusividade, cuidado com a natureza, sofisticação e liberdade de escolha são pilares fundamentais desta iniciativa. Sem dúvidas, o Jeep Card chegará para revolucionar o mercado e estimular ainda mais a fidelização dos nossos clientes”, comenta Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

O cartão funcionará com um sistema de pontuação: com qualquer compra, o consumidor já ganhará pontos, mas quando o utilizar com algum produto Jeep os pontos se multiplicarão. E isso poderá ser feito a qualquer momento, seja para dar entrada em um novo Jeep, em serviços de pós-venda ou até mesmo na compra de produtos Jeep Gear. Até o design do cartão terá a cara da Jeep, com cinco autênticas opções de personalização.

Outro fator que vale ressaltar é que a Jeep oferecerá, em parceria com a Mastercard, uma inovação no segmento na produção do cartão: será o primeiro no Brasil a utilizar material originado da reciclagem de plásticos retirados do mar, mantendo seu cuidado com a natureza. Além disso, o cartão contará com a funcionalidade True Name da Mastercard, com o qual pessoas transgênero e não-binárias podem utilizar o nome social em seus cartões.

“O Jeep Card oferece aos consumidores os benefícios do cartão com liberdade de escolha e cuidado com o meio ambiente, por isso, estamos muito felizes com essa parceria e em trazer essa inovação para o mercado brasileiro”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil. “Um estudo recente da Mastercard comprova o quanto os consumidores estão mais conscientes em relação ao impacto ambiental de suas ações após a pandemia. Por isso, produzir cartões com materiais mais sustentáveis é um passo importante no avanço das medidas em prol do meio ambiente, globalmente e a longo prazo”, finaliza o executivo.

O Jeep Card será internacional e permitirá pagamento por aproximação, além de trazer a possibilidade de cartão virtual. Com a bandeira Mastercard, permitirá ainda que os jeepeiros possam participar do Surpreenda, programa de benefícios da marca que dá um ponto a cada compra realizada com o cartão, independentemente do valor, e traz possibilidades de trocas com ofertas especiais.

Benefícios Jeep

O cliente pode trocar seus pontos por descontos na compra de um novo Jeep, de produtos Jeep Gear, serviços de pós-venda, revisões programadas e acessórios, na anuidade do pacote Jeep Adventure Intelligence e até mesmo participar dos eventos e experiências exclusivas da marca.

Ainda com a parceria entre Cart e Jeep Card, o jeepeiro pode aproveitar a isenção de mensalidade no Cart Connect Car, quando utiliza a função de pagamento através do cartão da Jeep. 

Para se cadastrar e receber mais informações sobre o pré-lançamento do Jeep Card, os clientes podem acessar o link: https://www.jeep.com.br/jeepcard.html


Renault do Brasil explica que os resultados negativos dos testes de segurança feitos pela Latin NCAP no New Duster foram causados pela mudança de protocolos

Uma avaliação realizada pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, no modelo Renault New Duster classificou-o com zero, estrelas e solicita melhorias urgentes. O Renault New Duster, produzido na América Latina e na Romênia, com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. 

O popular SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.

Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27/08, a Renault do Brasil informa:

  • O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
  • Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 

  • É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

  • A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Jeep® comercializa mais de 2.800 unidades do Commander em apenas seis horas. - Pré-venda do novo SUV da Jeep começou às 13h do dia 26 de agosto (quinta-feira) e os três primeiros lotes já se esgotaram. - A ação de pré-venda continua e vai até 7 de outubro

 


O Jeep® Commander acaba de ser lançado e já se mostrou um sucesso comercial, encantando o público. Isso pode ser comprovado com os resultados iniciais da pré-venda do modelo. Em apenas seis horas a marca comercializou mais de 2.800 unidades. O novo SUV da Jeep do segmento D é o maior e mais sofisticado da marca já produzido no Brasil, trazendo muito conforto, sofisticação, espaço e capacidade off-road.

A pré-venda começou ontem (26/08), às 13h, com um lote de 500 unidades, que terminou em apenas 30 minutos. Além de serem os primeiros a receberem o SUV premium, estes clientes também vão ganhar um welcome kit e as três primeiras revisões gratuitas. Já o segundo lote, com 1.000 veículos, acabou nos 15 minutos seguintes. Ou seja, em apenas 45 minutos, a marca já tinha comercializado 1.500 unidades. Até o final do dia foram mais de 2.800 carros vendidos, ou seja, mais de três lotes (o terceiro também era de 1.000 veículos). 

“Hoje fizemos história. Estou realmente muito orgulhoso. Teria sido um recorde sem precedentes para essa faixa de preço termos vendido os primeiros 500 carros em quatro dias, como prevíamos. No entanto, esse lote terminou em 29 minutos. Depois de duas horas do início da ação, já havíamos passado de 2.000 veículos e o número não para de subir. E pensar que já temos esses números todos em relação a um modelo que ainda vai começar a ser produzido e que os clientes ainda não viram fisicamente. Isso comprova a confiança que conquistamos com a marca Jeep e que trabalhamos diariamente para manter e ampliar. Agradeço a todos por este recorde emblemático”, diz Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. 

“Todos estes excelentes números não seriam possíveis sem o apoio da rede de concessionárias, que trabalhou antecipadamente de forma efetiva para levar mais de 6.000 clientes ao lançamento do Commander em suas lojas, com uma estratégia assertiva e sofisticada, criando uma avant-première. Importante ressaltar que uma experiência premium foi desenvolvida pela Jeep com a rede para quem quiser conhecer melhor ou adquirir o Jeep Commander a partir da chegada às lojas, em outubro”, ressalta Fernando Silva, Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing da Jeep para o Brasil. 

Vale lembrar que para os três lotes iniciais as três primeiras revisões são gratuitas. Além disso, para quem fizer a aquisição como pessoa física, no varejo, a Jeep pagará o valor da tabela FIPE no Renegade ou Compass usados (ver todos os detalhes das condições no hotsite da pré-venda: https://commander.jeep.com.br/). 

“A Jeep traz muitos momentos marcantes ao longo dos seus 80 anos de vida. Estamos diante de mais um case de grande sucesso e que, sem dúvida, terá destaque na história da marca. O Commander chegou para impressionar em todos os sentidos e acredito que tenhamos acertado em cheio no que os clientes queriam, conferindo ao modelo o máximo de sofisticação, com amplo espaço, muita tecnologia e segurança”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

A versão topo de linha do Jeep Commander - a Overland Turbo Diesel 4x4 - foi a mais requisitada até agora na pré-venda. Ela é a mais completa e ainda traz grande capacidade off-road. A versão conta com rodas de 19”, teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127v. Além disso, possui Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle, molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.

Volkswagen Nivus 2022 ganha painel digital em todas as versões e carregamento por indução. - Versão Comfortline passa a contar com painel de instrumentos 100% digital com tela de 8’’ igual ao do Taos Comfortline. - Carregamento por indução (wireless charger) é item de série na configuração topo de linha Highline e opcional na Comfortline. - Destaque nos modelos da família GTS, Azul Biscay agora incorpora também o leque de opções de cores do Nivus 2022


São Bernardo do Campo (SP) - O Volkswagen Nivus chega à linha 2022 com novos equipamentos que reforçam suas qualidades exclusivas e que são encontradas somente em segmentos superiores. Lindo, versátil, moderno, conectado, o modelo desenvolvido totalmente na região da América Latina passa a contar agora com painel de instrumentos digital também na versão Comfortline, carregamento de smartphone por indução (wireless charger) e a opção de cor Azul Biscay, que ganhou destaque nos modelos esportivos Polo GTS e Virtus GTS.

Um dos destaques do Nivus 2022 é o novo painel de instrumentos totalmente digital com tela de 8 polegadas configurável, que passa a ser de série no Nivus Comfortline, agregando tecnologia, requinte e modernidade à configuração de entrada do modelo. Trata-se do mesmo painel que estreou no Brasil com o Taos Comfortline. Já a versão Highline segue com o consagrado painel 100% digital e configurável Active Info Display, com ampla tela de 10,25 polegadas. ‘Ponteirinho’, no Nivus, é coisa do passado!

Na linha 2022, o Nivus Highline agora sai de fábrica com carregamento de smartphone por indução (wireless charger), algo totalmente exclusivo quando comparado com seus rivais diretos. A tecnologia também está à disposição para o Nivus Comfortline, mas como opcional. O equipamento passa a fazer parte do Pacote VW Play & Tech, juntamente com a central de infotainment VW Play, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), volante multifuncional revestido em couro e Shift Paddle.

Outra novidade entre os opcionais é a inclusão do Azul Biscay no leque de cores do Nivus. A pintura tipo metálica é exatamente a mesma que ganhou destaque nas ruas com os esportivos Polo GTS e Virtus GTS.



(sedã + hatch)² x SUV = Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus é uma referência no País por oferecer o melhor de cada segmento e misturar aspiracional e racional de maneira singular. Com design marcante, o modelo é responsável por democratizar a carroceria cupê na categoria dos veículos compactos no mercado brasileiro. Sua forte personalidade, no entanto, em nada atrapalha uma de suas principais características: a versatilidade. Com excelente espaço interno, o Nivus tem um porta-malas amplo, com capacidade para 415 litros. Digno de fazer inveja a muitos sedãs.

O ‘Carro do Ano 2021’ também é referência por oferecer tecnologias que não são encontradas entre seus concorrentes diretos, como AEB e o ACC. Também é possível destacar a iluminação 100% em LED, o Alerta de Fadiga, Post Collison Brake e é claro, o VW Play!



A central de infotainment desenvolvida 100% no Brasil e que estreou exatamente no Nivus, hoje já equipa Polo, Virtus, T-Cross, Taos e será utilizada em mais de 70 mercados em todo o mundo. Com tela de 10,1 polegadas de altíssima definição, totalmente configurável e com recursos exclusivos, como uma loja de aplicativos nativos (que não para de crescer) e agendamento de serviços nas concessionárias, o VW Play tem usabilidade similar à de um smartphone. Aliás, dos smartphones vem uma de suas maiores vantagens: a capacidade de evoluir constantemente a partir de pacotes de atualizações.

A dirigibilidade parecida à de um hatchback é também uma das qualidades do Nivus. Tanto na versão Comfortline quanto na Highline, o Volkswagen é equipado com moderno, robusto e eficiente motor 200 TSI Total Flex de até 128 cv (94 kW) de potência máxima a 5.500 rpm e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque entre 2.000 e 3.500 rpm, quando abastecido com etanol. Atrelado sempre a uma transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, precisos e silenciosos, este propulsor garante acelerações e retomadas acima da média quando comparado a seus rivais diretos.


E se design, tecnologia, versatilidade e prazer ao volante fortalecem o lado aspiracional do Nivus, os custos de propriedade seduzem aqueles que colocam o racional como algo fundamental na hora da compra. Neste ponto, destaque para o fato de as duas versões do Nivus estarem inclusas no programa Revisão de Série, que assegura a gratuidade das três primeiras revisões. Tal benefício foi um dos pontos destacados pela revista Autoesporte, que em julho escolheu o Nivus, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor opção do ranking ‘Qual Comprar’ na categoria ‘SUVs Compactos’, e também pela Quatro Rodas, que em agosto elegeu o Nivus Comfortline 200 TSI como a ‘Melhor Compra’ entre os ‘SUVs até R$ 100 mil’, sacramentando o custo-benefício como uma das vantagens do modelo em relação a todos os outros adversários.

Primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense é realizado no Vale do Café. Evento, realizado na região turística Vale do Café, reúne representantes dos governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada em busca de união para retomada consistente do setor

 

A abertura do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Vale do Café, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro –, contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da iniciativa privada. O evento, realizado no Centro de Convenções de Vassouras, foi conduzido por Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.

Tutuca fez uma explanação sobre o trabalho que a Setur está desenvolvendo para o fortalecimento do turismo. O secretário destacou o Programa “TurismoRJ + Perto”, que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.

- É nisso que eu e a minha equipe acreditamos: trabalhar em parceria, estar lado a lado. O turismo foi muito prejudicado pela pandemia, mas a nossa união vai trazer frutos. A Setur está focada em ações direcionadas aos visitantes nacionais, porque sabemos que este é o momento de conquistarmos esse público. Esses turistas buscam destinos seguros para viajar e que oferecem o que o nosso Estado mais proporciona: atividades ao ar livre. Vamos em frente! Viva o turismo no Rio de Janeiro!

Severino Dias, prefeito de Vassouras, agradeceu a honra do município em realizar o primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense.

- O Vale do Café foi uma das regiões mais importantes do nosso País durante o século XIX e tenho certeza que, com esse trabalho, vamos alavancar isso novamente.



Ações promocionais da Setur-RJ

A Secretaria de Estado de Turismo tem ações promocionais já propostas para o segundo semestre. São elas: “O Rio continua Lindo e Perto” e o “Viaje no RJ”, que terá R$12 milhões de investimento em campanha direcionada à alta temporada, com vistas ao verão.

Calendário da Virada

A Setur vê os eventos como pontos extremamente favoráveis para a retomada. O “Calendário da Virada” foi apresentado com 30 projetos esportivos e 23 culturais, previstos para começarem a ser realizados no início de novembro deste ano e seguindo até o final de 2022.

Turismo gera empregos

Antônio Florêncio de Queiroz, presidente da Fecomércio, ressaltou que o Rio é o estado que tem a maior média da participação relativa de vínculos empregatícios formais do turismo na economia fluminense.

- Esse dado mostra a importância do setor para o Estado. Além disso, a proximidade entre as regiões favorece muito o turismo, já que faz com que possamos viajar pelo Estado em um espaço de tempo menor, visitando muitos destinos diferentes. E a Setur-RJ e a TurisRio estão explorando essa característica positiva de forma espetacular.



Artesanato do Estado do RJ

O artesanato fluminense fez parte da programação do evento através da assinatura de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os municípios do Vale do Café em prol do fomento do artesanato regional.


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.164 — 26/8/21

 


GREAT WALL VAI MUDAR

IMAGEM CHINESA NO MERCADO?

 


O anúncio, na semana passada, da venda das instalações industriais desativadas da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), para a Great Wall Motors (GWM) não chegou a ser exatamente uma surpresa. Desde 2012 a GWM mostrava interesse no mercado brasileiro, mas preferiu esperar por momentos melhores. Havia dúvidas sobre se instalar como importadora ou nomear uma representante. Em 2019 notícias de bastidores levantaram uma possível associação entre a empresa e o Grupo CAOA para adquirir a fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP). Porém, não prosperou.

Outras chinesas, JAC e Chery (ambas estatais), adotaram caminhos diferentes. A primeira nomeou o Grupo SHC, de Sérgio Habib, como sua representante. A marca estreou relativamente bem, mas o programa Inovar-Auto, de 2013, elevou muito a carga fiscal sobre empresas que não produziam no Brasil. O grupo entrou em recuperação judicial e hoje tem participação de mercado simbólica, embora sua guinada para modelos elétricos da própria JAC venha ajudando.

No caso da Chery o erro de avaliação foi quase fatal. Inaugurou uma fábrica inteiramente nova em Jacareí (SP) e já no dia seguinte sofreu com uma greve. A operação provou-se inviável até o Grupo CAOA entrar na sociedade em 2017. O grupo brasileiro atuou com competência para salvar a marca, dividindo a produção entre Jacareí e Anápolis (GO).

A GWM (maior fabricante de capital privado chinês) deve ter negociado muito bem a aquisição da fábrica paulista com a matriz da Daimler, na Alemanha. Uma unidade pequena, para apenas 2.000 veículos/ano e 370 funcionários. Os planos, porém, são audaciosos: 2.000 funcionários e 100.000 unidades/ano em prazo ainda em aberto. Seu portfólio inclui cinco marcas (Great Wall, Haval, WEI, TANK e ORA) com oferta de SUVs e picapes médias bastante demandados aqui.


O grupo, no entanto, mostra algo desabonador. Já fez cópias descaradas, na China, de produtos da Fiat, Isuzu, Nissan, Scion e Toyota. Agora mesmo lançou lá um “Fusca” de quatro portas. Embora, certamente, não deva repetir esses mesmos erros aqui, outra chinesa, a Lifan, já vendeu uma cópia do Mini no Brasil. Chery e JAC nunca apelaram para esse expediente e indicam a imagem a ser seguida.

Seminário discute segurança e conectividade

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em seminário virtual, mostrou as tendências em segurança e conectividade nos próximos anos. Daniel Tavares, do Denatran, disse que na Semana Nacional do Trânsito, agora em setembro, serão apresentadas novas metas de segurança. Carlo Gibran, da Bosch, frisou que há um árduo trabalho de discussão e aprovação de 38 tecnologias para veículos em prazos que vão de seis a 48 meses. Muitas dessas regulamentações ainda são recentes, mesmo no exterior.

Lucas Chamon, da RA Automotive, destacou o desafio do volume de dados processados e conectados por um único carro autônomo ainda em testes: 30 TBytes por dia. Isso é 3.000 vezes mais que a quantidade gerada em uma rede social como o Twitter, diariamente. Mesmo com auxílio da telefonia celular 5G muito ainda terá que ser feito para adicionar confiabilidade e consistência.

Quanto à confidencialidade dos dados pessoais dos ocupantes do veículo João Garbin, da Volvo Cars, garantiu que serão preservados. A dúvida surgiu quanto à possibilidade de serem repassados a autoridades de trânsito.

 

ALTA RODA

 

NEM a Toyota escapou dos problemas de abastecimento de semicondutores e cortará no próximo mês de setembro 40% de sua produção mundial. Alguns países serão atingidos mais do que outros, embora a empresa planeje recuperar o volume até março de 2022 (fim de seu ano fiscal). Segundo a agência Reuters, a Toyota aumentou os estoques de chips desde o desastre nuclear de Fukushima, em 2011 e, por isso, vinha sendo menos afetada que outras fabricantes.

CR-V 2021 manteve dimensões e desempenho. Reestilização dianteira, novas rodas e retoques na traseira deixaram o SUV médio da Honda mais atraente. Tração 4x4 por demanda proporciona ótima dirigibilidade. Pacote de segurança completo: controle de cruzeiro adaptativo e frenagem emergencial autônoma entre outros. Portas USB bem posicionadas e carregamento de celular por indução melhoram a conectividade. Importado dos EUA, preço alto deixa-o pouco competitivo.

PORSCHES 911 GT3 e 718 Cayman GT4 chegam por R$ 705.000 e R$ 1.149.000, respectivamente. Ambos utilizam motores de aspiração natural, no cenário dominado por turbocompressores, inclusive da própria marca. Em teste no Autódromo Velocittà, o primeiro, agora com 510 cv, está mais "no chão", como se diz, com mudanças nas suspensões e aerodinâmica. O segundo ganhou potência (passou para 420 cv) e proporciona experiência de guiar ímpar pela agilidade de respostas graças ao motor traseiro-central. 

___________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br

 

Painéis do Fórum Regional do Turismo Fluminense abordam temas que visam a retomada do turismo. Desafios, gargalos, estratégias, ações promocionais e novos produtos foram alguns dos assuntos debatidos por representantes do turismo do Estado

 



Discutir ações em prol do turismo pós pandemia. Com este objetivo, a segunda parte do Fórum Regional do Turismo Fluminense foi realizada ao longo da tarde, no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), reuniu nomes importantes do setor em diversas áreas.

Forças, gargalos e desafios
“Turismo no estado do Rio de Janeiro: forças, gargalos e desafios” foi o tema do primeiro painel. Ao longo da conversa, o Assessor Especial da Diretoria de Operações do DER, Cesar Werneck; o Tenente Coronel do BPTur, Costa Neto; e a Diretora de Operações da AgeRio, Tatiana Oliver, debateram os benefícios da sinalização turística e as facilidades que os empresários da área podem conseguir com ajuda da AgeRio. Além disso, Costa Neto lembrou aos presentes a existência de uma forma de auxílio aos turistas pouco conhecida pelos municípios: a Hot Line.

- A Hot line é uma linha telefônica que conta com atendimento bilíngue 24h. Além disso, o BPTur ainda conta com um Posto Avançado de Atendimento ao Turista. Trata-se de uma base instalada temporariamente em algum lugar onde vá acontecer um evento grande que necessite de apoio policial.



Transformando atrativos turísticos em produtos
No segundo painel, “Do potencial ao comercial: Transformando atrativos turísticos em produtos”, os debatedores abordaram assuntos como o turismo regional, a importância da produção de conteúdo nas redes sociais e o que é um produto turístico. Participaram da mesa o Diretor de Vendas e Marketing do Grupo Farimont, Michael Nagy; a Sócia da Via Capi DMC Brasil, Kellye Neis; o Vice-Presidente e Diretor Comercial do HURB, Antônio Gomes; e o Presidente do INEA, Phillipe Campello, que ressaltou a importância da realização de mais eventos esportivos na região.

- O Vale do Café tem vocação para diversas atividades, como, por exemplo, canoagem e mountain bike. Por isso, acho interessante a criação de um calendário com mais atrações esportivas. Porém, acho importante que isso seja unificado. Não existe necessidade de disputar o público entre os municípios. As cidades podem se unir para fechar um calendário de eventos esportivos. A região tem vocação, mas é preciso ter inteligência nesse processo.

Estratégias especiais para experiências memoráveis
A última mesa teve como tema “Segmentação turística: estratégias especiais para experiências memoráveis”. Entre os participantes, estavam o Consultor do Sebrae, Flávio Gueiros; o Presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves; Chefe de Escritório Técnico do Médio Vale do Paraíba do Iphan, Sáskia Lima; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias; a Musicista e empresária, Cristina Braga; e o Presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, que abordou as políticas públicas que estão sendo realizadas para ampliar o trabalho do turismo regional.

- Agora, como temos mais pessoas vacinadas, estamos preparando uma campanha onde vamos explorar o destino interno a nível Brasil e o de curta distância dentro do Estado. Temos muitos atrativos e podemos oferecer todo o tipo de experiência. O Vale do Café é um exemplo disso, com várias opções para os visitantes, desde atrações de aventura até finais de semana relaxantes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler no interior paulista. - A 17ª edição do evento será realizada neste final de semana (27 a 29) em Águas de Lindoia. - Encontro terá cerca de 300 modelos antigos e atuais de marcas como Dodge, Chrysler e Plymouth. - Participantes homenagearão dois marcos da Dodge no país – os 50 anos do Dart cupê e dos Charger e os 20 anos do fim da produção da Dakota



Desta sexta-feira até o domingo (27 a 29), Águas de Lindoia, a cerca de 170 km de São Paulo, será a Meca para os apaixonados pela Dodge, entre outras marcas “irmãs”, e seus clássicos de motor V8 (mas não somente). Afinal, a estância hidromineral sediará o 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil, mais conhecido como Mopar Nationals, mesmo nome do evento criado nos Estados Unidos em 1981.



Vale explicar que, nos EUA, a palavra Mopar é sinônimo dos veículos Chrysler, Dodge, Plymouth, DeSoto, Imperial, Fargo, Eagle, Jeep e Ram, marcas que fizeram parte do antigo grupo Chrysler, hoje integrado à Stellantis. São esperados ao redor de 300 carros, entre modelos antigos e atuais, nacionais e importados. Organizado pelo Chrysler Clube do Brasil, o encontro vai comemorar duas efemérides no país.



A primeira é o aniversário de 50 anos da linha Dodge cupê, lançada no ano/modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Para marcar a ocasião, pela primeira vez serão colocados lado a lado os R/T nas quatro cores do catálogo inicial. Algo que nem a própria Chrysler registrou na época. A outra data importante a ser lembrada se refere à Dodge Dakota. Várias unidades da picape estarão presentes, pois neste ano se completam duas décadas da paralisação prematura da produção do utilitário na fábrica de Campo Largo (PR).



Personagem de cinema
O evento ainda terá carros muito especiais como um Dodge Hemi Challenger 1970 único no Brasil, com o icônico motor Hemi 426, então o mais potente do grupo Chrysler. Também se destacará o único Plymouth Road Runner Superbird rodando no país, um exemplar 1970 com motor Magnum 440 (cilindrada em polegadas cúbicas, equivalente a 7,2 litros) e câmbio manual. Trata-se do revolucionário carro representado pelo personagem "Rei" do desenho “Carros” que, por sua vez, é uma homenagem ao piloto Richard Petty, que marcou época com o Superbird na Stock Car norte-americana, a Nascar.



Entre modelos atuais, o Mopar Nationals vai exibir alguns dos melhores Dodge Challenger do Brasil. Como um R/T de motor HEMI 5.7 (como na recém-chegada Ram 1500 Rebel, que também poderá ser apreciada por lá) e câmbio manual, sem igual no Brasil. Um SRT Hemi 426, com capô tipo “shaker”, remetendo aos originais da era dourada dos muscle cars. E ainda um Hellcat que já atingiu mais de 310 km/h no espaço de apenas uma milha (1.609 metros) 
em uma prova medida.



Somando os participantes que levarão os veículos, familiares, amigos e visitantes, a estimativa da organização é que cerca de 1.500 pessoas circulem pelo evento ao longo dos três dias. “O nosso encontro é, sem dúvida, um dos maiores focados nas marcas Chrysler fora dos Estados Unidos”, afirma o presidente do clube, Lincoln Gomes de Oliveira Neto.



Confira na galeria ao lado o cartaz oficial e fotos de edições anteriores do Mopar Nationals para ter uma ideia do que está por vir.

Serviço
Evento: 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil – Mopar Nationals

Data: 27 a 29 de agosto

Local: Praça Dr. Vicente Rizzo (em frente ao hotel Majestic) – Águas de Lindoia/SP

Mais informações: contato@chryslerclube.com.br.















Audi e-tron S Sportback com três motores elétricos começa a ser entregue aos clientes. Primeiras unidades do novo veículo elétrico desembarcam no Brasil e serão entregues aos clientes que adquiriram o modelo na pré-venda. Com 973 Nm, o Audi e-tron S Sportback é capaz de fazer até exercícios de drift. Veículo está disponível a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta com personalização de até sete itens



São Paulo, 25 de agosto de 2021 – As primeiras unidades do Audi e-tron S Sportback já chegaram ao Brasil somente três meses após seu lançamento, que ocorreu em maio. Primeiro veículo 100% elétrico com três motores a ser produzido em série no mundo, o modelo será entregue ainda em agosto aos clientes que adquiriram suas unidades durante a pré-venda. O e-tron S Sportback permanece com condições especiais até 31 de outubro com preço a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta e, no início de novembro, o veículo passará a ser comercializado a partir de R$ 814.990,00. Como parte da condição especial de pré-venda, os clientes que adquirirem o Audi e-tron S Sportback terão quatro manutenções gratuitas e um carregador adicional incluso. Novos interessados podem configurar seu veículo na rede de concessionárias e no site oficial da Audi do Brasil.
 
Com três motores elétricos – dois no eixo traseiro e um no eixo dianteiro – o Audi e-tron S Sportback é capaz de entregar 973 Nm de torque e 370 kW de potência (503 cavalos), números que demonstram seu caráter esportivo. Se o modo de condução do Audi drive select estiver selecionado como "Dynamic", é possível fazer até exercícios de drift. O modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos com velocidade máxima de 210 km/h e a tração quattro elétrica é aprimorada com vetorização de torque: cada motor elétrico traseiro envia o torque diretamente para a roda – não há mais diferencial mecânico.
 
A grande bateria de alta tensão permite uma autonomia de até 380 km no ciclo WLTP e garante uma distribuição equilibrada do peso. É instalada em uma posição baixa comparável à dos três motores elétricos. Isso diminui o centro de gravidade do carro e oferece vantagens em termos de condução dinâmica.
 


Soluções inovadoras
Uma das principais soluções aerodinâmicas do Audi e-tron permanece na versão S: o modelo possui retrovisores externos virtuais como item opcional, com câmeras que enviam a imagem para uma tela de alta definição dentro do veículo – com esta inovação, o Audi e-tron S Sportback alcança excelente coeficiente de arrasto de apenas 0,26. Outra solução aerodinâmica é a entrada de ar de resfriamento controlável com dutos para resfriar os freios das rodas dianteiras. Ela permanece fechada sempre que possível para que a corrente de ar flua sobre o capô.
 
O modelo vem de série com faróis Full LED Digital Matrix com luz de direção – outra inovação mundial lançada com o e-tron Sportback. Cada feixe de luz é dividido em 1,3 milhão de pixels e pode ser controlado com grande precisão, o que abre inúmeras funções e possibilidades ao funcionar como um verdadeiro projetor de imagem. Uma delas chama atenção logo ao ligar e desligar o veículo, pois os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada. Outra função é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, além de projetar pequenas setas no piso logo à frente do veículo. Por último, o conjunto também é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada e dinâmica para aumentar a visibilidade.
 

Interior e equipamento progressivo
O interior do Audi e-tron S Sportback é projetado com cores escuras. Bancos super esportivos em couro valcona ajustáveis ​​eletricamente e memória para o motorista são de série. O acabamento interno é em fibra de carbono e o pacote de iluminação ambiente adiciona destaques progressivos com possibilidade de 30 opções de cores.
 
O veículo é equipado também com o sistema de controle digital sensível ao toque MMI Touch com duas grandes telas centrais. No terceiro display, o Audi virtual cockpit posicionado atrás do volante, o motorista pode selecionar uma tela especial e-tron que exibe o veículo no centro da imagem. O sistema de som é o Bang & Olufsen 3D com 16 alto falantes e 705 Watts de potência.
 
Chegada ao mercado brasileiro
O Audi e-tron S Sportback teve início de pré-vendas em maio e desembarca no Brasil para os primeiros clientes que já adquiriram o modelo. Novos interessados podem configurar seu veículo na rede de concessionárias e no site da Audi do Brasil a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta, com possibilidade de personalização de diversos itens
 
Ao todo são sete itens configuráveis: nove cores externas – além de várias outras Audi Exclusive –, dois desenhos de roda, duas cores de pinças de freio, design exterior com detalhes em preto ou em alumínio, três acabamentos para a capa do retrovisor, cor do couro nos assentos e acabamento interno em carbono, alumínio ou cinza volcano. Como opcionais com custo adicional, o Audi e-tron S Sportback oferece os retrovisores externos virtuais, capa do retrovisor em carbono e a tecnologia Audi Night Vision.



 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.