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sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ram amplia a rede de concessionárias e inaugura novo padrão ainda mais premium

 


  • Impulsionada pelo excepcional crescimento de 675% nas vendas dos últimos anos e o maior lançamento da história da marca no Brasil, a marca terá mais de 100 concessionárias até o final do ano
  • Estão sendo investidos pelos parceiros aproximadamente R$ 150 milhões para a inauguração de novas lojas e a revitalização da rede atual
  • Aliado ao aumento do número de pontos de venda, foi criado um novo padrão de arquitetura e atendimento para entregar um serviço ainda mais premium e exclusivo
     

O desempenho da Ram no Brasil nos últimos anos é impressionante, com recordes consecutivos em vendas, o que impulsionou a marca para as primeiras colocações no ranking do mercado premium, representando o segmento de picapes que entregam força, capacidade, luxo e tecnologia inigualáveis. No final de 2019, a marca teve 652 emplacamentos e o fechamento de 2022 indicou 5.052 unidades registradas – alta de 675%. Recentemente, também começaram a ser revelados detalhes do novo modelo que será produzido no Brasil e carrega a missão de ser um divisor de águas para a marca na região.

Para apoiar todo esse crescimento da Ram no país, um movimento de ampliação da rede de concessionárias está sendo implementado, com o investimento, por parte dos grupos parceiros, de aproximadamente R$ 150 milhões para chegar a mais de 100 lojas até o final deste ano. Mais que o dobro em relação aos 46 pontos de venda da marca em dezembro de 2019, demonstrando a aposta nos novos rumos da marca no Brasil, amplificando a capilaridade e a presença em diferentes regiões.

“Em paralelo ao lançamento da nossa futura picape nacional e aos resultados que alcançamos nos últimos anos no Brasil, estamos mais do que dobrando o número de concessionárias no país, visando a fortalecer a presença da Ram, oferecendo aos nossos clientes mais pontos de vendas com um atendimento premium que é reconhecido pela excelência e exclusividade”, afirma Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

Com a inauguração das novas concessionárias pelo país, a expectativa é atender clientes em Estados que a marca ainda não tinha lojas, como Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, em suas capitais. Além de novas concessionárias em outras 14 regiões do país que incluem Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, assim como 12 novos pontos em São Paulo e mais seis novas lojas em Minas Gerais.

“Com este movimento, estamos buscando fortalecer ainda mais a presença da Ram em áreas estratégicas, assim como trazer para mais perto os clientes em cidades novas para a marca, acompanhando um dos momentos mais importantes da Ram no país com o sucesso de vendas dos nossos modelos e o lançamento de uma nova picape nacional exclusiva” reforça Everton Kurdejak, vice-presidente de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

Novo padrão das lojas: ainda mais premium e exclusivo

Os clientes da Ram começam a sentir a experiência de comprar uma picape da marca do poder inigualável no atendimento premium da rede de concessionárias, uma base sólida que sustenta o sucesso da marca. E toda essa atenção ao consumidor ganhou um novo capítulo com o novo padrão inaugurado pela Marajó, em Londrina (PR), em outubro de 2022 e estará presente em todas as lojas até o final deste ano.

A arquitetura externa e a decoração trazem maior destaque para a Ram, com área dedicada para os veículos da marca no showroom, vitrine exclusiva com os produtos da grife de artigos pessoais Ram Store, espaço VIP, entre outros recursos. O objetivo é sempre de reforçar os níveis de satisfação do consumidor, que também vem crescendo nos últimos anos.

Benchmarking do Connection vai mostrar os segredos de sucesso de empreendimentos da Serra. Visitas técnicas em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves acontecem de 19 a 21 de maio

 (Foto divulgação)  Olivais está no roteiro de Gramado


Além do eixo temático que provoca conexões com assuntos semelhantes por meio de painelistas nacionais e internacionais, a 6ª edição do Connection, com o tema Terroirs do Brasil, oferecerá experiência técnica em cases como Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Entre os dias 19 e 21 de maio, o participante que se interessar em conhecer e aprender um pouco mais sobre os produtos de origem e empreendimentos dos destinos, terá essa grande oportunidade.

Os roteiros são voltados a gestores públicos e a pequenos produtores rurais e estão focados nos pilares do Connection Terroirs do Brasil. O benchmarking de Cambará do Sul será no eixo da sustentabilidade, biodiversidade e turismo; já Gramado terá como foco mercado, eventos e turismo; e Bento Gonçalves abordará cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.

De acordo com a organização, o participante vai conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória de cada destino. “Nosso intuito é proporcionar aos participantes uma imersão de aprendizado sobre as melhores práticas no desenvolvimento, gestão e promoção dos produtos da Serra Gaúcha e a integração com as cadeias de valor da gastronomia, do comércio e do turismo", enfatiza a CEO do Connection, Marta Rossi.


Roteiros completos
Cada pacote inclui hospedagem no período de 19 a 21 maio com café da manhã; refeições, ingressos para as visitas e experiências, guiamento especializado, transporte, caderno de benchmarking e certificado de participação. A descrição completa dos pacotes e do evento estão disponíveis no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais @connection_experience. Os valores para cada benchmarking (com vagas limitadas) podem ser consultados através do e-mail reservas@festurisconnection.com.br, mais informações também pelo número (54) 99672-9223. Quem for participar da área de conteúdo, que acontece no Palácio dos Festivais e das experiências na Alameda Terroir (Rua Coberta), deve adquirir o ingresso no site, pelo valor de R$599. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.


quinta-feira, 27 de abril de 2023

Rossi & Zorzanello prestigia posse do novo secretário de Turismo de Gramado



Na manhã desta quarta-feira (26) a empresa Rossi & Zorzanello, representada pelo CEO Eduardo Zorzanello, compareceu para a posse do novo secretário de Turismo de Gramado. Luia Barbacovi, vice-prefeito, assumiu o cargo.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk deu início ao encontro de nomeação e ressaltou a importância do setor turístico para a cidade de Gramado, exaltando o profissionalismo presente no trabalho da Secretaria de Turismo. O prefeito destacou o passado profissional de Luia e suas cooperações para o mercado turístico regional. Ao final de seu discurso, Nestor agradeceu pela presença de Eduardo Zorzanello no evento, representando o trade turístico nacional..

Luia encerrou sua posse enfatizando a magnitude que o turismo tem para a cidade de Gramado, desde os seus primórdios, e citou algumas de suas colaborações regionais em antigos governos. Finalizou com seus agradecimentos à Rossi & Zorzanello. “Obrigada pela presença da Rossi & Zorzanello, que transformou um evento em uma referência mundial, e é graças a empresas assim e com parceira da imprensa, que hoje quando sai uma pesquisa ou informação sobre hotelaria e turismo, Gramado está presente”, destacou.

No evento também estavam presentes diversas entidades do trade turístico de Gramado, jornalistas e representantes de empresas colaboradoras no setor da cidade e a procuradora-geral do Município, Mariana Reis.


crédito: Thaíse Subtil
Eduardo Zorzanello, Nestor Tissot, Guilherme Paulus e Luia Barbacovi

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.248 — 27/4/23

 


Híbridos triplicarão participação

no mercado brasileiro em 10 anos

 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), fundada em 2004 e vinculada ao Ministério das Minas e Energia, divulgou um estudo elaborado em 2022 sobre “Demanda de Energia para Veículos Leves” em que projeta uma participação 3,6 vezes maior de modelos híbridos (convencionais e plugáveis) na frota brasileira até 2032. Significa passar de 1,9% para a 6,9%, uma projeção bastante factível.

Entretanto, a participação de carros 100% elétricos não acompanhará esse ritmo e na realidade ficará bem abaixo em termos percentuais. Note-se que não se trata de vendas, mas de participação na frota circulante por motorização (a frota real e não a simplesmente registrada pelo Denatran em que veículos fora de circulação com baixa oficial no registro são raros).

Dentro deste cenário destaca-se a Toyota, que acaba de anunciar um investimento de R$ 1,7 bilhão em suas duas fábricas no Estado de São Paulo: Sorocaba (onde produz Yaris hatch e sedã, além de Corolla Cross) e Porto Feliz (motores). A viabilização do projeto deu-se dentro do programa estadual Pró-Veículo Verde, pois haverá um novo modelo híbrido flex.

Não se trata de um subsídio convencional, pois o governo paulista deve R$ 1 bilhão em créditos do ICMS acumulados em exportações da fabricante japonesa para 22 países. Assim, ela deixa de recolher esse imposto ao longo de quatro anos até zerar o crédito. A empresa transformará 700 empregos temporários, hoje existentes nas duas fábricas, em efetivos.

A Toyota não revelou o modelo, mas se trata do sucessor do atual Yaris na versão Cross que será lançado no segundo semestre do próximo ano. Esse modelo é diferente do homônimo europeu pois utilizará a arquitetura simplificada DNGA originária da subsidiária Daihatsu. Tudo indica que o Yaris sedã também será renovado e terá, como o Cross, motorizações convencional e híbrida flex.

Por outro lado, o governo do Estado de São Paulo pretende reduzir ou até zerar o IPVA para modelos híbridos e elétricos a partir de 2024. Até agora apenas o município de São Paulo abriu mão dos 50% que lhe cabem no IPVA.

 

Indústria de autopeças conta com programa Renovar

 


O 4º Encontro da Indústria de Autopeças, realizado no São Paulo Expo pelo Sindipeças na véspera da Automec (de 25 a 29 deste mês), trouxe a boa notícia que o setor esperava de confirmação dos estudos finais dos programas Renovar e Rota 2030. Segundo Margarete Gandini, diretora do departamento de desenvolvimento da indústria de alta-média complexidade tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, até junho próximo o programa que pretende renovar a frota brasileira de caminhões estará regulamentado e poderá ser implantado em seguida.

Gandini acenou à possibilidade de se criarem incentivos para o carro verde de entrada. Neste caso não foi tão assertiva, pois ela acredita que na atual condição de mercado não bastam modelos mais baratos, pois terão que ser financiados e os juros ainda estão elevados. Já a extensão do programa Renovar para incluir automóveis pode se transformar numa alternativa, embora isso dependa de estudos sem prazo para conclusão.

Representante neste encontro da Clepa (associação similar ao Sindipeças na União Europeia), Benjamin Krieger afirmou que o prazo de 2035 imposto nos 27 países é rígido demais e corre-se o risco de pessoas serem alijadas do mercado pelo preço alto dos carros elétricos.

 

ALTA RODA

 

- Apesar de especulações sobre Ford e BYD já terem assinado contrato de compra da fábrica desativada em Camaçari (BA), o fato é que isso não ocorreu até o momento, conforme comentei aqui. A única certeza é que a marca chinesa vai se instalar na Bahia para produzir automóveis híbridos e elétricos, chassis de caminhões e ônibus eletrificados (não somente 100% elétricos), além de uma unidade de processamento de lítio para baterias. Pode ser nas instalações construídas pela Ford ou não.

Alguns diziam que depois da visita do presidente da República à China tudo seria anunciado. Até agora, nada. BYD, na realidade, tem o tempo a seu favor, além de já haver assinado um acordo com o governo baiano para linhas de VLT e monotrilho em Salvador. Há também incentivos estaduais generosos e talvez esteja em jogo um incerto subsídio federal. O investimento de R$ 3 bilhões da fabricante oriental está garantido.

- Audi valorizou sua presença em Salvador com a inauguração de novas instalações da concessionária local, atendendo ao recente padrão mundial da marca. O salão de vendas foi reduzido para dar lugar a atendimentos individualizados, espaços de convivência, recarga de elétricos, entrega técnica e oficina. Investimento de R$ 6 milhões em 1.250 m². Na noite de abertura destaque para a perua RS6 Avant 4.0 V-8 TFSI, 600 cv, 86,1 kgf.m e rodas de 21 pol. É o modelo mais caro da marca vendido aqui: R$ 1,2 milhão.

- BYD Yuan Plus, SUV elétrico de porte médio-compacto (pouco maior que o Compass), tem no estilo seu ponto alto. No que seria a grade dianteira há uma solução de boa estética e leveza que se estende pela lateral com um aplique interessante nas colunas traseiras. As lanternas atrás são interligadas por uma barra iluminada, o porta-malas inclui estepe e oferece bons 440 litros.

No interior destaques para estilosas saídas de ar-condicionado (também para o banco traseiro) e inusitadas maçanetas de abertura das portas colocada sobre protuberantes caixas de som de tweeters. Uma solução que não agrada: o pequeno quadro de instrumentos com leitura deficiente sobre a coluna de direção cujo volante não é regulável em distância. Já a tela multimídia rotacionável de 12,8 pol. tem boa resolução, mas sem AndroidAuto e AppleCarPlay (ausência grave). Alavanca seletora das posições D-N-R é discreta, mas ergonômica. Assoalho atrás totalmente plano.

Desempenho alto e esperado de todo veículo elétrico (204 cv e 31,6 kgf.m, tração dianteira). Ao selecionar o modo Sport, a resposta ao acelerador (kick down) é tão instantânea que as rodas dianteiras chegam a patinar por décimos de segundo mesmo em asfalto seco e já com o carro em movimento. Alcance em uso urbano com ar-condicionado ligado: 330 km.



terça-feira, 25 de abril de 2023

Connection Terroirs do Brasil formaliza convite à Secretaria de Agricultura de Gramado. Evento que acontece em maio tem papel importante na potencialização do segmento das agroindústrias para além do município



Foto: divulgação

Na última quinta-feira (20), parte da equipe do Connection Experience se reuniu com agricultores que expõem e comercializam seus produtos na Casa do Colono, na Praça das Etnias, em Gramado, a fim de convidá-los para a 6ª edição do evento.

Durante o encontro, temas como novos produtos com potencialidade para obter o selo de Indicação Geográfica (IG), e a importância do manejo e divulgação dessas produções foram debatidas, além de parcerias para o desenvolvimento de seus produtos.

A Secretaria de Agricultura Municipal de Gramado, representada pelo coordenador das agroindústrias, Eliézer Lima, enxerga a interação entre a prefeitura e o evento como uma oportunidade benéfica para o ramo agrônomo com o intuito de ampliar o conhecimento e experiências sobre os produtos com terroirs do Brasil.

Conforme afirma Lima, a Casa do Colono aceitou o convite para a 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, convidando também outros produtores do interior para se conectarem com as experiências presentes no evento. O coordenador reconhece a importância do Connection Terroirs do Brasil para um novo cenário do mercado e para a valorização de produtos únicos. “Esse encontro é um momento muito importante de conexão com experiências do Brasil todo e com palestrantes de fora do país, que vêm passar experiência para o nosso interior. É um evento voltado para o turista, mas também para o nosso produtor”, destaca Eliézer.

Realizado pela Rossi & Zorzanello e tendo como correalizador o Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil acontecerá de 17 a 21 de maio, em Gramado. A edição deste ano proporcionará conteúdos e experiências sensoriais sobre os produtos com Indicação Geográfica (IG) e mostrará, através deles, como dar mais visibilidade e valorização às regiões. Mais informações e sobre como se inscrever no site: connectionexperience.com.br.




segunda-feira, 24 de abril de 2023

5 motivos para garantir seu ingresso no Connection Terroirs Brasil. Evento acontece em Gramado de 17 a 21 de maio




O Connection Terroirs do Brasil é um evento inédito que conectará os pequenos produtores que atuam com produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil ao turismo. O elo será proporcionado por meio de debates como posicionamento de marca, competitividade, marketing, sustentabilidade e mercado em volta dos artigos terroirs brasileiros.

O evento reunirá cerca de 600 pessoas em Gramado de 17 a 21 de maio e com o Sebrae RS na correalização. Por isso, entenda os cinco principais motivos para que você e sua empresa não fiquem de fora desse evento inédito. As inscrições devem ser feitas no site: https://www.connectionexperience.com.br/.


1 - Palestrantes nacionais e internacionais: Por meio da expertise de profissionais que atuam com produtos com terroir brasileiro e o knowhow de painelistas internacionais da Itália, Peru, Colômbia e Espanha os participantes terão conhecimento sobre cada processo que faz dos produtos com terroir serem únicos.  


2 - Networking e rodada de negócios: Possibilidade de gerar relacionamentos e prospectar bons negócios entre cadeias produtivas nos intervalos da palestras e experiências. E a rodada de negócios reunirá compradores e vendedores para uma melhor explanação de seus produtos e possibilidades de negócios 


3- Experiências sensoriais: O Connection proporcionará demonstração e degustação dos produtos com terroirs dos biomas do Brasil como queijos, vinhos, azeites, café, chocolate e artesanatos.


4 - Hospedagem em Gramado com tarifas especiais: O participante que vier para o evento tem tarifa especial nos principais empreendimentos hoteleiros do segundo destino mais desejado no Brasil pelos turistas, a cidade de gastronomia farta e elegante e capital do chocolate artesanal, Gramado  


5 - Benchmarking: Possibilitará conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso da Serra Gaúcha com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória dos destinos. As missões técnicas acontecerão em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves. 


Fotos:

Gramado - crédito Rafael Cavalli

Itaimbezinho, em Cambará do Sul - crédito Júlia Saint-Pierre

BYD e Marcopolo testam, em Curitiba, ônibus articulado 100% elétrico modelo BYD D11B com 22 metros, não emite poluentes e tem autonomia para rodar até 250 km



 

Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) -- 24 abril de 2023 - A BYD (Build Your Dreams), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, vai testar, entre os dias 24 de abril e 30 de maio, um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B, na cidade de Curitiba. O teste é uma parceria entre a BYD e a Marcopolo, multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado brasileiro e posicionada entre as maiores do mundo.

 

O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.

 

Os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. São completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. O modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo.

 

“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.



 

A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.

 

Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, disse Pohl Ledur.

 

O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. Com design moderno, a carroceria é arrojada e atraente, com iluminação externa em faróis em full LED e os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que e eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

 

A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.

 

Graças aos benefícios ambientais que os modelos elétricos proporcionam, notamos uma popularização dos modelos em todo o mundo. Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas. Vamos além dos eletrificados, temos também produtos metroferroviários pela Marcopolo Rail (VLT e people mover) e iniciativas para criação de veículos que contribuem com a descarbonização dos meios de transporte”, revela João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo.

 


Vantagens dos veículos elétricos

• Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.

• Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.


• A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, as baterias são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.

• As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem.


• O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel.


• Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.


• A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.


• Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.


• A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel.


• Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.

Brasileiro de Enduro: Vitória da Husqvarna na geral com Luciano Rocha, na prova de Patrocínio/MG. A bordo da TE 300 2 tempos, Rocha venceu também na Elite3 e segue líder no campeonato. Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conquistou mais dois pódios: Joaquim Neto 2º na Junior (líder) e Maurício Fernandes 4º na E50

Além de vencer na geral, Rocha segue na liderança da E3 no campeonato
(Ney Evangelista)


Patrocínio (MG) – A Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conquistou o lugar mais alto do pódio na geral com Luciano Rocha #94, a bordo da TE 300 2 tempos, na segunda prova do Campeonato Brasileiro de Enduro, disputada neste fim de semana, em Patrocínio (MG). O piloto venceu também os dois dias de disputas na Elite3. A equipe faturou mais dois pódios: Joaquim Neto #711 (FE 250) ficou em 2º na Junior (EJ) e Maurício Fernandes #111 (TE 300) em 4º na E50. Além de conquistar a vitória na geral, a Husqvarna sai da tradicional prova mantendo a liderança no campeonato nas categorias E3 e na EJ e com dois pilotos no Top 5 do ranking geral, Rocha em 2º e Joaquim em 5º.

“Foi um final de semana incrível! Venci a categoria nos dois dias e fui o primeiro colocado geral no acumulado. A prova contou com três Especiais com características diferentes, tornando as disputas ainda mais intensas”, comemora Luciano Rocha, 21 anos, que destacou a performance da TE 300. “Foi simplesmente espetacular, confesso que a cada dia fico mais surpreso com tudo que essa moto tem a oferecer. Agradeço à equipe que realizou um trabalho excepcional”, completa o mineiro de São José da Lapa, que também é vice-líder na classificação geral do campeonato.

Para Joaquim Neto, ainda faltam alguns ajustes a serem trabalhados nos treinos mas sabe que está no caminho certo. “Foi um final de semana bom e, como esperado, uma prova bem dura com Especiais para testar bem a técnica e com deslocamento animal, que também não deu moleza. Mais um pódio importante para o campeonato com 2º lugar nos dois dias e mantive a liderança. Seguiremos evoluindo e o trabalho não para”, diz o mineiro de 21 anos de Sarzedo (MG), que está em 5º na geral no ranking.

A bordo de uma TE 300 2 tempos, o mineiro (Rocha) garantiu a vitória na geral
(Janjão Santiago)


“Deu tudo certo. Mantive o 4º lugar na categoria e somei mais pontos para o campeonato que está só começando e, agora, o foco é a próxima prova”, afirma Maurício Fernandes, que a partir de Patrocínio passou a pilotar uma TE 300. Sobre os resultados positivos o piloto que também é sócio-diretor da Husqvarna Brasil destaca: “A Husqvarna saiu vencedora neste fim de semana e foi importante essa vitória na geral. Estamos com um novo time no Brasileiro de Enduro com jovens pilotos que estão mostrando todo o seu potencial.”

Felipe Zanol que assumiu a chefia da equipe nessa temporada ressalta: “Tinhamos um plano da vitória na geral, mas veio antes do previsto e foi perfeito. Certamente vamos colher mais frutos em um futuro próximo. Luciano teve um desempenho excelente”. Zanol também elogiou os resultados de Joaquim. “Ele veio do Motocross mas já conseguiu evoluir bastante na modalidade, tem muito a oferecer ainda e, logo vai conseguir mostrar seu melhor desempenho nas corridas para brigar também pelo top 3 do campeonato”, finaliza.

A próxima prova do Brasileiro de Enduro será no Espírito Santos de 26 a 28 de maio, válido pela 5ª e 6ª etapas.

A equipe Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Goldentyre Brasil, Grupo 2W Motors, KTM Bikes e apoio da Itaminas, ASW e Leatt. Mais informações no www.powerhusky.com.br e Instagram @powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

Resultado 2ª prova Campeonato Brasileiro de Enduro (3ª e 4ª etapas) – 23/4


Elite Geral (seis primeiros)

Luciano Rocha (TE 300): Campeão na Elite Geral da prova de Patrocínio
(Ney Evangelista)


1º Luciano Rocha – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Patrick Capita - Beta
3º Romulo Bottrel- Honda
4º Bernardo Tiburcio – KTM
5º Loandro Anton – KTM
6º Joaquim Neto – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky

Categoria Elite3 (E3)

1º Luciano Rocha – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Fernando Juruna
3º Nicolas Rodrigues
4º Crispy Arriegada
5º Felipe Cantu

Categoria Junior (EJ)
1º Bernardo Tiburcio
2º Joaquim Neto – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
3º João Pedro Basílio
4º Reinaldo Paz
5º Jean Zandonadi

Maurício Fernandes (TE 300): Quarto lugar na E50
(Ney Evangelista)

Categoria E50
1º Luiz Barbosa Jr
2º Julio Pereira
3º Fabio Pontes
4º Maurício Fernandes - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
5º Weuler Piau

Classificação Campeonato Brasileiro de Enduro (após quatro etapas)


Elite Geral (Top5)
1º Patrik Capila – 95 pontos
2º Luciano Rocha – 83 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
3º Rômulo Bottrel – 78 pontos
4º Vinicius Calafati - 66 pontos
5º Joaquim Neto – 61 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky

Categoria E3
1º Luciano Rocha – 100 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Fernando Juruna – 88 pontos
3º Nicolas Rodrigues – 78 pontos
4º Felipe Cantu – 74 pontos
5º Crispy Arriegada – 70 pontos

Categoria EJ
Joaquim Neto (FE250): segundo lugar na Junior (EJ)
(Ney Evangelista)

1º Joaquim Neto – 94 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Bernardo Tiburcio – 93 pontos
3º João Pedro Basílio – 80 pontos
4º Jean Zandonadi – 76 pontos
5º Reinaldo Paz – 70 pontos

Categoria E50

1º Julio Pereira – 97 pontos
2º Luiz Barbosa Jr – 92 pontos
3º Fabio Pontes – 84 pontos
4º Maurício Fernandes – 72 pontos - Brasil Factory RACING PowerHusky
5º Weuler Piau – 32 pontos

Calendário Campeonato Brasileiro de Enduro 2023
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 26 a 28/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 16 a 18/6 – Novo Horizonte (SC)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 21 a 23/7 – Aracruz (ES)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 25 a 27/8 – Belo Vale (MG)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 13 a 15/10 – Tapejara (RS)

Equipe Husqvana comemora os três pódios na segunda prova do campeonato
(Ney Evangelista)





Muito Além de Rodas e Motores: Há 32 anos, um Opala voava a 315 km/h na Rio-Santos



Muito Além de Rodas e Motores


Luís Carlos Secco



Ouça o podcast 

https://soundcloud.com/user-645576547/ha-32-anos-um-opala-superou-os-315-kmh

No dia 15 de outubro de 1991, na rodovia BR-101, no município de Bertioga, o piloto Fábio Souto Mayor, com um Opala de Stock Car, atingiu velocidade de 303,157 km/h e quebrou o recorde brasileiro de velocidade.

 

A incrível marca foi apurada pela média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional e a mais elevada foi superior a 315 quilômetros por hora e também permanece insuperável até hoje em território brasileiro.

 

Por este feito inédito, Fabinho e o seu Opala totalmente restaurado pela Dana, um dos principais fabricantes globais de componentes automotivos, foram homenageados no último dia 16 de abril no Autódromo de Interlagos, durante a segunda etapa da Old Stock Race.

 

Fabinho declarou que o feito ainda está muito vivo em sua mente, inclusive o momento quando o capô do motor simplesmente se soltou e voou como uma folha de papel. Ele comentou que a expectativa era atingir 260 km/h, que os pneus utilizados eram para velocidades de até 240 km/h e que não aguentariam uma velocidade tão alta porque a pista de piso ondulado provocava forte instabilidade direcional, exigindo muito cuidado para mantê-lo em linha reta. “A gente não imaginava que conseguiríamos atingir os 300 km/h e os pneus não estouraram por sorte!”

 

De acordo com o piloto, o feito é mais surpreendente porque conseguiram superar os 300 km/h com um modelo nacional, lançado no final dos anos de 1960 e preparado por experientes profissionais brasileiros, como Camilo Christófaro Júnior e Silvio Longo. Naquela época, logo após a abertura das importações de veículos pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo, os carros produzidos no Brasil eram tidos como sem tecnologias avançadas.

 


“Esse recorde é famoso até hoje pela velocidade que alcançamos com o Opala. Sou mais reconhecido por este feito do que pelos meus títulos na Stock Car,” destacou Fabinho.

 

A restauração do automóvel fez parte das comemorações de 75 anos da Dana no Brasil, empresa especializada no desenvolvimento e produção de componentes para a indústria automobilística e preocupada em preservar o meio ambiente e os mais importantes episódios dessa importante atividade esportiva e de engenharia.

 

Além do desenvolvimento e produção de componentes automobilísticos, a Dana sempre prestigiou o esporte brasileiro, com a restauração do Copersucar, primeiro carro da Fórmula 1 desenvolvido e construído no Brasil.

 

O trabalho de restauração do Opala teve início com a busca de um automóvel da Stock Car semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 a 1993. Um modelo foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.

 

As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial, inclusive o famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan.

 

Os componentes fabricados especialmente para a Stock Car, como as rodas de liga leve usadas na época, foram obtidas com um colecionador. Já os pneus Pirelli com medidas especiais vieram de um fabricante do exterior.

 

O carro do recorde não tinha as rodas e pneus originais da Stock de medidas 265x40xR16 e sim um jogo de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva.

 


Segundo Luís Pedro Ferreira, diretor de Comunicação e Marketing da Dana e líder do projeto, o primeiro obstáculo foi recuperar a parte interna do carro, algo totalmente marcado pelo tempo e pela manutenção quase inexistente de sua estrutura. “O trabalho de restauro combinou arqueologia, pesquisas e adaptações, um esforço épico, quase similar ao da quebra do recorde. É motivo de alegria e orgulho ver o trabalho de alguns anos e tantas pessoas chegarem às pistas novamente”, destacou o executivo.

 

“Recriar um carro nacional que marcou época na história do esporte nos ajuda a reforçar a capacidade criativa de profissionais abnegados e apaixonados pelo automobilismo brasileiro,” complementou.

 

Fábio Sotto Mayor nasceu em Ribeirão Preto, onde iniciou a sua paixão pela velocidade. Aos 18 anos disputou sua primeira corrida de Fuscas em sua cidade natal e rapidamente chegou na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, onde correu por 25 anos e foi campeão em 1988, além de conquistar quatro vice-campeonatos.

 

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Crédito das imagens: Arquivos Dana e Internet 

 

Muito Além de Rodas e Motores

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domingo, 23 de abril de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira





Rio São Francisco, o rio da integração nacional

Casca D´Anta, primeira cachoeira do rio São Francisco


O Rio São Francisco nasce Minas Gerais, a 1.200 metros de altitude, na Serra da Canastra. Sua nascente geográfica está localizada em Medeiros, no Centro-Oeste do Estado, e sua nascente histórica, em São Roque de Minas. São Várias nascentes que formam a cabeceira do Rio São Francisco na Serra da Canastra.



Do alto das montanhas mineiras, suas águas descem e percorrem 2.883 km por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoa, até desaguar no Oceano Atlântico, em sua foz entre os Municípios de Brejo Grande (SE) e Piaçabuçu (AL). Ao todo, a área hidrográfica da bacia do Rio São Francisco é de 641 km², além de 168 afluentes diretos, sendo 90 em sua margem esquerda e 78 na margem direita.

As Regiões que formam o Rio São Francisco - Os 2.883 km de extensão do Rio São Francisco estão divididos em 4 regiões:
- Região do Alto São Francisco com 702 km de extensão, entre a nascente e a cidade de Pirapora MG; Região do Médio São Francisco com 1230 km de extensão. Essa é a parte navegável do Rio São Francisco, que vai de Pirapora até Remanso na Bahia; Região do Submédio São Francisco com 440 km de extensão de Remanso na Bahia até Paulo Afonso, também na Bahia e a Região do Baixo São Francisco por 214 km de extensão de Paulo Afonso até sua foz entre Alagoas e Sergipe.



Conhecido como Velho Chico e também de Nilo Brasileiro em alusão ao Rio Nilo, histórico rio que nasce no Nordeste da África, entre Ruanda e Etiópia, percorrendo vários países, desde a antiguidade, como o Egito, até desaguar no Mar Mediterrâneo. Suas águas irrigam, fertilizam terras em suas margens. o Rio São Francisco e o canal que leva água do rio para o Projeto Jaíba o maior projeto de irrigação da América do Sul, abrangendo mais de 100 mil hectares de irrigação, tornando as terras férteis, produzindo frutas e hortaliças para todo o Brasil.

O mesmo papel tem o Rio São Francisco, devido suas águas irrigarem e fertilizarem as terras em suas margens, principalmente durante as cheias, por isso a comparação. O Rio da Integração Nacional é um dos mais importantes rios da América do Sul e um dos mais importantes do Brasil.


Segundo o IBGE, o Rio São Francisco perpassa por 507 municípios, atravessando Minas Gerais do Centro-Oeste ao extremo Norte de Minas, entrando na Bahia, Pernambuco, Alagoa e Sergipe. O Velho Chico integra o Sudeste ao Nordeste. Boa parte dessas cidades banhadas pelo Rio São Francisco surgiram a partir de 1675, durante a descoberta de ouro em suas margens e nas de seus afluentes. A partir da descoberta do ouro, o rio passou a ser mais usado para transporte das mercadorias e do ouro extraído em suas margens bem como em seus principais afluentes o Rio das Velhas.


A movimentação era intensa nesse período vindo a reduzir drasticamente no início do século XIX, com a decadência da extração mineral em Minas Gerais. A decadência da mineração reduziu o crescimento dos povoados e cidades mas fez surgiu novas atividades como o comércio pluvial, a agricultura de subsistência e o turismo.
A importância do Rio São Francisco- Ao longo de todo o seu trecho, o Rio São Francisco sustenta boa parte da economia das cidades banhadas por suas águas, principalmente na região do semiárido mineiro e Nordeste, regiões com poucas chuvas, sendo o Rio São Francisco, um rio de grande valor econômico, além de ser a base da identidade social, gastronômica, cultural e folclórica dessas regiões, principalmente.


Dezenas de milhares de famílias ribeirinhas vivem da pesca e das águas do Velho Chico que irrigam plantações de uvas de mesa para consumo e produção de vinhos, cultivo de frutas tropicais, hortaliças, legumes.

Além disso, cidades às margens do Rio São Francisco tem forte vocação para o turismo, já que suas margens forma belíssimas praias fluviais, gerando emprego e renda.

O barco vapor Benjamim Guimarães está em reforma, deverá voltar as águas do são Francisco no próximo ano


Durante décadas, Pirapora, no Norte de Minas, esteve ligada à cidade baiana de Juazeiro pelas águas do Rio São Francisco, com o famoso e histórico barco a Vapor Benjamim Guimarães, que levava mercadorias, além de fazer o transporte de passageiros. Ainda em funcionamento, mas em reformas, o velho Benjamim Guimarães retornará a navegar nas águas do Rio São Francisco, mas apenas com passeios turísticos e ainda por curta distância.
O barco, bem como o Rio São Francisco, são símbolos de Minas Gerais.


Repasse de ICMS Turismo

Canyon do Lago de Furnas


Os recursos do ICMS Turismo têm chegado a mais municípios ao longo dos anos. Para se ter uma ideia dessa expansão o número de municípios beneficiados saltou de 44 para 389, entre 2011 e 2022. A transferência de recursos acompanha esse movimento: cresceu de R$ 6 milhões, em 2011, para R$ 14 milhões, no ano passado, o que representa um aumento de 135% ao longo desse período. Para 2023, a previsão é ainda maior, e atualmente existem 429 prefeituras cadastradas.

O crescimento tanto dos repasses quanto da participação dos municípios reflete o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para fomentar a atividade turística de maneira descentralizada.

“Isso mostra a consolidação das políticas públicas estaduais para o turismo, que têm sido concebidas para promover uma estruturação do setor em parceria com os municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), também conhecidas como circuitos turísticos. Impulsionar esse setor é garantir mais desenvolvimento social, econômico e cultural para o nosso estado, que é hoje o segundo destino mais procurado do Brasil”, pontua a secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa.

Parque das Águas de Caxambu


Desde a implantação do ICMS Turismo já foram transferidos R$ 110 milhões. Somente nos últimos quatro anos foram distribuídos R$ 48 milhões, o que representa quase 45% do total investido. Minas Gerais se tornou o primeiro estado do país a instituir essa estratégia como política pública voltada para o desenvolvimento da atividade turística nos municípios, a partir de uma lei publicada em 2009.

Municípios habilitados para receber o ICMS Turismos municípios precisam cumprir alguns requisitos para receberem a bonificação referente ao ICMS Turismo. Uma delas é criar e manter em funcionamento um Conselho Municipal de Turismo e um Fundo Municipal de Turismo, onde os recursos são alocados.

Também é necessário elaborar uma Política Municipal de Turismo e participar do Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. Essas e outras obrigações devem ser comprovadas anualmente, de forma que a cidade tenha direito a receber os repasses no ano subsequente.

Ponte entre Pirapora e Buritizeiro, sobre o rio São Francisco


Ações implementadas pelos municípios com o repasse-O ICMS Turismo fortalece o funcionamento do Fundo Municipal de Turismo, o que permite às cidades realizarem projetos que consolidam o turismo local. Festivais gastronômicos, feiras, shows, portfólios de divulgação dos destinos e estudos de mapeamento turístico são algumas das ações realizadas para este objetivo.

Para o Secretário de Turismo e Cultura de Capitólio, Samuel Maia, o ICMS Turismo significa a possibilidade de materializar sonhos dos municípios. “Cito como exemplo um ganho excelente para Capitólio, e um anseio por parte dos empresários do trade local, que foi o Calendário de Eventos, que contempla várias atividades durante todo ano”, destaca.

O gestor municipal conta que, a reboque da política pública, a prefeitura já tem o cronograma de projetos deste ano. “Fizemos um planejamento de investimento para o ano de 2023, dos recursos provenientes do ICMS Turismo, no desenvolvimento de ações para fomento do turismo”, declara Samuel Maia.

Participação do turismo na economiza-o turismo se destaca cada vez mais como setor que, além do desenvolvimento cultural e social, impulsiona o crescimento econômico. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2022, o setor de serviços, no qual o turismo está inserido, foi o segmento que mais cresceu no país, registrando aumento de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação a 2021.

E Minas Gerais tem papel de destaque nesse cenário. De acordo com a Fundação João Pinheiro (FJP), em 2022 o estado teve sua maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas. Minas contribuiu com cerca de 9,3% do PIB nacional, representando aproximadamente R$ 925 bilhões.


CNC inaugura escritório na Europa



No dia 24 de abril, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inaugura no World Trade Center (WTC) de Lisboa, em Portugal. A estrutura da Confederação fica no 1º andar do bloco C do complexo. No entanto, como membro do WTC Business Club, a CNC poderá usufruir dos recursos disponibilizados pela rede em 323 edifícios, em 92 países.

Depois da inauguração, houve palestras com Diogo Ivo Cruz, diretor de projetos da Invest Lisboa, Mariana Oliveira, do Departamento de Marketing da rede de hotéis Vila Galé (grupo com 37 unidades entre Portugal e Brasil), e Sérgio Machado, diretor da Fundação José Saramago. A intenção é aproximar o ecossistema de inovação e negócios europeu aos empresários brasileiros do setor terciário.

A CNC-Fundada em 4 de setembro de 1945, a entidade coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), que, por sua vez, agrupam mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos do comércio em todo o Brasil. Juntas, essas entidades representam cerca de 5 milhões de empresas que geram 25,5 milhões de empregos diretos e formais no País. Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que compõem o chamado Sistema S.



WTC Lisboa-Com capacidade para 3 mil pessoas, o WTC Lisboa Business Club foi inaugurado no ano passado. O objetivo do empreendimento é proporcionar um hub de negócios internacionais em Portugal, com empresas de diversos países. O WTC oferece serviços para o desenvolvimento dos negócios, incluindo oportunidades de networking, programas de formação e acesso a financiamentos.

Rede Summit


Atuando desde 2018, a Summit Hotels ganha cada vez mais destaque no mercado hoteleiro do país. Com os modelos de arrendamento, administração e franquia hoteleiras, a rede soma atualmente 21 hotéis, com um total de 1792 apartamentos espalhados em cinco estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Alagoas.



Oferecendo opções variadas de hospedagem para diferentes públicos, o grupo preza pela qualidade de atendimento e recepção ao hóspede. A infraestrutura de cada hotel é diferenciada, todos com café da manhã e muitos deles são pet friendly, o que os tornam atrativos e ajudam a aumentar a lucratividade do grupo. No ano de 2022 o faturamento da rede foi de R$ 48 milhões, impulsionado também pela retomada do setor após o hiato causado pela pandemia. Sempre investindo em expansão e adicionando novos estabelecimentos ao portfólio, o grupo incorporou recentemente novos hotéis em Santo e Cachoeira Paulista, no litoral e interior de São Paulo, respectivamente. Para os próximos meses estão previstas novas inaugurações em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ceo do Summit, Rui Uchoa

Outro plano a ser colocado em prática em breve são as obras do primeiro resort da rede, o Summit Resort Hotel & Convention Ribeirão Preto. A maioria dos hotéis Summit são arrendados sem risco aos proprietários. O grupo se especializou em arrendamentos de hotéis em um modelo inovador, com ótimos resultados para todos os envolvidos. A rede é ainda responsável pelo fortalecimento do setor, gerando um total de 472 empregos diretos e outros 150 indiretos.

Atualmente as marcas da empresa no mercado são Summit Suítes Hotel, Summit Inn Hotel, Summit Flat Service, Summit Beach Hotel e Summit Pousada. https://www.summithotels.com.br

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@sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com

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